JORNAL CABRÁLIA BRILHA EDIÇÃO AGOSTO/23

Page 1

ARAGWAKSÃ É INSTRUMENTO

DE FORTALECIMENTO

CULTURAL E LUTA INDÍGENA

OAragwaksãaconteceuentreosdias28dejulhoe 1deagostonaReservadaJaqueira,emPortoSeguro. OeventoorganizadopelopovoPataxóéumimportante instrumentodefortalecimentoculturalelutaindígena.

Emsua25ºedição,oAragwaksãreuniuindígenas de várias partes e etnias do Brasil, além de não indígenas e admiradores da cultura tradicional e ancestral do nosso país. Durante oAragwaksã somos convidados a uma aproximação com os povos originários, entramos em contato com seus rituais, trajes de festa, artesanatos, pinturas corporais e também seu próprio idioma, o Patxohã no caso dos Pataxó.

SegundoSyratã,caciquedaReservadaJaqueira, apalavraAragwaksãsignificalugarsagradodeconquista.“O Aragwaksã é um momento de comunhão com os parentes de outras etnias e também do próprio povo Pataxó. É alegria, é felicidade, é uma emoção ver os rituais do nosso povo, a ancestralidade presente, nossospajés,nossasparteiras”,disseSyratã.

Paraquemnãoconhece,aReservadaJaqueiraé uma aldeia composta por 34 famílias que recebem visitantes para uma imersão na cultura Pataxó. Um passeio imperdível tanto para moradores da região quantoparaquemvemdefora.

ANUNCIE AQUI JORNAL CabráliaBrilha MÍDIAE NOTÍCIAS DO EXTREMO SULDABAHIA 739137-9311 Ano 02 AGOSTO 2023 Edição 19 cabraliabrilha.com.br cabraliabrilha Contato: (73) 9 9137-9311 Distribuição Gratuita INVISTACOMIGO!(31)993159048 PRÓXIMO AO NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DA COSTA DO DESCOBRIMENTO E DAS PRAIAS MAIS LINDASDAREGIÃO COM ENTRADA DE 10% E FINANCIAMENTO EM 100 VEZES DIRETO COM A CONSTRUTORA COM VISTA MAR EM CABRÁLIA NUNCA FOI TÃO FÁCIL VIVER SUA CASA NA FALÉSIA EM MEIO A NATUREZA

A EVASÃO ESCOLAR

ESTÁ EM ALTA NO BRASIL AMEAÇA IMINENTE

O Estado da Bahia registrou em 2022 a maior taxadeevasãoescolardoensinomédiodoBrasil.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o estado teve uma taxa de11,7%noano.

É necessário e urgente políticas públicas e envolvimento da comunidade para combater essaevasão.

De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases-Lein9.394/96)eoEstatutodaCriançae do Adolescente, um número de faltas sem justificativaeaevasãoescolaracabamferindoo direitodascriançasedosadolescentes.

A escola pode e deve ser um ambiente acolhedor desde que haja um real envolvimento de professores, identificando os pontos fracos e promovendo uma interação entre escola-alunopai, através de encontros livres na tentativa de atrairointeressedealunos.

Incentivar a interdisciplinaridade e implantar a tecnologia no ambiente escolar pode ser uma saída.

Oobjetivomaioréodepromoverumambiente acolhedoretratá-loscomrespeitoestabelecendo uma relação de parceria para se alcançar um objetivomaior

Aúnica saída para uma real mudança em um paíséaeducaçãodequalidade.

TALENTOS DA NOSSA TERRA

AspessoasmeconhecemcomoKilhaMonteiro.Minhahistória emCabráliacomeçaem1984,aosquatroanosdeidade,quando minha mãe, Maria Amália, filha do conhecido pescador Raul MonteirodosSantos,dafamíliaMonteiro,veiodoRiodeJaneiro, após separa-se de meu pai, com cinco filhos (eu, Rogério, Rildo, Raulzinho e Rosilma). Eu e meus irmãos trabalhamos desde moleque contribuindo no sustento da casa. Comecei com sete anosdeidadeatomarcontadoscarrosdeturistas.

Eueragarotoejáeraapaixonadopormúsica.Dizminhamãe, quemeupaimecolocavaparadormirnoberçocomumradinhode pilha no meu ouvido. Acredito que daí é que veio minha paixão pelamúsica.Lembro-mequeaindamenino,gostavamuitodeuma músicadeSérgioMallandroecantarolavaessamúsicapelasruas deCabrália.Nestasocasiõesaspessoaspediamparaeucantare me davam balas. Eu adorava. Meu primeiro couvert artístico foi pagocombalas.(Risos).

Na minha juventude, entre 17 e 18 anos, ganhei um violão de minhatiaMira.

Levava o violão para a escola e ficava vendo meus colegas tocando, prestava atenção nas posições e depois treinava em casaauxiliadotambémporaqueleslivrosdemétodosdeviolão.

Lembro que era apaixonado por Legião Urbana. A primeira música que aprendi a tocar foi “Há tempos”. Depois que tomei gostopeloviolão,quandoestavanaescolaeachavaaaulachata, pegavaoinstrumento,iaparaaquadraeoscolegasmeseguiam, inclusivealgunsprofessores.

CABRÁLIA ESTÁ SOB

DEVEMOS NOS UNIR PARA SALVA-LA

Faltam mais de um ano para as eleições, maisde400dias.Mastemosqueficaratentos, pois o tempo voa. Nos bastidores os atores políticos já se movimentam Surgem especulações.Muitasnãovingarão.Masoque nos preocupa são alguns nomes que insinuam suas pretensões em lançar suas précandidaturas Especulações que deixam cidadãosdebemepessoasqueamamCabrália apreensivosecomtodarazão.

São velhos políticos profissionais que não pertencem a Cabrália, meros forasteiros conhecidos pelo oportunismo e pela ganancia, não conhecem a população e muito menos suasreaisnecessidades.Enemfazemquestão de conhecer Chegam com falsas promessas na tentativa de iludir as pessoas e logo depois daseleiçõesviramascostasparaapopulação. Querem aportar aqui apenas para explorar o quanto puderem os nossos recursos e se dar bem. Uma gestão desse nível seria a falência de nossa cidade e a desgraça para todos nós. Precisamos nos unir para nos proteger destes aventureiros. Precisamos nos mobilizardesdejá.

Por outro lado, “CHEGA DE MAIS DO MESMO” Esse modelo de gestão já não atende os anseios da população nem contempla o grande potencial e a verdadeira vocaçãodeCabrália.

Casei aos 21 anos, tive 02 filhos e comecei a frequentar a Igreja do Evangelho Quadrangular, onde tocava músicas gospel. Há uns 7 anos vivo da músicaprofissionalmente.

Alémdamúsicaeutenhoumsonhode muitosanos,queéretribuiroqueCabrália me proporciona trabalhando pela qualidade das nossas políticas públicas. Tenho o firme propósito em apresentar meu nome como pré-candidato a uma vaganolegislativo.

Cabrália precisa de pessoas competentes e que tenham compromisso de lutar pela população da cidade.

O ideal é uma RENOVAÇÃO E MUDANÇA PARAAVANÇAR, comumaequipecapacitada e de visão que implante projetos eficazes voltados para o desenvolvimento econômico e social sustentáveis, que considere os diversos setores da população e valorize e explore com eficiêncianossospotenciais.

Opróximogestordeveterexperiênciapública eprivada,sertransparente,honesto,visionário, amaracidadeesersensívelàspessoaseaos desafios atuais e futuros (que são muitos). No seu currículo não pode haver históricos de contas rejeitadas e indícios ou processos por improbidadeadministrativa(Corrupção).

Para que Cabrália consiga promover esses avanços, deve-se buscar soluções com as comunidades (governo realmente participativo), construindo em parceria iniciativas capazes de transformar positivamente a realidade das pessoas em SantaCruzCabrália.

Não podemos perder, mais uma vez, a oportunidade de juntos construir a realidade que sempre sonhamos, colocando nossa cidadenopatamarquerealmentemerece.

EUACREDITOEMCABRÁLIA.CABRÁLIA

PODEMAIS

EDITORIAL Jornal Cabrália Brilha CNPJ: 44.150.508/0001-41 | DiretoraAdministrativa: Cláudia Doti De Marco | Redação:Túlio De Marco | Departamento Comercial: (73) 9 9137-9311 Diagramação: Renato Soares Oliveira | Departamento de Jornalismo: Fernanda H O Martins | Circulação: Santa Cruz Cabrália - BA|Tiragem: 10.000 exemplares Os artigos assinados e toda publicidade não refletem necessariamente as opiniões do jornal sendo de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
.
Ponto de Vista por Aziz Ramos

COMEÇOU A COPA DO MUNDO DO INTERIOR DA BAHIA INTERMUNICIPAL 2023

Olá amigos do esporte, amigos do Cabrália Brilha, teve início no domingo 30/07/2023 o Campeonato Baiano Intermunicipal De Futebol, que leva o nome de Ednaldo Rodrigues, em homenagem ao Ex Presidente da Federação Baiana De Futebol, hoje atual Presidente da CBF (ConfederaçãoBrasileiraDeFutebol).

O Intermunicipal é o maior campeonato de futebolamadordomundo,umacompeçãoque teve seu início no ano de 1957. Reúne várias cidades do interior da Bahia, nesta edição de 2023 temos a parcipação de 54 cidades com suasseleções.

O intermunicipal, além do objevo da disputa esporva, tem também o intuito de revelar jogadores para o futebol profissional, poisfoiassimaolongodasuahistória,jogadores como Junior Baiano, Edilson Capenha, Junior Lateral Pentacampeão em 2002, Liedson, Neto Berola entre outros.... Outro fato importante do Intermunicipal, é o fomento da economia de cada município com a realização dos jogos, gerandoempregoerenda.

A nossa região, o Extremo Sul, está sendo representada por sete municípios, são eles: Prado, Teixeira De Freitas, Itamaraju, Eunápolis, Porto Seguro, Itagimirim e Belmonte. Embora não esteja parcipando oficialmente, a nossa cidade Santa Cruz Cabrália, está sendo representada por vários atletas nas seleções da região.

São eles: Erick, Thales e Uinatan em Itagimirim. Dudu e Vinho em Belmonte. Juan Andrade em Porto Seguro Estamos também sendorepresentadosnaarbitragem,pelaÁrbitra Assistente Milena Guimarães. E claro não posso deixar de mencionar a nossa parcipação enquanto imprensa, eu e o Carlinhos Benfica, fazendo a cobertura pelo nosso Programa Um Dois Na Bola ele deixou a sua marca, a sua história,oseulegado.

Se liga aí

ZION KIDS NOVO ENDEREÇO

Morto de forma cruel a pauladas e pedradas, Dênnis Kawhã Santos Cruz, jovemindígenadeapenas16anosdeidade, deixou a vida para integrar o número que contabiliza as mortes por assassinato no Estado que o Brasil inteiro ama e venera, como sendo o Estado da alegria. Será ? Estamos entre os três estados mais violentosdoBrasil.Macabroeinaceitável.

E na linha da narrativa, o Governo do Estado tenta se eximir de uma responsabilidade que é sua e dela não tem como fugir, porque a questão da violência passa por dois fatores sociais que também estamos ou liderando, ou na rabeira. Emprego e escolaridade. Com 14,4% de taxa de desemprego, a Bahia lidera a lista, seguida por Pernambuco. Se no índice do desemprego estamos no topo, no IDEB, estamoslánarabeiradalista,25.Melhores apenasdoqueParáeAmapá.

OGovernodoEstadoprecisasubstituira retóricaeapropagandaporaçõesconcretas. Que se entenda ações como atitudes de política pública que busquem evitar a violênciadeformapreventiva,emespecial aumento do policiamento ostensivo e investimento em sistemas tecnológicos de segurança que inibam a ação da marginalidade.

A violência no patamar em que se encontra, além de ceifar vidas de forma prematura,maioriadasvítimassãojovense adolescentes, ainda afeta sobremaneira uma das principais atividades econômicas do estado que é o Turismo. Se tem duas coisas que não combinam com turismo é violênciaelixonasruas.

Notíciasapontamparaumdecréscimono turismodoEstadodaBahia,dandocontade queoAeroportoInternacionaldeSalvador, está se tornando um reduto meliantes especializados no roubo de bagagens e celulares.

O Governo precisa assumir a responsabilidade de combater tão grave problema,adotandoprogramasdecombate ao crime aprimorando seus serviços de inteligência, melhorando policiamento ostensivo e adotando o quanto antes o tão esperado programa de Escola em Tempo Integral,teclanaqualbatemosdesde2012. ParaafamíliadojovemKawhãCruz,que sabidamente não tinha qualquer envolvimento nem com crime nem com criminosos, só resta o trauma e a expectativa de que o crime possa ser apuradoeosresponsáveispunidos.

RUA CAMPOS TOURINHO - CENTRO EM FRENTEAO MERCADO RONDELLI
O ESPORTE FEITO POR QUEM AMA
VIOLÊNCIA E BARBÁRIE
Éprecisoinverter Descerparaofimdalistade criminalidadeeiraotopodalistadaescolaridade. Política ao Pé de Ouvido por Loredano Júnior

NA

GOVERNO FEDERAL VALORIZANDO A CULTURA DA PESCA ARTESANAL

Sempre chamo atenção da importância da valorização da comunidade pesqueira e da necessidade de políticas públicas direcionadas ao setor. E hoje, venho trazerumanotíciaquemuitomealegrou e que traz a esperança de programas voltados para as necessidades de melhoria de trabalho e de vida dos pescadoresemarisqueiras.

Foinoticiadoquenomêsdeagostoo Governo Federal realizou o lançamento do programa “Povos da Pesca Artesanal”, que tem como objetivo beneficiar mais de 1 milhão de pescadores e pescadores em todo o país,especialmentenasregiõesNortee Nordeste Esse programa reforça a diferençaqueterumMinistériodaPesca e Aquicultura faz diante das demandas da comunidade pesqueira. Lembrando queoMinistériodaPescaeAquicultura haviasidoextintoefoirecriadonaposse do nosso atual presidente, Luiz Inácio LuladaSilva.

Oprogramafederal“PovosdaPesca Artesanal” é composto por sete ações distintas e contará com o auxílio de outras pastas governamentais na sua execução. Entre as ações, o programa prevê política pública voltada para a

parte estrutural, promovendo melhores condições de trabalho aos pescadores, linha de crédito e valorização da cultura tradicional Além disso, uma ação que chama atenção é a oferta de bolsas de estudos a alunos oriundos das escolas públicas provenientes de comunidades pesqueiras tradicionais,incentivandoaprodução de conhecimento científico sobre a pescaartesanal.

Tivemos ainda a assinatura do Presidente da República no Decreto de recriação do Conselho Nacional da Agricultura e Pesca – CONAPE, que é um órgão consultivo do Ministério da Pesca e Agricultura Esse Conselho é instrumento de comunicaçãoeescutadediscussões diretamente com as comunidades pesqueiras,oqueéimportantíssimo para que as decisões não sejam tomadas de forma verticalizada, ouvindo as reais necessidades com quem vive a realidade. Lembrando que esse colegiado havia sido desativado há cinco anos e a sua retomadafaztodaadiferença.

Apesar de todas as dificuldades, essasnotíciasfazemrenasceraféde queacomunidadepesqueiravoltará a ser ouvida e eu estarei atento na aplicação e promoção desse programaemnossacidade.

Atéanossapróximaconversana esquinadocais.

“Todos somos iguais

perante a lei”

(ONU,1984art.7)

Serigualnãoésernormal,

O termo especial utilizado para criançascomdeficiênciasdiversasse deve ao fato deles serem realmente especiaisporquenosensinamcoisas simplesemaravilhosasdavidacomoo respeito ao próximo, o amor incondicionaleovalordosilencio.

Ahiperacusiaéumadascondições do autismo violada constantemente pelosfestejospolíticosbarulhentos,as festas de rua que nem sempre tem propósito,asfestasjuninascomsuas fogueiras e bombinhas estrondosas e osfestejosdefimdeanoqueparecem serfeitosexclusivamenteparaqueima defogosnaspraiaseinfringemalei.

Aleidosilencio(Lei10.406/02art.nº 1277) apesar de ter sido feita para garantir o sossego de quem está na pazdoseularenãoincluiraspessoas especiaiséaúnicaleiquenosprotege destabarbárieporserumaleiignorada e burlada conscientemente sem qualquerpunição.

A psique humana é incapacitada paraentenderadorqueécolocadaem faixas de intensidade genérica como setodosfossemobrigadosaentendêla da mesma forma. Os autistas não sentemadorassim,praelescortarum dedo pode ser algo superficial enquanto que falar alto perto dele é

umaviolênciaincomensurável.Adore o sofrimento da criança com hiperacusiasecomparamadordeum pregoperfurandoostímpanos. Não queremos sua pena, exigimos querespeitemalei!

Por: Amankay Ibarra – Mãe de autistas, monitora de Projetos Especiais, Terapeuta Holística

Cordões de identificação de deficiências ocultaseautismo.

Uma deficiência oculta é uma deficiência que não é imediatamente óbvia Não apresentamsinaisfísicoseincluemdificuldades de aprendizagem, saúde mental, mobilidade, fala, deficiência visual ou auditiva, autismo, entre outras doenças crônicas que afetam significativamente a vida cotidiana destas pessoas.

O uso dos crachás de Girassol e Quebra Cabeçaindicamdiscretamenteparaaspessoas aoredor,queousuáriodocrachápodeprecisar dealgumsuporteadicional,ajudaouumpouco mais de tempo. Isso abre as portas para uma maior independência, autoestima e autoconfiança.

ESQUINA DO CAIS por Cláudio Xêpa
serdiferenteéqueé.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.