História da publicidade

Page 1

Escola Superior de Educação de Viseu

História da Publicidade

Carina Fernandes nº 10712 Odíla Oliveira nº 10741 Patrícia Almeida nº 10736 Tatiana Ventura nº 10728


O que é a Publicidade? A Publicidade é uma ferramenta de comunicação que pode ser utilizada por diversos tipos de instituições; ela tem por objetivo informar determinados públicos-alvo dos produtos e serviços disponíveis e despertar neles a vontade de adquiri-lo.

A publicidade, num sentido mais amplo, é

um

componente

da

chamada técnica de mercado, pois é um dos elementos que forma o mix de comunicação.


Num sentido ainda mais específico, a publicidade é uma forma

de comunicação impessoal

de longo alcance.

Ela procura informar, mostrar e relembrar um produto ou serviço ao público em geral e, na maior parte

das

vezes,

persuadi-lo,

estimulando ou motivando-o a fazer uma compra, um consumo ou uso.


Quando

nasceu a publicidade?

Vários autores concordam que o primeiro anúncio tem quase três mil anos de idade.

No final dos anos 90, os novos A atual publicidade começou em Portugal

canais televisivos e o

em 1927 com o aparecimento da primeira

aparecimento da TV por cabo e

agência de publicidade Hora.

satélite revolucionaram por

Mesmo com o aparecimento das primeiras

completo o mercado da

agências publicitárias procurava manter

publicidade.

um Portugal rural e desinformado.


Evolução da publicidade em Portugal A evolução da publicidade em Portugal distingue-se em 5 fases essenciais: A primeira fase caracteriza-se por serem os primeiros passos da publicidade em Portugal com o aparecimento a Agência Hora em 1927.

A segunda fase decorre nos anos 40 e 50. Até esta época os jornais eram os principais meios de divulgação das publicidades. Nos anos 40 surgiram os primeiros “jingles publicitários”.

A terceira fase caracteriza-se pelo advento da publicidade. Em 1957 surgiu a televisão e a publicidade ganhou um novo impulso. As publicidades na época tinham por objetivo alterar os hábitos de consumo da população portuguesa.


A quarta fase é considerada como “os anos de travessia do deserto”. O deserto não oferece as condições indicadas para se sobreviver tal como esta época o foi da mesma forma para a publicidade.

A quinta e última fase, muito contrária à fase anterior, esta caraterizase por serem “os anos de ouro da publicidade”. Aconteceu no séc. XX nos anos 80 quando Portugal entrou para a CEE (Comunidade Económica Europeia).


Publicidade no mundo As primeiras mensagens comerciais e campanhas políticas foram encontradas nas ruínas da antiga Arábia. Os egípcios usavam papiros para criar mensagens de venda e cartazes, enquanto o conhecido flyer de hoje podia ser facilmente encontrado na antiga Grécia e em Roma.

Com a expansão da economia durante o século XIX, podemos verificar uma evolução nas publicidades. Nos Estados Unidos, os classificados tornaram-se bem conhecidos pois ocupavam muitas páginas de jornais com pequenos anúncios de itens variados. Em 1841 a primeira Agência de Publicidade e Propaganda foi criada por Volney Palmer em Boston. A primeira propaganda norte-americana com apelo sexual foi criada por uma mulher, Helen Lansdowne Resor, para anunciar o Woodbury’s Facial Soap.


História da coca-cola Origem da coca-cola

No séc. XIX os medicamentos patenteados eram os que tinham maior visibilidade pois eram os que mais investiam em publicidade. Uma das marcas espalhafatosas e invulgares criadas nesta época foi a coca-cola. Foi criada por um farmacêutico falhado.

“Assim, a coca-cola foi uma de entre as muitas centenas de preparações (...) anunciadas com entusiasmo, e exagero, num mundo competitivo e barulhento.” (Olins, 2003) Na década de 90, no século XIX a cocacola deixou de anunciar que curava enxaquecas e passou apenas a salientar, o quão deliciosa era e o quão refrescante era.


Evolução da Coca-cola Hilda Clark

Publicidade da Coca-Cola depois do seu fracasso como medicamento

Primeira publicidade da Coca-Cola com recurso a uma mulher Publicidade da Coca-Cola em 1930 com o Pai-Natal


Até 1970 a bebida costumava ser tomada em locais públicos onde as pessoas tinham oportunidade de socializar.

Publicidade à Coca-Cola light 1980

Nesta década surgiu também a “new coke”, mas embora os resultados dos testes tenham sido positivos, quando saiu no mercado foi um autêntico fracasso junto dos consumidores. Publicidade Coca-Cola "It´s the real thing. Coke."

http://www.youtube.com/watch?v=2msbfN81Gm0


De 2000 até ao presente todas as campanhas da marca têm-se focado o otimismo e o positivismo, de modo encorajar as pessoas e a fazê-las ver o mundo ás cores, centrando-se toda a sua imagem em torno da felicidade.

Um dos maiores empreendimentos da coca-cola é a máquina da felicidade, tentando encorajar e cultivar o bem-estar e o positivismo.

A empresa tem expandido a nível mundial para os locais de maior alcance, oferecendo 500 marcas e produtos para o mundo e continua a servir mais de 1,7 bilhão de doses em um dia.

Publicidade Coca-Cola "Live on the coke side of life"


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.