Jornal vale verde 1ª quizena junho

Page 1

Jornal “ O Jornalismo Levado a Sério”

Dr. Márcio é favorável a construção do novo hospital em Nova Bandeirantes

Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Edição 002

Vale Verde Pág: 5

Pág: 8

Prefeito Tony Rufatto convida Tribunal de Contas A 9ª edição do Passeio Ciclístico em Apiacás foi um grande sucesso

Pág: 5

Pág: 9

Estudantes da capital participam do projeto Educação Legislativa em Movimento

Governo realiza Mutirão Rural Pág: 8

Justiça acata denúncia contra Prefeita Pág: 4


Pág.2

Jornal

Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

SAÚDE & BEM ESTAR

DR.MÁRCIO LAURINDO Médico CRM/MT 4885

Saiba como identificar e cuidar da hanseníase Você saberia identificar os sintomas da hanseníase? É uma doença infecciosa é contagiosa e causa manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele com diminuição da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. É normal também ocorrer sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular, por exemplo, como ter dificuldade para segurar objetos. A hanseníase é transmitida principalmente pelas vias respiratórias de pacientes não tratados, sendo, também, o trato respiratório a mais provável via de entrada da doença. O tratamento é gratuito, procure o posto de saúde mais perto de sua casa. Após iniciado o tratamento, a pessoa para de transmitir a doença quase que imediatamente. Quanto antes houver o diagnóstico, mais rápida e fácil também pode ser a cura da doença. SE VOCÊ TEM MANCHAS DORMENTES NO CORPO, PROCURE HOJE MESMO UM POSTO DE SAÚDE.

MEXA-SE BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA

Realizar atividades físicas cotidianamente proporciona uma boa saúde mental e corporal. A atividade física é benéfica para todo o organismo, fortalece os ossos, articulações e músculos, proporcionando mais resistência, flexibilidade, equilíbrio corporal, agilidade, e principalmente, um bom condicionamento físico, melhorando as condições de funcionamento do sistema cardiorrespiratório.

A atividade física aumenta o consumo de calorias controlando ou reduzindo o peso corporal. Pessoas com o peso inadequado, e com um alto índice de gordura possuem grandes riscos de contraírem graves doenças, principalmente as cardiovasculares. A atividade física regular proporciona também a redução da pressão arterial, do colesterol, e melhora do diabetes. Alguns problemas respiratórios também podem ser resolvidos com a prática de atividade física.

A qualidade de vida é muito maior quando se tem o hábito de praticar exercícios, pois aumenta a disposição, a facilidade para certas coisas, melhora o sono, a alimentação, o humor, o aspecto da pele, ajuda na superação de limites, na vida sexual, entre outros muito benefícios. Os exercícios físicos são importantes também para cuidar da ansiedade, depressão, autoestima e até para o tratamento de abstinência de drogas.


Jornal

“ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Pág.3

Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

Religião Anima-te

BÍBLIA EM AÇÃO PROMOÇÃO SABEDORIA EM CRISTO

Pr. Geraldo – IBN/Nova Bandeirantes/MT

E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste. Daniel 10:19 Daniel era um homem temente a Deus, orava ao Senhor três vezes ao dia e constantemente colocava diante de Deus propósitos com jejuns. Era comprometido com Deus, tinha um relacionamento com Deus e, Deus sempre ouvia o clamor de Daniel, concedeu a ele o dom de sabedoria, de interpretar sonhos e de ser um dos principais homens nos governos babilônios. Mesmo tendo intimidade com Deus através de um profundo relacionamento, Daniel teve medo, ficou desanimado, enfraquecido e foi necessário ouvir a voz de um mensageiro do Senhor. Quantas vezes sentimos medo, ficamos desanimados, enfraquecidos, mas a questão é, qual o nível de intimidade que temos com Deus? Qual é o verdadeiro relacionamento que temos com o nosso Deus? Oramos sem cessar, no mínimo três vezes ao dia? Entregamos verdadeiramente o nosso caminho ao Senhor e confiamos nele esperando que o mais ele fará!? Amados irmãos, quando meditamos nessa palavra e no seu contexto e, trazemos ela para nossa realidade, vemos que somos falhos e de fato devemos reconhecer que a palavra do Senhor é infalível, pois, as misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos novas são cada manhã, grande é a sua fidelidade. Não importa o que você está passando, Deus te diz: não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te.

Nova Monte Verde - MT

“ O Jornalismo Levado a Serio”

JORNAL VALE VERDE EIRELE - ME CNPJ: 27.553.740/0001-01

www.valeverdecomunicacao.com.br

O sorteio será realizado ao vivo no Jornal Vale Verde da TV local de Nova Monte Verde às 12h:15min do dia 13 de setembro de 2017, e o nome do ganhador será divulgado aqui na coluna. Para participar é fácil, envie as respostas junto com seus dados (nome completo, idade, número de telefone/celular, denominação religiosa com o nome do líder da igreja (padre/pastor) e sua cidade) via Whatsapp: 066 984308428. O ganhador receberá o prêmio em sua igreja. PERGUNTAS DA 2ª QUINZENA: 3) Por quantos dias e noites choveu sobre a terra quando aconteceu o dilúvio?

4) Qual foi a primeira coisa que Deus ordenou colocar dentro da arca do testemunho?

Expediente Jornal Vale Verde

E-mail: jornalvaleverde.nmv@hotmail.com

Respondendo corretamente a totalidade das 16 perguntas, publicadas quinzenalmente nessa coluna, você participará do sorteio de um Super Kit Cristão (Bíblia de Estudo + DVD + Livro).

R:

Pr. Geraldo Ceregato Gonçalves Igreja Batista Nacional Nova Bandeirantes/MT

Diretor Executivo / Comercial Rômulo Luiz / Juliana F. Lima (66)3597-1791 / 98414-3738 99670-2829

Em cada edição do jornal serão publicadas 02 perguntas.

Municípios: Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Apiacás, Paranaíta e Alta Floresta.

Diagramação Jederson B. Lemos Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

R: Cumprimento aos leitores com a Paz do Senhor. Boa sorte!


Jornal

“ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Pág.4

Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

Justiça acata denúncia contra Prefeita de MT por caixa dois. Gestora pode ter mandato cassado. O juiz eleitoral da 50ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, Bruno César Singulani França, acatou denúncia contra a prefeita de Nova Monte Verde (a 920 km de Cuiabá), Beatriz de Fátima Sueck Lemes (PMDB), por captação e gasto ilícito de recurso durante as eleições de 2016. O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou com duas denúncias contra a Prefeita e o seu vice Adauto Nequinho da Silva (PDT), por atos ilícitos durante o processo eleitoral de 2016. No entanto, o processo está sob sigilo. A advogada Beatriz de Fátima foi eleita prefeita do município no pleito eleitoral do ano passado, por uma diferença de 74 votos do segundo colocado, o engenheiro Renato Zanella (PSDB). A peemedebista obteve 2.085 votos, enquanto o candidato tucano conquistou 2.011 votos. Na representação, o MPE solicita a cassação do diploma eleitoral da prefeita Beatriz de Fátima, e também do seu vice Adauto Nequinho. Fonte: Lucione Nazareth/ VG Notícias


Jornal

“ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Pág.5

Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

A 9ª edição do Passeio Ciclístico em Apiacás foi um grande sucesso Assistência Social, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Departamento de Esporte, Secretaria de Saúde, Secretaria de Urbanismo, Câmara de Vereadores, Polícias Civil e Militar que trabalharam com muita dedicação para que esse evento fosse o sucesso que foi, e não posso deixar de agradecer o comercio local que foi parceiro na doação das bicicletas para que o sorteio pudesse acontecer”. Diz o prefeito.

O prefeito Adalto Zago e o vice-prefeito João Bosco participaram neste domingo do 9ª Passeio Ciclístico, teve como tema o 18 de Maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o evento foi considerado o maior de todas as edições contando com mais de 1000 participantes inscritos entre crianças, jovens e adultos. Logo após o trajeto, bicicletas foram sorteadas e mais de 2.000 mil picoles distribuídos. De acordo com o prefeito, Sr. Adalto Zago, essa é mais uma edição que ele pode participar junto com a população. “ Esse evento já se tornou tradição para nós apiacaenses, e a cada edição ele recebe maior número de participantes. Na edição passada contamos com 800 pessoas inscritas e nesse de ontem, mais de 1000 pessoas estavam presentes. Eu só tenho que agradecer a todos que participaram, pois sem a presença de cada um não seria possível realizar esse evento que tem como tema uma causa tão nobre que é o 18 de Maio, que nos leva a move a conscientizar e cuidar das nossas crianças e adolescentes e assim conseguirmos evitar o abuso sexual que ocorre com eles. Quero deixar aqui meus parabéns a toda Secretaria de

Para o vice-prefeito João Bosco que também esteve presente, o 9ª Passeio Ciclístico foi considerado por ele ainda melhor que o da edição passada. “ Estou muito feliz em poder fazer parte desse evento que foi muito bem preparado e organizado pelas nossas Secretarias. Quero de forma muito especial agradecer a todos que participaram, tornando assim o nosso Passeio o maior evento do gênero, da região, em número de participantes”. Ressalta o Vice-prefeito. Já a Primeira-dama e Secretária de Assistência Social, não conseguiu conter a sua emoção, quando durante o passeio ela presenciou a avenida principal lotada de participantes. “ Não tenho palavras para agradecer a todos que participaram e fizeram do nosso evento um grande sucesso, fiquei muito emocionada quando olhei para trás e vi a nossa avenida central completamente cheia. Por isso quero de coração agradecer a todos que participaram, aos empresários que doaram as bicicletas para que pudesse haver o sorteio para os participantes, toda minha equipe que sempre está pronta para atender a população com carinho, agradecer a Secretaria de Educação e Departamento de Esporte que são parceiros na organização desse evento e, também o prefeito Adalto que sempre apoia todos os trabalhos e eventos das Secretarias”. Afirma a primeira-dama. Assessoria de imprensa: Driely Melo

DR. MÁRCIO É FAVORÁVEL A CONSTRUÇÃO DO NOVO HOSPITAL EM NOVA BANDEIRANTES

A causa é nobre e deve ser abraçada por todos, diz vereador e médico Dr. Márcio Laurindo. O Vereador Dr. Márcio Laurindo (PSC), participou da primeira reunião promovida pelo Executivo Municipal, ocorrida na sexta-feira (19/05/17) nas dependências da câmara municipal, com o objetivo de formar uma comissão de características público/privada, com finalidade de construir um novo

HOSPITAL MUNICIPAL em NOVA BANDEIRANTES-MT. A idéia consiste em motivar a população em abraçar a causa, criando mobilizações como leilões de gado e eventos beneficentes nas igrejas, para arrecadação de verbas, além de recursos que viriam de apoiadores como bancos e empresas. Para o Dr. Márcio Laurindo, A CAUSA É NOBRE e merece a atenção de toda a comunidade. Disse ele: "Estou pronto para apoiar não somente como legislador do município, mas também como médico conhecedor das deficiências enfrentadas na área de saúde, não só em nosso município, bem como em todo o Estado. Sei que nossa cidade e munícipes tem muito a ganhar com a construção do novo HOSPITAL, embora essa seja uma reunião inicial e ainda não haja definições exatas das parcerias. Desde já me ponho à disposição"; finalizou o Vereador Dr. Márcio Laurindo.


Jornal

Pág.6

“ O Jornalismo Levado a Sério”

www.valeverdecomunicacao.com.br

Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Vale Verde

Desfile 41 anos. Chuva não impediu que Alta Floresta brilhasse na Avenida

“Essa chuva é uma bênção!”. A frase ia sendo repetida pelos presentes ao desfile cívico que marcou o 41º(quadragésimo primeiro) aniversário de Alta Floresta, na Avenida Ludovico da Riva Neto, na manhã da última sexta-feira, 19. A chuva, que já vinha dando sinal de que não tardaria, se manifestou com força por volta das 8h40min, quando já haviam passado pela avenida e encantado a multidão boa parte dos inscritos para a solenidade, tais como o Tiro de Guerra, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros que trouxe “uma ala” de crianças denominada Bombeiros do Futuro e, os Pioneiros, trazendo em meio a eles os Senhores Leopoldo Linhares, Ademar Lourenço, a professora Irene Duarte, e tantos outros. Vicente da Riva e sua irmã Marília também estavam lá na qualidade de representantes da Colonizadora Indeco, que este ano patrocinou e identificou os nossos primeiros habitantes com camisetas em comemoração aos 41 anos. Ainda antes que a chuva despencasse, passaram as escolas Laura Vicuña, Principio da Sabedoria, Menino Jesus, Paulo Pires, Anjo da Guarda, Irmã Dulce, Semente do Saber e Trenzinho Mágico, que parou em frente ao palanque das autoridades para que uma criança entregasse um presente ao Prefeito. O tempo fechado ainda permitiu que desfilassem com galhardia as escolas Maria Domingas Mazzarello (Pinardi), Arte de Aprender, Alice Augusta de Oliveira (APAE), CEEDA, Jardim das Flores e a sua fanfarra, Aluísio de Azevedo, Castelo Branco e Geny Silvério Delarincy que também se apresentou com sua fanfarra... no momento em

que a escola Nilo Procópio Peçanha se aproximava do palanque das autoridades, onde estavam o prefeito Asiel Bezerra de Araújo, a primeira dama Luzmaia Quixabeira de Araújo, Secretários Municipais, Vereadores, o Deputado Romoaldo Junior, Autoridades Militares e Civis e Representantes Religiosos (Igrejas Católica e Evangélicas), a chuva caiu de vez, o que não impediu o proseguimento do desfile. Com a chuva um pouco mais amena, passaram pela avenida, quebrando a sequência proposta inicialmente, a Secretaria de Infraestrutura com seus equipamentos, Componentes do Rotaract, do IFMT, Secretaria de Assistência Social, Ceja, Secretaria de Esportes, Fanfarra Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, de Agricultura, Escolas Vitória Furlani da Riva (a mais antiga do município), Rodrigues Alves, Secretaria de Educação, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Clube dos Aventureiros, Clube dos Desbravadores, Ação Solidária Adventista, Ministério da Mulher, Mensageiro da Esperança, Tv Novo Tempo, Igreja Batista, Secretaria de Cultura, de Indústria Comércio e Turismo, os ciclistas do grupo Pedala na Alta, os Jipeiros, os Carros Clássicos e empresas que investem em Alta Floresta como Agro Baggio, Jumasa e Suprema. O desfile também lembrou e destacou Agostinho Bizinoto, também pioneiro e grande lenda ‘sempre viva’ da cultura do município que nos deixou na madrugada do dia 18. “O Asiel (Prefeito) está de parabéns por ter feito esse maravilhoso desfile”, disse em entrevista o filho do colonizador e ex-prefeito Vicente da Riva. “Dia 19 de maio de 1976 a primeira clareira foi aberta aqui, e hoje Alta Floresta completando 41 anos, um orgulho para todos nós. Parabéns a todos os alta florestenses, parabéns Alta Floresta e que Deus continue abençoando essa cidade bonita, essa cidade gostosa, essa cidade maravilhosa. Nesses 41 anos, queremos homenagear a população. E sob as bênçãos de Deus, essa cidade continuará crescendo e se desenvolvendo, sendo uma cidade cada vez melhor para todos nós”, parabenizou o prefeito Asiel Bezerra, cujo semblante era de indisfarçável emoção.


Jornal

“ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Pág.7

Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

portas do hospital e protestar, se uniu numa parceria com o comércio e produtores rurais e realizou uma pequena reforma e Romoaldo debate medidas emergenciais para a Saúde de MT doou alimentos para o hospital. Romoaldo acrescentou que isso não é obrigação da população, que esse papel é do Governo, entretanto, em algumas vezes pode ser a única saída.

MEDIDAS URGENTES

Ele chamou a atenção para as OSs, Organizações Sociais selecionadas para prestar serviços para o poder público, entre eles, a administração de hospitais. “Acompanhamos de perto a implantação das Organizações Sociais de Saúde (OSS) e quando elas foram implantadas juntamente foram abertos alguns hospitais, cito, por exemplo, o hospital de Alta Floresta que era municipal e foi regionalizado. Nesse processo também foi oficializado o Hospital Regional de Peixoto de Azevedo e realizado convênio com vários hospitais municipais onde são feitos repasses do Governo do Estado para a manutenção dos mesmos: cito aqui Poconé, Alto Araguaia, Diamantino, Barra do Bugres”, explicou o Deputado ao acrescentar que toda essa mudança acrescentou um impacto muito grande na Saúde. Romoaldo debate medidas emergenciais para a saúde de MT Especialmente sobre a situação do Hospital Regional de Sorriso que está passando por uma grave crise, colocando em risco a vida de pacientes

Márcia Martins / Assessoria de Gabinete A crise que assola não só o estado de Mato Grosso, mas o país vem afetando um dos direitos fundamentais da população: a saúde. O deputado Romoaldo Júnior (PMDB) discursou sobre o assunto na sessão plenária matutina de quarta-feira (23) e convidou os colegas de parlamento que compõem a Comissão de Saúde da Casa, para interagirem por meio da comissão e buscar uma conciliação junto ao Governo do Estado e com as unidades dos Hospitais Regionais. Romoaldo enfatizou principalmente a situação do Hospital Regional de Sorriso (HRS) que está passando por uma grave crise, colocando em risco a vida de pacientes. Ainda na quarta-feira, o Deputado participou de uma reunião no Palácio Paiaguás, com o governador Pedro Taques e outros deputados, onde discutiram um pacote de medidas emergenciais para solucionar os atrasos nos pagamentos no custeio da Saúde Pública em Mato Grosso. As medidas visam no curto prazo, garantir especialmente o restabelecimento do pleno funcionamento dos sete hospitais regionais existentes no Estado, e também os repasses obrigatórios e voluntários para a atenção básica, em parceria com os municípios. O Deputado defende que o momento é de fortalecer parcerias e não de achar o culpado pelos transtornos na Saúde. Ele citou que em Alta Floresta, por exemplo, a comunidade em vez de fechar as

Romoaldo avalia que as OSS funcionam muito bem, mas que o recurso para o seu pleno funcionamento, tem que ser passado no início de cada mês e isso não vem acontecendo, devido à situação de queda de arrecadação em função da crise econômica e política do país. “E quando se passa o recurso em atraso, não se consegue comprar o medicamento com custo baixo, ocorre insatisfação de os profissionais da Saúde receberem salários em atrasos. Então o problema da Saúde é profundo, passa por problema de gestão e também de ingestão de recursos financeiros e esse recurso não existe no momento. Diante desse impasse, estamos buscando definir urgentemente com o Governador, as principais me


Pág.8

Jornal

“ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

Prefeito Tony Rufatto convida Tribunal de Contas para averiguar a obra do Hospital Municipal de Paranaíta com seriedade e aplica os recursos financeiros do município com responsabilidade. Rufatto sempre mostrou transparência em seu governo, prova disso, nunca teve problemas com nenhum órgão federal ou estadual e teve todas as suas contas de governo e gestão aprovadas por unanimidade e com excelência pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

Já não é de hoje que o Prefeito Tony vem sendo atacado por adversários políticos e por fofoqueiros que tentam manchar sua imagem com mentiras e inverdades sobre sua pessoa e seu governo à frente da prefeitura paranaitense, são fofocas, invenções, falsidades e mentiras de todos os tipos. Atualmente o foco das inverdades é o Hospital Municipal de Paranaíta, uma obra que está em fase de finalização e beneficiará a população paranaitense e região. O fato chama atenção porque o objetivo único de pessoas maldosas é desestabilizar o governo do prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto, um gestor honesto, que planeja, que administra

Diante destes fatos e principalmente para mostrar a verdade e desmascarar os fofoqueiros o prefeito paranaitense tomou uma decisão importante na manhã desta segunda feira, 22 de maio, o prefeito Tony Rufatto decidiu chamar o Tribunal de Contas de Mato Grosso, o órgão maior de controle de contas para vir ao município de Paranaíta, analisar a obra do Hospital Municipal, verificar todos os documentos, dar um parecer definitivo e acabar de vez com qualquer dúvida sobre esta tão importante obra. "Estou tomando esta decisão para mostrar que não tenho nada a esconder, tenho absoluta certeza que os recursos são bem investidos e por isso quero que o Tribunal venha em Paranaíta e observe cada detalhe sobre o Hospital Municipal, quero mostrar as verdades ao nosso povo, para que não reste dúvidas e acabar de vez com esses boatos desonestos que mancham a imagem de um município que merece respeito". Enfatizou o Prefeito de Paranaíta.

Governo realiza mutirão rural de atendimento a pequenos produtores baixada cuiabana de acessar as políticas públicas. No trabalho feito, os técnicos emitiram Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que abre várias possibilidades de crédito ao pequeno produtor. Além disso foram dadas orientações sobre Pronaf, Nota Fiscal, PAA, PNAE. Segundo o técnico Leonardo Ribeiro, a DAP pode ser emitida pela Empaer, e sabendo desta importância, cinco técnicos da Empresa estiveram presentes para atender os agricultores familiares.

O Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), realizaram esta semana no município de Santo Antônio do Leverger, mutirão de atendimento rural para agricultura familiar, com intuito de dar instruções técnicas e emitir declarações para pequenos produtores. O projeto, coordenado pelos técnicos da Seaf Leonardo Ribeiro e Luciano Gomes, e por Vico Capistrano, da Empaer, foi idealizado conforme demanda dos agricultores familiares na

“Este trabalho é de suma importância para o agricultor familiar, pois representa a preocupação do Estado em estar na ponta, orientar e assessorando o pequeno produtor com emissão de documentos. Pretendemos ampliar o mutirão rural para outros municípios”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes. A expectativa do projeto é atender em dois dias de trabalho, mais de 200 pessoas de cinco assentamentos e comunidades rurais de Santo Antônio, entre Agrovila das Palmeiras, Gleba Resistência, Vale do Abençoado e Gleba Coqueiral.


Jornal

“ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Pág.9

Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

Estudantes da capital participam do projeto Educação Legislativa em Movimento

Legislativa trabalha. Gostamos porque traz para nossa escola conteúdo de qualidade, conhecimento geral e consciência cidadã". A estudante do 1º ano, Joyce Kelly Souza, 16, abriu a noite com um show que encantou a todos pela sua voz. Mas não é a música que alimenta os sonhos da jovem, ela quer ser juíza e sabe que para isso precisa estudar muito. "Preciso ler, estudar, ir atrás do conhecimento, só assim vou conseguir ser juíza. E assim acontece em todos os lugares. Vemos muitas pessoas criticarem que só existem políticos corruptos, mas isso não é verdade. Existem muitos que trabalham e estão tentando melhorar a situação do nosso país, como aqui na escola, muitos querem conhecimento, outros não", resumiu a jovem. Liderado pelo presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (PSB), e pelo deputado Wancley Carvalho (PV), o "Educação Legislativa em Movimento" acontece duas vezes por mês, sendo uma no interior do Estado e outra na Baixada Cuiabana, e passou por Jauru e Distrito da Guia antes ser realizado em Cuiabá. O objetivo é que o projeto, alinhado com outras ações como o Assembleia Itinerante e as audiências públicas, consiga esclarecer para a população como a Casa de Leis funciona e como cada um pode participar.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza esta semana a terceira edição do projeto "Educação Legislativa em Movimento". Esta é uma das iniciativas da Mesa Diretora para aproximar o Poder Legislativo do cidadão mato-grossense, por meio de atividades desenvolvidas em escolas de todo o Estado, levando palestras, oficinas e atividades culturais aos estudantes. Nesta etapa, projeto visita os alunos da escola André Avelino Ribeiro, a primeira da capital a participar. A abertura foi realizada na noite desta quinta-feira (25) e continua ao logo da sexta-feira (26). A expectativa é levar informações para pelo menos 1 mil estudantes do ensino médio da escola e, para isso, as atividades são realizadas nos três período de aulas. O conteúdo incluí a história do Poder Legislativo em Mato Grosso, incentivo para a participação política, prevenção às drogas, orientação vocacional, meio ambiente e sustentabilidade. Cada tema é trabalhado por um especialista, como profissionais do Instituto Memória do Poder Legislativo; da Escola do Poder Legislativo; do setor de Ambientação da ALMT; da Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida da Assembleia, o Qualivida; da Polícia Judiciária Civil, entre outros parceiros que integram o projeto. Para o diretor da escola André Avelino, professor Munir Fares, ser escolhida para abrir o projeto em Cuiabá foi motivo de orgulho para os alunos e professores da escola. "Vemos no projeto uma oportunidade de desmistificar a política de forma mais ampla e mostrar para os jovens como a Assembleia

O secretário de finanças da Assembleia, Ricardo Adriane, que na abertura representou o deputado Eduardo Botelho, destacou que a experiência tem surpreendido até o momento e que, nos próximos dois anos, a intenção é popularizar o programa. "Por onde passamos fomos bem recebidos pelos estudantes e pelos professores. Conseguimos, como o apoio da Escola do Legislativo, montar uma programação interessantes aos jovens e com conteúdo relevante para uma formação cidadã". O coordenador da Escola do Legislativo, Thales Roder, explica que até o fim do ano o "Educação Legislativa em Movimento" deve passar por 18 escolas e levar informações a 10 mil estudantes. "Escolhemos as primeiras escolas a participarem e agora já começamos a receber solicitações espontâneas. Isso mostra que há interesse por conhecer nosso trabalho e participar mais efetivamente do processo político". Nesta sexta-feira, as palestras e oficinas serão realizadas para os estudantes do turno matutino e vespertino e à noite tem encerramento com apresentação cultural dos estudantes.

Mais informações: Secretaria de Comunicação Redação: (65) 3313-6310 (65) 3313-6283 Rádio: (65) 3313-6682 TVAL: (65) 3313-6341 (65) 3313-6399


Pág.10 Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Jornal

“ O Jornalismo Levado a Sério”

Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

Governo Mato-Grossense estuda reduzir ICMS para saída do boi em pé O secretário da Sedec, Ricardo Tomczyk, nega que a redução afeta o mercado interno por ser temporária e controlada. “De maneira genérica podemos dizer que sim. Mas, esta é uma diminuição temporária que deve perdurar pelo prazo de 60 dias, até menos, suficiente para não prejudicar o produtor e para que ele tenha alternativa e não fique obrigado a vender dentro de um mercado concentrado”. Segundo ele, a saída de gado em pé do Estado atinge 5% dos animais. “Fizemos os levantamentos e os números do Indea indicam queda acentuada, principalmente a partir de agosto de 2016 na saída de gado”. O vice-governador Carlos Fávaro destacou que não se pode esperar que uma nova crise seja instalada no setor para tomar medidas e sanar a queda no preço e venda de bovinos. “Temos mais de 30 milhões de cabeças de gado. Isso representa mais de 15% do PIB de Mato Grosso. Não podemos sofrer a 3ª crise em menos de 6 meses”, argumenta, referindo-se à operação Carne Fraca e à delação da JBS, que desestabilizaram o setor da bovinocultura de Mato Grosso.

O governo do Estado estuda a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aplicada na saída do boi em pé para 2,5%, ante os 7% vigentes atualmente. A possibilidade de reduzir a carga tributária foi anunciada pelo vice-governador, Carlos Fávaro (PSD), a lideranças do setor pecuário em reunião realizada nesta quartafeira.

O governo informou ainda que além da redução da alíquota do ICMS, planeja mais duas ações para estimular a comercialização estadual de bovinos. Uma delas é a aceleração na liberação da inspeção estadual em Mato Grosso para a comercialização de carne, por meio do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A fiscalização estadual ainda necessita de autorização do Ministério da Agricultura, processo que já está em andamento, segundo Ricardo Tomczyk. E a 3ª medida visa o estímulo à abertura de novas empresas e atração de concorrentes para o Estado. Fonte: A Gazeta

A taxa analisada é a mesma praticada para os frigoríficos, para a saída interestadual da carne com osso e desossada. A medida atenderia ao pedido dos produtores, de forma emergencial, para reduzir os impactos da alteração na forma de pagamento praticada pelo frigorífico JBS, que antes era à vista e passou para 30 dias há algumas semanas. A taxa foi sugerida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e ainda passará pelo crivo da Secretaria de Fazenda (Sefaz). Se efetivada, a medida favorecerá a venda de bovinos para outros estados.

C

a

ç

a

P

a

l

a

v

r

a

s

Jogo de 7erros


Jornal “ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Pág.11

Vale Verde


Jornal “ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso junho/ 2017 1ª quinzena

Edição 002

Vale Verde


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.