3 minute read

Guarda Civil Municipal participa de evento em Brasília

lei 13022 e capacitação pautada nas matrizes curriculares, o comando da GCMAB ainda foi até a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e buscou recursos diretos para Búzios que irão equipar a GM em diversos aspectos e, com isso, trazer mais segurança para toda a cidade.

Mundo joga um

Advertisement

A corporação da GCM de Armação dos Búzios foi representada pelo comandante Otávio Azevedo e o Subcomandante Daniel Bach na segunda-

-feira (27), em Brasília. O município de Búzios representou o Estado do Rio de Janeiro em um encontro que reuniu Guardas Municipais de todo o país no Ministério da Justiça, na Capital Federal. Além das pautas relativas às guardas em esfera nacional, como completa implementação da

Ao fim dos dois dias de trabalhos, os representantes avaliaram com muito proveitosa a viagem e terão uma reunião com o Prefeito Alexandre Martins para apresentarem os resultados e alinhar os próximos passos desse que pode ser um avanço até então inédito na Guarda Civil Municipal de Búzios.

Secretaria de Estado do Ambiente e Inea desmobilizam extração ilegal de ouro no Norte e Noroeste Fluminense

Órgãos ambientais inutilizaram três balsas usadas para cometer o crime ambiental trimônio natural. Assim que recebemos denúncias de que isto estava acontecendo em nosso estado, a Secretaria mobilizou equipe para extinguir essa atividade ilegal que tanto prejudica o nosso meio ambiente. É essencial que a população denuncie os crimes ambientais para que possamos otimizar nossas fiscalizações”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagraram, na terça-feira (28) e quarta-feira (29), operação para desmobilizar exploração mineral de ouro ilegal que acontecia no rio Paraíba do Sul, entre Cambuci e São Fidélis e no rio Muriaé, em Laje de Muriaé. Através da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPPCCA), o órgão ambiental inutilizou três balsas exploradoras nos municípios do Norte e Noroeste Fluminense por meio do uso de fogo e em consonância ao artigo 111 do Decreto 6514/2008. A operação contra a mineração ilegal surgiu a partir de denúncias feitas às superintendências regionais do Inea. Nos locais de exploração, foram encontradas balsas utilizadas para a extração de ouro e indícios de utilização recente do equipamento, como roupas, compressor de ar em condições de uso e mangote para alimentar mergulhadores. Todas as estruturas foram desmobilizadas pela equipe do órgão ambiental estadual e, em ambos os locais, não foram encontrados os responsáveis.

“Temos visto pelo país diversas operações para coibir esta exploração ilegal de minérios que, infelizmente, ainda acontece no nosso pa-

Os órgãos ambientais estaduais registrarão toda a ação na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para posterior apuração por meio de inquérito policial. Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Volta Redonda oferece capacitação para PMs que queiram integrar Proeis

Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Ordem Pública, na Ilha São João, entre 3 e 5 de abril

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), irá promover um curso de capacitação para policiais militares voluntários que queiram atuar no Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança). Os interessados devem se inscrever na sede da Semop, na Ilha São João, entre os dias 3 e 5 de abril, das 8h às 12h.

São 105 vagas, com 35 alunos em cada dia. As aulas serão realizadas no mesmo local, das 9h às 12h. O objetivo é capacitar o policial militar para fazer o policiamento de proximidade do cidadão. O projeto é uma parceria entre a Semop e a Polícia Militar.

No momento da inscrição, os interessados – que devem ser apenas praças - deverão informar o posto ou graduação, RG, ID funcional, nome completo, endereço de e-mail e telefone de contato, além de escolher o dia que pretende comparecer à capacitação.

O Proeis junto com a Guarda Municipal (GMVR) será expandido em Volta Redonda, com mais cinco viaturas, que darão cobertu- ra em mais quatro regiões, contabilizando 45 bairros.

“Parecem que são muitos bairros, mas ficam bem próximos uns dos outros. O projeto é voltado para suplementar o policiamento, trazendo proximidade com a comunidade, interagindo com as associações de moradores, com os empresários e os centros comerciais, através principalmente de grupos de WhatsApp. Teremos bases integradas no Jardim Tiradentes e Santo

Agostinho, com viaturas e acesso às câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública)”, explicou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

This article is from: