@tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br
Edição 2584 R$ ,001
Rio de Janeiro, Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023
Divulgação Divulgação/PM-DF
Quem gosta de assistir uma boa peça vai se dar bem, no final de semana, com a programação do Teatro Municipal Joel Barcellos que apresenta duas comédias e uma performance que retrata o tempo. Na sexta-feira (10), às 20h, será encenado espetáculo “Big Jato”; no sábado (11), no mesmo horário, é vez do ator Diogo Camargos e a sua “Última Notícia”. A comediante Nany People (foto), encerra a programação no domingo, dia 12, às 19h, com seu show “TsuNANY”. Pág. 6
Banda Shout abre programação de fevereiro do Soul da Casa
Pág. 6
A Polícia Federal (PF) prendeu quatro oficiais da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal na manhã de terça-feira (07), na quinta fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os ataques golpistas do dia 8 de janeiro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os alvos nesta etapa são suspeitos de omissão no enfrentamento e de colaborar com os vândalos. Um deles é o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto (foto), que era chefe do Departamento Operacional da corporação e estava de licença no dia do ataque. Pág. 4
O Governo Federal deu um passo fundamental para enfrentar a questão das filas para cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Na segunda-feira (06), no Rio de Janeiro (RJ), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra Nísia Trindade (Saúde) lançaram a Programa Nacional de Redução das Filas, que destinará R$ 600 milhões em apoio aos estados e municípios que aderirem à iniciativa. A portaria que institui a Política foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Pág. 3
MPRJ obtém condenação de homem a 21 anos de prisão em caso de feminicídio - Pág. 4
Polícia Civil prende um dos acusados de matar PM em São Gonçalo
Wesley Kennedy Cunha Portela dos Santos foi morto durante tentativa de assalto Agentes da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Maricá (DHNSG) prenderam, nesta terça-feira (07/02), um dos envolvidos na morte do policial militar Wesley Kennedy Cunha Portela dos Santos. O crime aconteceu no dia 2 de julho do ano passado, no bairro Amendoeira, em São Gonçalo, durante uma tentativa de assalto.
Com base em investigações, monitoramento e um trabalho de inteligência, os agentes identificaram o endereço do acusado. Os policiais foram ao local e prenderam o autor no apartamento em que morava, em um condomínio de São Gonçalo. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão preventiva.
A cerimônia de reinauguração aconteceu na noite de segunda-feira (06), com a participação de toda a comunidade escolar. Essa é mais uma realização da prefeitura de Búzios por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Pág. 2
Pág. 4
Após a ação, ele foi encaminhado ao sistema penitenciário e ficará à disposição da Justiça.
Editor: Aloísio Santiago Monteiro
Fundado em 26 de fevereiro de 1991
ANO XXX
Tribuna dos Municípios
Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!”
Ricardo Stuckert
Teatro Municipal Joel Barcelos tem programação variada no final de semana
LESA PÁTRIA:
PF prende coronel e mais três policiais militares por ‘omissão’ em atos golpistas
Divulgação
Prefeitura de Búzios realiza neste sábado o primeiro
Circuito Búzios de Ecoturismo- Trilha Brava/Forno
Divulgação/PMAB
A Secretaria do Ambiente e Urbanismo realizará no sábado (11) a inauguração do primeiro Circuito Búzios de Ecoturismo, a trilha das praias Brava/Forno. O ponto de encontro será na praia da Brava (ao lado do Silk Beach Club), com saída prevista para às 8h. O evento conta com a participação das secretarias de Administração, da Mulher e do Idoso, de Turismo, de Lazer e do Esportes, de Segurança e Ordem Pública e de Serviços Públicos com apoio da subsecretaria de Comunicação.
Prefeitura reinaugura Escola Estadual Municipalizada José Bento Ribeiro Dantas
A cerimônia de reinauguração aconteceu na noite de segunda-feira (06), com a participação de toda a comunidade escolar. Essa é mais uma realização da prefeitura de Búzios por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
Durante o evento, o prefeito Alexandre Martins aproveitou para ressaltar que a adequação predial realizada na José Bento também será feita em outras unidades educacionais do município.
Também estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Obras e Saneamento, Miguel Pereira, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Ramalho e os vereadores Raphael Braga, Niltinho de Beloca, Josué Pereira, Uriel, Victor Santos, Aurélio Barros, Dida Gabarito e o presidente da Câmara de Búzios, Rafael Aguiar.
A cerimônia também teve a participação da equipe diretiva, eleita por toda a comunidade escolar, da qual fazem parte a diretora geral, Maria Telma dos Santos, diretora adjunta, Gisele da Silva e dirigentes de turno Patrícia Mendes Lopes e Kátia Cristina de F. de Paulo. A primeira professora da
unidade, Dona Diva, esteve presente e foi homenageada por sua dedicação na formação de diversos cidadãos da cidade.
O senhor Joaquim Bento Ribeiro Dantas, filho do fundador da Escola, José Bento Ribeiro Dantas, foi o convidado de honra e discursou brevemente na ocasião. “ O que a Prefeitura está fazendo aqui é muito importante para o país. Pois o Brasil só vai avançar mediante uma escola pública de qualidade
para todos”, disse Bentinho. Ele ainda presenteou a escola com um novo retrato do saudoso José Bento. O fundador que deu nome à escola faleceu em 1969.
Agora a escola possui nove (09) salas climatizadas e em todas há uma SmarTV, mesas e cadeiras novas, lousa branca e janelas de vidro. Toda a parte de iluminação foi melhorada e o piso totalmente substituído por um de melhor qualidade. E ainda há ventiladores nas salas e no refeitório.
A unidade também conta com banheiros adaptados para alunos de faixas etárias diferentes e um refeitório totalmente melhorado e com equipamentos novos para a cozinha. A José Bento também ganhou uma nova sala de leitura e brinquedos novos para a hora da recreação da garotada.
De acordo com o Secretário Rodrigo Ramalho, a José Bento atende atualmente cerca de 400 alunos, distribuídos em 20 turmas, em dois (02) turnos, que abrange a Educação Infantil e 1º segmento do Ensino Fundamental. Conta com professores R1 e R2, de Arte e Cultura e de Educação Fí-
Fotos:Divulgação
O circuito que conta com 1.500m de extensão (1,5 Km), será todo sinalizado pela Secretaria do Ambiente e Urbanismo, tornando a trilha um local de fácil acesso aos moradores e turistas. O primeiro Circuito de Ecoturismo Búzios ligará duas (02) Unidades de Conservação: O Parque Municipal da Lagoinha e o de Conservação Monumento Natural (MONA) dos Costões de João Fernandes e Brava, que está em processo de criação. O evento conta com o patrocínio do Silk Beach Club.
EXPEDIENTE
Fundado em 26/02/91
O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
CNPJ nº 26.753.088/0001-06
Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559
Presidente: Aloisio Santiago Monteiro
Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000
Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189
Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360
E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com
Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787
Circulação
Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Norte e Noroeste Fluminense
Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
sica, além de professores de apoio aos alunos PCDs, tendo ainda todo suporte e apoio da Equipe Técnico Pedagógica.
Na ocasião, o secretário ressaltou o simbolismo de inaugurar uma escola no primeiro dia do ano letivo. “ O que a prefeitura está fazendo hoje não é fácil mensurar. Não apenas para o município, mas para o país, porque inaugurar uma escola no primeiro dia do ano letivo é fantástico. Os problemas que ainda temos, vamos solucionar”, disse Ramalho.
A Escola Estadual Municipalizada José Bento Ribeiro Dantas completou 70 anos em 24 de setembro de 2022 e nela estudaram diversos cidadãos de Búzios que atualmente são servidores públicos, advogados, professores, psicólogos e até vereadores, mas a diretora Telma destacou que o principal é que essa escola formou cidadãos comprometidos com a cidade e com o próximo, cidadãos de valores.
A prefeitura de Búzios continuará trabalhando para que a Educação de Búzios tenha cada vez mais qualidade.
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.
Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.
Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.
PROCESSO 2334/2022
SANDRA MARIA ARAUJO NUNES E OUTROS CPF nº 255.377.927-53 torna público que REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 07/02/2023 a CERTIDÃO AMBIENTAL DE REGULARIDADE (CAR) para o imóvel localizado no lote 03 quadra 18 Lot. Iguabela situado em Iguaba Grande - RJ.
Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA.
PROCESSO 1459/2023
WM PARTICIPAÇÕES LTDA CNPJ 38.+561.534/0001-60 torna público que REQUEREU E RECEBERÁ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, em 07/02/2023 a CERTIDÃO AMBIENTAL PARA LIGAÇÃO DE ÁGUA E LUZ (CA) para o imóvel localizado na Av. das Casuarinas, lote 10 quadra 05 - Lot. Village dos Úbas II situado em Iguaba Grande - RJ.
Foi determinado cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da SEMMA
VENDO
Residencial Alpes de Jambeiro
Cidade vizinha de São José dos Campos - Vale do Paraíba - SP Lotes ao redor de 500 m2 Venha ver e viver com qualidade no Alpes de Jambeiro.
Contato: ( 12) 997146561/ ( 12) 997551841
Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023
Lula lança programa para redução de filas com R$ 600 mi para estados e municípios
Inicialmente, serão ofertados
R$ 200 milhões, logo a partir deste mês de fevereiro, para incentivar a organização de mutirões em todo o país, a fim de desafogar a demanda reprimida no Sistema Único de Saúde (SUS)
O Governo Federal deu um passo fundamental para enfrentar a questão das filas para cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Na segunda-feira (06), no Rio de Janeiro (RJ), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra Nísia Trindade (Saúde) lançaram a Programa Nacional de Redução das Filas, que destinará R$ 600 milhões em apoio aos estados e municípios que aderirem à iniciativa. A portaria que institui a Política foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
“Precisávamos dar um jeito de enfrentar a questão das especialidades”, afirmou Lula. Isto porque, segundo o presidente, pessoas em condições mais vulneráveis “até têm acesso a uma UPA, até têm acesso a um centro de saúde, para fazer a sua primeira consulta; mas quando o médico pede para visitar um outro especialista, que vai cuidar do seu olho, que vai cuidar de uma imagem, que vai cuidar de qualquer outra especialidade, ele não tem”, relatou. Para Lula, atualmente, a espera por um atendimento especializado pode durar meses, ou mesmo anos.
Inicialmente, serão ofertados R$ 200 milhões, logo a partir deste mês de fevereiro, para incentivar a organização de mutirões em todo o país, a fim de desafogar a demanda reprimida. O restante (R$ 400 milhões) será
repassado de acordo com a produção apresentada de cirurgias realizadas, em especial as abdominais, ortopédicas e oftalmológicas. Os recursos do Programa estão previstos a partir de um cálculo baseado na população dos estados. Respeitando essa distribuição per capita, os recursos financeiros disponíveis em 2023 para o Programa Nacional estão apontados na tabela a seguir.
São objetivos do Programa a organização e ampliação do acesso a cirurgias, exames e consultas na Atenção Especializada (em especial, quando forem identificadas demandas reprimidas); o aprimoramento da governança da Rede de Atenção à Saúde; o fomento ao monitoramento e à avaliação das ações e dos serviços de saúde; a qualificação da contratualização com a rede complementar; a mudança do modelo de gestão e regulação das filas para a atenção especializada; e o fomento à implementação de um novo modelo de custeio para a atenção ambulatorial especializada e para a realização de cirurgias eletivas. “Estamos trabalhando
com os planos de cada estado do Brasil para que a gente possa avançar, a partir de uma visão das necessidades de cada estado”, detalhou a ministra Nísia Trindade. “Vamos começar com as cirurgias e vamos caminhar para os exames diagnósticos, para a questão das especialidades de uma forma muito integrada com estados e municípios”, acrescentou.
A ação ainda prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento em todo o Brasil. Cada estado poderá estabelecer as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local. A segunda fase, prevista para ocorrer entre abril e junho de 2023, inclui exames diagnósticos e consultas especializadas, com foco em tratamentos oncológicos.
SUPER CENTRO — O presidente Lula e a comitiva federal visitaram o Super Centro de Saúde Carioca, também inaugurado pela Prefeitura do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. O equipamento é um complexo de saúde, construído com investimento municipal de R$ 486 milhões e voltado para reduzir o tempo de espera
e as filas por procedimentos e especialidades médicas com maior demanda. Cerca de um terço dos recursos de custeio são federais, transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde. O Centro é a maior estrutura de saúde da cidade e tem em sua composição três unidades, com 582 especialistas e capacidade para realizar 113 mil exames, consultas e procedimentos mensais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em seu discurso, Lula falou sobre a importância do SUS e chamou a atenção de todas as pessoas presentes no sentido de que é essencial que o país volte a vacinar sua população em larga escala, principalmente as crianças. O presidente, que durante a visita entregou a uma criança um par de óculos de grau para a correção de miopia, afirmou que “quando você vê uma criança dessa receber um par de óculos de graça, oferecido pelo Sistema Único de Saúde, oferecido pela Prefeitura, é uma demonstração de que esse país pode ser diferente do que ele está sendo”.
“O povo achava que o SUS não valia nada. Veio a crise do Covid-19 e quem
salvou muita gente nesse país foi exatamente o Siste-
ma Único de Saúde, a quem nós devemos muito agradecimento e aos funcionários do SUS, que foram verdadeiros heróis”, continuou. Assim como Lula, a ministra Nísia Trindade pediu que todo o país se integre ao Movimento Nacional pela Vacinação, que terá início neste mês. O presidente enfatizou que o novo Programa Bolsa Família, quando for reiniciado, determinará como condicionante a vacinação. “Primeiro: as crianças até 6 anos de idade vão receber R$ 150 a mais. Segundo: as crianças têm que estar na escola. Se não estiver na escola, a mãe perde o auxílio. Terceiro: as crianças têm que ser vacinadas. Se não tiver atestado de vacina, a mãe também perde o benefício”, assegurou.
Atualmente a rede conta com 33 TVs Universitárias e 36 Rádios Universitárias e produz conteúdos educativos e culturais nas cinco regiões do país, com produções individuais e conjuntas, totalizando mais de 21 horas semanais de conteúdo inédito
Na tarde de segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve reunido com integrantes do Colégio de Gestores de Comunicação (COGECOM) das universi-
dades e institutos federais e a presidente da Comissão de Educação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Doutora Lúcia Pellanda, reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), para tratar de uma parceria entre as universidades, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Governo Federal para a divulgação do conteúdo produzido entre as TVs e Rádios Universitárias. “Entendemos que as Universidades possam ser muito importantes na produção de conteúdos, a fim de fazer
com que o governo volte a ser uma fonte confiável e tenha uma comunicação saudável com a população”, afirmou o Ministro Paulo Pimenta. Segundo Hélio Doyle, presidente da EBC, tão logo as reestruturações na Empresa estejam concluídas, a EBC tem total interesse em estabelecer a parceria para troca de conteúdos e divulgação de pesquisas científicas confiáveis.
A Professora Maíra Bitencourt, Diretora do COGECOM e diretora de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentou as 33 TVs Universitárias, as 36 Rádios
Universitárias, o serviço de Streaming e a Agência de Divulgação Científica da Rede IFES de Comunicação Pública e o interesse em estreitar o diálogo com a EBC para que a rede tenha efetivamente conteúdos na grade de programação da TV Brasil e Rádio Nacional. “Hoje nós temos condições de criar conteúdo com credibilidade científica e qualidade capaz de contribuir com a comunicação pública e divulgação científica, criando um grande banco de dados para toda a população do país, em especial os pesquisadores”, afirmou Maíra.
Também participaram do encontro o Dr. Francisco Daher, membro do Grupo de Trabalho de Radiodifusão do COGECOM e diretor de departamento da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Dr. Dácio Matheus, vice-presidente da ANDIFES e reitor da Universidade Federal do ABC; e Mariana Pezzo, membro do Grupo de Trabalho da Agência de divulgação científica e diretora do Instituto da Cultura Científica da Universidade Federal de São Carlos.
Grupo terá atribuição de elaborar e uniformizar estratégias jurídicas relacionadas ao tema
A Advocacia-Geral da União (AGU) instituiu, em portaria publicada na terça-feira (07), no Diário Oficial da União, o Grupo Especial de Defesa dos Povos Indígenas. Integrada por representantes das principais unidades da AGU com atribuições relacionadas ao tema, a equipe terá como principal finalidade elaborar e uniformizar estratégias jurídicas em processos judiciais e de assessoramento jurídico.
Um dos focos do grupo será a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 709, em trâmite no Supremo Tribunal Federal sob relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, e a Ação Civil Pública 1001973-17.2020.4.01.4200,
que tramita na Justiça Federal de Roraima, no âmbito das quais foram concedidas liminares determinando a adoção de uma série de medidas para proteger os indígenas e remover garimpos ilegais de seus territórios.
A equipe será composta por representantes das seguintes unidades da AGU:
I - Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente, que o coordenará;
II - Secretaria-Geral de Contencioso;
III - Procuradoria-Geral Federal;
IV - Procuradoria-Geral da União;
V - Consultoria Jurídica junto ao Ministério dos Povos Indígenas;
VI - Consultoria Jurídica junto ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública;
VII - Consultoria Jurídica junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima;
VIII - Consultoria Jurídica junto ao Ministério da Saúde;
IX - Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis;
X - Procuradoria Federal Especializada junto à Fundação Nacional dos Povos Indígenas;
XI - Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade;
XII - Procuradoria Federal Especializada junto à Agência Nacional de Mineração.
Tribuna dos Municípios 3 - Política Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Secom
Ricardo Stuckert
UF POP 2021 Proporção Per Capita (em R$) Acre 906.876 2.550.776,40 Alagoas 3.365.351 9.465.746,06 Amapá 877.613 2.468.468,16 Amazonas 4.269.995 12.010.244,50 Bahia 14.985.284 42.149.212,05 Ceará 9.240.580 25.991.043,34 Distrito Federal 3.094.325 8.703.429,35 Espírito Santo 4.108.508 11.556.028,89 Goiás 7.206.589 20.270.022,77 Maranhão 7.153.262 20.120.029,55 Mato Grosso 3.567.234 10.033.583,77 Mato Grosso do Sul 2.839.188 7.985.803,74 Minas Gerais 21.411.923 60.225.464,06 Pará 8.777.124 24.687.477,44 Paraíba 4.059.905 11.419.322,90 Paraná 11.597.484 32.620.323,54 Pernambuco 9.674.793 27.212.357,25 Piauí 3.289.290 9.251.808,75 Rio de Janeiro 17.463.349 49.119.282,63 Rio Grande do Norte 3.560.903 10.015.776,52 Rio Grande do Sul 11.466.630 32.252.269,58 Rondônia 1.815.278 5.105.845,00 Roraima 652.713 1.835.890,37 Santa Catarina 7.338.473 20.640.973,81 São Paulo 46.649.132 131.210.336,53 Sergipe 2.338.474 6.577.442,01 Tocantins 1.607.363 4.521.041,04 TOTAL: 600.000.000,00 Distribuição de Recursos para 2023
LESA PÁTRIA: PF prende coronel e mais três
policiais militares por ‘omissão’ em atos golpistas
Jorge Eduardo Naime Barreto, era chefe do Departamento Operacional da corporação e estava de licença no dia do ataque
A Polícia Federal (PF) prendeu quatro oficiais da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal na manhã de terça-feira (07), na quinta fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os ataques golpistas do dia 8 de janeiro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os alvos nesta etapa são suspeitos de omissão no enfrentamento e de colaborar com os vândalos. Um deles é o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, que era chefe do Departamento Operacional da corporação e estava de licença no dia do ataque.
A PF cumpriu três mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva contra o coronel Naime, o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da Polícia Militar; o major Flávio Silvestre de Alencar, envolvido na ação que “liberou” o acesso dos vândalos ao prédio do STF; e o policial Rafael Pereira Martins. Os nomes não foram divulgados pela PF, mas revelados em reportagem da “GloboNews”.
Alencar era subcomandante do 6º batalhão de Polícia Militar do DF, localizado na região da Praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios. Ele é con -
Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-comandante de Operações da PM-DF, era responsável pela segurança da Esplanada dos Ministérios siderado especialista em controle de distúrbios civis, tendo realizado formação complementar nesse tema, com curso na PM de São Paulo.
O capitão Josiel Pereira Cesar estava vinculado ao gabinete do comandantegeral da PM, na função de ajudante de ordens. O outro preso, tenente Rafael Pereira Martins, ingressou na PM do DF em concurso de 2019 e não tinha cargo comissionado na estrutura da cúpula da corporação. Os policiais federais tam-
bém fazem buscas em seis endereços na capital federal. Todas as ordens foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator das investigações sobre os atos do dia 8.
Os alvos nesta etapa são investigados por seis crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
OPERAÇÃO PF
PF e MPF cumprem mandadosde busca e apreensão relacionados a atos antidemocráticos
A investigação não possui relação direta com os ataques às sedes do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, ocorridos em 8 de janeiro de 2023
No dia 20 de janeiro, a primeira fase da Operação Lesa Pátria prendeu cinco suspeitos de participação, incitação e financiamento nos atos golpistas. Na semana passada, a PF, em outra fase da ação, fez novas prisões.
A Operação Lesa Pátria se tornou permanente, com desdobramentos periódicos. Até o momento, 16 pessoas foram presas preventivamente. A PF também cumpriu 31 mandados de busca e apreensão nas etapas anteriores da investigação.
Polícia Civil apreende 387 quilos de cocaína no Porto de Itaguaí em ação conjunta
Policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE) apreenderam 387 quilos de cocaína no Porto de Itaguaí, após ação integrada de inteligência. A ação, que contou com o apoio da Polícia Federal e Auditores da Receita Federal foi realizada na segundafeira (06).
Segundo os agentes, o Setor de Inteligência da DRE descobriu o local de onde a droga seria despa -
Policiais civis da 108ª DP (Três Rios) realizaram, na terça-feira (07), a “Operação Horus” contra uma organização criminosa de traficantes que atua na região central do município de Três Rios. O objetivo é cumprir 34 mandados de prisão temporária, cinco de busca e apreensão contra adolescentes infratores e outros 59 de busca e apreensão domiciliar.
Até o momento, 22 pessoas foram presas e três menores apreendidos durante a ação desta terça-feira. Um dos acusados foi preso em flagrante com uma metralhadora. Segundo a 108ª DP, cinco alvos já estão presos e um adolescente cumpre pena em uma unidade socioeducativa. Contra eles também foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão.
Cerca de 130 policiais participam da ação, que tem apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de outras 27 delegacias do interior do estado. As prisões, apreensões de adolescentes infratores e buscas domiciliares têm por objetivo localizar armas, drogas, anotações e coletar informações das transações financeiras da organi-
chada, bem como a localização do contêiner no porto. A droga seria enviada para a Espanha em meio a uma carga de café. De posse desses dados, a equipe fez contato com a Polícia Federal e com a Receita Federal, que conseguiram refinar a informação, fazendo com que a operação fosse bem-sucedida. Por se tratar de tráfico internacional, o material será encaminhado à Polícia Federal para ser aprendido.
um negócio altamente lucrativo, mapearam o bairro e instalaram olheiros em diferentes pontos. Inserida na localidade há anos e tendo sua história confundida com a da própria região, a quadrilha foi forjada como um grupo comandado por integrantes de uma mesma família.
Na manhã de terça-feira (07), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal cumpriram cinco mandados de busca e apreensão na cidade de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, envolvendo investigação relacionada à realização de atos antidemocráticos, caracterizados pela incitação contínua das Forças Armadas para promoverem uma ruptura institucional no país por intermédio de um golpe/intervenção militar. As investigações apontam que os alvos dos mandados portavam armas de fogo de grosso calibre, sem o respectivo registro, em intenção de conflito armado e amedrontamento de opositores políticos.
Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de associação criminosa, incitação ao crime e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, todos do Código Penal, e por porte ilegal de arma de fogo, além de outros crimes que porventura possam surgir no decorrer das investigações.
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal continuarão a investigação a fim de apurar e identificar a amplitude do grupo, bem como o envolvimento de outras pessoas.
MPRJ obtém condenação de homem a 21 anos de prisão em caso de feminicídio
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça junto à 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, obteve, na segunda-feira (06), a condenação de Alcino Marcelli Franklins de Melo pelo assassinato de sua então companheira Valéria Lúcia de Souza Martins, ocorrido em dezembro de 2018, em Nova Iguaçu. Alcino foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado pelo crime de feminicídio.
De acordo com a denúncia oferecida em 2019, “o crime foi praticado por meio cruel, tendo a vítima recebido diversos golpes na cabeça, além de socos e pontapés contra seu corpo. O casal mantinha um relacionamento amoroso pontuado por brigas e discussões.”
“Alcino deixou o corpo da companheira por dois dias dentro do banheiro até chamar a polícia, simulando que ela teria tido um mal súbito, mas a perícia descobriu que Valéria foi vítima de espancamento. Os jurados rechaçaram as teses defensivas, entre elas a semi-imputabilidade, redução da capacidade de compreensão ou vontade, pelo alcoolismo”, afirma o promotor de Justiça Bruno de Faria Bezerra.
Processo n° 00392470520198190038
PF reprime crimes eleitorais
Ação visa esquema de lavagem de dinheiro para compra de votos
zação, que podem chegar a valores semanais superiores a R$ 50 mil.
As investigações duraram um ano. Os agentes monitoraram os traficantes e identificaram que a organização criminosa que atua no bairro Jardim Glória tem forte relação com outras quadrilhas que vendem drogas, instaladas em diversos pontos da cidade de Três Rios.
Segundo os policiais, os criminosos citam ter vínculo com uma das maiores facções do estado e são apontados como responsáveis por vários homicídios - inclusive de integrantes da mesma quadrilha - ocorridos em Três
Rios e por espalhar medo e violência na cidade.
Em meados de 2022, dois irmãos, insatisfeitos com a condução da quadrilha, foram emboscados e mortos por indivíduos que até então eram seus comparsas. O fato permitiu esclarecer detalhes das práticas criminosas do grupo que, meses antes, já havia sido apontado como responsável por atirar contra policiais militares.
As investigações revelaram que a organização possui uma estrutura especializada, em que cada um de seus integrantes possui funções e papéis definidos. Preocupados em preservar
Controlando o fluxo de chegada, distribuição e venda de drogas, traficantes liderados por um indivíduo que se apresenta como “dono do tráfico local” criaram uma rotina em que os dias da semana foram divididos entre membros de uma família, que controlava a comercialização de entorpecente e é responsável pela remessa do dinheiro para o líder do grupo que, de acordo com os agentes, está escondido em uma comunidade da capital do Rio de Janeiro.
A investigação revelou, ainda, uma suposta aproximação da organização com líderes comunitários da região, por meio de festas realizadas com o dinheiro do tráfico. A quadrilha também seria responsável pela tomada de decisão contra ladrões e agressores de mulheres, por meio de regras e comandos próprios.
A Polícia Federal deflagrou na manhã de terça-feira (07), a Operação Talir. O objetivo é combater esquema de lavagem de dinheiro destinado ao financiamento ilegal de campanhas eleitorais e compra de votos. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no município de Campina Grande.
Os crimes investigados são lavagem de dinheiro, compra de votos e caixa dois. Trata-se de desdobramento da Operação Mercador, deflagrada
Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023 4 - Polícia Tribuna dos Municípios
Divulgação/PM-DF Divulgação/PF
Divulgação/PF
Divulgação/PF
Divulgação
logo após primeiro turno das eleições 2022, em 14/10.
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou na terça-feira (07) o processo de privatização da Eletrobras, que chamou de “errático”, “lesa-pátria” e “quase que uma bandidagem”. O petista afirmou também que o governo, por meio da AdvocaciaGeral da União (AGU), irá pedir a revisão dos termos e efeitos da desestatização da empresa. As declarações foram feitas durante entrevista a canais de mídia alternativos no Palácio do Planalto. A privatização da Eletrobras foi proposta pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro via medida provisória, que foi aprovada com alterações pelo Congresso em junho de 2021. O texto foi convertido em lei julho daquele ano com a sanção presidencial.
Negado
O corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, negou na terça-feira (07) pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e do seu candidato a vice nas eleições de 2022, Braga Netto, para rever a decisão de incluir a minuta do golpe em uma investigação contra eles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento, considerado inconstitucional por especialistas, foi encontrado pela Polícia Federal durante buscas na casa do ex-ministro Anderson Torres e pregava instaurar estado de defesa na Corte e mudar o resultado das eleições de 2022.
RECEITA
Ton Porto protocolou representação no MPRJ contra a licitação da OS em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Segundo Ton, “Há um grave risco de danos ao erário tendo em vista a inexplicável majoração dos valores aplicados, ausência de estudos prévios e falta de amparos técnicos.”
GRATINADO DE BATATA E FRANGO DESFIADO
Ingredientes:
1 caixa de peito de frango cozido desfiado Vapza
1 caixa de batata inteira cozida no vapor Vapza
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de azeite
1 tomate picado sem pele e sem sementes
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
500 ml de leite
Noz-moscada e sal a gosto
100 g de parmesão ralado
Modo de preparo: Corte uma das extremidades do pacote de batata cozida Vapza e comprima o conteúdo para deixá-lo solto. Em seguida, coloque as bata-
tributo
tas em um escorredor e passe-as em água corrente. Escorra bem, corte em rodelas finas e tempere com sal. Reserve. Em uma panela, doure a cebola e o alho picados com o azeite e acrescente o frango desfiado Vapza e o tomate picado. Tire do fogo, acerte o sal e reserve. Derreta a manteiga em uma panela, acrescente a farinha e mexa rapidamente, até formar uma mistura dourada. Adicione o leite aos poucos e misture bem com um fouet. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando até que o molho engrosse um pouco. Desligue o fogo e tempere com sal e noz-moscada. Cubra o fundo de um refratário com metade das rodelas de batata e acrescente um pouco do molho branco. Coloque o frango desfiado, cubra com o restante das batatas, sobrepondo as fatias como se fossem escamas. Acrescente o restante do molho e polvilhe com parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 210 graus por aproximadamente 40 minutos.
Deus Pai de amor, concedei-nos pelas mãos de Santa Bakhita a verdadeira liberdade, natural e principalmente espiritual, para que como ela sejamos capazes de valorizar e agradecer o nosso Batismo, o conhecimento de Vós e da Vossa Vontade, o pertencer à Igreja, por tudo na nossa vida; e também como ela Vos chamar de “meu Patrão”, pois é só a escravidão a Vós que nos salva e liberta. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, em tudo obediente a Vós, e Nossa Senhora, ancilla Domini –escrava do Senhor. Amém.
Quando a dúvida o assaltar, mantenha firme seu coração, no desejo sincero de perseverar até o fim. Se a mágoa e a calúnia o ferirem, não fique a lamentar-se inutilmente: gaste seu tempo em trabalhos construtivos, auxiliando a todos os que necessitam de seu apoio. Não se deixe desfalecer pelas dores! Ao contrário: eleve seu pensamento confiante, pedindo o socorro do Alto.
Perdeu
A advogada Ana Cristina Valle, ex-mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), perdeu a nacionalidade brasileira, de acordo com publicação do Diário Oficial da União de segunda-feira (06). A decisão foi tomada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública depois de Ana Cristina ter obtido registro de nacionalidade norueguesa.
MARINA SILVA: AMBIENTALISTA E POLÍTICA BRASILEIRA
Marina Silva (1958) é uma ambientalista e política brasileira. Recebeu em Londres, no Palácio de Saint James, das mãos do príncipe Philip da Inglaterra, a “Medalha Duque de Edimburgo”, por sua luta em defesa da Amazônia brasileira.
Recebeu o prêmio da “Fundação Norueguesa Sophie”, por seu trabalho em defesa da Floresta Amazônica.
Marina recebeu da ONU o prêmio “Champions of the Earth”, o maior prêmio concedido pela Organização, na área ambiental. Recebeu nos Estados Unidos o “Prêmio Goldman do Meio Ambiente pela América Latina e Caribe”.
No dia 27 de julho de 2012, a convite do Comitê Olímpico Internacional, na abertura dos Jogos Olímpicos em Londres, Marina Silva desfilou carregando a bandeira, com os anéis olímpicos.
Junto com ela estavam o secretário geral da ONU, Ban-Ki-moon, o fundista etíope Haile Gebreselassie, o pugilista americano Muham mad Ali, o maestro argentino Daniel Barenboim, e os ativistas dos direitos humanos, Sally Becker, Shami Chakrabarti e Leymah Gbowee.
Infância e juventude
Maria Osmarina da Silva, conhecida por Marina Silva, nasceu no seringal Bagaço, distante 70 km da capital Rio Branco, no Acre, no dia 8 de fevereiro de 1958. Filha do seringueiro Pedro Augusto da Silva
e Maria Augusta da Silva cresceu ao lado de 8 irmãos.
Com 14 anos aprendeu as primeiras noções de matemática para ajudar o pai na venda da borracha colhida no seringal. Ficou órfã de mãe aos 15 anos.
Marina Silva foi para a capital Rio Branco tratar de uma hepatite. Foi acolhida na casa das irmãs Servas de Maria. Foi empregada doméstica, contraiu malária e leishmaniose. Com 16 anos fez o curso do MOBRAL, onde aprendeu a ler e escrever. Completou o 1.º e o 2.º graus fazendo o curso supletivo. De seu primeiro casamento, realizado em 1980, teve dois filhos, Shalon e Danilo. Em 1984, conclui o curso de História na Universidade Federal do Acre. Começou a lecionar História e atuar no sindicato dos professores. Mais tarde, fez especialização em teoria psicanalítica na Universidade de Brasília e em psicopedagogia na Universidade Católica de Brasília. Carreira política Sua vida política teve início ainda em 1984, quando fundou junto com o ambientalista Chico Mendes, a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 1985, separou-se do primeiro marido e no ano seguinte se casou com o técnico agrícola que assessorava os seringueiros de Xapuri, Fábio Vaz de Lima. Dessa
união teve os filhos Moara e Mayara.
Nesse mesmo ano filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), e se candidatou a deputada federal, porém não foi eleita.
Em 1988, foi eleita como a vereadora mais votada de Rio Branco, ficando no cargo até 1990. Nesse mesmo ano, foi eleita deputada estadual com o maior número de votos.
Senadora
Em 1994, Marina Silva foi eleita senadora pelo Estado do Acre, sendo a mais jovem senadora daquele ano.
Em 1995 ocupou o cargo de Secretária Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento, do Partido dos Trabalhadores, permanecendo até 1997.
Em 1996, recebeu nos Estados Unidos, o “Prêmio Goldman do Meio Ambiente pela América Latina e Caribe”.
Em 2002 foi reeleita para o senado. Em 2003 foi nomeada para o Ministério do Meio Ambiente, no governo Lula. Destaca-se por vários projetos para conservação da natureza.
Em 2006, desentendeu-se com a casa civil e foi acusada de atrasar licenças ambientais, para realização de obras.
Em 2007, recebe da ONU o prêmio “Champions of the Earth”, o maior prêmio concedido pela Organização, na área ambiental. Em
ministra e voltou para o senado. Nesse mesmo ano recebeu no Palácio de Saint James em Londres, das mãos do príncipe Philip da Inglaterra, a “Medalha Duque de Edimburgo”, por sua luta em defesa da Amazônia brasileira. Marina Silva recebe em 2009, o “Prêmio Fundação Norueguesa Sophie” por seu trabalho em defesa da Floresta Amazônica.
Campanha presidencial de 2011
Depois de diversos desentendimentos com o PT, no dia 14 de agosto de 2009, Marina Silva anunciou sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores. No dia 30 de agosto de 2009, filiou-se ao Partido Verde e no dia 11 de julho de 2010 anunciou sua candidatura à Presidência da República. Marina não conseguiu se eleger, perdeu para Dilma Rousseff, mas tornou-se destaque pelo Parti-
do Verde, pois foi a candidata mais votada da história da legenda. No dia 7 de julho de 2011, Marina deixou o Partido Verde.
Campanha presidencial de 2014
Em outubro de 2013, Marina Silva foi confirmada como candidata a Presidente da República para as eleições de 2014. Em abril, se aliou ao PSB e a Eduardo Campos, se lançando como vice-presidente da chapa.
No dia 13 de agosto de 2014, Eduardo Campos morreu em um acidente aéreo em São Paulo. No dia 20 de agosto, superando todas as divergências do partido, Marina foi lançada oficialmente como candidata à Presidência da República e Beto Albuquerque como seu vice. Mais uma vez, Marina não se elegeu ficando na 3.ª colocação com 22.154.707 votos. Dilma Rousseff foi reeleita. Campanha presidencial de 2018 Em 2018, pela terceira vez, Marina Silva se candidatou pela “Rede” à Presidência da República. Eduardo Jorge do PV foi o escolhido para vice-presidente da chapa. Desta vez, Marina ficou em 8.º lugar com apenas 1.069.575 votos. O candidato eleito foi Jair Bolsonaro. Em janeiro de 2023, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente, Marina foi nomeada para ocupar o cargo de Ministra do Meio Ambiente.
Divulgação Reprodução/TV Globo Reprodução Divulgação
Privatização Grave risco
Tribuna dos Municípios 5 - Variedades Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023
SANTO
Bakhita
ORAÇÃO AO
Santa Josefina
Divulgação
Divulgação
2008, entregou o cargo de
Teatro Municipal Joel Barcelos tem programação variada no final de semana
Quem gosta de assistir uma boa peça vai se dar bem, no final de semana, com a programação do Teatro Municipal Joel Barcellos que apresenta duas comédias e uma performance que retrata o tempo. Na sexta-feira (10), às 20h, será encenado espetáculo “Big Jato”; no sábado (11), no mesmo horário, é vez do ator Diogo Camargos e a sua “Última Notícia”. A comediante Nany People encerra a programação no domingo, dia 12, às 19h, com seu show “TsuNANY”.
BIG JATO - A comédia conta a história de um menino e sua percepção do mundo, de dentro da boleia do caminhão de seu pai, um limpa-fossas chamado Big Jato. O enredo se passa no interior do Ceará, no Vale do Cariri, nos anos 70, e narra a passagem da criança para a vida adulta de uma maneira lúdica e bem-humorada, com uma narração e uma linguagem peculiares a um menino.
SERVIÇO
Sexta – dia 10 de fevereiro – 20h
Avenida Amazonas, s/n –
Centro
Ingressos: R$ 40
Classificação 14 anos
FICHA TÉCNICA
Direção: Morgana Kretzmann
Dramaturgia: Morgana
Kretzmann e Diogo Camar-
gos
Cenário: Desforma Creati-
Fevereiro chegou e já começou o ano letivo, mas esta semana ainda tem oficinas criativas de férias da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Na terça, dia 7, o público participou da Oficina de Carimbos Artesanais e na sexta-feira (10), será a Oficina de Adereços Carnavalescos para Crianças, das 14h às 16h, na Casa de Cultura Bento Costa Jr, no Centro. Já na quarta-feira (08), será realizada a Oficina de Cestaria de Jornal, no mesmo horário, no Empório da Estação, em Rocha Leão. As inscrições são direto nas Unidades.
Na Oficina de Carimbos Artesanais, que será ministrada pelo professor João Rebello, as pessoas vão aprender a produzir carimbos feitos com materiais de fácil acesso. O carimbo de borracha é uma inspiração nas técnicas da xilogravura, utilizada no cordel e outras artes tradicionais. Pode ser
Banda Shout abre programação de fevereiro do Soul da Casa
veArt
Figurino: Luciana Mac Dowell
Iluminação: Walace Furtado
Trilha Sonora: Vinícius Campos e Joyce Santiago
Músicas originais: Joyce Santiago e Leonardo Miranda
Assistente de Direção: Vinícius Campos
Fotos: Luana Muller e Vitor Jorge
Idealização: Diogo Camargos e Morgana Kretzmann
A ÚLTIMA HORA - A peça é uma performance que fala sobre o tempo. Na verdade, sobre o fim do tempo. Do nosso tempo. O espetáculo começa com um relógio em contagem regressiva de uma hora e dura exatamente o tempo do cronômetro. É uma grande reflexão sobre como estamos levando nossas vidas, como estamos buscando evoluir e melhorar como seres humanos, pois qualquer hora pode ser a nossa última. Através do nosso protagonista, nós vemos como as nossas escolhas influenciam
diretamente na nossa saúde, no nosso bem-estar e na vida das pessoas ao nosso redor. Estar em harmonia com o Todo é fundamental para a manutenção da vida no nosso planeta e para a vida do próprio planeta.
SERVIÇO
Sábado – dia 11 de fevereiro – 20h
Avenida Amazonas, s/n –
Centro
Ingressos: R$ 40 Classificação 14 anos
FICHA TÉCNICA
Texto, Atuação, Direção e criação Artística: Diogo Camargos
TSUNANY - Primeira vez em Rio das Ostras com o espetáculo Tsunany, Nany People prepara um show que relata de maneira divertida os diversos “malsucedidos hábitos” da vida moderna, como a cirurgia plástica sem limites, os exercícios físicos em excesso, os hábitos tecnológicos desregrados, como o uso indiscriminado de celulares; e as consequências em nossos relacionamentos sociais,
Nany People está pela primeira vez em Rio das Ostras com a peça TsuNANY
afetivos e sexuais. Nesse novo solo de stand-up commedy, a atriz apresenta uma personagem que traz o comportamento de uma relatora social que expõe assuntos sobre os diversos temas e permite ao espectador se tornar um observador de si mesmo e, é claro, mantendo a linha espontânea de intensa interação com o público. “TsuNANY” é tudo aquilo que você vê, se identifica, se critica e não se crucifica, se diverte!
SERVIÇO Domingo – dia 12 de janeiro – 19h
Avenida Amazonas, s/n –Centro
Ingressos: R$ 50 (Sympla)
Classificação 14 anos
Carnavalescos para Crianças será ministrada pela cenógrafa Carolina Sá e vão poder participar crianças a parir dos oito anos de idade.
“A ideia é fazer uma aula prática e com técnicas simples, para as crianças montarem seus próprios adereços de carnaval de maneira fácil e criativa utilizando materiais de fácil acesso, como aviamentos, EVA e outras coisas que encontramos em armarinhos e papelarias”, explicou Carolina.
O Projeto Soul da Casa começa fevereiro com uma viagem ao rock dos Anos 80. Na quinta-feira (09), a Banda Shout sobe ao palco do Teatro Municipal Joel Barcellos, a partir das 20h, para resgatar clássicos do rock nacional e internacional que fizeram sucesso na década que presenteou o cenário da música com muitos artistas e bandas de qualidade. De acordo com o vocalista e músico Luca Sodré, é inegável o quanto o rock dos Anos 80 ainda causa euforia. “É só uma música do Legião Urbana ou do The Smiths começar a tocar para voltarmos no tempo. Afinal, quem resiste a uma sessão de nostalgia, não é mesmo? No Brasil, o rock nacional despontava com a rebeldia mais que necessária para o período político da época. Lá fora, diversas bandas gringas, como The Smiths, The Cure, INXS, U2, A-Ha, lançaram hits imperdíveis, tornando esse período muito representativo. Bora conferir alguns sucessos que marcaram o rock dos anos 80? Vamos juntos nessa viagem alucinante com a Banda Shout”, convidou Luca.
SOUL DA CASA – O Projeto Soul da Casa, desenvolvido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, tem o objetivo de valorizar os artistas da Região, dando oportunidade para que eles possam apresentar seus espetáculos autorais ou tributos para o grande público Todas as apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 20h. Os ingressos custam R$40 (inteira) ou R$ 20 (meia).
SERVIÇO
SOUL DA CASA – “BANDA SHOUT”
Dia: 9 de fevereiro
Local: Teatro Municipal Joel Barcelos
Endereço: Avenida Amazonas, s/nº, Centro (Rua da Feirinha)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia e antecipado).
P.S: Os ingressos podem ser comprados via Pix com o CNPJ 35.814.823/0001-35. Em seguida, enviar o comprovante para o número (22) 997999176 com o nome completo. Para quem optar por essa forma de compra, os ingressos ficarão disponíveis para retirada na bilheteria do Teatro Popular, meia hora antes do início do show.
Casa de Cultura apresenta exposição de bordados
Por acreditar e valorizar a criatividade do artista rio-ostrense, a Fundação Rio das Ostras de Cultura convida a população para a Exposição “Mór Borda Van Gogh”, que começa a ser apresentada na quarta-feira (08), na Casa de Cultura Bento Costa Jr, com bordados da artesã Maria Mór que recriam grandes obras do pintor holandês Vincent Van Gogh.
utilizado para reproduzir um desenho ou até marcas em embalagens e cartões de visita. De acordo com João Rebello, é indicado que o participante esteja habilitado a utilizar estilete e outros objetos de corte. “Sugerimos a quem possa que traga
borrachas escolares velhas, outros objetos de borracha, estilete e goivas. Se não puderem, não tem o menor problema, o importante é ter vontade e disposição para aprender”, esclareceu o professor, que também é artesão multidisciplinar.
A Oficina de Adereços
A Cestaria de Jornal será realizada em Rocha Leão, nas dependências do Empório, que fica localizado na Praça do Trem. Essa oficina vai abordar técnicas de dobraduras para formar os canudos de jornal, que juntos com os recortes de papelão, cola branca, pregadores e tinta formarão o trançado da cesta. Depois de confeccionada, a peça produzida poderá ser utilizada para diversos fins.
Apaixonada pela arte de Van Gogh des de sua infância, Maria Mór vem executando o trabalho de releitura das obras do pintor em seus bordados há mais de dois anos. “Quando a pandemia assolou a humanidade, me vi ociosa e com necessidade de tornar meus dias mais produtivos. Então surgiu a ideia de me tornar artista; ideia essa que partiu do senhor do qual sou cuidadora. Ele sugeriu pintura e eu optei pelo bordado por já ter uma certa habilidade com as linhas o que rendeu essa exposição, com 16 releituras, que vocês poderão admirar. Posso garantir que todos esses trabalhos estão impregnados de amor carinho e muita dedicação”, afirmou Maria Mór
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “MÓR BORDA VAN GOGH”
Endereço: Casa de Cultura Bento Costa Jr – Rua Bento Costa Jr, 70 –Centro
Artista: Maria Mór Horário: segunda a sexta, das 9h às 18h; e sábado, das 13h às 18h Em cartaz até o dia 24 de março Entrada Gratuita
6 - Cidades Tribuna dos Municípios Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023
Fotos: Divulgação
Divulgação
Divulgação
Diogo Camargo estrela a peça Big Jato
Casa de Cultura e Empório da Estação continuam com oficinas criativas de férias