Revista Tela Viva 75 - Novembro 1998

Page 6

GENTE NA TELA

N A S T E LA S

C I N E MA N O N O R T E

Divulgação

O produtor Beto Matuck, a diretora Marta Nassar e o roteirista Antônio Moura associaram-se para criar a Lince Produções, que vai atuar principalmente na área de documentários em cinema e vídeo. O primeiro deles já está em andamento e será sobre a trajetória do filósofo Benedito Nunes, natural de Belém (PA) e recém-premiado pelo jornal O Estado de S. Paulo. A idéia do documentário partiu da Central de Cinema e Vídeo, pólo cinematográfico que está se implantando em Belém. O trabalho terá 30 minutos de duração, será filmado em 35 mm e será feito em parceria entre a produtora e a Central. Othon Bastos é o protagonista do filme de Denoy de Oliveira

Dois longas exibidos no último Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá chegam às telas de São Paulo este mês. “A grande noitada”, o retorno de Denoy de Oliveira ao longa depois de dez anos, tem estréia marcada para 27 de novembro. Othon Bastos é o protagonista, um rico industrial em crise. Silvia Pompeo, Esther Goes, Ítalo Rossi, Luciano Chirolli e Maria Alice Vergueiro completam o elenco principal. A produção é da Palmares, com produção executiva de Maracy Mello e Sara Silveira. Fotografia de Cláudio Portioli, direção de arte de Rui de Oliveira, música de Caíto Marcondes e montagem de Mauro Alice. “Alô?!”, dirigido por Mara Mourão, entra em cartaz na cidade em 13 de novembro. O filme, uma comédia que trata do famoso “jeitinho brasileiro”, marca a estréia da atriz Betty Lago no cinema. No elenco, estão também Herbert Richers Jr, Myrian Muniz, Wellington Nogueira, Márcio Ribeiro e Duda Mamberti. A produção é de Sara Silveira, com música de Arrigo e Paulo Barnabé, fotografia de José Tadeu Ribeiro, direção de arte de Tulé Peake, figurinos de Sandra Fukelmann e montagem de Marcola e Mara Mourão.

INTERFACE O atendimento da finalizadora recém-inaugurada Tape House foi reforçado com a chegada de Cristiane Marquezin Lustre e Ricardo Passarella Grandi. A novidade maior, porém, está na contratação de Alice Pena como diretora de comunicação, atividade que desenvolvia no Ática Shopping Cultural. Alice será responsável pelo contato da empresa com a imprensa e também pela organização e divulgação dos eventos que a casa pretende promover, trazendo profissionais da filial de Nova York para ministrar cursos e workshops.

T E L A V I V A n o ve m b r o D E

Simultaneamente, Matuck também já começou a produzir o segundo curta do Núcleo de Realização Cinematográfica do Centro de Comunicações e Artes do Senac-SP. O primeiro, intitulado “Impressões para Clara”, foi exibido pela primeira vez em outubro. O segundo - “Flores para os mortos” - contará com a mesma equipe: o diretor Joel Yamaji e o diretor de fotografia Alziro Barbosa. O projeto do núcleo é desenvolver novas linguagens cinematográficas, ampliando o espectro de atuação do Senac, que já trabalha com cursos de televisão, passando a oferecer cursos técnicos para cinema.

SÉRIE EM ABROLHOS Enquanto filmava “A caminho das Índias”, o diretor Augusto Sevá ouviu falar do Arquipélago de Abrolhos, um dos parques marinhos mais importantes do mundo. Em 1988, resolveu iniciar pesquisa para um novo projeto: um documentário sobre o local. Patrocinado pela Gessy Lever, o documentário, “Dove descobre”, só deslanchou depois das leis de incentivo cultural e precisou de 12 meses de filmagens. A equipe de Sevá captou imagens das diversas e raras espécies que vivem ali, além das formações rochosas, o maior banco de recifes do Atlântico Sul e, usando microcâmeras de vídeo, ações comportamentais dos animais e imagens submarinas. Além da enorme quantidade de peixes e crustáceos que vive na região, há espécies que, algumas vezes durante o ano, embelezam o lugar. Como é o caso das baleias Jubarte que, no inverno, acasalam no arquipélago. A TV Cultura está exibindo este mês o “Dove descobre”, dividido em três programas de 58 minutos que serão reprizados nos dias 28 de novembro, 5 e 12 de dezembro e em janeiro nos dias 10, 17 e 24.

ERRATA

Lívia Bastos, citada na matéria de capa da edição de outubro (nº 74), é RTVC da agência Contexto Propaganda, em Belo Horizonte, e não da DNA como foi publicado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.