
2 minute read
2 Montagem de abrigo Nissen Hut
from MODULARES: proposta de abrigo efêmero para população em situação de rua no Município de Mogi d. C.
Figura 5 — 1 - Abrigo portátil Nissen Hut, de 1917. Elevação e seção de abrigo típico. 2 - Montagem de abrigo Nissen Hut
Fonte: Anders, 2007. Fonte: Disponível em: (https://www.flickr.com/photos/111021196@N07/11464366204/), editado pelo autor, 2021.
Advertisement
Até o ano de 1917, foram construídos em média 20.000 abrigos Nissen Hut, que forneceram acomodações para mais de 500.000 soldados. O sucesso se deve a modulação que facilitava o processo de montagem, sua transitoriedade e leveza.
No período da Segunda Guerra Mundial, os abrigos Nissen Hut não puderam ser construídos, visto a escassez do aço utilizado pelas indústrias bélicas, tendo sido substituído por habitações de concreto e de outros materiais compostos, que demonstraram sua ineficiência quanto a transitoriedade. Assim que o aço se tornou disponível novamente, os abrigos Nissen Hut reapareceram.
Os acontecimentos no pós-guerra contribuíram muito para o desenvolvimento de novos abrigos, com novas materialidades e tecnologias, mas os princípios norteadores se mantiveram os mesmos:
Adaptação ao local (terreno); Flexibilidade (layout e forma); Facilidade de transporte e montagem; e, Fabricação barata.
Nos anos 60, o exército Norte-Americano desenvolveu um abrigo formado por paredes infláveis e complementadas por fechamentos infláveis rígidos revestidos com alumínio. Esses abrigos eram utilizados para formar uma unidade hospitalar chamada “MUST” Medical Unit, Self-contained, Transportable (Unidade Médica, Auto-suficiente,
Transportável). Essa unidade foi muito utilizada na guerra do Vietnã e na guerra do Golfo.
Imagem 11 — Em outubro de 1966, o exército Norte-Americano montou a primeira unidade móvel hospitalar no Vietnã.

Fonte: Anders, 2007.
1.2.2.5 - Período pós-guerra e o desenvolvimento de abrigos transportáveis
A destruição vivida durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial deu início a uma variedade de respostas em termos projetuais, uma vez que os avanços tecnológicos aumentam exponencialmente em situações emergenciais, onde soluções inovadoras são levadas a sério para solucionar problemas e seu desenvolvimento se torna prioritário (ANDERS, 2007).
Com o desenvolvimento de técnicas pré-fabricação,e consequentemente a possibilidade de fabricação em massa, levou muitos arquitetos inovadores a desenvolveram projeteos de abrigos transportáveis.
O arquiteto alemão, Buckminster Fuller, desenvolveu inúmeros abrigos temporários transportáveis para uso militar durante a Segunda Guerra Mundial, porém, seu maior objetivo era construir habitações em tempos de paz, a partir do usufroto da tecnologia de produção em massa. Fuller era norteado por duas preocupações principais: o desejo de introduzir novos métodos de produção de habitações acessíveis (baixo custo de produção); e a importância do peso (massa) como um componente de projeto do edificio (ANDERS, 2007).