Diplomação no TSE: Lula diz que povo recuperou a democracia
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), receberam, na tarde de segunda-feira (12), a diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia contou com a presença de apoiadores e aliados da chapa eleita. Em sua entrada no plenário da corte eleitoral, apoiadores e aliados o receberam com aplausos e gritos de “boa tarde, presidente Lula” — uma alusão ao grito que faziam na vigília, quando o presidente se encontrava preso em Curitiba. Pág. 3
Ator é assaltado e espancado na Gávea
O ator Thiago Rodrigues foi assaltado e espancado por bandidos, no Baixo Gávea, Zona Sul do Rio. De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado na 15ª DP (Gávea) e diligências estão em andamento para identificar a autoria do crime. Pág. 4
O evento contou com a participação de fazedores de cultura das cinco (05) regiões do Brasil (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro Oeste), além do lançamento de livros. Mais de 20 municípios do Estado do Rio de Janeiro abrilhantaram o Encontro. Pág. 2
Preso desde agosto de 2021 por comandar um esquema financeiro de pirâmide que prejudicou milhares de investidores, o ex-garçom Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins” foi acusado mais uma vez pelo Ministério Público. Pág. 4
Glaidson está preso desde agosto de 2021
LUIZ GONZAGA completaria 110 anos
Luiz Gonzaga, nasceu no dia 13 de dezembro de 1912. Ele completaria hoje (13) 110 anos. Foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de “Rei do Baião”. Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país. SanMon - Pág. 5
Rio das Ostras quer ter Jazz e Blues espalhados pela Cidade durante o ano todo. Pág. 6
Edição 2543 R$ ,001 Rio de Janeiro, Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022
Fundado em 26 de fevereiro de 1991 @tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br Tribuna dos Municípios ANO XXX Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!” Reprodução Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação/PMAB Allexandre Costa
Editor: Aloísio Santiago Monteiro
Presidente eleito se emocionou ao receber o diploma que atesta a vitória nas urnas; ato conclui o processo eleitoral e habilita chapa vencedora para a posse, em 1 de janeiro de 2023
‘Faraó dos Bitcoins’ é acusado de montar grupo de pistoleiros para eliminar concorrentes
Encontro de Cultura Popular de Armação dos Búzios atraiu as 5 regiões do Brasil
O evento contou com a participação de fazedores de cultura das cinco (05) regiões do Brasil (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro Oeste), além do lançamento de livros. Mais de 20 municípios do Estado do Rio de Janeiro abrilhantaram o Encontro.
Além do Espaço Zanine, também teve programação na praia do Canto com a participação das Caiçaras Buzianas e dos pescadores da Colônia dos Pescadores Z23 e a apresentação da puxada de rede “Caiu na Rede é Peixe”.
Defesa Civil de Mangaratiba interdita Sítio Arqueológico do Sahy
Devido ao iminente risco de colapso estrutural, a Defesa Civil de Mangaratiba, com apoio da Fundação Mário Peixoto, interditou neste fim de semana o Sítio Arqueológico do Sahy. A medida emergencial, que atende a uma recomendação do Ministério Público, é de segurança e visa evitar acidentes. Pedestres estão proibidos de trafegar pelo local por tempo indeterminado.
A interdição, baseada na lei 12.608/12, foi realizada após um laudo técnico da Defesa Civil apontar alto risco de colapso e deslocamento das pedras das ruínas. De acordo com a avaliação do engenheiro responsável, as trepidações causadas pelos trens de carga que passam pela linha férrea, localizada ao lado das ruínas, tornam iminente o risco de abalo e desmoronamento das estru-
turas.
Toda a área do sítio arqueológico foi interditada com placas de sinalização e está terminantemente proibido o tráfego de pedestres pelo local. O espaço será monitorado.
A partir de agora, para acessar a Praia do Sahy, os banhistas deverão cruzar a linha férrea exclusivamente pela passarela que fica próxima aos quiosques. Os
demais acessos estarão bloqueados. O descumprimento da decisão, além de infringir a legislação, pode causar acidentes.
Vale lembrar que a Fundação Mário Peixoto, responsável pela gerência do espaço, já está elaborando um projeto de restauro e preservação para o sítio arqueológico do Sahy, o qual inclui a proposta de elevar sua categoria para Parque.
Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
De acordo com o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios Luiz Romano Lorenzi, o Encontro foi um sucesso: “Além do evento ter contado com a participação de todas as cinco (05) regiões do país, vários turistas estrangeiros visitaram o Espaço Zanine e desfrutaram do colorido e da alegria que só a Cultura Popular Brasileira pode proporcionar. Quero agradecer a todos que nos prestigiaram participando desta festa maravilhosa, e ao prefeito Alexandre Martins por acreditar e incentivar os projetos culturais de nossa cidade”.
O evento contou com a participação de coletivos, associações, artistas, poetas, mestres, foliões, professores, expositores e escritores.
Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022 O Franco Grafica e Editora Ltda - ME CNPJ nº 26.753.088/0001-06 Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559 Presidente: Aloisio Santiago Monteiro Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000 Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189 Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360 E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787 Circulação Fundado em 26/02/91 Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim. Médio
Barra do Piraí;
EXPEDIENTE Região
Paraíba
Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.
Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.
(Rua atrás das Casas Bahia)
Divulgação
A Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios realizou entre os dias 08, 09, 10 e 11 de dezembro o “Encontro de Cultura Popular de Búzios” no Espaço Cultural Zanine e entorno.
Em cerimônia na segunda-feira (12), presidente e vice-presidente eleito Geraldo Alckmin recebem a documentação, que atesta o reconhecimento do resultado das urnas.
Confira íntegra do discurso do petista
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), receberam, na tarde desta segunda-feira (12/12), a diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia contou com a presença de apoiadores e aliados da chapa eleita. Em sua entrada no plenário da corte eleitoral, apoiadores e aliados o receberam com aplausos e gritos de “boa tarde, presidente Lula” — uma alusão ao grito que faziam na vigília, quando o presidente se encontrava preso em Curitiba.
Na sequência, foi entoado o Hino Nacional e os diplomas foram entregues. Lula recebeu o documento das mãos do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e ao som de aliados cantando “olê olê olá, Lula”.
Discurso
Em seu discurso, Lula agradeceu ao apoio recebido de seus aliados e apoiadores. “Esse diploma que recebi não é um diploma de Lula presidente. É um diploma de uma parcela significativa do povo que reconquistou o direito de viver em democracia nesse país. Voces ganharam esse diploma”, disse Lula. O presidente eleito se emocionou ao relembrar o preconceito vivido por não possuir diploma, e mesmo assim ter sido eleito presidente do Brasil pela terceira vez.
“Quem passa pelo que eu passei, estar aqui agora é a certeza de Deus existe”, disse, emocionado.
“Eu sei o quanto custou ao povo brasileiro essa espera para reconquistar a democracia no país. Faria todos os esforços de assumir não só a campanha, mas ao longe toda vida”, completou.
Diplomação
O protocolo da diplomação acontece desde 1946 e marca o fim do processo eleitoral. A cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral, prevista no Código Eleitoral, atesta que os candidatos foram efetivamente eleitos pelo povo nas eleições gerais.
Lula e Alckmin receberam documentos chamados “diplomas”, assinados pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Assim, estarão habilitados para exercerem os mandatos, apesar de terem que aguardar serem empossados em 1º de janeiro de 2023. A diplomação é uma exigência legal para que a posse ocorra.
O prazo limite para a Corte atestar oficialmente a vitória do candidato
eleito é dia 19, segundo o cronograma da Justiça Eleitoral. No entanto, neste ano, foi antecipada, ocorrendo nesta segunda-feira, no Plenário do TSE. A antecipação ocorreu pelo receio da equipe de Lula, e também dos tribunais superiores, de que houvesse tumulto causado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a cerimônia.
O evento conta com um forte esquema de segurança. A Secretaria de Segurança Pública orientou que os motoristas evitem a área próxima ao TSE.
Confira a íntegra do discurso de Lula:
“Em primeiro lugar, quero agradecer ao povo brasileiro, pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil.
Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder –para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário – o diploma de presidente da República.
Reafirmo hoje que farei todos os esforços para, juntamente com meu vice Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha, mas ao longo de toda uma vida: fazer do Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo os mais necessitados.
Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da democracia.
Poucas vezes na história recente deste país a democracia esteve tão
ameaçada.
Poucas vezes na nossa história a vontade popular foi tão colocada à prova, e teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida.
A democracia não nasce por geração espontânea. Ela precisa ser semeada, cultivada, cuidada com muito carinho por cada um, a cada dia, para que a colheita seja generosa para todos.
Mas além de semeada, cultivada e cuidada com muito carinho, a democracia precisa ser todos os dias defendida daqueles que tentam, a qualquer custo, sujeitá-la a seus interesses financeiros e ambições de poder.
Felizmente, não faltou quem a defendesse neste momento tão grave da nossa história.
Além da sabedoria do povo brasileiro, que escolheu o amor em vez do ódio, a verdade em vez da mentira e a democracia em vez do arbítrio, quero destacar a coragem do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, que enfrentaram toda sorte de ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular.
Cumprimento cada ministro e cada ministra do STF e do TSE pela firmeza na defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral nesses tempos tão difíceis.
A história há de reconhecer sua coerência e fidelidade à Constituição.
Essa não foi uma eleição entre candidatos de partidos políticos com programas distintos. Foi a disputa entre duas visões de mundo e de governo.
De um lado, o projeto
de reconstrução do país, com ampla participação popular. De outro lado, um projeto de destruição do país ancorado no poder econômico e numa indústria de mentiras e calúnias jamais vista ao longo de nossa história.
Não foram poucas as tentativas de sufocar a voz do povo.
Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas eletrônicas, cuja confiabilidade é reconhecida em todo o mundo.
Ameaçaram as instituições. Criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem impedidos de chegar a seus locais de votação. Tentaram comprar o voto dos eleitores, com falsas promessas e dinheiro farto, desviado do orçamento público.
Intimidaram os mais vulneráveis com ameaças de suspensão de benefícios, e os trabalhadores com o risco de demissão sumária, caso contrariassem os interesses de seus empregadores.
Quando se esperava um debate político democrático, a Nação foi envenenada com mentiras produzidas no submundo das redes sociais.
Eles semearam a mentira e o ódio, e o país colheu uma violência política que só se viu nas páginas mais tristes da nossa história.
E no entanto, a democracia venceu.
O resultado destas eleições não foi apenas a vitória de um candidato ou de um partido. Tive o privilégio de ser apoiado por uma frente de 12 partidos no primeiro turno, aos quais se somaram
mais dois na segunda etapa.
Uma verdadeira frente ampla contra o autoritarismo, que hoje, na transição de governo, se amplia para outras legendas, e fortalece o protagonismo de trabalhadores, empresários, artistas, intelectuais, cientistas e lideranças dos mais diversos e combativos movimentos populares deste país.
Tenho consciência de que essa frente se formou em torno de um firme compromisso: a defesa da democracia, que é a origem da minha luta e o destino do Brasil.
Nestas semanas em que o Gabinete de Transição vem escrutinando a realidade atual do país, tomamos conhecimento do deliberado processo de desmonte das políticas públicas e dos instrumentos de desenvolvimento, levado a cabo por um governo de destruição nacional.
Soma-se a este legado perverso, que recai principalmente sobre a população mais necessitada, o ataque sistemático às instituições democráticas.
Mas as ameaças à democracia que enfrentamos e ainda haveremos de enfrentar não são características exclusivas de nosso país.
A democracia enfrenta um imenso desafio ao redor do planeta, talvez maior do que no período da Segunda Guerra Mundial.
Na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos, os inimigos da democracia se organizam e se movimentam. Usam e abusam dos mecanismos de manipulações e mentiras, disponibilizados por plataformas digitais que
atuam de maneira gananciosa e absolutamente irresponsável.
A máquina de ataques à democracia não tem pátria nem fronteiras.
O combate, portanto, precisa se dar nas trincheiras da governança global, por meio de tecnologias avançadas e de uma legislação internacional mais dura e eficiente.
Que fique bem claro: jamais renunciaremos à defesa intransigente da liberdade de expressão, mas defenderemos até o fim o livre acesso à informação de qualidade, sem mentiras e manipulações que levam ao ódio e à violência política.
Nossa missão é fortalecer a democracia – entre nós, no Brasil, e em nossas relações multilaterais.
A importância do Brasil neste cenário global é inegável, e foi por esta razão que os olhos do mundo se voltaram para o nosso processo eleitoral.
Precisamos de instituições fortes e representativas. Precisamos de harmonia entre os Poderes, com um eficiente sistema de pesos e contrapesos que iniba aventuras autoritárias.
Precisamos de coragem.
É necessário tirar uma lição deste período recente em nosso país e dos abusos cometidos no processo eleitoral. Para nunca mais esquecermos. Para que nunca mais aconteça.
Democracia, por definição, é o governo do povo, por meio da eleição de seus representantes. Mas precisamos ir além dos dicionários. O povo quer mais do que simplesmente eleger seus representantes, o povo quer participação ativa nas decisões de governo.
É preciso entender que democracia é muito mais do que o direito de se manifestar livremente contra a fome, o desemprego, a falta de saúde, educação, segurança, moradia. Democracia é ter alimentação de qualidade, é ter emprego, saúde, educação, segurança, moradia.
Quanto maior a participação popular, maior o entendimento da necessidade de defender a democracia daqueles que se valem dela como atalho para chegar ao poder e instaurar o autoritarismo.
A democracia só tem sentido, e será defendida pelo povo, na medida em que promover, de fato, a igualdade de direitos e oportunidades para todos e todas, independentemente de classe social, cor, crença religiosa ou orientação sexual.
É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra todas as formas de injustiça, que recebo pela terceira vez este diploma de presidente eleito do Brasil – em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo brasileiro.
Muito obrigado.”
Tribuna dos Municípios 3 - Política Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022
Reprodução/TV PT
‘Faraó dos Bitcoins’ é acusado de montar grupo de pistoleiros para eliminar concorrentes
Nova denúncia deve levar Glaidson Acácio dos Santos para um presídio federal de segurança máxima
Preso desde agosto de 2021 por comandar um esquema financeiro de pirâmide que prejudicou milhares de investidores, o ex-garçom Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins” foi acusado mais uma vez pelo Ministério Público. Desta vez, Glaidson responderá por liderar um grupo de pistoleiros que tinha como objetivo monitorar e eliminar desafetos. Após a nova denúncia, Glaidson deve ser transferido do Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, para um presídio federal de segurança máxima ainda não divulgado.
A nova denúncia afirma que Glaidson dos Santos mantinha uma estrutura para matar concorrentes do mercado de criptomoedas na Região dos Lagos. O serviço contava com inteligência, armas, informantes, empresas de fachada e matadores profissionais. A acusação foi revelada pelo programa “Fantástico”, da TV Globo.
“Vai se meter com tubarão? Ninguém se mete
com tubarão”, diz Glaidson em um dos áudio apreendidos durante as investigações. O esquema financeiro do “Faraó dos Bitcoins” movimentou cerca de R$ 38 bilhões.
As empresas de fachada eram usadas para pagar despesas do grupo, como compra de armas, pagamento de seguranças e pistoleiros, e contratação de detetives.
“Mais uma pirâmide. Se a inteligência puder
Polícia Federal apreende 735 kg de cocaína que seria inserida em cascos de navios em portos do Espírito Santo
sua esposa de 34 (trinta e quatro) anos, vinham sendo investigados e alugaram o imóvel para a preparação e estocagem da carga ilegal que seria, na sequência, inserida em compartimentos sob cascos de navios, conhecidos por “Sea Chest”.
Os cargueiros escolhidos, que aportariam no Espírito Santo, seguiriam com destino à Europa, em rotas que não atracariam em outros portos do Brasil.
A Polícia Federal acompanhou o deslocamento dos traficantes para Vitória e passaram então a verificar a situação até a chegada ao Rio de Janeiro. Ainda na sexta-feira, 09/12, foi possível identificar o casal e o local onde se estabeleceram e, no início da manhã, foi possível encontrar no local 23 (vinte e três) pacotes com aproximadamente 35 kg de cocaína cada um, num total de 785 kg.
de Glaidson apreendido na investigação. Segundo os investigadores, o investidor Wesley Pessano Alcântara foi um dos alvos da quadrilha, morto em São Pedro d’Aldeia, e outros dois concorrentes sofreram tentativas de homicídio pelo esquema criminoso.
O grupo utilizou-se até mesmo de investigadores da Polícia Civil para eliminar concorrentes. Segundo o Ministério Público, a quadrilha esteve diversas vezes na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, para negociar com policiais da Delegacia de Defraudações. Foram cinco agentes e uma delegada corrompidos, conforme a denúncia.
Até mesmo uma ope-
ração policial foi comprada por R$ 100 mil. O alvo foi um grupo rival do mercado de criptomoedas, a Oregon Enterprise. O valor seria dividido entre os policiais e a delegada Daniela do Santos Rebelo Pinto.
“Vamos fazer uma operação para assustar todos em Cabo Frio, a delegada já comunicou a CVM (comissão de valores mobiliários)”, informou a Glaidson um de seus comparsas.
Os policiais envolvidos no caso foram afastados dos cargos e tiveram o porte de arma suspenso. A delegada Daniela Rebelo nega as acusações e diz que tudo será esclarecido no curso do processo.
A Corregedoria-Geral de Polícia Civil solicitou acesso às investigações para instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), a fim de apurar responsabilidade administrativa disciplinar. “A Polícia Civil reforça que não compactua com nenhum tipo de desvio de conduta e atividade ilícita, reiterando seu compromisso de combate ao crime em defesa da sociedade”, diz em nota.
A defesa de Glaidson Acácio dos Santos afirmou que recebeu com surpresa a decretação da nova prisão preventiva e que irá recorrer quando tiver acesso ao processo.
O Tribunal de Justiça do Rio afirmou que Glaidson é réu por estelionato e em processo na Justiça Federal.
Ator é assaltado e espancado na Gávea
O
Toda a droga encontrada foi apreendida e levada para pesagem oficial e confecção dos laudos periciais necessários
de cocaína em uma residência localizada no município de Serra.
O homem de 54 (cinquenta e quatro) anos e
Toda a droga encontrada foi apreendida e levada para pesagem oficial e confecção dos laudos periciais necessários. O casal será autuado em flagrante por tráfico de drogas e ficará à disposição da Justiça. Agora a Polícia Federal segue investigando para identificar todos os envolvidos nesse episódio.
O ator saia de um bar, quando foi surpreendido por criminosos que o espancaram. Ele teve parte de seu couro cabelo arrancado durante as agressões. De acordo com relatos das redes sociais, o ator ficou desacordado, na rua, até a manhã de domingo (11), quando foi socorrido e levado ao hospital.
Em nota, a assessoria do ator informou que Thiago foi encaminhado ao Hospital Miguel Couto e após realizar os procedimentos necessários, foi liberado e já está em casa.
-
Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022 4 - Polícia Tribuna dos Municípios
Fotos: Reprodução Internet
Divulgação/PF
Reprodução Social
Luiz Felipe Rodrigues
Glaidson está preso desde agosto de 2021
Wesley Pessano teria sido morto por grupo de pistoleiros comandados por Glaidson, segundo MP
trabalhar para ajudar, fazer o que tem que ser feito. Seria ideal focar nes-
sas pirâmides aí para resolver só problemas, seria ideal”, revela um áudio
Dinheiro apreendido pela Polícia Federal na casa de Glaidson no ato da prisão dele, no fim de agosto
A Polícia Federal prendeu, no fim da manhã de sábado (10), um casal que guardava uma grande carga
ator Thiago Rodrigues foi assaltado e espancado por bandidos, no sábado (10), no Baixo Gávea, Zona Sul do Rio. De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado na 15ª DP (Gávea) e diligências estão em andamento para identifi
car a autoria do crime.
Deus de amor
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@
Atendimento
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, discursou durante cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Durante a fala, o ministro afirmou que a Justiça Eleitoral garantiu estabilidade democrática durante as eleições de 2022 e combateu ataques ao Estado constitucional. Moraes ainda defendeu a confiabilidade das urnas eletrônicas e ressaltou que a diplomação é a “legitimação dos vencedores”, portanto da validação e reconhecimento da lisura dos resultados das urnas.
Croácia
Pense positivamente! Nossos pensamentos emitem ondas reais que se irradiam de nosso cérebro, formando uma atmosfera mental que é peculiar a cada pessoa. De acordo com o tipo de vibração do pensamento, atrairemos a nós todas as ondas semelhantes. Se você pensar negativamente, atrairá todos os pensamentos negativos, piorando seu estado. Pense positivamente, para atrair apenas pensamentos positivos de Paz e Prosperidade.
Jiu-jitsu
O Atleta cabista Rhodisley Wilson Rosa, vulgo Rod Wilson (pan), se consagrou Campeão Mundial de Jiu-jitsu IBJJF. A vitória aconteceu no sábado (10), durante o campeonato aconteceu no Anaheim Convention Center, nos EUA. O atleta cabista, que atualmente mora em Las Vegas, é irmão de Arthur Alves, outro grande atleta da modalidade. disse Arthur.
TORTA RIGATONI
Ingredientes
1 pacote de macarrão rigatoni (500g)
2 ovos
100g de queijo parmesão ralado
1 caixa de creme de leite (200g)
Queijo muçarela ralado para polvilhar Molho
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados 600g de carne moída
2 latas de tomates pelados Sal e manjericão fresco picado a gosto Modo de preparo Cozinhe o macarrão em uma panela com água fervente e sal conforme o tempo indicado na em-
TRIBUTO
balagem ou até ficar al dente. Depois, escorra e reserve. Para o molho, aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola e o alho por 2 minutos. Logo, adicione a carne moída, tempere com sal e pimenta e refogue por 5 minutos. Acrescente o tomate pelado e cozinhe em fogo médio até formar um molho encorpado. Acerte o sal, tempere com manjericão e desligue o fogo. Assim, deixe amornar. Em uma tigela, misture os ovos, o parmesão, o creme de leite e reserve.Para a montagem, espalhe metade do molho em uma fôrma de aro removível de 24 cm de diâmetro forrada com papel-manteiga.
Por cima, ajeite o macarrão, um ao lado do outro, até cobrir toda a fôrma. Assim, espalhe a mistura de ovos por cima e cubra com o molho restante. Polvilhe com muçarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos. Retire, desenforme com cuidado e sirva em seguida.
Luiz gonzaga completaria 110 anos
Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de “Rei do Baião”. Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país. A música “Asa Branca” feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do Nordeste brasileiro.
Infância e Adolescência
Luiz Gonzaga nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, Sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Era filho de Januário José dos Santos, o mestre Januário, “sanfoneiro de 8 baixos”, e de Ana Batista de Jesus. O casal teve oito filhos.
Desde menino, Luiz Gonzaga já pegava na enxada, mas preferia ficar olhando o pai tocar sua sanfona. Logo aprendeu a tocar e animar as festinhas da região. Cresceu ajudando o pai na roça e na sanfona, mas também fazia pequenos serviços para os fazendeiros da região.
Luiz Gonzaga era protegido do Coronel Manuel Aires de Alencar e de suas filhas e com elas aprendeu a ler, escrever e falar correto. Aos 13 anos, com o dinheiro que juntou e o emprestado pelo coronel, Luiz comprou sua primeira sanfona. O primeiro dinheiro que ganhou foi tocando em um casamento, ali sentiu que a música era seu destino.
A Fuga de casa e o Exército Em 1929, com 17 anos, por causa de um namoro proibido pela
família da moça e de uma surra que levou da mãe, Luiz fugiu para o mato. Mas a fuga maior foi quando deixou a casa para uma festa no Crato, no Ceará. Luiz Gonzaga vendeu sua sanfona e foi para Fortaleza, onde buscava no Exército uma vida melhor.
Com a Revolução de 30, viajou pelo país. Era o corneteiro da tropa. Em 1933, servindo em Minas Gerais, não entrou para a orquestra do quartel, pois não sabia a escala musical. Mandou fazer uma sanfona e decidiu ter aulas com Domingos Ambrósio, famoso sanfoneiro de Minas. Transferido para Ouro Fino, sul de Minas, tocou pela primeira vez em um clube.
Luiz Gonzaga no Rio de Janeiro
Em 1939, Luiz Gonzaga deixou o Exército, foram nove anos sem dar notícias à família. Enquanto esperava o navio para voltar para Pernambuco, Luiz ficou no Batalhão de Guardas do Rio de Janeiro, quando um soldado o aconselhou a ganhar dinheiro tocando na cidade.
Logo, Luiz estava tocando nos bares do Mangue, nas docas do porto e nas ruas, em busca de trocados. Acabou sendo convidado a tocar nos cabarés da Lapa. Nessa época, seu repertório era o exigido pelo público: tangos, fados, valsas, foxtrotes etc. Nesse ritmo fez sua primeira tentativa no rádio, em programa de calouros de Silvino Neto e Ari Barroso, mas sua nota não passava de 3.
Em 1940, um grupo de estudantes cearenses que estudavam
no Rio, o aconselhou a tocar as músicas dos sanfoneiros do sertão nordestino. Ao participar de um programa de calouros do rádio, tocando “Vira e Mexe”, Luiz ganhou nota 5 e o prêmio de primeiro lugar.
Certo dia, Luiz foi procurado por Januário França para acompanhar Genésio Arruda numa gravação. Luiz se saiu tão bem que foi convidado pelo diretor artístico da RCA, Ernesto Morais, para gravar um disco.
No dia 14 de março de 1941, Luiz gravou dois discos como solista de sanfona. No primeiro: a mazurca Véspera de São João e Numa Seresta. No segundo: Saudade de São João del Rei” e “Vira e Mexe, um chamego de sua autoria.
Durante cinco anos, Luiz Gonzaga gravou cerca de setenta músicas, das quais apenas 10 eram “chamegos”. Fez carreira no rádio e começou a luta para cantar e gravar as músicas nordestinas.
Fez parceria com Miguel Lima, que colocava letras em suas músicas, mas só em 11 de abril de 1945 gravou seu primeiro disco como sanfoneiro e cantor com a música Dança Mariquinha.
Luiz foi em busca de um parceiro nordestino e conheceu o advogado cearense Humberto Teixeira, era o início de uma parceria que durou cinco anos.
Luiz Gonzaga lançou músicas com versos simples, impregnado de modismos nordestinos. Sua música agora, era acompanhada de sanfona, triângulo e zabumba.
Entre os sucessos da parceria,
Asa Branca
A música “Asa Branca” foi um dos primeiros grandes sucessos nacionais de Luiz Gonzaga. O disco original foi lançado pela RCA, no dia 3 de março de 1947. Segundo Luiz Gonzaga, a música nasceu como toada, com raízes folclóricas.
Com letra de Humberto Teixeira e música de Luiz Gonzaga, Asa Branca retrata o sofrimento do povo do Sertão do Nordeste brasileiro diante da seca que assola a
região. Asa Branca foi gravada por diversos cantores, entre eles, Dominguinhos, Sérgio Reis e Baden Pawell.
A Volta para sua terra natal Depois de longos anos, Luiz Gonzaga voltou para sua terra natal. Foi para o Recife e se apresentou em vários programas de rádio. Em 1949 levou sua família para morar no Rio de Janeiro.
Nesse mesmo ano, voltou ao Recife, quando conhece o médico Zé Dantas, que sabia cantarolar todas as suas músicas. Foi o início de uma parceria que lançou os su-
cessos: Vem Morena, A Dança da Moda, Cintura Fina, A Volta da Asa Branca.
Entre 1948 e 1954, Luiz Gonzaga morou em São Paulo, de onde viajava para todo o país. O seu sucesso não parou mais. Em 1980, Luiz Gonzaga cantou para o Papa João Paulo II, em Fortaleza.
Convidado pela cantora amazonense Nazaré Pereira, se apresentou em Paris. Recebeu o prêmio Nipper de ouro e dois discos de ouro com “Sanfoneiro Macho”.
Família
Luiz Gonzaga teve um relacionamento com a cantora e dançarina Odaléia Guedes dos Santos. Em 1945, desse relacionamento, nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, que ficou órfão de mãe com dois anos de idade.
Em 1948, Luiz Gonzaga casouse com a pernambucana Helena Neves Cavalcanti e juntos, criaram Gonzaguinha e adotaram a menina Rosa Gonzaga.
Morte
Luiz Gonzaga lutou durante seis anos contra um câncer de próstata. No dia 21 de junho de 1989, foi internado no Recife, Pernambuco, no Hospital Santa Joana, já bastante debilitado. No dia 2 de agosto de 1989 faleceu vítima de uma parada cardíaca.
Em 2012, quando se comemorou 100 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, foi lançado o filme “De Pai Para Filho”, narrando a relação conflituosa entre Gonzaga e Gonzaguinha. O artista recebeu várias homenagens em todo o país.
Depois de surpreender o Brasil de Neymar – e eliminá-lo da Copa do Catar – o técnico da Croácia, Zlatko Dalic prepara-se para tentar repetir a dose contra a Argentina de Lionel Messi. “Vamos armar um plano de jogo para tentar nos contrapor a uma equipe que tem excelentes jogadores”, disse Dalic.”Mas, somos uma equipe que tem talento: tanto que conseguimos chegar à semifinal em dois Mundiais consecutivos”.
Está imagem é prova que o cabo-friense está sendo bem assistido na UPA Parque Burle em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Na foto, o Dr. Adam Cardoso Santos, médico socorrista, está sempre disponível em suas atitudes tomadas de maneira ágil e eficaz. Também, o bom funcionário Lindolfo, que sempre está pronto para ajudar a nossa população que pode com certeza contar com está equipe.
Reprodução Discurso forte
Tribuna dos Municípios 5 - Variedades Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022
Divulgação
Jack Guez/AFP
gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
Divulgação
RECEITA
Guia da Cozinha
Divulgação
e bondade, concedeinos, por intercessão de Vossa queridíssima filha Santa Luzia, a graça de nunca perder de vista os Vossos ensinamentos, para que, levando uma vida conforme a luz da Vossa sabedoria e vontade, cheguemos a Vos ver face a face no Paraíso que não tem fim. Por intercessão da sempre Virgem Maria, Vossa Mãe, e do castíssimo São José, Seu esposo. Amém.
ORAÇÃO AO SANTO
LUZIA
SANTA
destacam-se: Baião, Asa Branca, Kalu, Paraíba, Assum Preto etc.
Tribuna dos Municípios
Rio das Ostras ganha novo produto turístico
Roteiro Gastronômico
Rio das Ostras quer ter Jazz e Blues espalhados pela Cidade durante o ano todo. Esse é um dos propósitos do Roteiro Gastronômico Jazz & Blues que está sendo desenvolvido a várias mãos – empresários, sociedade civil organizada e Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, sob a coordenação do Sebrae Rio.
O Roteiro reúne diversos estabelecimentos comerciais da Cidade para promover uma narrativa cultural do Jazz & Blues por meio da promoção da música, arte e culinária crioula, característica do estado americano da Louisiana, onde está New Orleans, berço do jazz.
O Roteiro Gastronômico Jazz & Blues se trata de um itinerário atra¬vés de equipamentos turísticos que contribuem para a construção da identidade do jazz e blues, proporcionando ao turista a experiência da atmosfera, que, até então, só era sentida uma vez por ano, nos dias em que se realiza o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.
Sob a coordenação do Sebrae Rio, os participan-
&
público, entidades e Sebrae
para promover o turismo da Cidade
Rio das Ostras seja de fato a Capital Estadual do Jazz & Blues. Que possamos consolidar a imagem que construímos ao longo dos 20 anos de realização do nosso Festival como gerador de negócios, trabalho e renda, ação de fomento do mercado e atrativo turístico. É muito bom sempre poder contar com o Sebrae, um parceiro importante para a criação de políticas públicas”, disse Aurora Siqueira, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
tes se reuniram para discutir as ações de implantação do Roteiro, como eventos e criação de pratos inspirados na culinária crioula. Hoje o roteiro já conta com alguns subprodutos, como o Projeto “Jazz na Rua” e o Mapa
Virtual.
JAZZ NA RUA – O projeto já está acontecendo semanalmente e tem encantado o público. Uma “Street Band”, formada por músicos da Cidade, faz apresentações itinerantes de Jazz e
Procon de Rio das Ostras realiza palestra informativa com proprietários de quiosques, restaurantes e bares
Moraes D’Couto, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em Extensão do Bosque.
O encontro mostrou como estes estabelecimentos comerciais podem melhorar, ainda mais, a prestação de serviços à população da Cidade.
A palestra teve como tema “Leis do Código de Defesa do Consumidor, boas práticas de higiene, acondicionamento de produtos e práticas infrativas”. Na ocasião, foram especificadas as boas práticas de higiene para manter os alimentos acondicionados
de uma forma perfeita, as normas do Código, além da obrigatoriedade dos cartazes do Procon nos estabelecimentos e da nota fiscal.
Na palestra, também foram abordados os cuidados com a diferenciação de preços, de acordo com a Lei 13.455/17; além da aplicação da Lei 7.047/2015, que determina que os estabelecimentos comerciais devem oferecer água filtrada potável e não mineral aos clientes. Os palestrantes do Procon também esclareceram que os dez por cento dados como gorjeta aos garçons não é obrigatório, sendo opcional o pagamento pelo cliente.
“É fundamental repassar o conhecimento e capacitar os comerciantes locais de todos os segmentos possíveis. É um trabalho preventivo do Procon. Quanto mais
informados das normas e leis que devem seguir, facilitará o trabalho fiscalizatório e assim conseguiremos direcionar nossas equipes para outras ocorrências, mais sensíveis e aumentar a nossa zona de atuação. Queremos deixar os comerciantes informados dos direitos dos consumidores”, ressaltou Rafael Macabu, coordenador executivo do Procon Rio das Ostras.
De acordo com o coordenador, o objetivo não é multar e sim conscientizar os comerciantes da Cidade. “O Procon está trocando a multa pela informação segura. Se, após a orientação, o comerciante persistir no erro, será multado. Em 2023 continuaremos os trabalhos com mais ênfase, abrangendo o máximo de segmentos possíveis”, completou o coordenador.
Blues pelas ruas das principais áreas turísticas da Cidade – Centro e Costazul, e visitam os bares e restaurantes.
MAPA VIRTUAL - O Mapa Virtual é uma plataforma que permite ao usuário
acessar informações referentes ao turismo na cidade, como gastronomia, hotelaria, pontos turísticos, estabelecimentos comerciais, além das empresas participantes do Roteiro.
“Queremos incentivar que
Não é a primeira vez que o Sebrae Rio trabalha junto com a Prefeitura de Rio das Ostras no desenvolvimento de produtos. O Núcleo Gastronômico também é fruto de uma parceria de sucesso. “O Sebrae tem como objetivos desenvolver ações e articular políticas públicas visando à criação de ambiente favorável à competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas e a formalização dos pequenos negócios. E temos uma parceria bem antiga e produtiva com Rio das Ostras”, disse Ana Cláudia Vieira, coordenadora do Sebrae Rio na Região dos Lagos.
Fundação de Cultura promove IV Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Rio das Ostras
Os compositores que gostam de carnaval, já podem começar a se preparar porque a Fundação de Cultura está promovendo a quarta edição do Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Rio das Ostras. As inscrições vão até o dia 16 de janeiro de 2023 e a Chamada Pública com todas as regras para participação foi publicada na Edição nº 1516 do Jornal Oficial, de 7 de setembro.
Nesta edição, a homenageada será Dona Ivone Lara, considerada como a Grande Dama do Samba, por ter sido a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba. O concurso terá como tema uma de suas músicas: “Nasci Pra Sonhar e Cantar”.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente em plataforma on-line por meio do site https://fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br/ ou pelo
link https://linktr.ee/froc_oficial . Os proponentes podem se inscrever como pessoa física ou jurídica. Está vedada a participação de servidores do município de Rio das Ostras, seus cônjuges e parentes até o 3 º grau, membros das Comissões Julgadoras de Documentação e de Projetos e pessoas físicas que possuam vínculo matrimonial, de união estável ou relação de parentesco até o 3 º grau com membros das Comissões Julgadoras.
As composições inscri-
tas deverão ser originais e inéditas, gravadas em playback com e sem a voz do intérprete, com arranjo próprio. É bom lembrar que entende-se por inédita a música que não foi gravada comercialmente e como original a que não contiver plágio, paródia, adaptação ou citação poética de outros autores.
Mais informações e o regulamento completo com toda documentação exigida está disponível no site da Fundação www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br
6 - Cidades
Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022
Divulgação
Allexandre Costa
Matheus Muller
Jazz
Blues une empresários, poder
Rio
Na segunda-feira (12), o Procon de Rio das Ostras realizou palestra informativa para os proprietários de quiosques, restaurantes, casas noturnas e bares do Município no Auditório Inayá
Concurso terá como tema: “Nasci Para Sonhar e Cantar” e vai entregar o Troféu Dona Ivone Lara
Este ano o concurso homenageia Dona Ivone Lara