2 minute read

Ingredientes:

1/4 de xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de mel

Advertisement

180g de chocolate meio amargo picado

1/2 lata de creme de leite (150g)

Modo de preparo:

Para a cobertura, em uma panela, leve ao fogo médio a água e o mel até levantar fervura.

Retire do fogo, misture o chocolate e mexa até derreter por completo.

Se necessário, volte ao fogo baixo.

Em seguida, misture o creme de leite e reserve.

TRIBUTO

Infância e juventude

Valentina nasceu em 6 de março de 1937 em Bolshoye Maslennikovo, ao norte de Moscou. Filha de trabalhadores, seu pai foi motorista de trator e sua mãe operária de uma fábrica têxtil. Ficou órfã de pai ainda criança, pois ele desapareceu na guerra da Rússia contra a Finlândia em 1940.

Adolescente, abandonou a escola e começou a trabalhar para ajudar nas despesas da casa.

Ainda jovem, Valentina se interessou por paraquedismo, ingressando em uma escola de treinamento aos 22 anos. Lá aprendeu e se apaixonou pelo ofício e realizou inúmeros saltos.

A viagem ao espaço

A década de 60 foi marcada pela Guerra Fria, conflito entre EUA e União Soviética que se manifestava - entre outra

Santa Balbina

Santa Léia

Senhor Deus e Pai, vossa bondade supera todas nossas expectativas. Sua graça nos concede muito mais do que precisamos. Fica sempre conosco e dai-nos, pela intercessão de santa Balbina, a coragem de enfrentar todas as adversidades do dia-a-dia. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Não duvide do poder da bondade, embora pareça que tudo está contra você. Um coração com Deus representa maioria, contra toda uma multidão desvairada. A bondade praticada em todos os momentos é uma sementeira que nos garantirá colheitas de felicidade e paz. Só quem planta bondade encontra dentro de si força de viver com Deus. Use, então, sem restrições, a bondade de seu coração.

Instalação

Valentina Tereshkova: a primeira mulher a viajar para o espaço

Divulgação coisas - pela corrida espacial.

É nesse contexto que Valentina é escolhida para ser a primeira mulher a realizar sozinha uma viagem espacial. Dois anos antes, o russo Yuri Gagarin havia alcançado a mesma proeza. Assim, em 16 de junho de 1963, Tereshkova embarca no Vostok 6 e parte rumo ao desconhecido. Ela permaneceu 71 horas no espaço e completou 48 voltas ao redor do Sol. Tereshkova foi escolhida pela sua capacidade e conhecimento em paraquedismo e também por ela ser membro do Komsomol, ala do partido comunista. Além disso, se encaixava no padrão de mulher que a União Soviética considerava ideal. Foram sete meses de treinamento até que Valentina estivesse pronta para, aos 26 anos, fazer sua única viagem ao espaço. A russa contou que durante os 3 dias que permaneceu fora da Terra sentiu náuseas e dores, além de piora na saúde

psicológica.

O retorno ao planeta foi complicado. Valentina quase precisou aterrissar em um lago, mas felizmente devido aos ventos, sua nave conseguiu pousar em terra firme.

Vida após a viagem espacial

Ao retornar, Valentina foi recebida pelo povo soviético como heroína. Uma estátua em sua honra foi colocada no local de sua aterrissagem. Além disso, uma cratera lunar e um asteroide foram batizados com nomes em sua homenagem.

Em 1963, Tereshkova se casa com o também astronauta Andrian Nikolayev e eles têm uma filha. Se divorcia em 1982 e se casa novamente com o médico Yuli Shaposhnikov. Ela decide sair do programa espacial em 1969, após de formar em engenharia pela Academia Militar da Força Aérea de Zhukovsky. Valentina passa a se dedicar à política. Hoje atua como deputada pelo partido do presidente Vladimir Putin, o Rússia Unida.

This article is from: