2 minute read

Saúde mental feminina em foco Programa em SJB atua com cuidados e ajuda multidisciplinar

A temática Saúde Mental Feminina tem sido destacada em ações durante todo o mês de maio. O Programa Municipal Saúde da Mulher tem abrangência e cobertura total em São João da Barra desde 2013. Só nos primeiros quatro meses de 2023 foram realizados 7.818 atendimentos. O município oferece consultas com médicos, como ginecologia e obstetrícia, de baixa e média complexidade, nas Unidades de Estratégia Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Rodas de conversas e palestras com a equipe multidisciplinar do Centro de Práticas Integrativas e da Patrulha Municipal Maria da Penha estão entre as atividades.

Violências domésticas, sexual, moral e financeira são queixas frequentes a serem combatidas. A partir da pandemia, houve um aumento significativo da busca por atendimento especializado em saúde mental em SJB. “O tema saúde mental feminina foi uma sugestão da equipe que atua diretamente com as mulheres junto às unidades e programas municipais”, explica Luziane Ambrosio, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de São João da Barra.

Advertisement

Atendimento

Locais como Caps, Ambulatório Ampliado de Saúde Mental e Centro Municipal de Práticas Integrativas disponibilizam atendimento do Programa Saúde da Mulher e conta com médicos ginecologistas e obstetras, psicólogos e assistentes sociais. Já o Centro de Práticas Integrativas desenvolve atividades como acupuntura, pilates, osteopatia, quiropraxia, ventosaterapia, yoga, ozonioterapia, arterapia, dançaterapia, musicoterapia, homeopatia e fitoterapia, além de atendimento psicológico.

Além da violência doméstica, jornadas excessivas de trabalho dentro e fora de casa podem gerar transtornos psicológicos e emocionais. A busca por orientação após as palestras tem sido positiva, segundo a equipe. “O objetivo é atingir as mulheres em todas as suas necessidades, sejam elas psicológica, terapêutica, patológica, através também de outras ações educativas e preventivas por meio de parcerias”, cita a coordenadora Márcia Abreu.

As equipes são preparadas para orientar e acolher as mulheres vítimas de violência doméstica. Os casos são encaminhados para a atenção especializada, como o atendimento da Patrulha Municipal Maria da Penha e unidades do Creas. Para aumentar a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica, a Guarda Civil Municipal vem atuando com a Patrulha Maria da Penha e intensificando as ações preventivas e de fiscalização para o cumprimento das medidas judiciais protetivas. A equipe atua 24 horas por dia, com efetivo de ambos os sexos visando proporcionar maior agilidade e acolhimento às vítimas.

De acordo com a equipe da Secretaria de Saúde de SJB, o aumento da procura das mulheres pelos serviços ofertados possibilita a melhoria da qualidade de vida, a partir do momento que elas têm acesso à informação, tratamento e acompanhamento pelos profissionais do município: “As práticas integrativas em saúde visam promover a saúde olhando o ser de forma singular, tratando a causa e não a doença, para reduzir agravos através do resgate do autocuidado, motivando e incentivando o cidadão a se amar e perceber que ele é a pessoa mais importante para ele mesmo. Dessa forma, o risco de agravos à saúde mental diminui muito. A prevenção é o caminho da saúde do futuro”, conclui Daniela Del Rio, coordenadora do Centro Municipal de Práticas Integrativas. município e pretende oferecer aos produtores uma forma de baratear a dieta dos animais, já que a soja é muito utilizada na alimentação animal.

“O objetivo do experimento do plantio de soja realizado pelos técnicos da secretaria é observar quais as espécies que melhor se adaptam ao clima e solo da região, para que em seguida os conhecimentos possam ser transmitidos aos produtores do município, como alternativa para redução dos custos na alimentação do gado leiteiro”, afirma.

Soja transgênica se destaca na segunda fase

Na primeira fase foram avaliadas quatro variedades de soja, com ciclos que variam entre 100 e 140 dias.

A Empresa Brasileira de Pesquisa

This article is from: