1 minute read

Energia eleva PIB per capita de municípios POTIGUARES

A expansão da matriz elétrica do Rio Grande do Norte tem favorecido o Produto Interno Bruto de municípios do Rio Grande do Norte. Atualmente, dos 10 maiores PIBs per capita do Estado, oito possuem parques de energia eólicas instalados. São eles: São Bento do Norte, Pedra Grande, Bodó, Guamaré, Parazinho, Serra do Mel, São Miguel do Gostoso e João Câmara.

Advertisement

Para a especialista no tema Lorena Roosevelt,AssessoradoConselhoDeliberativo Estadual do Sebrae/RN, ambas as fontes renováveis possuem potencial de expansãoemtodasasregiõesdoRioGrande do Norte, elas têm em comum o fato deseremabundanteselimpas,ambascontribuem para a diversificação da matriz e para a segurança energética do país e ambas demandam provedores de bens e serviços , ocasionando oportunidades para a geração de empresas e empregos.

“A energia eólica na etapa de prospecção e construção e montagem de parques demanda estudos ambientais, estudos de georreferenciamento, obras de engenharia,construçãocivil,terraplenagem,além deserviçosacessórioscomohospedagem, alimentação e uma gama de serviços que sãofornecidosemnívellocal.Nascidades onde os parques estão concentrados, índices como PIB são superiores a média do Estado”, aponta.

“A cadeia produtiva da energia solar noselosdedistribuição,integraçãoeconsumosãodominadasbasicamenteporpequenas empresas, que conformam um mercado em expansão. Essa modalidade tem como característica a alta capilaridade em todo o Estado, são empresas locais que mobilizam uma gama de bens e serviços voltadas para itens para instalação,pequenoscomponentesacessóriosao Kitfotovoltaico,estesetordemandabens, serviços e mão de obra local, contribuindo para além dos benefícios econômicos naeconomiacomacontadeenergiaedos benefícios ambientais advindos da energia limpa, também gera novas empresas e novos negócios especializados, finaliza.

This article is from: