
1 minute read
Presidentes do Brasil e da Finlândia falam em ampliar cooperação em várias frentes
Mandatários tiveram reunião bilateral nesta quinta-feira, em Brasília, e discutiram a proteção ao meio ambiente, inovação, conquistas sociais, comércio e investimentos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a visita do presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, na quinta-feira (1º), no Palácio Itamaraty, em Brasília. Eles tiveram uma reunião bilateral e foi assinado um acordo de cooperação entre os países. Depois, fizeram uma declaração à imprensa antes de almoçarem.
Advertisement
No encontro, a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, e a embaixadora da Finlândia, Johanna Karanko, assinaram o Acordo sobre Serviços Aéreos entre os dois países. Segundo Lula, a ideia é ampliar as parcerias com a Finlândia para outras áreas.
“Tenho muita admiração pelas conquistas da sociedade finlandesa”, disse. “A Finlândia é um país com baixos índices de desigualdade, líder em inovação e pioneiro na concessão de direitos políticos às mulheres. No Brasil, também estamos comprometidos em avançar de maneira decisiva em todas essas áreas”.
Para Lula, o futuro das relações entre os dois países é “a cooperação em ciência, tecnologia e inovação. A Rede de Inovação Brasil-Finlândia reúne pesquisadores e especialistas e fortalece vínculos entre a pesquisa básica e aplicada dos dois países. Maior colaboração em áreas como comunicações, segurança cibernética, tecnologia militar e transição ecológica certamente trará benefícios concretos”.
O Presidente Lula ouviu igualmente as considerações do presidente Niinisto sobre a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, país com o qual a Finlândia partilha mais de mil e trezentos quilômetros de fronteira.
PROTEÇÃO AMBIENTAL - Na reunião bilateral, os








