Potyguaras Nº1

Page 1

olá

A Revista Potyguaras nasceu sobre a perspectiva de conversar sobre o cenário da moda e todas as suas nuances na cidade de Natal.

Editores: Alanna Lima Rayssa Bessa Mariana Moura Theodore Lucas Gustavo Patrícia Chaves Dara Guedes

04 06 08 10 13 Da passarela para a cidade Stylist em Natal Sustentabilidade potiguar Moda do zero Visual merchandising ÍNDICE

Depois de dois anos de espera, devido à pandemia, o festival MADA desfilou grandes nomes da musica brasileira, mas também foi passarela para apostas e tendências do mundo da moda.

Pudemos ver o "Rosa Valentino" ou "BarbieCore", as Calças Cargos que é uma grande aposta dos fashionistas e também vista na passarela da Coperni na última Paris Fashion Week.

A tendência que mais nos chamou atenção nos looks do festival foi a tendência Bodycon, derivado da expressão "body conscious", ou seja, consciência corporal. A tendência consiste em peças super justas, com bastante transparência e caminha lado a lado com a estética sexy vista no desfile da Dolce & Gabbana na PFW22.

POR MARIANNA MOURA E LUCAS GUSTAVO
4
fotoinstagramvoguerunway
fotos instagramvoguerunway
fotosinstagramvoguerunway 5

Íguia

Telita

Aproveitamos o momento do festival para conversar com a estilista potiguar Íguia Telita, responsável por criar os looks usados por DK, responsável pelo after do Mada

Íguia é uma artista potiguar, stylist, dj e performer independente da cena cultural de Natal. CEO de uma marca de roupas sem gênero e sem rótulos chamada IGNIS, Íguia brilhou nos palcos do Festival MADA. No primeiro dia de festival ela assinou os looks da cantora e drag potiguar Potyguara bardo, trazendo uma modelagem bem colorida nas cores verde e amarelo a proposta foi unir música, cultura e moda em um vestido com silhueta justas.

S T Y L I S T E M N A T A L 6

Ainda cadora, produto partida com est os.

5 7

com o meio ambiente frente aos danos causados pelas indústrias têxteis.

Os brechós surgiram como uma solução para evitar que roupas encerrem seus ciclos em lixões, produzir economia e gerar fluxos mais renováveis para as peças. O Brasil produz cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis anualmente. O equivalente a um caminhão de roupas é enviado para o aterro ou à incineração a cada segundo, de acordo com a Fundação Ellen MacArthur, instituição global que incentiva a sustentabilidade no planeta.

Pensando nisso, trouxemos duas indicações de brechós em Natal para você se jogar na moda circular e trazer, quem sabe, novas perspectivas para peças de roupas ainda cheias de vida.

foto do instagram do brechó nos trinques
8

Brechós para você conhecer em Natal

BRECHÓ NOS TRINQUES

Instagram @nos trinques

"Queremos que peças que já existem contem novas histórias", é o que fala a criadora e curadora de moda circular Raphaela. Criado em 2019, o brechó online conta com peças novas e seminovas que são cuidadosamente garimpadas e tratadas, uma a uma, antes de serem disponibilizadas.

A BRECHONISTA STORE

"É a oportunidade de usar coisas de qualidade, respeitando o seu dinheiro e a natureza", descreve Bete, criadora do brechó que funciona desde 2019. Com peças novas e seminovas, a loja física (com vendas online também) fica localizada na Av Romualdo Galvão, 1573, no bairro Lagoa Nova,

f o t o s d o i n s t a g r a m b r e c h ó n o s t r i n q u e s
f o t o s d o i n s t a g r a m a b r e c h o n i s t a s t o r e
Instagram @abrechonista store
2 9

Moda do Zero

Quepeçasderoupaeacessóriosfeitosde formamanualestãoemalta,nósjásabemos. Mas o que é esse movimento que tem ganhadocadavezmaisespaçoemnossos guardaroupas?Atendênciadohandmade, quetraduzindoquerdizerFeitoàmão,trás peçasqueduramequerespeitamomeio ambiente,totalmentealinhadoaoconceito desustentabilidadeeconsumoconsciente Além de gerar renda para pequenos produtores como as rendeiras da vila de pontanegraemNatal RN,umgrupode mulheresquevivemdeproduzirarendade bilro.

IsaacSilva,umestilistabaianoedonode uma marca de roupas sem gênero, com técnicas de alta costura e feitas em Handmadepelopróprioestilista, afirmaque "O futuro da moda esta nas causas humanitáriasesustentáveis.Aspessoasnão queremmaisconsumirapenasprodutos, queremalgoquetenhaumaverdade"

peças feitas pelo estilista isaac silva para sua marca

P O R P A T R I C I A C H A V E S E R A Y S S A B E S S A vestido de renda feito a mão pelas rendeiras da vila de ponta negra
10

Outro ponto a se destacar é que, na indústria da moda, o handmade é uma alternativa para as marcas que estão em busca de se diferenciarem de forma criativa e uma moda mais sustentável, já que peças feitas à mão tendem a durar por mais tempo e há frequentemente preocupação na escolha de materiais que possam ser reciclados completamente e, dessa forma, cause menor impactoaomeioambiente.

A arte dos nós que virou tendência contemporânea.

Dentro da tendência do Handmade se fala muito das peças de tricô e crochê, mas o macramê tem ganhado seu espaço no meio do vestuário, precisando apenas das mãos e barbante ou linha para criar peças de tecelagem únicas, o artesão vai criando nós, tranças, franjas e formas geométricas com amarração, fazendo com que cada peça tenha caraterísticasímpares

Épossívelcriardesdepeçasderoupasapeças de decoração E graças à sua versatilidade e b l tili t d i t ã tãpeça de macramê da marca moon spirit

Tendência da moda que valoriza o artesanato

Cada vez mais as peças handmade ganham espaço no mundo da moda. Isso porque, as peças feitas à mão possuem um valor único, com riqueza de detalhes que, muitas vezes, as máquinas não conseguem fazer

O artesanato não é exatamente uma novidade no mercado A tendência handmade firmou presença nos anos 70 e nos últimos tempos temos visto uma maior valorização dessas peças que apostam na sustentabilidade, criatividade e experiência única. Estilo e exclusividade fazem parte dessa tendência.

11 peças da marca Depedro

Agora que já sabemos mais sobre o handmade e o que ele representa, separamos aqui três marcas natalenses onde você pode encontrar peças incriveis, que atendem online e enviam para todo o Brasil.

LAGATARA

A marca é apaixonada por crochê do Nordeste brasileiro, trabalha com as melhores artesãs de Natal. Além de biquínis, a marca também trabalha com croppets, hot pants, blusas e regatas, bodys, tops, shorts, bolsas, conjuntos e vestidos

www.lagattara.com.br @lagattara crochet

DEPEDRO

Uma marca potiguar, slow Fashion e que carrega a filosofia de moda desacelerada, a marca trás peças de crochê feito à mão que vão desde croppets, biquínis e shorts a blusas e vestidos.

Uma marca com impacto social que produz moda plural gerando empoderamento e renda no sertão.

A rede de produção da DePedro é feita por costureiras, bordadeiras, rendeiras e crocheteiras do sertão e litoral potiguar.

@modadepedro 12

Érika Patrícia Dantas Almeida

Graduada em Designer de Moda pela Universidade Potiguar UNP, com Pós Graduação em Varejo de Moda, pela mesma universidade, Érica Almeida, ocupa o cargo de Supervisora Regional de Visual Merchandising (VM) da empresa de moda Riachuelo, responsável palas lojas das cidades: Natal, Mossoró, João Pessoa, Campinas Grande e Patos.

Com grande experiência em VM, vem colaborando atualmente em trabalhos de impactos sociocultural com os desenvolvimentos de coleções da marca junto com artistas independentes. Uma iniciativa da Riachuelo como forma de fomentar artes e artistas brasileiros e imprimir cada vez mais a diversidade do brasil em suas criações, além de trazer assuntos sustentáveis, atuais e modernos para a marca.

entrevista realizada online, via whastsapp, com a entrevistada Érika Almeida

Aatualcoleçãoexpostasnaslojasdetodoobrasil, conta com a criação do artista João Incerti, na qual trazemsuacoleçãoàbrasilidadeeàtropicalidade. Umtrabalhocomoesseparaalojaé realizadopela junçãodasequipesdeEstilo,CompraseVM.

O desenvolvimento da estratégia se da através da especificidadeedisposiçãodecadalojadoBrasil.

Acomunicaçãovisual, sedáatravésdeumaequipe responsávelporaestratégiadecomunicaçõesvisuais quesereplicaparatodasaslojas,semprepensando dequeformavaicomunicarempresa/coleçãocomo cliente.

StoreDesing,éapartedacriaçãoedesenvolvimento denovosequipamentospararealizaçãodessaCollab, marcaeartistaconvidado.PorfimaoperaçãodoVM que garante para que todas as lojas apliquem tudo quefoiplanejadoportodoessetimedamelhorforma possível.

VISUAL MERCHANDISING
TRABALHO
REALIZADO NA RIACHUELO CASA COM A COLEÇÃO EM COLABORAÇÃO COM O ARTISTA JOÃO INCERTI.
13 POR DARA GUEDES

foto do site casa e jardim

João Incerti é um artista multifacetado que fez a sua carreira como designer de estampas na Farm, posteriormente decidiu se desvencilhar para se dedicar ao trabalho autoral. Acostumado a desenhar desde cedo, o artista retomou às criações manuais e autorais durante a pandemia. Com a ociosidade advinda do período pandêmico, surgiu a ideia de decorar o espaço que antes era “apenas para dormir”, e foi assim que passou a pintar telas para preencher o próprio lar, começou a publicar em suas redes sociais e ganhou o mundo.

Através de artes que inspiram sentimentos e externam boas energias, o Incerti tem estampado inúmeros lares, hotéis e galerias com temas subjetivos e elementos que remetem ao mundo místico, tropical e folclórico. Temas que tem tudo haver com o nosso Brasil, cheio de muita cor e estampas!

A parceria da Riachuelo com o INCERTI trouxe 12 histórias e temas que transitavam em uma cartela de cor bem diversa, com tons de azul, terrosos, Pink, verde entre outros. E claro com um mix de estampas de mini print + full print, fundo positivos e negativos que se combinavam entre se. "Tivemos esse cuidado de transmitir esse universo multicolorido nas lojas pois é um ponto muito marcante do INCERTI".

Todas as lojas do Brasil receberam a coleção de acordo com o tamanho da loja é uma clusterização de lojas High, midium e pop.

High Poder aquisitivo maior (geralmente a localização é em shopping renomados) Midium o púbico transita entre pop e high.

Pop Baixo poder aquisitivo (geralmente lojas de ruas ou shopping popular)

O recebimento da coleção e toda a comunicação visual seja interna ou externa são confeccionadas e distribuídos de acordo com essa classificação

foto do site casa e jardim

14 VISUAL MERCHANDISING

A coleção do Incerti teve foco o público jovem casual, com perfil super antenado, que se mantém sempre informado com o que está em alta nas passarelas, gostam de estampas e não tem medo de ousar como estão sempre buscando informações de moda sabem brincar com as estampas sem medo de serem julgados. Matéria prima como linho e tecidos leves e planos foramosdestaquesdacoleção.

O VM para a coleção foi tratado de forma diferente em duas lojas:

Midway

Criamos a defesa das famílias agrupando os produtos dos grupos envolvidos: feminino masculino, infantil e acessórios. Criando uma grade sala, com ambientes que os clientes encontrassem os produtos do INCERTI, na entrada da loja. Adicionamos a comunicação visual de acordo com a história, onde os modelos vestiam a roupa que estava exposta na parede, também possuía uma área Instagramável nesse espaço.

Mantendo apenas os produtos de ginástica e moda praia do feminino e masculino no local de origem por se tratar de uma ocasiãodeusofacilitandoaprocurafeitapelocliente. Foram desenvolvido produtos de moda e calçados cor porém semestampasparapoderneutralizarashistóriasrespeitandoo flowdecoresdeacordocomascoordenações.

Em Copacabana a loja recebeu um tratamento bem especial onde o núcleo de VM desenvolveu uma comunicação visuais em adesivos com as artes criadas pelo artista e toda as paredes da loja e elevadores foram adesivados Foram desenvolvimento novos equipamentos e criada ambientações também de acordo com as histórias contadasemcadapisodaloja.

A loja virou uma grande imersão na coleção com o intuito de fazer o cliente mergulhar no universo INCERTI, com espaços instagramavel pra interagir com o cliente, espaços com areia pra trazer uma experiência com o clima se praiadoRio.

área instagramável criado na loja da riachuelo do shopping midway fachada da loja da riachuelo em copacabana, rio de janeiro
15 VISUAL MERCHANDISING

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.