
8 minute read
Fundação de Cultura divulga lançamento do edital SESC RJ Pulsar
As inscrições já estão abertas. Selecionados vão integrar a programação da instituição no ano de 2024
A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) informa aos artistas, grupos e produtores da Região que as inscrições para o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024 estão abertas. Além de fomentar e apoiar a produção artística e cultural, em suas diversas manifestações, comprometendo-se com o estímulo aos processos artísticos em desenvolvimento, com a formação de público e com a inclusão social, a iniciativa vai permitir que os selecionados integrem a programação da instituição no ano de 2024.
Advertisement
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no formato online, por meio do preenchimento dos formulários com dados do proponente e do projeto, disponíveis em https://editaldecultura. sescrio.org.br/. O prazo para inscrição termina às 17 horas do dia 6 de abril de 2023, e o resultado final será divulgado no dia 29 de setembro de 2023. A programação com os projetos selecionados terá início em 2024. As linguagens contempladas estão divididas por categorias e são elas: Artes Cênicas (Circo, Dança e Teatro), em duas linhas de ação - Circulação e Temporada; Artes Visuais (Exposição), Audiovisual (Expandido, Licenciamento e Produção), Literatura (Apresentação, Imersão e Lançamento), Música (Apresentação, Mecânica – DJ - e Roda de Samba) e Intervenções (apresentações volantes de
Artes Cênicas, Literatura e Música). Além de selecionar as atrações artísticas para a programação, este ano o Edital também incluirá os projetos estratégicos “O Corpo Negro”, “Baixada em Foco”, “Nova Música Convida” e ‘Palavra Líquida”. Esses projetos serão lançados ao longo do segundo semestre de 2023. É importante lembrar que cada proponente poderá realizar inscrição de até três projetos, porém só poderá ser selecionado um projeto por categoria. Para mais informações, como a documentação exigida, os pontos de apresentação e a especificação dos dados do projetos, os interessados devem consultar diretamente o Edital que está disponível no link https://editaldecultura.sescrio.org.br/
Aconteceu na manhã de quinta-feira (16), na Câmara Municipal, a segunda reunião entre os poderes Executivo, Legislativo e as forças policiais para discutir o ordenamento e segurança de Rio das Ostras.
Passado o verão, que é a alta temporada na região litorânea, Rio das Ostras já começou o planejamento para melhorar a segurança e o comércio legal no Município. A reunião contou com representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Am -
Começa na terça-feira (21), a Semana Teixeira e Sousa 2023. O evento, em homenagem ao escritor e romancista cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, vai até o dia 28 de março e conta com vasta programação, promovida pela Prefeitura de Cabo Frio, e coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura.
O tema deste ano é “De Teixeira e Sousa a Milton Nascimento – A Travessia Poética na Semana Literária”, cuja proposta é promover atividades literárias e culturais, associando a obra do escritor cabo-friense à do cantor e compositor, que completou 80 anos, no último mês de outubro. A abertura do evento será na terça, às 14h, na Praça Porto Rocha, em uma cerimônia em homenagem a Teixeira e Sousa, no busto do romancista. Em seguida, será aberta a feira literária.
Criada por meio da Lei Municipal nº 1.106/91, a Semana Teixeira e Sousa faz parte do calendário oficial do município desde 2012 e passou a constar também no calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, pela Lei Estadual nº 6.290/12.
Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa foi um escritor, poeta e dramaturgo cabo-friense, pioneiro do romance brasileiro. Filho do comerciante português Antônio Gonçalves, e de Ana Teixeira de Sousa, ele foi autor da obra “O Filho do Pescador”. Em 1855, Machado de Assis exaltou a obra lírica de Teixeira e Sousa, chamando-o de “gênio americano”. Falecido em 1861, aos 49 anos, Teixeira e Sousa inspirou Machado, que escreveu um longo poema dedicado ao escritor, que lhe ensinara o ofício da tipografia.
Confira a programação completa:
TERÇA-FEIRA 21
Praça Porto Rocha
• 14h – Abertura Oficial da Semana Teixeira e Sousa;
• 15h – Abertura da Feira Literária Teixeira e Sousa;
• 15h – Abertura das atividades na Tenda Cultural, Projeto Circo na Praça.
Câmara Municipal de Cabo Frio/ Corredor Cultural
• 18h – Exposição: Memórias de 31 anos de literatura Palácio das Águias
• 18h – Abertura da exposição e documentário “Maria Maria”, da fotógrafa Thammy Carvalho.
Casa de Cultura José de Dome (Charitas)
• Das 20h às 20h30 – Ato pelo Dia
Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
• Das 20h30 às 20h45 – Apresentação musical de Lethícia Barreto e Luan Estevão;
• 20h45 às 21h45 – Painel Literário
- “O Sagrado, as tradições, etnias e direitos”, com os convidados:
Gessiane Nazario, Robson Luis
Machado, Carolina Conceição e Mariana Gino.
QUARTA-FEIRA 22
Praça Porto Rocha
• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa
• 15h – Roda de conversa com mulheres quilombolas e homenagem à Hilda Pereira: “Poemas de uma
Senhora”, na Tenda Cultural;
• 17h – Performance da artista plástica Fava Silva: “Demarcação:
Uma força que nos alerta”
QUINTA-FEIRA 23
Praça Porto Rocha
• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa
• 15h – Contação de História com Maravilhas Bonecas, na Tenda Cultural;
• 16h – Oficina Poética - “Milton, Teixeira e Eu: a Travessia da Poesia em Corações de Estudantes”, com Andrea Rezende, na Tenda Cultural;
Jardim Esperança 15h – Projeto Circulê trabalhando o livro “Teixeira e Sousa Para Crianças”, da autora Rosana Andréia, na Escola Municipal E. I. Prof. João Trajano Bandeira Caixeiro, bairro Monte Carlo.
SEXTA-FEIRA 24
Praça Porto Rocha
• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa;
• 18h – Conversa com Octavio Perelló, sobre o tema: “A experiência da escrita, o objetivo de publicar e o objeto do mercado”, na Tenda Cultural;
• 21h – Show com Caio Batalha: “(En)Canta Milton”.
SÁBADO 25
Praça Porto Rocha
• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa;
• 21h – Companhia Musical Acorde Maior apresenta: “Milton: Nascimento, Encontros e Despedidas.”

Casa de Cultura José de Dome (Charitas)
• 18h – ALACAF: Painel temático, sarau festivo com música e poesia.
DOMINGO 26
Praça Porto Rocha
• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa
• 20h – Baile Charme e Slam: “Ecoando Vozes Negras” - Artistas cabo-frienses expressam na rua, as suas artes inspiradas nas obras Teixeira e Souza e Milton Nascimento.
Palácio das Águias
• 16h – Painel Literário - “A grande mídia e os movimentos populares”, com as jornalistas Clarissa Souto e Pétala Cormann.
SEGUNDA-FEIRA 27
Praça Porto Rocha
• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa
Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Sousa (Programação so- biente, Obras, Fazenda, Segurança Pública, Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura – Comfis, dos vereadores João Francisco, André Braga, Paulo Carvalho, Uderlan Hespanhol; o delegado da 128ª DP de Rio das Ostras, Ronaldo Cavalcante e o Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Tenente Veiga. Foram levantados os pontos da Cidade que necessitam de mais atenção e também foram discutidas mudanças que precisam ser feitas na legislação para adotar novas ações e políticas públicas. “O ordenamento da Cidade é uma responsabilidade de todos e é preciso um trabalho de muitas mãos para o êxito das ações. Este foi o primeiro verão depois da pandemia que todas as atividades estavam liberadas. Neste momento, conseguimos identificar algumas situações que precisamos trabalhar para melhorar e resolver juntos”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira. mente para alunos) - Manhã e tarde
• Apresentação do documentário:
“A Cor Do Vil – Uma Experiencia
Educacional” e roda de conversa com o documentarista Flávio Lima;
• Bate-papo sobre trançamento, com Vitor Pires;
• Workshop de tranças, com Michele de Carvalho;
• Grafite, com Bia Vieira.
Palácio das Águias
• 19h30 – Lançamento do livro:
“O Primeiro Romancista Brasileiro
Recebe Uma Mensagem Secreta para Comunicar A D Pedro ll”, de José Correia Baptista;
TERÇA-FEIRA 28
Praça Porto Rocha
• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa
• Das 15h às 15h30 – “Vinícius Santa Rosa em Poesia”, na Tenda Cultural;
• 16h – Roda de conversa com editores, coletivos literários e autores, na Tenda Cultural;
• 17h30 – Apresentação Coral Escola Teixeira e Sousa, sob a regência de Susana Cazaux e José Vinicius Sampaio;
• 20h30 – Encerramento com Samba das Matas.
Palácio das Águias
• 19h – Mesa de encerramento: Painel Literário “Uma Análise Filológica do Romance o Filho do Pescador”, com Arivaldo Sacramento e Fernanda Felisberto.
• 20h – Entrega da Comenda Teixeira e Sousa aos homenageados.

Ricardo Stuckert/PR
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

ORAÇÃO AO SANTO

Amém!
Na cerimônia de posse de Enio Verri à frente da diretoria-geral brasileira de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o fortalecimento do Mercosul, a reorganização da Unasul, o aprimoramento da política de relações externas brasileiras e o papel fundamental do Brasil para o crescimento dos países vizinhos. Segundo ele, um país do tamanho do Brasil, que faz fronteira com todos os países da América do Sul, com exceção de Chile e Equador, precisa combinar crescimento econômico com avanço social de seus parceiros e ter a grandeza de compartilhar com os vizinhos tudo o que acontecer de bom com os brasileiros.

Cartazes
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quintafeira (16) o Projeto de Lei 50/19, do deputado Fred Costa (Patriota-MG), que obriga pet shops, clínicas veterinárias e estabelecimentos semelhantes a fixarem em suas instalações cartazes que facilitem e incentivem a adoção de animais domésticos. O texto será enviado para análise do Senado. O objetivo da proposta, segundo Costa, é reduzir o número de animais abandonados nas ruas, sujeitos à violência humana, à incidência de zoonoses e acidentes de trânsito. “Devemos sempre lembrar que, antes de serem ‘coisas’ de propriedade humana, os animais são seres vivos”, justificou o autor do projeto.
RECEITA
KAFTA NO ESPETO
Ingredientes:
1 fatia de pão de forma sem casca
2 colheres (sopa) de leite
500g de carne moída magra (patinho ou alcatra)

2 cebolas raladas
1/4 de xícara (chá) de hortelã picada
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de pimenta síria
Sal a gosto
Óleo para untar
Tributo
O ator Raul Cortez nasceu em São Paulo no dia 28 de agosto de 1932. Estreou na Globo em 1980 na novela Agua Viva. Fez 14 novelas na emissora, entre elas, grandes sucessos como O Rei do Gado (1996), Terra Nostra (1999) e Esperança (2002). Morreu em 2006, aos 73 anos.


Raul Cortez nunca teve dúvidas a respeito da sua vocação, só não sabia se tinha talento: “Desde criança eu queria ser um ator e, às vezes, eu dizia assim: ‘Bom, se não der certo ser ator, então, eu gostaria de ser jornalista, um escritor, sei lá.’ Era uma coisa muito definida para mim, desde o início”, comenta. Filho de um bem-sucedido advogado, chegou a cursar até o segundo ano da na Faculdade de Direito de Campinas, por conta dessa desconfiança; até que, aos 22 anos, a aptidão manifestada desde a infância falou mais alto.
Raul Christiano Machado Cortez começou fazendo teatro amador, ao lado de Gianfrancesco Guarnieri e Oduvaldo Vianna, até entrar para o Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC. Também atuou sob a direção de Antunes Filho, integrou a companhia de Cacilda Becker e trabalhou com José Celso Martinez Correa no Teatro Oficina.
Início da carreira
Fez mais de 30 peças antes de estrear na TV – mais de 60 em toda a sua carreira. Nos palcos, quebrou
A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) será a nova presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional — mais conhecida como Comissão Mista de Orçamento (CMO). O relator-geral do Orçamento será um deputado federal, já que esses cargos são ocupados alternadamente por representantes da Câmara e do Senado, em revezamento anual. As informações sobre a indicação da senadora foram confirmadas nesta quinta-feira (16) por ela própria e pelo líder do governo Lula no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Daniella vai presidir a CMO no primeiro Orçamento a ser proposto pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu novo mandato. ‘É um momento de diálogo, vamos ouvir todos. É uma construção extremamente importante, primeiro ano de governo’, afirmou ela.

Modo de preparo: Umedeça o pão com o leite.
Em uma tigela, misture o pão, a carne, a cebola, a hortelã, o cheiro-verde, a farinha, a pimenta e sal, amassando com as mãos até formar uma mistura uniforme.
Divida pequenas porções da kafta e envolva em palitos de churrasco até dar o formato de um cilindro.
Asse em uma churrasqueira ou em uma fôrma untada com óleo, em forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar.
Retire e sirva, se desejar, acompanhada de limão.