Revista CNT Transporte Atual - Fev/2009

Page 79

CNT TRANSPORTE ATUAL

FEVEREIRO 2009

“É UM PROJETO DE INTERESSE REGIONAL, DESENVOLVIMENTISTA, TEM UM CARÁTER DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS IMPORTANTES PÓLOS NACIONAIS”

TECNOLOGIA, COMO O TAV?

Projeto estratégico para o Brasil está virando realidade ALBUINO CUNHA DE AZEREDO

TAV (trem de alta velocidade) que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo, está se tornando uma realidade e é considerado um investimento prioritário do governo federal brasileiro. Além de sua importância para atender à demanda de transporte entre as duas metrópoles, o projeto é estratégico para a economia do país. Mas é também um projeto de alto interesse regional, porque, além de ser desenvolvimentista, tem um caráter de integração entre os mais importantes pólos nacionais que, juntos, participam com mais de 44% do PIB brasileiro e onde estão instaladas mais de 50% das indústrias do país. Sua operação é considerada vital para equacionar, a médio prazo, o problema crescente da saturação dos aeroportos de São Paulo e Rio, o congestionamento das rodovias, o tempo de viagem entre as duas metrópoles e torna-se fundamental para a realização da Copa do Mundo. Deve representar ganhos para

O

o Brasil em termos tecnológicos porque está prevista sua implantação com transferência de tecnologia nas áreas consideradas mais importantes do projeto, seguindo o modelo que foi adotado pela Coreia do Sul. Assim, o projeto prevê obrigatoriamente parcerias das empresas internacionais fornecedoras da tecnologia com empresas brasileiras. O trem de alta velocidade vai ligar Campinas (SP) a São Paulo e ao Rio de Janeiro. Estimado em um custo em torno de US$ 12 bilhões, o projeto prevê que o trem percorreria os mais de 400 km - a linha entre São Paulo e Rio - em uma velocidade máxima superior a 300 km/h. O projeto prevê também a extensão da linha entre São Paulo e Campinas, com quase 100 km. O estudo que está sendo realizado indica que o projeto será viabilizado por meio de PPP (Parceria Público-Privada). O estudo oficial de viabilidade técnico-econômico-financeiro e de demanda foi contratado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) a um consórcio liderado pela empresa inglesa

Halcrow Group e deverá estar concluído até abril deste ano. Considerando o vulto, a importância e a complexidade desse projeto, a Trends Engenharia e Consultoria vem realizando, para o TAV, um estudo básico de alternativas técnicas, amplo e abrangente, analisando as diversas soluções tecnológicas existentes no mundo e as possíveis opções de traçado, de número de paradas e de desempenho operacional, dando assim uma valiosa contribuição por meio de sua expertise em projetos ferroviários. A experiência mundial em trens de alta velocidade tem sido a sua referência permanente na busca do melhor projeto para o país. A operação do TAV, entre Seul e Busan, na Coreia do Sul, em uma primeira linha de 400 km, por sua similitude com o trecho São PauloRio, é importante referência. O leilão para a contratação do empreendimento está previsto para junho, o que permite vislumbrar a possibilidade, embora difícil, da operação da linha para a Copa-2014.

ALBUINO CUNHA DE AZEREDO Engenheiro civil e diretor da Trends Engenharia e Consultoria

79


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.