
4 minute read
Operação da Barreira Fiscal apreende carreta com combustível de deputado estadual
“Alegação da equipe de fiscais é que a carga estava sem nota fiscal; mas deputado contesta”
A retenção de uma carreta carregada com combustível, da rede de postos do deputado estadual Thiago Rangel, na noite de terçafeira (14), criou muita confusão no Posto Fiscal Mato Verde, na BR-101, em Campos dos Goytacazes; a alegação da fiscalização era de que não havia nota.
Advertisement
Imediatamente, o parlamentar foi comunicado e, por meio de vídeo chamada, tentou reverter a situação; teria pedido a liberação do veículo, sem, no entanto, ter sido atendido pelo auditor de plantão.
No local a informação foi que Thiago agiu rispidamente ao contestar (em chamada de vídeo) a ocorrência e tentou usar sua influência como parlamentar; a equipe dele encarregada de resolver o problema teria chegado em um carro oficial da Assembleia Legislativa (Alerj).
Por telefone, o deputado disse, que alegou ter sido tudo um mal entendido: “eu jamais praticaria uma irregularidade dessa; o que ocorreu foi apenas o esquecimento do escritório da minha empresa de fazer o manifesto do frete, do meu posto de Rio das Ostras”.
“O caminhão-tanque transportava combustíveis devidamente acobertado por nota fiscal de aquisição de distribuidora registrada na ANP (Agência Nacional de Petróleo)”, acrescentou Rangel, reforçando: “além disso, (o veículo) possui todas as licenças para o transporte de cargas perigosas, e documentação em dia”.
O deputado repetiu que
“no momento da fiscalização, por um lapso do administrativo, não estava de posse do manifesto de resíduos que foi emitido no momento da fiscalização”.
No entanto, o boletim da ocorrência, que aconteceu durante a “Operação Foco Divisas”, realizada pela Barreira Fiscal de Mato Verde, contraria os argumentos do parlamentar. Está escrito que a abordagem ocorreu por volta de 21h20 na BR-101, Km 58, no Posto Shell; o veículo, a Scania R440, placa MRN 6B04, dirigida por Nelson Biazini Soares, 45: “está guarnição em patrulhamento se deparou com o caminhão acima citado procedendo para destino igno-
Trabalho conjunto combate o tráfico de drogas em Rio das Ostras
rado”, diz o boletim. Em seguida, a dinâmica da abordagem assinala: “continuamos seguindo o caminhão até o Posto Shell Bonsucesso, onde esta guarnição abordou o motorista que já se encontrava fora do veículo e procedendo para entrar no veículo 02 (Honda Civic placa KVR 9F80)”.
A equipe pontua que verificou a nota fiscal e até então constou que havia descarregado uma quantidade (cinco mil litros) de combustível em local ignorado e o restante (30 mil litros) seria entregue em Rio das Ostras.
De acordo ainda com a “dinâmica”, o motorista do Honda Civic, Alexandre Barbosa de Souza, fez contato com uma terceira pessoa: “este então, em tom de desprezo, se desfez da guarnição, mostrando-se superior à autoridade policial”.
“Sendo assim, o mesmo veio a se identificar como deputado estadual do Rio de Janeiro (Thiago Rangel), querendo usar sua influência para que esta guarnição não procedesse com a Ocorrência Fiscal”, destaca a ocorrência, enfatizando: “desta forma, contactamos o Auditor Fiscal, que solicitou conduzir o veículo 01 ao Posto Fiscal para devidas providências”.
Concluindo, o registro relata: “já conduzindo a ocorrência, o senhor deputado estadual fez contato através de vídeo chamada e assim constatamos que era realmente o nobre deputado Thiago Rangel”.
Fonte: Agência O Dia
Polícia Civil apreende charutos falsificados e cigarros eletrônicos em tabacaria no Recreio dos Bandeirantes
Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreenderam, na quarta-feira (15), diversos charutos cubanos falsificados e cigarros eletrônicos em uma tabacaria, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. A ação teve como objetivo reprimir a pirataria.
Durante a diligência, os policiais encontraram uma sala onde ficavam guardados os cigarros eletrônicos, que não ficavam expostos à venda, já que a comercialização é proibida no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os charutos piratas apreendidos, ditos puros cubanos, geraram um lucro de até 300% na venda. Além disso, segundo a DRCPIM, podem ser nocivos para a saúde dos consumidores, pois o organismo absorve substâncias tóxicas desconhecidas que são misturadas ao tabaco durante seu processo de falsificação. A delegacia também ressalta que todas as caixas deste produto devem vir com o selo da importadora dos materiais.
O responsável pelo estabelecimento responderá por crimes contra a propriedade industrial, contra as relações de consumo e contra a saúde pública. O material apreendido será encaminhado à perícia e destruído posteriormente.
PF combate crime contra a administração pública
A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou na quinta-feira (16) a Operação
Nesta semana, drogas e arma foram apreendidas pelos policiais militares em serviço pelo Proeis O combate à criminalidade e ao tráfico de drogas segue sendo intensificado em Rio das Ostras. Policiais em serviço pelo Programa
Estadual de Integração na Segurança- Proeis em parceria com policiais do Patrulhamento Tático MóvelPatamo, da 3ª Companhia, apreenderam na terça-feira (14), na localidade do Liberdade, 23 pinos de cocaína, 30 buchas de maconha, dois aparelhos celulares e R$20. Dois suspeitos foram detidos na ocorrência.
A guarnição do Proeis realizava o patrulhamento na região central do Município e foi solicitada para dar apoio aos PMs da Patamo, que informaram que dois suspeitos traficavam na Rua das Gaivotas, na localidade do Liberdade.
Os agentes realizaram o cerco tático e tiveram êxito em capturar os envolvidos que arremessaram pinos de pó branco em um terreno. Com a varredura no local, foram encontradas drogas e dinheiro.
O material encontrado e os homens foram encami- nhados para a 128ª Delegacia de Polícia de Rio das Ostras, para que as providências necessárias fossem tomadas.
ARMA DE FOGO
APREENDIDA - O policial que estava de serviço pelo Proeis no Pronto-Socorro teve sua atenção voltada para um homem com tornozeleira eletrônica.
O suspeito segurava uma bolsa e dentro dela foi encontrado um revólver calibre 38, com seis munições intactas e um aparelho celular.
Após a abordagem, o homem seguiu para o tratamento médico onde permaneceu internado sob cautela.
A guarnição seguiu para a 128ª Delegacia de Polícia para apresentação dos fatos, da arma, munições e do aparelho celular apreendidos à autoridade policial.

O suspeito foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e teve a prisão decretada.
“O Proeis soma forças no combate à criminalidade. Nosso objetivo é diminuir cada vez mais os índices criminais no Município. E os resultados têm sido alcançados”, destacou o coordenador do Proeis, Cosme Moreira.
Laboratórios Premiados, com objetivo de obter elementos probatórios, além dos já reunidos em inquérito policial, sobre desvio de recursos públicos na área da saúde entre os anos de 2012 e 2022, no município de Porangatu/GO.
A investigação indica que, durante as gestões municipais de 2012 a 2016 e 2020 a 2022, alguns laboratórios foram destinatários de vultosos montantes de verbas destinadas à saúde pública, gerida por referido município.
Além da destinação concentrada de recursos, também foram identificadas irregularidades nos processos licitatórios que culminaram na contratação desses laboratórios.
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, associação criminosa, contratação direta ilegal e frustração do caráter competitivo de licitação, com penas máximas que, somadas, podem atingir 31 anos de reclusão.