
3 minute read
Se liga aí
Zion Kids Novo Endere O

Advertisement
Morto de forma cruel a pauladas e pedradas, Dênnis Kawhã Santos Cruz, jovemindígenadeapenas16anosdeidade, deixou a vida para integrar o número que contabiliza as mortes por assassinato no Estado que o Brasil inteiro ama e venera, como sendo o Estado da alegria. Será ? Estamos entre os três estados mais violentosdoBrasil.Macabroeinaceitável.
E na linha da narrativa, o Governo do Estado tenta se eximir de uma responsabilidade que é sua e dela não tem como fugir, porque a questão da violência passa por dois fatores sociais que também estamos ou liderando, ou na rabeira. Emprego e escolaridade. Com 14,4% de taxa de desemprego, a Bahia lidera a lista, seguida por Pernambuco. Se no índice do desemprego estamos no topo, no IDEB, estamoslánarabeiradalista,25.Melhores apenasdoqueParáeAmapá.
OGovernodoEstadoprecisasubstituira retóricaeapropagandaporaçõesconcretas. Que se entenda ações como atitudes de política pública que busquem evitar a violênciadeformapreventiva,emespecial aumento do policiamento ostensivo e investimento em sistemas tecnológicos de segurança que inibam a ação da marginalidade.

A violência no patamar em que se encontra, além de ceifar vidas de forma prematura,maioriadasvítimassãojovense adolescentes, ainda afeta sobremaneira uma das principais atividades econômicas do estado que é o Turismo. Se tem duas coisas que não combinam com turismo é violênciaelixonasruas.
Notíciasapontamparaumdecréscimono turismodoEstadodaBahia,dandocontade queoAeroportoInternacionaldeSalvador, está se tornando um reduto meliantes especializados no roubo de bagagens e celulares.




O Governo precisa assumir a responsabilidade de combater tão grave problema,adotandoprogramasdecombate ao crime aprimorando seus serviços de inteligência, melhorando policiamento ostensivo e adotando o quanto antes o tão esperado programa de Escola em Tempo Integral,teclanaqualbatemosdesde2012. ParaafamíliadojovemKawhãCruz,que sabidamente não tinha qualquer envolvimento nem com crime nem com criminosos, só resta o trauma e a expectativa de que o crime possa ser apuradoeosresponsáveispunidos.

NA
Governo Federal Valorizando A Cultura Da Pesca Artesanal
Sempre chamo atenção da importância da valorização da comunidade pesqueira e da necessidade de políticas públicas direcionadas ao setor. E hoje, venho trazerumanotíciaquemuitomealegrou e que traz a esperança de programas voltados para as necessidades de melhoria de trabalho e de vida dos pescadoresemarisqueiras.
Foinoticiadoquenomêsdeagostoo Governo Federal realizou o lançamento do programa “Povos da Pesca Artesanal”, que tem como objetivo beneficiar mais de 1 milhão de pescadores e pescadores em todo o país,especialmentenasregiõesNortee Nordeste Esse programa reforça a diferençaqueterumMinistériodaPesca e Aquicultura faz diante das demandas da comunidade pesqueira. Lembrando queoMinistériodaPescaeAquicultura haviasidoextintoefoirecriadonaposse do nosso atual presidente, Luiz Inácio LuladaSilva.




Oprogramafederal“PovosdaPesca Artesanal” é composto por sete ações distintas e contará com o auxílio de outras pastas governamentais na sua execução. Entre as ações, o programa prevê política pública voltada para a parte estrutural, promovendo melhores condições de trabalho aos pescadores, linha de crédito e valorização da cultura tradicional Além disso, uma ação que chama atenção é a oferta de bolsas de estudos a alunos oriundos das escolas públicas provenientes de comunidades pesqueiras tradicionais,incentivandoaprodução de conhecimento científico sobre a pescaartesanal.





Tivemos ainda a assinatura do Presidente da República no Decreto de recriação do Conselho Nacional da Agricultura e Pesca – CONAPE, que é um órgão consultivo do Ministério da Pesca e Agricultura Esse Conselho é instrumento de comunicaçãoeescutadediscussões diretamente com as comunidades pesqueiras,oqueéimportantíssimo para que as decisões não sejam tomadas de forma verticalizada, ouvindo as reais necessidades com quem vive a realidade. Lembrando que esse colegiado havia sido desativado há cinco anos e a sua retomadafaztodaadiferença.
Apesar de todas as dificuldades, essasnotíciasfazemrenasceraféde queacomunidadepesqueiravoltará a ser ouvida e eu estarei atento na aplicação e promoção desse programaemnossacidade.
Atéanossapróximaconversana esquinadocais.
“Todos somos iguais
perante a lei”
(ONU,1984art.7)
Serigualnãoésernormal,

O termo especial utilizado para criançascomdeficiênciasdiversasse deve ao fato deles serem realmente especiaisporquenosensinamcoisas simplesemaravilhosasdavidacomoo respeito ao próximo, o amor incondicionaleovalordosilencio.
Ahiperacusiaéumadascondições do autismo violada constantemente pelosfestejospolíticosbarulhentos,as festas de rua que nem sempre tem propósito,asfestasjuninascomsuas fogueiras e bombinhas estrondosas e osfestejosdefimdeanoqueparecem serfeitosexclusivamenteparaqueima defogosnaspraiaseinfringemalei.

Aleidosilencio(Lei10.406/02art.nº 1277) apesar de ter sido feita para garantir o sossego de quem está na pazdoseularenãoincluiraspessoas especiaiséaúnicaleiquenosprotege destabarbárieporserumaleiignorada e burlada conscientemente sem qualquerpunição.
A psique humana é incapacitada paraentenderadorqueécolocadaem faixas de intensidade genérica como setodosfossemobrigadosaentendêla da mesma forma. Os autistas não sentemadorassim,praelescortarum dedo pode ser algo superficial enquanto que falar alto perto dele é umaviolênciaincomensurável.Adore o sofrimento da criança com hiperacusiasecomparamadordeum pregoperfurandoostímpanos. Não queremos sua pena, exigimos querespeitemalei!
Por: Amankay Ibarra – Mãe de autistas, monitora de Projetos Especiais, Terapeuta Holística
Cordões de identificação de deficiências ocultaseautismo.
Uma deficiência oculta é uma deficiência que não é imediatamente óbvia Não apresentamsinaisfísicoseincluemdificuldades de aprendizagem, saúde mental, mobilidade, fala, deficiência visual ou auditiva, autismo, entre outras doenças crônicas que afetam significativamente a vida cotidiana destas pessoas.
O uso dos crachás de Girassol e Quebra Cabeçaindicamdiscretamenteparaaspessoas aoredor,queousuáriodocrachápodeprecisar dealgumsuporteadicional,ajudaouumpouco mais de tempo. Isso abre as portas para uma maior independência, autoestima e autoconfiança.