4 minute read

Brasil deve contar com maior número de praias e marinas certificadas pelo programa Bandeira Azul

Júri composto pelo Ministério do Turismo selecionou 34 praias e 11 marinas para avaliação internacional

Brasil deverá contar com um maior número de praias e marinas aptas a receberem a certificação do programa Bandeira Azul na temporada de verão 2023/2024. O júri nacional, que conta com a participação do Ministério do Turismo, aprovou na quarta-feira (30/5) a indicação de 34 praias e 11 marinas, que agora serão recomendadas para avaliação do júri internacional. A análise final será realizada no mês de setembro, durante o encontro de membros do programa em Copenhague, na Dinamarca.

Advertisement

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a entrada de novos atrativos naturais na iniciativa corrobora o trabalho do governo federal em prol do turismo sustentável e responsável. “Isso só reforça o esforço do Ministério do Turismo em dar atenção especial à sustentabilidade ambiental. É bom para o Brasil e, consequentemente, para o turismo, pois nossas praias e marinas serão reconhecidas internacionalmente como cases sustentáveis e proporcionarão melhor experiência por quem passar pelo nosso país”, destacou.

Do total de candidatos recomendados (45), 38 concorrem a renovações e 7 são novos candidatos. Na última temporada, 29 praias e 11 marinas foram certificadas com o selo que atesta práticas de turismo sustentável.

A coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, ressalta que todos os candidatos passaram por uma avaliação criteriosa. “O júri avaliou o cumprimento dos critérios através da verificação dos relatórios apresentados, ressaltando a importância de os candidatos enviarem relatórios com informações precisas e ordenadas. Novamente, foi identificada a necessidade de esclarecimentos pontuais de alguns candidatos”, disse. Para se qualificar para o Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

O principal objetivo do Programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro, incentivando a realização

Brasil deve contar com maior - Praia de Marvila em Anchieta/ES de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.

JÚRI - Além do MTur, também fazem parte do Júri Nacional do Programa representantes da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Sociedade Brasileira de

Salvamento Aquático (SOBRASA), da Associação Nacional de Municípios de Meio Ambiente (ANAMMA) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Anualmente, as entidades se reúnem para definir as praias, marinas e embarcações de turismo qualificadas ao prêmio e que serão submetidas ao Júri Internacional.

O BANDEIRA AZUL - O Programa Bandeira Azul

O PROJETO ‘MÚSICA NA FEIRA’ LEVA POP ROCK E PISEIRO

Os shows começam a partir das 11h, na feira livre do Parque das Águas promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

Pop Rock. Já aqueles que gostam de um piseiro, esse fica por conta da banda Zero Bala. Os artistas sobem ao palco a partir das 11h. Os visitantes podem desfrutar de boa música enquanto fazem suas compras.

- Desde o lançamento, o ‘Música na Feira’ tem se tornado um ponto de encontro para os amantes da música. O projeto conquistou o coração do público e agora atrai diversas pessoas para a Feira Livre aos domingos. Uma maneira de abrir espaço para o cenário musical dos nossos artistas locais. - explica o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan.

O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (www. fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (www. iarbrasil.org.br).

Exposição “Revoada” no Charitas

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realiza mais uma edição do projeto ‘Música na Feira’, no domingo (04). O even- to, realizado aos domingos, na feira livre do Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, tem a proposta de unir diferentes estilos musicais, como pop rock, sertanejo, piseiro, MPB entre outros, para proporcionar um momento descontraído para os moradores e visitantes.

Para animar o público, Os Kharas chegam com muito

Enquanto o público circula pela feira para ouvir música e realizar as compras, conta com um ambiente familiar, com barracas de alimentos e artesanatos que compõem o espaço para uma atmosfera única.

RIO DAS OSTRAS realiza ação de conscientização no Dia Mundial sem Tabaco

Município tem programa que oferece ajuda para pessoas que desejam parar de fumar

A Secretaria de Saúde, por meio da equipe do Programa Municipal de Tabagismo, realizou na quarta-feira (31/5), na unidade de saúde do Âncora, uma ação de orientação sobre o tratamento para vencer o tabagismo.

O momento foi alusivo ao Dia Mundial sem Tabaco, data que marca ações de conscientização sobre os riscos à saúde provocado pelo fumo.

Rio das Ostras oferece ajuda para quem precisa de apoio para deixar de fumar. Os interessados podem entrar em contato com a equi- pe pelo número 22 27722439 ou se dirigir às terças e quartas-feiras, de 8h às 17h, ao prédio da Secreta- ria de Saúde, situado na rua Ethelberto Fontes, Quadra 9, Lote 1, Loteamento Campomar, sala 112, para reali- zar o agendamento.

DIA MUNDIAL SEM

TABACO - O Dia Mundial Sem Tabaco é uma campanha mundial celebrada anualmente em 31 de maio. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca alertar e conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro e dos dispositivos eletrônicos de fumo – cigarros eletrônicos para a saúde.

O Dia também tem como objetivo alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, a cada ano, mais de 8 milhões de pessoas morrem devido aos impactos da indústria do tabaco.

Na quarta-feia (07), mostra de origamis “Revoada” da artista plástica

Claudia Silva. Aberta ao público, as lindas e esvoaçantes obras mostrarão a versatilidade da dobradura, uma milenar expressão artistica japonesa.

Claudia Silva multiplica seu talento pintando telas e criando quillings. Para seus origamis ela usa papel, tinta, linha, tela e cola.

Endereço: Avenida Assunção, 855, Centro, Cabo Frio.

7 - Variedades Tribuna dos Municípios

This article is from: