ROTEIROS TURÍSTICOS DA CACHAÇA movimentam turismo em destinos brasileiros
De Paraty (RJ) a Belém (PA), o que não faltam são atrativos para visitantes nacionais e estrangeiros desfrutarem a famosa bebida
Além do vinho, do café e das cervejas especiais, a cachaça, patrimônio cultural do Brasil, tem impulsionado a economia de vários municípios do país e atraído turistas de todo o mundo. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sua produção pode ser encontrada em mais de 800 cidades brasileiras, sendo mais da metade fabricada nos estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Pág. 4
voltou para o jogo democrático e voltou a pensar grande”, diz Fernando Haddad em Davos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou, nesta terça-feira (17.01), de três reuniões bilaterais prospectivas, realizadas com o intuito de fechar parcerias, no segundo dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Ao final do encontro, ele conversou com jornalistas brasileiros que estão na Europa para a cobertura do evento. Pág. 3
Secretário de Saúde de Búzios reivindica investimentos do Estado
para o município e região
Com a parceria do Sesc, a programação do Verão Rio das Ostras continua com força total no próximo fim de semana. As atrações começam na quinta-feira (19), e vão até a noite de domingo (22), com muitos shows , teatro e apresentações artísticas, com uma programação totalmente gratuita. Pág. 4
Edição 2570 R$ ,001 Rio de Janeiro, Quinta-feira , 19 de Janeiro de 2023
Fundado em 26 de fevereiro de 1991 @tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br Tribuna dos Municípios ANO XXX SanMon Divulgação/PMAB Divulgação/PMAB Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!”
Editor: Aloísio Santiago Monteiro
“Brasil
Em reunião, o secretário de saúde de Armação dos Búzios, Leônidas Heringer, apresentou ao secretário estadual de saúde Luiz Antônio Teixeira Junior, reivindicações ao Governo do Estado. Pág. 2
JOÃO E CÉSAR Pág. 2 Rio das Ostras convoca candidatos aprovados no VII Concurso Público para realização de prova prática para mais 37 motoristas A Prefeitura de Rio das Ostras convoca, para a realização da segunda prova prática, para mais 37 candidatos ao cargo de motorista que foram aprovados no VII Concurso Público Edital nº 03, de 2019.
4 Rico vai pagar mais e vamos lutar por isenção de até R$ 5 mil, diz Lula sobre IR Pág. 3
Pág.
Secretário de Saúde de Búzios reivindica investimentos do Estado para o município e região
que voltou a assumir a pasta há poucos dias, afirma que a prioridade são as pessoas, e que o investimento nos municípios é “fundamental para evitar deslocamento dos pacientes, acelerando diagnósticos e atendimentos, e com isso salvando vidas”.
O pedido de mais duas ambulâncias, investimentos no hospital municipal e ações na área de cardiologia foram feitas ao secretário estadual de saúde
Em reunião, na segunda-feira (16), o secretário de saúde de Armação dos Búzios, Leônidas Heringer, apresentou ao secretário estadual de saúde Luiz Antônio Teixeira Junior, reivindicações ao Governo do Estado. A reunião aconteceu no
Rio de Janeiro e foi pedido o envio de duas ambulâncias equipadas como UTI móvel para Búzios, além de mais recursos para a ampliação do Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). Levando em conta a estratégia de ações conjuntas do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (CISBALI), Leônidas também indicou a necessidade de mais investimentos na área de cardiologia, em especial, para a acelerar os procedimentos de cateterismos na
região.
“Seguindo o plano apresentado pelo prefeito Alexandre Martins, a saúde em Búzios atinge resultados positivos inéditos a partir de iniciativas da própria gestão. Mas as ações do Governo do Estado para a área são de grande importância, em especial nas responsabilidades regionais firmadas pelo consórcio. Foi uma boa reunião e tenho certeza que irá avançar”, comenta Leônidas.
O secretário de Estado,
O HMRP já está em processo de reforma e ampliação, envolvendo o Centro Cirúrgico, sala para a realização de tomografia computadorizada, Centro de Terapia Intensiva (CTI), Centro de Material Estéreo (CME), e o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). Com o acréscimo de investimento do Estado, o termino da requalificação da unidade pode ser acelerado e mais ações positivas implementadas. Com mais duas ambulâncias o município passaria a contar com nove desses veículos de urgência para atender a demanda da população fixa e flutuante.
“A recepção por parte do secretário de saúde do Estado foi muito boa e se prontificou a atender todas as demandas e reforçou a busca por trabalhar em parceria com os municípios”, finaliza Leônidas.
Secretaria da Mulher e do Idoso de Búzios realiza 912 atendimentos às mulheres vítimas de violência
em 2022
de violência.
A Secretaria da Mulher e do Idoso divulgou nea terça-feira (17) um balanço dos atendimentos realizados pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) no ano de 2022. Durante este período, 912 mulheres, procuraram o serviço de proteção para relatar ou denunciar que são vítimas de violências domésticas.
De acordo com a secretária da Pasta, Daniele Guimarães, o Ceam tem o objetivo de acolher e atender mulheres em situação de violência e discriminação de gênero. O serviço conta com uma equipe especializada, formada por Assistente Social, Psicóloga e Advogada que orientam individualmente cada mulher, buscando o rompimento do ciclo
“Temos orgulho por ter reaberto este serviço tão importante para a acolhida e orientação às mulheres vítimas de violência do nosso município. Se você vive ou conhece alguma mulher que esteja passando por situação de violência, busque o nosso atendimento”, disse Daniele.
A Secretaria da Mulher e do Idoso funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na rua Camila, nº 04- Manguinhos.
Secretaria da Mulher: (22) 2623-1284
CEAM: (22) 99608-2791
WhatsApp Patrulha Maria da Penha (22) 9 9103-9695
WhatsApp Polícia Militar de Búzios (22) 9 9732-1879
Segundo Encontro de Numismática e Multicolecionismo no Espaço Cultural Zanine de Armação dos Búzios
A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, realizará o 2° Encontro de Numismática e Multicolecionismo, em parceria com a Rocha Numismática. O evento será gratuito e acontecerá nos dias 20, 21 e 22 deste mês, no Espaço Cultural Zanine, das 14h às 21h.
Durante o evento haverá exposições, troca, venda e avaliação de moedas e medalhas, Rodas de Conversa e palestras sobre a Numismática no Brasil e no mundo. Numismática é a ciência que estuda cédulas, moedas e medalhas.
A Rocha Numismática é a organizadora oficial dos eventos que acontecem no Estado do Rio de Janeiro e possui larga experiência nacional e internacional no setor. Neste evento, ela conta com o apoio da Casa
EXPEDIENTE
Quero apresentar um estudo de caso que vai encher seus olhos de lágrimas e mostrar aos meios científicos que realmente os animais são anjos e que eles têm uma história de vida, uma missão a cumprir junto com o humano que eles vieram encontrar na Terra. Vou falar primeiro sobre o João, um gato cinza que viveu com minha irmã até que ela morreu, então ele veio morar comigo.
Sentiu depressão o tempo todo, lamentou profundamente a morte da mãe humana, nada fazia com que ele se sentisse melhor. Ela tinha um carro preto, de uma marca e modelo bem diferentes do meu, da mesma cor. Enquanto eu não vendi o carro dela, João dormia todos os dias na sua capota. Depois que eu vendi o carro, o gato passou a dormir na capota do meu carro, sempre com um ar triste que cortava o coração de qualquer pessoa, deixando claro que sentia muito a falta da tutora.
João seguiu assim durante dois anos e sempre se lembrava de alguma data importante para os dois. Às vésperas do aniversário de minha irmã, o anjo simplesmente definhou de tal maneira, que morreu, mesmo saudável fisicamente, mas, consciente de que havia terminado sua missão de ser companheiro de uma humana especificamente, João deixou de se alimentar e foi para o mato durante uma semana, voltando apenas para me mostrar que estava morrendo, para ser enterrado no pequeno cemitério pet que eu mantenho em meu quintal.
César era um gato selvagem, que vinha há quase dez anos visitar meu quintal, atraído pela presença dos meus gatos adotados. Sempre na defensiva, foi muito difícil ganhar sua confiança e demorou anos para que ele começasse a entrar no gatil e comer escondido um pouco de ração. César estava com uma ferida na cabeça e eu comprei um remédio em spray para tentar curá-lo, mas ele reagia com pavor e não me deixou aplicar mais do que uma ou duas vezes o remédio, que acabou vencendo e eu tive de descartar, sem conseguir curar a ferida.
De um ano para cá, César começou a entrar na minha casa para comer e beber água, mas com muito medo de tudo. Ele já é bem velho e eu conversei muito com ele, expliquei que eu ficaria feliz em adotá-lo, mas ele é quem precisava aceitar a adoção, pois eu já o considerava como membro da família. A idade chegou e César foi se aproximando mais e mais, pois já não conseguia caçar como antes. Ele está cego e surdo, com problemas neurológicos, mal consegue andar sem cair. Na Natureza, ele já estaria morto, por isso, ele passou a dormir dentro de casa.
Eu fiquei muito emocionado quando César usou a caixa de areia pela primeira vez!
Ele escolheu terminar seus dias junto de mim e está em fase terminal. Ele jamais havia recebido um carinho e eu sou muito grato por ter sido escolhido para ser a humano que mostrou ao César o que é ser um pet. Como ele já não ouve nem vê, a única forma de comunicação dele com o mundo é receber calor humano e ele desfaleceu diversas vezes em meu colo, o coração quase parou, mas eu percebi que o que fazia com que César se agarrasse à vida era que ele, finalmente, havia se tornado um pet, um ser vivo digno de receber carinho.
Só quem sente essa emoção pode descrever o quanto é bom ser a única pessoa que conseguiu colocar no colo um gato selvagem e fazer dele um bichinho doméstico. Isso vale por todo o tempo e o dinheiro que se possa investir nessa missão de vida. Isso é um dos tesouros no céu, que muitas pessoas trocam pelo sucesso material, que não leva a lugar algum. Estou até evitando fazer carinho demais no César, para que ele finalmente descanse em paz, visto que ele está há uma semana sem comer, nem beber, mantendo-se vivo apenas com calor humano!
Esse é o vínculo entre humanos e animais! Não tem como explicar, é só vivenciando, adotando um ser vivo, gratuitamente. Não existem palavras para descrever cientificamente a gratidão mútua de ter em seu colo uma vida que pediu uma semana a mais de prazo para Deus, para saber o que é um carinho, viver apenas de AMOR, sem comida, nem água, sem ouvir nem enxergar, apenas sentindo a mão de um pai cuidando e dizendo “estou aqui”. Junte também seus tesouros no céu. Sinta o mesmo calor, das mãos de um Pai Maior. Sem palavras...
Circulação
Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim. Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.
Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.
Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Quinta-feira , 19 de Janeiro de 2023 O Franco Grafica e Editora Ltda - ME CNPJ nº 26.753.088/0001-06 Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559 Presidente: Aloisio Santiago Monteiro Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000 Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189 Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360 E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787
Fundado em 26/02/91
Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Divulgação Divulgação
Divulgação
(Não é a foto dos gatos da matéria, quis evitar expor a imagem deles já doentes ou mortos) Foto: https://www.wallpaperflare.com/
da Moeda do Brasil, além da Sociedade Numismática
Brasileira, Clube Numismático de Teresópolis e Clube
João e César
Numismático do Rio de Janeiro.
“Brasil voltou para o jogo democrático e voltou a pensar grande”, diz Fernando Haddad em Davos
Ministro da Fazenda participa de reuniões bilaterais e, ao lado da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, tranquiliza a comunidade internacional em relação aos ataques do dia 8 de janeiro
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou, na terça-feira (17), de três reuniões bilaterais prospectivas, realizadas com o intuito de fechar parcerias, no segundo dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Ao final do encontro, ele conversou com jornalistas brasileiros que estão na Europa para a cobertura do evento.
Fernando Haddad se encontrou com representantes do governo do Reino da Arábia Saudita e tratou da possibilidade de parcerias público-privadas e sobre temas ligados a futuras concessões. “Eles estão atentos a todos os editais de parcerias que o Governo Brasileiro e estados e municípios vão lançar no próximo período e isso é bom, porque é um volume de recursos disponível para investimento muito importante”, detalhou.
O ministro também reuniu-se com representantes da Open-Society, quando
tratou de uma agenda voltada para temas do meio ambiente e questões democráticas, e participou ainda de uma reunião com representantes da Eurásia, ocasião em que foram discutidas temas afetos à questões geopolíticas, como a guerra comercial entre Estados Unidos e China, a questão da guerra na Ucrânia e as possibilidades brasileiras nessa disputa internacional pela indústria e por comércio.
Segundo Haddad, as três reuniões tiveram como objetivo “recolher informações sobre como o Brasil pode se colocar para atrair investidores e retomar o crescimento”. O ministro lembrou que participou das reuniões bilaterais do presidente Lula tanto no Egito, durante a COP 27, quanto no Brasil, durante a transição. “Particularmente, com John Kerry (enviado especial para o clima dos Estados Unidos na COP 27) e com Jake Sullivan (Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos), eu participei das duas reuniões, que foram muito produtivas”, ressaltou.
“Foi um alinhamento importante para os Estados Unidos no ponto de vista da defesa da democracia e
da questão ambiental. São dois temas muito relevantes. Para o Brasil, esses são dois temas cruciais. Mas a questão da retomada do crescimento para nós é essencial: Qual o lugar que o Brasil vai ocupar nesse contexto em que há uma disputa internacional por investimentos como há muito tempo não se vê”, disse o ministro.
“Eu recebi insumos sobre com quem dialogar tanto no governo americano quanto no mundo asiático para que
à América Latina seja reservada uma parte da indústria do mundo e em que setores nós podemos nos reindustrializar”, prosseguiu o ministro. Como exemplos, ele citou a indústria automobilística de última geração, o motor híbrido do hidrogênio verde e o etanol.
O ministro da Fazenda ainda confirmou aos jornalistas que deverá acompanhar o Presidente Lula durante visita dele aos Estados Unidos, no próximo
Rico vai pagar mais e vamos lutar por isenção de até R$ 5 mil, diz Lula sobre IR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na quartafeira (18), em discurso para representantes de centrais sindicais, que “ricos vão pagar mais (Imposto de Renda), vamos mudar a lógica, vamos diminuir para o pobre e aumentar para o rico”.
“Nesse país, quem paga imposto de renda de verdade é quem tem holerite de pagamento, porque é descontado no pagamento e a gente não tem como não pagar. Mas a verdade é que o pobre que ganha R$ 3 mil reais, proporcionalmente, paga mais do que alguém que ganha R$ 100 mil reais”, disse.
Para haver a mudança, no entanto, o presidente ressalta que precisará da ajuda do Congresso Nacional e apoio da população.
“É necessário muito convencimento no Congresso, organização da sociedade. A gente não ganha isso se não houver mobilização do povo brasileiro para colocar o pobre no Orçamento da união e colocar o rico no Imposto de Renda”,
Isenção
“Obviamente que isenção de imposto e aumento de imposto precisa de lei, não podemos fazer no grito, a gente tem que construir isso, vamos começar a fazer uma reforma tributária. Gostei da declaração do Haddad de que vamos fazer a reforma tributária no primeiro semestre”.
45 dias para proposta sobre salário mínimo
Durante o encontro, Lula assinou um despacho determinando que os Ministérios do Trabalho e da Previdência, entre outros, apresentem em 45 dias uma proposta para uma política de valorização do salário mínimo.
O presidente disse que o governo “quer reajuste acima da inflação” e que “salário mínimo tem que crescer de acordo com o crescimento da economia”.
Na véspera, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo vai definir o valor do mínimo deste ano a partir de
uma negociação com as centrais, mas indicou que a viabilidade de um valor acima dos R$ 1.302 já em vigor dependerá do cálculo do número de beneficiários do INSS, uma vez que uma parcela grande dos pagamentos previdenciários são indexados ao mínimo.
Custo do reajuste
Enquanto Haddad defende que o piso seja fixado em R$ 1.302, a ala política do governo sustenta o reajuste do valor para R$ 1.320. Já as lideranças sindicais apoiam um reajuste para R$ 1.342 a partir de maio.
O especialista em contas públicas Murilo Viana calculou o impacto desses aumentos para os cofres da União. O custo do reajuste do salário mínimo para R$ 1.320 (aumento real de 2,81%) seria de R$ 7,7 bilhões.
Caso seja feita a vontade dos sindicatos, com reajuste para R$ 1.342 (aumento real de 4,53%), o custo seria de R$ 17,1 bilhões.
Ministério da Educação eleva o piso nacional dos professores de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55
Na terça-feira (17), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 17 que estabelece o reajuste de 14,9% no piso salarial dos professores, que passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.
O reajuste do piso salarial nacional para os profissionais do
magistério público da educação básica encontra-se no âmbito da política de valorização profissional prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). A Meta 17, do PNE, estabelece a valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de
forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente.
Para o ministro da Educação, Camilo Santana, a medida é uma forma de reconhecer a categoria.
“A valorização dos nossos profissionais da educação é fator de-
terminante para o crescimento do nosso país.”, afirmou o ministro.
O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. O piso foi instituído pela Lei nº 11.738 de 2008, regulamentando uma disposição já prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). Essa lei estabelece, ainda, que os reajustes devem ocorrer a cada ano, sempre em janeiro.
Como é calculado o piso nacional
O valor do piso do magistério é calculado com base na comparação do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos anos.
O valor aluno-ano é o valor mínimo estabelecido para repasse do Fundeb para cada matrícula de estudante na educação básica por ano. O repasse do Fundeb envolve recursos provenientes da arrecadação de estados e municípios e da União, quando houver necessidade de complementação financeira.
mês, caso assuntos econômicos sejam tratados.
Ao final da conversa com os jornalistas, Fernando Haddad disse que ficou surpreso com o grau de preocupação da comunidade internacional diante dos atos antidemocráticos do último dia 8 de janeiro em Brasília.
“Eles estão muito chocados com o que aconteceu e, de certa maneira, aliviados pelo fato de a resposta ter sido pronta e consistente. Mas ficaram todos
muito preocupados com o que viram pelos meios de comunicação. Uma das razões pela qual eu vim para cá com a Marina Silva foi justamente tranquilizar a comunidade internacional de que o Brasil está funcionando, voltou para o jogo democrático e voltou a pensar grande, voltou à mesa das grandes nações que buscam o desenvolvimento com justiça social e liberdade civis e políticas”, encerrou.
TRANSFERÊNCIA DE RENDA
Pagamentos de janeiro do programa de transferência de renda do Governo Federal
Valor mínimo repassado às famílias é de R$ 600.
MDS trabalha para, a partir de março, incluir R$ 150 a mais por criança de zero a seis anos nas famílias em condição de vulnerabilidade social
O calendário de repasses do programa de transferência de renda do Governo Federal teve início na quarta-feira (18). Os pagamentos são feitos de maneira escalonada. Os primeiros a receber são os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 1. O cronograma segue até 31 de janeiro, para os contemplados com NIS final zero. Os usuários não precisam trocar ou atualizar cartões. Os mesmos cartões do Auxílio Brasil seguem válidos para saques e movimentações.
O repasse mínimo de R$ 600 a cada família foi garantido a partir da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2022, a partir de articulação do Governo Federal eleito. Os efeitos da PEC foram oficializados com uma Medida Provisória publicada em 2 de janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Governo Federal trabalha agora para viabilizar o novo Bolsa Família, que incluirá, dentre outras iniciativas, o pagamento de R$ 150
a mais por criança de zero a seis anos de idade em cada família. Para, isso, a gestão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realiza, em parceria com estados e municípios, uma atualização do Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal e um trabalho de busca ativa por beneficiários que ainda não estão na lista. A intenção é garantir que o CadÚnico espelhe da forma mais precisa o universo de pessoas em situação de vulnerabilidade no país.
“A perspectiva é, a partir de agora, ter a família como centro das políticas que têm como âncora o Novo Bolsa Família, a transferência de renda. Uma das preocupações é com a criança nessa fase de formação. A previsão é que a gente possa já em fevereiro trabalhar as condições de atualizar o Cadastro Único para que, a partir de março, o pagamento já seja acrescido dos R$ 150 por criança de zero a seis anos”, afirmou o ministro Wellington Dias, do MDS.
Em janeiro de 2023, o programa de transferência de renda do Governo Federal chega a 21,9 milhões de famílias, a partir de um investimento de R$ 13,38 bilhões. O valor médio recebido por família é de R$ 614,21. O programa está presente nos 5.570 municípios do país.
Tribuna dos Municípios 3 - Política Quinta-feira , 19 de Janeiro de 2023 Secom/PR
Reprodução
disse.
para salários de até R$ 5 mil O presidente falou ainda que pretende “brigar” pela isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil de salário.
ROTEIROS TURÍSTICOS DA CACHAÇA movimentam turismo em destinos brasileiros
De Paraty (RJ) a Belém (PA), o que não faltam são atrativos para visitantes nacionais e estrangeiros desfrutarem a famosa bebida
Além do vinho, do café e das cervejas especiais, a cachaça, patrimônio cultural do Brasil, tem impulsionado a economia de vários municípios do país e atraído turistas de todo o mundo. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sua produção pode ser encontrada em mais de 800 cidades brasileiras, sendo mais da metade fabricada nos estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao todo, o Brasil produz anualmente 1,4 bilhão de litros de cachaça e exporta a bebida para países como Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal.
Em alguns destes municípios brasileiros é possível também realizar atividades turísticas como a visitação, degustação e até a harmonização da cachaça com outros ingredientes gastronômicos. Diante de toda essa potencialidade, a Agência de Notícias do Turismo preparou um “roteirinho” com alguns destinos do país para os apaixonados e curiosos pela bebida, que é o destilado mais consumido do Brasil e o terceiro do planeta. Embarque nessa!
PARATY (RJ) - Sinônimo e referência em cachaça, a cidade fluminense é uma das produtoras mais antigas da bebida - desde a época do
Brasil Colônia (1.600). Hoje, os alambiques existentes são atrações turísticas para ninguém botar defeito. Entre as principais destaca-se o Engenho D’água, produtora da cachaça bicentenária “Coqueiro”, e o Engenho d’Ouro, onde o visitante pode se deliciar com uma culinária caseira e cachoeira. Além disso, a cidade possui um museu específico da bebida, situado no alambique Paratiana, e sedia, anualmente, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores. Vale a pena conferir.
TIRADENTES (MG) - Falar de cachaça e não citar Minas Gerais seria um pecado, não é mesmo? O estado é repleto de destinos inesquecíveis onde é possível apreciar a bebida. Por aqui, escolhemos a cidade de Tiradentes, que possui uma longa história de produção de cachaça e que fica perto de outras localidades imperdíveis. A 20 km de lá, em Coronel Xavier Chaves, o visitante pode encontrar o alambique mais antigo do Brasil. Um pouco mais perto, no distrito de Bichinho, o turista consegue acompanhar todo o processo de fabricação, desde o canavial até o armazenamento, terminando com a degustação. Se quiser levar de lembrança, o Ateliê da Cachaça oferta mais de 1.100 rótulos para você escolher. É ou não é a
terra da cachaça?
LUIZ ALVES (SC) - Quem disse que só há produção de vinhos em Santa Catarina? No estado, a cidade de Luiz Alves ostenta o título de Capital Catarinense da Cachaça. Famoso pela produção de destilados à base de melado, o município possui uma rota com dez alambiques premiados, abertos para a visitação de turistas, que podem acompanhar o processo de fabricação do destilado e, depois, degustarem as bebidas. A produção de cachaça é um dos principais eixos econômicos da cidade e já rendeu a aproxi-
mação com distribuidores na Europa e nos Estados Unidos. Situada no Vale Europeu, Luiz Alves fica perto de destinos famosos, como Blumenau, Joinville e Balneário Camboriú.
INDIAROBA E SANTA LUZIA DO ITANHY (SE) - O Nordeste brasileiro também possui diversos atrativos para os amantes de uma boa cachaça. Nas cidades de Indiaroba e de Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe, é possível viajar no tempo, mais precisamente até o período colonial, para conhecer a importância dos engenhos, da prática canavieira e da pro-
dução de cachaça. Entre os atrativos da rota está a visita à Fazenda Priapu, onde é possível conhecer o processo artesanal de produção da bebida desde a colheita da cana-de-açúcar até o armazenamento em barris para envelhecimento e posterior consumo. Uma verdadeira experiência no interior nordestino.
BELÉM (PA) - Ir a Belém e não tomar a famosa cachaça de Jambu não é um dos pecados capitais, mas chega perto. Brincadeiras à parte, a bebida criada no bar “Meu Garoto” é um marco para a gastronomia paraen-
se e uma curiosidade para os milhares de turistas que visitam anualmente o estado. Alguns recomendam o consumo junto ao caldo de peixe, e outros, apenas para degustar. O que não pode faltar é experimentar essa delícia. O local também apresenta outras versões de cachaça, como as de cupuaçu e de açaí, frutos típicos da região. Além da capital paraense, os turistas podem encontrar a bebida em Manaus (AM), no Acre e em Rondônia.
EXPERIÊNCIAS DO
BRASIL RURAL - A cachaça é mais um ingrediente nacional trabalhado pelo Ministério do Turismo, por meio do projeto Experiências do Brasil Rural. Os roteiros que têm a bebida como atração incluem o Caminhos de Dona Francisca (SC), a Rota do Engenho (SE) e a Rota Turística do Café (SP). O projeto busca fomentar a estruturação de destinos e empreendimentos da agricultura familiar associados ao turismo, a partir da capacitação de empresários e produtores rurais com vistas à oferta de experiências memoráveis aos visitantes. Ao final, os participantes recebem suporte para inserir produtos e serviços no mercado turístico, como em bares, restaurantes, meios de hospedagem e lojas de artesanato. Por Victor Maciel
Programação de Verão apresenta
LS Jack, Biafra, Dudu Nobre e Roupa Nova neste final de semana
Com a parceria do Sesc, a programação do Verão Rio das Ostras continua com força total no próximo fim de semana. As atrações começam na quinta-feira (19), e vão até a noite de domingo (22), com muitos shows , teatro e apresentações artísticas, com uma programação totalmente gratuita.
SESC VERÃO - Depois do sucesso de Roberta Campos, Anavitória e Lagum na semana passada, o Sesc Verão promove mais oito shows, a partir de quinta-feira. Além das atividades de esporte, lazer, bem-estar e qualidade de vida, disponíveis para moradores e turistas na Praia de Costazul.
O Sesc Verão é uma correalização do Sesc RJ, Prefeitura de Rio das Ostras e o Sindicomércio, com apoio da Inter TV e apoio cultural da Fundação Rio das Ostras de Cultura, SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Shopping Plaza Rio das Ostras, Colégio e Faculdade CNEC, Rio+ Saneamento, Montreal, Unimed Costa do Sol, Farmácia Botica d’Rossi, Alternativa Internet, Mercado Azul, Rio Piscinas Rio das Ostras e Photosfera 360.
SHOWS – Os shows começam na quinta-feira, 19, às 20h, com a apresentação do LS Jack, no palco do Centro (Rua Isaurina Lou-
renço Cabral, em frente ao Iate Clube).
Na sexta-feira, dia 20, as apresentações começam na Praia de Costazul com o grupo Nada Combinado, às 17h30, e seguem no palco do Centro com o shows ‘Janela Lateral’ de Bruno Pirozi, Mauricio Libardi e Rodrigo Pontes, às 18h; Lu Oliveira e Banda Mister Brazuca, às 19h; e Biafra, às 20h30.
Na tarde de sábado, 21 de janeiro, quem se apresenta na areia de Costazul é a Banda Route 69, a partir das 17h30. À noite a festa acontece na Área de Eventos com o show de abertura da poderosa Cida Garcia às 19h30, seguido do alto astral de Dudu Nobre.
Para encerrar o fim de semana, domingo, 22, contará com a apresentação de Ricardo Badaró, com muito samba na Praia às 17h30; a voz singular de Gabriel Silva, às 19h30, na Área de Eventos, e para fechar a segunda semana do Sesc Verão com chave de ouro, o grupo Roupa Nova, se apresenta no palco principal.
DOAÇÃO DE ALIMENTOS – O Programa Mesa Brasil Sesc estará recolhendo, durante todo o Sesc Verão, alimentos não perecíveis que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social do
Município.
A programação contemplará ainda as arenas de esportes, espetáculos de teatro e dança, oficinas esportivas, aula de ritmos e yoga, exposições, Espaço ZEN e clinicas de esporte com atletas renomados, entre muitas outras atrações, que podem ser conferidas no Instagram do Sesc Nova Friburgo.
do, dia 21, às 14h30, com recreação de férias da Maria Mole Design Natália Furtado.
O Empório da Estação fica na rua Henrique Sarzedas, s/nº, na Praça do Trem.
Rio das Ostras convoca candidatos aprovados no VII Concurso Público para realização de prova prática para mais 37 motoristas
A Prefeitura de Rio das Ostras convoca, para a realização da segunda prova prática, para mais 37 candidatos ao cargo de motorista que foram aprovados no VII Concurso Público Edital nº 03, de 2019. A convocação é direcionada aos aprovados nas provas objetivas realizadas em 15 de dezembro de 2019 que se classificaram da 28ª a 64ª colocação, em conformidade com o resultado final do concurso divulgado no dia 17 de fevereiro de 2020. A classificação está disponível no site da instituição organizadora: www.ibam-concursos. org.br
PROVA PRÁTICA: A prova prática será realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Centro de Qualificação Profissional, situado à Rua do Engenheiro, Lote 9C, Quadra F, na Zona Especial de Negócios (ZEN). O local fica próximo à concessionária Honda.
Os candidatos deverão comparecer ao local de prova nos dias e horários definidos, com o mínimo de meia hora de antecedência do horário previsto para o início da prova, portando a Carteira de Habilitação Profissional Categoria “D” válida.
Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada desta prova e será proibido qualquer tipo de registro de imagem (vídeo e foto), por parte dos candidatos e/ou terceiros, durante a execução das atividades, sob pena de eliminação.
O 2º Edital de convocação para a prova prática e todas as informações necessárias estão disponíveis no site do IBAM e na edição nº 1527 do Jornal Oficial, no Portal da Prefeitura: https://www.riodasostras.rj.gov.br/jornal-oficial/
FUNDAÇÃO RIO
DAS OSTRAS DE CULTURA - E tem muito mais cultura no Verão Rio das Ostras.
O Projeto Pôr do Som, que leva boa música dos artistas locais para bem pertinho do público, tem duas edições esta semana: na sexta-feira, dia 20, na Praia do Centro e no sábado, 21, na Lagoa de Iriry, sempre a partir das 17h.
Rocha Leão também recebe outra edição do Empório da Estação no sába-
Para quem gosta de teatro, esse fim de semana tem várias opções. As atrações do Projeto Culturafro no sábado, às 18h, e o Stand Up Comedy com Daniel Lopes no domingo às 19h, no Teatro Municipal Joel Barcellos. O teatro fica na Av. Amazonas, s/nº, Centro.
E na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro, acontece no sábado, 21, às 19h, o espetáculo “O Carrilhão”, que mistura circo e teatro.
O Verão Rio das Ostras tem programação gratuita para a família toda. As novidades estão disponíveis nas redes sociais da Prefeitura –@riodasostrasgov
Quinta-feira , 19 de Janeiro de 2023 4 - Cidades Tribuna dos Municípios
Vitor Jubini/MTur
Fotos: Divulgação
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
Cara nova
Senhor, Pai Santo, que nos criastes por infinito amor e nos destes a dignidade de Vossos filhos, algo que nem aos anjos concedestes: pela intercessão de São Mário e companheiros mártires, dai-nos as graças necessárias para Vos sermos fiéis formando e apoiando uns aos outros, na Igreja doméstica da nossa família em comunhão com Vosso Corpo Místico, enterrando o pecado na vivência das virtudes, para que a nossa peregrinação em direção ao destino dos Apóstolos Vos seja agradável e obra de misericórdia para os irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, e Nossa Senhora. Amém.
Assaltada e presa
O jornalista Henrique Caban morreu na madrugada de quarta-feira (18), aos 82 anos, no Rio de Janeiro. Caban era filho de pai polonês e mãe russa, imigrantes judeus que chegaram ao Brasil em meados dos anos 30. Carioca, desde cedo participou de movimentos de esquerda na juventude. Seguiu, o exemplo do pai, que também era militante comunista. Passou pelas redações dos jornais Última Hora e Jornal do Brasil e participou da equipe de jornalistas que fundou a revista Veja, em 1968. No jornal O Globo, Caban trabalhou por 27 anos em postos de comando e foi uma figura marcante na história do jornal.
Decisão
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu manter presas 140 pessoas envolvidas nos atos de terror de 8 de janeiro, em Brasília. Moraes decidiu ainda libertar outras 60 pessoas que foram detidas no dia dos atos, quando radicais bolsonaristas invadiram e depredaram ao Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. No caso dos 140 radicais que foram mantidos detidos, o ministro converteu a prisão em flagrante deles em prisão preventiva, que não tem prazo para terminar. Em nota, o ministro justificou a medida apontando a necessidade de garantir a ordem pública e “a efetividade das investigações”.
RECEITA
PUDIM CREMOSO SEM FORNO
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite 100g de chocolate branco derretido 1 envelope de gelatina em pó sem sabor Óleo para untar
Calda:
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo 1/3 de xícara (chá) de água 1 colher (sopa) de manteiga
tributo
Eugénio de Andrade (1923-2005) foi um dos maiores poetas portugueses contemporâneos. Tem obras publicadas em várias línguas. Recebeu o Prêmio Camões, em 2001.
Eugénio de Andrade, pseudônimo de José Frontinhas Neto, nasceu em Póvoa de Atalaia, pequena aldeia da Beira Baixa, Portugal, no dia 19 de janeiro de 1923.
Filho de camponeses, após a separação dos pais, passou sua infância em companhia da mãe. Com sete anos de idade mudou-se com a mãe para Castelo Branco.
Em 1932 muda-se para Lisboa, onde frequentou o Liceu Passos Manuel e a Escola Técnica Machado de Castro. Em 1935 já mostrava seu interesse pela leitura, passando horas nas bibliotecas públicas.
Carreira literária
Em 1936, Eugénio de Andrade começou a escrever seus primeiros versos. Em 1938 enviou alguns poemas para o poeta Antônio Bolto,
Modo de preparo:
No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o chocolate branco e a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem até ficar homogêneo. Despeje em uma fôrma com buraco no meio de 20cm de diâmetro untada e leve à geladeira por 4 horas ou até firmar. Para a calda, leve uma panela ao fogo médio com o açúcar até dissolver. Junte a água, a manteiga e cozinhe até formar uma calda não muito grossa. Deixe esfriar. Desenforme o pudim, regue com a calda e sirva.
Uma mulher de 32 anos foi presa depois de chamar a polícia após sofrer um assalto em Campo Mourão, no Oeste do Paraná. Segundo a polícia, ela transportava 710 quilos de maconha e teve o veículo alugado roubado por suspeitos na PR-487 (Estrada da Boiadeira) na manhã de quarta-feira (18). A droga seria entregue em Santa Catarina. PM informou que a mulher foi abordada pelos assaltantes, que estavam em outro veículo, enquanto transitava pela rodovia. Ela foi parada às margens da estrada, retirada do veículo e, em seguida, os suspeitos fugiram com o carro dela. Os agentes fizeram buscas na região e localizaram vários pacotes das drogas jogados no meio do mato à beira da estrada.
O CENTENÁRIO DE EUGÊNIO DE ANDRADE
que logo quis conhecê-lo.
Em 1939 publicou seu primeiro poema “Narciso”. Pouco tempo depois passou a assinar com o nome “Eugénio de Andrade”. Em 1943 foi para Coimbra onde permaneceu até 1946, após cumprir o serviço militar.
Em 1947, já em Lisboa, tornou-se funcionário público, exercendo durante 35 anos a função de inspetor administrativo do Ministério da Saúde.
Em 1948 publicou o livro “As Mãos e os Frutos”, que recebeu elogio dos críticos literários. Em 1950 foi transferido para o Porto. Em 1956 morreu sua mãe, que tinha sido sua grande companheira. O poeta levava uma vida reservada, vivia distante da vida social e pouco aparecia em público.
Paralelamente ao cargo público, Eugénio de Andrade publicou mais de vinte livros de poesia, publicou obras em prosa, antologia, livro infantil e traduziu, para o português, livros do poeta Frederico Garcia Lorca, José Luís Borges, René Char. Entre os poemas de Eugénio,
destaca-se “As Palavras”.
As Palavras São como um cristal, as palavras.
Algumas, um punhal, um incêndio. Outras, orvalho apenas.
Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam: barcos ou beijos, as águas estremecem.
Desamparadas, inocentes, leves.
Tecidas são de luz e são a noite.
E mesmo pálidas verdes paraísos lembram ainda.
Quem as escuta? Quem as recolhe, assim, cruéis, desfeitas, nas suas conchas puras?
Prêmios e distinções Grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada (1982)
Prêmio da Associação Internacional de Críticos Literários (1986)
Prêmio D. Diniz da Funda-
ção Casa Mateus (1988) Grande Prêmio da Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1989), Grã-Cruz da Ordem do Mérito (1989) Prêmio Camões (2001). Prêmio de Poesia do Pen Clube Português com Os Sulcos da Sede (2003)
Eugénio de Andrade faleceu em Porto, Portugal, no dia 13 de junho de 2005.
Eugénio de Andrade faleceu em Porto, Portugal, no dia 13 de junho de 2005.
Obras de Eugénio de Andra-
de
• As Mãos e os Frutos (1948)
• Os Amantes Sem Dinheiro (1950)
• As Palavras Interditas (1951)
• Os Afluentes do Silêncio (1968)
• Obscuro Domínio (1971)
• Escritas da Terra (1974)
• História da Égua Branca (1977)
• Rosto Precário (1979)
• Matéria Solar (1980)
• Chuva Sobre o Rosto (1982)
• Escrita da Terra (1983)
• Alentejo Não Tem Sombra
(antologia) (1983)
• Vertentes do Olhar (1987)
• O Outro Nome da Terra (1988)
• Porto: Os Sucos do Olhar (1988)
• Rente ao Dizer (1992) •
• Ofício da Paciência (1994)
• O Sal da Língua (1995)
•
• Os Sulcos da Sede (2001)
Divulgação/PMAB
Reuters/Adriano Machado
Divulgação/Polícia Militar
Luto Tribuna dos Municípios 5 - Variedades Quinta-feira , 19 de Janeiro de 2023
ORAÇÃO AO SANTO São Mário
O bairro Alto da Boa Vista em Búzios está de cara nova. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Saneamento e Drenagem, realiza o saneamento básico em 23 ruas da localidade. Na terça-feira (17), após ser realizada a drenagem e rede separativa, uma das principais ruas do bairro foi asfaltada. As obras estão sendo realizadas por etapas e teve início nas localidades mais altas do bairro. Logo que é concluída a drenagem e a rede separativa, além das calçadas, a rua é toda asfaltada.
Guia da Cozinha
Divulgação
• Aquela Nuvem e as Outras (1986)
Contra a Obscuridade (1992) • A Sombra da Memória (1993)
Os Lugares do Lume (1998)
Coloque Deus, conscientemente, em tudo o que faz, em todos os seus problemas. E verificará que seus sofrimentos se transformarão em experiência e aprendizado. Coloque Deus em todos os seus pensamentos, e sua Vida se transformará num hino de alegria e louvor, porque as dores se esvairão como as trevas, que desaparecem aos primeiros clarões das luzes da aurora...
6 - Mercado Tribuna dos Municípios Quinta-feira , 19 de Janeiro de 2023