2 minute read

BOLO DE CARNE COM BACON

Next Article
Olho Vivo

Olho Vivo

Ingredientes:

800g de carne moída

Advertisement

1/2 cebola picada

1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

2 colheres (sopa) de farinha de rosca

1 ovo

500g de bacon fatiado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Recheio:

250g de queijo provolone ralado

1 xícara (chá) de requeijão cremoso

1 tomate sem sementes picado

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture bem os ingredientes do recheio e reserve.

Em outro recipiente, misture a carne moída, a cebola, o cheiro-verde, a farinha de rosca, o ovo, o sal e a pimenta até formar uma massa homogênea.

Reserve.

Em seguida, forre uma fôrma de bolo de buraco no meio de 22cm de diâmetro com as fatias de bacon, deixando que sobrem bordas para fora. Espalhe metade da mistura de carne na fôrma e por cima espalhe o recheio reservado, apertando bem.

Logo depois, cubra com a carne restante e feche com o bacon que sobrou para fora.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até assar e dourar levemente.

ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES COMPLETARIA 95 ANOS

Banco de Imagem

Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014) nasceu em São Paulo, no dia 4 de junho de 1928. Filho dos pernambucanos José Ermírio de Morais e Helena de Morais e neto do imigrante português Antônio Pereira Inácio. Estudou no colégio Rio Branco e no Colorado School of Mines, nos Estados Unidos, onde formou-se Engenheiro Metalúrgico, em 1949. Foi casado com Maria Regina com quem teve nove filhos.

Antônio Ermírio de Moraes foi membro de diversas organizações beneficentes, entre elas, a Associação Cruz Verde de São Paulo, a

Fundação Antônio Prudente e a Beneficência Portuguesa de São Paulo, da qual foi presidente, em caráter filantrópico, de 1971 a 2008. Foi também presidente do Hospital São José do Paraíso.

A Votorantim, fundada em 1918, por seu avô materno, originalmente uma indústria têxtil, cresceu e se diversificou na gestão de seu pai, o engenheiro pernambucano José Ermírio de Morais. Sob o comando de Antônio Ermírio e seu irmão mais velho José Ermírio, o Grupo Votorantim tornou-se um dos maiores conglomerados do mundo. O marco da expansão foi a fundação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em 1955, a primeira processadora desse metal no país.

A presidência do grupo foi assumida por Antônio Ermírio em 1973, depois da morte do pai. Além do alumí - nio, o grupo atua nas áreas de cimento, celulose, zinco, aço e suco de laranja. Antônio Ermírio possuía também o Banco Votorantim e a BV Financeira, que já recebeu por três anos consecutivos o prêmio de melhor financeira do país, pela revista Exame.

Em 1986, Antônio Ermírio candidatou-se ao governo do Estado de São Paulo mas, ficou em segundo lugar, perdendo para Orestes Quércia. Em 1974 recebeu o Prêmio Engenheiro do Ano.

Antônio Ermírio de Moraes escreveu artigos que foram publicados em jornais e revistas nacionais. Foi membro da Academia Paulista de Letras. Escreveu três peças teatrais, focalizando problemas brasileiros, “Brasil S.A.”, que tratava do mundo empresarial, a SOS Brasil, sobre a saúde pública e Acorda Brasil, sobre educação, encenadas em várias cidades. Trabalhava de segunda a sexta em seu escritório em São Paulo e era conhecido por ser uma pessoa simples que não gostava de ostentação.

Em 2008, Antônio Ermírio afastou-se do dia a dia da Votorantim, por questões de saúde. Em 2006, havia sido diagnosticado com Alzheimer e hidrocefalia.

Antônio Ermírio de Moraes faleceu em São Paulo, de insuficiência cardíaca, no dia 24 de agosto de 2014.

This article is from: