Revista Tela Viva 155 - Novembro 2005

Page 6

( scanner ) Atuação internacional

Fotos: divulgaçÃo

Derrota americana A Conferência Geral da Unesco, encerrada em 21 de outubro, aprovou por 148 votos a dois, e quatro abstenções, uma convenção internacional sobre a diversidade cultural, uma vitória da proposta capitaneada por Brasil e Canadá, que contou com o envolvimento pessoal do ministro Gilberto Gil (Cultura) no diálogo com alguns países africanos. A “Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais” reitera “o direito soberano dos Estados de conservar, adotar e aplicar as políticas e medidas que considere necessárias para proteger e promover a diversidade das expressões culturais em seus respectivos territórios”. Também define que os bens e serviços culturais, são “de índole ao mesmo tempo econômica e cultural, porque são portadores de identidades, valores e significados e, por consegüinte, não devem ser tratados como se só tivessem valor comercial”. Assim, o texto impede que temas como subsídios e taxações sejam usados em negociações comerciais na Organização Mundial do Comércio, por exemplo. Os Estados Unidos, que pregavam uma total liberalização da indústria cultural, evidentemente visando facilitar a penetração de sua produção nos mercados mundiais, chegaram a enviar a secretária de estado Condoleeza Rice à reunião preparatória para garantir sua posição. A Convenção agora precisa ser ratificada individualmente pelos países-membros da Unesco.

Celular multimídia Jogos em 3D que podem ser baixados da rede para o celular. Este é o novo recurso do celular LG Music Shot, da Vivo. Para divulgar o novo serviço, a Fischer América criou uma campanha com filme para televisão e cinema e Internet. No filme, um casal de namorados está no clube e o rapaz pega o celular da mesa e começa a jogar. Aperta sem querer uma tecla e começam a ouvir uma música. O celular então toca e a moça pergunta se o namorado não vai atender. Então ele revela que o celular não é dele. A criação é de Rubens Kato e Fernanda Guerreiro, com direção de criação de Jáder Rosseto, Pedro Cappeletti e Flávio Casarotti. A animação é da Laruccia Animação & Efeitos.

A produtora Bossa Nova Films está ampliando sua participação no mercado internacional. Em outubro, a produtora realizou uma campanha de três filmes para o cliente CVS, em parceria com a Gogogo Films, produtora que representa a Bossa Nova nos Estados Unidos. Os filmes, criados pela Hill Holliday, serão veiculados no mercado hispânico norteamericano, e têm direção de Paula Trabulsi. O núcleo de Production Services também está atuante, tendo atuado recentemente no suporte à produtora mexicana Distrito Filmes, que esteve no Brasil para filmar uma campanha para a Copa de 2006 estrelada por Pelé. As filmagens aconteceram em São Paulo. A Bossa Nova firmou, ainda, um acordo com a produtora ADN Filmes, de Portugal, que vai representar a produtora brasileira e divulgar seu núcleo de Production Services no mercado português.

ABTA quer ser pró-ativa

A

ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) ganhou, no final de outubro, uma nova diretoria, com mandato até o final de 2007. O novo presidente do conselho diretor é Chris Torto, presidente da Vivax. É a primeira vez que o cargo fica com um executivo que não represente a Net ou a TVA, e a promessa é que a associação comece a agir em áreas em que não vinha atuando. Chris Torto diz que pretende simplificar a atuação da associação, centrando esforços onde ela realmente fizer a diferença. “O princípio básico é: se não houver consenso sobre um tema, vamos discutir. Se de fato os interesses dos associados forem inconciliáveis, então a ABTA não agirá”, afirmou. Chris Torto pretende ainda definir um conjunto de ações que a ABTA conduzirá de forma ativa. “Hoje nós reagimos

T ela

V iva

mais do que propomos. Acho importante definir alguns projetos que a ABTA apresente aos associados. Por exemplo, um esforço de promoção da imagem do setor. Ações como os trabalhos que fazemos na questão da pirataria e da publicidade são muito boas e devem ser mantidas, assim como a feira anual, que encontrou um excelente formato”. Torto também espera que o conselho se reúna menos vezes,

nov 2 0 0 5

Chris Torto


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.