Prefeito e secretário de Saúde de Búzios participam de reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde







Retomar as atividades do Consórcio de Saúde e estabelecer novas metas de trabalho estão entre os obje tivos do encontro em que foi confirmado o secretário Leô nidas Heringer como presi dente da comissão técnica do Consórcio.
Em Saquarema, o pre feito de Búzios, Alexandre Martins, e o secretário mu nicipal de Saúde, Leônidas Heringer, participaram, na quarta-feira (19), da reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Lito rânea (CISBALI). O objetivo do encontro foi retomar as atividades do Consórcio de Saúde e estabelecer novas metas de trabalho.
Também estavam pre sentes a prefeita de Sa quarema, Manoela Peres, presidente do Consórcio, do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, de Casimiro de Abreu, além de secretários e procuradores dos municí pios da região.
O prefeito de Búzios, que é vice-presidente do CISBA LI, reforçou, o que já havia
afirmado na ocasião em que o consorcio foi oficializado, em julho deste ano no muni cípio. A importância da união dos municípios para ação conjunta em prol da saúde da população de toda a região.
“Essa ação conjunta en tre os municípios favorece a população e a administração pública também. Um dos benefícios é o fato de poder mos comprar medicamentos no atacado, por exemplo, que é muito mais barato que no varejo. Tenho certeza que começa um novo tempo para a saúde de nossa po pulação”, comentou.
Leônidas, que, na oca sião, foi oficializado como presidente da comissão téc nica do Consórcio, comen tou a informação passada pela secretária executiva do CISBALI, Natália Alves, de que será feito um novo pla nejamento do trabalho após um período de adequações.
“É notória a importância do Consorcio para unir os municípios em torno uma busca por soluções conjun tas. Isso já uma realidade, agora é justamente isso: a organização do plano de trabalho onde se definirá a atuação mais exata de cada
município dentro do proces so”, explicou.
O Consórcio Intermuni cipal de Saúde é um pacto entre os municípios para a execução, em conjunto, de procedimentos e medidas para melhorar a qualidade da saúde pública. Isso per mite otimizar e racionali zar a utilização de recursos destinados a equipamentos, recursos humanos e insta lações hospitalares, entre outros, gerando economia e qualificando o atendimento para a população dos muni cípios envolvidos.
Fazem parte do CISBA LI, os municípios de Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Al deia, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Sa quarema, Araruama e Casi miro de Abreu.
Prefeitos visitam Cidade da Saúde
Após o término da reu nião, a convite da Prefeita Manoela Peres, os prefeitos e demais representantes fo ram conhecer a Cidade da Saúde, onde puderam co nhecer as estruturas do novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth.
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras divulgou o Calendário de Vacinação contra Covid-19 do período de 24 a 28 de outubro. A imu nização segue concentrada no Polo do Iate clube, no Centro. O horário de atendi mento é das 8h às 16h.
No dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, a vaci nação acontece normalmen te, uma vez que o ponto fa cultativo foi transferido para o dia 31 de outubro.
O Município continua ofe recendo repescagem de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para os pú blicos-alvo da campanha.
Por orientação do Mi nistério da Saúde, deve ser imunizada a população a partir de 3 anos de idade.
De 24 a 28 de outubro de 2022 – 8h às 16h – Polo do Iate Clube, Centro Repescagem de 1ª, 2ª e 3ª dose para população ge ral a partir de 12 anos; Repescagem de 4ª dose para população geral a partir de 18 anos.
DOCUMENTOS – Para receber a vacina é neces sário apresentar certidão de nascimento ou identidade, CPF ou Cartão do SUS e comprovante de residência.
De 24 a 28 de outubro de 2022 – 8h às 16h – Polo do Iate Clube, Centro 1ª e 2ª dose – Crianças de 3 a 11 anos
DOCUMENTOS: Para a criança receber a vacina será necessário apresentar certidão de nascimento ou identidade, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de re sidência, além da caderneta de vacinação da criança.
Conforme orientação em Nota Técnica, os pais ou responsável legal devem estar presentes no ato da vacinação. Em caso de au sência destes, um adulto po derá acompanhar a criança portando a autorização de consentimento por escrito (modelo de declaração dis ponível nos Polos de Vaci nação Pediátrica). Não será necessária receita médica
para vacinar a criança.
CAGEM:
1ª dose: Podem rece ber a 1ª dose todas as pes soas maiores de 3 anos ain da não vaci nadas.
2ª dose: A segunda dose é destinada a pessoas maio res de 3 anos vacinadas apenas com 1 dose, após os seguintes intervalos:
Maiores de 12 anos vaci nados com Pfizer há 21 dias, com Astrazeneca há 8 sema nas, com CoronaVac há 28 dias e Janssen há 2 meses.
Crianças entre 3 a 11 anos vacinadas com Pfizer infantil há pelo menos 8 se manas e com CoronaVac há 28 dias.
3ª dose: Para pessoas maiores de 18 anos, vaci nadas apenas com 2 doses, após os seguintes intervalos: vacinadas com Astrazeneca, CoronaVac ou Pfizer há pelo menos 4 meses, imunos suprimidas há 8 semanas e gestantes ou puérperas há 4 meses.
Adolescentes entre 12 a 17 anos, vacinados apenas com 2 doses, após os se guintes intervalos: imunos suprimidos há 8 semanas, gestantes ou puérperas há 4 meses e população em geral com intervalo mínimo de 4 meses
4ª dose: Para pessoas maiores de 12 anos, com imunossupressão, vacina das com 3 doses, após inter valo de 4 meses.
Pessoas maiores de 18 anos, vacinadas com 3 do
ses, após o seguinte interva lo de 4 meses.
Intervalos da Jans sen: Pessoas vacinadas com Janssen 1º reforço: 2 meses após Dose Única; vacinadas com 2º reforço: 4 meses após 1º reforço; vacinadas com 3º reforço: 4 meses após 2º reforço; vacinadas com 4º reforço: 4 meses após 3º reforço para pessoas a partir de 40 anos.
Entende-se por pessoas com imunossupressão (imu nocomprometidas):
I – Imunodeficiência primária grave.
II – Quimioterapia para cân cer.
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco he matopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS.
V – Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de pred nisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
VI – Uso de drogas modifica doras da resposta imune.
VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflama tórias.
VIII – Pacientes em hemo diálise.
IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamató rias crônicas.
Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópo lis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédi ca;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cam buci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncu la; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.
Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Pi raí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.
Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engen heiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Perei ra; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Man garatiba e Paraty.
Na pauta estão as estatísticas das ocorrências regis tradas, o Projeto Vizinho Solidário, trabalhos desenvol vidos pela Defesa Civil, entre outros
O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Rio das Ostras se reúne uma vez ao mês para debater com a sociedade assuntos relacionados ao tema. Na próxima quar ta-feira (26), a população pode participar do encontro, que acontece às 18h30, na 3ª Cia da Polícia Militar, na Avenida dos Bandeirantes, s/nº, no Praiamar.
Na reunião, os munícipes podem conhecer as autoridades da Pasta, o trabalho e serviços que já estão sendo realizados por cada órgão, as estatísticas das ocorrências registradas com base nos dados do Instituto de Segurança Pública- ISP, o Programa Estadual de Integração na Segurança – Proeis, além do projeto Vizinho Solidário. Também acontecerá uma palestra sobre o trabalho que vem sendo realizado pela De fesa Civil do Município.
A população pode contribuir trazendo suas dúvidas, su gestões e reclamações sobre Segurança Pública.
PARTICIPAÇÃO – No encontro está prevista a participa ção do Comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Tenen te-Coronel Marcelo Arêdes, o Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Capitão César Cremonezi, do Delegado Ti tular da 128ª Delegacia de Polícia, Ronaldo Cavalcante e de outras autoridades do Município.
CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA – O Conselho Comunitário de Segurança se encontra uma vez ao mês com autoridades municipais e policiais e moradores para ouvir as demandas da população. Os encontros aconte cem em localidades diferentes para que os moradores pos sam ser ouvidos e as particularidades de cada região sejam atendidas pelas autoridades.
Com a ampliação do Centro Cirúrgico, em março deste ano, o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) ampliou em 50% a capacidade para realização de cirurgias, como a que foi realizada na terça-feira (18). Uma paciente com es ferocitose hereditária, doença causada por uma alteração genética que resulta na mudança da quantidade ou qualida de de proteínas que formam as membranas das hemácias do sangue, passou por uma esplenectomia para retirada do baço.
O procedimento cirúrgico foi realizado pelos médicos Fá bio Simões, Renata Mattos, e a instrumentadora Simone. Fá bio explica que a paciente fazia acompanhamento com um hematologista, que indicou a ela a cirurgia, pois o tratamento a longo prazo seria prejudicial para a saúde da mulher. O objetivo é de que com a retirada do órgão a anemia acabe.
“ A cirurgia correu muito bem, e em dois dias a paciente já havia recebido alta. A ausência do baço exige atenção quan to à imunidade do corpo, mas pode-se viver com qualidade de vida sem ele, já que o fígado recicla os glóbulos verme lhos e seus componentes. ”, disse.
Desde o mês de fevereiro já foram realizadas mais de 800 cirurgias eletivas, parte delas no HMRP, que está em reforma para ampliar sua capacidade de atendimento à população.
“O empenho da equipe reflete a direção dada pelo prefeito Alexandre Martins e o secretário de Saúde, Leônidas Herin ger. ”, afirma Priscila Gasparetto, diretora do HMRP.
e acompanhamento do desenvolvimento da licitação Armação dos Búzios, 21 de outubro de 2022 Paulo Henrique
O Poder Executivo de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Gestão Públi ca, protocolou na sexta-feira (14), na Câmara Municipal, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercí cio de 2023 com um volume de recurso maior em inves timentos nas áreas de Edu cação, Saúde, Assistência Social e Segurança Pública.
EDUCAÇÃO – A Educa ção terá um aporte de mais de R$ 280 milhões, cerca de R$ 58 milhões a mais em re lação a este ano, com desta que na construção e amplia ção das unidades escolares e coberturas de quadras po liesportivas nas escolas:
– Construção de Unidade Escolar de Ensino Funda mental nas localidades: de Village, Praia Âncora e Cida de Beira Mar;
– Ampliação: da E. M. Jerônimo Mendes da Costa, da E. E. Municipalizada Fa zendas Reunidas Atlântica, da E. M. Trindade, da E. M. João Bento Duarte, da E. M. Prefeito Cláudio Ribeiro e da E. M. Prefeito Celio Sarze
das.
– Construção de Cober turas da Quadra Poliespor tiva: da E. M. Vereador Pe dro Moreira dos Santos, da E. M. Professora Marinete Coelho de Souza, da E. E. Municipalizada Fazenda da Praia, da E. M. Francisco de Assis Medeiros Rangel, da E. M. Inayá Moraes D’Cou
to, do IMERO – José Eduar do de Oliveira Marchon, da E. M. Ary Gomes de Marins e da E. M. Neli Aparecida Tâmara Luiz; – Construção de Unidade de Educação Infantil: Creche na Extensão Serramar, Cre che em Nova Cidade e Cre che no Jardim Campomar; Já a Saúde receberá mais
de R$ 247 milhões, quase R$ 100 milhões a mais se comparado ao atual orça mento. A Assistência Social também receberá mais in vestimentos, R$ 26 milhões, cerca de 49% a mais em re lação ao atual.
Na Segurança Pública houve um incremento orça mentário significativo, visan
O Governo do Estado está investindo R$ 78,6 mi lhões em drenagem e con tenção de encostas nos mu nicípios de Nova Friburgo e Teresópolis, ainda referentes às chuvas de 2011. O Jardim Califórnia, em Nova Friburgo, está com cerca de 70% das obras concluídas, enquanto Salaco, em Teresópolis, che gou a cerca de 60%. Outras intervenções estão em anda mento, mas com índices de execução menores.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Rogério Brandi, esses são projetos importantes para a seguran ça dos moradores das duas cidades. Com a recuperação financeira do estado, obtida na parceria do governador Cláudio Castro com a As sembleia Legislativa, muitas obras que estavam paradas há muitos anos foram reto madas e outras saíram do papel.
‘O reequilíbrio financeiro do estado permitiu que obras que estavam paralisadas ou eram de grande importância para os municípios fossem iniciadas ou retomadas. Es sas contenções, por exem plo, na época das chuvas,
em 2011, foram conside radas de alto ou altíssimo risco e estamos trabalhando agora para a conclusão de todas essas intervenções.
Em Nova Friburgo, além do Jardim Califórnia, estão
sendo realizadas interven ções na Rua Manoel Elias Perroud, no Bairro Floresta, que está com cerca de 33%; Jardinlândia, com 21%; e Duas Pedras/Lazareto, cujo projeto está sendo finalizado
e a empresa está preparan do o terreno para o início da obra. Já em Teresópolis, além do Salaco, estão sendo feitas obras também no Jardim Féo/ Espanhol, cujas obras chega ram a cerca de 20%.
do à implantação do sistema de monitoramento de câme ras de segurança no municí pio.
CEITA – Essa ampliação só foi possível porque a nova gestão trabalhou com uma sequência de planejamento que garantiu a ampliação da economia. Destaca-se a
participação da Zona Espe cial de Negócios – ZEN que em dois anos aumentou a arrecadação de impostos de mais de 138%, a partir de uma formatação e crité rios de seleção das novas empresas instaladas no lo cal.
O crescimento de recei ta própria reflete-se na re dução da dependência do Município nos royalties do petróleo, que já represen taram em outros anos 72% da receita municipal, hoje correspondendo apenas a 22%.
LOA 2023 – O próximo orçamento previsto terá um crescimento de cerca de 33% em comparação ao atual exercício. Isso com prova que uma gestão res ponsável e comprometida, mesmo diante de uma crise pós-pandêmica e de uma re cessão econômica mundial, conseguiu propor maiores investimentos em áreas es senciais como: Educação, Saúde, Assistência Social e Segurança Pública dentre outras pastas.
O Governo do Estado lançou na sexta-feira-feira (21) o Rede Mulher, aplicativo desenvolvido pela Polícia Militar para socorrer as vítimas de violência. A ferramenta, que já está funcionando e pode ser baixada gratuitamente no celular, tem um botão de emergência que permite acionar o 190, além de outras funcionalidades. O Rede Mulher integra um conjunto de po líticas públicas do Governo do Es tado para a proteção das mulheres.
Além do botão de emergência, no aplicativo há cinco ícones. Em um deles, da delegacia online, a mulher é redirecionada para o site da Polícia Civil. Outra funciona lidade do Rede Mulher é o ‘modo camuflado’. Uma vez acionado, o aplicativo muda sua aparência e só poderá ser acessado por login e senha, impedindo que outra pes soa tenha acesso.
Há também um passo a passo de como gerar um pedido de medi da protetiva e a relação de centros especializados de atendimento à mulher, que podem ser clicados e automaticamente a usuária é dire cionada para o discador do celular de uma das unidades.
- O Estado tem o dever e o compromisso de proteger a mulher e oferecer uma rede de apoio. Nós estamos fazendo um estado para todos e por isso, cada vez mais, vamos investir em políticas públi cas para a mulher. É um orgulho poder colocar em funcionamento este aplicativo que vai ajudar a sal var vidas. Estamos só no começo da construção do Rio que quere mos ter - disse o governador Cláu dio Castro.
Outro ícone importante é a re lação de guardiões, que formam uma rede de apoio com contato de até três pessoas que possam socorrer a vítima em uma situação de emergência. Em outro, podem ser tiradas dúvidas sobre como identificar a violência doméstica e os mitos e verdades em relação ao tema.
Na barra de navegação do apli cativo, que fica na parte de baixo
do celular, a mulher poderá acom panhar a chamada feita para o 190. Nessa mesma barra estão telefo nes úteis e um mapa de apoio com a localização das Delegacias da Atendimento à Mulher e batalhões da Polícia Militar que contam com a Patrulha Maria da Penha. Clicando em uma das opções, aparece o en dereço e o telefone da delegacia. - Este é um passo fundamen tal na luta para combater a violên cia contra a mulher. A cada cinco minutos uma mulher é vítima de algum tipo de violência no estado. De janeiro a setembro deste ano, a Central 190 recebeu quase 51 mil chamadas relativas a crimes contra a mulher. Este aplicativo é muito mais que só um aplicativo, é uma rede de apoio e proteção para que as mulheres saiam do ciclo da violência em que vivem - destacou a tenente-coronel Cláudia Moraes, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, que já atendeu cerca de 46 mil mulheres com me dida protetiva.
No mesmo evento foi feita uma ação em alusão ao Outubro Rosa - o Palácio Guanabara está ilumi nado com a cor da campanha de prevenção ao câncer de mama. Durante o mês, uma série de ações estão sendo promovidas para o cui dado com a saúde e autoestima da mulher. Nesta sexta-feira (21), por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e do RioSolida rio, servidoras estaduais participa ram de uma manhã de atividades especiais com palestras, serviços de beleza e autocuidado.
- O câncer de mama tem cura. Apoiar a troca de informações sobre prevenção e autocuidado pode salvar vidas. É muito gratifi cante participar de ações positivas em prol da causa e estar junto de pessoas e instituições sociais que auxiliam quem está em tratamento – afirmou primeira-dama do estado e presidente de Honra do RioSoli dario, Analine Castro.
O Grupo de Atuação Especializada de Comba te ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio (Gaeco/MPRJ), em conjun to com a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e a Polícia Mi litar, realizaram, na sextafeira (21), a operação As sepsia V, com objetivo de cumprir 24 mandados de prisão, uma apreensão de um menor e 27 de busca e apreensão contra investiga dos por associação crimino sa voltada para o tráfico de drogas nas cidades de San to Antônio de Pádua, Aperi bé e Itaocara, no Noroeste fluminense.
De acordo com a PM, ao total, 21 pessoas foram pre sas e um menor apreendido. Na ação, houve apreensão
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de sexta-feira (21), operação que investiga a atuação de organização criminosa acusada de produzir do cumentos falsos e usá-los para viabilizar o comércio e porte ilegais de armas de fogo. Os mandados foram cumpridos em Ala goas, Pernambuco e São Paulo.
Segundo a PF, os sus peitos, que são alvo de mandados de busca e prisão, fraudavam o regis tro de Colecionador, Ati rador desportivo e Caça dor (CAC) para viabilizar a aquisição e o porte de armas de fogo de manei ra ilegal. Posteriormente, elas eram vendidas.
A suspeita é de prática de crimes, como organi zação criminosa de mo delo empresarial, uso de documento falso perante a PF e o Exército Brasilei ro, comércio, aquisição, posse e porte ilegais de armas de fogo, além de falsidade ideológica e in citação ao crime.
As ordens judiciais fo ram expedidas pela 37ª Vara Criminal da Justiça Federal em Caruaru/PE, após representação da PF e manifestação favo rável do Ministério Público Federal (MPF).
No total, foram expe didos quatro mandados de prisão preventiva, 37 mandados de busca e apreensão, 11 ordens de suspensão das atividades de natureza econômica de pessoas jurídicas, se questro de bens adquiri dos a partir de 2019 e blo queio de valores.
Em Maceió (AL), a ação ocorre em um clu be de tiros localizado no bairro da Serraria, em Maceió, que funciona de forma regular. Agen
tes usaram marretas para quebrar as paredes do es tabelecimento.
A investigação atua também no âmbito digi tal, com o bloqueio de 14 páginas, perfis e canais de conteúdo ilegal na web.
Segundo a diligência policial, o grupo também é acusado de usar em presas como instrumentos para produzir entrevistas, vídeos e outros conteú dos, e difundir, em nome delas, publicidades ilegais
para a venda — estimu lando o uso indiscrimina do de armas de fogo e incitando a prática de cri mes.
Na operação defla grada nesta sexta-feira, agentes têm como ob jetivo identificar outros envolvidos nos crimes e confirmar como o grupo investigado atua para dri blar, de maneira fraudu lenta, as restrições impos tas por sistemas de órgãos públicos de fiscalização e controle.
de celulares, entorpecentes a serem contabilizados, R$ 16,7 mil em espécie, R$ 300 em notas falsas e uma ba lança de precisão.
Durante a investigação, o Ministério Público consta tou que a associação, além do cometimento de crimes de tráfico, é responsável até mesmo por crimes de tortu ra, efetivados com o objetivo de punir usuários que não pagam suas dívidas.
A partir de ações de inte ligência e informações obti das durante as apurações, chegaram a ser feitas pri sões em flagrante e realiza das apreensões de drogas do grupo criminoso, cau sando relevantes prejuízos financeiros aos envolvidos.
O Gaeco apurou, inclusive, que alguns dos envolvidos
estariam planejando fugir por receio de sofrerem re presálias dos próprios trafi cantes por não terem como pagar os fornecedores pelos entorpecentes perdidos.
Já com as provas pro duzidas que evidenciam os crimes, a operação foi realizada para concluir as investigações e colher ou tros elementos de prova. A investigação foi realizada em continuidade daquelas já concluídas e que funda mentaram as operações Assepsia I, II, III e IV, feitas em conjunto entre a Promo toria de Justiça de Itaocara e o Gaeco/MPRJ. As outras quatro fases da Operação Assepsia resultaram na pri são de mais de 58 trafican tes que atuavam na região, muitos já condenados.
Em Rio das Ostras o combate à criminalidade é diário. Os poli ciais em serviço pelo Programa Es tadual de Integração na Segurança (Proeis) estão nas ruas 24 horas.
Na sexta-feira (14), na locali dade do Âncora, os agentes auxi liaram policiais da 3ª Companhia, do 32º Batalhão de Polícia Militar, a efetuar um cerco tático para fla grar indivíduos realizando venda de drogas.
Na ocasião, foram apreendidas com o menor de idade trouxinhas de maconha e cocaína. Os meno res e seus tutores foram encami nhados para à 128ª Delegacia de Polícia para as medidas cabíveis.
CADERNO DE ANOTAÇÕES DO TRÁFICO- Na quarta-feira (19), a viatura do Proeis realizava o patrulhamento na localidade do Âncora. Os policiais se depararam com um veículo que ao avistarem a aproximação realizou uma mano bra suspeita. Os homens abando naram o carro e fugiram efetuando disparos contra os agentes.
Dentro do veículo, foi encon trado um caderno com diversas anotações de prestação de contas do tráfico. Os policiais, após soli citarem apoio, realizaram buscas, mas não conseguiram encontrar
os suspeitos.
Os fatos foram apresentados à 128ª DP.
SUSPEITOS PRESOS – Na úl tima quinta-feira, dia 20 de outubro, policiais em serviço pelo Programa
realizavam o patrulhamento pela orla da Praia do Bosque e foram avisados por populares sobre um assalto a mão armada no local.
Os agentes então iniciaram as buscas e conseguiram capturar os
dois homens com os dois celulares roubados. O simulacro usado no crime também foi encontrado.
O fato foi registrado na 128ª Delegacia de Polícia e os suspei tos ficaram presos.
A investigação iniciou após a prisão em flagrante de um indivíduo que tentou sacar valores relativos ao saldo de FGTS de outra pessoa
A Polícia Federal defla grou, na manhã de sexta -feira (21), a fase ostensiva de investigação voltada para coibir a atuação de grupo criminoso que atua em frau des, visando a realização de saques de FGTS nas agên cias da Caixa Econômica Federal, na região de Jales/ SP.
Um mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça Federal e cumprido na residência de um dos in vestigados em Ituiutaba/MG. Diversos documentos falsos foram apreendidos no local.
As investigações foram iniciadas há alguns meses,
após a prisão em flagrante de um indivíduo que ten tou sacar valores relativos ao saldo de FGTS de outra pessoa em uma agência da Caixa Econômica Federal em Pereira Barreto/SP, uti lizando-se de documentos falsos.
Após a prisão, a PF des cobriu que, além do preso naquela ocasião, havia ou tra pessoa suspeita de ser o responsável por providen ciar os documentos falsos utilizados nos crimes e que esta mesma pessoa seria o líder do esquema.
Nas buscas de hoje, a PF apreendeu dezenas de documentos falsos na resi dência do suspeito.
Todo o material será en caminhado à sede da PF em Jales/SP para ser analisado no interesse das investiga ções em curso.
Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) prenderam, na sexta-feira (21), um homem apon tado como um dos principais nomes do narcotráfico do Estado do Ceará. Ele foi capturado em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio.
De acordo com os policiais, o criminoso estava sendo monitorado há dois meses pela DRE.
Ainda segundo os agentes, este ano, o preso passou a integrar uma espécie de filial da maior facção de tráfico de drogas do Rio de Janeiro, quando matou dois de seus an tigos comparsas. O criminoso, então, se abrigou no esta do fluminense, de onde passou a controlar o narcotráfico em alguns pontos do Ceará.
Após procedimentos de praxe na DRE, ele foi enca minhado ao sistema prisional, onde está à disposição da Justiça.
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
O Senado aprovou na terça-feira (18) a Medida Provisória (MPV) 1.123/2022, que estabelece novas regras de creden ciamento e descredenciamento de empresa estratégica de defesa (EED). A MP, que foi aprovada sem emendas e segue para promulgação, estabelece quem, para ser classificada como EED, uma empresa precisa se credenciar no Ministério da Defesa e atender a critérios como ter sede no Brasil, dis por de comprovado conhecimento científico ou tecnológico e assegurar o controle acionário de brasileiros, admitida a par ticipação de estrangeiros no capital. Na mesma sessão, foi aprovada a medida provisória que transforma a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) em uma autarquia (MP 1.124/2022). Como também passou pelo Congresso sem modificações, o texto será promulgado.
O Programa Estadual de Desenvolvimento da Produção Artesa nal e Orgânica poderá ser instituído no Esta do do Rio de Janeiro. A autorização é da Lei nº 9.885/22, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição do Diário Oficial de sexta-feira (21). O Poder Executivo certificará a pro dução artesanal e orgânica que atender aos seguintes crité rios: obediência às normas ambientais municipais, estaduais e federais; adoção de práticas sustentáveis e não agressoras do meio ambiente; respeito às normas sanitárias e de segurança da produção e do produto, além da permissão para visitação pública em dias determinados.
Bendito sejais Deus, que concedestes ao bispo Do nato a graça da santidade.
Dai também a nós, o espírito de tranqüilidade e amor por vós. Concedei-nos hoje e sempre a firmeza da fé e a fortaleza nas adversidades.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Não se exalte, não se irrite, não discuta... A mansidão e a serenidade conquistam os corações e representam a felicidade. Ninguém resiste a uma pessoa calma e serena, e esta pode resistir a todos. Não há força que derrube a mansidão, e nada é empecilho para ela. Os mansos e serenos conseguem tudo o que desejam na terra, com a vantagem de jamais estragarem sua saúde tão preciosa.
Hoje podemos contar com profissionais da saúde envolvidos com o próximo aos quais representam bem a nossa sociedade cabo-friense. Dra. Catarina, clínica geral, que brilhantemente atende com excelência os nossos munícipes. Também pode mos contar com este profissional de muito respeito que sem pre se coloca disponível para atender ao próximo com mui ta humanização, carinho e respeito, o nosso querido amigo maqueiro e socorrista Lindolfo, sempre sorridente e solícito, o enfermeiro Dieimes, especialista em traumas e cardiologia. Podemos sim contar com estes profissionais na UPA PARQUE BURLE em CABO FRIO!
1 peça de filé-mignon suíno (com aproxi madamente 1,2 kg)
1 xícara (chá) de suco de maracujá con centrado
1 xícara (chá) de água 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de gengibre picado 1/3 de xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
1 folha de louro
Sal e pimenta-do-reino a gosto Azeite para regar
1 colher (sobremesa) de maisena
Purê de mandioquinha:
3 xícaras (chá) de mandioquinha cozida e espremida
Inovação, criatividade e muita animação foram as marcas da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras. Ao todo, cerca de 2 mil visitantes passaram pelo evento durante três dias de exposição de trabalhos de 46 escolas, além de oficinas, qui zzes, desafios e palestras. A programação garantiu interatividade, criando troca de experiência e conhecimento entre os estudantes expositores e participantes, professores e comunidades escolares.
1 xícara (chá) de creme de leite 3 colheres (sopa) de manteiga Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo: Tempere o filé com o suco, a água, o açúcar, o gen gibre, o shoyu, o louro, sal e pimenta. Deixe des cansar na geladeira por 2 horas. Retire do tempero e coloque em uma fôrma. Regue com azeite e leve ao forno médio, preaquecido, por 50 minutos ou até assar e dourar. Coe o tempero, separe 1 e 1/2 xí cara (chá) e dissolva a maisena. Despeje em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo até engros sar. Leve os ingredientes do purê ao fogo baixo em uma panela, mexendo até ficar cremoso. Em um prato, arrume o purê polvilhado com cheiro-verde e ao lado o filé fatiado e regado com o molho. Sirva.
Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, sempre às 18h30, a Biblioteca Municipal de Rio das Ostras, no Balneá rio Remanso, recebe o es petáculo o “Diário do últi mo ato”, da Cia Plúmbea, que convida o público a presenciar os últimos mo mentos de vida de Flor bela Espanca, um dos no mes mais importantes da literatura portuguesa. A dramaturgia de Ronaldo Ventura é inspirada em cartas e diários da poeta e a atriz Ana Cecília Reis promove um encontro íntimo com a plateia. Os ingressos já estão dispo níveis para serem retira dos gratuitamente pelo link https://www.sympla. com.br/diario-do-ultimo -ato-em-rio-das-ostras ---rj__1725235. A classifica ção etária é de 14 anos.
“Ao me deparar com os textos íntimos de Flor bela Espanca fiquei muito emocionada, é impres sionante como os pensa mentos e sentimentos de uma mulher dos anos 1920 podem refletir ainda hoje em cada uma de nós”, re vela Ana Cecília.
Quando Florbela tran cou-se no quarto nas primeiras horas de 08 de dezembro de 1930, no dia do seu aniversário de 36 anos, deixou a reco mendação de que não fosse incomodada até a manhã seguinte. De fato, nenhuma pessoa o fez, nunca mais. Naquela madrugada, deitada na cama, sem ‘haver ges tos novos nem palavras novas’ ela se suicidou in gerindo dois frascos do barbitúrico Veronal. Os momentos finais que se param o primeiro com primido ingerido de seu último suspiro prometem tocar o público presente de forma poética.
“Este espetáculo é uma homenagem a essa mu lher brilhante. Percebo um encantamento da plateia ao adentrar em seus pensamentos, co nhecendo quem foi Flor bela Espanca para além de suas obras. É também uma forma de apresen tá-la para as novas ge rações de forma afetiva, difundindo o amor pela literatura, especialmente
a poesia”, conclui a Ana Cecília Reis, que realizou uma residência artísti ca na cidade de Évora, quando a peça foi con templada pela Bolsa Jo vens Criadores do Centro Nacional de Cultura de Portugal e atualmente foi contemplado no Edi
tal Retomada Cultural 2, com incentivo da Secre taria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
A peça tem atuação de Ana Cecilia Reis, tex to e direção de Ronal do Ventura, cenário por Dhiego Rabelo, figurino
por Patrícia Almeida, pro dução e iluminação de Paulo Barbeto, filmagem, edição e fotografia de Fernanda Almeida e rea lização da Cia Plúmbea.
Conheça um pouco so bre a Cia Plúmbea A Cia Plúmbea foi fun dada em 2013 com obje
tivo de uma pesquisa téc nica e ética do ofício de atuar. Tem como meto dologia dramatúrgica o princípio de autoria cole tiva, a partir de um inten so treinamento com os atores e atrizes. Com cir culação e prêmios pelo Brasil e Portugal, o inte resse do grupo é difundir suas pesquisas por meio de espetáculos, oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios, trocas cul turais, reflexões teóricas e projetos itinerantes e em espaços não convencio nais.
Endereço: Biblioteca Municipal de Rio das Os tras - Avenida Amazonas - Balneário Remanso - Rio das Ostras
Data: 25, 26 e 27 de ou tubro
Ingressos: https://www. sympla.com.br/diario-do -ultimo-ato-em-rio-das-os tras---rj__1725235
Informações: ciaplum bea@gmail.com
Classificação: 14 anos
Divulgação Divulgação/AlerjTaroudant Marrocos possui imponentes muralhas de adobe, adornadas com torres quadradas, no local há 5 portões com destaque para Bab El-Kasba - o principal e o mais majestoso. Grandes pomares cercam a cidade, a sua medina e os souks são muito animados.
Onde está localizado?
É uma cidade marroquina, que fica no sul do Marrocos, e a capi tal da província homónima, que faz parte da região de Souss-Mas sa-Draâ. Ela fica 80 km a leste de Agadir, a cerca de 250 km a su doeste de Marraquexe, a 60 km do Aeroporto Internacional Al Massira, e três quilómetros do leito do uádi (ou assif, rio),O vale fértil de Suz. Ela está rodeada por montanhas - o Atlas superior para o norte e leste e a faixa Anti-Atlas, ao sul - Taroudant está no centro de um vale fértil. De bruçado sobre um afloramento ro choso 30 quilômetros a sudeste, a aldeia de Tiout está sobre um bos que de palmeiras que lembra o de Marrakech.
As ruínas de um antigo kasbah foi transformado em um restaurante para turistas e situa-se acima do local. Do alto deste afloramento, há uma vista excepcional sobre o Atlas superior e o vale Souss.
O filme Ali Baba e os Quarenta Ladrões foi filmado no palmeiral da cidade em 1954.
A montanha mais alta do Norte de África, o Jbel Toubkal, com 4 167 m de altura, situa-se na província de Tarudante.
O clima de Tarudante é sempre semiárido, com um período húmido de outubro a março e um período seco de abril a setembro.
A média diária de horas de sol no inverno é de mais de 7 horas, e no verão a cerca de 11 horas . Por isso nós recomendamos que faça a sua viagem pela essa linda cidade no inverno.
Agente de Tarudante acreditam que o nome da cidade de Tarudante tem origem da frase berbere “Ta roua ddante” que significa literal mente “as crianças foram levadas (pela água)”, essa frase foi dita pela uma mulher berbere pobre, que estava lavando ropas à beira do rio quando os seus filhos foram leva dos por uma cheia.
Acordo com as recordações numerais dos habitantes em 2004 tinha 69 489 habitantes, e em 2010 tivesse 79 779. A cidade de Tarou dant está chamada também de “A Pequena Marráquexe” ou “A Avó de Marráquexe”. A cidade parece tanto com Marraquech até as praças de
les estão parecidos, por exemplo, a Praça Assarag em Taroudant, pare ce muito com a Praça Jemaa El Fna em Marraquech más a diferença é que a Praça Jemaa El Fna é um pouco maior.
A cidade é muito bem conicida sobretudo pelo seu comércio, e pela profusão de hortas e jardins, que ocupam grande parte da cidade.
Quais são especialidades lo cais?
Para além do artesanato e ob jetos de prata berberes, a cidade de Taroudant é famosa por seu curtu me. Isso é fácil de entender quando você visita a souk dos curtidores. Cerca de 40 artesãos trabalham as peles de ovelhas, cabras e ou tros animais mais exóticos na sua frente.
No lado agrícola, a área ao redor Amagour, uma bonita vila situada 32 quilômetros ao sul de Taroudant, está coberta de árvores argan. O famoso óleo de Argan, é utilizado em cosméticos e na culi nária, assim como o poderoso aça frão, que é colhido a partir de flores do local.
Relaxamento entre as montanhas e o deserto
Taroudant o montanhoso Taroudant está rodeado de muros: suas muralhas fazem seu charme, sua reputação, atraem os viajantes. Mas, porque não deixar este caso de pedra? Por que você não vai ao seu redor, descobre um pouco da natureza selvagem que se desdobra ali, caminha ao longo dos cumes que ali ficam?
Rodeado pelas montanhas do Alto Atlas e do Anti-Atlas, Taroudant é o ponto de partida para muitas ca minhadas e caminhadas. Amantes de espaços abertos, você encontra rá sua conta no meio de um cenário suntuoso que alterna relevos ín gremes e vales ensolarados. Você
vivem lá cultivando cevada, trigo ou alfarroba. Você pode observá-los e aprender um pouco sobre sua vida cotidiana. Mais adiante, no topo da colina, um antigo Kasbah ainda está de pé e completa a sua aventura no meio da natureza com um matiz cul tural do melhor efeito!
Você sonha em combinar suas duas paixões de descobrir novos ambientes e fazer compras? Em Taroudant, para além do artesanato típico da região, terá a oportunidade de descobrir produtos endémicos de Marrocos: o azeite de argan e o açafrão, muitas vezes chamado “ouro vermelho” devido à sua cor.
Admire as mil e uma lembran ças e objetos que você pode encon trar lá: o artesanato desta cidade está muito impregnado de Amazigh know-how! Você pode ver isso observando as jóias ou os muitos objetos de prata, como punhais ou pontas de espingardas cerimoniais nas bancas. Os “Roudanaises”, habitantes de Taroudant, usam or gulhosamente estas jóias todos os dias!
Vá ao souk dos curtidores e observe os artesãos trabalhando as peles de uma forma eco-responsá vel e saia, entre outras coisas, com bolsas e sapatos feitos à mão! Ta petes de lã feitos à mão com dese nhos geométricos vão encantar os seus olhos!
E finalmente, descubra alguns dos recursos naturais de Taroudant: o famoso óleo de argan, para a ali mentação ou cuidados de beleza, e uma das especiarias mais perfuma das do mundo: o açafrão!
Troque com os vendedores, eles ficarão encantados em com partilhar seus segredos com você!
Artesanato e tradições amazighTaroudant é uma das jóias do sul de Marrocos, suas muralhas, uma vitrine que envolve uma das mais belas cidades do país. As suas paredes enrugadas estendem-se ao longo de 6 quilómetros. Ladea das por 130 torres e portões elabo rados, contribuem para o carácter especial de Taroudant e, quando o sol brilha, é muito agradável cami nhar à sombra que lançam.
O centro da cidade não deve ser ultrapassado. A antiga capital saâdia esconde tesouros. A sua Medina antes de mais nada: as ruas estreitas e as fachadas altas do an tigo bairro são a ocasião para um in teressante passeio. Passear pelas suas vielas é descobrir o Marrocos tradicional, absorver os sons e os cheiros da vida quotidiana.
Seus souks então: cidade de arte e história Taroudant é, no en tanto, uma cidade animada pelo barulho dos comerciantes que montam suas barracas, que ne gociam suas mercadorias. O Ama zigh souk é particularmente famo so. Todos os dias, louças, tapetes, candeeiros e alimentos são postos à venda e permitem aos marroqui nos suprir as suas necessidades, e aos turistas comprar lembranças encantadoras.
Finalmente, no perímetro das muralhas, os curtidores batem as peles e fazem as peles que fazem a reputação de Taroudant. Eles tra balham à moda antiga, com as suas mãos para ferramentas e moldar malas, pufes e sandálias para o maior prazer dos viajantes.
Como podem ver, a “pequena Marrakech” não tem nada a invejar à sua irmã mais velha e merece o desvio!