Informativo do Mandato Companheiro da Nossa Gente Vereador Ronivaldo Maia - PT 2ª Edição. Fortaleza, 21 de Junho de 2009.
Movimentos sociais discutem marco legal da Economia Solidária
Audiência marcou o início do processo de construção coletiva do projeto que será apresentado à Câmara.
Cerca de 300 pessoas entre produtores e produtoras locais e membros da gestão municipal participaram de audiência pública promovida pelo mandato do vereador Ronivaldo Maia.
Bom debate e ampla participação popular. A audiência pública realizada no dia 11 de maio na Câmara Municipal que debateu a criação do marco legal da economia solidária foi uma clara demonstração de que é possível construir coletivamente um mandato parlamentar. Cerca de 300 pessoas, entre produtores e produtoras locais, membros da gestão municipal e militantes sociais compareceram à audiência e colaboraram com as discussões iniciais sobre o projeto de lei. O vereador e líder do PT na Câmara, Ronivaldo Maia, destacou que este primeiro momento de debate sobre o tema “selou o compromisso do nosso mandato com o fortalecimento de políticas públicas para o setor”. O deputado federal Eudes Xavier (PT) também colaborou com as discussões e pontuou que “demos um importante passo no fortalecimento da produção e do consumo em Fortaleza”. Na ocasião, também foi lançada a Frente Parlamentar pela Economia Popular e Solidária na Câmara Municipal.
De acordo com o diretor de fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Dione Manetti, “a função da Frente deve ser também avançar no debate com a sociedade sobre o tema, que precisa ser melhor compreendido. Alguns ainda não acreditam na Economia Solidária como estratégia de organização econômica da classe trabalhadora”, destacou.
Editorial Por um mandato coletivo e militante! “A construção coletiva de um mandato atento às lutas do nosso povo”. Ronivaldo Maia Nesta segunda edição do Boletim Nossa Gente, tenho a alegria de dividir com você as ações do nosso mandato no primeiro semestre legislativo. É momento de avaliarmos nossa atuação e destacarmos o que para nós resume bem este período: a construção coletiva de um mandato atento às lutas do nosso povo. Um bom exemplo é o processo de criação do marco legal da economia solidária, uma reivindicação de produtores(as) locais organizados(as) que começa a ser construída através de audiências públicas e seminários com a sociedade civil e poder público. Ainda no mês de agosto, devemos apresentar na Câmara o fruto deste amplo debate. Nas páginas que seguem você pode conhecer melhor outros temas prioritários como o enfrentamento à drogadição na juventude, a luta das mulheres, o meio ambiente e os preparativos da nossa cidade para receber bem os jogos da Copa de 2014. Boa leitura e acompanhe sempre o mandato em nosso endereço eletrônico.
As mulheres dão o exemplo
Bancos Comunitários
Cilene Silva é produtora da Associação de Mulheres Dendê Sol. O grupo conta com a organização de 50 mulheres da comunidade. Para ela, o marco legal “vai dar mais segurança às produtoras, além de permitir a participação dos grupos em licitações públicas”, exemplifica. Sobre a construção coletiva do projeto, Cilene afirma: “Quando o poder público e a sociedade discutem a criação de uma lei, há maior possibilidade desta lei dar resposta efetiva às necessidades das pessoas”. No dia 8 de agosto, haverá mais um seminário sobre o projeto. Acompanhe nossa agenda no site e participe!
Nosso mandato também vai realizar uma audiência pública sobre a “Jornada pela Democracia Econômica: Bancos Comunitários”, uma iniciativa popular que tem à frente o Instituto Palmas e a Rede Cearense de Bancos Comunitários. O objetivo é mobilizar a sociedade e difundir o acesso a serviços financeiros e bancários como um direito que precisa ser garantido. Os Bancos Comunitários apresentamse como uma estratégia para a inclusão financeira e bancária, voltada a todos e todas que estão à margem do sistema de poupança e crédito nacional.
Visite e divulgue www.ronivaldomaia.org.br. Fotos, vídeos, blogs, comentários, notícias e rádio.