
1 minute read
Figura 3 Tenda nômade
from MODULARES: proposta de abrigo efêmero para população em situação de rua no Município de Mogi d. C.
1.2.2.2 Tendas Nômades
As tendas dos povos nômades ao Norte da África foram concebidas há milhares de anos sendo construções facilmente transportadas por duas pessoas “uma cultura transitória requer posses leves e transportáveis” (ANDERS, 2007). Isso se deve em decorrência de deslocamentos suscitados pelas atividades pastoris para que seus rebanhos de cabras e camelos tivessem pastagens mais frescas. Anders (2007) reforça a transitoriedade enraizada em uma cultura de características livres, onde se recusavam a permanecer em habitações de povoados sedentários.
Advertisement
Figura 3 — Tenda nômade
Fonte: Arch Urbs, 2012.
O tecido que cobre a tenda é composto por tiras de 60cm a 70cm e são costurados para formar uma cobertura resistente à tração exercidas pelos tirantes e prendedores. As tendas são tensionadas por pinos cravados no terreno, e quando estes não apresentam resistência, pedras ou arbustos são adicionadas para mantê-los tensionados funcionando como uma espécie de âncora (Figura 03).
As paredes de tecidos são dispostas ao redor da tenda suspensas por areia ou pedra. As divisões internas são feitas por cortinas, ou poder ser um espaço livre de compartimentação. As paredes podem ser levantadas para ventilação ou fechadas para proteger das tempestades de areia.