4 minute read

Estudantes do Centro de Formação Artística participam de intercâmbio

O último final de semana de abril, dias 29 e 30, foi bem proveitoso para as alunas do 2º ano do Curso Técnico de Dança e para a Turma de Técnica Masculina do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Acompanhados pela professora Ana Flávia Barreto e pelo Diretor de Dança, Hotton Luz, os estudantes participaram de um intercâmbio com a equipe da Cia das Artes Lídia Maria, localizada na Cidade de Maricá.

Advertisement

O objetivo foi promover uma integração entre os alunos riostrenses, que estudam ballet clássico com o Método Vaganova, com os estudantes da Cia das Artes, que ofereceram uma imersão no Método Americano Geroge Balanchine.

Na programação, as aulas de Ballet Clássico foram ministradas pela Professora

Festival de Poesia de Lisboa traz Adélia Prado como homenageada e exalta “a vida mais tempo alegre do que triste”

De 13 a 17 de setembro, acontece a 8ª edição do Festival de Poesia de Lisboa, evento que incentiva a leitura, fomenta a democratização da palavra e valoriza a poesia em língua portuguesa. Seu compromisso tem sido construir uma festa aliada às pautas urgentes que atravessam classe, raça, gênero, corpo e terra.

Depois de homenagear Conceição Evaristo, Mia Couto e Ana Luísa Amaral, o Festival de Poesia de Lisboa chega à sua oitava edição e destaca, mais uma vez, a obra de uma autora viva. A reverência é oferecida à Adélia Prado, escritora nascida em Minas Gerais, apadrinhada por Carlos Drummond de Andrade, detentora do Prêmio Jabuti e considerada a uma das grandes vozes da Poesia Brasileira. A escolha foi feita pela curadora desta edição, Gabriela Abreu, que é produtora cultural e criadora do Sarau Delas, em Lisboa.

Celebrar a alegria não significa ignorar as injustiças, a VIII edição do Festival de Poesia de Lisboa quer colocar luz no que nos faz alegres, nas belezas da vida, mesmo que elas ainda não existam de fato: vamos falar sobre elas. “Podemos criar para reivindicar e para reconstruir. Aproveitamos para dialogar sobre o desenvolvimento coletivo, criando pontes para travessias, expandindo horizontes e propondo dialéticas para a expansão do SER”, diz a curadora.

O evento acontecerá dos dias 13 a 17 de setembro, mas o trabalho curatorial dura oito meses, a contar da data de abertura das inscrições. O regulamento propõe a todas as pessoas, maiores de 18 anos, a criação de um poema em língua portuguesa com o tema “a vida é mais tempo alegre do que triste”. Os textos poéticos submetidos através do site do Festival, são avaliados e, se aprovados, passam a integrar a antologia desta edição, concorrem a 20 menções honrosas e ainda recebem prêmios para o terceiro, segundo e primeiro colocado, esse no valor de 500€. Todos os inscritos poderão participar (não obrigatoriamente) das atividades propostas durante o festival, tais como: oficinas, mesas redondas, palestras, poetry slam e lançamento oficial da antologia.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio. Para inscrever-se, basta acessar o Regulamento no website www.festivaldepoesiadelisboa.com, ler o documento com atenção a todos os pontos, preparar um poema inédito inspirado no tema e no texto curatorial, e submetê-lo através do formulário de inscrição. Depois, basta aguardar o contacto da equipa do Festival para pagamento da taxa e confirmação da vaga.

Ana Flávia Barreto, do Centro de Formação Artística, e pela Professora Lídia Maria. Além disso, foram oferecidas também aulas de Pas de Deux, Contemporâneo, Jazz e Danças Urbanas De acordo com a diretora do Centro de Formação Artística, Fabiana Nagib, esse intercâmbio foi importante para os alunos. “Com cer- teza foi um final de semana muito proveitoso, repleto de trocas e conhecimentos ampliados. Uma experiência muito enriquecedora para a formação das nossas bailarinas e bailarinos”, declarou a diretora.

Participaram do intercâmbio: Steven Gaspar do Amaral Guedes, Roberval Moacir Campana De Lima

Neto, Rômulo Castro Botelho Júnior, Miguel Roberto da Silva Buenaga Pérez, Arthur Flegner, Bruno Reis, Thiago Carvalho, Rogerio Carlos Filho, Guilherme de Oliveira Sacramento, Otoney Leal da Luz, Ana Flávia Barreto, Júlia Madureira Lage, Letícia Martins, Eduarda Vasconcelos da Silva, Yasmim Fontes e Jully Brandão Guidorne.

Alunos de Rio das Ostras aprendem como combater o mosquito Aedes Aegypti

da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

“Para o alcance dos objetivos e sucesso do Programa de Saúde na Escola - PSE, é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar interna e externa”, afirmou.

Com o co-patrocínio do Clube de autores, apoio institucional da Revista Philos e diferentes centros culturais lisboetas como parceiros (Valsa, Fábrica Braço de Prata, Livraria da Travessa, entre outros), a programação conta com temas como Adélia - Adília: A poesia do cotidiano; Escrevendo além da raça: experiências literárias; Mulher é desdobrável: maternidade e produção literária; Repente

Nu: a poesia lusotropical de Fernando Lemos. Na programação, nomes como Gabriela do Amaral, Lubi Prates e Mailson Furtado Viana já estão confirmados, outros autores estão por confirmar.

SERVIÇO:

VIII Festival de Poesia de Lisboa

Data: de 13 a 17 de Setembro de 2023, em Lisboa.

Valor: 70€ - Dá direito a participação e 3 exemplares da antologia “A vida é mais tempo alegre do que triste”, além do acesso a toda a programação da 8ª edição do Festival de Poesia de Lisboa.

Inscrições: www.festivaldepoesiadelisboa.com

Contato: diretoria@festivaldepoesiadelisboa.com

Rádio SIGA-ME BRASIL

Com a certeza de que a prevenção e a informação são as melhores armas contra a proliferação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, as escolas de Educação Infantil do Município, com o apoio do Programa Saúde na Escola, estão promovendo ações com personagem vivo representando o mosquito, para tratar da temática de Saúde Pública de modo lúdico e prazeroso. Na terça-feira (25/4), a ação na Escola Municipal

Ondina Pinto Marcondes, no Âncora, contou com o personagem do mosquito e, segundo a gestão da Unidade, na apresentação do tema ‘Moradia’, pertencente ao eixo temático da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Nesse dia, as crianças tiveram uma visita inesperada.

“A turminha do turno da manhã estava trabalhando moradia e olha quem apareceu na nossa casa?! O Mosquito da Dengue”, dis - se a gestora Maria José de Souza, descrevendo a atividade que atendeu a 120 alunos.

Para a professora de enfermagem e coordenadora do ‘Programa Saúde Na Escola’ na Secretaria Municipal de Educação, Silvia Mendes, a Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da Educação e da Saúde. É espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção

No Mar do Norte, os alunos da Escola Municipal Enedina Fidelis Moreira também desenvolveram diversas ações sobre a temática, como conta a diretora da Unidade, Elizângela Lopes. “Tivemos apresentação de história, vídeo sobre o tema e um espaço com possíveis lugares onde o mosquito da dengue pode se proliferar”, detalhou.

A conscientização e sensibilização ao combate do Aedes Aegypti, intitulado “Xô mosquito”, já aconteceu em algumas escolas pactuadas do PSE.

Outras unidades irão realizar com tema lúdico, cartaz e pinturas ainda no mês de maio. São elas a Escola Municipal Rio das Ostras, Henrique Sarzedas, Prefeito Cláudio Ribeiro e Creche Dona Senhorinha.

This article is from: