Manual de construção do Fogão Foguete_AEA

Page 1

FOGテグ FOGUETE_AEA Manual de Construテァテ」o Agrupamento de Escolas de Almeida 2014


Introdução O Conceitos como sustentabilidade e responsabilidade sócio

ambiental são comuns actualmente no dia a dia da nossa convivência. O A Economia e moderação são palavras de ordem. Por isso, urge trabalhar na preservação do nosso planeta e para a qualidade de vida. O Neste sentido, torna-se pertinente promover a reutilização dos restos florestais e fomentar práticas menos poluentes e económicas na sociedade atual. O A poupança, a melhor utilização dos recursos naturais e a diminuição do efeito de estufa justificam a construção do fogão foguete e sua utilização generalizada. Reproduz -se, deste modo, uma resposta económica e, prática num contexto que necessita de respostas alternativas, fáceis e lúdicas.


Introdução O Assim, torna-se pertinente promover a reutilização

dos restos florestais e fomentar práticas menos poluentes e económicas na sociedade atual. O A poupança, a melhor utilização dos recursos naturais e a diminuição do efeito de estufa justificam a construção do fogão foguete e sua utilização generalizada. Reproduz -se, deste modo, uma resposta económica e, prática num contexto que necessita de respostas alternativas, fáceis e lúdicas.



O que é o Fogão Foguete? O Um fogão foguete é um pequeno fogão eficiente,

que usa como fonte de energia pequenos galhos ou ramos, restos de poda ou biomassa.


Qual a fonte de energia do Fogão Foguete?

O O Fogão Foguete usa como fonte de energia pequenos

galhos ou ramos, restos de poda ou biomassa é fácil e pouco demorada.

O O fogão foguete é um pequeno fogão bastante eficiente. O O fluxo de ar gera um som, como se fosse um motor ou,

um foguete.


Porquê Construir Um Fogão Foguete O A identificação da questão “o que fazer às

latas de alumínio? Conduziu a uma resposta mais abrangente, no sentido de resolver o problema identificado e ainda projectar um futuro melhor. O A contribuição para um desenvolvimento sustentável e, ainda, a necessidade de reduzir as emissões de gases e diminuição do efeito de estufa constituem os fundamentos do Fogão Foguete.


Vantagens O Um fogão foguete consome muito pouca lenha, permitindo O

O O O

utilizar somente galhos e ramos de diâmetro muito reduzido; O fogão Foguete , com a câmara de admissão que conduz a uma chaminé num ângulo de 90º e finalmente atingindo uma pequena área para cozinhar, têm uma elevada eficiência; A sua utilização minimiza a quantidade de hidrocarbonetos e monóxido de carbono no ar; Minimiza a emissão de dióxido de carbono e consequente efeito de estufa; Irradia calor e pode contribuir para um ambiente confortável em casa.


Viabilidade


Pequenos cozinhados

Escuteiros Alpinismo

Lazer no jardim/quintal/varanda

Eventos / Animação

Campismo / Acampamentos

utilizações

Dentro da Lareira nos dias mais quentes


Material necessário: Pode ser feito com materiais muito baratos e fáceis de arranjar. Por exemplo: Exemplos de latas O Três latas de alumínio: O Uma lata pequena O Uma lata média O Uma lata grande O Material isolante (ex: cinza, palha, areia, farinha) O Abre-latas O Tesoura de Cortar Lata

O Alicate O Caneta de acetato O Prego O Martelo O Régua


Construção: Tirar as medidas das latas; Decidir quanto às dimensões; Cortar as aberturas da lata menor com uma tesoura; Com uma caneta de acetato, fazer o contorno da lata pequena na lata média e da lata média na lata maior; Cortar com a ajuda de uma tesoura de cortar lata; Encaixar a lata média na lata grande e de seguida a lata pequena na lata média; Colocar material isolante no fundo da lata maior; Isolar com fita isoladora de alumínio; Encher a lata com material isolador; Cobrir com a tampa de uma lata maior e fita de alumínio; Colocar uma divisória na câmara de entrada a partir de uma tampa de uma lata; Fazer uma extensão da câmara de entrada a partir de uma lata; Colocar uma pega para facilitar o transporte.


Construção do fogão foguete


Constituição: Um fogão foguete tem uma constituição relativamente simples, mas têm de respeitar uma certa estrutura: O Uma lata grande, que servirá de estrutura exterior e suporte; O Uma câmara de entrada, constituída por uma lata menor; O Uma divisória na câmara de entrada feita por uma tampa de uma lata, de modo a servir como uma “estante” para os ramos que funcionarão de combustível, ao mesmo tempo que permite a entrada de ar pela parte de baixo da divisória. Na parte de baixo irão acumular-se as cinzas. O Uma câmara de combustão, que também poderá ser feita com uma ou duas latas, ou por um tubo de lareira, por onde o calor emergirá; O Material isolador – cinza, areia, palha, terra, “cob” (mistura de argila, palha e areia) entre a lata grande e as restantes peças do fogão foguete.


Tabela – Dimensões dos fogões-foguete FOGÃO 1

FOGÃO 2

Lata maior

c= 15,5cm

d= 15,6cm

c= 13,9cm

d= 13,0cm

Lata média (câmara de entrada)

c= 13,5cm

d= 10,0cm

c= 11,8cm

d= 10,0cm

Lata pequena (câmara de saída)

c= 12,3cm

d = 6,6cm

c= 11,4cm

d = 8,5cm

Espaçamento da colocação da câmara de saída em relação à câmara de entrada

c = 0,8cm

c = 0,8cm

Altura na lata maior onde foi colocada a câmara de entrada (a contar do chão)

c = 1,5cm

c = 1,8cm

Parte da câmara de entrada exterior à lata maior

c = 1,5cm

c = 1,5cm

Extensão da câmara de entrada

c = 5,2cm

d = 8,2cm

c = 5,2cm

d = 9,7cm


Escolha do material que irá servir como isolante térmico: A escolha do material isolante deve ter em conta: O “Peso” do fogão, isto é, para facilitar o transporte do fogão; O Eficácia como isolante térmico, isto é, se resulta melhor ou pior na isolação da câmara de combustão; O Facilidade de obtenção do material. Sugestões: cinza misturada com farinha e água cinza misturada com papel de jornal e água Cinza com areia e água Areia grossa Areia fina

Cinza


Como utilizar - Colocar a biomassa na câmara de entrada na parte superior;

- Acender com um fósforo um papel usado (cartão, jornal, lenços de papel, guardanapos) e introduzir através da camara de saída para acender o "lume"; -- Deixar arder um pouco e depois utilizar a gosto.


Manutenção: O fogão foguete não exige grandes manutenções, devido à sua simplicidade, mas deverá ser limpa a câmara de entrada, após cada utilização, pois há a acumulação de cinzas. O fogão foguete é bastante duradouro.

Acumulação de cinzas na câmara de entrada


Sugestões Caso surjam dificuldades na construção do Fogão Foguete _AEA Contate-nos: info.fogaofoguete.aea@gmail.com


Sugestões Desfrute do seu fogão Foguete, utilize-o de forma responsável e consciente, não se esqueça de foguear em segurança.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.