
3 minute read
O App contém todas as informações do evento que começa no dia 30
Todo o público poderá ficar por dentro de tudo que vai acontecer na 26ª edição do Encontro Internacional de Motociclistas de Rio das Ostras – Ostrascycle, que começa na próxima quinta-feira (30/3) e vai até domingo (02/4). A Prefeitura, por meio da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação, desenvolveu uma aplicativo que já está disponível gratuitamente.
Para ter acesso a programação, notícias sobre o evento, conhecer um pouco das bandas que estarão se apresentando, procurar hospedagem e assistir às lives do evento é só pesquisar “Ostrascycle” na sua loja de aplicativo IOS e Android e baixar.
Advertisement
O Ostrascycle 2023 contará com mais de 40 shows e quase 100 horas de muito rock n´roll. As principais atrações são Raimundos, na quinta-feira, dia 30, 23h; a cantora Pitty, na sexta, 31,
Rio de Janeiro é um dos estados com maior número de empreendedoras do país
Ronald
38% das mulheres lideram negócios no estado, aponta levantamento do Sebrae também às 23h; e o cover oficial do Metallica – Metallica Cover Brazil, que se apresenta no sábado a partir da meia-noite. A 26ª edição do Ostras- cycle é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, com organização dos motoclubes Jaguar do Asfalto e Ostradeiros. O evento conta com patrocínio da Nova Es- trela e Supermercado Azul, e apoio da AMO-RJ, SaaeServiço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras, Rio + Saneamento, Alternativa, Rede Trevo.
Pesquisa realizada pelo Sebrae, com base da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, no 3º trimestre do ano passado, aponta que o Rio de Janeiro, junto ao Ceará, são os estados com maior proporção de empreendedoras do país. Atualmente, 38% das mulheres estão liderando seus empreendimentos no estado. Em contrapartida, a média nacional é de 34,4%. Cinquenta e três por cento das mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro são chefes de família.
“O empreendedorismo é uma resposta para a busca de autonomia, realização de propósito e geração de renda, empoderando cada vez mais as mulheres em nossa sociedade”, comenta Carla Panisset, coordenadora de Empreendedorismo Social do Sebrae Rio.
Noventa e um por cento das donas de pequenos negócios no Rio de Janeiro trabalham por conta própria. Nove por cento são empregadoras, sendo que a maioria conta entre 1 e 5 funcionários. Os empreendedores homens obtêm um rendimento mensal 13,4% acima das mulheres, mesmo elas sendo mais escolarizadas. No Rio de Janeiro, 33% das empreendedoras contam com ensino superior completo.

Projeto de Mentoria Artística recebe a visita dos criadores do monumento à Baleia Jubarte
“Os negócios liderados por mulheres são menos competitivos, estão em setores menos imersos em tecnologia e ainda faturam menos. Elas também têm mais dificuldade em conseguir crédito para os seus negócios, apesar de pagarem mais em dia, as taxas de juros são bem mais altas em comparação aos homens. Muitas vezes as mulheres têm dupla ou tripla jornada de trabalho, elas passam menos tempo dentro das suas empresas. Isso influencia esse faturamento ser menor, mesmo elas sendo mais escolarizadas”, complementa Carla.
O Estado do Rio conta com mais de 941 mil empreendedoras, o que corresponde a 9,1% do país. Ficando atrás apenas de São Paulo com mais de 2,4 milhões (23,9%) e Minas Gerais com mais de 980 mil (9,5%).
SEBRAE DELAS Com o objetivo de impulsionar negócios geridos por mulheres, o Sebrae criou o programa Sebrae Delas. As empreendedoras do Estado do Rio de Janeiro podem se inscrever até 8 de abril, pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/ inscricao/sebraedelas. Ao todo são 200 vagas distribuídas para todo o estado e o Sebrae Rio oferece subsídio de até 90%. Podem participar microempreendedoras individuais, que com subsídio pagam R$ 150,00, e proprietárias de micro ou pequenas empresas, que com subsídio pagam R$ 350,00. O valor é único, pode ser parcelado em até 12x e o programa dura sete meses.
A trilha de capacitação do Sebrae Delas é composta por encontros presenciais e on-line, orientações sobre finanças e crédito, mentorias especializadas individuais, voltadas para o negócio de cada empreendedora, rodada de inovação aberta, sessão de negócios, além de muito networking.

Os artesãos participantes do Projeto de Mentoria Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura tiveram uma surpresa na reunião de segunda-feira (27), quando receberam a visita de Clara Arthaud e Roberto Sá, os artistas responsáveis e criadores do Monumento à Baleia Jubarte, instalado na Praça da Baleia, em Costazul.

De acordo com o mentor Rodrigo Pontes, a ideia inicial desse encontro foi permitir que o grupo tivesse acessibilidade e a vivência de conversar diretamente com os artistas que criaram o monumento que é cartão-postal da Cidade. “Como a temática inicial do grupo da Casa de Cultura é a Praça da Baleia, o encontro serviu para que os participantes tivessem a oportunidade de bater um papo com os artistas, tirar as suas dúvidas e conhecer como foi o processo criativo do monumento. Essa é uma forma para que eles tenham uma contribui- ção externa para inspirarem suas obras sobre o tema”, explicou Rodrigo. Para a artista plástica Vania carvalho, do Galpão das Artes, esse encontro, promovido pela Fundação, foi incrível. “No bate -papo encontrei potências da arte que estão tão próximos e acessíveis, mas que eu não conhecia. Eles passam uma simplicidade, um amor tão grande quando contam as histórias acerca de suas obras... É contagiante. Po- der estar ali diante de duas pessoas tão importantes e tão generosas me encheu de esperança. Conheci pessoas que trouxeram identidade para a nossa Cidade através das suas mãos. Isso fortaleceu a necessidade de que é preciso conhecer mais e mais cada detalhe de construção do Município. Só assim poderemos de fato desenvolver a arte voltada para nossa identidade cultural”, esclareceu Vania.
