O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na segunda-feira (02) que o país precisa voltar a crescer para gerar emprego e renda para a população. A afirmação foi feita durante a solenidade de transmissão de cargo, em Brasília (DF). Pág. 3

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na segunda-feira (02) que o país precisa voltar a crescer para gerar emprego e renda para a população. A afirmação foi feita durante a solenidade de transmissão de cargo, em Brasília (DF). Pág. 3
Na manhã de quintafeira (05), a Polícia Federal deflagrou a operação NON MATRI, com o objetivo de combater abusos sexuais infantis cometidos por um homem e uma mulher contra seus próprios filhos, no município de Paraty/RJ. Pág. 4
italiano Roberto Finizio e com a velha guitarra de Plinio Secanechia.
No dia 05 de janeiro de 2023, nasceu o Fórum Estadual de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores Sociais e Ambientalistas no Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de articular políticas públicas para Defensoras e Defensores de Direitos Humanos. Pág. 6
“Nossa
A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio do Gabinete do Prefeito altera o Decreto nº 1.777, de 1º de dezembro de 2021, que regulamenta o procedimento de autorização para a realização
de eventos no município. O novo Decreto nº 2.082, publicado na terça-feira (03) passa a vigorar com a inclusão das seguintes regulamentações: É vedada a realização de qualquer evento com
cobrança de ingresso em imóvel residencial. Para a concessão da autorização, os organizadores terão que comprovar a disponibilização de uma área com o mínimo de 1/3 (um terço) de vagas para estaciona-
mento em relação ao número de pessoas que frequentarão o evento. Além dos pagantes, as vagas disponibilizadas incluem os não pagantes, organizadores, trabalhadores e empregados do evento.
A Prefeitura de Belo Horizonte reforça com os contribuintes que as guias do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) devem ser emitidas somente pelo site da PBH ou PBH APP (disponível em IOS e Android). Ainda é possível a retirada presencialmente em uma das agências dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa de administração. Vale lembrar que o documento impresso é encaminhado gratuitamente às residências na primeira quinzena de janeiro.
No caso da necessidade de retirada pela internet, o contribuinte deve ficar atento ao endereço eletrônico acessado, observando que o site para a emissão das guias do IPTU têm o domínio “.gov.br” no final.
O Procon de Armação dos Búzios realizou na terça-feira (03) uma pesquisa de preço dos combustíveis em todos os postos do município. A ação visa coibir possíveis aumentos injustificáveis nos preços dos combustíveis.
Na fiscalização, também foram exigidas as notas fiscais dos estabelecimentos para averiguar se houve aumento praticado nos últimos dias. O Procon realizará o monitoramento contínuo, para que nenhum consumidor seja lesado por práticas abusivas.
Para denúncias e sugestões, entre em contato pelos canais de atendimento: procon@buzios.rj.gov.br (22) 2623-0314.
Um levantamento divulgado pela Polícia Militar (PM) em 29 de dezembro de 2022, aponta que o município de Armação de Búzios tem a maior redução de roubos em geral da Região.
Segundo dados da Policia Militar, Búzios teve maior redução nos roubos de veículos, de cargas e a transeuntes, em coletivos e de celulares nos últimos seis (06) meses. O Índice de Desempenho alcançado pelo município foi de 120%.
De acordo com o secretário da Pasta, Sérgio Ferreira, o município conta com a Central de Monitoramento e com apoio da 5º CIA de Policia Militar. “Com diversas câmeras espalhadas pelo município e um efetivo atuante, os poucos casos que ocorrem, logo são solucionados ou interceptados”.
A Central de Monitoramento é monitorada pela Coordenadoria Integrada dos Órgãos de Segurança Pública (CIOSP), de Búzios, e Guarda Civil Municipal (CGM), também oferece apoio para a 127ª Delegacia de Polícia de Búzios e 25º BPM, proporcionando aos moradores e turistas uma segurança pública mais eficaz e dinâmica.
Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na segunda-feira (02) que o país precisa voltar a crescer para gerar emprego e renda para a população. A afirmação foi feita durante a solenidade de transmissão de cargo, em Brasília (DF).
“É preciso fazer o Brasil voltar a crescer com sustentabilidade e responsabilidade, mas, principalmente, com responsabilidade social, geração de empregos, oportunidades, renda, salários dignos e preços mais justos”, afirmou.
Segundo Haddad “essa é a síntese da missão, recebida do presidente Lula”. O atual ministro se comprometeu a entregar uma nova âncora fiscal ainda no primeiro semestre deste ano, sendo este, um dos compromissos firmados para a aprovação da PEC da Transição pelo Congresso Nacional.
“Assumo com todos vocês o compromisso de enviar, ainda no primeiro semestre, ao Congresso Nacional, a proposta de uma nova âncora fiscal, que organize as contas públicas, que seja confiável, e, princi-
palmente, respeitada e cumprida”, destacou Haddad.
Segundo o ministro, é necessário colocar os indicadores no rumo certo, onde um Estado Forte não significa especificamente um Estado grande e obeso, mas sim,
um Estado que entrega com responsabilidade aquilo que está previsto na Constituição.
“Não queremos nem mais e nem menos do que os direitos dos cidadãos respeitados, e isto inclui a responsabilidade fiscal, que precisa
caminhar junta à política monetária. Elas precisam estar harmonizadas em uma política econômica, para o Brasil se recuperar”, pontua.
De acordo com Haddad, é fundamental a implementação de medidas necessárias para estabelecer a confiança dos investidores e o país voltar a crescer, “é preciso fazer o Brasil voltar a crescer com sustentabilidade e responsabilidade”.
Currículo Fernando Haddad Advogado, Mestre em Economia e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi analista de investimento e consultor de investimento do da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP (FIPE), no cargo, ajudou a criar a Tabela Fipe, usada para verificação de preços de automóveis. Também foi
professor da USP. Foi subsecretário de finanças da prefeitura de São Paulo, na gestão da prefeita Marta Suplicy. Foi assessor especial do planejamento no primeiro ano no governo Lula, em 2004. Assumiu a secretaria executiva do ministério da Educação, do qual passou a ser o ministro, entre 2005 e 2012. Candidatou-se à prefeitura de São Paulo, onde administrou de 2013 a 2016. Sua gestão à frente da prefeitura da capital paulista foi uma das mais premiadas internacionalmente na história da cidade.
Dentre os prêmios destacam-se em particular, a obtenção inédita do grau de investimento para a cidade, pela agência de classificação de risco Fitch Ratings. Transformando a cidade mais endividada do país, em uma cidade credora, líquida.
Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome afirmou que vai reformular, com diálogo, o Programa Bolsa Família
Com a missão de cuidar das pessoas que mais precisam da ação do Estado e de ajudar o Brasil a sair do Mapa da Fome, Wellington Dias assumiu, na segunda-feira (02), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A transmissão do cargo ocorreu na sede da pasta, em Brasília.
“O MDS vai cuidar daqueles que mais precisam, a começar pelo direito sagrado de tomar café, almoçar e jantar todos os dias. Isso foi lembrado pelo presidente Lula, de uma promessa cumprida a partir do seu mandato em 2003. E, neste mandato, a nossa missão é tirar o Brasil do mapa da fome pela segunda vez”, afirmou o ministro.
Em seu discurso, Wellington Dias lembrou a aprovação pelo Congresso Nacional da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garantiu o Bolsa Família no valor de R$ 600 em 2023. O titular da pasta afirmou que o programa de transferência de renda será redesenhado para ser mais justo e para incluir R$ 150 por criança de até seis anos.
“Vamos reformular, com muito diálogo, o Bolsa Família. Sei que, pela situação em que se encontra, não se trata de uma tarefa simples,
mas creio que é no diálogo que vamos encontrar a pactuação e a dosagem certa”, ponderou o ministro.
CadÚnico Wellington Dias também adiantou que será feita uma atualização do Cadastro Único, focando na integração com estados, municípios, com a rede de assistência social e com movimentos sociais. O objetivo é conferir mais segurança e eficiência ao programa que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda.
“Vamos dar a oportunidade, para quem não preenche os requisitos, de voluntariamente pedir desligamento do programa. Somente vamos pagar o benefício a quem legalmente, por critérios sociais, tem o direito”, afirmou. Segundo o ministro, uma busca ativa será realizada em todo o país para incluir no Cadastro Único quem tem o direito ao benefício e ainda não recebe.
O ex-governador do Piauí se emocionou ao lembrar a infância humilde no interior do estado nordestino e homenageou a mãe, presente à cerimônia, a indígena e auxiliar de enfermagem Teresinha Araújo Dias, de 84 anos. “A fome é o principal, mas estamos querendo dignidade. Essa é a palavra que mais tem que estar presente no nosso dia a dia”, defendeu.
A cerimônia de transmissão de cargo contou com
a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, da ministra do Esporte, Ana Moser, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Também prestigiaram o evento vários governadores e ex-governadores do Nordeste, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha – que é piauiense –, parlamentares, prefeitos, deputados e representantes de entidades sociais e do setor produtivo.
“Você tem a missão importante de resgatar a dignidade do povo brasileiro, de milhões de pessoas que estão passando fome neste país”, destacou o ministro Camilo Santana. “Temos muito orgulho de ter um nordestino, ex-governador do Piauí, um homem de um coração enorme e sensível aos problemas sociais do povo brasileiro”, completou.
Na cerimônia, Wellington Dias anunciou os novos secretários do órgão: o secretário executivo, Osmar Júnior; o secretário executivo adjunto, Ranniêr Ciríaco; a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo; a secretária nacional de Renda da Cidadania, Eliane Aquino; a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal; o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton; o secretário nacional de Assistência Social, André Quintão; e a secretária nacional de Cuidados e Família, Laís Abramo.
José Wellington Barroso de Araújo Dias, 60 anos, é ex-governador do Piauí por quatro mandatos e senador eleito pelo estado. Filiado ao PT em 1985, iniciou suas atividades sindicais como integrante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e foi presidente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef) entre 1986 e 1989.
Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí, entre 1989 e 1992, ano em que iniciou na política como vereador de Teresina.
Dois anos depois, Wellington Dias foi eleito deputado federal, chegando à presidência do diretório regional do PT, onde ficou de 1995 a
1997. No ano seguinte, tornou-se o primeiro deputado federal eleito pelo partido no Piauí. Em 2002, foi eleito, em primeiro turno, para o cargo de governador do Piauí, sendo reeleito em 2006. Já em 2010, foi eleito para o Senado Federal com votação histórica (997.513 votos).
Em 2014, elegeu-se mais uma vez, em primeiro turno, governador do estado, e repetiu o feito em 2018. Em setembro de 2020, assumiu a presidência do Consórcio Nordeste e se destacou na articulação para a compra de vacinas de forma independente do Governo Federal, bem como em políticas públicas de desenvolvimento social e econômico. Em 2022, deixou o cargo de governador para disputar o
Wellington
março
em 5
criado
É casado com Rejane Ribeiro Sousa Dias e tem quatro filhos: Iasmin, Vinicius, Daniele e Jairo. Estudou Letras na Universidade Federal do Piauí (1982), cursou Políticas Públicas e Governo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), e fez especializações no exterior. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Estado do Piauí e Caixa Econômica Federal, da qual é funcionário aposentado de carreira.
Em cerimônia, na segunda-feira (02), com a presença de artistas, da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a cantora e compositora Margareth Menezes assumiu o comando do Ministério da Cultura, recriado após ter sido extinto pelo governo anterior. No discurso de posse, a ministra enfatizou que a relação com os trabalhadores da cultura será pautada pelo cuidado e pelo respeito.
“Temos no Brasil inúmeras carências de acessos a bens e serviços. Mas, em termos de cultura, somos ricos. Hoje, temos um enorme desafio de retomar o Ministério da Cultura (MinC). Há quase 40 anos o MinC foi fundado pelo reconhecimento da importância para o seu setor. Quem ex-
tinguiu o ministério o fez porque sabe que cultura incomoda, desobedece e floresce. E também é uma forma de democracia. Quanto mais tenta frear a arte, mais ela vai crescer”, afirmou a ministra.
Margareth Menezes lembrou da dificuldade pela qual passaram artistas e empregados do setor cultural durante a pandemia do coronavírus. “Sem ministério e sem apoio, diversos artistas tiveram que procurar outros meios para sobreviver, deixando nosso país mais triste e mais calado. Mas ninguém largou a mão de ninguém. Gostaria de agradecer os deputados e senadores que nos ajudaram durante esse período aprovando projetos importantes para o nosso meio”, destacou.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, exaltou a posse de Mar-
gareth Menezes no Ministério da Cultura. “Estou muito feliz e emocionada em estar aqui presente na sua posse (Margareth), numa pasta que tem um simbolismo muito grande e forte para esse governo. Muito antes do início da campanha já estávamos discutindo a importância do setor cultural no Brasil e lembro que tivemos um encontro na Bahia, onde o próprio presidente Lula pediu que nos reuníssemos com o setor cultural em todas cidades pela qual passamos. E foi muito bonito e produtivo para o que está por vir”, afirmou Janja.
Margareth Menezes é considerada um ícone do carnaval baiano e a principal representante do afropop brasileiro. Em 35
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, empossada na quinta-feira (05), afirmou que “foi parar” em uma área na qual tem divergência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar de preferir uma pasta social, mas ponderou que atuará em conjunto com os colegas da equipe econômica e que “vamos deixar as divergências, se é que haverá alguma, para depois”.
Em cerimônia de posse no Palácio do Planalto, Tebet fez coro com afirmações recentes do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao declarar que não há política social efetiva sem responsabilidade fiscal.
Segundo ela, ao externar a Lula que tinha visões econômicas distintas dos membros de sua equipe, ele mostrou ser um democrata e não querer “apenas os iguais, mas os diferentes para se somarem”.
“Não vamos descuidar dos gastos públicos, aí se verá o nosso lado firme, austero, mas conciliador”, disse. “Comungamos com a visão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da necessidade de cuidar dos gastos públicos e da aprovação urgente de uma reforma tributária”.
A ministra, quadro político da centro-direita, é parte da aliança que Lula compôs fora da esquerda na campanha para conseguir se eleger.
Em seu discurso, Tebet disse que era uma honra estar ao lado do vice-presidente e agora ministro da Indústria e Comércio Ge-
raldo Alckmin; de Haddad, “o mais importante ministro da Esplanada”, e de Esther Dweck, ministra da Gestão. “Seremos quatro, um quarteto a favor do Brasil”, afirmou.
Tebet disse estar pronta para ajudar o governo a combater a inflação, os juros altos, o aumento da dívida pública e a fome.
Derrotada no primeiro turno das eleições presidenciais do ano passado, a senadora do MDB em final de mandato declarou apoio ao então candidato Lula no segundo turno e foi à linha de frente da busca por votos para o petista.
Apesar da indicação certa de Tebet para a es-
planada dos ministérios, a escolha da pasta enfrentou uma série de dificuldades e atritos políticos.
Após tentar inicialmente ocupar o Ministério do Desenvolvimento Social e chegar a ser convidada para o Meio Ambiente, ela ganhou a pasta do Planejamento sem a função de gestão da máquina pública, além de levar apenas uma participação no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), não o seu comando.
Durante as negociações para o cargo, a senadora chegou a pedir que bancos públicos ficassem sob seu guarda-chuva no Planejamento, o que não foi aceito, segundo apurou a Reuters.
A pasta cuidará da formulação e acompanhamento do Orçamento federal, mas não terá autonomia e controle dos recursos federais, já que o cofre do governo, sob a batuta do Tesouro Nacional, estará no Ministério da Fazenda.
Em outra decisão de Lula que enfraquece o poder de Tebet, foi criado o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, com atribuições que antes eram da alçada do Planejamento. A nova pasta cuidará da coordenação da administração pública federal e controle da área de pessoal do Executivo, além de ser responsável por temas de governo digital e gestão das estatais.
Os servidores ativos, inativos e os pensionistas do Estado do Rio de Janeiro terão recomposição salarial de 5,9% a partir de 1º de janeiro de 2023. É o que determina a Lei 9.952/23, de autoria do Poder Executivo, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo de quinta-feira (05).
A recomposição é correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre os meses de dezembro de 2021 e novembro de 2022. “A Constituição da República Federativa do Brasil garante reajuste dos vencimentos dos servidores públicos, a fim de evitar a redução do poder aquisitivo frente à inflação, sendo certo que o índice adotado na presente iniciativa está em conformidade com o regramento imposto pelo Regime de Recuperação Fiscal”, afirmou o governador.
Acordo durante o RRF
O percentual de reajuste foi debatido no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) durante a votação da medida. Na época, deputados argumentaram que, para 2023, estava previsto o pagamento da segunda parcela da recomposição aprovada durante as negociações do novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), usando como base a inflação entre 2017 (ano de entrada do Rio no primeiro RRF) e 2021, gerando uma estimativa de reajuste de cerca de 26%, dividida em três anos.
A primeira parcela de 13%, que corresponde a 50% dessa
recomposição acordada, foi paga no início de 2022; a segunda (25% do acertado) ficou de ser paga no início de 2023 no percentual de 6,52%; e o pagamento da terceira parcela (também de 25%) está previsto para 2024. Somada a segunda parcela ao reajuste pelo IPCA proposto pelo governo, a estimativa defendida por parte dos parlamentares à época do debate em plenário foi de 12,45%.
Integrantes da base do governo, no entanto, apontaram que o acordo feito durante a aprovação das medidas para a entrada do Rio no novo RRF é autorizativo, ou seja, não imputa uma obrigação em lei ao Governo do Estado.
O governador vetou o parágrafo único do artigo primeiro, que havia sido incorporado ao texto original do Executivo através de emendas parlamentares. O trecho obrigava que a recomposição incidisse sobre toda a remuneração do servidor, assim considerado o seu salário-base, as gratificações e demais benefícios incidentes. Com o veto, o reajuste incidirá somente no salário-base dos servidores. O veto poderá ser derrubado em votação pela Alerj.
“O dispositivo em questão acaba por gerar aumento de despesas, violando o disposto no artigo 113 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, que veda o aumento de despesa nos projetos de iniciativa exclusiva do governador do estado, ressalvando alguns casos, como as emendas ao projeto de lei orçamentária”, explicou.
Foram cumpridos dois mandados de prisão contra um homem e uma mulher, acusados de violentar os próprios filhos e divulgar vídeos dos abusos na internet
Na manhã de quinta-feira (05), a Polícia Federal deflagrou a operação NON MATRI, com o objetivo de combater abusos sexuais infantis cometidos por um homem e uma mulher contra seus próprios filhos, no município de Paraty/RJ.
As investigações foram iniciadas a partir de informações repassadas pela Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (EUROPOL) ao
A Polícia Federal, com apoio da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista no Estado de São Paulo, realizou na tarde de quarta-feira, (04), a prisão em flagrante de um indivíduo no interior de uma agência bancária em São Paulo/SP, no momento em que realizava o saque de pensão por morte concedida indevidamente.
Como o benefício encontrava-se suspenso, gerou apenas um único pagamento no valor de R$ 8.951,92, porém o saque foi evitado em razão da prisão.
Com o detido foram apreendidos documentos, celular e nove cartões bancários, sendo um deles do INSS.
O preso responderá pelo
crime de estelionato previdenciário, bem como por eventuais delitos posteriormente identificados.
Trata-se de terceira prisão em flagrante envolvendo concessões indevidas de pensão por morte nos últimos dias em São Paulo.
Há 22 anos, a Força-Ta-
refa Previdenciária e Trabalhista é integrada pela Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Previdência e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra os sistemas previdenciário e trabalhista.
Policiais militares do Serviço Reservado (P2) do 25º BPM (Cabo Frio), além de civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) da 127ª DP (Armação dos Búzios) buscam por armas cujas fotos foram publicadas pelo rapper Flávio Cesar Costa de Castro, conhecido como Orochi, nas redes sociais. Em uma operação iniciada no fim da tarde de quarta-feira (04), os agentes tentam localizar o armamento, em um barco e em uma casa alugada pelo cantor, em Geribá, na Região dos Lagos. A operação contou com o apoio da Capitania dos Portos, que levou os agentes até o barco onde estava Orochi.
Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil da Polícia Federal (Sercopi/PF). Os policiais federais apuraram vídeos divulgados no exterior de abusos sexuais cometidos contra crianças que seriam brasileiras. A Polícia Federal identificou a mãe e as vítimas, todos moradores de Paraty/RJ, onde os crimes ocorriam.
Uma equipe da Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis (DPF/ ARS) cumpriu dois mandados de prisão contra a mulher e o homem suspeitos de abusar sexualmente das crianças e divulgar as cenas dos abusos na internet, além de dois mandados de busca e apreensão
deferidos pela Justiça Federal.
Os dois mandados de prisão foram cumpridos. Pai e mãe presos por abusar das próprias filhas de 6 anos e 1 ano e 3 meses. Durante a ação foram apreendidos quatro celulares, câmera filmadora e equipamento de filmagem.
Os presos responderão pelos crimes de estupro de vulnerável e compartilhamento e armazenamento de pornografia infantil, do Estatuto da Criança e do Adolescente. Caso sejam condenados, eles podem pegar pena máxima de 25 anos.
O nome da operação, “Non Matri”, significa “não é mãe” em latim.
Após a postagem, policiais da Desarme obtiveram um mandado de busca e apreensão para os locais.
Até o momento, foram localizadas três pistolas que seriam de PMs que realizam a segurança do artista e devem ser encaminhadas a Corregedoria da corporação. Também foi apreendida
uma pequena quantidade de droga sintética na residência.
Orochi e outros homens foram encaminhados a 127ª DP para prestarem depoimento.
O rapper disse que prefere não se pronunciar no momento e que está focado na produção de seu novo álbum.
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
Senhor Deus Todo-Poderoso, por Vossa infinita misericórdia e pela intercessão de São Carlo de Sezze, dai-nos a graças da verdadeira e salvadora humildade, para que nunca nos esqueçamos de que para Vos seguir basta, e só importa, o amor de caridade que serve ao próximo, em qualquer atividade e circunstância. Por Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora, que só fizeram servir a Vós e a nós. Amém.
Logo que o sol despontar no horizonte, saúde-o com um pensamento de louvor ao Pai e Criador, levantando-se também e iniciando seu trabalho. Mantenha firme em sua mente o desejo de ajudar a todos e de cumprir com perfeição todas as suas obrigações. E, assim, poderá deitar-se, ao finalizar o dia, com a consciência feliz, por haver cumprido seu dever.
Morreu, na quinta-feira (05), o surfista de ondas gigantes Márcio Freire, aos 47 anos de idade. O brasileiro sofreu um acidente ao descer de um dos “paredões” da praia do Norte, em Nazaré, Portugal, e não resistiu aos ferimentos. O corpo vai ser transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria, segundo informações da imprensa portuguesa. É a primeira morte de um surfista no local.
O atum de preço mais alto no tradicional leilão de Ano Novo de Tóquio foi vendido por mais de US$ 270 mil (mais de R$ 1 milhão) na quinta-feira (5), quase o dobro do ano passado, revertendo a tendência pandêmica de preços em queda. O restaurante de sushi Onodera Group e o atacadista japonês Yamayuki desembolsaram 36,04 milhões de ienes (US$ 273 mil) pelo atum-rabilho de 212 quilos no leilão realizado no mercado de peixes de Toyosu, em Tóquio. O leilão de Ano Novo é um evento muito esperado em Tóquio. Durante anos, o lance mais elevado foi do autoproclamado “Rei do Atum” Kiyoshi Kimura.
RECEITA
Ingredientes:
mais amplo da pesca artesanal, da aquicultura e da pesca industrial, cujo equilíbrio entre a produção de alimentos saudáveis, a geração de renda e trabalho, participação e justiça socioambiental devem caminhar juntos. “É preciso compreender o papel do estado como indutor do desenvolvimento dos setores econômicos, mas em sintonia com a inclusão das comunidades tradicionalmente excluídas. Defendemos a sustentabilidade como vetor das políticas públicas com participação social e o exercício pleno da cidadania”, afirmou.
2 pães franceses amanhecidos 300ml de leite 700g de carne moída
1 envelope de pó para creme de cebola (68g)
4 colheres (sopa) de cebolinha picada Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite para untar Queijo mussarela ralado a gosto
Molho:
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada 2 dentes de alho picados 2 latas de tomate pelado 100ml de água Sal e pimenta-do-reino a gosto
Purê: 800g de batata cozida e amassada
Walter Cunningham, o último sobrevivente da missão Apollo 7, morreu na terça-feira (03), aos 90 anos, em Houston, no estado norte-americano do Texas. Cunningham integrou a equipa que, em 1968, levou a cabo o primeiro voo tripulado do Programa Apollo da NASA, em que durante 11 dias foi testada a capacidade de atracagem e permanência no espaço. A missão, que, de acordo com a Agência Espacial Norte-Americana, foi essencial para o Homem chegar à Lua, no ano seguinte, acabaria por valer aos astronautas um Emmy. O prémio, por norma atribuído a programas e profissionais de televisão, foi dado à tripulação por ter permitido a primeira transmissão televisiva ao vivo das atividades a bordo, no espaço.
2 colheres (sopa) de manteiga
1 caixa de creme de leite Sal a gosto Modo de preparo:
Em uma tigela, regue os pães com o leite, desfazendo com as mãos, até formar uma massa homogênea. Esprema com as mãos para retirar o excesso de leite. Transfira para uma tigela e junte a carne, o pó para creme de cebola, cebolinha, sal e pimenta. Misture até formar uma massa homogênea. Forme bolinhas com a massa e reserve.
Para o molho:
Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 2 minutos. Junte o tomate pelado, a água, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 5 minutos depois de ferver. Adicione as almôndegas no molho e cozinhe por 10 minutos, em fogo baixo, mexendo algumas vezes. Coloque todos os ingredientes do purê em uma panela e cozinhe até ficar homogêneo. Desligue e espalhe em um refratário médio. Cubra com o molho das almôndegas e polvilhe com a mussarela. Leve ao fogo alto, preaquecido, por 8 minutos para gratinar. Retire e sirva em seguida.
Nicette Bruno, nome artístico de Nicette Xavier Miessa, nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, no dia 7 de janeiro de 1933. Filha única de Sinésio Campos Xavier e da atriz Eleonor Bruno, cresceu em uma família de artistas.
Nicette Bruno (1933-2020) é uma atriz brasileira. Integrou diversas companhias de teatro do país, recebendo vários prêmios de Melhor Atriz. Junto com Paulo Goulart formava um dos casais mais queridos da televisão brasileira.
Ainda menina, começou a se dedicar às artes. Com 4 anos declamava e cantava. Com 5 anos iniciou o estudou de piano no Conservatório Nacional e já se apresentava na Rádio Guanabara. Com seis anos ingressou no curso de balé no teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Com 11 anos, Nicette entrou para o grupo de teatro da Associação Cristã dos Moços. Com 12 anos interpretou seu primeiro papel profissional, como Julieta, na peça Romeu e Julieta, apresentada no Teatro Universitário (TU).
Com 14 anos se profissionalizou ao ser contrata pela Companhia Dulcina-Odilon, da atriz Dulcina de Morais.
Sua estreia se deu interpretando Ordelha, na peça “A Filha de Iório”, em 1947, que lhe valeu a medalha de ouro de Atriz Revelação pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais (ABCT).
Ainda na adolescência, Nicette Bruno atuou em diversas peças, entre elas: “Dias Felizes”, “3200 Metros de Altitude”, “Já é de Manhã no Mar”, todas com Maria Jacintha, no Teatro de Arte, em 1947.
Em 1946 atuou em “O Anjo Negro”, de Nelson Rodrigues e “O Sorriso de Gioconda”, em 1949, de Aldous Huxley.
Em 1950, com 17 anos, Nicette fundou o “Teatro de Alumínio”, na Praça das Bandeiras, em São Paulo, no edifício sede do futuro “Teatro Íntimo Nicette Bruno (TINB)”, companhia criada em 1953.
Nicette e Paulo Goulart
Em 1952, durante a peça “Senhorita Minha Mãe”, Nicette conheceu o ator Paulo Goulart, com quem se casou dois anos depois, no dia 26 de fevereiro de 1954, na Igreja de Santa Cecília, em São Paulo.
A festa do casamento foi realizada no Teatro Íntimo, criado um ano antes. Nicette e Paulo tiveram três filhos, que seguiram a mesma carreira dos pais: Bárbara Bruno, Beth Goulart e Paulo Goulart Filho.
Teatro Nicette e Paulo inauguraram o TINB com a peça “Ingênua Até Certo Tempo”, de Hugh Herbert, com direção de Armando Couto. Em 1958 atuou na premiada criação de Aparecida, na peça “Pedro Mico”, de Antônio Calado.
Atuou também em “Os Amantes”, em, de Samuel Rawer, em “Paixão da Terra”, em , de Heloí-
sa Maranhão e em “Zefa Entre os Homens” (1962), dirigida por Ziembinski, um marco em sua carreira.
Nesse mesmo ano, Nicette e Paulo foram convidados por Cláudio Corrêa e Castro para desenvolverem atividades na Escola de Teatro do Guaíra, em Curitiba, quando participaram da fase áurea do Teatro de Comédias do Paraná.
Nessa época, os atores produziram diversas montagens, entre elas: “Um Elefante no Caos” (1963), de Millôr Fernandes e a “A Megera Domada” (1964), de William Shakespeare, e “O Santo Milagroso” (1965).
Entre outras peças em que Nicette atuou, destacam-se: O Prisioneiro da Segunda Avenida (1974), Mãos ao Alto, São Paulo! (1980, Enfim Sós (1994) Crimes Delicados (2000), O Homem Inesperado (2006), Perdas e Ganhos (2014) e Quarta Feira Sem Falta Lá em Casa (2020).
Paralelamente ao teatro, Nicette atuou no cinema e na televisão. Sua primeira atuação no cinema foi em “Querida Susana” (1947), sob a direção de Alberto Pieralisi. Nicette atuou também nos filmes: Canto da Saudade (1952), Esquina da Ilusão (1953), A Marcha (1972), Vila Isabel (1998), Seja o Que Deus Quiser (2002), A Casa das Horas (2010) e Doidas e Santas (2016).
Televisão
Em 1959, Nicette Bruno iniciou
sua carreira na televisão, interpretando a personagem título do seriado ao vivo “Dona Jandira em Busca da Felicidade”.
Em 1967, atuou em sua primeira novela, “Os Fantoches”, de Ivani Ribeiro, na TV Excélsior. Em seguida vieram: A Muralha (1968), Meu Pé de Laranja Lima (1970), Como Salvar Meu Casamento (1979), Selva de Pedra (1986) e Rainha da Sucata (1990).
Entre 2001 e 2004 encarnou o papel de Dona Benta, na segunda versão do “Sítio do Pica-pau Amarelo”.
Continuou atuando de inúmeras
Em 2014, depois
de
em
câncer. Nesse mesmo ano, a atriz atuou no monólogo “Perdas e Ganhos”, dirigido por Bete Goulart, uma homenagem a Paulo Goulart.
Em 2020, a TV Globo levou ao ar uma adaptação da novela “Éramos Seis”, que foi apresentada pela TV Tupi, em 1977 quando
Nicette
Em decorrência das complicações da doença, Nicette Bruno faleceu no dia 20 de dezembro de 2020, no Rio de Janeiro. O corpo da atriz foi cremado e as cinzas foram levadas para o cemitério da Consolação, em São Paulo, no mesmo local onde foi enterrado Paulo Goulart.
DivulgaçãoO Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro), localizado em Nova Esperança, serve como centro de informação sobre o ecossistema predominante da Mata Atlântica na região. O espaço é voltado para o desenvolvimento da Educação Ambiental, envolvendo a comunidade. Além de oferecer cursos e oficinas, o local tem uma horta comunitária e um Ecoponto para descarte de material reciclável.
Os moradores da Cidade que desejam descartar, com segurança, papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado devem procurar o Cedro. O lugar possui um Ecoponto que recolhe esses materiais e também recebe
pilhas, baterias e todo tipo de lixo eletrônico.
Os depósitos ficam próximos à grade do Cedro e mesmo que a Unidade esteja fechada é possível depositar os materiais recicláveis nos contentores (exceto óleo e lixo eletrônico, que devem ser entregues nos dias e horários de funcionamento da
Unidade).
“Pedimos que os moradores não deixem lixo eletrônico e óleo de cozinha durante o final de semana. O material recolhido no Ecoponto é direcionado a empresas de reciclagem da Região da Baixada Litorânea”, explica o técnico agrícola Leandro Lima.
O Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras também recebe eletrodomésticos para descarte. Podem ser encaminhados geladeiras, televisores, fogões e micro-ondas, por exemplo. Os interessados devem levar esses materiais até o local.
HORTA COMUNITÁRIA – O Cedro também possui uma horta. Leandro Lima ressalta que a horta comunitária dá acesso a alimentos saudáveis. “Temos uma horta nutricional e fitoterápica, Neste local, os moradores assistidos pela Secretaria de Assistência Social vêm buscar alimentos que ajudam a preservar a Saúde. Podem levar para casa uma muda ou terra de boa qualidade”,
explica.
Na horta, foram plantados milho, amendoim, aipim, alface, agrião, batata doce, salsinha, pimentão, cheiro verde, chicória, entre outros vegetais.
Podem solicitar alimentos da horta comunitária da Cidade os moradores que possuem algum tipo de cartão social. É preciso fazer o cadastro no Cedro para fazer o pedido. Atualmente 70 famílias estão cadastradas para receber os alimentos produzidos na horta.
Juciara Arruda, moradora de Nova Esperança, destaca a importância da iniciativa. “Devemos valorizar uma alimentação mais saudável. A presença de uma horta comunitária para a comunidade garante às famílias refeições melhores”, comemora.
CONTATO - O Centro de Educação Ambiental (Cedro) fica na Avenida Linda, s/nº, na localidade Nova Esperança, próximo ao Posto de Saúde Dona Edméia.
A Unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.
No dia 05 de janeiro de 2023, nasceu o Fórum Estadual de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores Sociais e Ambientalistas no Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de articular políticas públicas para Defensoras e Defensores de Direitos Humanos.
Quem são as Defensoras e Defensores?
São homens e mulheres que defendem e luta pela garantia dos direitos humanos de suas comunidades, principalmente as mulheres pretas, quilombolas, indígenas, mães e/ou familiares vítimas da violência Policial do Estado, mulheres e homens agricultores, comunicadores e ambientalistas (pescadores e Caiçaras) de todos o Estado do Rio de Janeiro, incluídos ou não em política de proteção à vida, tal como o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humano e, todos ameaçados pelo poder econômico principalmente os grandes empreendimentos que querem ocupam as terras e território de forma ilegal.
O Fórum Estadual de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos será conhecido como DEFESNORES RJ e pela sigla FDDH, trabalhará para articulações de políticas públicas de moradia, de acesso à educação, de acesso as estradas e escoamento de produção e da agricultura familiar, combate a violência doméstica, falta de acesso as políticas de assistência social.
O Fórum nasce da articulação de organizações da sociedade civil, como ACQUELERJ, INSTITUTO TEREZA DE BENGUELA DE DIREITOS HUMANOS – ITBDH, CASA DALVA DE QUEIMANDOS, TEKOHADJEY, PESGANDU, REDE DE MÃES DA BAIXADA E DA CAPITAL, PORTAL DAS FAVELAS, ALDEIA PARATY MIRIM e DIVERSOS QUILOMBOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DIVERSAS ALDEIAS INDÍGENAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Foi escolhido para Coordenação Geral dos Defensores RJ a DEFENSORA DE DIREITOS HUMANOS, ANA BEATRIZ NUNES (BIA NUNES), QUE É PRESIDENTE DA ACQUILERJ E ARTICULADORA DO QUILONBO DE MARIA CONGA NO MUNICÍPIO DE MAGÉ –RJ, como vice- coordenadora NÍVIA DO CARMO, MÃE VITIMA DA VIOLÊNCIA DO ESTADO UMA DAS GRANDES LÍDERANÇAS DA REDE DE MÃES
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está realizando um mutirão para o primeiro Levantamento de Índice Rápido ao Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2023. A ação é uma medida da Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Ambiental. O objetivo é identificar as áreas da cidade com maior proporção ou ocorrência de focos do mosquito e criadouros, para que as ações nos locais com maior presença de focos sejam intensificadas.
A Secretaria Municipal de Saúde é a responsável por realizar as atividades previstas no Programa Nacional de Controle da Dengue, como visitas aos imóveis, contudo, também é possível alcançar sucesso no combate ao mosquito com a colaboração de toda a população. É importante salientar que as principais medidas de combate às arboviroses é a eliminação dos criadouros dentro das residências. Durante o verão, com o período de chuvas e o calor, as medidas devem ser reforçadas.
O UBV Leve, o antigo fumacê, é mais um meio de combate ao Aedes Aegypti. A medida, no entanto, só pode ser utilizada em locais estratégicos, onde há casos notificados, evitando danos ao ecossistema.
O aedes aegypti é o mos-
quito transmissor de doenças como dengue e chikungunya, que apresentam sintomas e sinais parecidos. Enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya causa dores e inchaço nas articulações. Já a zika se destaca por uma febre mais baixa, ou ausência dela, manchas na pele e coceira no corpo.
Os moradores de São Pedro da Aldeia que apresentarem sintomas devem procurar as unidades de saúde do município, para que os casos confirmados sejam notificados.
Como a população pode colaborar?
• Mantendo tampadas as caixas e barris de água;
• Deixando as lixeiras bem fechadas e realizando o descarte o lixo em sacos plásticos;
• Não jogando lixo em terrenos baldios;
• Colocando garrafas de vidro ou plástico com a boca pra baixo, se precisar guardá-las;
• Não deixando a água da
chuva acumular sobre a laje;
• Preenchendo os pratinhos ou vasos de planta com areia;
• Retirando toda a água de pneus velhos, que devem ficar em locais cobertos e protegidos da chuva;
• Fazendo a manutenção das calhas com frequência;
• Lavando com frequência os recipientes usados para guardar água;
• Os recipientes de plantas aquáticas também devem ser lavados com água e sabão, semanalmente.