2590 - TRIBUNA - Quinta-feira - 16.02.2023

Page 7

Tribuna dos Municípios

Edição 2590 R$ ,001

Rio de Janeiro, Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023

Búzios, a cidade mais badalada do Brasil aguarda

de 200 mil turistas no período do carnaval

Pág. 2

semipreciosas em Angra dos Reis

Divulgação/PRF

Mais de meia tonelada de pedras semipreciosas e 777 pedras preciosas foram apreendidas na terça-feira (14) em Angra dos Reis (RJ). O material, avaliado em mais de R$ 500 mil, estava sendo transportado em uma caminhonete, abordada pela Polícia Rodoviária Federal na BR-101 (Rodovia Rio-Santos). O motorista e o passageiro, de 32 e 40 anos, foram presos.

Pág. 4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na quarta-feira (15), de uma solenidade no município de Maruim, a 35Km de Aracaju (SE), que marcou o reinício da duplicação da BR-101 e a retomada de 14 mil obras paradas no país. A BR-101 no trecho sergipano foi reiniciada em janeiro, a partir de recursos viabilizados pela PEC da Transição, articulada pelo atual governo em dezembro, antes mesmo de assumir a gestão. Pág. 3

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo deverá anunciar em março o novo arcabouço fiscal que substituirá o teto de gastos. Pág. 3

Divulgação/Gov.Rio

As ruas terão bloqueios fixos e com cones a partir das 18h de sexta-feira (17), até a próxima quarta-feira (22), às 12h. Pág. 5

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, entregou 23 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a seis municípios localizados na Baixada Fluminense, na Região Metropolitana e na Região Litorânea do Rio. Pág. 3

ANO XXX
Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!” Ricardo Stuckert/PR
mais
Homens são presos transportando mais de meia tonelada de pedras
Maurício Rocha

Búzios, a cidade mais badalada do Brasil aguarda mais de 200 mil turistas no período do carnaval

A Prefeitura de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, montou um esquema especial para receber mais de 200 mil turistas no período do carnaval.

A ação foi planejada, após várias reuniões entre os órgãos responsáveis por garantir uma folia segura aos moradores e visitantes do município. Segundo dados divulgados pelo Búzios Convention & Visitors Bureau, a média da taxa de ocupação hoteleira para este carnaval é de 87%. A Secretaria de Turismo informa que até o momento, 20 veículos turísticos estão autorizados para o período.

O esquema especial terá início na sexta-feira (17) com todo o efetivo da Guarda Municipal escalado para realizar o patrulhamento nas ruas com viaturas, motos e a pé. A Polícia Militar disponibilizou 132 policiais para reforçar o policiamento na cidade, durante os cinco (05) dias de folia.

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, também trabalhará com todo efetivo escalado para coibir

qualquer irregularidade no município. Os agentes de Postura, CTT, Guarda-Vidas e Defesa Civil estarão atuan-

do em parceria com a Guarda Municipal e Cproeis. Segundo a Guarda Civil Municipal a única alteração

de trânsito ocorrerá no domingo (19), a partir das 12h, onde o trânsito será desviado pela via alternativa por

Um pedaço da África Geológica é descoberto na comunidade Quilombola

em Búzios narra esse momento da divisão dos continentes, é um pedaço da África, da africanidade dentro de Armação dos Búzios e, por providência divina, essa africanidade está presente no território quilombola de Baía Formosa, que são os remanescentes africanos que foram escravizados e que carregam toda essa ancestralidade”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Romano, a presença dessa rocha é muito importante e por isso precisa ser estudada e catalogada. E a partir daí surgiu a ideia de projeto ainda em fase inicial por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio para catalogar as rochas culturais, os pesqueiros e esses acidentes geográficos tão importantes que fazem parte da identidade buziana. Ele ainda ressaltou que rocha encontrada no quilombo de Baía Formosa está em Búzios, mas pertence ao mundo.

De acordo com a geóloga Kátia Mansur, essas rochas africanas com dois bilhões de anos colidiram há aproximadamente 500 milhões de anos. Depois, foram separadas vulcanicamente há 130 milhões de anos e deixaram aqui uma parte dessa África geológica, que, muito tempo depois receberia africanos escravizados cujos seus descendentes hoje lutam pelo reconhecimento de sua cultura.

conta da concentração do Bloco Cachaça no Bule em Manguinhos. Os condutores de veículos para se locomo-

verem em direção ao centro da cidade, deverão seguir pela Avenida Geribá (ao lado da Igreja de Santa Rita, em Manguinhos) e seguir até a Avenida Gerbert Perissé. O condutor pegará a esquerda pela rua Vieira Câmara e, desta forma, retornará à avenida principal. A Secretaria de Saúde, também participará do esquema especial com ações de conscientização para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos durante o bloco ‘NÃO É NÃO’, iniciativa da Secretaria da Mulher e do Idoso, que acontece no dia 15, às 14h, no canto direito da Praia de Geribá, e no dia 16, às 16h, na Rua das Pedras, centro de Búzios. A distribuição também ocorre diariamente na recepção do Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) e na Tenda de Pronto Atendimento de Urgência na UBS Dr. Paulo Ackerman (Ferradura) e em caso de urgência os foliões poderão se dirigir as unidades e ao PU da Rasa com atendimento 24h

Teatro Municipal Joel

Barcellos recebe edição especial do Soul da Casa

Já no clima do Carnaval, a Fundação Rio das Ostras de Cultura apresenta na quinta-feira (16), uma edição especial do Projeto Soul da Casa, com os artistas que participaram do IV Concurso de Marchas Carnavalescas. A apresentação acontece a partir das 20h e a entrada é franca.

Dentre os artistas que vão se apresentar estão Gabriela Cândida Marquez, Fábio dos Santos Henriques, Claudia Maria Falcão Oliveira, Rodrigo dos Santos Zago, Wagner Augusto de Brito Vieira, Priscila Wandalsen Mendonça de Castro, Philippe da Silva Borges, Jacqueline Esteves dos Santos, Tais Elisabete Colmenero Vieira e José Correa de Mello Filho. Todas as marchinhas que estão concorrendo serão apresentadas para o público.

É importante lembrar que o candidato pode interpor recurso da decisão julgadora. Esse recurso deve ser feito pelo e-mail: froc.sppc@gmail. com, até às 23h59 do dia 16 de fevereiro, último dia do prazo estabelecido na Chamada Pública. O Resultado Final, com indicação do nome do candidato e título da música, também será publicado no Jornal Oficial do Município de Rio das Ostras.

Segue o resultado preliminar:

CLASSIFICAÇÃO/CANDIDATO (A)/MARCHINHA

1/Gabriela Cândida Marquez/Jack Tequila

2/Fábio dos Santos Henriques/Oh! Mariléia

3/Claudia Maria Falcão Oliveira /No Céu com Tiê

4/Rodrigo dos Santos Zago/Saco de Serpentina

5/Wagner Augusto de Brito Vieira /Chegou o Carnaval

6/Priscila Wandalsen Mendonça de Castro/Pega o Cabrito

7/Philippe da Silva Borges/É Carnaval! Eu Quero É Pular

8/Jacqueline Esteves dos Santos /Dona Ivone Falou

9/Tais Elisabete Colmenero Vieira/Primeira Dama do Samba Eternamente

10/José Correa de Mello Filho/Baianos

11/José Correia de Mello Filho/A Noite Inteira

A descoberta está localizada na estrada que leva à sede da comunidade quilombola. Trata-se de um afloramento rochoso que faz conexão entre a ciência e a ancestralidade. O conjunto de rochas identificado conta a história da colisão África- América do Sul e da separação que ocorreu posteriormente.

A descoberta se deu em uma das visitas técnicas realizadas a

EXPEDIENTE

convite da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios. Visitas como esta têm entre os objetivos a identificação de locais geológicos com importância patrimonial e a secretaria está atuando para salvaguardar a história narrada pelo povo buziano, que também se faz presente na paisagem, rochas, monumentos e costumes que constituem a heran-

ça e precisa ser preservada para as futuras gerações.

O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Romano Lorenzi destacou que esta descoberta tem uma importância não apenas para a cidade de Búzios e sua cultura, mas também para toda uma comunidade científica e de pesquisa. “As rochas narram a ação do tempo e a rocha que foi encontrada

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.

Médio Paraíba Barra do Piraí;

Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Ainda de acordo com Kátia, existem outros pontos semelhantes na região, porém, dentro do território quilombola de Baía Formosa, ainda não havia tido tal observação. “É visível esta relação de união e separação continental, relação África - Brasil, Ciência - Ancestralidade em um único lugar. Entendemos que esta pode ser mais uma das pedras culturais, entre tantas outras que precisamos tornar visíveis aos visitantes de Búzios. Este reconhecimento cultural precisa ser destacado sob pena de perdermos lugares tão únicos em nome de um processo destruidor que alguns chamam de desenvolvimento e que vem sendo levado a cabo há décadas na região”, disse ela.

SOUL DA CASA – O Projeto Soul da Casa, desenvolvido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, tem o objetivo de valorizar os artistas da Região, dando oportunidade para que eles possam apresentar seus espetáculos autorais ou tributos para o grande público

Estado do Rio de Janeiro

Prefeitura da Cidade de Armação dos Búzios Secretaria Municipal de Administração Coordenadoria Especial de Licitações e Contratos

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL 010/2023

PROCESSO: 9279/2022

OBJETO: Aquisição de materiais permanentes, tais como equipamentos de climatização (ar condicionados modelos split), para a efetivação do sistema de climatização das salas e do auditório da nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda - SEDESER

DATA DO CERTAME: 08 de março de 2023 - quarta-feira - 10:00 horas

REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA

VALOR GLOBAL: R$ 106.067,16(cento e seis mil e sessenta e sete reais e dezesseis centavos) LOCAL DO CERTAME: Sede da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, situado na Estrada da Usina nº600, bairro Centro, Armação dos Búzios – RJ.

INFORMÇÕES: O edital encontra-se disponível no Portal Oficial da Prefeitura (https://buzios.rj.gov.br), podendo, também, ser retirado na sede da Prefeitura, no horário de 13:00 às 16:00, portando carimbo de CNPJ da firma, um pen-drive 1 resma de papel A4 de permuta. Maiores informações poderão ser prestadas pelo tel. (022) 2633-6000. DADA A REFORMULAÇÃO DOS EDITAIS, RECOMENDAMOS SUA ATENTA E CUIDADOSA LEITURA. Esclarecimentos e impugnações poderão ser remetidos através do email licitacao@buzios.rj.gov.br. Recomenda-se a visitação diária ao portal de licitações para ciência de demais informações eventualmente publicadas e acompanhamento do desenvolvimento da licitação

Armação dos Búzios, 15 de fevereiro de 2023

PAULO HENRIQUE DE LIMA SANTANA PREGOEIRO

Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 O Franco Grafica e Editora Ltda - ME CNPJ nº 26.753.088/0001-06 Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559 Presidente: Aloisio Santiago Monteiro Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000 Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189 Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360 E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787 Circulação Fundado em 26/02/91 Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda. Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty. Divulgação/PMAB Divulgação/PMAB Divulgação

Presidente Lula esteve em Maruim (SE) para oficializar o reinício das intervenções e anunciar investimentos induzidos pelo Estado para girar a economia e criar empregos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na quarta-feira (15), de uma solenidade no município de Maruim, a 35Km de Aracaju (SE), que marcou o reinício da duplicação da BR-101 e a retomada de 14 mil obras paradas no país. A BR-101 no trecho sergipano foi reiniciada em janeiro, a partir de recursos viabilizados pela PEC da Transição, articulada pelo atual governo em dezembro, antes mesmo de assumir a gestão.

Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes -- DNIT, R$ 43 milhões já estão empenhados e outros R$ 111 milhões virão nos próximos dias, de um total de R$ 180 milhões destinados para a duplicação da BR-101.

“Daqui, da cidade de Maruim, eu estou anunciando que mais de 14 mil obras que ficaram paralisadas durante os últimos seis anos vão voltar a funcionar, porque o Brasil precisa crescer e gerar renda, gerar consu-

mo, gerar educação e gerar melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse Lula, durante a solenidade na cidade sergipana.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que a duplicação da BR101 no trecho sergipano é apenas uma das muitas que serão realizadas neste ano. “Estamos retomando mais de 100 obras nessa mesma proporção em todas as regiões. O governo anterior, em quatro anos, com recursos do Orçamento da União, investiu cerca de R$ 20 bilhões. Só para este ano, temos garantidos R$ 22 bilhões no ministério, o que vai dar novo ritmo às obras do país, vai gerar emprego e promover a nossa economia”. Segundo Renan Filho, há 453 contratos no DNIT que estavam ou paralisados ou recebendo menos recursos do que o necessário e que serão retomados agora.

“Cada obra dessas vai gerar uma quantidade de empregos. Esses empregos vão fazer com que a cidade

tenha um comércio mais forte. Esse comércio mais forte vai crescer na medida em que tenha mais emprego e mais salário”, afirmou o presidente.

A passagem de Lula pelo município começou com uma visita ao canteiro de obras da BR-101. Lá, Lula conheceu o trecho em duplicação e conversou com trabalhadores. Na sequência, seguiu para Maruim, onde participou da solenidade que marcou oficialmente a retomada dos trabalhos.

TRANSIÇÃO -- Em seu discurso, o presidente Lula fez questão de lembrar a importância da aprovação, no fim do ano passado, da Proposta de Emenda à Constituição que viabilizou recursos para a retomada de obras em todo o país.

“Nós temos que agradecer à Câmara e ao Senado, porque eles aprovaram a PEC que permitiu que a gente pudesse retomar essas obras. Isso permitiu que a gente voltasse a fazer o Brasil voltar a funcionar, a gerar

empregos e a gerar a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

O presidente afirmou ainda que pretende viajar pelo país para anunciar obras em setores essenciais. “Seja de infraestrutura, de estrada, ferrovia, de urbanização de favelas e saneamento básico, do Minha Casa, Minha Vida, de

escolas e creches, de água para o Nordeste, nós vamos retomar”, afirmou Lula.

Além da companhia do ministro Renan Filho, estiveram no evento com o presidente o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e o ministro do Desenvolvi-

mento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A solenidade ainda contou com o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o prefeito de Maruin, Gilberto Maynart de Oliveira, e diversos prefeitos e prefeitas da região, além de deputados e senadores.

Governo do Estado entrega 23 novas ambulâncias a municípios do Rio

bem recebida pelos profissionais da saúde e pela população em geral. Estiveram presentes aos eventos das entregas das ambulâncias prefeitos dos municípios beneficiados.

O projeto Samu 100% RJ foi iniciado em janeiro deste ano com a entrega de 60 ambulâncias para o Samu da cidade do Rio de Janeiro.

O investimento para renovar e ampliar a frota do Samu foi de R$ 87,4 milhões. No total, serão 249 veículos. A expectativa é que essas novas unidades possam contribuir para uma melhoria significativa no atendimento de urgência e emergência no Estado do Rio de Janeiro.

- Estas entregas são muito importantes. Estamos fortalecendo o atendimento móvel de urgência e emergência da rede de saúde nos municípios, para melhorar a vida da população. Queremos proporcionar um aten-

dimento digno, rápido, com profissionais qualificados e ambulâncias de qualidadeafirmou o governador.

O município de Duque de Caxias e de Magé, ambos

na Baixada Fluminense, receberam dez e quatro ambulâncias, respectivamente. Outras três foram doadas para a Prefeitura de Rio das Ostras, na Região Litorânea.

Além disso, seis veículos foram entregues para os municípios de Itaboraí, Rio Bonito e Tanguá, na Região Metropolitana. A entrega das novas ambulâncias foi

- Essas ambulâncias que podem ser utilizadas como unidades básicas de saúde ou avançadas eram uma demanda antiga. A resposta do 192 agora vai ficar muito mais rápida nessas regiões. Com essas ambulâncias

vamos salvar muitas vidas - ressaltou o secretário de Saúde, Dr. Luizinho. Nova ala pediátrica e CTI com maior capacidade Ainda durante o evento, na Baixada Fluminense, o governador Cláudio Castro inaugurou a nova enfermaria pediátrica do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), que passa a contar com 48 leitos, e o novo CTI 1, aumentando a capacidade de 12 para 17 leitos.

- Percebemos o quanto esse hospital evolui e como a gente consegue tratar melhor as pessoas. Estou feliz com essa parceria, com a situação do Rio de Janeiro hoje, de maturidade política, em que trabalhamos junto com as prefeituras para fazer do nosso estado um só, para que o cidadão seja cada vez mais bem atendido – concluiu Castro.

Haddad diz que vai apresentar nova regra fiscal até março

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na quarta-feira (15), que o governo deverá anunciar em março o novo arcabouço fiscal que substituirá o teto de gastos. Antes, ele havia prometido apresentar a proposta até abril, para que fosse discutida junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Em evento do BTG Pactual, Haddad disse que a ideia de antecipar a nova regra foi dada pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, e pelo vice-presidente e ministro do Comércio, Indústria, Serviços e Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. Eles defenderam que seria positivo discutir a regra antes de apresentá-la ao Congresso.

O ministro disse que nenhum país do mundo adota uma regra como o teto de gastos, mas defendeu um novo arcabouço exigente no Brasil. “Eu sou a favor de metas exigentes, porque, se não, você não trabalha. Se você botar meta de inflação, meta fiscal, não demandante, o Estado para de trabalhar. Então, tem de ser demandante, tem de ser rigoroso, tem de ser exigente, mas um ser humano tem de conseguir fazer aquilo”, disse.

Haddad não deu nenhum detalhe sobre a nova regra fiscal. Mesmo assim, foi suficiente para melhorar o humor do mercado financeiro: o Ibovespa, que abriu o dia em queda, apresentava alta de mais de 1% depois das declarações, passando a casa dos 109 mil pontos. Ao Estadão, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, defendeu a fixação de uma regra de controle de gastos no novo

arcabouço fiscal. Para o economista André Perfeito, a fala do ministro soou como música aos ouvidos do mercado.

“A percepção é que, como já havia comentado, de fato a Fazenda e o BC estão trabalhando juntos para baixar os juros. O episódio das rusgas entre BC e Planalto está praticamente superado”, comentou.

“Falta muito ainda para concretizar as iniciativas apontadas, mas o mercado agora tem assuntos ‘concretos’ para debater”, afirmou o economista. No mesmo evento, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL),

afirmou que um texto “radical” sobre o novo arcabouço fiscal não terá sucesso no plenário do Congresso. Na visão do deputado, a âncora que substituirá o teto de gastos deve ser “razoável”, “equilibrada” e “moderada”.

”Eu não canso de dizer que o próprio ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad sentou numa mesa com todas as lideranças da Câmara na discussão da PEC da Transição e fizemos um acordo para que o texto que vier [do arcabouço fiscal] seja um texto médio, que possa angariar apoio de base de mudança constitucional. Ou seja:

um texto radical, para um lado ou para outro, não terá sucesso no plenário do Congresso”, disse Lira.

”Esse compromisso foi feito na presença de todos os líderes, da oposição ao governo, para que o Ministério da Economia [Fazenda] e do Planejamento possam fornecer ao Congresso Nacional um texto médio, conceituado, razoável, equilibrado, que trate de responsabilidade fiscal sem esquecer a justiça social, mas não descambe nem para um lado, excessivamente, nem para outro, que seja um texto moderado”, emendou.

Harmonização

No evento, Haddad disse também que faz parte do seu trabalho harmonizar a política fiscal com a política monetária e construir a narrativa sobre o tema. “Esse jogo de construção de narrativa, de harmonização das políticas fiscais e monetária, de harmonização do discurso do Estado com a sociedade, isso faz parte do trabalho do Ministério da Fazenda, não faz parte do trabalho de um economista necessariamente”, afirmou.

Ele também afirmou que o governo tem agido para reonerar “barbaridades” que foram cometidas pela gestão anterior, de forma a preparar o terreno para aprovar uma reforma tributária. Para Haddad, um sistema tributário coerente reduziria a possibilidade de que políticos ajam para beneficiar setores específicos. “Como você não tem um sistema tributário coerente, ninguém vai notar um parafuso em um Frankenstein. É isso que está acontecendo

no Brasil: você tem um monstrengo e vai colocando um parafuso, ninguém nota”, disse.

Durante a sua fala, o ministro disse que os benefícios tributários concedidos pelo governo estão entre as principais causas de distorção do País. Ele acrescentou que a complexidade sistema tributário causa litigiosidade no País.

O ministro anunciou que assinou na quarta-feira (15) uma portaria para disciplinar a atuação dos auditores fiscais, de forma a garantir o funcionamento da livre concorrência no Brasil. “Isso é bom para que talentos que tenham vocação ética se sustentem no mercado”, afirmou, acrescentando que a Receita e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional vão agir para limpar passivo tributário.

‘Gestos de boa vontade’ Haddad afirmou ainda considerar que a relação entre governo e Congresso tem sido positiva. Para ele, as votações das primeiras Medidas Provisórias serão o teste dessa relação.

“Eu estou confiante, eu tenho ouvido dos dois presidentes da Câmara e do Senado gestos de boa vontade”, disse Haddad. “Nós vamos testar as primeiras votações agora”, comentou.

O ministro defendeu a volta do voto de qualidade no Carf, anunciada em janeiro entre as medidas que compõem o seu pacote de ajuste fiscal. Segundo Haddad, técnicos da OCDE ouvidos pela Fazenda disseram que a regra atual do conselho gera insegurança jurídica e dificulta a acessão do

Brasil à organização.

“Não existe em nenhum lugar do mundo um órgão paritário para julgar litígio administrativo, menos ainda com voto de qualidade a favor do contribuinte, menos ainda proibindo a Fazenda Nacional de recorrer ao Judiciário. É uma excrescência que não existe em nenhum lugar do mundo”, afirmou.

‘Incertezas vão se dissipar’ Segundo o ministro, a ansiedade do mercado com as primeiras medidas do governo é compreensível, mas vai se dissipar. “Entendo ansiedade do dito mercado, essa meninada que fica na frente do computador dando ordem de compra, ordem de venda”, disse Haddad. “Cada espirro lá [em Brasília] gera uma enorme turbulência.”

Ele afirmou ter dito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o início do governo seria difícil, mas a incerteza eventualmente iria se dissipar, à medida que novas medidas na área econômica são anunciadas.

Segundo Haddad, o governo anterior deixou uma herança negativa de R$ 300 bilhões, incluindo o déficit dos Estados. Mesmo assim, o ministro disse que os “erros” da administração Bolsonaro permitiram a eleição de Lula.

“Não vim aqui ficar reclamando, porque, se não fossem os erros que foram cometidos, nós não teríamos ganhado a eleição. Ganhamos sabendo o que estávamos herdando e vamos enfrentar”, afirmou.

Tribuna dos Municípios 3 - Política Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023
Wilton Junior/Estadão
Divulgação/Gov.Rio Stuckert/PR
Ricardo O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, entregou na terçafeira (14) 23 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a seis municípios localizados na Baixada Fluminense, na Região Metropolitana e na Região Litorânea do Rio. Os veículos, que fazem parte do projeto SAMU 100% RJ, contam com equipamentos modernos e tecnologia de ponta para garantir um atendimento rápido e eficiente. O vice-governador Thiago Pampolha e o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, também participaram das cerimônias de doações.

Homens são presos transportando mais de meia tonelada de pedras semipreciosas em Angra dos Reis

Mais de meia tonelada de pedras semipreciosas e 777 pedras preciosas foram apreendidas na terça-feira (14) em Angra dos Reis (RJ). O material, avaliado em mais de R$ 500 mil, estava sendo transportado em uma caminhonete, abordada pela Polícia Rodoviária Federal na BR-101 (Rodovia Rio-Santos). O motorista e o passageiro, de 32 e 40 anos, foram presos.

A caminhonete foi parada no trecho que passa pelo bairro Pontal, depois que os policiais perceberam que, no veículo, havia uma antena de comunicação para rádios VHF. Questionado sobre a documentação, o motorista não apresentou nenhuma autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o porte.

No interior da caminhonete, a PRF avistou uma maleta com diversas pedras preciosas, também sem comprovação de origem. Na caçamba do veículo, foram encontradas caixas com pe-

dras ainda em estado puro, como ametista, topázio e água marinha. De acordo com a PRF, o

motorista disse que trabalha vendendo pedras brutas para que sejam lapidadas. Ele informou que saiu de

São Paulo e seguia em direção às cidades litorâneas do Rio de Janeiro. O condutor e o passa-

PF desmonta esquema bilionário de ouro clandestino

Organização criminosa usava mineração ilegal e notas fiscais falsas

A Polícia Federal cumpriu três mandados de prisão e 27 de busca e apreensão na manhã de quarta-feira (15), pela Operação Sisaque. É uma ação conjunta com o Ministério Público Federal e a Receita Federal para desmontar uma grande organização criminosa de contrabando de ouro extraído de garimpos ilegais da região Amazônica.

Os mandados foram em Belém/PA, Santarém/PA, Itaituba/PA, Rio de Janeiro/ RJ, Brasília/DF, Goiânia/GO, Manaus/AM, São Paulo/ SP, Tatuí/SP, Campinas/SP, Sinop/MT e Boa Vista/RR. Também é cumprida autorização judicial para sequestro de mais de R$ 2 bilhões de reais dos investigados.

Participaramm da Operação Sisaque mais de 100 policiais federais, além de cinco auditores fiscais e três analistas da Receita Federal. Os objetivos foram ampliar o volume de provas para desmontar o esquema criminoso e combater o garimpo clandestino, especialmente na região de Itaituba.

O inquérito policial que deu origem à operação começou em 2021, a partir de

Ação conta com apoio da Polícia Militar e visa a cumprir 44 mandados de prisão

Agentes da 109ª DP (Sapucaia), em conjunto com o 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM), deflagram a operação “Eu Gosto Assim” contra uma quadrilha de tráfico de drogas que atua na região. A ação, que aconteceu na quarta-feira (15), contou com apoio de outras unidades da Polícia Civil e visou a cumprir 44 mandados de prisão. Até o momento, 27 pessoas foram presas.

Os alvos foram nas cidades de Sapucaia e Três Rios, além dos municípios de Chiador, em Minas Gerais, e Domingos Martins, no Espírito Santo. Nestas localidades, a operação contará com apoio das polícias civis daqueles estados.

informações da Receita Federal, que apontavam a existência de uma organização criminosa voltada para o “esquentamento” de ouro obtido de maneira ilegal. Seriam empresas, em sua maioria “noteiras”, utilizadas para emissão de notas fiscais, conferindo ares de regularidade ao ouro comercializado e adquirido por outras duas empresas principais, tidas como as líderes da organização criminosa. Do início de 2020 até o final de 2022, as emissões de notas fiscais eletrônicas fraudulentas teriam sido

superiores a R$ 4 bilhões, correspondendo a aproximadamente a 13 toneladas de ouro ilícito.

A investigação demonstrou que esse ouro extraído da Amazônia Legal era exportado principalmente por meio de uma empresa sediada nos Estados Unidos. Ela seria responsável pela comercialização em países como Itália, Suíça, Hong Kong e Emirados Árabes Unidos, de forma clandestina, mas com aparente legalidade. Uma das formas de fazer isso era criando estoques fictícios de ouro,

de modo a acobertar uma quantidade enorme do minério sem comprovação de origem lícita.

Os crimes apurados são: adquirir e/ou comercializar ouro obtido a partir de usurpação de bens da União, sem autorização legal e em desacordo com as obrigações importas pelo título autorizativo; pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida; lavagem de capitais; e organização criminosa.

junto à facção como uma espécie de “cartório do crime”. Tal status permitiria a exclusividade da distribuição de entorpecentes e a legitimidade para impor castigos ou até mesmo a prática de homicídios contra adversários que tentem traficar de forma autônoma na cidade.

geiro foram levados para a delegacia da Polícia Federal de Angra dos Reis. Eles vão responder por usurpação de

bem ou matéria-prima da União e desenvolver clandestinamente atividade de telecomunicação.

Policiais civis da 5ª DP (Mem de Sá) deflagraram, na quarta-feira (15), uma operação para reprimir roubos e furtos de aparelhos de telefone celular no Centro do Rio. O objetivo é cumprir 19 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão, na capital e nos municípios de São Gonçalo, Nova Iguaçu, Japeri e Arraial do Cabo. Até o momento, sete pessoas foram presas.

A ação é resultado de investigações iniciadas desde 2021. Os alvos são integrantes de uma organização criminosa que se especializou em subtrair aparelhos e vender para outras vítimas como se fossem lícitos.

O delegado Deoclécio Assis, titular da 5ª DP e responsável pela operação, alerta para os riscos desse tipo de crime, que muitas vezes os autores podem nem saber que estão cometendo.

– Ao comprar um celular sem nota fiscal, de procedência duvidosa, o cidadão pode estar cometendo o crime de receptação. Esse tipo de compra, que parece vantajosa pelo preço abaixo do praticado no mercado, alimenta toda uma cadeia criminosa e pode ter custado a vida de uma vítima – alerta o delegado.

As investigações apontam que o grupo criminoso é ligado à maior facção de tráfico de drogas do Estado e busca estabelecer uma ramificação em Sapucaia, especialmente por se tratar de local estratégico, que faz divisa com Minas Gerais. O bando atua com separação de tarefas e divisões hierárquicas, e seus líderes agem de forma

brutal, ordenando a morte de adversários e punindo severamente os integrantes que atuam de forma indevida. De acordo com os agentes, o grupo atua no município desde 2021, e tem como característica a busca pelo monopólio da comercialização de drogas no município. Os líderes do bando alegam ter “registrado” Sapucaia

Ainda segundo os policiais, a violência do grupo assustou Sapucaia, uma cidade com cerca de 20 mil habitantes. Relatos indicam que os criminosos tentavam implementar um poder paralelo na região, com frequente ostentação de armas de fogo, agressões a moradores e ameaças de morte. Havia, ainda, medo de represálias, como em um episódio em que um traficante tentou matar uma criança, de 9 anos, por acreditar que a mãe dela estava filmando a ação da quadrilha.

De acordo com o Dr. Deoclécio Assis, existem sinais claros de que o aparelho que está sendo vendido pode ser produto de roubo ou furto. Além do preço atrativo, os receptadores costumam exigir o pagamento à vista ou por meio de pix e combinam a entrega sempre na rua ou em estações do metrô.

– Fuja de sites duvidosos e perfis desconhecidos em redes sociais. Compre sempre em lojas confiáveis, com nota fiscal legal e garantia de procedência lícita – recomenda o titular da 5ª DP. – E se for vítima de roubo ou furto, procure sempre a delegacia, para que o crime seja investigado e os autores sejam identificados e responsabilizados.

Polícia Civil identifica suspeito de latrocínio ocorrido na Lapa

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) identificou um suspeito de envolvimento no latrocínio de Carlos Eduardo Rodrigues, de 37 anos. O corpo foi encontrado no quarto de um hotel na Lapa, Região Central do Rio, no dia 30 de janeiro deste ano.

Segundo as investigações, Carlos foi sedado e vítima do golpe “Boa noite, Cinderela”. Câmeras de segurança flagraram o momento em que ele e o autor entram juntos no hotel. No entanto, apenas o suspeito deixa o local, após ter subtraído os pertences e as roupas de Carlos.

As buscas estão sendo realizadas e a Delegacia de Homicídios da Capital solicita que informações referentes ao crime ou sobre a localização do suspeito sejam repassados para o Disque Denúncia, no telefone 2253-1177.

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 4 - Polícia Tribuna dos Municípios
Divulgação Divulgação Divulgação/PRF Divulgação-PF

Rio das Ostras organiza esquema especial de trânsito para o

Carnaval

Segurança Pública também será reforçada nos dias de folia

BLOQUEIOS FIXOS

• Rua Antônio Rolim com Rua Gilberto Carregal

LAGOA DE IRIRY

BLOQUEIOS COM CONES

• Rua Alberto Lamego com Rua Aracaju

• Rua Alberto Lamego com Rua Recife

Advogada de Rio das Ostras explica diferença entre crimes sexuais mais registrados durante carnaval

Para que os foliões possam aproveitar com alegria e tranquilidade os festejos de Carnaval, a Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras programou o fechamento de algumas ruas no Bosque, Centro, Boca da Barra e em Costazul.

As ruas terão bloqueios fixos e com cones a partir das 18h de sexta-feira (17), até a próxima quarta-feira (22), às 12h.

BOSQUE

BLOQUEIOS COM CONES

• Avenida Cláudio Ribeiro com Rua Jequitibá

• Avenida Cláudio Ribeiro com Avenida Amazonas

BLOQUEIOS FIXOS

• Rua Ipê com a Rua Jequitibá

• Rua Figueira com Rua Jequitibá

• Rua Piabanha com Avenida Cláudio Ribeiro

• Rua Guaíba com Avenida Cláudio Ribeiro

Rio das Ostras incentiva moradores e visitantes a curtir o Carnaval sem descuidar da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, pelo Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/HIV/ Aids e Hepatites Virais, promove a campanha “Deixe a camisinha fazer parte da folia”.

CENTRO (DIA)

BLOQUEIOS COM CONES

• Praça José Pereira Câmara

• Rua Jandira Pimentel com

Rua Rêgo Barros

• Avenida Cristóvão Barcelos com Rua Bento Costa Júnior

CENTRO (NOITE)

BLOQUEIOS COM CONES

• Praça José Pereira Câma-

ra

da Castelo Branco

COSTAZUL

BLOQUEIOS COM CONES

• Avenida Roberto Silveira com Rua Carlos A.Carvalho

• Rua Maria Bela dos Santos com Rua Nei Cardoso

BLOQUEIOS FIXOS

• Avenida Roberto Silveira com Rua Alexon C. Da Silva

• Avenida Roberto Silveira com Rua Alexandre Barbosa

TRÂNSITO LIVRE- Os moradores das ruas que estarão fechadas podem retirar o “Trânsito Livre” a partir desta sexta-feira, 17, das 8h às 17h, na Secretaria de Segurança Pública, situada na Rua Niterói, 2099, Loteamento Atlântica. As bases da Guarda Civil Municipal no Centro (Praça São Pedro) e emCostazul ( Praça da Baleia) também farão a entrega do documento até o domingo, 19, das 8h às 17h.

Para retirar o acesso livre, são necessários os documentos de identificação do morador, comprovante de residência e documento do veículo.

SEGURANÇA PÚBLICA

Segundo levantamento do Governo Federal, denúncias de violência sexual costumam aumentar em até 20% nos meses nos quais ocorre a folia

No mês em que é realizado o carnaval, os registros de denúncias relacionados a violência sexual contra crianças, adolescentes e mulheres costumam aumentar até 20%, conforme levantamento publicado no site do Governo Federal com base nos dados obtidos no Disk 100 e Ligue 180. Entre os registros mais comuns estão a importunação sexual, estupro e estupro de vulnerável. A advogada de Rio das Ostras, Mariângela de Castro, explica a diferença entre eles e conta que a pena, em alguns casos, pode chegar a 15 anos de prisão.

• Rua Jandira Pimentel com

Rua Maria Letícia

• Rua Rêgo Barros com RJ

106

• Rua Jandira Pimentel com

Rua Bento Costa Júnior

• Avenida Cristóvão Barcelos com Rua Bento Costa Júnior

• Rua Izalrina Cabral com

Rua Oscar Fonseca

BLOQUEIOS FIXOS

Rua Bento Costa Júnior com

Raul de Oliveira Rodrigues

BOCA DA BARRA

BLOQUEIOS COM CONES

Rua Teresópolis com Aveni-

• Rua Luiz Lengruber com Rua Nei Cardoso

• Rua Irene dos Santos com Rua Nei Cardoso

CAMPING COSTAZUL

BLOQUEIOS COM CONES

• Avenida Roberto Silveira com Travessa 05

• Avenida Roberto Silveira com Travessa 12

• Rua Antônio Rolim com Rua Judith

• Avenida Heleno Nunes com Rua Irene dos Santos

Obs: Proibido seguir da Avenida Heleno Nunes para a Rua Antônio Rolim

– Para que todos possam aproveitar os dias de folia e se divertir com segurança, a Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras estará com agentes trabalhando nos fechamentos do Camping Costazul, no Centro, na Lagoa de Iriry, na Boca da Barra e Costazul. Os guardas também farão o patrulhamento ostensivo nas orlas do Município. Os policiais militares a serviço pelo Programa Estadual de Integração na SegurançaProeis também ficarão baseados nos locais de maior circulação de foliões.

A Polícia Militar também vai dobrar o efetivo nos dias de Carnaval.

De acordo com a advogada, apesar de todos os crimes serem sérios, é preciso atenção com a importunação sexual. Isso porque a Lei 13.718/18 é a mais recente delas. Começou a valer no carnaval de 2019, mas de lá pra cá a pandemia impediu as grandes aglomerações que retornam em 2023. “Aqui se enquadram comportamentos que antes de 2018 não configuravam crime, mas agora sim. Ressalto situações como roubar um beijo sem consentimento, passar a mão em algum local com conotação sexual ou uma insistência exagerada. Nesta situação, temos uma pena que varia de um a cinco anos de prisão”. Contudo, ela reforça que aquela famosa “cantada”, ainda que inconveniente, por si só não configura a importunação sexual. “Não é qualquer contatada que acarretará neste crime. É preciso que ela esteja acompanhada de algum ato libidinoso para que possamos enquadrá-la”, completa.

Configura estupro, muitos dos casos da importunação sexual, a diferença é que há aqui o emprego de violência ou grave ameaça para a vítima. Por causa deste agravante, a pena é de seis a dez anos de prisão. “Por fim, temos o estupro de vulnerável, que acontece quando a vítima está alcoolizada e passa por algum ato sexual sem o seu consentimento. A pena pode variar de oito a quinze anos de prisão”, aponta Mariângela de Castro.

Carnaval de Rio das Ostras tem campanha de prevenção e distribuição de preservativos menos de 30 minutos já é possível ter o resultado, de forma segura, sigilosa e eficiente.

Do sábado (18) até a terça-feira (21), as equipes estarão no Centro e em Costazul, entre os foliões, fazendo um trabalho de prevenção e orientação – com distribuição de informativos e preservativos masculinos e femininos.

Nesse período, a Prefeitura também está intensificando as ações de conscientização para que todos possam aproveitar a festa de forma saudável e alegre.

PREVENÇÃO – A Secretaria

de Saúde lembra, no entanto, que a prevenção às ISTs deve se manter durante todo o ano, por isso a importância da utilização do preservativo e a realização dos testes

Divulgação

ONDE DENUNCIAR - Caso a vítima perceba que foi vítima de algum destes crimes, é possível fazer a denúncia por meio do Disk 100, Ligue 180 ou mesmo por meio do 190 (Polícia Militar). O registro pode ser feito também na delegacia de Polícia Civil. Diversas guardas municipais do Brasil também se preparam por meio das patrulhas Maria da Penha para acolher este tipo de denúncia.

rápidos. Todas as unidades básicas de saúde do Município realizam o teste rápido para o vírus do HIV, da sífilis, e das hepatites B e C. Em

PROFILAXIA – Para quem teve uma relação sexual sem proteção é possível recorrer à PEP – Profilaxia Pós-Exposição de Risco, uma medida de prevenção de urgência, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir o HIV.

A Profilaxia é realizada na UPA – Rio das Ostras, com atendimento 24 horas. Trata-se de um atendimento de urgência, com o objetivo de impedir a infecção pelo vírus HIV. A medicação deve ser iniciada preferencialmente dentro de 2 horas após a exposição e podendo ser administrada até 72 horas após a exposição sexual.

Já o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro anunciou que fará plantão especial para atender diversos casos como: violência doméstica e familiar, mandados de prisão, busca e apreensão de menores, entre outros. Confira a lista no site https://www.tjrj.jus.br/.

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 5 - Cidades Tribuna dos Municípios
Maurício Rocha Gilismar Correa (Rua atrás das Casas Bahia)

Caxambu: muito mais que a ‘Cidade das Águas’

Cidade do sul de Minas, pacata, histórica e com pontos turísticos e qualidade de vida que a torna super atrativa. Caxambu preserva o passado e possui qualidades naturais que dão ares privilegiados de desenvolvimento futuro: com suas águas gasosas medicinais que brotam da terra, o maravilhoso gêiser em terras brasileiras, a beleza natural típica de um vale, e as pessoas que viram personagens usando essa bela cidade como cenário.

Caxambu é uma cidade rica em águas minerais, gasosas e medicinais que se desenvolveu ao compartilhar suas riquezas e que leva o título de maior complexo hidromineral do mundo em variedade de água com propriedades

Até o final do século XVII, com a chegada da Bandeira de Lourenço Castanho Taques, que seguia a trilha de Felix Jaques rumo ao vale do Rio Verde, as imediações do Morro de Caxambum, como era conhecido na época, eram habitadas pelos índios Cataguases.

Aos índios nativos, segundo o historiador Antônio Maurício Ferreira, deve-se à origem do nome Caxambu, que na língua Tupy, falada por eles, significa “bolhas a ferver” ou “água que borbulha” (Catã-mbu).

Há, entretanto quem diga que Caxambu deriva de duas palavras africanas Cacha (tambor) e mumbu (música), que no século XIX designavam os instrumentos e a própria dança ou batuque dos escravos. Pode-se ainda considerar a relação do nome com o formato do morro, que lembra o formato (cônico) de um tambor africano.

Atrações

Parque das Águas Dr. Lisandro

Carneiro Guimarães

O Parque das Águas de Caxambu, além de ser importante patrimônio natural da cidade, também pode ser considerado grande atrativo turístico municipal. É o local onde existe maior diversidade de águas do mundo, 12 fontes de águas minerais medicinais. A beleza paisagística do Parque pode ser apreciada em bosques, jardins e alamedas em estilo inglês, valorizando a paisagem natural, com formas curvas e arredondadas em seus caminhos, utilizando gramados extensos, valorizando as ondulações de seu relevo. Além disso, sua vegetação é diversificada, contando com plantas, flores e árvores de portes variados. São muitas as atrações disponíveis, para todos os gostos e idades: piscina de 25 metros de água mineral, lago onde se pode alugar pedalinhos, quadras esportivas, parquinho para crianças, quiosques para descanso, rotas para caminhada e Parque da Ciência. Atração imperdível é a visita ao gêiser, único na região, jorrando água sulfurosa ligeiramente morna, a 24,3° diariamente pela manhã e proporcionando banhos medicinais inesquecíveis.

No interior do Parque das Águas também podemos encontrar o Balneário Hidroterápico, uma exuberante construção que teve seu primeiro prédio inaugurado em 1879. Posteriormente, as reformas apresentaram o estilo neoclássico, ricamente ornamentado com vitrais franceses, concluído na década de 1920. Sua característica arquitetônica resgata a cultura greco-romana, por sua uniformidade, simplicidade composicional e espacial, além do uso e valorização de elementos arquitetônicos do Classicismo, como suas colunas, cúpula de fachada reta. Os vitrais, em estilo gótico francês foram feitos com pedaços de vidros coloridos e pintados que, vistos do interior do balneário, mostram um belíssimo cenário. Os azulejos e pisos portugueses e ingleses formam belíssimos mosaicos e desenhos.

O balneário também foi tombado pelo IEPHA, como Patrimônio Histórico e integra o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico do Parque das Águas e do seu entorno. Em seu interior são oferecidos diversos tipos de banhos, duchas e saunas, divididos em duas alas, feminina e masculina, além de uma relaxante piscina térmica de hidroterapia e cromoterapia.

Além do balneário, outra atração imperdível, para se ter uma bela vista panorâmica do Parque das Águas, é o Teleférico. O trajeto de subida e descida é feito em cadeirinhas individuais, suspensas por cabo tracionado. Agradável passeio que permite apreciar a riqueza paisagística do parque e

seu entorno. A entrada do teleférico localiza-se na Rua João Pinheiro n° 348 e funciona diariamente de 9h às 18h, com exceção de terçafeira.

Praça 16 de Setembro

A Praça 16 de Setembro já foi chamada de Jardim Público, e em seu projeto de restauração houve, em 1912, a inserção de esculturas do artista Chico Cascateiro, que trouxe elementos do naturalismo, uma vez que o artista utilizava cimento armado para trazer elementos naturais para a realidade urbana. As esculturas do artista se misturaram com elementos paisagísticos, tais como árvores frondosas e jardins floridos.

O resultado desse projeto artístico foi um belo e encantador jardim público que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (IEPHA) em 1º de março de 1999 e posteriormente tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico do município de Caxambu.

O espaço além de grande importância artística, também conta com grande relevância, pois serviu de hospital de campanha para a Revolução Constitucionalista em 1932, quando o ex-presidente Juscelino Kubitschek (então capitão médico da Polícia Militar) trabalhou atendendo aos soldados feridos em combate que eram trazidos de Passa Quatro.

Museu Histórico e Genealógico de Caxambu

O Museu de Caxambu abriga um acervo que remete à cultura, arte e história da cidade e da região. Além do acervo particular, promove exposições itinerantes em parceria com outros museus. O prédio histórico foi construído em 1896 com a função de abrigar as caixas d’água que abasteceram por décadas a cidade. Sua arquitetura é eclética, estilo comum do final século XIX e início do século XX que tem como principais características o estilo eclético, isto é a mistura de estilos arquitetônicos em que são percebidos elementos da arquitetura clássica, gótica, barroca e neoclássica. A base foi construída em pedra, em todo o seu perímetro. Possui dois pavimentos, sendo um deles o porão que funciona a Secretaria de Turismo e Cultura. Foi transformado em um museu municipal através da Lei nº 464, de 26 de setembro de 1970.

A função de caixa d’água manteve-se até 1963, quando foi construída em outro local para o abastecimento. Com a casa desocupada o então prefeito José Ferraz Caldas, aventou a possibilidade de ali abrigar um museu. Foi feita a primeira reforma e encarregaram a museóloga Odette Coppos para iniciar o trabalho de formação do acervo do Museu.

O acervo era composto por objetos históricos, de armaria, antropologia, alfaiataria e botânica, além de peças de cerâmica, máscara mortuária de Carmem Miranda, pinturas e fotos.

O museu funcionou de 1970 a 1991 quando foi fechado, quando o acervo se dispersou. Em 1991 houve a criação da Fundação Cul-

tural e Escola de Arte de Caxambu que passou a funcionar no prédio do Museu. Suas atividades foram retomadas em 2011, de maneira breve, até 2013, quando foi fechado novamente e só reaberto em julho de 2018 no Festival de Inverno.

A reabertura do museu em 2018 representa maior acesso da população não só de Caxambu, mas de todo Circuito das Águas à arte, cultura, história e a memória de um povo, servindo como veículo de prervação do patrimônio histórico-cultural.

Endereço: R.José Carlos Levenhagem de Mello, 78

Dom Pedro Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, fluoretada e radioativa. Indicada para problemas digestivos; dispepsia e digestões lentas, purifica o sistema hepato-renal. Não recomendada para gastrite.

Dona Leopoldina Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, sódica e fluoretada. Normaliza as funções gastrointestinais e hepatobiliares.

D. Isabel / Conde D’Eu Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e ferruginosa. Indicada como tônico geral, com ação anti-anêmica.

Horário de Visitação: terça a sábado: 9:00h às 17:00h

Domingo: 9:00h às 12:00h

Parque Natural Municipal Laranjeiras O Parque Natural Municipal Laranjeiras é o antigo local de abastecimento de água de Caxambu e fica a 11 km da cidade. O local oferece um Parque Municipal com vegetação de Mata Atlântica e é ideal para ter contato com a natureza, passear e relaxar.

Igreja Santa Isabel da HungriaA Igreja de Santa Isabel da Hun-

Duque de Saxe Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e sulfurosa. Indicada para o fígado e vesícula biliar; laxativa. Antisséptica e desintoxicante do aparelho digestivo. O gás sulfídrico é indicado para o aparelho respiratório. Beleza Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e ferruginosa. Rica em sais minerais, é um grande tônico para o organismo. Possui efeito calmante, hidratante e nutritivo para a pele. Indicada para problemas alérgicos. Viotti Água mineral carbogasosa, ferruginosa, fluoretada

gria começou a ser construída em 1868, logo após ter sido lançada sua pedra fundamental pela

Princesa Santa Isabel, para cumprir uma promessa feita a essa santa que era de sua devoção. Em gratidão por ter alcançado a cura da infertilidade e ter concebido após o tratamento com as águas ferruginosas do Parque das Águas, determinou o início das obras.

O estilo arquitetônico da igreja é o neogótico. Estilo conhecido pelo revivalismo gótico, que pretendia recuperar as formas góticas da Idade Média, contrastando ao estilo predominante no período, o clássico. Inaugurada em 1897, possui um altar simples e feito em

madeira trabalhada, que abriga a imagem de Santa Isabel da Hungria. Foi tombada junto com seus pertences pelo instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA, em outubro de 1978 pelo decreto n.° 19.513, de 26 de outubro de 1978, e inscrito no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos. Ao lado da Igreja, encontra-se um busto em homenagem à Princesa Isabel, inaugurado em 2017, com a presença de seu bisneto, Dom Antônio de Orléans e Bragança. A igreja fica na Rua Princesa Isabel, 92.

e radioativa. Possui efeito diurético e depurativo; é utilizada para dissolver cálculos renais.

Venâncio Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e radioativa. Indicada para hipertensão arterial. No passado foi utilizada em banhos carbogasosos.

Mayrink nº 1 Água mineral carbogasosa e radioativa. Utilizada para gargarejos. É anti-séptica e anti-inflamatória.

Mayrink nº 2 Água mineral carbogasosa, fluoretada e radioativa. Indicada para irritação nos olhos.

Mayrink nº 3 Água mineral carbogaso-

sa, fluoretada e radioativa. Utilizada no engarrafamento, em diferentes banhos do balneário e nas piscinas. Ernestina Guedes Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada, ferruginosa e radioativa. Indicada para doenças dermatológicas.

Gêiser Floriano de Lemos É um tipo de água mineral com erupções periódicas e jatos de até 5 metros, devido a pressões de gases (gás carbônico) existentes na mesma. Não é um verdadeiro gêiser geotermal, cujas temperaturas são elevadas; esta variante é denominada gêiser de água fria (27º C).

Tribuna dos Municípios 6 - Turismo Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023
PMC
de Caxambu Parque das Águas
Divulgação/Ascom
Museu
Fonte Dom Pedro - Parque das Águas Represa das Laranjeiras

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Fundo Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na quarta-feira (15), durante visita a Sergipe, que anunciará na próxima semana um “novo Bolsa Família”. O programa social retornará com a previsão de pagamento mínimo de R$ 600 por família , mais um adicional de R$ 150 por cada criança de até seis anos de idade. “Semana que vem vamos anunciar um novo Bolsa Família de R$ 600 e mais R$ 150 por cada criança até seis anos de idade, para que a gente possa na infância, que a criança mais precisa estar nutrida, a gente garantir que a mãe possa comprar alimento para essas crianças”, disse Lula.

Investigação

Equipes da Polícia Federal que investigam os atos golpistas de 8 de janeiro tentarão detectar qual impressora foi usada para imprimir a “minuta do golpe” – documento encontrado na casa do ex-secretário de Segurança Anderson Torres com um plano para subverter o resultado das eleições. A origem desse rascunho de decreto golpista é uma das perguntas a serem respondidas pelos investigadores. Anderson Torres, que é ex-ministro de Jair Bolsonaro, chegou a ser preso por suposta omissão no comando da segurança do DF, e segue como investigado em um inquérito.

RECEITA

Ingredientes

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, afirmou na quarta-feira (15) que a Casa Branca definirá “nas próximas semanas” com o Congresso norte-americano o valor que o país irá doar para o Fundo Amazônia. Elizabeth Frawley Bagley deu a declaração durante entrevista na sede da embaixada dos Estados Unidos, em Brasília.

Croquete de carne-seca

• 2 xícaras (chá) de água

• 1 cubo de caldo de carne-seca

• 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

• 1 e 1/2 xícara (chá) de mandioca cozida e espremida

• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

• 1 colher (chá) de sal

• 3 ovos para empanar

• 1 xícara (chá) de farinha de rosca para empanar

• Óleo para fritar Recheio

• 2 xícaras (chá) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada

• 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado

TRIBUTO

• Cheiro-verde picado a gosto Modo de preparo Em uma panela, coloque a água, o caldo de carne-seca, a manteiga, a mandioca e o sal.

Leve ao fogo baixo e assim que levantar fervura, despeje a farinha de uma só vez, mexendo vigorosamente com uma colher até soltar do fundo da panela.

Transfira para uma superfície lisa e mexa com uma espátula ou colher de pau até esfriar. Em uma vasilha, misture a carne, o queijo e cheiro-verde. Abra uma pequena porção da massa na mão, coloque o recheio e feche bem modelando o croquete. Passe nos ovos batidos, na farinha de rosca e frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva em seguida.

Ó Deus, concedei-nos, pelo exemplo de Santo Amaro a graça de imitá-lo em toda a sua vida, para que possamos ser firmes nos caminhos do Cristo pobre, humilde e obediente. Possamos também seguir nossa vocação com fidelidade e chegar à perfeição que nos propusestes em Vosso Filho. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Faça questão de ser alegre e otimista. Nada na terra pode destruir a felicidade do homem otimista e alegre. Se lhe chegarem dores, recebaas com calma e não se deixe atingir por elas. Não coloque sua felicidade no que lhe vem de fora. Construa sua felicidade dentro de você mesmo, fazendo consistir sua ventura no progresso constante da vida do espírito, na sabedoria do coração.

Ajuizou

A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Itaperuna ajuizou, na quarta-feira (15), uma ação civil pública para que a Prefeitura e a Câmara Municipal de Itaperuna realizem concurso público para a estruturação da carreira de procuradores jurídicos na cidade. De acordo com dados obtidos pelo MPRJ, tanto o procurador da Câmara quanto 18 dos 27 servidores da Procuradoria-Geral do município (PGM) ocupam cargos de confiança, o que desobedece a legislação vigente. As investigações tiveram início após a instauração do inquérito civil n° 001/19, para verificar se a PGM de Itaperuna estaria atendendo ao comando constitucional que determina a sua estruturação com titulares de cargo efetivo. O inquérito civil originou-se com base nos autos do processo TCE/RJ nº 225.221-8/17, que estabeleceu o prazo de 180 dias para que fossem devidamente estruturadas as Procuradorias Municipais em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Comunicado oficial

A Secretaria Municipal Finanças e Arrecadação informa aos contribuintes de Búzios as datas limites para entrega das seguintes declarações:

- Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) referente ao ano-calendário 2022 será até 31 de março de 2023;

- Declaração Anual Simples Nacional para Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) referente ao ano-calendário de 2022 será até o dia 31 de maio de 2023.

A fiscalização municipal estará alerta à entrega destas declarações, pois são de fundamental importância para que o município receba repasses de ICMS, valores a serem investidos na educação e repasses de Royalties.

Um ano sem Thiago de Mello, o poeta que lutou pela Amazônia

Um dos grandes escritores de sua geração, O poeta e jornalista amazonense Thiago de Mello morreu aos 95 anos em 14 de janeiro de 2022, durante o sono, segundo informações de seus familiares. Mello era um dos poetas mais conhecidos da região e cantou em prosa e verso sua luta pela preservação da maior floresta do mundo.

Nascido em Porantim do Bom Socorro, no município de Barreirinha, no interior do Amazonas, Thiago foi um dos poetas mais influentes e respeitados do país. Reconhecido como um ícone da literatura regional, seu poema mais famoso é “Os Estatutos do Homem”. Já a publicação mais recente foi o livro “Acerto de Contas”, de 2015.

BIOGRAFIA

Tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Preso durante a ditadura (1964-1985), exilou-se no Chile, encontrando em Pablo Neruda um amigo e colaborador.

No exílio, morou na Argentina, Chile, Portugal, França, Alemanha. Com o fim do regime militar, voltou à sua cidade natal, depois mudou-se para Manaus, onde viveu até sua morte.

Seu poema mais conhecido é Os Estatutos do Homem, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana. A sua poesia escrita foi Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida que rendeu-lhe, em 1975, ainda durante o regime militar, um prêmio concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e tornou-o conhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos.

Em homenagem aos seus 80 anos, completados em 2006, foi lançado pela Karmim o CD comemorativo A Criação do Mundo, contendo poemas que o autor produziu nos últimos 56 anos, declamados por ele próprio e musicados por seu irmão mais novo, Gaudêncio.

Filipe
Reuters/Adriano Machado/File Photo Reprodução/CNN Bolsa Família
Matoso/g1
Tribuna dos Municípios 7 - Variedades Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023
ORAÇÃO AO SANTO
São Mauro (Amaro)
Divulgação Guia da Cozinha
8 - Mercado Tribuna dos Municípios Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.