2604 - TRIBUNA - Sexta-feira - 10.03.2023

Page 2

PF investiga corrupção e lavagem de dinheiro no estado do Acre

A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal (RFB), deflagraram na manhã de quinta-feira (09), a Operação Ptolomeu III, visando desarticular organização criminosa envolvida em ilícitos de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à cúpula do Governo do Estado do Acre. Pág. 4

Na ação, os policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes, em residências localizadas no município de Macaé/RJ. Um dos alvos investigados foi preso em flagrante, no bairro Cavaleiros, por armazenar arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil. Pág. 4

Agendamento

Moradores de Búzios já podem agendar a castração de animais pelo Programa RJPET, programa do governo do estado em funcionamento no município por iniciativa da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Pág. 2

Dignidade menstrual: Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual beneficiará 8 milhões de pessoas

Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na quarta-feira (08), em cerimônia que celebrou o Dia Internacional das Mulheres, decreto que cria o Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual. Pág. 3

Participando do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8), a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde está presente no evento realizado na Praça Tia Uia, no bairro Rasa, em Búzios. Pág. 2

Rio de Janeiro sediará a maior competição escolar do mundo, em agosto

O Rio de Janeiro vai sediar a Gymnasiade, a maior competição escolar do mundo. O tema foi tratado durante reunião do governador Cláudio Castro com representantes da Internacional School Sport Federation (ISF), da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, no Palácio Guanabara, na quinta-feira (09). Pág. 3

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março em todo o Mundo, é uma data destinada para celebrar as conquistas da mulher ao longo da história e para propor reflexões da distância paritária entre homens e mulheres na sociedade. Em Rio das Ostras, várias atividades foram desenvolvidas ao longo do dia nas áreas de saúde, segurança, cultura e assistência social. Pág. 8

Lei de Incentivo à Cultura está com inscrições abertas - Pág. 5

Edição 2604 R$ ,001 Rio de Janeiro, Sexta-feira, 10 de Março de 2023
@tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br Tribuna dos Municípios ANO XXXII Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!” Allexandre Costa Divulgação/PF Divulgação/PMAB Divulgação
Pág. 5
para castração de animais já está funcionamento em Búzios

Ouvidoria itinerante da Saúde no evento do Dia Internacional da Mulher em Búzios

Participando do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8), a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde está presente no evento realizado na Praça Tia Uia, no bairro Rasa, em Búzios. A equipe da Ouvidoria está disponível para atender todas as mulheres que desejarem realizar denúncias, reclamações ou sugestões relacionadas aos serviços de saúde do município.

Durante os três dias de evento, que vai até o dia 10 de março, a equipe da Ouvidoria da Saúde estará pronta para ouvir todas as demandas das mulheres, esclarecer dúvidas e prestar informações sobre os serviços de saúde oferecidos na cidade.

O evento também conta com outras atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher, como apresentações musicais, oficinas de artesanato e palestras sobre empoderamento feminino.

A Ouvidoria da Saúde reforça o compromisso em prestar um atendimento de qualidade e atender as necessidades da população. Para realizar denúncias, reclama-

ções ou sugestões sobre os serviços de saúde em Búzios, os cidadãos podem entrar em contato através pelo e-mail ouvidoria.saude@buzios.rj. gov.br.

Outras atividades e show No dia 9, o Senac promove uma apresentação do curso de Saúde e Be-

leza, oferecendo dicas e orientações sobre cuidados com a pele, cabelo e maquiagem. E no dia 10, encerrando a programação, a Banda Melim fará um show a partir das 19h para todas as participantes do evento e moradores. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Búzios busca

incentivar a conscientização sobre a importância da saúde e do bem-estar das mulheres, oferecendo serviços de qualidade e atividades que promovem o autocuidado e a autoestima feminina. Todas as mulheres são convidadas a participar e celebrar essa data tão importante.

Agendamento para castração de animais já está funcionamento em Búzios

Moradores de Búzios já podem agendar a castração de animais pelo Programa RJPET, programa do governo do estado em funcionamento no município por iniciativa da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Os agendamentos são feitos exclusivamente pelo site: Rjpet. com.br e são disponibilizadas de 20 a 30 vagas para a castração diariamente. Os protetores formais poderão castrar até oito animais por mês, já os moradores da cidade cadastrados pelo CPF terão direito a uma castração mensal. O procedimento é realizado posteriormente em espaço físico indicado no ato do cadastro.

Divulgação

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Traba -

EXPEDIENTE

Fundado em 26/02/91

O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

CNPJ nº 26.753.088/0001-06

Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559

Presidente: Aloisio Santiago Monteiro

Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000

Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189

Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360

E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com

Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787

lho e Renda oferece todas as sextas-feiras, das 9h às 10h, na Praça do Inefi, na Rasa, aulas de Muay Thai, Dança e Alongamento. As atividades são exclusivas para as pessoas referenciadas nos CRAS e dos grupos de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município.

Na sexta-feira (03) foi realizada uma oficina ao ar livre com aulas de muay

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense

Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

thai, dança e alongamento. Na oportunidade, usuários do CRAS da Rasa e o Grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram das atividades.

De acordo com a secretária da Pasta, Joice Costa, a ação pretende tirar os idosos de sua rotina e afastá-los do isolamento, proporcionandolhes mais saúde e qualidade de vida.

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.

Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.

Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.

CADASTRO PROTETORES FORMAIS

Para obter as vagas com a classificação de protetor formal, é necessária a apresentação de documento de identidade com foto, comprovante de residência atualizado, declaração de um médico veterinário que reconheça o trabalho como protetor, documentos que comprovem a prática e dados sobre o local de acolhimento dos animais. Estes itens devem ser enviados para rjpet@agricultura.rj.gov.br também com telefone e e-mail do protetor.

PROCESSO 1048/2020

RAIMUNDO VITOR RIBEIRO CPF 603.359.557-20 torna público que

REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 09/03/2023 a CERTIDÃO AMBIENTAL PARA LIGAÇÃO DE ÁGUA E LUZ (CA) para o imóvel localizado na Rua do Amor, lote 03 Quadra 15 Lot. Parque dos Desejos - Gleba E situado em Iguaba Grande - RJ.

Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.

PROCESSO 2317/2022

RAFAEL LYRA FERREIRA E S/M CPF 044.524.587-50 torna público que

REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 09/03/2023 a CERTIDÃO AMBIENTAL DE REGULARIDADE (CAR) para o imóvel localizado na Rua da Juventude, lote 20 quadra 15 casas 01 e 02 Lot.Parque dos Desejos em Iguaba Grande- RJ.

Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.

(Rua atrás das Casas Bahia)

Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Sexta-feira, 10 de Março de 2023
Fotos: Divulgação/PMAB

Dignidade menstrual: Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual beneficiará 8 milhões

de pessoas

Política prevê distribuição de absorventes e outras ações básicas relativas à promoção da dignidade menstrual.

Oferta gratuita de absorventes para pessoas de baixa renda, matriculadas em escolas da rede pública, em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema e que estejam no sistema prisional ou socioeducativo. Parece uma medida simplória, mas não. Hoje, milhares de pessoas que menstruam não têm acesso a absorventes.

São meninas que deixam de frequentar as aulas por vergonha, mulheres que usam, quando muito, papel higiênico para conter o fluxo.

É com foco nesse público em condição de vulnerabilidade social e com o objetivo de combater a precariedade menstrual, identificada como a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários no período da menstruação, é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na quarta-feira (08), em cerimônia que celebrou o Dia Internacional das Mulheres, decreto que cria o Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual. Cerca de 8 milhões de pessoas serão beneficiadas pela iniciativa que prevê investimento de

R$ 418 milhões por ano. A compra dos absorventes que serão distribuídos pelo SUS será feita de forma centralizada pelo Ministério da Saúde.

Farmácias deverão ter cartaz sobre riscos do uso de descongestionante nasal

DIGNIDADE MENSTRUAL - Além da distribuição gratuita de absorventes higiênicos, descartáveis e externos, o programa inclui outras ações básicas relati-

vas à promoção da dignidade menstrual. A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2014, já reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de saú-

de pública e de direitos humanos. Nesse sentido, o programa também tem por objetivo combater a falta de acesso a produtos de higiene e a

outros itens necessários no período da menstruação ou a falta de recursos que possibilitem a sua aquisição, além de garantir os cuidados básicos de saúde e desenvolver os meios para a inclusão das pessoas que menstruam, em ações e programas de proteção à saúde, promovendo, assim, a dignidade menstrual.

ATORES - O Ministério da Saúde, em articulação com os entes federativos, será responsável por fortalecer, promover, prevenir e cuidar da saúde das pessoas que menstruam e que se encontram em situação de precariedade menstrual. Além disso, a pasta promoverá, em parceria com entidades públicas e privadas, as medidas para o enfrentamento a essas vulnerabilidades que possam comprometer o desenvolvimento pleno das pessoas que menstruam em todo seu ciclo de vida.

Esse trabalho se dará por meio da promoção de ações de formação de agentes públicos na área da saúde menstrual e ações de comunicação quanto ao tema.

Caberá ao Ministério da Justiça e Segurança Pública promover as ações destinadas às pessoas que se encontram em situação de privação de liberdade e a formação dos agentes públicos do sistema prisional.

Farmácias, drogarias e laboratórios passam a ser obrigados a afixar cartaz ou mensagem em display eletrônico sobre os riscos do uso indiscriminado de descongestionante nasal. É o que determina a Lei 9.977/23, de autoria da deputada Zeidan (PT), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro, com veto parcial, e publicada no Diário Oficial de quinta-feira (09).

De acordo com a norma, o cartaz deverá ter o tamanho de uma folha A3 (297 x 420 mm), ser colocado em local de fácil visualização e próximo aos medicamentos.

Nele, deverá estar impresso o seguinte texto: “O uso indiscriminado de descongestionante nasal pode causar arritmia taquicardia, aumento da pressão arterial, além de ocasionar outros problemas de saúde. Não se medique por conta própria. Pergunte ao seu médico a causa do congestionamento nasal”. “O uso indiscriminado

do remédio pode ocasionar problemas sérios de saúde, pois os componentes dos descongestionantes nasais causam vasoconstrição, ou seja, fecham os vasos do nariz. Eles também contraem os vasos sanguíneos e têm um efeito sistêmico no corpo, possibilitando a ocorrência de arritmia, taquicardia, aumento da pressão arterial e outros problemas”, justificou a autora.

Veto

O veto recaiu sobre o parágrafo único do artigo 3º, que definia que em caso de descumprimento os estabelecimentos estariam sujeitos à advertência seguida de multa, nos casos de reincidência. Na justificativa, o governador do estado afirmou que as sanções administrativas e os critérios para a aplicação de multas aos infratores das normas de proteção e defesa do consumidor estão previstos e regulados pela Lei Estadual nº 6.007/11, que traz critérios seguros para a aplicação da sanção.

Governo do Estado fará aporte de R$ 5 milhões por meio da Lei Pelé para a Gymnasiade, que terá 22 modalidades esportivas em equipamentos olímpicos da capital fluminense

O Rio de Janeiro vai sediar a Gymnasiade, a maior competição escolar do mundo. O tema foi tratado durante reunião do governador Cláudio Castro com representantes da Internacional School Sport Federation (ISF), da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, no Palácio Guanabara, na quinta-feira (09). Como parceiro do evento, o Governo do Estado fará um aporte de R$ 5 milhões para o evento, por meio da Lei Pelé.

A novidade quebra um jejum de 10 anos sem a capital fluminense receber o evento. A Gymnasiade será realizada entre os dias 18 e 27 de agosto e vai resgatar uma importante memória esportiva no Rio: as provas serão realizadas nos equipamentos onde aconteceram os Jogos Olímpicos de 2016.

– Temos grande satisfação em receber um evento que envolve vários países. É mais uma demonstração de que o Estado do Rio consolidou o resgate do seu potencial e credibilidade para sediar grandes eventos esportivos. No último ano, recebemos os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que já foram um sucesso, além do Rio Open, no último mês. Temos uma vocação natural para o esporte e uma pluralidade de espaços para prática de diferentes modalidades. Estamos fortalecendo uma importante cadeia no estado, que, além de alavancar o segmento, movimenta o turismo e a nossa economia. Além disso, seguimos vocacionando nossas escolas para termos a atenção do aluno que precisamos. O esporte é um desses cami-

nhos – ressaltou o governador Cláudio Castro.

Ao todo, serão 22 modalidades disputadas, sendo três do paradesporto. Entre elas estão o Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete 3x3, Boxe, Dança, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Judô Paralímpico, Esgrima, Karatê, Natação, Paranatação, Taekwondo, Wrestling, Skate, Xadrez, Tiro com Arco e Orientação. E mesmo a pouco mais de 160 dias da próxima edição, a Gymnasiade no Rio já entrou para a história como a maior de todas pelo número recorde de modalidades, que nesta edição ainda vai contar com a estreia do Skate e Surf na disputa.

A expectativa é que o Rio receba 4 mil participantes, sendo 2.100 estudantes-atletas, com idade entre 13 e 15 anos de escolas públicas ou particulares. O evento terá entrada gratuita.

– É um privilégio para o Rio de Janeiro sediar mais uma vez um evento esportivo global. O governador, desde o início, nos determinou a trabalhar junto à CBDE e à ISF para garantir as melhores competições escolares do mundo. Principalmente para os atletasestudantes, que terão a

oportunidade de receber a Gymnasiade no legado olímpico do Rio. As 22 modalidades serão disputadas nas arenas olímpicas e queremos fazer dessa oportunidade uma chance de inclusão e troca cultural entre os estudantes do mundo todo que estarão aqui – analisou o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Comitiva internacional em campo

Os ajustes para a realização do evento já estão a todo vapor. Para que toda a organização operacional e técnica esportiva da competição seja planejada e traçada, desde o começo da semana, membros da ISF (executivos e presidentes técnicos esportivos das modalidades) estão na cidade do Rio para a vistoria técnica, que envolve a integração do comitê organizador da ISF e do Comitê Organizador Local da CBDE.

– Estamos organizando as visitas preliminares para assegurar que todas as condições estão de acordo para receber a Gymnasiade 2023, em agosto, no Parque Olímpico, e estamos muito satisfeitos com o espaço porque todas as necessidades já estavam devidamente prontas quando chegamos. Pode-

mos ter certeza de que todos os atletas do mundo ficarão extremamente felizes em vivenciar mais uma vez o espírito e os valores olímpicos – disse o presidente da ISF, Laurent Petrynka. Para o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, o Rio de Janeiro se destaca internacionalmente como referência para o esporte. – Mais uma vez o Governo do Rio está demonstrando o seu compromisso com o esporte, com a educação e com a cultura do nosso povo. Quando conversamos sobre realizar esse evento, diferentes países de imediato citaram o Rio de Janeiro. Todo mundo ama o Brasil e identifica o Rio como expressão máxima do que temos de melhor em nosso país. Estamos no caminho certo para mostrar o que o Brasil tem de positivo – finalizou Antônio.

A Gymnasiade é uma realização da ISF, junto com a CBDE, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; do SESC Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); da Prefeitura do Rio; e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.

Tribuna dos Municípios 3 - Política Sexta-feira, 10 de Março de 2023
Banco de Imagem Divulgação/Gov.Rio Divulgação/Secom

PF investiga corrupção e lavagem de dinheiro no estado do Acre

A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal (RFB), deflagraram na manhã de quinta-feira (09), a Operação Ptolomeu III, visando desarticular organização criminosa envolvida em ilícitos de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à cúpula do Governo do Estado do Acre.

Desde as primeiras horas da manhã, mais de 300 policiais, com apoio de servidores da CGU e RFB, cumprem 89 mandados de busca e apreensão nos Estados do Acre, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e Rondônia, além do Distrito Federal.

A investigação tramita no Superior Tribunal de Justiça e constitui desdobramento

das fases I e II, deflagradas no ano de 2021, quando foi identificada organização

criminosa, controlada por agentes políticos e empresários ligados ao Poder Exe-

cutivo estadual acreano, que atuavam no desvio de recursos públicos, bem como na

Proeis Rio das Ostras combate tráfico de drogas

Suspeito permaneceu apreendido conforme previsto no Código Penal, na Lei 11.343

Policiais Militares em serviço pelo Programa Estadual de Integração na Segurança- Proeis de Rio das Ostras apreenderam na quarta-feira (08), na rua Naziro Coelho Cota, no Palmital, 113 pinos de cocaína de R$5, quatro pinos de cocaína de R$25, 17 buchas de maconha de R$20 e sete de maconha de R$10.

Os agentes patrulhavam a localidade, seguindo a determinação do coordenador do Programa no Município, quando tiveram a atenção voltada para uma pessoa em uma bicicleta.

Com a aproximação dos policiais, o suspeito jogou a mochila que carregava nas costas e tentou fugir, mas foi capturado. Dentro da mo-

chila foram encontradas as drogas. O material entorpecente e o suspeito foram encaminhados para a 128ª Delegacia de Polícia de Rio das Ostras, no Jardim Mariléa. Após análise feita pela autoridade policial, o suspeito permaneceu apreendido, conforme previsto no Código Penal, na Lei 11.343, artigos 33 e 35.

“O tráfico de drogas destrói a vida do usuário, das famílias e de toda sociedade. Por esse motivo, estamos sempre atuantes no combate à criminalidade. O Proeis vem somando forças e mostrando que nosso trabalho é feito com seriedade e compromisso com a sociedade”, destacou Cosme Moreira, coordenador do Proeis Rio das Ostras.

Polícia Civil prende homem que tentou matar a namorada em hotel de Niterói

Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói prenderam um homem que tentou matar a namorada, em um quarto de hotel, na quarta-feira (08). Ele foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio.

Os agentes foram acionados, junto com a Polícia Militar, para checar uma ocorrência em um hotel localizado no Centro de Niterói, Região Metropolitana do Rio. A vítima estava ferida e precisou ser socorrida para um hospital, por conta da gravidade das lesões.

O autor também foi atendido por uma equipe de saúde e, posteriormente, conduzido à delegacia. A prisão é parte da “Operação Átria”, uma ação nacional realizada pelas polícias civis de todo o país e que tem como objetivo combater crimes praticados contra mulheres, em razão do gênero.

No Rio de Janeiro, a coordenação operacional é do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), e conta com a participação de agentes de unidades. Desde o início da ação, no dia 27 de fevereiro, até esta quarta, 184 homens foram presos por crimes contra mulheres.

PF deflagra operação contra armazenamento de pornografia infantil

Na manhã de quinta-feira (09), a Polícia Federal deflagrou a operação “Custodire”, com o objetivo de intensificar a repressão a crimes de armazenamento e compartilhamento de material pornográfico infantil.

Um homem foi preso por armazenar arquivos com imagens de abuso sexual infantil por meio de denúncias ao MPF sobre divulgação ou venda de arquivos em redes sociais contendo cenas de sexo explícito ou pornográfica envolvendo crianças ou adolescentes, nos quais havia fortes e veementes indícios dos delitos de posse e compartilhamento de material com conteúdo pornográfico infantojuvenil na internet pelos alvos da operação.

Na ação, os policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes, em residências localizadas no município de Macaé/RJ. Um dos alvos investigados foi preso em flagrante, no bairro Cavaleiros, por armazenar arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil.

Durante as investigações, conduzidas por policiais federais da Delegacia da PF em Macaé, a equipe constatou que determinado cliente de provedor de Internet havia feito o download e compartilhado centenas de

arquivos com conteúdo pornográfico infantil. Nas buscas, os policiais apreenderam computadores, aparelhos celulares e diversas mídias que serão submetidas à perícia criminal.

grou a OPERAÇÃO ALICI, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em endereços comercial e residencial, sendo os alvos em Guarulhos, em São Bernardo do Campo, em Campo Limpo Paulista e em São Paulo.

A apuração teve origem

Na ocasião houve a apreensão de equipamentos eletrônicos, aparelhos celulares, os quais serão analisados mais detalhadamente por peritos técnicos, podendo o indivíduo responder pelo crime de posse de pornografia infantil, crime com pena de até quatro anos de reclusão.

O nome da operação ALICI faz referência às primeiras silabas da palavra aliciamento, significando o assédio de menores por meio da internet.

realização de atos de ocultação da origem e destino dos valores subtraídos, através da lavagem de capitais. Nesta terceira fase da investigação, a Polícia Federal busca o ressarcimento de parte dos valores desviados dos cofres públicos. Nesse sentindo, o STJ determinou a indisponibilidade de aproximadamente R$ 120 milhões, por meio do bloqueio de contas e sequestro de aeronaves, casas e apartamentos de luxo adquiridos como proveito dos crimes. Na mesma decisão, 15 empresas investigadas tiveram suas atividades econômicas suspensas por determinação do Tribunal Superior. O STJ decretou ainda inúmeras medidas cautelares diversas da prisão, dentre as quais: a suspensão do exercício da função pública, a proibição de acesso a órgãos públicos, o impedimento de contato entre os investigados e a proibição de se ausentar do país, com a entrega de passaportes no prazo de 24 horas.

O nome da operação faz referência ao apelido utilizado por um dos principais “operadores” do esquema criminoso, além de aludir à cidade natal de grande parte dos investigados. Ptolomeu foi um cientista, astrônomo e geógrafo de origem grega, que primeiro catalogou a Constelação do Cruzeiro do Sul em seu livro Almagesto, produzido no século II.

Polícia Civil do DF apura fraude em concurso da Polícia Penal

A Polícia Civil do Distrito Federal fez, na quinta-feira (09), uma operação para apurar fraudes no concurso público da Polícia Penal do Distrito Federal. A ação teve o apoio das polícias civis de Pernambuco e da Paraíba. Foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Paraíba e Pernambuco, para recolher documentos, celulares e outras provas.

Duzentos e quarenta policiais participaram da operação, que começou a partir de informações repassadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal.

Levantamentos mostraram que alguns candidatos teriam burlado a isonomia do concurso e se beneficiado indevidamente para serem aprovados. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude a certame de interesse público, organização criminosa e falsificação de documento público. Somadas, as penas podem chegar a 15 anos de prisão.

Polícia Civil resgata mulher e três filhos mantidos em cárcere privado em São Francisco do Itabapoana

Policiais civis da 147ª DP (São Francisco de Itabapoana) e policiais militares resgataram uma mulher grávida de sete meses e seus três filhos menores que estavam sendo mantidos em cárcere privado, na quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher. A situação ocorreu no bairro Santa Clara, em São Francisco do Itabapoana. O autor foi capturado.

De acordo com as equipes, no dia anterior ao resgate, eles receberam denúncia de que a vítima era agredida e ameaçada constantemente pelo companheiro, que a mantinha em cárcere privado. A denúncia informava também que o autor possuía um arsenal em casa e ameaçava testemunhas que eventualmente pudessem denunciar os crimes. Diante disso, a unidade representou à Justiça pela busca domiciliar.

Em posse da medida cautelar, os policiais foram até o local e conseguiram resgatar a mulher que se encontrava com diversos hematomas pelo corpo. Junto à ela, estavam seus três filhos, todos menores de idade. Na casa, ainda foram arrecadados uma pistola e munições, além de outros materiais.

O homem foi autuado em flagrante por cárcere privado qualificado e responderá ainda pelos crimes de lesão corporal e ameaça no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.

MPRJ denuncia homem que agrediu e ameaçou a namorada em Casimiro de Abreu

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou Alexandre de Souza Nunes por crime de lesão corporal e ameaça contra Aline Ferreira, sua namorada. A denúncia foi oferecida na quarta-feira (08) pela Promotoria de Justiça de Casimiro de Abreu, que também pediu a prisão preventiva do acusado.

As agressões ocorreram no domingo (05), na Rodovia Serramar, que liga Casimiro de Abreu a Nova Friburgo, após uma discussão do casal por ciúmes. No local, Alexandre ofendeu a integridade física da vítima ao desferir chute na perna direita, tapas no rosto e arranhar a garganta de Aline, conforme constatou laudo pericial do exame de corpo de delito. Com as agressões, a vítima veio a cair na estrada e ali permaneceu sem condições de se locomover, até que foi socorrida por um grupo de pessoas que passava pela rodovia e conduzida ao Hospital Municipal de Casimiro de Abreu. Na madrugada de segunda-feira (06), Alexandre continuou com as ameaças e foi à casa de Aline para ofender e intimidar a vítima, mesmo após as agressões anteriores.

Alexandre foi denunciado por lesão corporal praticada contra a mulher, por razões da condição do sexo feminino e ameaça, conforme art. 129, §13º, e art. 147, na forma do art. 69, todos do Código Penal.

Tribuna dos Municípios 4 - Polícia Sexta-feira, 10 de Março de 2023
Fotos: Divulgação/PF Divulgação Divulgação/PF
Operação Alici A Polícia Federal defla-

MPRJ recomenda que a Prefeitura de Macaé forneça suporte para eleições do Conselho Tutelar

A 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Macaé expediu Recomendação, na quarta-feira(08), para que a Prefeitura de Macaé forneça, ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município, o suporte administrativo, logístico e jurídico para a organização do processo de escolha dos integrantes do Conselho Tutelar da cidade em 2023. O documento do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) também solicita que o Conselho tome as providên-

cias cabíveis para iniciar o processo de escolha, com base na Resolução 231/2022 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O Município de Macaé conta com três conselhos tutelares e a eleição será destinada ao preenchimento de cinco cargos de conselheiro tutelar em cada um dos conselhos. A Recomendação destaca que o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, essencial ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adoles-

cente, e concebido para agilizar o atendimento do público infantojuvenil e zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ainda de acordo com o documento, a Resolução 231/2022 do Conanda regulamenta o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, fixando uma série de providências a serem tomadas pelos Conselhos Municipais e pelo Poder Público local, para assegurar a regular realização do pleito.

“A Lei nº 12.696/2012 promoveu diversas alterações no ECA, assegurando direitos sociais e determinando que, a partir de 2015, os membros do Conselho Tutelar devem ter seus representantes eleitos em um processo unificado de escolha, em todo o território nacional, tendo o artigo 7º da Resolução 231/2022 do Conanda determinado que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tem por obrigação publicar o edital convocatório do pleito de escolha dos integrantes do Conselho Tutelar com seis meses de

Dia do Bibliotecário lembra peso da profissão

informação que se precisa, separar o conteúdo útil do inútil, preservar a memória histórica de um período e democratizar o acesso a ela (em “bibliotequês”, indexar e catalogar bancos de dados, além de controlar entradas e saídas de itens do acervo). São temas específicos da profissão, nem sempre compreendidos pelo grande público.

“As bibliotecárias e os bibliotecários acompanharam essas mudanças, ampliaram suas competências, especialmente na gestão da informação, expandindo assim sua área de atuação.

antecedência à data prevista para sua realização, 1º de outubro de 2023”, diz um dos trechos da Recomendação. Dessa forma, o documento encaminhado à Prefeitura e ao Conselho Municipal requer, entre outros pontos, que a administração designe servidores para acompanhar as providências necessárias de realização do processo de escolha, além de procurador jurídico para prestar assessoria jurídica durante todo o processo. Já em relação ao Conselho Municipal, é recomendado que seja

formada Comissão Especial do processo de escolha, que será responsável pela organização e pela condução do pleito, e que se elabore um calendário de atividades contemplando as diversas etapas do procedimento de escolha, com o objetivo de o certame transcorrer em tempo hábil.

A 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Macaé deu um prazo de cindo dias úteis para que os destinatários da Recomendação manifestem-se sobre a aceitação ou não das medidas propostas.

Lei de Incentivo à Cultura está com inscrições abertas

A tecnologia não para de mudar, mas se tem algo que não muda, é a necessidade de um profissional para dar sentido a tanta informação. Daí a importância dos profissionais de Biblioteconomia. Com a ascensão da Inteligência Artificial (AI) e as inconvenientes fake news, cabe a eles ensinar ao público como navegar num mar de fatos e boatos, e identificar fontes confiáveis de informação no mundo digital.

O Dia do Bibliotecário é celebrado em 12 de março, e a profissão foi regulamentada em 30 de junho de 1962, pela Lei 4.084. É um trabalho que só cresce em urgência: segundo os dados mais recentes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), os 26 Esta-

dos brasileiros mais o DF têm hoje pouco mais de 5 mil bibliotecas públicas municipais, distritais, estaduais e federais. É uma ausência de quase 800 bibliotecas públicas: o total foi de 6.057 em 2015 para 5.293 bibliotecas públicas em 2020. A esperança de mudança está no retorno do Ministério da Cultura e na criação da Secretaria de Formação, Livro e Leitura que contempla as diretorias de Educação e Formação Artística e a do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Outra urgência que deve movimentar a Biblioteconomia nos próximos anos é a Lei 12.244/10 que regulamenta que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil tenham

bibliotecas. Uma luta que vem sendo travada há anos e que aguarda solução.

Se no setor público o cenário, embora incerto é promissor, em outras áreas há razões para ficar ainda mais otimista. Na última década, as redes sociais deram início a uma revolução nos hábitos de consumo de informação. Nos últimos cinco anos essas mudanças ganharam força com a ascensão das fake news, a popularização do ensino a distância impulsionado pela pandemia de COVID-19 e as melhorias na implementação da inteligência artificial.

São novas tecnologias, mas os problemas que elas trazem não são exatamente novidade para um bibliotecário: como encontrar a

Além das bibliotecas, a(o) bibliotecária(o) pode trabalhar em editoras, livrarias, centros de documentação, hospitais, bancos, escritórios de advocacia, jornais, videotecas, mapotecas, atividades acadêmicas de ensino e pesquisa em Ciência da Informação, ou em qualquer instituição que atue com informação. Por isso mesmo a profissão segue mais essencial do que nunca”, salienta a presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), Ana Cláudia Martins. Alguns dos outros desafios dos bibliotecários incluem visualização e organização de conteúdo, e restauração de documentos. Por isso a profissão detém uma função que cresce em importância e aplicabilidade; se o número de bibliotecas públicas é algo desalentador, o futuro da profissão é promissor.

Froc incentiva os fazedores de Cultura a inscreverem seus projetos Como a Cultura no Estado do Rio de Janeiro não para, a Fundação Rio das Ostras de Cultura está incentivando aos produtores, agentes, artistas e profissionais ligados as áreas artísticas a inscreverem seus projetos, que visam obter patrocínio, na Lei de Incentivo à Cultura no Sistema Desenvolve Cultura, criado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

A Lei Estadual de Incentivo à Cultura é um mecanismo de fomento que dispõe sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais. Criada em 1992, permite que empresas, contribuintes de ICMS no Estado do Rio de Janeiro, patrocinem a produção cultural utilizando o incentivo fiscal concedido pelo Estado.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, que tenha imposto de renda a declarar ou empresa tributada pelo lucro real pode financiar projetos culturais utilizando o mecanismo da Lei, sendo que as pessoas físicas podem direcionar 6% do imposto devido e as jurídicas, 4%. É importante lembrar que o MEI (Micro Empreendedor individual), apesar de ter CNPJ, é considerado pessoa física.

Pessoas físicas ou MEI podem inscrever até três projetos, enquanto as jurídicas até cinco projetos. Apesar de somente proponentes do Estado do Rio de Janeiro poderem participar, a divulgação é importante, tendo em vista que a Cultura é uma grande rede.

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, esta é uma excelente oportunidade para que os profissionais ligados à cultura tenham como captar recursos para as suas produções. “A Secretaria de Estado tem diversificado as ações para ampliar a Cultura em todo o Estado, dando condições de muitas pessoas se beneficiarem conseguindo recursos para levar a arte para muitas pessoas. Dessa forma, conseguimos propagar as linguagens culturais e artísticas que são contempladas por meio dos projetos submetidos, visando facilitar e garantir o acesso da sociedade às fontes de cultura”, declarou Cristiane.

A documentação exigida para os proponentes está disponível no próprio sistema Desenvolve Cultura no link http:// cultura.rj.gov.br/lei-de-incentivo-a-cultura/

Tribuna dos Municípios 5 - Cidades Sexta-feira, 10 de Março de 2023
Divulgação Divulgação Jornalista Chicco Mazola

Impossível não se apaixonar MARROCOS

Para os ocidentais, Marrocos mantém um fascínio imediato e duradouro. Apesar de estar a apenas uma hora de balsa da Espanha, ao mesmo tempo parece que está bem distante da Europa, com uma culturaislâmica e profundamente tradicional - que é quase totalmente desconhecida. Em todo o país, apesar dos anos de domínio colonial francês e espanhol e a presença de cidades modernas e cosmopolitas como Rabat e Casablanca, é possível sentir a presença de um passado mais distante.

Fez, talvez a mais bela de todas as cidades árabes, mantém ainda uma vida enraizada nos tempos medievais, quando um reino marroquino se estendia do Senegal ao norte da Espanha, enquanto nas montanhas do Atlas e do Rif, ainda é possível elaborar mapas tribais da população berbere. Como pano de fundo de tudo isso, a composição geográfica do país é extraordinária: da costa do Mediterrâneo, através de quatro cadeias de montanhas, até a vastidão de areia do Saara.

Pontos turísticos

Casablanca

O que fazer em Casablanca • A mesquita Hassan II de Casablanca tem o minarete (torre da qual são anunciadas as chamadas diárias à oração) mais alto do mundo, com 210 metros de altura, além da bela arquitetura e pode ser um belo passeio pela cidade.

Rabat

O que fazer em Rabat O Mausoléu de Mohamed V é um majestoso edifício todo construido em marmore italiano, com o minucioso trabalho de artesãos marroquinos, uma arquitetura de encher os olhos em Rabat.

• Os interessados em mergulhar na história e cultura do povo marroquino podem visitar as ruínas da Necrópole de Chella, um antigo povoado fenício e romano construído em 1339.

Marraquech

O que fazer em Marra-

quech • Uma visita aos souks, os mercados de marraquech é sem dúvida um passeio animado. Nos souks é possível encontrar um pouco de tudo: especiarias, roupas e lenços e também artesanato marroquino. A diversão aqui fica por conta da tradição de negociar com o comerciante o valor do produto ofertado, uma prática exigida pela cultura local. Rodeado por oliveiras, os jardins de menara é perfeito para um passeio ao ar livre. Construído no século XXII o local possui um

Conhecendo a capital

século XII e é um belo exemplo da arquitetura almóada que chama atenção por sua construção em pedra de arenito rosada, típica na cidade.

Melhor época para ir ao Marrocos

O ideal é planejar a visita ao sul do Marrocos - ou pelo menos as rotas desérticas - fora do verão, quando a maior parte do dia é muito quente para atividades. Entre julho e agosto, os meses mais quentes, pode ser maravilhoso para visitar a região costeira, enquanto que nas montanhas não há regras.

A primavera, que chega entre abril e maio, talvez seja a melhor época, com um clima agradável tanto no sul como nas montanhas e nas costas do Mediterrâneo e do Atlântico.

monumento aos soldados e uma piscina central com centenas de peixes.

• O local mais famoso de Marraquech, a Mesquita Koutoubia foi construída no

Durante os meses de pico do verão (entre junho e agosto), o clima pode ficar brutalmente quente, especialmente em Marrakech, Fez e a região sudoeste do país. Quanto mais ao sul se vai, mais perto do deserto do Saara. Outra razão para evitar os meses de verão é que coincide com o verão europeu, quando o número de visitantes no Marrocos aumenta.

O período mais confortável para visitar o deserto do Saara é durante o outono ou o início da primavera, evitando as paisagens ressecadas, as temperaturas escaldantes do verão e as temperaturas noturnas congelantes do inverno.

A cidade de Rabat é a capital do Marrocos, mas apenas a oitava cidade do país em termos de população. Localizada ao longo do Atlântico, nas margens do rio Bouregreg, sua bela arquitetura foi influenciada por seu passado islâmico, colonial francês e berbere. O centro histórico da cidade é um dos pontos principais de concentração de hotéis e atrações turísticas, com fortalezas, mesquitas e mercados com quase mil anos de idade. Há também museus, como o Museu Arqueológico, que ajudam os visitantes a compreender o passado da cidade.

Bons restaurantes servindo pratos típicos da cultura local e variações de pratos franceses te deixarão com água na boca. A hospitalidade dos marroquinos é famosa mundialmente, então se solte e peça recomendações aos locais para encontrar as melhores opções de restaurantes da cidade!

O que fazer em Rabat

1. Chellah: uma fortaleza que passou no teste do tempo

O complexo murado de Chellah diz muito aos visitantes que estão procurando conhecer a vida medieval dos muçulmanos, mesmo sendo originalmente uma necrópole no Marrocos. A fortaleza berbere possui muitos floreios arquitetônicos característicos do Islã, incluindo altos minaretes de oração, azulejos e túmulos reais. Andando pelo Cou contornando seu perímetro, os viajantes sen-

tirão como se tivessem sido transportados de volta no tempo para um mundo antigo, quase esquecido. E ver a paisagem de uma das plataformas mais altas durante o pôr do sol é algo que você não vai esquecer tão cedo.

2. Kasbah dos Oudayas: Rockin ‘the Casbah

A Kasbah dos Oudayas é uma fortaleza medieval que fica ao lado do Chellah, na foz do rio Bou Regreg, e é histórica e significativa o suficiente para ter sido nomeada como Patrimônio Mundial da UNESCO. A Kasbah ainda manteve intactas suas paredes de cores vivas, enquanto as ruas de paralelepípedos estão desbotadas mas presentes, há heras crescendo em suas paredes e belos e intrincados detalhes em suas soleiras das portas. Seus becos sinuosos, portas escondidas e alcovas irão lembrá-lo de Santorini, mas não se enganem, Kasbah dos Oudayas tem sua própria vibração árabe.

3. Mesquita de Hassan: uma grande mesquita Conhecida como a Grande Mesquita Hassan II, esta é a maior mesquita do Marrocos e seu minarete é um arranha-céu com 210 metros de altura. Pronto para se sentir pequeno e insignificante? Simplesmente fique em sua base e olhe para cima e ao redor. Aprecie a arquitetura clássica mourisca enquanto vagueia por seus interiores palacianos, abrangendo suas extensas bibliotecas, hammams cheios

de vapor, pátios refrescantes e fontes majestosas. Você logo perceberá que parte da mesquita foi construída em terra e outra parte sobre o Oceano Atlântico.

4. Torre Hassan: faça um tour por uma torre Planejada para ser o majestoso minarete de uma mesquita, a Torre Hassan é agora apenas uma parte de um projeto inacabado iniciado em 1195, que pretendia ser uma das maiores mesquitas do mundo. Como partes de suas paredes, colunas e rampas ainda existem, o espaço dá ao visitante a sensação de ser uma instalação de arte estranha ou uma mesquita ao ar livre, com a presença iminente do minarete observando tudo. Em vez de escadas, a mesquita incompleta tinha rampas em seu projeto, e algumas ainda existem. No entanto, os robustos guardas ainda estão em seus portões como uma marca da importância que o projeto teve, e ainda tem.

5. Jardins andaluzes: místico e mágico Como tudo mais no Marrocos, os Jardins da Andaluzia são carregados de um senso de mística, idade e beleza do velho mundo. Construído pelos franceses durante o período colonial de Marrocos, os Jardins estão dentro do Kasbah des Oudayas. Suas passarelas são feitas de pedra e azulejo, com fontes e tigelas de água, pequenas plantas perfumadas, flores exóticas, e árvores antigas.

Tribuna dos Municípios 6 - Turismo Sexta-feira, 10 de Março de 2023
Fotos: Divulgação

O novo arcabouço fiscal Congresso garantirá investimentos e agradará a todos, inclusive ao mercado, disse na quinta-feira (09) a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Ela deu a declaração após almoçar, no Ministério da Fazenda, com o ministro Fernando Haddad, e reafirmou que o projeto de lei complementar deve ser divulgado ainda este mês. Tebet e Haddad se encontraram para discutirem o novo marco fiscal previsto pela Emenda Constitucional da Transição. Na semana passada, a Fazenda concluiu a modelagem da proposta, que foi enviada ao Ministério do Planejamento para orientar a elaboração do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. Segundo a ministra, o texto concilia as preocupações com a sustentabilidade das contas públicas e a necessidade de garantir investimentos para a recuperação da economia. Ela informou que agora caberá a Haddad levar a proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pensão especial

A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (09), o projeto de lei nº 976/22 que prevê o pagamento de pensão especial aos filhos e outros dependentes menores de 18 anos de mulheres vítimas de feminicídio. O valor da pensão foi fixado em um salário mínimo (R$ 1.320 atualmente). O benefício será concedido ao conjunto dos filhos biológicos ou adotivos e dependentes cuja renda familiar mensal per capita seja igual ou menor do que 25% do salário mínimo (R$ 330). O projeto é de autoria das deputadas petistas Erika Kokay (PT-DF), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Benedita da Silva (PT-RJ), Luizianne Lins (PT-CE), Maria do Rosário (PT-RS), Natália Bonavides (PT-RN), Professora Rosa Neide (PT-MT) e Rejane Dias (PT-PI). A proposta aprovada pela Câmara, no entanto, foi o substitutivo apresentado pelo relator da matéria, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM).

RECEITA

Enformado de mandioca e calabresa

Ingredientes: 4 xícaras (chá) de mandioca cozida e amassada, 4 ovos, 1 xícara (chá) de creme de leite, 2 colheres (chá) de fermento em pó, sal a gosto e margarina para untar.

Recheio: 2 e 1/2 xícaras (chá) de linguiça calabresa defumada picada, 2 xícaras (chá) de molho de tomate, 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas, 1/4 de xícara (chá) de cheiro-verde picado, 1 colher (sopa) de molho de pimenta, 1 xícara (chá) de queijo muçarela em cubos e 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

TRIBUTO

Chuck Norris (1940) é um ator norte-americano, campeão mundial de karatê que se tornou um grande ícone de filmes de ação.

Chuck Norris (1940), nome artístico de Carlos Ray Norris, nasceu em Ryan, Oklahoma, nos Estados, no dia 10 de março de 1940. Com 18 anos, alistou-se na Força Aérea Americana e foi mandado para uma base aérea localizada em Osan, na Coreia do Sul. Foi lá que ele começou sua formação em artes marciais e recebeu o apelido de Chuck. Teve seus primeiros contatos com o Tangsudo (Tang Soo Do) e o Taekwondo, duas artes marciais tipicamente coreanas. Conquistou a faixa preta do Taekwondo.

Quando regressou aos Estados Unidos continuou servindo como policial militar na Base March Air Reserve, na Califórnia, onde permaneceu até 1962, quando foi dispensado. Trabalhou para a empresa Northrop Corporation e posteriormente abriu uma rede de escolas de karatê. Tornou-se um especia-

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Presente ou propina

Reprodução

Recém-eleito para presidir a Comissão de Transparência e Fiscalização, o senador Omar Aziz (PSD-AM) anunciou que o primeiro trabalho à frente do grupo será investigar se os R$ 16 milhões em joias transportados pelo ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque eram presentes ou propina. Aziz pedirá um pente-fino em todos os negócios fechados pelo governo Bolsonaro com o mundo árabe, especialmente com fundos de pensão ligados ao governo da Arábia Saudita. Ele não está convencido de que as joias eram um presente. “Nunca vi ninguém dar R$ 16 milhões de presente para uma primeira-dama. Isso é a versão do Bento Albuquerque, que será investigada.”

Modo de preparo: Em uma tigela, misture a mandioca, os ovos, o creme de leite, o fermento e sal até ficar homogêneo. Reserve. Em outra tigela, misture a calabresa, o molho de tomate, as azeitonas, o cheiro-verde e o molho de pimenta.

Em um refratário médio untado, coloque metade da massa de mandioca, espalhe o recheio de calabresa, a muçarela e cubra com a outra metade da massa. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Simplício governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Não perca sua serenidade. A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga o fígado, a mágoa envenena o coração. Domine suas reações emotivas. Seja dono de si mesmo. Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento. Esqueça e passe adiante, para não perder sua serenidade. Não perca sua calma. Pense, antes de falar, e não ceda à sua impulsividade.

Emprego

A economia brasileira gerou 83,3 mil empregos com carteira assinada em janeiro deste ano, informou na quinta-feira (09) o Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado representa piora em relação a janeiro do ano passado, quando foram criados 167,3 mil empregos formais. A queda, nesta comparação, foi de 50,2%. Deste modo, a criação de empregos com carteira assinada foi quase a metade da que foi registrada no mesmo mês de 2022.

Chuck Norris completa 83 anos

lista em Karatê, chegando a ser campeão mundial invicto por seis vezes na categoria peso médio. Na década de 70, Chuck Norris criou sua própria arte marcial, o Chun Kuk Do, quando fundou e se tornou presidente da United Fighting Arts Federation. Em um evento de artes marciais conheceu o ator

Bruce Lee, que o convidou para estrelar no filme “O Voo do Dragão”, escrito e produzido em 1972, pelo próprio Lee. No filme, Lee e Norris encenam uma luta no histórico Coliseu em Roma, cena lembrada até hoje pelos fãs de filmes de artes marciais.

Em 1974, Norris passou a ter aulas de representação na Metro-Goldwyn-Mayer.

Em seguida, Chuck Norris atuou em diversos filmes de ação, na maioria interpretando papel de herói e demonstrando suas habilidades nas artes marciais, entre eles: “Breaker! Breaker!” (1977), “Good Guys Wear Black” (1978), “The Octagon” (1980), “An Eye For An Eye” (1981), “Lone Wolf McQuade” (1983), “Missing

in Action” (1984) e “Code of Silence” (1985). No entanto, seu maior sucesso veio com a série “Walker Texas Ranger”, exibida entre 1993 a 2001.

Em 1990, Chuck Norris recebeu o “Cinturão Preto de Grande Mestre de 8º grau”, se tornando o primeiro ocidental com o mais alto grau do Tae Kwon Do. Nesse mesmo ano, criou a Chun Kuk Do, uma arte marcial baseada principalmente no Tang Soo Do, mais elementos de vários outros estilos de combate, incluindo um código de honra, regras de conduta e um sistema de oito cinturões.

Chuck Norris realizou diversas contribuições para organizações não governamentais. Em 1990 criou a “United Frghting Arts Federation” e a “KickStart”, programas que promovem o ensino das artes marciais para crianças em risco, com o objetivo de afastá-las das drogas. Em 1999, passou a fazer parte da “Martial Arts History Museum’s Hall of Fame”. Em 2000, recebeu

casal de gêmeos. Convertido ao cristianismo, tem feito campanhas em favor do ensino bíblico nas escolas públicas dos Estados Unidos.

Geraldo Bubniak/AEN
Divulgação
7 - Variedades Sexta-feira, 10 de Março de 2023
Tribuna dos Municípios
o “Golden Lifetime Achievement Award”, World Karate Union Hall of Fame. Chuck Norris foi casado durante 30 anos com Diane Holechek, com quem teve dois filhos. Divorciou-se em 1988, e casou-se com a ex-modelo Gena O’Kelley, em 1998, com quem teve um Joédson Alves/Agência Brasil
Arcabouço fiscal
Guia da Cozinha
ORAÇÃO AO SANTO
São Simplício

Rio das Ostras comemora Dia Internacional da Mulher com diversas

atividades

Coga, Patrulha Maria da Penha, Ceam, Cras e Froc marcaram a data com lanche, música, panfletagem, conscientização e distribuição de rosas

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março em todo o Mundo, é uma data destinada para celebrar as conquistas da mulher ao longo da história e para propor reflexões da distância paritária entre homens e mulheres na sociedade. Em Rio das Ostras, várias atividades foram desenvolvidas ao longo do dia nas áreas de saúde, segurança, cultura e assistência social.

COGA- Os usuários da Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria – Coga tiveram um dia diferente de conscientização. O público pôde ouvir e aprender com as palestras sobre os cuidados necessários com a saúde da mulher e sobre o combate e conscientização da violência doméstica.

A Coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Giselly Leão, participou da roda de conversa na unidade e falou sobre os direitos da Mulher e os equipamentos de proteção à mulher no Município - Ceam e Creas.

O Serviço da Assistência Especializada, da Secretaria de Saúde, também disponibilizou testes rápidos para HIV/ Sífilis e Hepatite B e C e para fechar o dia foram sorteados brindes ao público.

PATRULHA MARIA DA

PENHA - A Patrulha Maria da Penha foi às ruas para divulgar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Ceam, um importante

equipamento que colabora na prevenção das diversas formas de agressão, além de oferecer um trabalho qualificado, humanizado e inclusivo à mulher em situação de violência doméstica feito pelos agentes.

Integrantes da Patrulha também distribuíram rosas às mulheres que passavam pela avenida Governador Roberto Silveira, em Costazul, para deixar o dia delas mais especial.

CEAM - O Centro Es-

pecializado de Atendimento à Mulher que atende as vítimas com todo suporte necessário para que o ciclo da violência acabe preparou uma tarde de lanche e de bate-papo com as usuárias.

CRAS E CREAS- O Dia Internacional da Mulher foi celebrado com música ao longo da manhã, no Centro de Referência da Assistência Social – Cras Central.

A programação do Centro de Referência de Assistência Social de Nova Cidade

(Cras Central) contou com a presença do músico Sérgio Elias. Com as canções “Carinhoso”, “Casinha Branca”, entre outras, o cantor e violonista resgatou a memória das idosas do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Elas acompanharam cantando todas. E, no final, dançaram ao som de um forrozinho animado. As mulheres receberam lembrancinhas e foi servido um café da manhã.

“Durante todo o mês de março vai acontecer atividades socioeducativas, nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, sobre o Dia Internacional da Mulher, com temas sobre: a história da mulher, autocuidado, garantia de direitos, conquistas, etc”, contou a diretora do Cras Central, Andréa Vasconcellos.

O Cras de Rocha Leão também fez atividades sobre o tema.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas também realizou um café da manhã com as servidoras da unidade.

A noite, a secretária de assistência social Eliara Fialho, Giselly Leão e a enfermeira do Núcleo de Atendimento às Violências da Secretaria de Saúde participaram de uma live promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Foram debatidos temas como: mulheres ocupando posições estratégicas; direitos das mulheres; situação de violência; Lei Maria da Penha entre outros pertinentes ao tema. A live foi conduzida pelo Padre Marcelo e Alessandro.

SHOW - As homenagens ao Dia Internacional da Mulher não param e o Projeto Soul da Casa prepara uma edição especial para celebrar as mulheres nesta quinta, dia 9, a partir das 20h, com um super show que vai reunir três cantoras da Região: Cida Garcia, Micha e Thaís Neon no palco do Teatro Municipal Joel Barcellos, com o show “Sou Mulher”. De acordo com Micha, a ideia do show é reunir grandes artistas para apresentar o melhor da Música Popular Brasileira. “Neste show, vamos homenagear nossas influências musicais com sucessos de Cássia Eller, Sandra de Sá, Rita Lee, Ivete Sangalo e muitas outras cantoras”, contou.

Rio das Ostras qualifica profissionais de saúde para manuseio e aplicação de vacina bivalente

Vacina oferece uma proteção extra contra a cepa ômicron e suas subvariantes

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está qualificando todos os técnicos de enfermagem e enfermeiros para manuseio e aplicação da vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19.

A capacitação começou em fevereiro e na quarta-feira (08), outras equipes receberam o treinamento no Auditório Inayá Moraes D’Couto, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Extensão do Bosque.

O Município segue vacinando contra a Covid-19 nas unidades de saúde no turno da tarde, das 13h30 às 16h30. No sábado (11), o Polo da Secretaria de Turismo vai funcionar das 8h às 18h, ofertando exclusivamen-

o treinamento. Capacitar é necessário para prestar um atendimento com ainda mais qualidade aos munícipes”, contou Natália Lopes, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

BIVALENTE – A vacina bivalente foi criada para oferecer uma proteção extra contra a cepa Ômicron e suas subvariantes.

Em Rio das Ostras, os primeiros a receber a Bivalente foram os idosos a partir de 70 anos. Na sexta-feira (10), o município está aplicando a Bivalente em idosos entre 69 e 60 anos e Imunossuprimidos entre 59 a 12 anos. Importante destacar que a vacina é recomendada como dose de reforço para o público que foi devidamente imunizado com, pelo menos, duas doses de vacina monovalente (esquema primário completo) e que tenham tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses.

8 - Cidades Tribuna dos Municípios Sexta-feira, 10 de Março de 2023
Fotos: Allexandre Costa
Divulgação
te as doses de Repescagem. “Todos os técnicos em enfermagem
e enfermeiros que fazem parte das unidades que tem sala de vacina e a equipe que compõe
o Polo de Vacinação Contra a Covid-19 receberam

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.