7 minute read

Instituto Ayrton Senna

Alavancando o Desenvolvimento da Educação no Brasil

Advertisement

Como homenagem aos 29 anos do falecimento de Ayrton Senna neste mês, ocorrido no dia 1º de maio de 1994, nesta semana preparei uma matéria sobre

Proposta o Instituto Ayrton Senna, fruto do seu propósito de ajudar as pessoas menos favorecidas. Vamos conhecer este belo trabalho?

OInstituto

Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a educação integral. Movido pelo sonho de impulsionar o potencial de todos os estudantes, produz conhecimento com base em evidências, forma gestores públicos e educadores e cria componentes de políticas educacionais inovadoras.

Para que isso aconteça, trabalha em rede com toda a sociedade, atua junto a gestores, pesquisadores, educadores, parceiros de negócios e apoiadores da causa interessados em transformar a realidade brasileira por meio de uma educação com mais significado e comprometida com a redução das desigualdades.

Surgimento

O Instituto Ayrton Senna nasceu do sonho do tricampeão brasileiro de Fórmula 1. Ao lado da paixão pela velocidade, Ayrton Senna tinha paixão pelo Brasil e sonhava com um país onde todos tivessem a oportunidade de serem vitoriosos no que quisessem. Após o acidente fatal ocorrido em maio de 1994, em Ímola, na Itália, o desejo do piloto se juntou à vontade de Viviane Senna, sua irmã, e que, junto da família Senna, decidiu levar o sonho adiante, fundando a organização em novembro do mesmo ano.

Impacto

As propostas e iniciativas do Instituto Ayrton Senna já mudaram a vida de milhões de educadores e estudantes brasileiros. Nestas três décadas de existência, foram realizados mais de 34 milhões de atendimentos, o Instituto atuou em mais de 3 mil municípios e esteve presente em todos os estados do nosso Brasil.

Propósito

Chave para o progresso de qualquer nação, a educação enfrenta sérias dívidas históricas no Brasil, ampliadas pela pandemia do Covid-19 e pelo fechamento das escolas por tanto tempo. Os impactos na aprendizagem e no abandono escolar são devastadores, com estudos indicando retrocesso de pelo menos uma década. Já se tem clareza de que a desigualdade educacional também cresceu, ampliando as diferenças entre estudantes ricos e pobres. Assim, saltos importantes e sustentáveis em termos de produtividade, inovação, crescimento econômico e avanço social ficam comprometidos em nosso país. Mais do que nunca, é fundamental um esforço coletivo que leve a educação brasileira a avançar. Precisamos garantir que todas as crianças e jovens possam se desenvolver plenamente na idade correta e alcançar todo o seu potencial para uma vida plena e cheia de oportunidades. O Instituto acredita que a educação é a ferramenta mais estratégica que se pode oferecer a uma criança ou jovem para que possa desenvolver todo seu potencial. Por isso, o Instituto Ayrton Senna transforma vidas por meio da educação pública integral de qualidade. A concretizaçãodessa missão por meio de parceiros que pensam como nós: pessoas físicas, que acreditam nessa causa e empresas que priorizam a educação como pilar da área social em suas estratégias ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).Os projetos do Instituto são 100% financiados por parcerias com o setor privado, doações de empresas, doações de pessoas físicas e royalties vindos das marcas Senna. Hoje, mais de 50 organizações escolheram estar ao nosso lado neste importante combate à desigualdade, empresas que sabem que a educação é, de fato, o principal instrumento para a transformação social.O Brasil foi o país latino-americano que mais buscou pelo termo ESG no Google em 2021, demonstrando que o setor privado brasileiro está de fato atento no que tange seu papel para um desenvolvimento mais consciente e sustentável de nossa sociedade. Abraçar o trabalho do Instituto é abraçar a causa da educação e deixar uma marca positiva na sociedade.

"Após o acidente fatal ocorrido em maio de 1994, em Ímola, na Itália, o desejo do piloto se juntou à vontade de Viviane Senna, sua irmã, e que, junto da família Senna, decidiu levar o sonho adiante, fundando a organização em novembro do mesmo ano" se desenvolver plenamente, desde que seja estimulado a acreditar em si mesmo, se sinta motivado por uma aprendizagem significativa e conte com oportunidades educativas engajadoras. O Instituto segue a premissa que uma educação integral e transformadora parte dessa ideia para pensar estratégias e caminhos para que o desenvolvimento pleno possa se concretizar, tanto para os estudantes quanto para os educadores. Para tanto, em sua frente de pesquisa, produz conhecimento com base em evidências e realiza a organização e tradução de informações para embasar a formulação de políticas educacionais. Em sua frente pedagógica, desenvolve, implementa e avalia propostas e soluções diversificadas para a promoção da educação integral, que podem ser implementadas como componentes ou integradas a políticas públicas de educação. Em sua frente de formação, por sua vez, desenha estratégias e jornadas, produz conhecimento sobre metodologias formativas, oferece apoio para redes parceiras que queiram formar seus profissionais na perspectiva da educação integral e oferece um ambiente digital de formação para que essas soluções possam chegar a todos os educadores do país, também diretamente.O Instituto sempre está alinhado com os princípios de desenvolvimento humano e com a perspectiva da educação integral, equitativa e de qualidade. Como garantido pela própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa educação deve promover o desenvolvimento do estudante em todas as dimensões: cognitiva, socioemocional, híbrida, motivacional, entre outras.Esse é o caminho, segundo o Instituto para que todos possam se desenvolver com autonomia e sejam capazes de construir seus projetos de vida e criar novas possibilidades de futuro para si mesmos e para o mundo.

Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna, acredita: “Sem educação de qualidade, não há desenvolvimento pessoal, social, político, econômico, científico, cultural ou ambiental. Por isso, trabalhamos diariamente para levar a educação integral para milhões de estudantes, sempre com base em evidências.” ção das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura(UNESCO)- o Instituto Ayrton Senna foi a primeira organização não-governamental a receber o seu reconhecimento, o que acontece a universidades - e em parceria com: a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aonde o Instituto faz parte da Network ofFoundationsWorking for Development - o Instituto Ayrton Senna foi a primeira organização brasileira a integrar a rede global de fundações dedicadas a promover impacto social -;o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES);o Institute for AppliedPsychometrics (IAP), nos Estados Unidos;e a Rede Nacional de Ciência para Educação (CPE).

Defende Inspirado por uma visão de educação integral, sempre atua a fim de diagnosticar e investigar os fatores fundamentais ao desenvolvimento dos estudantes. Entre as inúmeras características pessoais mapeadas nos últimos anos, o Instituto aprofundou a pesquisa, a prática e a difusão de conhecimentos de forma incremental, começando com foco maior na dimensão cognitiva. Na sequência, incorporou as dimensões socioemocionais híbridas e volitivas, bem como as habilidades necessárias à atuação dos professores no século 21. Para além de conectados à sua prática, esses temas então se tornaram parte daquilo que eles defendem como pilares de uma educação sólida, promotora de realizações e redutora de desigualdades.

Objetivo formados e 2,3 milhões de estudantes em potencial. No Desenvolvimento de Competências Socioemocionais em Escala em outros estados, foram beneficiadas: 1.229 escolas, 13.385 educadores formados e 543.600 estudantes em potencial. Nas Soluções de Alfabetização em todo o Brasil, foram beneficiadas 544 escolas, 1.301 educadores formados e 155.474 estudantes em potencial. No Letramento em Programação, foram beneficiados 15 municípios,109 escolas, 116 educadores formados e 5.200 estudantes em potencial. Nos 27 anos (até 2021) de atuação do Instituto Ayrton Senna, foram prestados mais de 34 milhões de atendimentos em mais de 3.000 municípios em todos os estados brasileiros. Mais de 3.000 matérias citaram o Instituto Ayrton Senna em 2021, mais de 160 milhões de reais foi o retorno monetário dessa exposição que alcançou mais de 440 milhões de visualizações em

Como Atua

O Instituto Ayrton Senna acredita que todo indivíduo tem potencial e é capaz de

Ela complementa: "Nós temos uma tarefa para fazer: preparar as crianças e os jovens para os desafios do Século 21, que vai exigir muito mais do que competências clássicas cognitivas. As crianças e os jovens têm que saber cooperar, conviver em time, colaborar, ser determinado, responsável, ter abertura ao novo, criatividade, ter empatia, tolerância... E é isso que, por meio do trabalho do Instituto, estamos desenvolvendo essas competências chamadas de socioemocionais, em parceria com secretarias de educação de todo país."

Trabalho em Rede O Instituto acredita que a construção coletiva do conhecimento é fundamental na ciência e, no caso da educação, isso não é diferente. Por isso, tem um grupo de pesquisadores internos, associados e conselheiros, e também se conecta com outros centros de pesquisa e inovação, promovendo parcerias em modelos variados. Por intermédio do seu Conselho Consultivo Científico e do seu Conselho Consultivo Estratégico, o Instituto atua na Cátedra Universidade de Ghent, na Bélgica; na Cátedra Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; na Cátedra Universidadede São Paulo (USP) e na Cátedra Organiza-

O Instituto se consagra como um centro de inovação, antecipando tendências em pesquisa e gerando conhecimento aplicado e distribuído para um público amplo. Daqui em diante, o foco do Instituto é fortalecer o advocacy com macroalcance para avançar no desenvolvimento de políticas públicas na área de educação. Só assim, acredita o Instituto, conseguirá chegar a todas as escolas e estudantes brasileiros.

Relatório Institucional Anual No Relatório Institucional Anual, o último divulgado até a data do fechamento desta matéria foi de 2021, ano pandêmico do Covid-19 ea atuação do Instituto naquele ano impactou a realidade de 203.000 educadores, responsáveis pela educação em potencial de3,6 milhões de crianças e jovens, presente em 1.500 municípios de 25 estados brasileiros. No apoio à Política de Educação Integral de São Paulo, beneficiou 4.200 escolas, 173 mil educadores potencial. No demonstrativo financeiro de 2021, a origem das contribuições foram: 16,956 milhões de reais (47%) de doações de pessoas jurídicas, 1,996 milhão (5%) de doações de pessoas físicas e 17,651 milhões (48%) de royalties sobre direitos autorais - marcas e imagem -, chegando a um total de 36,603 milhões de reais. As contribuições foram investidas:4,382 milhões (13%) para Corporativas; 3,524 milhões (10%) para Comunicação e Eventos; 2,917 milhões (9%) para Captação de Recursos e 23,007 milhões (68%) para Projetos Sociais - atividades de assessoramento e defesa e garantia de direitos - distribuídos: 19,091 milhões(83%) para pesquisa científica e desenvolvimento de projetos, 2,260 milhões(10%) para ações de capacitação e formação e1,656 milhão (7%) para ações de advocacy.

Existem várias maneiras de apoiar o Instituto Ayrton Senna, saiba as diversas formas através do link: https://institutoayrtonsenna.org.br/quero-apoiar/

Não é aberto para visitação Ao contrário do que todo mundo possa pensar, o Instituto Ayrton Senna não é aberto ao público. Por se tratar de um grande escritório de uma empresa localizado nos três últimos andares de um prédio em São Paulo, o Instituto não recebe visitação regularmente. Para visitá-lo, você tem que ser convidado. Nas fotos da matéria, um pouco dos artigos que fazem parte da decoração dos ambientes.

This article is from: