




Rio de Janeiro, Quarta-feira, 19 de Abril de 2023
Rio de Janeiro, Quarta-feira, 19 de Abril de 2023
Sete em cada dez secretarias municipais de educação não realizaram nenhuma ação ou poucas ações para implementação do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas, conforme pesquisa divulgada na terça-feira (18), em Brasília, pelo Instituto Alana e Geledés Instituto da Mulher Negra. Pág. 6
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na terça-feira (18), que há uma predominância na pregação da violência no ambiente da internet, e que a sociedade e as famílias devem assumir a responsabilidade pelo processo educacional das crianças e adolescentes. Para ele, as plataformas digitais devem ser responsabilizadas pelo conteúdo que ajudam a disseminar. Pág. 3
A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio das secretarias de Serviços Públicos, Ambiente e Urbanismo e Segurança e Ordem Pública (Guarda-Vidas) realizou na terça-feira (18) a remoção de diversos paus, ferragens e pontas de concretos de quiosques demolidos há mais de 20 anos na praia de Geribá. Pág. 2
No município de Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Rio, o projeto que mantém a Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), uma área particular, tem conquistado avanços. Em 20 anos, deixou de ser uma área de pasto. Além de proteger a Mata Atlântica e as nascentes do Rio Guapiaçu, pertencente à bacia hidrográfica que deságua na Baía de Guanabara, investe na restauração florestal, com mais de 430 hectares recuperados. Pág.5
A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio das secretarias de Serviços Públicos, Ambiente e Urbanismo e Segurança e Ordem Pública (Guarda-Vidas) realizou na terça-feira (18) a remoção de diversos paus, ferragens e pontas de concretos de quiosques demolidos há mais de 20 anos na praia de Geribá.
Segundo o coordenador de Guarda-Vidas, Rafael Fernandes, devido à ressaca, os restos da demolição antiga ficaram expostos na areia da praia, ocasionando perigo para os banhistas, usuários e praticante de esportes do local.
A ação conjunta das secretarias foi necessária para o remanejamento correto dos restos expostos no local, sem causar danos ao meio ambiente.
O secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) visitou, na segunda-feira (17), o município de Volta Redonda, no Sul Fluminense.
Na ocasião, ele conheceu os equipamentos e projetos voltados às pessoas idosas da cidade, que é referência nacional na execução de políticas públicas para os cidadãos 60+, além de conhecer projetos para a juventude.
Entre as agendas, Isquierdo teve uma reunião com o prefeito Antônio Francisco Neto, na sede da prefeitura. Por meio das secretarias de Esporte e Lazer e de Ação Comunitária, a Prefeitura de Volta Redonda realiza diversos projetos, que oferecem às pessoas idosas atividades físicas, oficinas produtivas para gerar renda e serviços de assistência social às pessoas idosas.
Após a reunião, o secretário foi ao Centro Dia Synval Santos de Atendimento às Pessoas Idosas com Alzheimer e Familiares e ao Centro Dia, um espaço multidisciplinar de atendimento à pessoa idosa.
“Fico contente em saber que o município de Volta Redonda seja tão engajado na implementação de políticas
públicas eficazes visando a promoção do bem-estar e da qualidade de vida de nossos idosos. Essa visita é muito importante para conhecermos tudo que funciona e que podemos implementar em todo o estado”, afirmou Isquierdo.
A equipe da Seijes, que também contava com a presença da superintendente de Envelhecimento Saudável, Lícia Mattesco, e do superintendente de Juventude, Luan Monteiro, também foi à Ilha de São João, onde as-
sistiram ao ensaio da primeira fanfarra da terceira idade do Brasil e conheceram o Parque Aquático Municipal, opção de lazer para a população do município.
Por último, Isquierdo conheceu o Centro Oportunizar, que desenvolve ações direcionadas ao Programa Jovem Aprendiz, em outras oportunidades de estágio e no mercado de trabalho.
Também participaram das agendas os secretários municipais de Ação Comunitária (Carla Duarte), Espor-
te e Lazer (Rose Vilela) e da Pessoa com Deficiência (Washington Alves Uchoa), de Volta Redonda, além do deputado estadual Munir Neto, do defensor público coordenador do Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa, Valmery Jardim Guimarães, o secretário do idoso de Búzios, Niltinho de Beloca, a presidente da Fundação Leão XIII, Luciana Calaça, e a presidente do Forjuve e coordenadora da Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez.
MPRJ obtém decisão para que Nova Iguaçu firme novos contratos ou assuma novamente a gestão de unidades de saúde públicas serviços de saúde nas unidades, seja para transferir a gestão, operacionalização e prestação desses serviços a entidades do terceiro setor, por meio de contratos de gestão com OSs.
A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana I obteve, na sexta-feira (14), decisão favorável em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada para que o Município de Nova Iguaçu firme novos contratos de gestão ou assuma novamente a administração do Hospital Geral de Nova Iguaçu, da Maternidade Municipal Mariana Bulhões e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Austin. A 7ª Vara Cível da Comarca de Nova Iguaçu acatou os argumentos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) de que a licitação para a contratação das Organizações Sociais (OSs) que hoje administram as unidades de saúde, realizada de maneira emergencial, não seguiu os parâmetros legais.
Na decisão, o Juízo destacou a ausência de planejamento da gestão municipal, seja para dar seguimento à execução direta dos
EXPEDIENTE
“A necessidade de planejar e executar gestão dos serviços de saúde do município na forma da lei não pode de modo algum ser considerado um ‘fato imprevisível’ para a administração municipal, ao contrário, é justamente sua tarefa e razão de existir. Há contrato administrativo vigente com a sociedade empresária RB Serviços Públicos e Projetos Municipais para a organização e realização de concurso público destinado ao provimento dos cargos efetivos do Executivo Municipal que se encontram vagos, inclusive na área da saúde, cujo termo de referência já foi modificado por diversas vezes. A situação configura realmente exemplo típico do que a doutrina convencionou deno-
minar como emergência fabricada, decorrente da inércia, da ausência de adequado planejamento do gestor e, em alguns casos, da má fé, da deliberada intenção de não realização de prévio e regular certame público para a escolha do contratado”, diz um dos trechos da decisão.
Outro ponto apontado como irregular na sentença foi o fato de que o município, no último dia 2 de março, encaminhou e-mail às OSs habilitadas na área da saúde solicitando a apresentação de proposta, em um prazo de 24 horas, para a prestação de serviços complexos e variados em cinco unidades de saúde, inclusive um hospital geral.
“Como lembrou o MPRJ, nem mesmo em tempos de contratações emergenciais para o enfrentamento da Covid-19 seria admissível prazo tão exíguo. Também é bastante inusitado, para dizer o mínimo, que, apesar do reduzidíssimo prazo de 24h, a OS Ideas tenha apresentado
Fundado em 26/02/91
Presidente: Aloisio Santiago Monteiro
Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000
Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189
Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360
E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com
Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787
Circulação
Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Norte e Noroeste Fluminense
Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Cuidados básicos em casa e a atualização da caderneta de vacina são medidas eficazes de prevenção contra gripes, resfriados e outras enfermidades.
Com a chegada do outono, é comum ocorrer o aumento de doenças respiratórias relacionadas à queda na temperatura. O Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMPR) em Armação dos Búzios, vem registrando um aumento no fluxo de pessoas, com cerca de 500 a 600 atendimentos diários de pacientes da cidade e região, incluindo crianças com crises respiratórias.
Segundo a diretora do HMP, Priscila Gasparetto, a incidência de doenças respiratórias apresenta um padrão sazonal, com picos bem demarcados durante o outono e inverno. A média de atendimento diário no pronto-socorro da unidade é de 70 crianças, número que, na estiagem, pode dobrar por causa desses casos respiratórios.
Os principais geradores desses problemas são os vírus do tipo sincicial respiratório (VSR), influenza A e B, Para influenza e Adenovírus. Juntos, esses vírus são responsáveis por cerca de 50 a 90% dos casos em crianças. As crianças mais atingidas são as menores de dois anos, com históricos de alergia crônica e de chiado no peito, bem como as que têm histórico familiar de asma. “Elas demandam atendimento médico nas emergências e apresentam pior evolução do quadro respiratório, geralmente com necessidade de hospitalização”, detalha Priscila.
Prevenção
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Búzios alerta para a importância da prevenção e cuidados básicos em casa, como manter a casa arejada e higienizada, adotar uma alimentação balanceada e uma boa hidratação. Além disso, a atualização da caderneta de vacina é fundamental para prevenir gripes, resfriados e outras enfermidades.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Búzios, Aline Gomes, enfatiza que “as pessoas não devem deixar de tomar a vacina contra a influenza/gripe anualmente e, agora, a dose de reforço com a bivalente, que previne contra a Covid-19, podendo ser tomada simultaneamente com a da influenza. Os pacientes que já sofrem com doenças respiratórias crônicas não devem abandonar o tratamento, deixando de tomar os medicamentos prescritos pelo médico.
É importante ressaltar que a gripe e o resfriado são infecções causadas pela entrada de vírus no sistema respiratório, podendo causar febre, tosse, dor de garganta, náuseas e falta de apetite. Por ser mais leve, o resfriado não oferece muitos riscos, mas ainda assim é importante procurar auxílio médico para tratá-lo, assim como a gripe que, por sua vez, pode evoluir para um quadro de pneumonia. Os pais e responsáveis pelas crianças devem adotar medidas de prevenção às infecções respiratórias, como a higiene das mãos com frequência.
PROCESSO 3803/2023
WALDIR VITORINO DUARTE CPF 974.950.427-53 torna público que REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 18/04/2023 a CERTIDÃO AMBIENTAL PARA LIGAÇÃO DE ÁGUA E LUZ (CA) para o imóvel localizado na Rua dos Sonhos esquina com a Rua do sossego, lote 13 Quadra 19 Lot. Parque dos Desejos - Bairro Capivara situado em Iguaba Grande - RJ. Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.
extensa proposta, autuada em mais de quatro volumes. Patente que o prazo de 24 horas teve o condão de inviabilizar que outras OSs consultadas tivessem pleno conhecimento dos serviços públicos demandados pela Administração Municipal e elaborassem seus planos de trabalho, além de impossibilitar a coleta da documentação necessária à participação no processo e confecção de proposta”, destaca outro trecho da decisão.
O Poder Executivo tem um prazo de 120 dias para cumprir a decisão, ainda sujeita a recursos. Além disso, o Juízo também determinou que as Organizações Sociais Ideas e IMP sigam executando o objeto dos contratos administrativos e prestando serviços de saúde nas unidades, até que seja devidamente comprovado o cumprimento da decisão, garantindo assim a continuidade da prestação do serviço público à população.
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.
Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.
Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.
Aumento natural no fluxo do hospital durante outono requer atenção à prevenção de doenças respiratórias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na terça-feira (18), que há uma predominância na pregação da violência no ambiente da internet, e que a sociedade e as famílias devem assumir a responsabilidade pelo processo educacional das crianças e adolescentes.
Para ele, as plataformas digitais devem ser responsabilizadas pelo conteúdo que ajudam a disseminar.
“Não é possível que eu possa pregar o ódio na rede digital, que possa ficar fazendo propaganda de arma, ensinando criança a atirar, é isso que vemos todo santo dia. A verdade é que uma criança de 6 anos, 9 anos, ela repercute na escola o que ela ouve dentro de casa”, disse, destacando que o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que a comunidade tem que assumir responsabilidade pelo que acontece nas escolas.
Para Lula, há uma mudança de padrão de comportamento na sociedade e não é possível permitir que o ódio prevaleça. “Quando a criança de 8 anos acha que arma é solução, ela
viu na Bíblia? Não. No livro escolar? Não. Ela ouviu do pai ou da mãe dentro de casa e é por isso que precisamos ter em conta que sem a participação dos pais a gente não recupera um processo educacional correto nas escolas”, argumentou.
Lula comandou, no Palácio do Planalto, uma reunião com os chefes dos poderes Judiciário e Legislativo, ministros de Estado, governadores, entidades representativas de prefeitos e parlamentares para discutirem políticas de prevenção e enfrentamento à violência
nas escolas. A ideia é criar estratégias de promoção da paz nas instituições educacionais e de combate aos discursos de ódio e ao extremismo.
Fomento
O governo federal também anunciou um pro -
grama de fomento para implementação de ações integradas de proteção ao ambiente escolar. As medidas somam R$ 3,115 bilhões para infraestrutura, equipamentos, formação e, principalmente, apoio e implantação de núcleos psicossociais nas escolas.
Para o presidente Lula, elevar muros e instalar detectores de metais não é a solução. “Não vamos transformar as escolas em prisão de segurança máxima, que não é a solução. Nem tem dinheiro para isso e nem é politicamente correto, humanamente e socialmente correto”, disse.
“Eu fico imaginando as crianças sendo revistadas nas escolas. Como seria patético para os pais, para o prefeito, para o governador, para o presidente da República, para as instituições desse país, uma criança de 8 anos ter que mostrar a mochila.”
O ministro da Educação, Camilo Santana, também propôs que estados e municípios criem comitês de discussão com as comunidades locais sobre a proteção ao ambiente escolar. “Esse é o momento de unirmos a todos, independentemente de questões políticas, partidárias ou ideológicas, o que está em jogo é a vida de crianças e jovens nesse país”, disse. Fonte: Agência Brasil
Na Inglaterra, governador se encontrou com executivos da empresa de computação em nuvem, que anunciou a construção de um Data Center no estado
O Governo do Estado tem investido em tecnologia como uma das principais ferramentas para melhorar a gestão e a prestação de serviços para a população. Para aprimorar a governança digital no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro se encontrou, na terça-feira (18), em Londres, com executivos da Amazon Web Service (AWS), empresa de computação em nuvem, que anunciou a expansão dos serviços no estado com a construção de um Data Center.
- A AWS possui clientes em todo o mundo, incluindo órgãos governamentais, e ter a presença da empresa no nosso estado nos trará mais segurança digital. O governo vem avançando, através do programa RJ Digital, na digitalização em áreas como saúde e educação. Atualmente, 2,3 mil serviços do Estado estão disponíveis no portal integrado de serviços digitais (www.rj.gov. br). A meta é tornar o Rio o estado mais tecnológico do país, 100% digital - anunciou Castro.
Hoje, o Rio de Janeiro tem um dos mais moder-
nos parques tecnológicos públicos do país e hospeda sistemas fundamentais para a gestão pública como, por exemplo, a matrícula informatizada. A modernização tecnológica permitiu maior capacidade de processamento e armazenamento de dados.
- Inauguramos um Data Center de contingência, garantindo mais segurança aos sistemas e dados estaduais. Também foi disponibilizada uma nova rede de transmissão de dados em alta velocidade do Governo do Estado, o Conect@.RJ. Mais moder-
na, segura e eficiente - explicou o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias.
A Amazon Web Service criará no estado uma nova Zona Local, infraestrutura que coloca a computação, o armazenamento, a base de dados e outros serviços perto de grandes centros populacionais, industriais e de tecnologia da informação. O espaço se junta às 16 existentes nos Estados Unidos e a outras 30 planejadas para serem lançadas em outros 26 países.
- As políticas públicas do governo têm nos atraído
Supermercados e hipermercados ficam obrigados a receber o descarte de óleo usado em fritura. É o que determina a Lei 9.994/23, de autoria da ex-deputada Cidinha Campos, que foi sancionada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, e publicada no Diário Oficial de terça-feira (18).
De acordo com a norma, os estabelecimentos comerciais e a indústria responsável pela produção e distribuição do óleo terão que destinar adequadamente o resíduo, bem como divulgar informações sobre a necessidade da coleta. Também deverão ser feitas campanhas para esclarecer sobre os riscos ambientais para os casos de destinação inadequada dos resíduos.
O produto coletado deverá ser encaminhado a pequenos fabricantes dos derivados. Em caso de descumprimento, os infratores ficarão sujeitos às penalidades do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A autora da medida explica que um litro de óleo de cozinha usado pode contaminar o equivalente a um milhão de litros de água, aproximadamente a quantidade consumida por uma pessoa em 14 anos. E, durante sua decomposição, o óleo libera gases tóxicos que causam o efeito estufa, contribuindo para o aquecimento da terra.
para investir no Rio de Janeiro. Já atuamos no estado, mas estamos ampliando os negócios e criando um Data Center – disse o gerente regional de Negócios para Setor Público da Amazon Web Service, Rafael Bittencourt.
Também participaram da reunião os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, o subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar.
“O óleo é um produto altamente prejudicial ao meio ambiente. Portanto, o correto reaproveitamento do produto contribuirá para reduzir a poluição ambiental decorrente de seu descarte inadequado”, justificou Cidinha.
Cláudio Castro negocia expansão da Amazon Web Service no Rio para melhorar prestação de serviços à população
O Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou na terça-feira (18) a Operação
Penalidade Máxima II para cumprir três mandados de prisão preventiva contra envolvidos na manipulação de resultados de jogos de futebol. A suspeita é de que o grupo criminoso tenha atuado em partidas Brasileirão Série
A e em cinco campeonatos estaduais. De acordo com a investigação, atletas cooptados recebiam de R$ 50 mil a R$ 100 mil para cumprirem determinadas ações durante o jogo, como tomar um cartão ou cometer um pênalti.
Um dos alvos de busca e apreensão é o jogador
Victor Ramos, da Chapecoense, segundo o ge. Em nota, o clube afirmou que “reforça o seu apoio e, principalmente, a confiança na integridade profissional do atleta”. No entanto, declarou “posicionamento totalmente contrário a qualquer tipo de situação que envolva a manipulação de resultados de
Família da venezuelana manteve uma empresa em Medellín, na Colômbia, para injetar dinheiro de origem desconhecida no mercado de câmbio
Novas informações sobre as manobras da venezuelana Mireles Zerpa no exterior, recolhidas por clientes lesados, revelam que a mulher de Glaidson Acácio dos Santos, o Faraó dos Bitcoins, montou um esquema transnacional de pirâmide financeira e de lavagem dos ganhos com os golpes.
A pista mais recente, depois da descoberta de negócios em Portugal e nos Estados Unidos, revela que a família de Mirelis manteve, entre março de 2020 e dezembro de 2022, uma empresa em Medellín, na Colômbia, destinada a injetar dinheiro de origem desconhecida no mercado de câmbio.
A Consultoria Y Tecnologia Avanzada S.A.S, registram as bases de dados do governo colombiano, pertenceu a Noiralis Zerpa, irmã de Mirelis, e a Juan Pablo Bonilla Guzman. Especialistas locais, consultados pelo GLOBO, explicaram que as características são típicas de uma “empresa-ponte” ou “conta-ponte”, que tem rendimentos devidos a um terceiro fora da empresa e é usada para lavar dinheiro de atividades ilegais e legalizar moeda ou renda e deixá-lo no mercado nacional por meio de terceiros.
Mirelis está foragida desde agosto de 2021, quando a Operação Krytpos, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), prendeu o seu marido e outros sócios do esquema. O casal foi acusado de montar uma pirâmide financeira disfarçada de investimento em bitcoins.
Atraídos pela promessa de lucro mensal de 10% sobre os valores aportados, cerca de 278 mil pessoas investiram um total de R$ 10 bilhões no negócio, segundo dados do cadastro de clientes lesados.
Do total amealhado pela organização, a Justiça Federal só conseguiu apreender R$ 400 milhões, além de imóveis, veículos e joias. Clientes lesados e administradores da falência da GAS, já decretada pela Justiça,
rastreiam o dinheiro ainda escondido pelos golpistas no exterior, com o objetivo de repatriá-lo e ressarcir os prejuízos.
- Se apreenderam apenas R$ 400 milhões, conforme se noticia, a GAS pode ser caracterizada como um verdadeiro esquema Ponzi. Glaidson e Mirelis são os Madorffs brasileiros e venezuelanos. As autoridades brasileiras devem seguir o dinheiro e intensificar as cooperações internacionais para que, além de recuperar o capital, impedir que outras pessoas caiam em golpeslamenta o advogado Jeferson Brandão, ex-cliente e um dos líderes do movimento de lesados em Cabo Frio.
Até a descoberta da empresa colombiana, já se sabia que Glaidson e Mirelis captaram clientes em Portugal com a KasteloKódigo Unipessoal Ltda, sediada em Lisboa, e também abriram a EYD Investment, em 2021, em Miami (EUA). Misteriosamente, a firma americana sofreu uma alteração contratual no dia 26 de agosto daquele ano, assinada por Glaidson, quando o Faraó dos Bitcoins já estava preso e impedido de praticar atos que implicassem na movimentação de patrimônio, pois estava com todos os bens bloqueados.
Um auditor da Receita Federal, consultado pelo GLOBO, disse que a EYD é um tipo de empresa (LLC) usada em operações de lavagem de dinheiro no exte-
rior, pois os seus donos não são obrigados a declarar a movimentação financeira ao fisco americano.
Noiralis, a irmã de Meireles, já está no radar das autoridades brasileiras desde o ano passado, quando recebeu uma transferência de cerca de R$ 2,3 milhões das contas da irmã à revelia da Justiça brasileira. Investigadores do caso apuraram que a operação foi efetuada na primeira quinzena de dezembro de 2021 pela Binance, espécie de bolsa de valores de criptomoedas, que foi usada pelos golpistas. Como a Binance registra em fontes abertas as operações de compra e venda de criptomoedas, os investigadores constataram a transferência de 10 bitcoins em favor de Noiralis Zerpa.
No ano passado, Mirelis, de um lugar secreto, ocupou as redes sociais para mandar um recado aos clientes da GAS: não tem dinheiro para indenizá-los. Seus advogados afirmam que os recursos disponíveis já foram usados para honrar os pagamentos a investidores nos dias seguintes à prisão de Glaidson e do fechamento da empresa.
Procurado, o advogado de Mirelis, Ciro Chagas, encaminhou uma nota: “Não temos qualquer informação sobre as pessoas e empresas citadas. Reafirmamos também que a Mirellis não possui sociedade nem relação financeira com referidas empresas citadas pelo jornal. Ciro Chagas e André Hespanhol, advogados de Mirella Zerpa”.
jogos”. O clube acrescentou que esta prática é antidesportiva e fere “os valores éticos e morais da modalidade”. A equipe de Chapecó também ressaltou que colabora com as investigações.
A ação é um desdobramento da Operação Penalidade Máxima, deflagrada em fevereiro e que resultou na denúncia de 14 pessoas, entre elas oito jogadores de futebol, na Série B. Os alvos da ação desta terça-feira tinham o modus operandi semelhante ao aplicado em partidas da segunda divisão.
A investigação identificou que a organização criminosa teria atuado “concretamente” em pelo menos cinco jogos da Série A do Brasileirão de 2022. De acordo com o MPGO, os suspeitos ainda teriam tentado manipular cinco partidas de campeonatos estaduais, entre eles Goianão, o Gaúchão, o Mato-Grossense e Paulistão.
“A investigação indica que as manipulações eram
diversas e visavam, por exemplo, assegurar a punição a determinado jogador por cartão amarelo, cartão vermelho, cometimento de penalidade máxima, além de assegurar número de escanteios durante a partida e, até mesmo, o placar de derrota de determinado time no intervalo do jogo”, informou o MPGO em nota. Segundo o MPGO, os jogadores eram demandados para realizar condutas previamente estabelecidas. O objetivo seria a obtenção de “grandes lucros em apostas realizadas em sites de casas esportivas”. Para isso, os envolvidos usavam contas cadastradas em nome de terceiros.
Busca e apreensão
Também são cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em 16 municípios de 6 estados. Os agentes apreenderam celulares, armas de fogo, munições e granadas nos endereços ligados aos envolvidos.
Entorpecentes foram levados para a 128ª Delegacia de Polícia
Rio das Ostras, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança –Proeis, combate o tráfico de drogas em todo o Município. Na madrugada de terça-feira (18), os policiais em serviço apreenderam, na localidade do Liberdade, 124 pinos de cocaína e 50 invólucros de maconha.
A equipe do Proeis Central realizava o patrulhamento ostensivo na localidade do Liberdade, popularmente conhecida como “Ilha”, quando avistou três indivíduos em atitude suspeita.
Ao notar a presença da viatura policial, os homens fugiram para o mangue, não sendo possível capturá-los. Os agentes realizaram uma revista no local em que os suspeitos estavam e localizaram uma sacola com as drogas.
Todo o material foi apreendido e levado para a 128ª Delegacia de Polícia de
Arsenal foi encontrado por policiais militares no Morro do Pau Branco; os agentes apreenderam diversos armamentos, granadas e rádios comunicadores
Policiais do 21° BPM (São João de Meriti) prenderam, na manhã de terça-feira (18), no Morro do Pau Branco, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, três suspeitos de integrarem uma milícia da região. No local, os agentes encontraram grande quantidade de armas, granadas e rádios comunicadores.
De acordo com o setor de inteligência da Polícia Militar, o Morro do Pau Branco é o local onde a milícia da Baixada fica concentrada. Nesta ação, os policiais apreenderam quatro fuzis, duas pistolas, seis granadas, cinco rádios, além de simulacros e carregadores.
Os presos, que não tiveram a identidade revelada, foram levados para a 64° DP (São João de Meriti) e ficarão à disposição da Justiça. Com esta apreensão, segundo a PM, 201 fuzis já foram recuperados em operações policiais na
Rio das Ostras. O coordenador do Programa em Rio das Ostras, Cosme Moreira, falou sobre o combate ao tráfico de drogas no Município.
“Não podemos deixar o tráfico de drogas se fazer presente no Município. Con-
tinuaremos apertando o cerco contra a criminalidade. A grande maioria dos agentes que se dedicam em suas horas de folga têm familiares ou até residem por aqui e desejam que a Cidade seja cada vez mais segura”, contou Cosme Moreira.
cidade. O primeiro trimestre dos últimos três anos (2021, 2022 e 2023) representa um aumento de 75% nas apreensões dessa arma que é considerada de guerra.
Apreensão de fuzil
vale prêmio No final do mês passado o Governo do Rio anunciou que vai ampliar os indicadores estratégicos para pagamento do Sistema Integrado de Metas (SIM), que serve para calcular adicionais nos salários de servidores, e vai bonificar agentes de segurança que
apreenderem fuzis. Esta medida estimula o trabalho policial e visa combater a circulação de fuzil, que é considerado uma arma de guerra. “O SIM é uma política pública que estimula o trabalho qualificado e integrado das forças de segurança. Vamos atualizar o sistema com novas propostas, como é o caso da bonificação pela apreensão de fuzis. O uso dessa arma de guerra é, infelizmente, uma peculiaridade do crime no Rio de Janeiro”, disse o governador Cláudio Castro.
No município de Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Rio, o projeto que mantém a Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), uma área particular, tem conquistado avanços. Em 20 anos, deixou de ser uma área de pasto. Além de proteger a Mata Atlântica e as nascentes do Rio Guapiaçu, pertencente à bacia hidrográfica que deságua na Baía de Guanabara, investe na restauração florestal, com mais de 430 hectares recuperados.
O presidente da Regua, o inglês Nicholas Locke, disse que é emocionante ver o projeto se desenvolver. “É muita emoção poder assistir o seu trabalho amadurecer e formar a reserva que hoje está aí. É incrível e muito gratificante ver a reação das pessoas que hoje estão preocupadas com o meio ambiente e vêm para Cachoeiras de Macacu ver essa área após 20 anos de trabalho. É muito importante poder mostrar uma árvore de 20 anos e ver como ela cresceu. Isso inspira a geração nova a seguir e continuar com esse trabalho”, afirmou.
A origem da Regua é a fazenda do Carmo, que foi comprada pelo também inglês Hilmar Werner, bisavô de Nicholas Locke, em 1907, e se tornou referência estadual na produção agropecuária inovadora, comercialização de madeiras nobres e produção de cachaça artesanal.
Destinos mais visitados
Entre os turistas estrangeiros que visitam o Brasil, 18,6% chegam motivados pela natureza ou por destinos de aventura. Em constante crescimento, esse tipo de turismo foi o motivo de 25,6% das viagens de lazer feitas ao país em 2021. O percentual representou avanço na comparação com o ano anterior, quando atingiu 20,5%. Os destinos mais visitados são Foz do Iguaçu, no Paraná, Rio de Janeiro e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, a cidade de São Paulo e Florianópolis, em Santa Catarina.
Mais de 45 projetos relacionados ao ecoturismo e turismo de aventura com investimentos privados podem ser consultado no Portal de Investimentos, organizado pelo Ministério do Turismo. “Portfólio digital de projetos no setor de turismo e um marketplace, que permite aproximar investidores, empreendedores e Poder Público”, disse à Agência Brasil, acrescentando que no estado do Rio há quatro projetos cadastrados na plataforma.
Apoio
Para Nicholas Locke, a
receptividade das pessoas ao projeto é fantástica, e a Regua representa um futuro melhor para o estado. “É outra força para lutar, continuar expandindo a reserva. Tudo que estamos fazendo é uma grande área de cinturão verde para o futuro do Rio de Janeiro, que carece dessa área que possa refletir o esplendor, a mágica da Mata Atlântica. Nós achamos a possibilidade de fazer isso. Tivemos receptividade tanto no Instituto Estadual do Ambiente (Inea] quanto dos
amigos da Prefeitura de Cachoeiras [de Macacu], das pessoas que nos visitam e dos pesquisadores . A soma dessa força é que energiza a gente para continuar expandindo e consolidando”, afirmou.
Retorno de animais
O trabalho na Regua inclui a restauração de habitats degradados e o patrulhamento de guarda-parques para evitar a caça e exploração predatória de recursos naturais. O resultado já foi notado com a reintrodução
de animais na área, como o mutum-do-sudeste, a jacutinga e a anta. Na parte de alagados, podem ser vistas capivaras e jacarés. Tudo isso ocorre com o apoio de instituições de pesquisa e ações de educação ambiental com as comunidades vizinhas.
“Winston Churchill falava que para a gente saber um pouco do nosso futuro, tem que conhecer o nosso passado. Esse projeto, de certa forma, é um resgate do passado, de valorizar o legado
ambiental. Isso soma todos os esforços de deixar alguma coisa para a frente, para as futuras gerações, nossos filhos, netos, de preservar uma área grande em escala que possa ser a casa mãe de toda a biodiversidade que aqui existe. É um dos lugares mais ricos do mundo, somente com a vegetação nativa”, disse Nicholas.
O coordenador nacional da Comissão de Governança do Caminho da Mata Atlântica e consultor do Caminho do Recôncavo no Movimento Viva Água, Chicão Schnoor, lembrou que a reserva tem um morro reflorestado que integra o projeto Caminho da Mata Atlântica, de 270 hectares, em diversos pontos da Serra do Mar, e para fortalecer as cadeias produtivas locais compra mudas de viveiros somente do Rio. “A gente fez questão, neste projeto, de mais de 60% [das mudas] serem de espécies dispersadas por animais, trazendo a fauna de volta ao lugar dela e árvores que não estavam tão presentes na floresta”, afirmou, revelando que mais de 85 espécies foram replantadas no local.
Para manter o projeto, uma das fontes de renda da Regua parte da receita da pousada, instalada dentro do local e que é procurada por visitantes interessados em meio ambiente e observadores de aves do mundo inteiro.
El Nagual
No distrito de Santo Aleixo, em Magé, na região metropolitana do Rio, outro projeto, também criado por estrangeiros, tem o objetivo de preservar as florestas, cachoeiras e rios do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde faz limite. A Ecovila El Nagual surgiu do desejo do casal formado pelo alemão Erhard, que passou a ser chamado de Eraldo, e a argentina Mariana. Os dois se conheceram na França e decidiram que queriam morar em um lugar tranquilo no Brasil. Depois de muita procura, encontraram o local onde resolveram iniciar o projeto que, além de preservar a região, ensinasse educação ambiental, elaborasse comida saudável e promovesse trilhas no Parnaso. “Nossa vida foi sempre aprendendo e fazendo. Sou formado em culinária, fiz hotelaria. O meu sonho agora
é preparar o terreno para dar um passo e deixar os mais jovens tomarem conta do meu sonho ou sonhar junto comigo”, disse à Agência Brasil.
Eraldo contou que a primeira vez que veio ao país foi em 1986, quando conheceu um casal de suíços que tinha uma pousada na Bahia. Ali começou a ver que queria uma vida diferente, sem dar valor ao consumismo. “De lá para cá, a cada ano só trabalhei para voltar e conseguir ficar [aqui no Brasil] vivendo o meu sonho”, revelou.
Segundo Eraldo, atualmente, a pousada que faz parte da El Nagual só funciona para receber grupos de visitantes. A decisão foi tomada para valorizar a qualidade do tempo do casal e organizar o trabalho para atender os clientes. “É preciso economizar o tempo, e como? Então, a gente atende só grupos. Aí, dois grupos por mês pagam os custos. A gente não tem grandes ambições financeiras de andar com carro zero, coisas assim. Eu tenho 60 e a Mariana, 55, não temos mais a mesma agilidade que com 30”, disse.
Entre os projetos brasileiros, em Guapimirim funciona o Refúgio Caminho das Montanhas, um hostel que recebe turistas e pessoas interessadas em fazer trilhas no Cânion do Iconha. O dono do hostel, Renato Bellizzi, que orienta as caminhadas, admitiu que a acessibilidade não é das mais fáceis, mas considera que como o trajeto passa por trechos maravilhosos, o visitante pode arranjar um jeito de resolver a situação.
“No percurso é preciso passar por canaletas de captação de água. Não há como contornar [essa passagem]. Em dias de céu mais aberto, a temperatura da água dos rios é mais agradável”, disse. Renato recomendou um tipo específico de calçado. “O melhor é ir de sapato fechado. São três travessias de rio. Quando chegar do outro lado, na outra margem, vai andar por trechos que podem machucar. Tem pessoas que vão de chinelo. Eu não recomendo porque pode ter espinhos, pedras soltas. Tira o sapato só quando atravessar o rio”, sugeriu. Fonte: Agência Brasil
uma sociedade mais justa, se não tiver uma educação antirracista”, argumenta a sócia e consultora em Educação de Geledés, Tânia Portella.
Temáticas
Segundo a pesquisa
“Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira”, 42% dos órgãos responderam que os profissionais têm dificuldade em aplicar o ensino nos currículos e nos projetos e 33% disseram não ter informações suficientes a respeito da temática. Quanto à periodicidade das atividades, 69% declararam realizar a maior parte dos eventos em novembro, mês do Dia da Consciência Negra.
Sete em cada dez secretarias municipais de educação não realizaram nenhuma ação ou poucas ações para implementação do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas, conforme pesquisa divulgada na terça-feira (18), em Brasília, pelo Instituto Alana e Geledés Instituto da Mulher Negra.
Eles ouviram, em 2022, gestores de 1.187 secretarias municipais de educação, o que corresponde a 21% das redes de ensino dos municípios, sobre o cumprimento da Lei 10.639/03, que
tornou obrigatório o ensino para o combate ao racismo nas escolas há 20 anos. Os municípios são os principais responsáveis pela educação básica. Do total, constatou-se que 29% das secretarias têm ações consistentes e perenes de atendimento à legislação; 53% fazem atividades esporádicas, projetos isolados ou em datas comemorativas, como no Dia da Consciência Negra (20 de novembro); e 18% não realizam nenhum tipo de ação. As secretarias que não adotam nenhuma ou poucas ações, juntas, somam 71%.
“Os municípios alegam como principais desafios para implementação da lei ausência de apoio de outros entes governamentais e falta de conhecimento de como aplicar a lei. Há indicação do baixo engajamento ou a resistência de profissionais a esse tema. Temos algumas frentes que a gente pode incidir para implementação da lei”, explica a analista de políticas públicas do Instituto Alana, Beatriz Benedito.
Para os institutos, os dados mostram a necessidade de compromisso político para a lei ser efetivada,
como ocorre nos municípios com ações estruturadas, em que há, por exemplo, regulamentos locais, recursos no orçamento, presença de equipe técnica dedicada ao tema e planejamento anual das atividades.
“[O resultado da pesquisa] mostra que não se leva a sério uma legislação, uma política pública. É compreensível que enfrentamos período longo sem investimento na área, o que não pode ser visto como justificativa. Não dá para ter uma educação de qualidade se não pensar em um ensino antirracista,
Caminhada com recolhimento de lixo, orientação sobre coleta seletiva, yoga e atividades esportivas fazem parte da programação
Uma manhã para pensar na responsabilidade e nos cuidados que todos devemos ter com o meio ambiente. No domingo (23), Rio das Ostras recebe a quinta edição do “Na Onda de Praia Limpa”. A concentração será às 8h30 no pátio do Shopping Tocolândia, em Costazul. Caminhada de coleta, instalação de novos contentores de resíduos, atividades esportivas e yoga fazem parte da programação, que se encerra às 12h.
A manhã de ações socioambientais e culturais começa com alongamento, seguido do grito de guerra do Projeto. Logo depois acontece a caminhada de coleta com saída da Praia do Remanso (Praça da Baleia). Em seguida, será servido um lanche, ofertado por meio de doações, e haverá um bate-papo com Juan do Siri Recicle sobre o aplicativo que movimenta a coleta seletiva na Cidade e a importância da educação ambiental.
Depois da palestra começam as atividades esportivas ao som do DJ Mix Tap. As
modalidades ofertadas são funcional, bodyboard, power surf e yoga, orientadas pelo
Ser+Fitness, Associação de Surf Bodyboard, Felipe Bruno Personal e Andorinha Instrutora de Yoga.
Durante a ação haverá ainda a coleta de óleo vegetal e a inauguração dos novos contentores de resíduos de metal, papel, plástico e vi-
dro que serão posicionados de forma permanente na orla de Costazul.
Uma iniciativa do Projeto Na Onda, a ação tem parceiros como The Golden Walk e a Sangha Platina Solaris. Nesta edição, também atua junto com o Coleta Ostrense e os quiosques Aloha, Point dos Amigos e Point do Surf.
O evento ainda tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Rio das Ostras.
SUSTENTABILIDADE -
O Projeto Na Onda foi idealizado por Érica Almeida e Raphael Miranda para ser um movimento que promove a sustentabilidade, a cultura, o esporte e a educação socioambiental a nível global, sempre atuando de forma conjunta com parceiros
A maioria dos gestores considera a diversidade cultural, literatura e alimentação como os temas mais importantes a serem tratados no ensino da história afro-brasileira.
Na avaliação de Tânia
Portella, os temas (música, danças, culinária) são interessantes para aguçar a curiosidade dos estudantes, mas as atividades curriculares não devem ser limitadas a esse enfoque.
“As participações ficam somente nessa linha de abordagem. A população negra contribuiu muito mais, na tecnologia, na escrita. Isso diz muito sobre hierarquização de saber e relações de
poder”, explica. “É preciso lidar com entendimento de porque temos uma sociedade racista, a juventude negra é morta, mulheres negras morrem mais no parto que brancas. Tudo está vinculado a fazer uma abordagem na escola, precisa ser problematizado também nas escolas”, acrescenta. Para a consultora Beatriz Benedito, são temas que despertam o diálogo e contribuem para formação de autoestima de crianças e adolescentes negros, “que muitas vezes nas escolas só se veem na disciplina de história, quando se fala da escravização. Mas a gente também reforça a importância de se discutir relações de poder, constituição de privilégios, reforçar em seus processos de ensinamento e práticas escolares noções que permitam que a reflexão avance”, afirma.
O que diz a Lei 10.639/03
A lei alterou as diretrizes e bases da educação nacional para a inclusão obrigatória do ensino da história e cultura afro-brasileira na rede pública e particular de ensino fundamental e médio. Conforme o texto, o conteúdo deve abordar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra e a participação do negro na formação da sociedade brasileira, nas áreas social, econômica e política.
Fonte: Agência Brasil
Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, encerra a campanha de vacinação com a Meningocócica C na quinta-feira (20). Diante da reta final, a Secretaria reforça a importância de se imunizar contra a doença.
A vacina está disponível para pessoas a partir de cinco anos de idade não vacinadas com a Meningocócica C. Os adolescentes de 11 a 14 anos devem ser imunizados com a vacina Meningocócica ACWY.
Os munícipes devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou o Polo da Secretaria de Turismo, que fica em anexo ao prédio da Secretaria de Turismo, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque.
A DOENÇA- A meningite meningocócica é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. Certamente está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas pela população. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando meningococcemia — infecção generalizada.
VACINA- O Calendário Nacional de Vacinação já disponibiliza regularmente a vacina para crianças aos 3 e aos 5 meses de idade, e mais uma dose de reforço aos 12 meses de idade. A vacina é gratuita e oferecida em todas as unidades básicas de saúde do Município.
e serviços. A primeira ação aconteceu em outubro de 2022.
“A meta do ‘Na Onda de Praia Limpa’ é transformar Costazul em uma orla que seja exemplo de sustentabilidade a nível nacional e global. Estamos implementando ainda o ‘Na Onda Verde’, que tem como objetivo promover a coleta de resíduos de estabelecimentos, implantar ecopontos pela Cidade e pontos de coleta seletiva pelas orlas”, conta Raphael.
Todos os quiosques de Costazul já aderiram ao “Na Onda Verde”, assim como o Shopping Tocolândia, que agora conta com um ecoponto para coleta de óleo vegetal e lixo reciclável. Em breve, 12 contentores serão espalhados pela orla, feitos com material reciclado.
Morreu na madrugada de terça-feira (18), o líder espiritual do povo Guarani-Kaiowá, o xamã Atanásio Teixeira, em Mato Grosso do Sul. Atanásio era um dos mais conhecidos ñanderus (rezadores) do seu povo e também fundador da Aty Guasu (grande reunião), assembleia geral em que os indígenas se organizaram para tratar da recuperação dos territórios kaiowá e guarani em Mato Grosso do Sul. Nascido em 1922, Atanásio era chamado de ñamoi (avô), por lideranças e rezadores de diferentes comunidades kaiowá, por conhecer as mais variadas técnicas ligadas ao xamanismo kaiowá.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), adiou para a próxima semana sessão do Congresso Nacional, que estava marcada para terça-feira (18). O adiamento atende pedido de parlamentares aliados ao governo, para que seja apreciado ainda neste mês a proposta do piso nacional da enfermagem. Já a oposição tinha expectativa de ser lido o requerimento para instalação da CPI mista dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A sessão foi remarcada para o dia 26 de abril.
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na terçafeira (18) que o governo não pretende mais acabar com a regra que isenta transações internacionais avaliadas em até US$ 50 e feitas entre pessoas físicas. A intenção de taxar esse comércio tinha sido anunciada pelo Ministério da Fazenda e pela Receita Federal, na última terça (11). Em conversa com jornalistas, Haddad ressaltou que a isenção é apenas para pessoas físicas, e que o governo vai buscar formas para aumentar a fiscalização e taxar empresas que, atualmente, burlam regras para receber o benefício de forma irregular.
Macarrão de panela de pressão
3 colheres (sopa) de óleo
3 dentes de alho amassados
1 cebola picada
2 cubos de caldo de carne
1 e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate
1 folha de louro
1 pacote de macarrão parafuso (500g)
3 xícaras (chá) de água
1 lata de atum sólido escorrido
Salsa picada para polvilhar
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, em fogo médio, aqueça o óleo e frite o alho até dourar. Adicione a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente o caldo de carne, o molho de tomate, o louro, o macarrão e cubra com a água. Tampe a panela e cozinhe por 5 minutos, após iniciada a pressão. Espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Misture o atum, polvilhe com salsa e sirva em seguida.
Santa
Santo Expedito
Senhor Deus, que na Economia da Salvação não adiais em nada o Bem que nos quereis fazer, concedei-nos pela intercessão de Santo Expedito a consciência claríssima da urgência de Vos servir e amar, para que efetivamente o concretizemos na caridade, rechaçando energicamente o flagelo da preguiça, do comodismo, da indiferença que rasgam a alma, de modo a que o único sangue transbordante de nós seja o do Vinho Consagrado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, e Nossa Senhora. Amém.
Nesta quinta, dia 20, o Projeto Soul da Casa apresenta no palco do Teatro Municipal Joel Barcellos, a partir das 20h, o espetáculo “Especial Beatles Kids” com vários talentos mirins que já se apresentaram no Festival de Covers de Rio das Ostras. Dentre os talentos que vão prestar uma homenagem aos rapazes de Liverpool, estão Ana Lu, Luma Gosling, Maitê Pizzorno, Marina Morgado, Bruna Jabor, Pietra, Luiza Libardi, Rafa Dutra, Rafa Filgs, Gabriela Velasco e Malu Pessanha.
“SE É DIFÍCIL CARREGAR A SOLIDÃO, MAIS DIFÍCIL AINDA É CARREGAR UMA COMPANHIA”
Lygia Fagundes Telles
Infância e Formação
Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo, no dia 19 de abril de 1923. Filha do promotor Durval de Azevedo Fagundes e da pianista Maria do Rosário Silva Jardim de Moura, passou sua infância em várias cidades do interior em função do trabalho do pai.
Seu interesse por literatura começou na adolescência. Com 15 anos, com a ajuda do pai, publicou seu primeiro livro de contos, “Porão e Sobrado”.
De volta à capital, estudou no Instituto de Educação Caetano de Campos. Em seguida, ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo. Nessa mesma época, cursou Educação Física na mesma universidade.
Ainda estudante, colaborava com os jornais “Arcádia” e “A Balança”, ambos vinculados à Academia de Letras da faculdade. Nessa época, frequentava os encontros de literatura com Mário e Oswald de Andrade.
Careira Literária
A estreia oficial de Lygia Fagundes Telles na literatura ocorreu
em 1944, com o volume de contos “Praia Viva”. Em 1947, casou-se com um de seus professores, o jurista Goffredo Telles Júnior, com quem teve um filho.
Lygia seguiu com a contínua produção de contos e romances, entre eles, “Ciranda de Pedra” (1954), no qual relata a história de um casal que se separa e a caçula vai morar com a mãe, onde vive os dramas ocultos de uma jovem de pais separados. (A obra foi posteriormente adaptada para uma novela na TV Globo).
Em 1958, Lygia publicou o livro de contos, “História do Desencontro”, que recebeu o Prêmio Artur Azevedo do Instituto Nacional do Livro. Em 1960 separou-se do marido. Em 1963 casou-se com o ensaísta e crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes. Nesse mesmo ano, publicou seu segundo romance “Verão no Aquário”, que recebeu o Prêmio Jabuti.
Junto com Paulo Emílio, escreveu o roteiro para o filme Capitu (1967), baseado na obra Dom Casmurro de Machado de Assis, uma encomenda de Paulo César Saraceni, que recebeu o Prêmio Candango de Melhor Roteiro Cinematográfico.
Prêmios e a Academia
A década de 70 foi um período da consagração de Lygia: O livro de contos “Antes do Baile Verde” (1970) recebeu o Prêmio Internacional de Escritoras, na França. O livro “As Meninas”, publicado
A obra traça um paralelo entre a vida de três pessoas que agitaram a juventude em um período conturbado da história do Brasil.
A obra “Seminário dos Ratos” (1977) recebeu o Prêmio PEN Clube do Brasil. “A Disciplina do Amor” (1980) recebeu o Prêmio Jabuti e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte.
Em 1982, Lygia Fagundes Telles foi eleita para a Academia Paulista de Letras. Em 1985, tornou-se a terceira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira n.º 16, no dia 12 de maio de 1987. Foi eleita para a Academia das Ciências de Lisboa.
A consagração de Lygia veio em 2001, quando recebeu o Prêmio Camões, que lhe foi entregue em 13 de outubro de 2005, durante a VIII Cúpula Luso-brasileira, realizada na cidade do Porto, Portugal. Em 2016 e aos 92 anos de idade, Lygia Fagundes Telles tornou-se a primeira mulher brasileira a ser indicada para receber o prêmio Nobel de Literatura.
Lygia Fagundes Telles faleceu aos 98 anos em São Paulo em 3 de abril de 2022.
Características da obra de Lygia Fagundes Telles
A obra de Lygia Fagundes Telles apresenta um universo
marcadamente feminino, embora comprometida em documentar a difícil condição de vida de uma sociedade frágil nos centros urbanos, uma literatura engajada, destinada a documentar a história trágica do país, como se lê em “As Meninas”. Por sua vasta produção literária é considerada uma das maiores romancista e contistas da literatura brasileira. Foi uma das mais destacadas representantes do Movimento Pós-Modernista no Brasil.
Frases de Lygia Fagundes
Telles
• Já que é preciso aceitar a vida, que seja então corajosamente.
• Não peça coerência ao mistério nem peça lógica ao absurdo.
• Se é difícil carregar a solidão, mais difícil ainda é carregar uma companhia.
• A distância mais curta entre dois pontos pode ser a linha reta, mas é nos caminhos curvos que se encontram as melhores coisas da vida.
• O menino então sorri e nem o inimigo mais feroz resistirá a esse sorriso de quem se oferece tão sem defesa.
• A beleza não está nem na luz da manhã nem na sombra da noite, está no crepúsculo, nesse meio tom, nessa incerteza.
Obras de Lygia Fagundes Telles
• Porão e Sobrado, contos, 1938
• Praia Viva, contos, 1944
• O Cacto Vermelho, contos, 1949
• Ciranda de Pedra, romance, 1954
• Histórias do Desencontro, contos, 1958
• Verão no Aquário, romance, 1964
• Histórias Escolhidas, contos, 1964
• O Jardim Selvagem, contos, 1965
• Antes do Baile Verde, contos, 1970
• As Meninas, romance, 1973
• Seminário dos Ratos, contos, 1977
• Filhos Prodígios, contos, 1978
• A Disciplina do Amor, contos, 1980
• Mistérios, contos, 1981
• Venha Ver o Por do Sol e Outros Contos, 1987
• As Horas Nuas, romance, 1989
• A Noite Escura e Mais Eu, contos, 1995
• Invenção e Memória, contos, 2000
• Biruta, contos, 2004
• Histórias de Mistérios, contos, 2004
• Conspiração de Nuvens, contos, 2007
• Passaporte para a China, contos, 2011
São José de Ribamar é o terceiro município mais populoso do estado do Maranhão e pertence à Região Metropolitana de São Luís. O nome da cidade é em homenagem ao padroeiro do Maranhão.
São José de Ribamar é uma cidade repleta de belezas naturais e possui encantadoras praias urbanas com boa estrutura. A praia de Banho fica próxima ao centro, na Avenida Beira-Mar. A praia de Panaquatira é considerada uma das melhores do município, com águas tranquilas ótimas para banho. As praias do Meio e Araçagy ficam bem próximas de São Luís, mas pertencem
a São José de Ribamar.
São José de Ribamar também possui paraísos de praias desertas e belas paisagens naturais com águas calmas e muito sol. Não deixe de conhecer, as praias de Jararaí e Boa Viagem, praias isoladas com belas paisagens naturais; a praia de Juçatuba, uma praia única cercada por manguezais e lindas paisagens; e as praias de Caúra e Ponta Verde, praias formadas por falésias e belezas naturais magníficas.
São José de Ribamar é o roteiro religioso mais visitado do Maranhão. Todos os anos, em setembro, a cidade se prepara para o Festejo de São José de Ribamar. Durante dez dias são realizadas romarias, missas campais e procissões, que colocam o festejo entre as maiores festas religiosas do Brasil.
A culinária de São José de Ribamar tem sabor bem característico à base de frutos do mar e peixes de água salgada típicos da região. Uma das iguarias do ribamarense é o peixe-pedra, muito abundante na região, que entre os meses de julho e agosto é realizado um festival onde servem este peixe cozido, frito, assado e escabeche.
500 mil romeiros visitam a cidade em setembro, quando depositam os ex-votos na Casa dos Milagres
São José de Ribamar na região Metropolitana de São Luís é um dos quatro municípios que integram a Ilha de São Luís, no extremo leste da Ilha, de frente para a Baía de São José, dista cerca de 40 km do centro da capital maranhense. O nome da cidade é em homenagem ao padroeiro do Maranhão. Na cidade de Ribamar encontra-se um dos santuários mais importantes do Norte-Nordeste. O atual território do município era área tradicional da etnia indígena dos potiguaras. Seu nome atual decorre da seguinte lenda: um navio que vinha de Lisboa para São Luís
desviou-se de sua rota e em plena Baía de São José, esteve ameaçado de naufrágio por grandes tempestades e vagalhões. Depois, quando da construção de uma nova igreja, resolveram fazê-la de frente para a entrada da cidade, não alcançada porque as paredes da igreja várias vezes ruíram, até que os fiéis compreenderam que ela deveria permanecer voltada para o mar. Os principais pontos turísticos de São José de Ribamar são: Monumento a São José de Ribamar, Igreja de São José de Ribamar, Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Casa dos Milagres, Museu dos Ex-votos, Loja de Artesanato e as Praias do Meio, Araçagi, Panaquatira, Ponta Verde, Jararaí, Juçatuba, Caúra e Boa Viagem.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São José do Ribamar!
1 – Monumento a São José de Ribamar
Com 33 m de altura, o monumento a São José é um dos maiores do país, ficando atrás apenas do Cristo Redentor com 38 m. O monumento retrata São José segurando firmemente a mão do Menino Jesus, simbolizando o carinho e a preocupação de ensinar os primeiros passos ao Menino Jesus. Em março de 1997, foi iniciada a construção do monumento e sua inauguração ocorreu em 04 de agosto de 1998.
2 – Igreja de São José de Ribamar
A Igreja de São José de Ribamar é um templo católico dedicado ao santo padroeiro do Maranhão. De acordo com a lenda, um navio português vindo de Lisboa com destino a São Luís se desviou do curso e foi parar na atual Baía de São José durante uma tempestade, sendo ameaçado por bancos de areia. A tripulação do navio teria invocado São José, sendo depois o navio afastado do perigo por uma onda e os tripulantes salvos. O capitão do navio teria erguido uma ermida com uma
imagem do santo. A igreja atual, construída em 1915 de frente para a orla é conside-
de Ribamar pelas graças, bençãos, curas e milagres concedidos por Deus, através da intercessão do santo padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar. Está localizado ao lado da Concha Acústica, embaixo do monumento a São José.
6 – Praia do Banho
A praia de Banho é a mais acessível da cidade, fica próxima ao centro, na Avenida Beira-Mar. Nela encontram-se bares e restaurantes muito frequentados nos finais da semana.
7 – Praia de Panaquatira
A praia de Panaquatira, considerada uma das melhores do município, recebe intensa influência das ma-
rés, alargando-se por vários quilômetros quando a maré está baixa, tornando-se ideal para passeios e caminhadas junto à natureza. Além disso, as águas tranquilas são ótimas para banho.
8 – Praia de Araçagi Praia de grande extensão e tranquilidade, é considerada um dis refúgios da cidade. Seu clima calmo e agradável fazem dela o cenário ideal para um belo dia na praia, seja para descansar ou praticar algum esporte. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias.
9 – Praia de Juçatuba
Juçatuba é uma praia única, cercada por manguezais e lindas paisagens. Quem gosta de aventura acabou de encontrar um lugar perfeito para camping. Já os mais acomodados podem curtir os dias numa das várias casas de veraneio disponíveis para locação. O acesso pode ser por terra em rodovia asfaltada, ou por via marítima. 10 – Praia de Caúra Caúra é uma praia formada por falésias e belezas naturais magníficas. Praia de mar calmo, com fácil acesso terrestre e marítimo, e propícia para esportes náuticos.
rada um símbolo da cidade.
3 – Gruta de Nossa Senhora de Lourdes Lourdes é uma pequena cidade francesa, localizada aos pés dos Pirineus, a 420m de altitude. Situa-se entre a planície e a montanha. No Santuário de São José de Ribamar, temos uma réplica da Gruta de Lourdes, onde todos os anos milhares de romeiros visitam e fazem suas orações, recordando Nossa Senhora de Lourdes que tem uma história tão bonita.
4 – Casa dos Milagres Idealizada para abrigar objetos dedicados a São José de Ribamar, o Salão das Graças, primeiro nome dado ao espaço, foi construído em 1895 e, em pouco tempo, foi tomado por peças de pessoas de vários lugares do Maranhão. Após a grande reforma de 2001, as peças foram realocadas para o Museu dos ex- votos e o prédio foi restaurado para abrigar a loja oficial do Santuário de São José de Ribamar.
5 – Museu dos Ex-votos Com um acervo catalogado, que possui desde mechas de cabelo, fardamentos militares a réplicas de monumentos, como a igreja matriz, o Museu dos Ex-Votos abriga objetos devocionais. São artefatos que simbolizam a gratidão dos romeiros e devotos de São José