UMA INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS PELO PMBOK A mais conhecida referência sobre gerenciamento de projetos é o PMBok (Project Management Body of Knowledge), manual atualmente na versão 2004 que engloba os principais processos de cada uma das áreas do gerenciamento de projetos, a saber: qualidade, recursos, gerenciamento de custos, tempo, escopo, comunicação (entre a equipe e com os diferentes públicos de interesse do projeto), riscos, aquisições (parte contratual, de matérias primas e insumos), e por fim, a integração de todos os anteriores.
FIGURA 01 - As áreas do Conhecimento do PMBoK Baseado no PMBoK, versão 2004
A seguir, segue breve caracterização das áreas de conhecimento supracitadas: •
Escopo: refere-se ao conteúdo do projeto em si, e os processos necessários à sua execução. Engloba o planejamento do escopo, sua definição, a criação da Estrutura Analítica de Projetos (EAP, ou WBS, em inglês), e por fim a verificação e controle do escopo (esses últimos sub-processos visam o monitoramento do escopo, efetuando eventuais medidas corretivas que se façam necessárias).
FIGURA 02 - Exemplo de EAP para o projeto fictício “Café da Manhã”
•
Qualidade: baseia-se nos modernos princípios de gestão da qualidade, entendida como “adequação ao uso” (JURAN), “fazer certo desde a primeira vez” (CROSBY) ou satisfação das necessidades do cliente. Engloba o planejamento, garantia (visto como processo pró-ativo de prevenção, ou mesmo predição, de não-