3 minute read

caminhão de lixo, por minuto,

Nos Oceanos

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse na quinta-feira (30), Dia Internacional de Desperdício Zero, que a data tem como meta a conscientização sobre a importância de promover padrões sustentáveis de consumo e produção.

Advertisement

Em mensagem pelo dia, ele lembrou que, todo ano, 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados, mas 33% não recebem tratamento adequado. A quantidade equivale a um caminhão de lixo cheio de plástico sendo despejado no oceano a cada minuto.

Alimentos

Segundo Guterres, 10% de todas as emissões globais de gases de efeito estufa vêm do cultivo, armazenamento e transporte de alimentos “que nunca são usados”.

Para mudar esse cenário, ele pede que o mundo invista maciçamente em sistemas e políticas modernas de gerenciamento de resíduos, que incentivem as pessoas a reutilizar e reciclar tudo, “desde garrafas plásticas até eletrônicos antigos”.

Desperdício

Para o secretário, é preciso “declarar guerra ao lixo” e os consumidores devem agir de forma mais consciente.

Ele também cita empresas que precisam contribuir para uma “economia circular e sem desperdício”. Segundo dados da ONU, o setor de resíduos é parte da tripla crise planetária de mudança climática, perda da biodiversidade e poluição. Os objetivos das iniciativas de desperdício zero são proteger o meio ambiente, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde e o bem-estar humanos.

A Estratégia Global para Consumo e Produção Sustentáveis pode orientar essa transição. Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, Estados-membros e partes interessadas, o documento propõe a adoção de objetivos sustentáveis de consumo e produção em todos os setores até 2030.

Lixo O levantamento da ONU aponta que a humanidade gera cerca de 2,24 bilhões de toneladas de resíduos sólidos anualmente, dos quais apenas 55% são gerenciados em instalações controladas.

Todos os anos, cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados e até 14 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos ecossistemas aquáticos. Fonte: Com informações da ONU News

Quem passa de longe já é atraído pela beleza e grandiosidade do prédio, que desde o dia 16 de fevereiro abriga a nova Unidade Básica de Família Hermes Barcelos. A estrutura vistosa chama a atenção e enche de orgulho a população de Arraial do Cabo que há seis anos aguardava a inauguração do “posto de saúde do Sítio,” ou simplesmente do “postinho,” como era conhecido. Mas o que realmente tem marcado a vida das pessoas está dentro do prédio: o acolhimento humano e os serviços prestados à população são fundamentais para ampliar as condições de vida e garantir qualidade em saúde, como o exemplo do senhor Ismael Regly Staneck: “Eu nasci de novo. Os profissionais desse posto salvaram minha vida e somente por isso eu estou aqui, conversando com a senhora nesse momento,” disse seu Ismael.

A declaração impactante tem toda razão de ser. Quando o motorista aposentado de 76 anos chegou à Unidade Básica de Saúde, há cerca de sete meses, ele foi diagnosticado com câncer de pele, problema na tireoide e hérnia inguinal. No curto período de seis meses, seu Ismael foi operado para a retirada do tumor e da hérnia e, ainda deu início ao tratamento da tireoide. Na simplicidade das palavras de quem ganhou a vida de volta, o aposentado revela: “Aqui eu me sinto no céu. Em toda minha vida eu nunca recebi o tratamento que tive aqui e olha que eu nem pedi tudo isso,” comenta emocionado.

A Unidade de Saúde Básica Hermes Barcellos existe desde 1985, quando o município se emancipou de Cabo Frio. O posto foi instalado em uma casa pequena, que com o passar do tempo e a falta de manutenção foi se deteriorando. No ano de 2017 a casa foi totalmente demolida para dar espaço ao novo prédio. Seis anos se passaram até que em fevereiro de 2023 o novo “posto de saúde” foi devolvido à população.

Construído com design moderno e instalações amplas e confortáveis, a estrutura de dois pavimentos é totalmente climatizada. Um elevador e mapas táteis compõem o prédio. No primeiro andar há três consultórios, recepção, além de salas onde funcionam o consultório odontológico, de nutrição, de psicologia, do pré-natal, de obstetrícia, de curativo, de farmácia, de enfermagem e uma central de vacinas. No segundo andar há uma sala ampla onde funciona o Centro Municipal de Fisioterapia.

Atualmente a unidade tem 2.700 pessoas cadastradas: são moradores da área de cobertura do posto que compreende o Morro da Cabocla, o Sítio, a Praia dos Anjos e o Centro. Além dos serviços oferecidos para os cadastrados, o local é referência em reabilitação física, cujo serviço é estendido para pacientes de outras unidades e a Central de Distribuição de Vacinas também opera em parceria com outros postos.

O Hermes Barcelos funciona de segunda à sexta-feira com distribuição de medicamentos, consultas com clínico geral, obstetra, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. Também são disponibilizados tratamentos odontológicos e acompanhamentos de Hiperdia, pré-natal e puericultura. Para os pacientes acamados ou domiciliados, além das visitas da equipe médica, há também o serviço de fisioterapia.

O secretário Jorge Diniz se considera um privilegiado por ser o gestor da saúde nesse momento histórico, mas para ele o mais importante é trabalhar para manter o compromisso de melhorar a qualidade de saúde da população cabista. “Sem dúvida, como a população eu também estou orgulhoso desse feito, no entanto é evidente que fala mais alto a responsabilidade de pensar a saúde como um todo para continuar atuando a fim de promover mais qualidade de vida saudável para o cidadão de Arraial do Cabo,” destacou Diniz.

This article is from: