Revista CNT Transporte Atual - Março/2012

Page 33

CNT TRANSPORTE ATUAL

33

MARÇO 2012

CNJ/DIVULGAÇÃO

SUCATAS EM AEROPORTOS

Manaus: 6

São Luís: 1

Recife: 2

Salvador: 3 Brasília: 6 São Paulo/Congonhas: 9*

Belo Horizonte: 1

Campinas/Viracopos: 7 São Paulo/Guarulhos: 7

Rio de Janeiro/Galeão: 13**

* 4 já foram desmontados, 1 foi leiloado inteiro em fevereiro e 4 tinham desmonte previsto para fevereiro

plástico são aproveitados pela indústria

do juiz da ação ou até mesmo do Ministério Público Federal. Março também é o prazo previsto para o início da retirada dos seis aviões abandonados no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF). São três Boeigns 767-200 da Transbrasil e três Boeings 737-200 da Vasp que ocupam uma área incluída no projeto de ampliação do aeroporto. Outros aeroportos como Salvador (BA) e Campinas (SP) também têm aeronaves ocupando espaços necessários para aumentar a capacidade de operação.

** 4 Boeings 727-700 da VarigLog já tiveram o desmonte iniciado *** Desmonte já iniciado

Depois de iniciada, a desmontagem de cada um dos aviões deve acontecer em até dez dias. Cada sucata vale aproximadamente R$ 30 mil e o valor arrecadado com a venda deve ser utilizado para quitar as dívidas das companhias. Segundo Melek, a ideia inicial do programa Espaço Livre Aeroporto era tentar recuperar as aeronaves e até mesmo fazer com que elas voltassem a voar, mas laudos da Anac revelaram que a grande maioria delas já havia parado com deficiências. “Em média, a vida útil de um avião de grande porte é de 60 mil ciclos de pressurização (pro-

cedimento de fechar as portas, voar e abrir as portas novamente). Mas as aeronaves da Vasp já tinham completado 90 mil. Isso impediu qualquer tipo de reaproveitamento do material que não fosse a destinação para sucata”, explica o juiz. Além das aeronaves que fazem parte da massa falida das empresas, outras 300 de menor porte também ocupam espaço nos aeroportos do país. A maioria delas foi apreendida em operações de combate ao tráfico de drogas e agora está sendo entregue aos tribunais de justiça dos Estados.

Porto Alegre: 1*** Fonte: CNJ

Batizadas como Espaço Livre I e Espaço Livre II, as aeronaves Cesna 206, apreendida em São Paulo, e Seneca II, apreendida em Goiás, já fazem parte do patrimônio do Poder Judiciário do Amazonas e de Mato Grosso, respectivamente. Outras duas devem ser entregues até o final de março para os tribunais de Mato Grosso do Sul e do Pará. “Esses aviões têm aumentado a presença do Judiciário em algumas localidades. Além de serem utilizadas em operações, elas transportam juízes e desembargadores”, conta Melek. !


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.