Jornal vale verde 9ª edição 1ª quinzena novembro 2017

Page 1

Região Norte do Mato Grosso Novembro/ 2017 1ª quinzena

Jornal “ O Jornalismo Levado a Sério”

Edição 009

Vale Verde

Setor de base florestal emite nota de repúdio após caminhonete do Ibama ser incendiada em MT

Pág: 6

Pág: 8

Compras pela internet devem superar as feitasem lojas físicas neste Natal

Pág:3

Mutirão Fiscal segue até 30 de novembro; condições especiais continuam

Pág: 3

Prefeitura leva alunos do ensino médio para provas do Enem CPF deverá ser adotado como 2017 em Alta Floresta documento-padrão no País Pág:4


Pág.2

Região Norte do Mato Grosso Novembro/ 2017 1ª quinzena

Jornal Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

Selo 'Amigo do Livro e da Leitura' é lançado em Juína através da união de poderes e empresários Para a Promotora de Justiça, Dra. Itâmara Guimarães, o livro é a grande saída para os problemas que podem atingir as crianças e adolescentes. “Incentivar a leitura, democratizar o acesso ao livro é uma grande saída para que nossas crianças não sejam atingidas por coisas ruins. Eu sou parceira neste projeto, e incentivarei meus colegas para que também sejam, contem sempre comigo”, disse a promotora. O vice-prefeito Luís Brás, secretários municipais, empresários, imprensa, vereadores, educadores e gestores também participaram do ato. Como receber o selo “Amigos do Livro e da Leitura – faço parte” Pela primeira vez na história de Juína, os três poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo, além do Ministério Público e da classe empresarial, se uniram em prol de um projeto voltado para a Biblioteca Municipal Profa. Maria Santana. Na manhã de terçafeira, 07 , foi lançado o selo “Amigos do Livro e da Leitura”, que tem por objetivo arrecadar livros que serão doados gratuitamente para a população.

Qualquer pessoa ou empresa poderá receber o selo “Amigos do livro e da leitura – faço parte”, basta procurar a Biblioteca Municipal ou um dos membros voluntários do projeto e escolher sua cota de doação, após isso, o participante receberá um selo que poderá ser fixado em sua casa ou empresa, e também nas redes sociais. Maiores informações: 66 – 3566 - 1476

O Juiz de Direito, Vagner Dupin, elogiou o projeto e disse que ações como estas criam novas oportunidades.

Fonte: Marcelo Guedes/Record TV Juína com Assessoria

“O projeto é excepcional, percebemos seriedade e um desejo muito grande de oportunizar o acesso ao universo do livro e da leitura para nossas crianças, contem comigo nessa missão”, disse o Juiz.

Dica de Beleza Esfoliação regular Para apresentar uma pele radiante, suave e hidratada, realize uma esfoliação no rosto e no corpo, pelo menos uma vez por semana. Desde modo estimulará a eliminação de células mortas da pele, fechará os poros e evitará o envelhecimento precoce.


Jornal

“ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso Novembro/ 2017 1ª quinzena

Pág.3

Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

Mutirão Fiscal segue até 30 de novembro; condições especiais continuam Essas condições abrangem os tributos vencidos e inscritos em dívida ativa até o ano de 2015, pessoa física ou jurídica. Além destes tributos, o mutirão este ano traz a possibilidade de conciliação das dívidas referentes às multas ambientais, sendo negociadas com até 50% de descontos.

Os contribuintes que ainda não conseguiram negociar seus débitos com município, podem aproveitar as condições especiais do Mutirão Fiscal 2018, que diante da grande procura foi prorrogado até o dia 30 de novembro. As dívidas referentes aos Impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU), Sobre Serviços (ISS), podem ser quitadas com 100% de desconto nos juros e nas multas moratórias para pagamentos feitos à vista, 70% em parcelamento em até 24 vezes e 50% quando o parcelamento for superior a 24 vezes.

Com uma equipe reforçada, composta também por 25 estagiários voluntários do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (UNIC), os atendimentos dessa segunda fase do mutirão, estão acontecendo na sede da Procuradoria-Geral do Município, localizada no bairro Duque de Caxias, e na Loja de Atendimento ao Consumidor (LAC), no Palácio Alencastro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “Diante da grande procura que recebemos na primeira fase do mutirão, entendemos a importância de prorrogá-lo por mais um mês, assim elevando a oportunidade de conciliação para os nossos munícipes,” disse o procurador-geral do município, Nestor

Fidélis, que também frisa a postura da gestão de governar sempre mantendo diálogo com a população. “O prefeito Emanuel vem priorizando, com objetivo de construir uma Cuiabá mais humanizada, a aproximação do gestor público com a população, viabilizando a troca de ideias, que resulta sempre em equilíbrio nas tomadas de decisões, onde todos saem satisfeitos”, observa Fidélis. Na primeira fase do mutirão, a equipe de conciliação formalizou mais de cinco mil acordos, correspondendo ao valor de R$ 24 milhões. Nestor lembra a magnitude da importância do contribuinte de se regularizar com o município, “pois assim que a inadimplência atinge os parâmetros judiciais, este contribuinte fica impedido de requerer créditos e adquirir bens ou serviços por meio de empréstimos”, finaliza o procurador. Luiz Alves/Secom Cuiabá

Prefeitura leva alunos do ensino médio para provas do Enem 2017 em Alta Floresta A Prefeita Bia afirmou que, esse é uns dos momentos mais importantes na vida dos nossos jovens, o início da sua vida acadêmica, que pode transformar todo o seu futuro, a Prefeitura sempre estará dando suporte para que a juventude lute pelos seus sonhos. disponibilizou um ônibus para o transportes dos alunos do Ensino Médio, principalmente os alunos do 3º Ano, para fazerem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Alta Floresta.

No dia 05 de novembro, a Prefeitura Municipal de Nova M o n t e Ve r d e a t r a v é s d a Secretaria de Educação em parceria com a EEPNES,

Segundo o Secretário de Educação, Professor Élcio e a diretora da EEPNES, Professora Tânia Ferro, esta parceria foi uma demonstração que estamos dando todo apoio aos nossos alunos para o início de sua formação profissional.

O Professor Joaquim Cardoso e a Vanessa acompanharam os alunos no primeiro dia do ENEM. No próximo domingo dia 12 de novembro, os mesmos alunos estarão retornando a Alta Floresta para a segunda etapa. Desejamos bom desempenho nas avaliações. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio.

O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação. O exame este ano contou com mudanças em relação ao dia de aplicação da prova. Até 2016, o Enem acontecia em um único final de semana. Agora, ocorrerá em dois domingos consecutivos. Secretaria de Educação


Jornal

“ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso Novembro/ 2017 1ª quinzena

Pág.4

Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

CPF deverá ser adotado como documento-padrão no País Em outras palavras, o CPF deverá substituir o RG, o título de eleitor e outros documentos de identificação. Assim, caminha para ser a ICN (Identificação Civil Nacional). Isso, porém, ainda depende de um decreto presidencial para entrar em vigor. O Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional foi criado este ano e é formado por membros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos Poderes Executivo e Legislativo e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Um documento para votar, outro para tirar o passaporte e um terceiro para se inscrever no vestibular ou num concurso público. Manter essa quantidade de documentos em casa e superar essa peregrinação pode estar perto do fim. Isso porque uma resolução publicada nesta segunda-feira (2) pelo Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional recomenda a adoção do CPF como o documento padrão de identificação nacional do cidadão.

No caso das votações em eleições no País, o CPF será cruzado com dados biométricos do cidadão, "o que garantirá a unicidade dos registros, bem como a identificação inequívoca do cidadão", garante o comitê. Houve unanimidade na decisão do comitê pelo CPF para ser o documento nacional. Além disso, o comitê julgou que usar o CPF representa menos custos para os cidadãos, empresas e órgãos públicos. Fonte: R7


Jornal

“ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso Novembro/ 2017 1ª quinzena

Pág.5

Vale Verde

www.valeverdecomunicacao.com.br

Ganha Tempo de Várzea Grande faz campanha para prevenção do câncer de próstata Os serviços de saúde que serão oferecidos na unidade são: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações de saúde do homem (Câncer de próstata entre outras doenças), panfletagem e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Novembro Azul No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Dados do último levantamento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, para 2016/2017, são estimados 61.200 novos casos de câncer de próstata, que é um dos mais comuns entre os homens. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do câncer de pulmão e o câncer colorretal. O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados não morre por causa dela. Em alusão ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, a unidade do Ganha Tempo de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, prestará serviços gratuitos para a população várzea-grandense. As ações serão realizadas todas as sextas-feiras do mês de novembro, a partir das 13h.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes símbolo da campanha, onde são debatidas, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Ganha Tempo Várzea Grande O Ganha Tempo de Várzea Grande está localizado no Várzea Grande Shopping, Av. Presidente Artur Bernardes, 43 - Centro Sul. O atendimento ao público do Ganha Tempo – Várzea Grande, é das 10h00 às 19h00 de segunda a sexta-feira conforme Portaria nº 160/2016/SETAS. Assessoria | Setas-MT

O “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização dirigida em especial aos homens a respeito de doenças masculinas, principalmente na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A titular da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Monica Camolezi, reassalta a importância da campanha. "O grande objetivo da campanha Novembro Azul é informar a sociedade sobre o quanto o câncer de próstata é um problema de saúde pública no Brasil. Este é o segundo tipo da doença mais incidente nos homens brasileiros. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. São pais de família que têm a sua história interrompida devido a demora em descobrir a doença e iniciar o tratamento", disse.


Jornal

Região Norte do Mato Grosso Novembro/ 2017 1ª quinzena

Pág.6

“ O Jornalismo Levado a Sério”

www.valeverdecomunicacao.com.br

Vale Verde

Setor de base florestal emite nota de repúdio após caminhonete do Ibama ser incendiada em MT

Piada

A entidade que representa as indústrias produtoras e exportadoras de madeira em Mato Grosso (Cipem-MT) emitiu nota de repúdio após uma caminhonete do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ser incendiada durante uma operação na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá. A ação criminosa ocorreu na terça-feira (7) e nenhum fiscal do Ibama ficou ferido. Para a superintendência do instituto, a ação seria uma represália à fiscalização de exploração e comércio ilegal de madeira e desmatamento em terras indígenas na região. A polícia já teria um suspeito de ter encomendado o crime. Na nota, o Cipem-MT, que une oito sindicatos patronais de base florestal, nega que o ato tenha o envolvimento de empresários que trabalham dentro da legalidade e diz que não concorda com ações truculentas para resolução de conflitos, citando como exemplo a queima de veículos. "Essa é, de acordo com o nosso entendimento, a pior maneira de conduzir as situações, pois os empresários honestos ficarão prejudicados e com suas atividades suspensas, enquanto os desonestos encontrarão outras formas de burlar o bloqueio, como bem fazem os que atuam na ilegalidade", diz trecho da nota. Na nota, a entidade ainda critica ações atribuídas a fiscais do Ibama, como a destruição de equipamentos e bloqueio de todas as empresas da região. "O sentimento de todos é que se as operações do Ibama fossem executadas respeitando os empresários, os trabalhadores e a população local, nada disso aconteceria", afirmou o Cipem-MT. Segurança O Ibama informou que não irá suspender a operação que vem sendo realizada na região após o ataque, mas afirmou que fará uma avaliação em relação aos níveis de segurança que serão necessários para a atuação das equipes. Entre as medidas tomadas para reforçar a segurança dos fiscais do órgão está a atuação da Força Nacional na região. Fonte: G1

Expediente Jornal Vale Verde

Nova Monte Verde - MT

“ O Jornalismo Levado a Serio”

JORNAL VALE VERDE EIRELE - ME CNPJ: 27.553.740/0001-01

Diretor Executivo / Comercial Rômulo Luiz DRT: 1.740/MT (66)3597-1791 / 98414-3738 99670-2829

www.valeverdecomunicacao.com.br E-mail: jornalvaleverde.nmv@hotmail.com

Municípios: Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Apiacás, Paranaíta e Alta Floresta.

Diagramação Juliana F. Lima Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.


Jornal “ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso Novembro/ 2017 1ª quinzena

Pág.7

Vale Verde

IBGE revisa PIB e economia teve queda menor que a anunciada em 2015: 3,5% divulgados, as quedas mais recentes ocorreram em 2014 (-0,4%), 2009 (-1,2%) e 2003 (-0,2%).

A revisão do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) relativo a 2015 mostrou que a economia do país caiu naquele ano em volume 3,5% e não 3,8%. A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje (9), no Rio de Janeiro, O Sistema de Contas Nacionais 2010-2015. Revisados, os números indicam que o PIB de 2015 fechou em R$ 5,996 trilhões. Os dados do Sistema de Contas Nacionais são sempre revisadas pelo IBGE durante os dois anos subsequentes ao período de referência (2015), “com a finalidade de apresentar um resultado mais detalhado e estruturado da situação econômica do país”. As informações revisadas indicam que a maior queda por setor em 2015 ocorreu na indústria (5,8% em relação a 2014), seguida pela agropecuária (3,3%) e serviços ( 2,7%), o primeiro resultado negativo na série com início em 1996. O PIB per capita caiu 4,3% fechando em R$ 29,324 mil, em relação a 2014 – a maior queda desse indicador desde o início da série histórica em 1996. Segundo os números hoje

Pelos números divulgados, é possível constatar que o consumo das famílias, que representa 62,5% do PIB, caiu 3,2% em 2015, registrando a primeira queda desde o -0,4% de 2003. A taxa de investimento recuou para 17,8%, um recuo que chega a 3,1 pontos percentuais em relação ao pico da série histórica em 2013, quando a taxa de investimentos chegou a 20,9%. Apesar da queda de 3,2% no volume do consumo das famílias entre 2014 e 2015, ainda no âmbito das famílias, a poupança teve aumento nominal de 25,2%, na mesma base de comparação. Para o gerente de Contas Nacionais do IBGE, Carlos Sobral, “o fato de 2015 ter sido um ano de crise fez com que as famílias controlassem os gastos. Além disso, em termos nominais, o crescimento da poupança é decorrência do aumento de 6,4% na renda, superior ao do consumo que cresceu naquele ano 5,4%”.

Entre as empresas do setor financeiro, o valor adicionado bruto registrou crescimento nominal de 14,7% e alcançou R$ 363 bilhões. Contribuíram para esse resultado as altas na taxa Selic, de 11,8% para 14,3%, na taxa de juros para pessoas físicas, de 31,2% para 35,7%, e na taxa de juros para pessoas jurídicas, de 16,6% para 19,5%. Serviços caem Quanto ao setor de serviços, que teve a primeira queda da série iniciada em 1996, das sete atividades pesquisadas, apenas a atividade administração, defesa, saúde, educação pública e seguridade social fechou com crescimento em relação a 2014: 0,2%. Já a queda de 7,3% do setor de comércio foi influenciada pela retração nas vendas de produtos industriais. As atividades de comércio por atacado e a varejo, exceto veículos automotores e comércio/reparação de veículos automotores e motocicletas, responderam por aproximadamente metade (1,4 ponto percentual) da queda do valor adicionado bruto dos serviços.

Setor externo contribui para o PIB A revisão dos dados relativos ao Sistema de Contas Nacionais indica que o setor externo foi o único a contribuir positivamente para o PIB de 2015, com crescimento de 6,8% no volume exportado de bens e serviços, enquanto as importações fechavam em queda de 14,2% - a maior baixa desde os -15,1% de 1999.

Responsável por 62,5% do PIB, a queda de 3,2% no consumo das famílias exerceu o principal impacto negativo na composição do PIB de 2015. Foi a primeira queda desde o 0,4% de 2003. Edição: Kleber Sampaio


Jornal “ O Jornalismo Levado a Sério”

Região Norte do Mato Grosso Novembro/ 2017 1ª quinzena

Edição 009

Vale Verde

Compras pela internet devem superar as feitas em lojas físicas neste Natal De forma global, o levantamento do SPC estima vendas de Natal em um patamar semelhante ao do ano passado. Em 2016, a projeção apontou para um movimento de cerca de R$ 50 bilhões, enquanto em 2017, o montante deve chegar a R$ 51,2 bilhões. Segundo o estudo, 110 milhões de consumidores têm a intenção de dar presentes neste fim de ano. Os dados mostram ainda que 26% dos que vão comprar presentes querem gastar menos do que em 2016 – 32% apontam a situação financeira ruim como razão –, enquanto 33% pretendem gastar o mesmo valor que no ano passado e 19% têm a disposição de gastar mais. A média de gastos deve ficar em R$ 461,91, distribuídos em quatro ou cinco itens. As vendas pela internet devem crescer neste ano, tornando o comércio virtual o principal meio de compras do Natal de 2017, segundo pesquisa divulgada hoje (8) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O levantamento feito nas 27 capitais brasileiras indicou que 40% dos consumidores pretendem adquirir presentes pela rede. Desses, 54% disseram que pretendem comprar mais da metade das lembranças de fim de ano dessa forma.

Cerca de um terço dos consumidores (34%) pretende comprar à vista no dinheiro, 19% com o cartão de débito e 31% parcelar no cartão de crédito.

O número indica que as compras pela internet devem superar as feitas em centros comerciais, estimadas para este ano em 37%. Em 2016, os centros comerciais, como os shoppings centers, responderam por 41% das vendas de Natal, enquanto o comércio eletrônico correspondeu a 32%. Em 2017, 37% dos consumidores ainda que pretendem ir a lojas de departamento, 26% a lojas de bairro e 13% a shoppings populares.

Na avaliação de Marcela, os números refletem o cenário econômico atual. “É o Natal do início da recuperação da economia, mas o consumidor ainda não tem dinheiro no bolso para comprar como ele comprava antes da crise”, resumiu. Ela ressaltou que existem alguns sinais de melhora, mas em outros há apenas indícios de retomada. “O que a gente já tem de recuperação são juros menores, inflação controlada. Você começa a ver o crédito se recuperar, os primeiros sinais de desemprego em queda e vendas no varejo começar a crescer”, completou.

Sobre a escolha dos locais de compra, 58% dos consumidores disseram que escolhem o local pelo preço, 50% pelas ofertas e promoções, 27% pela diversidade de produtos e 20% pelo atendimento.

O retorno da economia brasileira aos patamares pré-crise, semelhantes ao de 2013, deve acontecer, segundo as projeções da economista, somente em 2020.

Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kwauti, o crescimento do comércio eletrônico é uma tendência que deve, inclusive, pressionar as lojas físicas a disputar a preferência dos consumidores. “Isso em algum momento ia acontecer, por conta da crise ou mesmo que a gente não tivesse tido a crise. A internet vem ganhando espaço e isso não tem volta”, enfatizou. Dentro do comércio virtual, as páginas de grandes empresas são a opção de 68% dos compradores, seguida pelos sites de classificados de compra e venda (42%) e os especializados em roupas, calçados e acessórios (34%). Estabilidade

Fonte: Agência Brasil


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.