4 minute read

Búzios recebe evento de Va’a Maratona V1/V1R 2023

No dia primeiro de abril, sábado, a partir das 8h, será realizado o Campeonato Brasileiro de Va’a Maratona

V1/V1R 2023 – Com apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos, a prova que terá largada na Praia da Ferradura e chegada na Praia de Manguinhos, irá determinar o melhor atleta da categoria no ano de 2023. A competição já conta com 300 inscritos e é uma das seletivas para o Panamericano, que acontecerá no Brasil em novembro.

Advertisement

Considerada bastante desafiadora e técnica, a prova será realizada em mar aberto. Para o corpo técnico de juízes o formato contribui para que seja selecionado o melhor atleta tanto em técnica, habilidade física quanto psicológica.

O campeonato receberá atletas de diversos estados, como Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Brasília, Pará e Rio de Janeiro. Há ainda competido- res de escolas de Búzios e representantes das lendárias equipes SAMU, de São Paulo, HEE NALU, de Cabo Frio e VENUS, do Espírito

Santo.

O percurso será de 16 quilômetros, nas Categorias V1R e V1 masculino e feminino, Junior 19, Open, que existem mais de 90 ruas sendo asfaltadas em Búzios e escolas passando por adequações prediais, porque esse tipo de serviço é pago com recursos próprios.

O presidente do Condetur, Marco Navega, agradeceu a recepção da Secretaria de Turismo e falou da relevância de Búzios dentro do conselho. De acordo com ele, o evento serviu para colocar em evidência matérias tanto do interesse dos municípios como um todo, quanto dos interesses de alguns de forma isolada. “o Condetur consegue reunir iniciativa pública, que são as prefeituras, iniciativa privadas, que são os convention bureaux e o terceiro setor, as universidades do turismo, associações comerciais entre outros” disse ele.

Ainda de acordo com Navega, o trabalho do Condetur é unir as necessidades da iniciativa privada, que na opinião dele, conduzem o turismo, e associar isso ao papel das prefeituras. Ele disse que a região turística da Costa do Sol está totalmente formalizada e que o Condetur possui um estatuto registrado e uma diretoria eleita.

“Nossa intenção é colaborar e transformar o turismo que temos em um turismo de ex- celência para receber cada vez melhor os nossos visitantes”, disse.

O presidente do SindSol, Thomas Weber, disse que essa assembleia é fundamental: “O tratamento de todos os municípios em conjunto com a finalidade de atrair e para fazer uma gestão do turismo em conjunto, é fundamental. Nós precisamos ter muita atenção na realização de eventos, para não termos datas conflitantes e a regionalização é justamente isso, entre outros pontos importantes”, disse ele.

SOBRE O CONDETUR

O Condetur, formado em 2008, existe por força de um certificado outorgado pelo Ministério do Turismo, além de ser composto por 13 municípios e formado pela iniciativa privada, secretarias de turismo, convention bureaux e associações comerciais. O conselho iniciou sua atuação constituindo comissões de trabalho voltadas para a infraestrutura, capacitação, marketing/eventos e políticas públicas, que juntaram seus esforços aos da Diretoria e Conselho objetivando o desenvolvimento do turismo na região Costa do Sol.

Búzios recebe Festival de Stand Up Paddle no dia 2 de abril

O evento é organizado pela Federação de Stand Up Paddle do Rio de Janeiro (FESUPRJ), em parceria com Secretaria de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos. A ideia é promover a experiência de competição a praticantes iniciantes e amadores de Stand Up. Para quem desejar apenas assistir, o evento é gratuito.

As inscrições nas provas serão feitas única e exclusivamente pelo site da Federação de Stand Up Paddle. Os valores das inscrições terão um acréscimo de taxa administrativa. Os detalhes das provas serão divulgados nos canais oficiais do evento.

PROGRAMAÇÃO:

•7h as 9h – Entrega de kits para os participantes e orientações sobre as atividades.

•9h – Largada para a remada recreativa em um percurso de 1,5km em uma raia de boias.

•10h – Largada da prova de revezamento (300m de percurso).

•11h – Prova de SUP Técnico válido para o estadual de Stand Up Paddle.

•12h – Premiação dos campeões estaduais de 2022 e premiação da prova do SUP Técnico.

VALORES DE INSCRIÇÃO:

– Atleta SUP avulso – R$75,00

– Atleta SUP filiado – R$35,00

Master 40, Master 50 e de 10 quilômetros nas Categorias V1R e V1 masculino e feminino, Parav’a, Junior 16, Máster 60 e Master 70.

CATEGORIAS DA PROVA DO SUP TÉCNICO:

– Masculino e Feminino nas seguintes classes:

– 18 a 25 anos / 26 a 35 anos / 36 a 45 anos / 46 a 55 anos / 56 a 65 anos / 66 acima

Todos os participantes receberão um kit com camisa, viseira, brindes e medalha de participação.

Os primeiros atletas do SUP Técnico receberão troféu de colocação.

EXPEDIENTE

Fundado em 26/02/91

O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

CNPJ nº 26.753.088/0001-06

Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559

Presidente: Aloisio Santiago Monteiro

Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000

Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189

Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360

E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com

Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense

Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.

Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.

Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.

This article is from: