Revista Tela Viva 79 - Março 1999

Page 10

SCANNER IDENTIDADE DIFERENCIADA

C A R N A V AL A G I T A D O

A Rede Bandeirantes de Televisão formou com a Columbia TriStar (dona dos canais pagos Sony e TeleUno) a Interativa Produções Ltda., produtora para a realização de seriados brasileiros no estilo das sitcoms americanas. As primeiras são “Até que a morte nos separe” e “Santo de casa... faz milagre”, ambas baseadas em originais norte-americanos da própria Columbia. Na direção, um nome do teatro, outro do cinema. O cineasta Walter Lima Jr. (de “A ostra e o vento”) dirige “Santo de casa...”, e o dramaturgo e diretor teatral Naum Alves de Souza está à frente de “Até que a morte...”.

A TV Bahia fez valer o peso do carnaval que comemorou os 450 anos da primeira capital do Brasil, Salvador. A afiliada da Rede Globo colocou um bloco de mais de 200 profissionais na rua. Durante os dias de folia eles estiveram empenhados na produção de matérias e quadros, entradas ao vivo e transmissão dos desfiles de trios elétricos e blocos. Para mostrar toda a agitação do carnaval, que levou mais de dois milhões de foliões às ruas, a emissora espalhou câmeras por toda a cidade.

A estréia dos dois seriados deve ser em maio. As gravações acontecem num estúdio de 1,2 mil m2 do Pólo de Cinema e Vídeo do Rio de Janeiro, consórcio presidido por Claudio Petraglia, que também é o diretor geral da Band no Rio. Segundo João Carlos Saad, vice-presidente da Band, o Rio foi escolhido por conta dos custos mais baixos do que os de São Paulo, e o gênero de seriado, pela falta de produto. “No Brasil, aumentam os meios de distribuição, mas não os de produção. A escolha veio da necessidade de a Band buscar sua identidade num formato diferenciado”, afirmou Saad.

Só no Campo Grande, o epicentro do carnaval baiano, foram distribuídas sete câmeras, sendo uma grua e outra que corria por um cabo dando toda a panorâmica dos camarotes. Agora, a maior novidade veio dos céus. O helicóptero da TV Bahia, batizado de Bahiacop, propiciou a criação de um quadro de nome bastante sugestivo: “Onde está meu bloco?” Durante os telejornais ou em entradas ao vivo, as imagens áreas davam suporte para indicar onde estava cada trio e bloco que animava o carnaval de Salvador.

R E G I O N AL I Z A Ç Ã O N A T E L I N H A A TV Modelo, afiliada da Rede Globo em Bauru, a 350 km de São Paulo, está investindo na regionalização de sua programação. Em fevereiro, lançou o programa “Terra da gente”, em parceria com a EPTV, que tem três emissoras no interior paulista e outra no sul de Minas, com pautas sobre natureza, tanto do interior de São Paulo como de outras regiões do Brasil. O programa conta com a participação das demais afiliadas da Globo no interior, com exceção da TV Tribuna, de Santos. A cobertura do Carnaval’99 também levou em conta que a comunidade prefere ver sua própria cara na telinha. A TV Modelo colocou cerca de 50 profissionais na rua, para cobrir não só o carnaval de rua das cidades da região do Oeste Paulista, como os bailes, matinês e manifestações populares nos bairros. A cobertura carnavalesca contou com a transmissão dos desfiles de escola de samba de Marília, com o uso de quatro câmeras, sendo uma operada por controle remoto, a “câmera-robô”. A TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, ampliou o tempo da 1ª edição do “Jornal da Tribuna”, seu informativo vespertino, para 50 minutos, desde 1º de março. Visando privilegiar o jornalismo local, a emissora vai colocar no ar reportagens mais longas e também criou novas seções para o jornal, exibido a partir 10

TELA VIVA MARÇO DE 1999

do meio-dia. Com a medida, saem do ar o programa “Os trapalhões” e o “Globo esporte”. As matérias esportivas serão incorporadas pelo “Jornal da Tribuna”. Na pauta, entram agora reportagens sobre educação, já que o jornal é bastante assistido por crianças e jovens. A busca de afinidades com seu público local também faz com que a TV Tribuna ofereça um espaço para a prestação de serviços, o “Tribuna serviço”. Realizado por uma parceria entre os departamentos de Marketing e Programação da emissora e a Black Maria Produções, o projeto inclui inserções de mensagens durante a programação, com o apoio de patrocinadores. Este ano, a TV Tribuna apresentou 27 temas às agências e anunciantes da região, sendo que oito já haviam sido comercializados antes mesmo da apresentação oficial do plano. A EPTV está comemorando em 99 seus 20 anos de atividade. Duas ações comemorativas já foram lançadas. A primeira é o livro que conta a história da empresa, mostrando, em 175 páginas, os fatos marcantes das regiões e as parcerias com o interior, já que a EPTV tem sedes em Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha. A outra novidade é a renovação da logomarca da emissora que, segundo a gerente de marketing da empresa, Cristina Aguiar, acompanha o crescimento do mercado.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.