1 minute read

Figura 14 Ciclo Virtuoso Dinâmica dual

CAPÍTULO 6 - PROPOSTA PROJETUAL

6.1 – CONCEITO

Advertisement

O pertencimento está intrinsecamente relacionado com o processo de identificação com o meio em que se está inserido. Para Bauman (2003) no livro “Comunidade: busca por segurança no mundo atual” a construção da identidade é um processo sem fim, podendo recriar o significado ao decorrer da vida. A valorização deste sentimento nos atribui bons sentimentos como o amor, ética, valores e respeito.

No livro Psicologia Ambiental (2018), o pertencimento é atribuído à afetividade ambiental, e desse modo, ela surge como eixo norteador para evidenciar o potencial transformador dado pela estima do local.

A estima de lugar como referência de “bons encontros com a cidade” acontece quando os sentimentos e as emoções das pessoas potencializam a ação, possibilitando o conhecimento, a humanização e a emancipação do habitante. Assim, as imagens afetivas do encontro do indivíduo com a cidade podem ser de agradabilidade e de pertencimento e implicam uma estima de lugar potencializadora (Cavalcante & Elali, 2018, p.68-69).

6.2 – PARTIDO

A afetividade se concretizada a partir da autonomia da PSR, onde os processos facilitadores se convertem em dignidade, e, consequentemente, em pertencimento.

Figura 14 — Ciclo Virtuoso – Dinâmica-dual

Fonte: elaborado pelo autor, 2021, com base no livro Psicologia Ambiental: conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente.

This article is from: