14 minute read

Prefeitura de Macaíba visita COP-BH para conhecer Observatório do Espaço Urbano

O prefeito Emídio destacou que realizará em Macaíba, ainda no decorrer deste ano, um concurso para formar a Guarda Municipal , instituição que ainda não existe naquela cidade. De acordo com Emídio, está prevista também a inauguração do Centro de Operações Integradas em Segurança Pública (COISP) de Macaíba. Ele avaliou a experiência de Belo Horizonte como sendo fundamental para o amadurecimento desses projetos. O gerente do Observatório do Espaço Urbano, Mário Monteiro, explicou aos visitantes a importância da integração de dados para as análises e ações do COP-BH.

Todas As Divis Es Est De Volta A R Dio Roquette Pinto

Advertisement

Programa irá ao ar toda segunda-feira, às 21h30

Na segunda-feira (15), às 21h30, retorna a programação da Rádio Roquette Pinto o programa Todas as Divisões. Agora sob o comando de Daniel Santiago e Gustavo Guerra, a atração tem o objetivo de noticiar as principais informações sobre os times de das divisões inferiores do estado do Rio de Janeiro.

O prefeito da cidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte, Emídio Júnior, visitou as instalações do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), na quarta-feira (10), acompanhado do secretário de Segurança Pública do mu- nicípio, Rondinelli Dantas. Eles vieram à capital para conhecer o trabalho realizado pelo Observatório do Espaço Urbano. Os dois foram recebidos pela diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro e sua equipe técnica.

O evento foi realizado no Hotel Wyndhan na segunda-feira (08). O responsável e idealizador do projeto Ulisses salgado junto com a produção AG Altl , apoio do evento do Grandes Negócios e com a assessoria de imprensa da Orion assessoria e produções tendo como diretora Dana Blanco.

A Gerência do Observa- tório do Espaço Urbano tem como competência produzir informações para subsidiar o monitoramento da cidade, para possibilitar a pronta resposta de ocorrências, a gestão de situações críticas, as operações integradas, entre outras medidas.

“O Observatório do Espaço Urbano compila os dados, modela as informações e produz conhecimento para diversas ações, como as preventivas. Os dados da BHTrans, por exemplo, aliados aos da Subsecretaria de Fiscalização, geram informações importantes para atuarmos na prevenção contra o furto de cabos semafóricos”, destacou Mário.

Criado no ano de 2021 e pioneiro no rádio fluminense, o Todas as Divisões busca trazer o protagonismo para equipes tradicionais do nosso futebol, mas que não são notadas pela grande mídia. O programa fará a cobertura das 5 divisões do Campeonato Carioca, das Séries

C e D do Campeonato Brasileiro, entre outros torneios, que contam com a participação de times de mais de 30 municípios do Rio de Janeiro.

“O futebol brasileiro é muito amplo, e foi moldado através dos campeonatos estaduais. São dessas competições que saem grandes craques, que chegam aos principais times do mundo e a Seleção Brasileira. Para essas equipes, é de suma importância ter um espaço na mídia, apresentar o seu trabalho. Isso faz com que mais pessoas despertem a vontade de torcer e acompanhar por eles. Nosso objetivo também será ser um canal de comunicação entre as equipes e o seus torcedores”, destacou Daniel, que está na Roquette desde 2021, e já noticiava diariamente as principais informações das equipes de menor investimento no programa Painel Esportivo.

Além da cobertura das competições de divisões inferiores, o Todas as Divisões trará aos ouvintes conteúdos históricos, e contará com a participação ativa dos torcedores, que poderão relatar suas histórias com os times de coração.

“O universo de times de futebol do Rio de Janeiro é imenso. A cobertura das equipes, na maioria das vezes, foca apenas nos clubes de maior investimento. O nosso objetivo é dar voz aos times que não têm poderio financeiro, mas possuem grandes trajetórias e histórias no futebol.”, disse Gustavo, que desde o ano passado atuava como comentarista no Todas as Divisões, que tinha a apresentação de Fernando Hawad.

O Todas as Divisões vai ao ar toda segunda, a partir das 21h30, na Rádio Roquette Pinto (94,1 FM).

O evento teve presença de vários artistas do meio da.passarela e moda e foi apresentado por Cacalo Matarazzo. Grandes empresários aproveitaram a noite para networking e celebrar esse grande evento com muito música comandada pelo Dj português e seus demais apoiadores .

A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Barra do Piraí recebeu retorno positivo dos municípios de Barra do Piraí, Valença e Rio das Flores em resposta à Recomendação expedida a partir de inquérito civil instaurado para apurar os reflexos da aprovação do Projeto de Lei 6.475/2022. O PL resultou na Lei nº 9.966/2023, que cria a APA do Médio Paraíba (APAMEP) para atuar no planejamento e gestão do Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba do Sul (REVISMEP). O referido inquérito foi instaurado em janeiro de 2023, e tem como principal objetivo apurar questões ligadas ao licenciamento ambiental das atividades e empreendimentos em seu perímetro.

Em 16 de janeiro deste ano, a 1ª PJTC-BP oficiou os referidos municípios para que que, à luz de toda a fundamentação exposta na Recomendação, “orientassem os seus órgãos de controle interno da legalidade, bem como seus órgãos ambientais respectivos, tais como as secretarias municipais de meio ambiente, a não violarem as regras de licenciamento previstas no art. 8º, inciso XV, da Lei Complementar nº 140/2011, de modo a preservar a competência do INEA para as atividades e empreendimentos existentes e a serem implantados ou desenvolvidos no perímetro da Unidade de Conservação de proteção integral REVISMEP”.

Com base no entendimento jurisprudencial do Supre - mo Tribunal Federal, havendo sobreposição de unidades de conservação de categorias protetivas distintas, deve prevalecer o regramento da Unidade mais protetiva. Caso os municípios concordassem com a prevalência do regime menos protetivo, da APAMEP, o licenciamento de determinadas atividades hoje proibidas pela REVISMEP poderia ser conduzido pelos municípios, e não mais pelo INEA. Em resposta à Recomendação do MPRJ, os municípios se comprometem a não violarem a legislação vigente e preservarem a competência do INEA para o licenciamento de atividades e empreendimentos existentes e a serem implantados ou desenvolvidos na Unidade de Conservação. Com isso, os Municípios se alinham à jurisprudência do STF e concordam que, na área de sobreposição entre a REVISMEP e APAMEP, prevalece o regramento da Unidade de Conservação mais protetiva (REVISMEP).

A Lei nº 9.966/2023 criou uma Unidade de Conservação (UC) do tipo Área de Proteção Ambiental (APA) em uma região do Médio Paraíba que atualmente é protegida dentro da categoria de Refúgio da Vida Silvestre (REVIS). Isso enfraqueceria a proteção daquele território, uma vez que as unidades de conservação do tipo REVIS possuem índice de proteção superior à categoria APA. Um Refúgio da Vida Silvestre é uma unidade de proteção integral enquanto uma APA é uma unidade que permite uso sustentável.

Apita a Roquete Pinto, agora são “Elas em campo”! O programa totalmente dedicado ao futebol feminino, inédito no rádio carioca, estreia na próxima segunda-feira, 15 de maio, às 21h. Com duração de meia hora, terá a apresentação de Luciana Zogaib e Amanda Vianna, com participações das também jornalistas Aline Bordalo e Luciana Campos.

A ideia de dedicar um espaço para a categoria que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário internacional foi de Luciana e Amanda.

“Ter um programa exclusivo para o futebol feminino no rádio carioca representa muito mais que um marco. É uma oportunidade ímpar de informar, desmistificar e atrair público para a modalidade. Para quem ama o futebol, é mulher e viveu o tempo da proibição da prática do futebol querendo jogar é a realização de um sonho de menina. E sucesso não é somente o que se conquista, mas principalmente o que você deixa para a sucessão”, explica Luciana, que comandou uma equipe formada por mulheres nas transmissões da rádio Ferj, narrou jogos da seleção feminina pela CBF TV e criou o site ‘Damas do Esporte’.

Da parceria com Amanda nas transmissões da rádio Roquete Pinto foi nascendo o projeto.

“Quando a Luciana propôs a fazer um programa voltado para o futebol feminino aceitei na hora, porque é inédito. As mulheres estão ganhando voz em muitos seguimentos, então por que não dar voz a essas jogadoras? Elas são talentosas e batalhadoras, assim como os homens”, complementou Amanda, que tem experiência em grandes coberturas esportivas pelas rádios Fluminense e Manchete.

As duas então apresentaram a ideia ao presidente, Fernando Nogueira, e à vice-presidente, Camila Grecco, que se animaram na hora.

“Achei incrível marcar minha passagem na rádio abrindo espaço para um programa 100% feminino. Espero que tenha vida longa e se multiplique pelas rádios do país “, contou Camila.

Para formar o time, foram convocadas mais duas mulheres - Luciana Campos e Aline Bordalo.

“A possibilidade de fazer o programa surgiu no ano passado, quando conversávamos sobre a importância de termos um espaço para debates sobre o futebol feminino. E o momento não poderia ser mais propício, pois é ano de Copa do Mundo e certamente o último de Marta com a camisa da seleção brasileira em Mundiais”, lembrou

Luciana, que dedica a carreira ao esporte desde 2016, comandando o programa Stadium, da TV Brasil e comentando jogos dos mais diversos campeonatos.

Quando surgiu o convite, Aline Bordalo já foi logo calçando as chuteiras para entrar em campo.

“Lá no início dos anos 2000 eu fui a primeira mulher a trabalhar numa transmissão de futebol no Ceará. Durante esta trajetória de mais de vinte anos enfrentei muito preconceito, por isso tenho consciência da importância que este programa vai ter para o rádio brasileiro. É uma honra estar participando de outro projeto pioneiro”, comemorou Aline, que foi repórter esportiva na TV Verdes Mares, SporTV, SBT e Band.

“Elas em campo” vai focar nas notícias dos clubes cariocas e também da seleção brasileira. Haverá quadros com entrevistados, de torcedores contando histórias que viveram no futebol feminino, curiosidades da modalidade ao redor do mundo e muita informação sobre os campeonatos. Para conferir, basta sintonizar na 94,1 às segundas-feiras, sempre às 21h.

Rio das Ostras amplia horário de vacinação contra a Covid-19 nas unidades de saúde

Obras de reforma já começaram e devem ser concluídas em quatro meses

A Prefeitura de Rio das Ostras iniciou a reforma da passarela Salles Ferreira, que liga a Praia de Boca da Barra ao interior da localidade, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores. Todas as estruturas de madeira da passarela já estão sendo retiradas e serão substituídas por concreto armado.

Com o valor total de R$ 775.883,30, a reforma deve ser concluída em quatro meses. Segundo a Secretaria de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, a primeira etapa se encerra com a conclusão da retirada de todo madeiramento do assoalho e guar- da-corpo. A próxima etapa consiste na execução de nova estru- tura em concreto armado com piso cimentado. Por último, serão instalados o guarda-corpo e o corrimão em aço galvanizado com pintura.

Museu Sambaqui da Tarioba é reinaugurado na abertura da 21ª edição da Semana Nacional de Museus

Na abertura da 21ª edição da Semana Nacional de Museus, que acontece de segunda-feira (15) a domingo (21), a Fundação Rio das Ostras de Cultura vai reabrir o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, após um período para manutenção. A solenidade está prevista para o primeiro dia da semana, dia 15, a partir das 9h30 e vai contar também com a exibição de um vídeo com entrevista do técnico em arqueologia Jubber de Decco.

As visitas serão guiadas e mediadas a cada hora onde serão apresentadas a história do próprio Museu como também da Casa de Cultura. No período da manhã, as visitas acontecem às 9h30, 10h30 e 11h30. Já no turno da tarde, os horários de visitação são 13h, 14h, 15h, 16h e 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as visitas são a cada hora, das 13h30 às 17h30.

A atividade de Rio das Ostras inscrita na Semana de Museus é a exibição de um vídeo recente do canal SeisSeguidores, com a autorização do professor Anderson Silva (responsável pelo canal no YouTube) com legenda e tradução em libras. O vídeo será exibido no Canal da Fundação do You Tube e presencialmente na Casa de Cultura, de 15 a 20 de maio, período em que o evento acontece em todo o Brasil.

21ª EDIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS – Esta edição traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” como par-

Na sexta-feira (12), o Centro de Convivência do Idoso (CCI) recebeu o ator Dudu de Oliveira, para ministrar uma palestra sobre teatro, cultura e cinema para idosos. Também foi realizado um bate-papo com o grupo de Teatro Trem da Vida do CCI.

Dezenas de idosos participaram ativamente da palestra sobre envelhecimento saudável. O encontro teve como objetivo incentivar os idosos a fazerem teatro.

De acordo com o secretário da Pasta, Niltinho de beloca, é gratificante poder proporcionar aos idosos essa experiência: “O nosso CCI está aberto para a Cultura e para diversas atividades que proporcionem qualidade de vida para os idosos. Que- te do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.

A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, produzidos de forma integrada a partir do reconhecimento de que ações em determinados campos de políticas públicas, afetam resultados em outros campos e estabelecem uma clara sinalização no sentido de que são maiores as chances de sucesso quando se parte da construção de consensos e da pactuação coletiva de metas. O tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” lembra-nos que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. Os museus também ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de

“bem-viver”.

Os museus contribuem ainda com a sustentabilidade ao buscar garantir que seus edifícios e processos sejam eficientes em termos de energia e recursos e que promovam práticas de conservação e preservação dos recursos naturais e culturais. Também trazem benefícios ao bem-estar emocional ao fornecer espaços de lazer e aprendizado onde as pessoas podem se conectar com a história, a cultura e a arte.

MUSEU DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO SAMBAQUI DA TARIOBA – Inaugurado em 1999, o Museu é aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, em reconstituição da pré-história da região.

Para que o público possa conhecer a história contada pelo depósito do Sambaqui, foi feita uma escavação linear, assim os objetos, es-

Divulgação queletos e conchas, dentre outros, podem ser observados em camadas ao longo das escavações por intermédio de uma passarela construída. Isto permite que o visitante acompanhe visualmente a sequência de camadas conservadas deste sítio. O espaço incentiva a prática de atividades educativo-culturais direcionada às escolas e atrai turistas curiosos para conhecer um pouco mais sobre a organização social e a cultura material do homem pré-histórico brasileiro.

A unidade possui uma área escavada com restos de esqueletos e exposição de objetos de adorno, ostras gigantes, conchas, pedras (batedores e quebra-coquinhos), que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização estimada entre quatro mil anos. O Sítio Arqueológico foi registrado com o nome Tarioba pelo IAB em 1967; o termo sambaqui é de origem tupi-guarani e significa acúmulo de conchas.

Todas as unidades oferecem repescagem de todas as doses dos imunizantes para o coronavírus e a dose de reforço Bivalente Para dar mais oportunidade para os munícipes completarem o seu esquema vacinal contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras ampliou o horário de vacinação em todas as unidades de saúde do Município.

A partir da segunda-feira (15), todos os postos de saúde realizarão as vacinas de rotina e de campanha das 8h30 às 16h30.

O Polo de Vacinação, em anexo à Secretaria de Turismo, continua imunizando contra o coronavírus neste horário de 8h30 às 16h30 e, no sábado (20), a unidade estará de portas abertas para a população, das 8h às 18h.

As unidades oferecem repescagem de todas as doses contra a Covid-19. Já para receber a Bivalente, os interessados devem ter idade a partir de 18 anos, já ter tomado, pelo menos, duas das doses das vacinas monovalentes contra a Covid-19 (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.

INFLUENZA – A vacinação contra a Influenza (gripe) continua nas unidades de saúde para toda população a partir de seis meses de vida, agora, das 8h30 às 16h30, e no Polo do Turismo neste mesmo horário.

A população pode se vacinar enquanto houver doses disponíveis nos postos.

A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias.

DOCUMENTOS- Para receber o imunizante é necessário a apresentação do CPF/SUS, documento de identificação e comprovação do esquema primário ou última dose de reforço com uma das vacinas contra a Covid-19.

Unidades vacinadoras do Município:

Esf Rocha Leão – Rocha Leão

Esf Cantagalo – Cantagalo

Esf Mar do Norte – Mar do Norte

Esf Clínica da Família – Âncora

Esf Âncora – Âncora

Esf Cláudio Ribeiro – Cláudio Ribeiro

UBS Mariléa – Jardim Mariléa

Esf Dona Ediméia – Nova Esperança

Esf Nova Cidade – Nova Cidade

Esf Operário – Operário

Esf Recanto – Recanto

Esf Cidade Praiana – Cidade Praiana

Polo de Vacinação – Extensão do Bosque

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 E INFLUENZA (15 a 19 de maio)

Locais: Unidades Básicas de Saúde de Rio das Ostras e Polo da Secretaria de Turismo

Horários: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Público-Alvo: Pessoas a partir de 18 anos

Repescagem das doses contra a Covid-19 e da vacina Bivalente (reforço) e da vacina contra a Influenza

Polo da Secretaria de Turismo - Sábado dia 20 de maio, das 8h às 18h Polo da Secretaria de Turismo que fica em anexo ao prédio da Secretaria de Turismo, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque. Repescagem das doses contra a Covid-19 e da vacina Bivalente (reforço) e da vacina contra a Influenza

Decreto Municipal Institui Patrulha Escolar

remos ver eles brilharem em diversas peças que vamos apresentar. É gratificante receber o Dudu aqui, um ator que está em evidência na Record, fazendo um trabalho belíssimo. Tenho certeza que essa experiência para nossos idosos, foi única”.

O ator foi convidado pela prata da casa, a atriz, professora e diretora teatral do grupo Trem da Vida, Cris Ferreira. Ela também será professora do curso de Teatroterapia que será aberto em breve no CCI. A atriz prata da casa, também fez seriados, filmes nas Tvs Record e Globo.

O ator Dudu de Oliveira, atualmente está participando da série “Reis”, da Record TV, e da comédia de ação “Abestalhados 2”. Antes disso, o sucesso como Abumani na novela “Gênesis”, também na Record TV, garantiu ao ator o convite para viver o anjo mensageiro do Rei Davi. O ator já participou de inúmeras novelas, séries e peças teatrais.

Está em vigor o Decreto Municipal 2.183 de 11 de maio de 2023, por meio do qual, o Prefeito de Búzios, Alexandre Martins, institui a Patrulha Escolar, que ficará sob subordinação direta da Guarda Civil Municipal de Armação dos Búzios. A GCMAB, realizará o patrulhamento preventivo nas unidades de ensino do município com o intuito de proteger estudantes e servidores, promovendo deste modo, uma cultura de paz na comunidade escolar, além do emprego de métodos e técnicas da justiça restaurativa, inclusive mediante convênios e parcerias com órgãos públicos.

Será competência da Patrulha Escolar, respeitar os órgãos federais e estaduais. Entre as atribuições estão as de realizar vistorias preven- tivas no ambiente escolar e imediações, em horários de entrada e saída das unidades escolares.

Além disso, a Patrulha também ficará responsável por preservar a integridade física dos professores e estudantes, garantindo o atendimento de ocorrências emergenciais, visando a diminuição visando a diminuição de violência no âmbito escolar. Além de realizar patrulhamento nas unidades escolares e em seu entorno, como forma de prevenção ou em caso de solicitações feitas pelas escolas, afim de garantir a ordem pública no local.

Todas as atribuições da Patrulha Escolar estão disponíveis no Diário Oficial do Município, de número 180 publicado na quintafeira (11).

This article is from: