
4 minute read
Búzios pode ser incluído nos Estudos de Impactos Ambientais do Campo Pargo
Um relatório técnico da Secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios embasa inquérito e possível Ação Civil Pública coordenada pelo Ministério Público Federal para que o município de Búzios seja incluído nos Estudos de Impactos Ambientais decorrentes da exploração de petróleo no campo Pargo, localizado na Bacia de Campos, para receber as devidas compensações ambientais.
O relatório foi formulado por meio do modelo de dispersão oceanográfica de efluentes industriais, envolvendo ventos e correntes predominantes como a Corrente do Brasil e demonstrou riscos explícitos para o litoral de Búzios e outras cidades, relacionadas à atividade de exploração tanto rotineira quanto acidentária de petróleo no Campo Pargo, na Bacia de Campos. Inicialmente Búzios ficaria de fora das compensações ambientais previstas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da empresa que realiza a operação no local.
Advertisement
De acordo com o secretário da pasta, Evanildo Nascimento, em caso de qualquer acidente, a cidade ficaria de fora de quaisquer benefícios relacionados ao tema. “A inclusão de Búzios no EIA permitirá que o município re-
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia iniciou na segunda-feira (13), a Formação Continuada 2023, com a Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, em cumprimento à Lei Lucas 13.722/18, que torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de escolas públicas e privadas a receberem esse primeiro treinamento. Serão duas (02) semanas de capacitação ministrada no Cine da Rasa, no período de 13 a 16 de março e de 27 a 30 março.
Os palestrantes convidados pela SEMED são a professora de biologia, ceba as compensações ambientais determinadas por lei. A empresa alegava que Búzios e as demais cidades da região não estavam no raio de interferência caso houvesse algum potencial acidente, o que foi refutado pelo nosso relatório técnico”, disse o secretário.

O objetivo principal do relatório apresentado pela secretaria na ocasião foi opinar em relação ao projeto, buscando demonstrar que, não apenas em situações de acidente, como explosões e naufrágios, o risco ao litoral buziano é expressivo também no ciclo normal de atividades durante o manejo de resíduos que são descartados no oceano, devido a sua composição com elevado teor de óleos e graxas que podem causar impactos efetivos ao litoral do município. De acordo com o engenheiro civil responsável pelo parecer técnico e chefe de unidades de conservação, Bernardo Corty, havendo a consolidação jurídica do apresentado pela secretaria, a possível alteração no entendimento tradicional de Licenciamentos Ambientais no setor de Petróleo e Gás Natural, poderá ser materializada. “O conceito de impactos reais e fatídicos das atividades de produção de óleo e gás está sendo frontalmente contestado com uma forte argumentação técnica, com apoio jurídico da OAB de Búzios e isso abrange algumas implicações, como por exemplo, o parágrafo primeiro do artigo 36 da Lei Federal 9985/2000, que determina que o montante destinado a compensações ambientais pelas empresas, na implantação de ativos com impacto considerável, deve ser a partir de meio por cento dos custos totais do empreendimento”.
Ainda de acordo com o engenheiro Bernardo, no caso do Campo Pargo, o valor total de investimentos está em torno de 400 milhões de dólares e trata-se de uma produção relativamente pequena fisicamente, com oito plataformas e um navio, que demonstram o potencial de recursos envolvidos em compensações ambientais, considerando a representatividade da Bacia de Campos e de Santos. Ele avaliou que considera, o que chamou de evolução do entendimento em termos de impactos ambientais, uma conquista para um município geograficamente pequeno como Búzios. instrutora em primeiros socorros e mestranda em educação e saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Roberta Viola e o técnico em enfermagem e segurança do trabalho e socorrista, Leonardo Penco.
A Prefeitura de Búzios está trabalhando para de diversas maneiras em prol do meio ambiente do município. Intervenções em praias como a do Forno, para obtenção do Selo Bandeira Azul, criação de unidades de conservação e o denominado Circuito de Ecoturismo, com trinta e cinco mil metros de trilhas estruturadas e sinalizadas. Vale lembrar que a abordagem da Secretaria do Ambiente e Urbanismo relacionados aos reais impactos ambientais poderá ser utilizada frente a outros empreendimentos da indústria de óleo e gás que estão em andamento e desconsideram o município de Búzios em seus Estudos de Impacto Ambiental, provocando impactos sem proporcionar as devidas contrapartidas para as medidas de mitigação.
Segundo o secretário da Pasta, Rodrigo Ramalho, a capacitação contribui com orientações e protocolos importantes que auxiliarão os profissionais da educação no enfrentamento de possíveis casos que surgirem no cotidiano escolar.
A capacitação é realizada dentro da carga horária de trabalho, um direito adquiro pela categoria da educação, a formação continuada em serviço.
EXPEDIENTE
Fundado em 26/02/91
O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
CNPJ nº 26.753.088/0001-06
Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559
Presidente: Aloisio Santiago Monteiro
Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000
Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189
Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360

E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com
Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787

Circulação
Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Norte e Noroeste Fluminense
Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.
Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.
Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.
PROCESSO 2993/2023
JULIANA SILVA NEVES CPF nº 101.289.837-792 torna público que
REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 16.03.2023 a CERTIDÃO
AMBIENTAL PARA LIGAÇÃO DE ÁGUA E LUZ (CA) para o imóvel localizado na Estrada Nossa