2 minute read

Olho Vivo

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Aprovado

Advertisement

O ex-diretor da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa foi aprovado na quinta-feira (04), por unanimidade (16 votos a favor), pelos senadores membros da Comissão de Relações Exteriores (CRE) para o comando da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Corrêa foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de diretor da Abin em março. A indicação ainda passará pelo aval do plenário do Senado para que ele seja oficializado no posto.

Receita Ora O

carne louca sem dificuldade

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo

1,5kg lagarto (peça)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto

2 folhas de louro

1 cebola média picada

2 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de água

Salsa para polvilhar

Molho:

2 colheres (sopa) de óleo

2 cebolas grandes fatiadas

1 pimentão vermelho fatiado

1 pimentão amarelo fatiado

2 dentes de alho picado

1/2 xícara (chá) de azeitona verde ou preta fatiada

Maria Bethânia Viana Teles Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, no dia 18 de junho de 1946. Filha do funcionário dos correios José Teles e de Claudionor (Dona Canô), começou a frequentar o meio artístico junto com o irmão Caetano Veloso.

Em 1960 mudou-se para Salvador, com o objetivo de estudar. Em 1963 estreou como cantora na peça Boca de Ouro de Nelson Rodrigues. Em 1964 participou do show “Nós, Por Exemplo”, ao lado de Caetano, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé, da inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador.

O dia 13 de janeiro de 1965 foi o início de uma consagrada carreira, ao se apresentar no show “Opinião”, no Rio de Janeiro, a convite da cantora Nara Leão. A música de protesto “Carcará” foi seu primeiro sucesso. Nesse mesmo ano, gravou seu primeiro disco “Maria Betânia” (1965).

Em 1967 lançou o segundo disco “Edu e Bethânia” uma parceria com o cantor e compositor Edu Lobo. Nos anos seguintes, entre outros discos solo, lançou: Maria Bethânia (1969), A Tua Presença (1971), Drama (1972), Pássaro Proibido (1976),

1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

1/3 de xícara (chá) de azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Em 1976, junto com Caetano Velozo, Gal e Gil, formaram a banda hippie “Doces Bárbaros” para excursionar pelo país em comemoração aos dez anos de sucesso das carreiras dos cantores. O disco “Doces Bárbaros” foi gravado ao vivo.

Em seguida, Maria Bethânia lançou os álbuns: Pássaro da Manhã (1977), Álibi (1978), Mel (1979) e Talismã (1980), A Beira e o Mar (1984) e Memórias na Pelo (1989).

Década de 1990

Em 1990, Bethânia lançou o disco “25 Anos” para comemorar os 25 anos da carreira. Vários cantores participaram do disco, entre eles: Gal Costa, Alcione, João Gilberto, Hermeto Pascoal, Almir Sater e Toninho Horta.

Em 1992, lançou “Olho d’Água” quando reuniu algumas músicas com temas religiosos, entre elas: Ilumina, Medalha de São Jorge, Louvação a Oxum, Rainha Negra e Búzio.

Em 1993, lançou o disco “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, com músicas de Roberto e Erasmo Carlos, que fez um enorme sucesso. No mesmo ano, lançou a versão em espanhol “Las Canciones que Hiciste pra Mi”.

Década de 2000 show um

com Caetano Veloso no Pavilhão Atlântico em Lisboa, Portugal. Em dezembro, se apresentou, com Gilberto Gil, no Farol da Barra, em Salvador.

Em 2000, Maria Bethânia fez 35 anos de carreira que só foram comemorados em 2001, junto com o lançamento do álbum “Maricoti- nha”, no palco do Canecão, no Rio de Janeiro, quando reuniu os grandes nomes da MPB, entre eles, Chico Buarque, Caetano e Gilberto Gil. Em 2006, Bethânia venceu o “Prêmio TIM da Música” como “Melhor Cantora”, “Melhor Disco” com “Que Falta Você Me Faz” (2005, com músicas de Vinícius de Morais)

Santa Léia

Santo Ângelo

Ó Deus de admirável providência, que, no mártir Santo Ângelo destes ao vosso povo pastor corajoso e forte, concedei-nos, pela sua intercessão, ajuda nas tribulações e firme constância na fé. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

This article is from: