Revista Tela Viva 185 - Agosto 2008

Page 48

(

EspecialFINALIZAÇÃO news

)

ao vivo como nunca se viu Na era da convivência do SD e do HD surgem diversas opções de switchers com multi-formato para produções ao vivo de diferentes portes. Parte dos equipamentos também produz efeitos visuais até em 3D e permite integração amigável com o workflow gráfico.

A

48

T e l a

V i v a

Foto: divulgação

corrida rumo à transmissão digital tem feito emissoras investirem em toda a planta. Num setor em especial são inúmeras as novidades e possibilidades: os switchers para produções ao vivo. Boa parte das soluções tecnológicas disponíveis no mercado leva em consideração que os broadcasters estão em plena migração, por isso se preocupam em permitir conversões da forma mais direta e fácil. O Kayak HD, da Thomson, é tido pelo fabricante como líder de mercado. Desde a última NAB, em abril, a empresa comercializa a licença de dois softwares que possibilitam no Kayak HD a conversão de Standard Definition (SD) para High Definition (HD), ou vice-versa. São o Matchdef, com quatro entradas por M/E, e o Setdef, com duas saídas por M/E. “A TV Anhangüera, afiliada da Rede Globo em Goiás, e a MTV já estão operando desta forma, que permite que todas as conversões sejam internas”, conta Jaime Ferreira, gerente nacional de vendas da Thomson/Grass Valley. O Kayak HD trabalha também com o conceito de eletrônica flexível. Pode ter configurações de 2,5 até 4,5 M/Es (mixereffect). “Com isso você pode montar até dois switchers, por exemplo, e atender vários estúdios. É o equipamento recomendado para grandes produções ao vivo, corte de telejornal”, afirma Ferreira. Ele chama atenção também para o aumento da capacidade de storage, de oito para 32 segundos. O material armazenado com qualidade HD pode ser utilizado como fundo, imagem dinâmica para texto foguete, por exemplo. O Kayak também tem a versão SD, um avanço do popular Kayak DD, e com upgrade possível por meio de um software, quando for o momento de transmitir o sinal digital. Já a Sony lançou recentemente o MVS-8000G (MVS versão G e GSF), com novos recursos como o redimensionador individual de keyer (com até 16 canais de redimensionamento como padrão) e conversores internos de formato. “O redimensionador do MVS-8000G pode modificar o tamanho, a posição e a relação de aspecto da fonte de preenchimento do keyer, disponibilizando também margem, borda chanfrada e efeitos de recorte. As informações desta função podem ser salvas e acionadas pelo snapshot, efeitos de keyframe e transições DME do keyer. Tudo isso é útil para criar efeitos de ‘caixa’ sem sacrificar os sofisticados efeitos digitais externos”, explica Luís Fabichak, do marketing da divisão profissional da Sony do Brasil. Unidades de efeitos digitais das séries MVE8000 e MVE-9000 da Sony podem ser integradas ao MSV-G, configuradas como unidades internas ou externas.

O conversor interno entre os formatos HD e SD suporta até 16 canais de entrada e quatro de saída. Usando o recurso padrão de flags laterais é possível combinar material com aspectos 4:3 e 16:9 automaticamente. O MSV-G também tem uma versão em SD. “Serve para quem tem planos de transmitir em multiformato no futuro”, aponta Fabichak. Outra opção da Sony de switcher multiformato, mas de menor porte, é o MFS-2000, com 1 ou 1,5 M/E. “É um equipamento ideal para eventos esportivos e produções que estão migrando para o HD e precisam manter a qualidade de gravação previamente realizada em SD. Este produto vem crescendo em função da captação em alta definição dos eventos esportivos”, afirma Fabichak. A Panasonic também apostou na flexibilização. Lançou na NAB 2008 dois modelos compactos de switchers dotados do multi-formato e considerados de interface amigável com workflow HD/SD: o HS 400, com oito entradas de sinal HD/SD e o HS 300, com até quatro inputs de HD/SD. “O HS 300 compete no mercado de baixo custo para eventos em HD e o HS 400 concorre no mercado de médio porte, também para eventos e ainda produção em HD”, avalia Sérgio Constantino, gerente comercial da Panasonic do Brasil. O HS 400 também possui funções para fazer até 43 efeitos de transição, inclusive em 3D, e também faz wipe, squeeze, slide

a g o 2 0 0 8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.