Page 1

[conectando sua voz ao mundo]


»VOJO

[ AMPLIANDO VOZES PELO BRASIL ]

O Instituto Mídia Étnica, em parceria com com pesquisadores do Center for Civic Media, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Research Action Design vem desenvolvendo o projeto VOJO BRASIL. O objetivo é empoderar as comunidades tradicionais de áreas periféricas por meio da utilização da tecnologia VOJO, que possibilita a qualquer usuário de celular criar e atualizar blogs de áudio e texto. Mesmo com aparelhos sem acesso à internet, é possível enviar conteúdo de áudio até mesmo dos telefones públicos. Além disso, o projeto visa conectar as diversas comunidades em torno de uma rede para que possam se articular e buscar maior visibilidade para suas demandas sociais, culturais e políticas. Jovens quilombolas de Ilha de Maré realizam entrevistas com participantes da III Conepir BA


VOJO é um sistema que permite qualquer pessoa divulgar informações e notícias na Internet. Com essa tecnologia, por meio de um número telefônico, até mesmo de um telefone público você pode produzir conteúdo. Com um celular de recursos um pouco mais avançados também é possível enviar fotos, mensagens de texto. A tecnologia, desenvolvida nos Estados Unidos, está sendo usada de maneira pioneira no Brasil e na América do Sul pelo Instituto Mídia Étnica e Correio Nagô. A primeira comunidade onde atuamos foi a Ilha de Maré, localizada na Baía de Todos os Santos a cerca de 13km de Salvador(BA). Com o VOJO, jovens moradores da ilha fizeram denúncias de crimes ambientais e cobraram das autoridades uma solução para os problemas enfrentados na região. Agora estamos ampliando as ações no Brasil. A ferramenta é ideal para ser usada em localidades onde o sistema de internet comercial ainda não esteja disponível. Entre em contato conosco e seja um cidadão-jornalista do nosso site mesmo que você more em uma comunidade com pouco ou nenhum acesso à rede. FALE COM A GENTE! (71) 3011-0980 • www.midiaetnica.org/vojo


» Vojo Brasil,

conectando você ao mundo de forma simples.

1 Em qualquer lugar , de um celular, telefone fixo ou público, você envia sua mensagem.

ENVIAR

3 2 O Vojo recebe seu conteúdo e envia para a internet

Sem conexão a internet, sem celulares avançados, sua mensagem chega ao mundo


Qualquer pessoa pode acessar o VOJO?

Sim. Todos podem enviar uma postagem. Basta ligar para um número telefônico. É uma forma do cidadão praticar jornalismo participativo.*

Mesmo sem acesso à internet eu consigo enviar minha postagem?

Sim. Você pode ligar com seu celular, telefone fixo ou mesmo de um telefone público. Se o modelo do seu celular for mais avançado, você também pode enviar fotos e mensagens de texto.

Como faço uma postagem falando através de um orelhão? É muito simples. Com o número do telefone do VoJo Brasil em sua região, você posta seu áudio e divulga o seu conteúdo.

Que tipo de notícias posso enviar?

A princípio, toda e qualquer notícia que seja relevante para sua comunidade e mesmo para outras localidades. Denúncia, eventos culturais e artísticos, entrevistas e ações de mobilização social são alguns exemplos. * Ao custo de uma ligação local. É necessário ter créditos ou bônus.


Eu posso ouvir as notícias postadas por outras pessoas? Sim. Ao ligar para o número telefônico de sua região é possível ouvir outras histórias, ou seja, você pode se informar sobre o que acontece na sua comunidade.

De que forma meu bairro, comunidade ou região podem ser beneficiados com o VOJO? O VOJO permite que a voz de sua comunidade chegue mais longe. Seu conteúdo pode chamar a atenção, por exemplo, das autoridades e da mídia sobre uma dificuldade enfrentada no dia-a-dia pelos moradores de uma região. Laura Ellen entrevistando Érika de Jesus na Ilha de Maré (BA)


VOCÊ AINDA TEM DÚVIDAS? A GENTE EXPLICA, É MUITO SIMPLES! 1. Ligue para o número VOJO de sua região 2. Ouça a mensagem e escolha sua opção 3. Grave a sua mensagem 4. Aperte a tecla “jogo da velha” para salvar sua mensagem 5. Pronto! 10 DICAS PARA VOCÊ USAR O VOJO O que dizer Selecione o conteúdo que você quer compartilhar Como dizer Expresse suas ideias com clareza. Fale sem pressa, nem muito rápido, nem devagar Identifique-se Se não se tratar de denúncia anônima, diga quem é, o que faz, e deixe seu contato. Você pode se tornar uma fonte importante para jornalistas e veículos de comunicação. Seja objetivo Vá direto ao ponto, sem rodeios Faça um ensaio antes Antes de ligar e postar seu conteúdo, faça um ensaio antes Mantenha a concentração Evite que seus colegas atrapalhem sua postagem Seja você mesmo Mantenha a naturalidade. Você não precisa imitar ninguém Para informar, mantenha-se informado Procure ler as notícias e entenda o que acontece no mundo Tire boas fotos com seu celular Utilize seu aparelho como uma poderosa ferramenta * Há ainda a opção de ouvir outras histórias no sistema. Equipe VOJO Brasil Coordenação: Paulo Rogério Nunes • Assistente de Coordenação: Luciane Neves • Instrutores: Geilson Souza (Tecnologia) • Rosalvo Neto (Comunicação) • Consultora Pedagógica: Carla Antelante da Cruz • Texto: Tom Correia • Arte: Eric Robert • Website: 3Ecologias • Consultor da Tecnologia VOJO: Sasha Constanza-Chock Tecnologia criada por "VozMob.net"


{conectando sua voz ao mundo}

Realização:

Apoio:

Parceria:

www.midiaetnica.org/vojo

Cartilha Vojo Brasil  

Texto: Tom Correia

Cartilha Vojo Brasil  

Texto: Tom Correia

Advertisement