Page 1

Revista Oficial do Condomínio Eco Medical Center Cartaxo

Ano II - 2ª ed. - Janeiro de 2018

Eco Medical Center - Guia de profissionais da saúde

Diversas especialidades da saúde em um só lugar 2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 1


2 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018


EDITORIAL Caro Leitor, Chegamos à segunda edição da Revista EcoMedical, ferramenta informativa criada para a divulgação do trabalho dos profissionais do Eco Medical Center Cartaxo. Estamos há três anos em funcionamento na cidade de João Pessoa, conquistando cada mais vez mais clientes e parceiros com o nosso empreendimento, que possui 21 pavimentos, sendo os dois primeiros dedicados à farmácia, lojas e serviços diversos, e outros 19, com clínicas e consultórios voltados para o cliente, com atendimento multidisciplinar.

O lugar certo para cuidar da sua saúde

Durante os últimos meses, passamos por importantes melhorias, como a implantação do programa Atenda Bem, plano de estratégias para otimizar e melhorar o nosso atendimento. São realizados, periodicamente, palestras e avaliações com os nossos funcionários, para que o conhecimento obtido nessas atividades possa ser revertido em excelência no serviço – nossa marca registrada. Os nossos elevadores contam agora com ascensoristas, que durante todo o horário comercial controlam o fluxo de clientes, agilizando a entrada e saída das pessoas que circulam no nosso prédio. Além disso, os halls de espera nos pavimentos onde funcionam os estacionamentos contam agora com um ambiente climatizado, com conforto acústico, cadeiras e água, para que você possa esperar com comodidade a chegada do elevador.

Fotos: Divulgação Eco Medical

Outra novidade: os tickets do estacionamento podem ser pagos nas cancelas de saída dos carros e das motos. O fluxo de veículos nestas saídas também é devidamente controlado, para evitar congestionamentos. Ainda contamos com o auxílio de manobristas (serviço de Valet Premium). A segurança também foi reforçada: todos os ambientes comuns são monitorados dentro e fora do horário comercial. Novas clínicas e consultórios foram abertos, aumentando a gama de especialidades, procedimentos e exames que oferecemos. Os contatos e localização dos profissionais que atendem no Eco Medical estão distribuídos na revista tanto por andar (nas primeiras páginas), quanto por ordem alfabética (nas últimas páginas), de forma a facilitar sua identificação. Trazemos ainda artigos médicos, sobre os mais variados temas, que manterão o leitor informado sobre como cuidar melhor de sua saúde. Para maiores informações acesse o nosso site no endereço www.ecomedicalcenter.com. O site funciona como uma extensão da revista; todas as informações aqui dispostas também estarão por lá, com acrescimento de conteúdo exclusivo. Conte sempre conosco! Boa leitura. Equipe Eco Medical Center Cartaxo

www.ecomedicalcenter.com 2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 3


SUMÁRIO Emagrecimento: Método 5s

07

Lojas do térreo

08

P1 / Pavimento Técnico

12

Dor Crônica

13

1º Andar

14

Rinosseptoplastia

15

2º Andar

16

Nódulo na Tireóide

17

3º Andar

18

Problemas de Coluna

19

4º Andar

20

Mindfulness

21

5º Andar

22

Avaliação Cardiológica na Infância

23

6º Andar

26

Varizes de Membros Inferiores

27

7º Andar

28

Disfunção Miccional

29

8º Andar

30

Programa Atenda Bem

31

9º Andar

32

Otites

33

10º Andar

34

Labirintopatia

35

11º Andar 12º Andar

Colaboraram nesta edição:

Antônio Vasconcelos, Carlos Maranhão e Augusto Brasileiro

Márcia Carvalho

Luiz Portela e Jocemir Paulino

Júlia Guedes

Juliana Pinho

Kalessa Vaz e Marisa Casado

Leonardo Fontes

Marcelo Corrêa

Neutôn Magalhães

Tatiana Almeida

Victor Perrusi

Psicologia

Otorrinolaringologia

Otorrinolaringologia

Fisioterapia

Otorrinolaringologia

Cardiologia Pediátrica e Fetal

Neurocirurgia

36 37

13º Andar

38

Rinite Alérgica

39

14º Andar

40

15º Andar

41

16º Andar

42

17º Andar

43

18º Andar

44

EXPEDIENTE

19º Andar

45

Índice de Profissionais da Saúde

46

Condomínio Eco Medical Center Cartaxo

Roxana de Almeida Nefrologia Pediátrica

Otorrinolaringologia

Shirley Feitosa / Ares Brand Design Jornalista: Esmejoano Lincol - DRT nº 3381 MTE/PB

Todo o conteúdo presente nesta revista, desde as informações contidas nas matérias aos dados disponíveis no guia médico, são de responsabilidade exclusiva dos condôminos do Eco Medical Center Cartaxo. A revista se limita apenas à divulgação deste conteúdo.

Cabeça e Pescoço

Síndico: Dr. Diogo Menezes / Gerência: Évellin Grazielle Torres Medeiros

Edição, Projeto gráfico e Diagramação:

4 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

Ortopedia

Cirurgia Vascular

Tiragem: 5.000 exemplares Distribuição: João Pessoa-PB Contato Comercial: marketingecomedical@gmail.com


2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 5


6 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018


MÉTODO DE EMAGRECIMENTO 5S

Rápido, saudável e sem medicamentos. Elimine até 15 kgs em 30 dias. Por: Dra. Juliana Pinho mento saudável e a manutenção do peso ideal, gerando resultados rápidos, eficazes e satisfazendo o paciente.

Objetivos

Reprogramação Hipotalâmica O método tem como objetivo principal a Reprogramação do Hipotálamo, uma região da parte central do cérebro, responsável pela fome, pela saciedade e pela liberação de hormônios, além de ser o centro das expressões emocionais. Quando esta região do cérebro está em desequilíbrio ou inflamada devido a dietas ricas em gorduras saturadas, carboidratos e açucares, podemos apresentar quadros de fome excessiva, distúrbios do metabolismo, redução de gasto calórico e acúmulo de gordura em várias partes do corpo, podendo levar ao sobrepeso e a obesidade crônica. O 5S é o único método de emagrecimento da atualidade que se propõe a desinflamar o hipotálamo.

O Método Consiste na associação de estratégias que uma vez reunidas e aplicadas com ciência, traz resultados na saúde e estética, resgatando o peso ideal, auto estima e qualidade de vida desses pacientes. É baseado em 14 anos de estudos e vem ao encontro da população que sofre de obesidade crônica e ganho de peso rápido.

A Equipe Formado por equipe multidisciplinar, o método apresenta prescrição de dieta, intervenção da fisioterapia dermatofuncional, utilizado técnicas e dermocosméticos específicos do método e a suplementação de nutracêuticos naturais balanceados. A chave é a melhora na autoestima do paciente. São vários profissionais, de diversas áreas, que fazem o acompanhamento do método: nutrólogo (Dr. Victor Sorrentino), cardiologista (Dr. Túlio Sperb), nu-

tricionista (Equipe Nutrigroup), tecnóloga em estética, fisioterapeuta, esteticista e psicóloga (Equipe Pense Magro).

Fases Método I- Perda / II- Manutenção III- Reeducação Alimentar, onde ocorre o ápice da reprogramação do hipotálamo. Com o método, o paciente chega a perder até 15 kgs em 30 dias, perdendo percentual de massa gorda, ganhando massa magra e diminuindo a gordura visceral. Em todos os ciclos o paciente é acompanhado diariamente por um nutricionista, adequando a dieta a sua necessidade, buscando gerar estímulos diferenciados sem ocorrer a monotonia que resulta no efeito platô, perda de foco e abandono do processo. Na fase de reeducação, o objetivo é ensinar e disciplinar o paciente a manter o resultado, evitando ganho de peso e recorrente inflamação no hipotálamo.

• Promover o cuidado de si mesmo; • Orientar o correto comportamento dentro e fora de casa; • Contribuir de forma significativa no resgate da saúde e qualidade de vida da população; • Traçar metas e estratégias específicas; • Motivar e acompanhar diariamante a evolução dos pacientes.

Modalidades do método Atualmente são três modalidades do 5S: Tradicional, Kids e Slim. No primeiro, são utilizadas cinco técnicas em três ciclos (perda, manutenção e reeducação) e é indicado para pacientes a partir dos 14 anos. Para as crianças, existe o Método 5S Kids, em que, através de inúmeras técnicas, os pequenos de 5 a 13 anos também podem melhorar os hábitos alimentares, tratar a obesidade e prevenir doenças. Ainda existe o Método 5S Slim, uma novidade que serve para aqueles que precisam perder pouco peso e ganhar massa magra. Mas não para por aí. Em breve teremos o 5S Mommy, voltado para gestantes e pós-parto imediato, o 5S Baby, para bebês de 1 a 4 anos, e o 5S Special, para pessoas com deficiência.

Indicações • Pessoas acima de 14 anos; • Sobrepeso e obesidade crônica; • Pós-bariátricos tardios que desejam recuperar o peso ideal e aprender a mantê-lo; • Mulheres em pós-parto imediato; • Normalizar taxas metabólicas; • Diabéticos; • Pacientes com distúrbios cardiovasculares e osteomusculares; • Pacientes com o IMC normal, que ainda desejam o peso ideal.

Missão A missão do método 5S é avaliar, orientar e acompanhar o processo de emagreci-

Dra. Juliana Pinho CREFITO: 172.342-F / Fisioterapeuta 4º Andar - Sl. 406 - Dermocare (83) 3506-1816 / 99382-6560 2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 7


Conheça nossas lojas no térreo Vale da Saudade

Loja 01

Loja 02

Olá, somos uma Conveniência que se preocupa com sua saúde, por isso oferecemos produtos naturais e nutritivos, sem glúten e sem lactose. Elaboramos diariamente nossas saladas de pote, venha experimentar as famosas Cup Salads! Temos 06 sabores: Frango, Salpicão, Peito de Perú, Atum, Salmão e Camarão. #vemserfeliz

8 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

Parceria com os melhores fornecedores para trazer o que há de mais moderno para seus clientes e fornecer a melhor relação custo benefício do segmento.

(83) 3578-1600 oticasantory@gmail.com @oticasantory

Farmácia Farma & Farma

Loja 04

A Farmácia Farma e Farma Plus se destaca pelo cuidado e dedicação no atendimento. Não é só o preço que é melhor, a gente adora cuidar de você! Farmácia de farmacêuticos cuidando da sua família.

farmaefarmajpa@gmail.com.br www.farmaefarma.com.br /farmaefarmajp @farmaefarmajp

www.memorialvaledasaudade.com.br @memorialvaledasaudade

www.tomatti.com.br contato.tomatti@gmail.com @tomattigreenfood

Técnico em Óptica - Ítalo Márcio Dias da Silva

(83) 3247.5316 / 99814.0255

(83) 3022.5500 / 99699.6263

(83) 3058.7793 / 98220.0646

Loja 03

Farmacêutica : Patrícia Avelar - CRF: 02135

Após levar dignidade as famílias de Fortaleza, Recife e Salvador o Memorial Vale da Saudade chega a Paraíba. Trazendo serviços póstumos de alto padrão e qualidade ao alcance de todos. Serviço funerário completo a partir de R$59,00 mensais.

Tomatti Green Food

Ótica Santory

Aparelhos Auditivos

Loja 06

Menthel - Licenciada exclusiva dos aparelhos auditivos Siemens. Somos a maior revenda de aparelhos auditivos do Nordeste. Nossa missão é proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com necessidade de reabilitação auditiva, através de produtos de última geração tecnológica, serviços altamente especializados e excelência no atendimento.

(83) 3566.3958 www.menthel.com.br


Stúdio Café e Conveniência

Loja 08

Lojas 05 e 11 Agência de Viagens e Turismo

Vendemos produtos integrais, sem glúten, sem lactose, diet e light no Stúdio Conveniência. Dispomos de deliciosos salgados, sobremesas, crepes italianos, pratos executivos, saladas, opções para jantar no Stúdio Café.

Roteiros nacionais, internacionais e cruzeiros. Na Trans Aero você planeja sua viagem com segurança, é só escolher o destino. Acesse nosso site e instale o aplicativo, temos muitas ofertas para você. Tire o seu visto aqui!

PABX: (83) 2106.0171 Plantão: (83) 99944.9821 transaero@transaero.com.br www.transaero.com.br

Loja 09 Ótica River As melhores marcas e os últimos lançamentos de armações e óculos de sol, com condições de pagamento imbatíveis. Antes de comprar seus óculos, passe na River. Aqui tem tudo a ver com você!

(83) 3508.0972 /99646.9976 (83) 98855.8756

(83) 3034.6060 / 98721.5869

daisemaryramos@ig.com.br @studio_cafe_

LOJA DISPONÍVEL PARA ALUGUEL

Loja de esquina - Tamanho: Aprox. 80 m²

CONTATO:

(83) 99922.8380

@oticasriver

Loja 010

Loja 07 Laboratório Maurílio de Almeida

Exames laboratoriais nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Endocrinologia e Imunologia. Exame toxicológico para CNH. Horário de Funcionamento: Seg a Sex: 7h às 17h (coleta 7h às 13h). Sábados: 7h às 11h.

(83) 3576.7805 www.mauriliodealmeida.com.br laboratoriomauriliodealmeida

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 9


10 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018


2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 11


P1 ANDAR Sala 001 Dra. Suzete Patrício de Andrade

Sala 006

Sandra de Assis

CRO: 2246 / Ortodontista

CRM 2149 | RQE 685 / Ginecologia , Obstetrícia e Cardiotocografia

Wema Dantas

CRO: 2330 / Periodontista

Dr. Ivany Ernesto de Andrade Júnior CRM 6021 | RQE 5077 / Cirurgião Plástico

Odontologia Personalizada Harmonização Orofacial

(83) 3224.2330 / 3222.7766 (83) 98702.9422

(83) 3225.3366 / 98827.6351 suzete.patricio@hotmail.com

orofacialeodontologia@gmail.com

Sala 002

Sala 007

G2C Administradora de Benefícios

Sindalcool

A G2C Administradora de Benefícios atua na comercialização e gestão de planos de saúde.O Serviço começa no envio da carteira aos associados e se estende até o faturamento e controle de utilização de rede de benefícios. Trabalhamos com as principais operadoras de saúde do país.

Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba.

(83) 3513.1800

(83) 3224.2917

edmundobarbosa@sindalcool.com.br

www.g2cadministradora.com.br

Sala 003

CRC: 2165-PB / Contador

José Cazuza Jr.

CRC: 5687-PB / Contadora

Serviços de Consultoria no Setor Público, Contabilidade Patrimonial, Financeira, Orçamentária, Custos, Auditoria e Perícia.

CRO: 2321 / Estética Dental

CRO: 3218 / Prótese Dentária

CRO: 2582 / Endodontia

Érika Lira

Lauriluzia Azevedo

Evaldo Honfi

CRO: 2795 / Periodontia CRO: 2678 / Endodontia

CRO: 2623 / Prótese Dentária

contabilidade.cap@gmail.com contabilidadecap

Lucíola de Morais

Ana Cláudia Souto Henriques Cesar

(83) 3222.7284 / 99985.6352 / 98788.6352

Sala 009

CRO: 2655 / Implantodontia

Nelsa Regina Nunes

Eliedna S. Barbosa

Anícita C. Cruz

CRO: 2795 / Periodontia CRO: 3985 / Cirurgia Buco-maxilo

Trícia Murielly

CRO: 4729 / Odontopediatria

(83) 3224.2533/ 3247.3887 www.restaurarodontologia.com.br

Sala 010

Sala 004 Imobiliária - Seletta Realty Creci-PB: 730-PJ

Agência de Marketing Digital

Realize o sonho de adquirir um imóvel nos Estados Unidos e desfrute de conforto, qualidade de vida e a oportunidade de realizar grandes negócios. Também temos imóveis disponíveis em João Pessoa. Venha conferir!

Focada no Atendimento com Resultados, a única do Nordeste com o Selo Premier Google Partner. Links Patrocinados, Social Media, Social Ads, SEO e Muito Mais!

(83) 3185.6189/ 99177.4286

(83) 3003.0581

seletta@seletta.com.br www.seletta.com.br selettarealty seletta_boutique

comercial@linksearch.com.br www.linksearch.com.br agencialinksearch linksearch

Sala 005 Multipla Engenharia A Multipla Engenharia é uma empresa de construção civil e de infraestrutura, estradas, sanemento, barragens, loteamentos e obras industriais.

Dr. Sérgio Falcão

CRM 4579 | RQE 1455 / Cirurgião Plástico Especialista em Cirur. Plástica pela Univers. Federal de São Paulo. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Professor de Cirurgia pela UFPB.

Polyanna Martins

CRN: 3765 / Nutricionista

(83) 99805.3001 thiago@multiplaeng.com www.multiplaeng.com

12 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

Sala 011

(83) 3225.3366 / 98827.6351 falcaocirplastic@oi.com.br

Scanned by CamScanner

Elinaldo S. Barbosa

Com Etanol é bem melhor. A gasolina contém Benzeno, substância que causa câncer e patologias respiratórias.


DOR CRÔNICA Por: Dr. Nêuton Magalhães 1 - Dor de cabeça e dor nas costas poderiam ser evitadas com cuidados simples Dor nas costas, enxaqueca, dor nas articulações não representam nada demais, desde que apareçam de vez em quando e não atrapalhem a sua rotina. O caso é diferente daquele de quem sofre com problemas assim diariamente e não buscam ajuda. Muitos pacientes não procuram tratamento quando a dor ainda é um problema discreto, contribuindo para que ela se agrave a ponto de, em alguns casos, se tornar insuportável. A dor pode atingir tantos os idosos quanto os jovens e crianças. Quando é aguda, ela é um sinal de alerta, informa que alguma coisa não vai bem no organismo. Quando se torna crônica, então é uma doença, assim com o diabetes e a hipertensão. Procure ajuda de um especialista em dor ao menor sinal de dor crônica. 2 - Não se exercitar Evitar o movimento quando existe uma dor faz com que a musculatura acabe tensionada. Mesmo com dor, a atividade física regular vai lubrificar articulações, fortalecer a musculatura e evitar que os músculos próximos à região que dói se tornem ainda mais tensos. O exercício deve ser leve, moderado e indicado por um profissional. Mas tem que fazer parte do cotidiano de quem está sofrendo com a dor, progressiva e individualizadamente.

medicação anti-inflamatória por muito tempo, por exemplo, pode levar à lesão dos rins e fígado e anemia grave. Se essa for a recomendação dos profissionais que acompanham seu caso, vale a pena trocar o remédio pelo exercício. 4 - Evitar tratamentos complementares Você acha que meditação é balela? Pois saiba que atualmente há evidências que esse método pode ajudar a amenizar a dor. Outra boa aliada é a acupuntura - nessa terapia, quando certos pontos do corpo são estimulados, ocorre a liberação de neurotransmissores naturais no organismo. O estímulo faz com que substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, como a endorfina e a serotonina sejam liberadas, equilibrando o funcionamento do corpo e aliviando dores. 5 - Automedicar-se Acreditando que as crises de dores de cabeça são normais, muitos tomam analgésicos por conta própria. Quando chegam ao especialista, a dor já é diária e a lista de analgésicos que já não resolvem mais é grande. O organismo vai se acostumando ao medicamento de uso contínuo e perde seus próprios mecanismos de regular a dor. Sem o analgésico a dor vem mais forte, e mais analgésico precisa ser utilizado. Para tratar adequadamente a enxaqueca, o paciente deve consultar um médico que vai fazer a “desintoxicação”, ou seja, todos os medicamentos usados serão suspensos, dando lugar ao tratamento feito com medicações chamadas preventivas.

3 - Pular a fisioterapia 6 - Ir a muitos especialistas Fazer fisioterapia nem sempre é fácil, mas pode ser a solução. Muita gente acaba optando por um medicamento ou tentar se exercitar sozinho, mas essa escolha pode causar prejuízos desnecessários ao organismo. Tomar alguns tipos de

Além de ser extremamente desgastante, ir a diversos especialistas e fazer todo tipo de exame demanda tempo e dinheiro. Um profissional familiarizado a elas - como um especialista em dor - tem formação

Imagem ilustrativa - Shutteristock

SETE ERROS COMETIDOS NO TRATAMENTO

específica para entender o problema, a partir da consulta médica. Muitos pacientes passam em vários médicos ao longo de um mês e se perdem no tratamento por que recebem um diagnóstico diferente de cada um deles. Por isso, procure primeiro um profissional que entenda de dor para lhe acompanhar corretamente. 7 - Mudar o tratamento por conta própria Caso você tenha dúvidas ou sugestões para o seu tratamento, converse com o seu médico, não tome atitudes sozinho. O profissional sabe quais medicamentos podem ser usados por longo tempo sem prejudicar seu organismo. Ao decidir abandonar um tratamento por conta própria, mesmo que ele esteja no final, o paciente está jogando fora tudo o que foi feito.

Dr. Nêuton Magalhães /CRM-PB 5914 - Neurocirurgião Funcional (RQE 5001); - Treinamento em tratamento neurocirúrgico da dor e doença de Parkinson no Grupo de Dor - USP; - Doutorado no Departamento de Neurologia da USP, na área de dor lombar. 2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 13


1º ANDAR Sala 101 a 110

CLÍNICA DE OTORRINO - HOSPITAL DIA O Hospital Dia da Clínica de Otorrino possui toda a estrutura necessária para realizar cirurgias com muito mais conforto e segurança. Confira abaixo os procedimentos realizados: - Rinoplastia e Septoplastia - Cirurgia endoscópica nasossinusal - Cirurgia microscópica do ouvido - Cirurgia endoscópica do ouvido - Cirurgia do implante coclear - Otoplastia - Microcirurgia de laringe a laser - Polissonografia assistida - Cirurgia do ronco

Além de uma equipe com 18 médicos Otorrinolaringologistas, contamos ainda com médicos especialistas nas áreas de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Nefrologia Pediátrica, Pneumologia e Pediatria.

Antes de agendar qualquer procedimento é necessário passar por uma avaliação com um médico no 13º andar. Venha fazer sua consulta com a gente, temos pronto atendimento e consultas agendadas. CLÍNICA DE OTORRINO - 13º ANDAR URGÊNCIA DE DOMINGO A DOMINGO ATÉ AS 22H Das 08 às 22h (Aberto todos dias incluindo feriados)

14 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

(83) 3022.4260 / www.clinicadeotorrino.com.br clinicadeotorrinojp

@clinicadeotorrinojp


RINOSSEPTOPLASTIA:

UMA CIRURGIA ESTÉTICA E FUNCIONAL Em um mesmo ato cirúrgico, duas finalidades: melhorar a saúde e o aspecto estético do nariz.

Imagem Imagemilustrativa ilustrativa- -Shutteristock Shutteristock

Por: Dr. Leonardo Fontes Silva

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas em busca de melhorar a aparência e a proporção do nariz, com o objetivo de realçar a harmonia facial e melhorar sua autoestima. Por outro lado, muitas destas apresentam dificuldade respiratória em virtude de anormalidades estruturais no nariz, tais como desvio de septo nasal, hipertrofia de cornetos e sinusopatias. A Rinosseptoplastia é uma cirurgia realizada em um mesmo ato cirúrgico e tem dupla finalidade: melhorar a estética e a função nasais. Ou seja, fazer com que o nariz possa desempenhar plenamente

Numa conversa entre médico e paciente, as expectativas e desejos, bem como as técnicas e limitações cirúrgicas devem ser abordadas, objetivando esclarecer dúvidas quanto aos resultados esperados

suas funções, além de ficar com um aspecto bonito, uma vez que ele contribui de modo muito importante para harmonia facial.
 O médico é quem melhor reconhece a necessidade de uma cirurgia funcional. Sabe-se que a dificuldade da respiração pelo nariz interfere na saúde de todo o organismo e causa prejuízos para vários órgãos, em especial para os pulmões, coração e cérebro, interferindo diretamente na capacidade física, na qualidade do sono, no controle do estresse, da concentração e do raciocínio. A cirurgia funcional procura melhorar de maneira muito nítida a qualidade de vida do paciente.

Por outro lado, a necessidade de cirurgias que visem melhorar o aspecto estético do nariz é reconhecida pelo próprio indivíduo. Numa conversa entre médico e paciente, as expectativas e desejos, bem como as técnicas e limitações cirúrgicas devem ser abordadas, objetivando esclarecer dúvidas quanto aos resultados esperados. O procedimento cirúrgico é feito com anestesia local e sedação; tem duração

média de 2 horas e o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia. Na maioria dos pacientes, utilizamos a técnica fechada e todas as incisões são feitas dentro do nariz, sem nenhum corte ou cicatriz externamente. O paciente deverá usar curativo recobrindo o nariz por uma semana e normalmente não necessitará fazer uso de tampões nasais. Edema e, ocasionalmente, hematomas, persistem por uma semana, sendo incomum as dores pós-operatórias. Após uma semana, o paciente estará retornando às atividades habituais. O resultado aproximado será observado em 2 meses. Constata-se uma melhora evidente na autoestima e um grande avanço nos parâmetros de qualidade de vida, entre eles a qualidade do sono e as disposições física e mental, ou seja: pessoas mais satisfeitas e mais saudáveis.

Dr. Leonardo Fontes Silva CRM-PB 4811 - Médico Especialista em Otorrinolaringologia pela AMB; - Prof. Doutor da disciplina de Otorrinolaringologia da UFPB.

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 15


2º ANDAR

Faça seu check up regularmente.

Fique em dia com a sua saúde. Corpo e mente saudáveis são essenciais para uma vida longa e feliz. Sala 202 Dr. Ednardo Parente

Sala 206 Dr. Assis Filho

CRO: 3267 / Cirurgia e Implantodontia

Harmonia Funcional e Estética da Face.

(83) 3224.1768 / 99996.6020 assisfilho_@hotmail.com doctorassisfilho

Drª Aline Amorim

Sala 207

CRO: 4518 / Reabilitação Oral e Estética

Drª Fabiana Campos

CRM: 2818 / Endocrinologista

Sara Rocha

CRO: 3271 / Ortodontia e Estética

Drª Mariângela Araújo

CRN: 8031 / Nutricionista

CRO: 4513 / Periodontia e Implantes Dentários Estética - Endodontia - Periodontia - Ortodontia e Ortopedia Prótese Dentária - Implantodontia

(83) 3246.9012

(83) 3021.7847 / 98880.3040

ednardoparente@gmail.com

perfettoodontologia@hotmail.com @perfettoodontologia

Sala 203 e 204 Dra. Caroline Escorel

Sala 208

CREFITO: 46156-F / Fisioterapeuta

Dra. Maria do Socorro Ferreira Martins

A MAP ONE é o primeiro centro focado na saúde dos músculos pélvicos, fundamentais para manter a integridade e o bom funcionamento do sistema urogenital e anorretal. Atendimento nas áreas de urologia, ginecologia, uro-pediatria, coloproctologia e nas disfunções sexuais.

CRM: 3588 / Pediatra - Neonatologista - Médica Supervisora

Dra. Catherine Sonaly F. Martins CRM:159 749 SP / Alergista e Imunologista

(83) 3244.1777 atendimento@clinicamap.com.br www.clinicamap.com.br

Sala 209 Dra. Suely Ummen Almeida de Lucena

Vacinas para:

CRM: 2320 / Pediatria e Neonotologia

• Prematuros • Crianças • Adolescentes • Adultos • Mulheres • Idosos • Viajantes

CRM: 2856 / Pediatria e Neonotologia

Dra. Rosangela Amorim Martins

(83) 3322.2660 / 98740.2100 vacinas@vacinacenter.com.br www.vacinacenter.com.br VacinaCenter @vacinacenter

(83) 3221.9598 suelyummen@hotmail.com manaamorim @yahoo.com.br

Sala 205 Lívia Rodrigues de Sousa Toscano

CRP: 13/5494 / Psicóloga Clínica Cognitiva Comportamental

Patrícia Carla C. Barbosa

Sala 210 Edkarla Almeida

CRN: 5169 / Nutricionista Materno Infantil

CRP: 13/5513 / Psicóloga Clínica Cognitiva Comportamental e Humanista Horário de funcionamento de segunda a sexta. Atendimentos a criança, adolescente, adulto e casais.

(83) 3566.0565 / 99933.6848 (83) 3676.0876 / 98712.0581

16 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

@edkarla.nutriinfantil edkarla.nutriinfantil@gmail.com


NÓDULO NA TIREOIDE O QUE FAZER?

Os sintomas são claros, ficar atento para um diagnóstico precoce é muito importante. Por: Dr. Victor Perrusi

Imagem ilustrativa - Shutteristock

Imagem ilustrativa - Shutteristock

Sintomas

O que é? Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na tireoide, podendo ser único ou múltiplo. Nódulos são muito comuns. O uso da ultrassonografia demonstrou uma incidência de até 67% de nódulos tireoideanos na população, sendo mais frequentes em mulheres. A principal importância clínica dessas lesões é a necessidade de excluir o câncer de tireoide, presente em até 15% a 20%, a depender da idade, sexo, exposição a radiação, fatores ocupacionais, história familiar, entre outros fatores.

O uso da ultrassonografia demonstrou uma incidência de até 67% de nódulos tireoideanos na população, sendo mais frequentes em mulheres.

Na maioria das vezes, estes nódulos foram detectados em exames de ultrassonografia de rotina, ou em investigação para outras patologias, visto que a incidência de nódulos palpáveis é de apenas 5% nas mulheres e 1% nos homens. Porém, o diagnóstico de doença nodular tireoideana leva a um temor por parte dos pacientes, devido à dúvida de se ter ou não câncer. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca-RJ), estima-se mais de 9.000 novos casos de câncer de tireoide para o ano de 2014. Essa incidência vem aumentando em torno de 1% ao ano.

Deve-se ter atenção a sinais clínicos como rouquidão, dificuldade para engolir, tosse, nódulo endurecido ou dor em região anterior do pescoço, dificuldade para respirar ou sensação de aperto no pescoço. O que fazer? Na descoberta de nódulo na tireoide, o paciente deve procurar um especialista, para que seja avaliada a solicitação de exames complementares com laboratoriais, necessidade ou não de biópsia por punção, tratamento cirúrgico, ou acompanhamento clínico deste ou destes nódulos.

Dr. Victor Perrusi CRM-PB 5803 / RQE 4276

Nódulo

- Residencia Médica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço - INCA-RJ; - Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço CRM PB 5803; - Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço | SBCCP; - Membro da Sociedade Latino Americana de Tireóide - LATS; - Membro do International Neural Monitoring Study Group - INMSG.

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 17


3º ANDAR Sala 306

Sala 301 Nathália Lacerda de Assis

Márcia Carvalho

CRP: 13/6651 / Psicóloga Clínica Humanista

CRP: 13/1145 / Psicóloga

Larissa Brito

CRN: 12952 / Nutricionista Clínica Esportiva

Grupo de Mindfulness (Atenção Plena) e Regulação Emocional; Atendimento Individual: Ansiedade, Transtorno do Pânico, Depressão e Estresse.

Ismael Costa

CRP: 13/6613 / Psicólogo Cognitivo Comportamental

Gabrielly Guimarães Barbosa Lima

CRP: 13/6492 / Psicóloga Cognitivo Comportamental

(83) 98735.0994 mindfulnesseregulacaoemocional @marciacarvalhopsicologia

(83) 98822.7861 / 98822.0891

Sala 302 Dr. Alexandre Barros Gonçalves da Silva

Sala 307, 308 e 309 Dr. Jocemir Paulino

CRM 4988 / Neurocirurgião

CRM: 6979 / Ortopedia e Traumatologia Cirurgia da coluna vertebral

Dr. Luiz Portela

CRM: 6867 / Ortopedia e Traumatologia Cirurgia da coluna vertebral

Centro de Neurologia e Neurocirurgia. Especialista em Patologias da Coluna.

Dr. Thales Maia

CRM: 6590 / Ortopedia e Traumatologia Cirurgia do ombro e Artroscopia

(83) 99697.8613

Dr. Nêuton Magalhães

Dr. Umberto Jansen

Sala 303

CRM: 5769 / Ortopedia e Traumatologia Cirurgia do quadril e Artroscopia

CRM 5914 / Neurocirurgião Funcional (RQE 5000 RQE 5001) Especialista em Dor e Parkinson. Investigação e tratamento completo de dores crônicas fazendo uso de tecnologia avançada.

Dr. Victor Emmanuel Andrade CRM 5903 / Nefrologista

(83) 3508.0861 / 99444.8573 www.neurodor.com.br contato@neurodor.com.br @clinicaneurodor

Sala 304 e 305 Dr. Anderson Máximo

CRM: 6103 / Dermatologia

Dr. Braulio Gusmão

CRM: 6017 / Oftalmologia e Cirurgia Plástica Ocular pela USP

Consulta especializada na área de ortopedia e traumatologia, de segunda a sexta, com horário marcado.

(83) 3034.4141

Sala 310 SALA DISPONÍVEL PARA VENDA OU ALUGUEL Dermatologia Clínica, Estética (Toxina Botulínica, Preenchimento e Laserterapia) e Cirúrgica.

Sala de 49,85 m²

Oftalmologia Clínica, Cirúrgica, Plástica, Estética, Botox e Preenchimento, Vias Lacrimais, Tumores, Uveítes.

(83) 3034.6420 (83) 99999.4098

18 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

CONTATO:

(83) 99148.5881


COMO PREVENIR

PROBLEMAS NA COLUNA A lombalgia pode estar relacionada a doenças, como escoliose, e aparecer em qualquer idade

Os problemas da coluna vertebral estão entre as causas mais frequentes de consulta médica e afastamento do trabalho, sendo a lombalgia, ou “dor nas costas”, a queixa mais comum. Várias são as causas de lombalgia, podendo ser apenas uma dor muscular, um desvio na coluna (chamado de escoliose), uma alteração das articulações da coluna, ou até mesmo uma hérnia de disco. E especialmente a escoliose e a hérnia de disco são as alterações da coluna vertebral que mais comumente causam dúvidas à população. Escoliose é uma patologia caracterizada por desvio do eixo da coluna para um dos lados. Pode apresentar-se com um ombro mais alto que o outro, com inclinação da bacia e, mais raramente, com queixa de dor nas costas. A escoliose pode ser congênita, quando é decorrente de má formação congênita de algum segmento vertebral; neuromuscular, quando ocorre devido a doenças, como a paralisia cerebral e mielomeningocele; degenerativa, aquela causada por alterações degenerativas da coluna, mais comumente em idosos; ou idiopática, que não tem causa externa definida, acomete adolescentes e pode progredir com o crescimento do paciente. Hérnia de disco é uma alteração do disco localizado entre as vértebras

(disco intervertebral), havendo seu deslocamento em direção à medula ou a raiz nervosa que tem origem na coluna, causando dores de caráter neuropático, irradiadas para os membros superiores ou membros inferiores.

Imagem ilustrativa - Shutteristock

Por: Dr. Luiz Portela e Dr. Jocemir Paulino

Muitos desses problemas têm causa genética, sem um fator bem definido; para preveni-los, o mais importante é manter uma atividade física, alongando e fortalecendo os músculos que dão suporte a coluna vertebral, promovendo sua estabilização. Devemos evitar também atividades com impacto repetido, sobrepeso corporal e má postura durante atividades diárias, tanto em casa, quanto no trabalho. Em caso de persistência dos sintomas, um médico habilitado para o tratamento da coluna deve ser procurado, com o objetivo de identificar causas específicas e iniciar tratamento adequado para cada um desses problemas.

...o mais importante é manter uma atividade física, alongando e fortalecendo os músculos que dão suporte a coluna vertebral, promovendo sua estabilização

Dr. Luiz Portela / CRM-PB 6867 - Ortopedista e Traumatologista especializado em cirurgia da coluna vertebral. - Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). - Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC). - Professor de Ortopedia do curso de medicina do UNIPÊ. Dr. Jocemir Paulino / CRM-PB 6979 - Médico Ortopedista e Traumatologista - Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); - Cirurgião da Coluna Vertebral; - Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC). 2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 19


4º ANDAR Sala 401, 402 e 410 Medical Diagnóstico - Exames

Socorro Formiga

Sala 405

CRP: 13/3773 / Psicologia Clínica e Terapia Familiar (83) 99302.4081 / 98854.3458

Realização de diversos exames: - Tomografia da face e odontológica; - Centro de diagnóstico e tratamento do zumbido; - Centro de diagnóstico e tratamento do labirinto; - Laboratório de patologia e análises clínicas; - Centro de diagnóstico e tratamento da alergia nasal; - Centro de diagnóstico e tratamento da voz.

Deysiane Simões

CRP: 13/5663 / Psicologia Clínica (83) 98725.9538

Ana Clotilde Coutinho

CRP: 13/4153 / Psicologia Clínica (83) 98786.5505

Jocelly Simões

CRP: 13/7607 / Psicologia Clínica (83) 98646.5090

Sala 406 Juliana Pinho

CREFITO: 172.342-F / Fisioterapeuta Saúde, Emagrecimento e Bem Estar: Tratamentos estéticos facial e corporal, Nutrição e Método de emagrecimento 5S®

(83) 3506.1816 / 99382.6560 www.dermocarejp.com.br Dermocare Fisioterapia dermocare_jp

Sala 407 e 408 Dra. Marcela Vidal

CRM: 9593 / Dermatologia

Dra. Marília Aranha CRM: 9602 / Dermatologia

Dra. Josivânia Santiago CRM: 4387 / Mastologia

Dr. João Rodolfo Cavalcanti

(83) 3022.4063

CRM: 6594 / Clínico Geral

Salas 403 e 404 Dr. Klecyus Cabral

Raniere Golzio

Dr. Maxwell Barreiro

Ramon Cavalcanti

Dra. Niedja Morais

Vanessa Tomaz

Dr. Rogério Nitsch

Josenilda Nascimento

CRM: 7484 | RQE: 4757 / Psiquiatra CRM: 7461 | RQE: 4562 / Psiquiatra CRM: 7262 | RQE: 4656 / Psiquiatra CRM: 10962 | RQE: 5189 / Psiquiatra

CRP: 13/6775 / Psicólogo

CRP: 13/6861 / Psicólogo CRP:13/7273 / Psicóloga CRP: 13/2243 / Psicóloga

(83) 3244.5326 / 98707.2526

Dra. Raíssa de Alexandria CRM: 8994 | RQE: 5218 / Psiquiatra

Reavivare - Clínica especializada em tratamento à saúde mental, com ênfase no tratamento dos transtornos mentais. Mantém uma estrutura confortável e acolhedora dispondo de uma equipe de psiquiatras e psicólogos. A clínica Reavivare aposta na qualidade do atendimento aos seus pacientes, visando sempre a reabilitação do quadro psicopatológico.

(83) 3508.4004 www.reavivare.com reavivaresaude@gmail.com reavivare @reavivare

20 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

Sala 409 Diogo de Almeida

CRO: 4473 / Odontologia Estética

Matheus Jardelino

CRO: 3835 / Odontologia Estética Procedimentos estéticos em Odontologia: Clareamento, Próteses Fixas, Implantes, Ortodontia autoligável e Lentes de Contato Dentais. Seu sorriso belo como nasceu para ser.

(83) 3042.1654 / 98836.3317 www.matheusjardelino.com.br @drmatheusjardelino

ODONTOLOGIA MARCA ESTÉTICA


MINDFULNESS

E REGULAÇÃO EMOCIONAL

Entenda como funciona os princípios da Atenção Plena e todos os benefícios que pode trazer para sua saúde mental e física.

Imagem ilustrativa - Shutteristock

Por: Márcia Carvalho

Espaço Mindfulness - Márcia Carvalho

Na correria do dia a dia, passamos 47% do nosso tempo no piloto automático, isto é, quase a metade do dia sem perceber o que está acontecendo na nossa vida. Com a nossa mente divagando, ficamos vulneráveis ao estresse, à ansiedade e à depressão. Precisamos estar conscientes do que se passa no nosso corpo, na nossa mente, nos nossos pensamentos e nas nossas emoções. Ou seja, precisamos nos lembrar de prestar atenção em nós mesmos. Com a prática do Mindfulness isso é possível. Mas o que é Mindfulness? Segundo Jon Kabat-Zinn, professor Emérito de Medicina e fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina de Massachusetts, Estados Unidos, “é a consciência que emerge quando prestamos atenção de propósito no momento presente e sem julgamento”. O Mindfulness propõe uma nova interação com qualquer coisa que aconteça na nossa vida de maneira mais consciente, aberta e gentil, podendo assim estar atento as nossas reações e escolhas. É uma nova maneira de viver e encarar a vida, permitindo que enfrentemos os desafios e as demandas do trabalho, da casa e até mesmo lidar com dor crônica estresse e depressão, por exemplo. Benefícios Segundo a ciência, inúmeros benefícios estão relacionados à prática de Mindfulness.

Confira abaixo alguns benefícios do treinamento da Atenção Plena: - Desacelera o envelhecimento cerebral; - Aumenta o hipocampo, área do cérebro importante para aprendizagem, memória e regulação da emoção; - Maior atividade da Junção Temporoparietal, área que trabalha a perspectiva, a empatia e também a compaixão. - Reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse; - Ajuda pacientes com doenças reumáticas inflamatórias a ter menos fadiga e menos sofrimento psicológico; - Auxilia no combate a doenças mentais; - Diminui a sensação de solidão em idosos; - Reduz os níveis de estresse; - Melhora a qualidade do sono; - Alivia a ansiedade.

Abaixo alguns dos princípios do Mindfulness: - Viva todos os dias com a curiosidade e a mente de iniciante; - Aceite e aprecie as coisas que vem e vão na sua vida. Seja grato pelos momentos bons e ruins; - Transforme simples tarefas diárias em momentos conscientes; - Esteja presente com você e com os outros. Não julgue os sentimentos, ações e palavras; - Aprenda a fazer as pazes com as suas imperfeições; - Esteja sempre aberto a novas experiências e não tenha medo de tentar. Mindfulness significa mudar os padrões de comportamento e respostas que estamos acostumados e começar a viver uma vida mais centrada no presente e na real sensação que nos acomete, de modo aberto, gentil e com aceitação. Afinal, sua mente também merece atenção! Vamos praticar?

Grupo Mindfulness e Regulação Emocional O Grupo Mindfulness e Regulação Emocional trata-se de um programa de treinamento, estruturado para oferecer ferramentas e desenvolver as habilidades necessárias para uma vida mais tranquila e feliz. São realizadas técnicas de meditação, respiração, exercícios corporais de bioenergética e relaxamento corporal em grupo. Através de discussões, vídeos, diversos exercícios e desenvolvimento de habilidades cognitivas, vamos absorvendo o princípio da Atenção Plena, aprendendo a praticá-la no nosso dia a dia.

Márcia Carvalho - CRP: 13/1145 - Piscóloga com pós-graduação em Cognitivo Comportamental e Formação em Análise Bioenergética; 3º Andar - Sl. 306 - (83) 98735.0994 2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 21


5º ANDAR Salas 501 e 502

Dra. Kalessa Vaz

CRM 6627 | RQE 4389 / Cardiologia e Ecocardiografia Pediátrica e Fetal

Sala 506

Dra. Marisa Casado

CRO: 3289 / Implantodontista

Dra. Aracele Toscano Rocha

CRO: 5083 / Cirurgião Dentista

CRM 5732 | RQE 4624 / Cardiologia e Ecocardiografia Pediátrica e Fetal CRM 5733 | RQE 3289 / Pediatria e Neonatologia

Izabella Delfino

Elissandro Maciel

CRO: 3656 / Cirurgiã Dentista

Patrícia Paiva

Estácio Rodrigues

CRO: 4141 / Cirurgiã Dentista

Dra. Arabela Ramalho

Implantodontia, Próteses, Tratamento Endodôntico, Aparelhos Ortodônticos, Clínica Geral.

Dr. Leonardo Cabral Cavalcante

(83) 3566.3879 / 98816.6881

CRN 3928 / Nutricionista Materno - Infantil CRM 5877 | RQE 4230 / Pediatria e Neonatologia

odontologia.oraldesign@gmail.com

Dra. Eugenia M. Fernandes Montenegro CRM 5248 | RQE 3035 / Endocrinologia Pediátrica

Dra. Thaís Alves Andrade

Seu bebê em boas mãos! Clínica especializada em Cardiologia e Ecocardiografia Pediátrica e Fetal. Oferecemos também serviços de Pediatria, Neonatologia, Nutrição Materno-Infantil e Endocrinologia pediátrica.

Sala 507

CREFITO:166883-F / Fisioterapeuta

Dra. Dayanny Freire dos Santos Silva

CREFITO: 9868- LTF / Fisioterapeuta

Dra. Natália Nubélia do Nascimento Silva

CREFITO: 171755-F / Fisioterapeuta

(83) 3566.3500

Método TheraSuit/PediaSuit | Método Treini Treinamento Locomotor | Estimulação Precoce Intensiva Estimulação Visual Fisioterapia Motora Intensiva

www.kidscor.com.br KidsCor @kidscorpb

ta.fisiointensiva@gmail.com /

Angeli Lucena de Farias

(83) 99189.2595

Macia Bezerra

CRP: 13 / 7055 / Psicóloga

CRP: 13 / 7070 / Psicóloga

CRP: 13 / 6920 / Psicóloga

Luana Diniz

CRP: 13 / 7063 / Psicóloga

fisio.intensiva

Sala 503

CRP: 13 /6939 / Psicóloga

Elayne Lima

/ 98158.2036

Tassia Mendes

Sala 508 Dra. Ana Flávia Nóbrega de Paiva CRM: 6226 / Anatomia Patológica

Valeska Maia

CRP: 13 / 6926 / Psicóloga

Dra. Betina Diniz Lins Quérette CRM: 9591 / Anatomia Patológica

Psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais. Laudos para justiça e cirurgias.

Biópsia - Citopatologia - Congelação Imunoistoquímica - Captura Híbrida

(83) 3576.0174 / 3191.2001 / 98695.0285

(83) 3185.5666

@neoserpsicologia clinicaneoser@outlook.com

contato.citopath@gmail.com

Sala 509

Sala 504 Jéssyca Fernanda Braz da Silva

Guilhardo P. de Oliveira

CRO: 4899 / Cirurgiã Dentista

CRO: 2410 / Cirurgião Dentista

Tibério F. Luna

CRO: 2395 / Cirurgião Dentista Clínica Geral, Endodontia, Estética, Clareamento, Prótese e Ortodontia.

Prótese, estética e endodontia

(83) 3576.1700 / 98847.1626 / 99916.0519

(83) 3244.1712

facesodontologiapb@gmail.com

Sala 505 Aglaupe Chagas Gomes

CREFITO: 185088-F / Fisioterapia Pediátrica e Neonatal | UTI Oferecer excelência no tratamento fisioterapêutico neonatal e pediátrico, com ênfase nas áreas respiratória e em UTI, de forma humanizada e eficaz, com atendimento em consultório, domiciliar e hospitalar.

Jânia de Faria

CREFITO: 47662-F / Fisioterapeuta

Isadora Branco

CREFITO: 230067- F / Fisioterapeuta Fisioterapia na saúde da mulher: Oncologia | Ginecologia | Obstetrícia| Vascular

(83) 99626.0946 (83) 99610.5434 @draaglaupechagas

22 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

femmefisiojp@gmail.com @femmefisioterapia

Sala 510


AVALIAÇÃO CARDIOLÓGICA PARA ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA Saiba por que esta avaliação pode salvar vidas. Por: Dra. Kalessa Vaz e Dra. Marisa Casado São cada vez mais frequentes relatos de mortes de crianças durante ou logo após a prática de atividade física. Esse tipo de fatalidade serve de alerta para os pais, escolas e clubes esportivos e chama a atenção para a importância do check-up cardiológico na infância e na adolescência. Fatores causais Quanto às causas, ao passo que os adultos têm a doença arterial coronária como principal fator causal; na infância, a morte súbita deve-se mais frequentemente a problemas estruturais do miocárdio como a miocardiopatia hipertrófica, anormalidades congênitas nas artérias coronárias, doença arterial coronária, ruptura da aorta por síndrome de Marfan, além de outras causas menos comuns, como o uso de substâncias como a cocaína, a displasia arritmogênica do ventrículo direito e o espasmo arterial coronário. Cardiopatias silenciosas Pode parecer exagero check-up cardiológico na infância, mas há situações em que a criança tem algum problema cardíaco e se desenvolve bem, sem queixas, o que dificulta o diagnóstico. A questão é que muitas cardiopatias são assintomáticas na infância, já outras podem manifestar-se através de sintomas inespecíficos, como dores nas pernas, dor de cabeça, sudorese. Não são raros os casos de diagnóstico tardio de Coarctação da aorta, um estreitamento grave na aorta que necessita de abordagem cirúrgica. Além disso, a percepção dos sinais e sintomas na criança é muito difícil, pois enfrentamos alguns desafios para definir o que deve, realmente, ser valorizado. Uma criança saudável pode apresentar mais cansaço que outras, por falta de condicionamento físico, por sobrepeso ou até por ser mais ativa e se esforçar além do seu limite. Por outro lado, uma criança cardiopata, que aprende a lidar com suas limitações, sabe dosar seu esforço, e, aos

olhos dos pais e professores, que estão acostumados com a criança, pode apresentar-se assintomática. Atenção aos sintomas Há situações que despertam a atenção para a possibilidade de problemas cardíacos em crianças e adolescentes: dificuldade em acompanhar crianças da mesma idade em brincadeiras, ficar cansado muito rápido, dor no peito, desmaios, suar mais rapidamente que outras crianças, palpitações, palidez e tonturas durante exercícios. Exames complementares Uma avaliação clínica cuidadosa, associada a exames complementares, quando indicados, possibilita a detecção de situações potencialmente prejudiciais ao sistema cardiovascular e que que aumentam o risco de morte súbita durante a prática de atividade física. O eletrocardiograma é um exame de rastreamento de problemas cardiovasculares que pode demonstrar sobrecarga de câmaras cardíacas e alguns distúrbios do ritmo e da condução atrioventricular.

Nem sempre as crianças com cardiopatia apresentam contraindicações para a prática de atividades físicas. Nesses casos, o acompanhamento com o cardiologista pediátrico é essencial. A prática de atividade física é um hábito essencial para uma infância saudável, o que certamente se refletirá na vida adulta, e deve ser estimulada rotineiramente. A avaliação cardiológica de toda criança que inicia um esporte é ferramenta primordial para promoção da saúde e a certeza de que nossos pequenos atletas somente se beneficiarão dessa prática sem correr riscos desnecessários.

O ecocardiograma é outro instrumento de grande importância na detecção de condições anatômicas e funcionais que muitas vezes podem passar despercebidas em outros exames. É indicado quando há queixas por parte da criança (cansaço aos esforços, dores torácicas, tonturas, desmaios, sudorese excessiva), alterações de exame físico (sopros, hipertensão, assimetria de pulsos) e história familiar de cardiopatias ou de morte súbita. O teste ergométrico e o holter de 24 horas são exames com indicações mais limitadas na avaliação rotineira da criança e do adolescente, sendo solicitados em situações específicas ou para avaliação e seguimento de cardiopatias já diagnosticadas.

Dra. Kalessa Vaz - CRM-PB 6627 - Cardiologia e Ecocardiografia Pediátrica e Fetal (RQE 4389) Dra. Marisa Casado - CRM-PB 5732 -Cardiologia e Ecocardiografia Pediátrica e Fetal (RQE 4624) 2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 23


Atendimento de

Urgência De domingo a domingo

Até as 22h No Eco Medical - 13º andar

(83) 3022.4250

Hospital Próprio Estrutura de última geração Excelentes profissionais 19 otorrinolaringologistas Especialidades associadas Consultas, exames e cirurgias

24 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018


www.clinicadeotorrino.com.br

Núcleo da Alergia

Núcleo do Labirinto

Núcleo do Sono

- Teste alérgico; - Testes laboratoriais; - Rinomanometria; - Imunoterapia (vacinas).

- Videonistagmografia; - Reabilitação do Equilíbrio.

- Polissonografia Assistida; - Titulação/Adaptação de CPAP; - Cirurgia do ronco e vias aéreas superiores.

Núcleo da Voz

Núcleo da Audição

– Videolaringoscopia com estroboscopia; – Análise computadorizada da voz; – Avaliação endoscópica da deglutição; – Reabilitação da voz e da deglutição; – Microcirurgia da laringe a laser.

- Audiometria e Impedanciometria; – Teste da orelhinha; – BERA; – Processamento auditivo central; – Terapia de reabilitação para zumbido.

Centro Av. Maximiano Figueiredo (83) 3221.7110 Seg. a Sexta - 08 às 18h Sábados - 08 às 12h

Miramar

Bancários

Eco Medical Center / 13º piso Anexo ao Cedrul (83) 3022.4250 (83) 3022.4270 De domingo a domingo Seg. a Sexta - 08 às 17h 08 às 22h

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 25


6º ANDAR Sala 601 Dra. Sandra Rejane

Dr. Luiz Gustavo de Oliveira Barros

Sala 606

CRM: 6762 / RQE: 3978 / Angiologia / Cir. Vascular e Endovascular Radiologia Intervencionista

CRM 3757 | RQE 3285 / Reumatologia e Acupuntura

Dra. Marcela Gomes F. Barros

Tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes do sistema músculo esquelético e tratamento da dor crônica.

CRM: 6473 / RQE: 3853 / Angiologia / Cir. Vascular / EcoDoppler Vascular

Dr. Tiago Nepomuceno

CRM: 6723 / RQE: 4979 / Radiologia Intervencionista

(83) 3185.5532 / 99118.0070

(83) 3023.1762 / 98663.2823

atendimento@angiocentropb.com.br www.angiocentropb.com.br

Sala 607

Sala 602 SALA DISPONÍVEL PARA ALUGUEL

Dra. Carmen Lúcia de Assis Madruga

CRM 6075 / Gastroenterologia e Hepatologia

Sala de 51,16 m²

Dra. Paloma Nunes

CRM 8315 | RQE 5130 / Angiologia e Cirurgia Vascular

Dra. Flávia Fernandes Pimenta

CRM 3688 / Hematologista e Onco Hematologista CONTATO:

(83) 99952.0699

(83) 3043.5342 / 99305.9919

Sala 603

Sala 608

Dr. Ademar Benévolo

SALA DISPONÍVEL PARA VENDA OU ALUGUEL

Dr. Paulo Roberto Dantas da Nóbrega

Sala de 53,33 m²

CRM: 4097 / Cirurgia de Cabeça e Pescoço CRM: 1575 / Clínica e Cirurgia do Aparelho Digestivo

Antonieta Menezes

CRN: 15400 / Nutrição Clínica, Funcional e Esportiva CONTATO:

(83) 3244.5051 / 3244.3353 (83) 99108.3321

(83) 99106.6228

Sala 604 Dra. Francilidia Lima

Sala 609 Jacielle Almeida

Kamila Nárgila

Juliana Arcela

Gabriella Damasceno

CRM: 5396 / Dermatologista

CRFA 4-9264-PB / Fonoaudióloga

Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética Toxina Botulínica | Preenchimento Cutâneo | Peeling Químico Depilação a laser | Rejuvenescimento Facial a laser Prática Ortomolecular

CBO: 239425 / Pedagoga e Psicopedagoga

(83) 3031.1822 / 993827797

CRP: 13/6932 / Psicóloga CRP: 13/6929 / Psicóloga

Talita Brandão

CRP: 13/6930 / Psicóloga

(83) 98894.4281/ 98212.5054

francilidia.dermato@gmail.com

estimulare@gmail.com

Sala 605 Dra. Morgana Maria Pimentel Rodrigues

CRM: 4460 / Clínica de Medicina Geral e Preventiva Prevenção de Doenças e Promoção do Envelhecimento Saudável.

(83) 98883.4269

26 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

Sala 610 Aracelly Marques

CRP: 13/5261 / Psicóloga Cognitivo-Comportamental

Vanina Cartaxo

CRP: 13/5058 / Psicóloga Cognitivo-Comportamental

(83) 98801.2636 / 99954.9471


VARIZES DE MEMBROS INFERIORES Conheça o Tratamento com Espuma Por: Dr. Antônio Vasconcelos, Dr. Carlos Maranhão e Dr. Augusto Brasileiro para estudo do sistema venoso e melhor programação do tratamento. A escleroterapia pode ser utilizada em todas as classes, sendo que na classe 1 utiliza-se líquido, enquanto que da classe 2 à classe 6 a aplicação é feita com espuma de polidocanol, em concentração variável de acordo com o que foi observado na ultrassonografia.

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que podem provocar desconforto estético, sensação de peso, dor, edema e lesões cutâneas, como hipercromia (pele escura), lipodermatoesclerose (pele endurecida/ grossa) e ulceração. Entre os fatores predisponentes descritos, os mais comuns são: idade (a partir da adolescência), sexo feminino, número de gestações, obesidade, uso de anticoncepcional, ficar muito tempo em pé parado, hereditariedade. A escleroterapia é uma técnica usada para tratamento de varizes, frequentemente feita nos membros inferiores, podendo também ser utilizada em outras áreas. Consiste na administração de um medicamento dentro do vaso doente, criando uma reação inflamatória que fará esse vaso desaparecer lenta e progressivamente.

...a utilização da espuma vem se difundindo principalmente nas últimas duas décadas e tem se mostrado uma eficiente alternativa no tratamento das varizes e suas consequências

O tratamento com escleroterapia já é utilizado há pelo menos 100 anos, sendo que a utilização da espuma vem se difundindo principalmente nas últimas duas décadas e tem se mostrado uma eficiente alternativa no tratamento das varizes e suas consequências.

O tratamento de varizes com espuma tem o objetivo principal de ajudar os pacientes em melhorar a autoestima, como também em diminuir o desconforto físico. Apesar de provocar alívio dos sinais e sintomas na maioria dos casos e ser feito sem anestesia, cortes ou internação, não é isento de complicações. Portanto, cada caso deve ser analisado individualmente por um especialista a fim de estabelecer qual a melhor opção terapêutica.

Classificação Podemos classificar o grau da doença de acordo com a dilatação das veias, assim como pelo comprometimento cutâneo, conforme tabela abaixo. CEAP quanto à classificação clínica (C) Classe 1 - Veias menores que 3 mm de diâmetro. Classe 2 - Veias varicosas (veia subcutânea palpável com mais de 3 mm de diâmetro). Classe 3 - Edema. Classe 4 - Alterações tróficas de pele (hiperpigmentação, lipodermatoesclerose, atrofia branca). Classe 5 - Alterações tróficas com úlcera cicatrizada. Classe 6 - Alterações tróficas com úlceras abertas. A partir da classe 2, deve ser solicitado um exame de ultrassonografia (eco-Doppler)

Dr. Antônio Vasconcelos / CRM 7114 - Cirurgia Vascular (RQE 4868) e Radiologia Intervencionista (RQE 4869); Dr. Carlos Maranhão / CRM 6794 - Cirurgia Vascular (RQE 3791) e Radiologia Intervencionista (RQE 3297); Dr. Augusto Brasileiro / CRM 5987 - Cirurgia Vascular (RQE 5280) e Eco Doppler.

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 27


7º ANDAR Sala 701, 702, 710 Dra. Danielle C. S. Egypto de Brito

Sala 705, 706, 707, 708 e 709 Dr. Marcus Welber

CRM: 4820 / Reumatologista

CRM: 5161 / Angiologia | Cirurgia Vascular e Endovascular

Dr. Carlos Fernando Tavares de Melo

Dra. Denise Andrade

CRM: 5163 / Coloproctologia

CRM: 1439 / Reumatologista

Ana Karina Egypto

CREFITO: 221435-F / Fisioterapeuta

• Atendimento em Angiologia e Cirurgia Vascular • Coloproctologia • Nutricionista • Ultrassonografia • Doppler Vascular • Exame de Manometria Ano-Retal • Tratamento Estético de Varizes (Crioesclerose, Espuma Densa, Laser) • Clínica de Curativos.

Jéssica Tuany Dias

CREFITO: 221437-F / Fisioterapeuta

Atendimento Reumatológico nas áreas de Doenças Autoimunes, Patologias Vertebrais, Tendinites, Bursites, Artrose, Fibromialgia, Osteoporose, Gota, entre outras; sob a direção da Drª Danielle do Egypto. Atendimento Fisioterápico Convencional nas áreas de Reumatologia e Traumato-Ortopedia. - Stúdio de Pilates; - Liberação Miofascial; - Bandagem Terapêutica; - Agulhamento à seco; - Crochetagem Mio-aponeurótica; - Cranio-acupuntura e aurícula-acupuntura.

(83) 3221.7053 / 3576.9151

Sala 703 Dra. Edriane Araújo

CRM: 5039 / Dermatologista

Dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria.

(83) 3512.4560 / 99971.0701 edrianedermatologia edrianedermatologia@gmail.com

Dra. Roxana de Almeida R. F. Silva

Sala 704

CRM 4819 / Nefrologia Pediátrica (RQE 3716 / RQE 3727)

Dra. Mireille Camboim

CRM 6412 / Cirurgia Plástica (RQE 3980)

Dra. Juliana de Moura Leal

CRM 6936 / Pneumologia (RQE 4554 ) e Clínica Médica (RQE 4555)

Dra. Marina Moura S. C. Lima

Horário de Atendimento: Manhãs - Segundas, Quartas, Quintas e Sextas a partir das 8:00h Tardes – Terças, Quintas e Sextas a partir das 14:00h

CRM 7290 / Pediatria (RQE 4635)

Dra. Náiade Rego de Sá

(83) 3225.1888 / 3507.1888

CRM 7025 / Alergia e Imunologia (RQE 4462)

(83) 3022.4298 28 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

ESPECIALIDADES

intervasc@hotmail.com www.intervasc.com.br


DISFUNÇÃO MICCIONAL:

DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA À ENURESE Problemas relacionados ao armazenamento de urina e ao esvaziamento da bexiga Por: Dra. Roxana de Almeida O hormônio responsável pelo controle noturno da micção é o hormônio antidiurético (ADH). Ele é liberado durante o sono e atua diminuindo a produção de urina pelos rins e é por isso que não fazemos xixi. Quando ocorre a diminuição na liberação do ADH, aumenta a produção de urina. Com a bexiga cheia, sentimos vontade de urinar e, finalmente, acordamos. As crianças que têm enurese não fazem “xixi na cama” porque querem. Caracteristicamente, são crianças “boas de cama”: dormem muito e têm o sono pesado.

Quem não conhece uma criança que faz “xixi na cama”? Quem nunca viu uma criança “esquecer de fazer xixi” porque estava brincando? Qual professor de educação infantil nunca teve um aluno que pedia para fazer xixi a cada meia hora? Tudo isso pode ser manifestações de disfunção miccional.

de caixinha, iogurtes, leites fermentados, corantes e outros, por conterem certos produtos químicos em suas formulações, que podem alterar o funcionamento da bexiga. Também podem desencadear problemas psicológicos.

As disfunções miccionais são problemas relacionados ao armazenamento de urina e ao esvaziamento da bexiga, que afetam crianças neurologicamente normais. São muito mais comuns do que se imagina. Acredita-se que 15% das crianças e adolescentes apresentem manifestações desse problema.

Segundo a International Children’s Continence Society (ICCS), as disfunções miccionais podem ser divididas em 2 grupos: diurnos, cuja manifestação mais comum é a incontinência urinária (perdas involuntárias de urina) e noturnos, manifestando-se por enurese (fazer xixi na cama sem perceber). Os sintomas podem ser isolados ou não. Dentre as disfunções miccionais, a enurese monossintomática é a mais frequente.

Causas Habitualmente, as crianças começam a apresentar sintomas após a retirada das fraldas. E, esse processo, (retirada das fraldas) pode ser um dos fatores desencadeantes do problema. Será que alguma mãe já teve curiosidade de saber como é a maneira certa de ensinar uma criança a usar o vaso sanitário? E nas escolas, será que é correto fazer a fila para ir ao banheiro? Será que todas as crianças têm desejo de urinar na mesma hora? Existem outros fatores desencadeantes do problema: o uso rotineiro de alguns alimentos industrializados, entre eles: sucos

Sintomas

A disfunções miccionais não podem ser negligenciadas, pois podem levar a infecções urinárias de repetição. Além disso, podem causar dificuldade de relacionamento social e sofrimento psicológico. Tratamento Fisioterapias específicas para o trato urinário, medicações, psicoterapia e mudanças de hábitos de vida fazem parte do arsenal terapêutico para as disfunções miccionais. Um nefrologista pediátrico poderá ajudar no diagnóstico e tratamento do problema.

Durante o dia, o controle urinário é através do sistema nervoso e deve-se ensinar, a partir dos 3 anos, a usar o sanitário. Durante o sono, o controle é hormonal, ou seja, independente da vontade da criança. As crianças começam a ter controle noturno a partir dos 3 anos e por volta dos 6 anos, a maioria delas já parou de fazer “xixi na cama”. Entretanto, 15% das crianças são enuréticas e permanecem urinando na cama. Esse problema é mais comum em meninos e tem característica familiar.

Dra. Roxana de Almeida Roque Fontes Silva / CRM-PB 4819 -Especialista em Pediatria (RQE 3716); - Título de Especialista em Nefrologia Pediátrica (RQE 3727); - Mestranda em Nefrologia Pediátrica. 2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 29


8º ANDAR Sala 801, 802 e 810

Sala 803

Dra. Tereza Cristina de Amorim Paiva

Dra. Márcia Fonseca

Dra. Valéria Teixeira Barbosa

(83) 3566.8668 / 99961.2966 www.dramarciafonseca.com.br Dra. Márcia Fonseca @dramarciafonseca

CRM: 2567 / Toco-Ginecologista CRM: 3412 / Toco-Ginecologista

Dra. Daniele L. Mangueira Paiva CRM: 6225 / Dermatologia

CRM 4216 | RQE 3394 / Ginecologia, Histeroscopia e Medicina Integrativa

Miriam Sabina

Dra. Alyne Diniz Loureiro

CRN 5382 / Nutrição Clínica e Coach de Emagrecimento

Dr. Luis Flavio Medeiros Paiva

(83) 99111.0923 @miriamsabina

CRM: 7497 / Endocrinologista CRM: 2566 / Cirurgião Geral

Sala 804

Vilma Menezes

CRP: 13/6355 / Psicologia Clínica e Sexualidade Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental; Psicoterapia com enfoque na Sexualidade. Terapeuta de casal, individual: adulto e adolescente.

(83) 99974.5632

Psicóloga-Vilma-Menezes

@psicologavilmamenezes

Mariah Ramiro

CRP: 13/6364 / Psicóloga Perinatal e Infantil

(83) 99993.1133

@dialogandocommamaes

Sala 805 A Clínica Vida possui profissionais das áreas de Dermatologia (Dermatologia clínica, cirúrgica, cosmiatria e laser), Consultas de Ginecologia e Obstetrícia, Consultas Pré-Cirúrgicas e Pós-Cirúrgicas com o Cirurgião Geral e Consultas com Endocrinologista. Mais saúde e bem estar para sua família.

(83) 3031.6825 / 4141.1758 clinicavidajp@outlook.com

Dr. Arthur Troccoli

Dr. Rafael Rebouças

CRM: 5503 / Urologista

CRM: 5650 / Urologista

Dr. Rodrigo Campos

Dr. Thiago Nobre

CRM: 6067 / Urologista

CRM: 5920 / Urologista

(83) 3035.0520

Salas 806, 807, 808 e 809 Techlab - Laboratório de Prótese Dentária

Tecnologia | Precisão | Qualidade | Biossegurança Próteses tecnologia CAD/CAM e Convencionais sobre Dentes e Implantes Osseointegráves

Laboratório Credenciado:

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 08h às 12 h - 13 às 18 h Sábados: de 08h às 12h

(83) 3512.6877 / 99415.5399 techlabparaiba@gmail.com www.techlabpb.com.br CRO-PB: 07 / Responsável Técnico: Dr. Diogo Menezes - CRO-PB: 2643

30 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018


PROGRAMA

ATENDA BEM

Programa de Educação Continuada dos Funcionários do Eco Medical. Nossa missão é prestar um atendimento humanizado e de qualidade. Por: Esmejoano Lincol Para uma empresa, prestar atendimento de qualidade é mais do que ter a possibilidade de fidelizar clientes ou de obter lucro: é a oportunidade de atestar o respeito pelas pessoas que depositam sua confiança no empreendimento. Foi pensando nisso que o Eco Medical Center Cartaxo criou o programa ATENDA BEM! com o objetivo de capacitar sua equipe, tendo como referência o atendimento humanizado e a identificação de estratégias e melhorias no atendimento do nosso público interno e externo. Sob a orientação da psicóloga clínica e consultora organizacional Socorro Formiga, nossos funcionários participaram de uma série de palestras e oficinas de capacitação com o intuito de otimizar o contato com os clientes e melhorar sua performance organizacional. Nossa meta é alcançar um atendimento humanizado e eficiente, de forma que o Eco Medical, os nossos colaboradores e o nosso público estejam em sintonia. Assim, poderemos evitar atritos, solucionar problemas e manter a nossa excelência em prestação de serviços diversos. Socorro Formiga afirma que as ações trabalhadas com a equipe no Programa ATENDA BEM! não têm como objetivo único o upgrade dos serviços prestados no condomínio. “É uma oportunidade que os participantes têm de trabalhar suas competências e suas habilidades pessoais e profissionais”, revela a psicóloga.

Dr. Diogo Menezes - Síndico do Eco Medical

Dra. Socorro Formiga

É a oportunidade que os funcionários têm de trabalhar suas competências e suas habilidades pessoais e profissionais Dra. Socorro Formiga Kamilla Lima, recepcionista que participou das palestras ministradas por Socorro, garante que as atividades desenvolvidas durante esta capacitação ajudarão os colaboradores a prestar um melhor atendimento aos usuários do Eco Medical.

Equipe Eco Medical

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 31


9º ANDAR Sala 901 e 910 Neurodor

Ana Elizabeth Albuquerque Milene Costa

CRFa: 7275 / Fonoaudióloga

Jorge Luiz Nóbrega

Pedagoga e Psicopedagoga

Morgana do N. Andrade

CRM: 7141 / Psiquiatria

CRP: 13/5489 / Neuropsicóloga

Manuela Rezende

Wandersonia Medeiros

CRFa: 10126 / Fonoaudióloga

Sala 905

CRP: 13/5264 / Neuropsicóloga

Programas de tratamento da dor através de uma equipe multidisciplinar: Ckeck-up da dor; Neurocirurgia para doença de parkinson; Tratamento para dor na coluna; Fisioterapia para dor crônica; Educação física para dor crônica; Nutrição; Psicologia e Nefrologia.

(83) 3508.0861 / 99444.8573 www.neurodor.com.br contato@neurodor.com.br @clinicaneurodor

Sala 906 Jônia Maria Vieira de Sá

CRO: 1239 / Odontóloga

Júlia Vieira de Sá

A Ativamente é uma clínica de avaliação e acompanhamento multidisciplinar, que envolve as áreas de psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e psiquiatria, atendendo todas faixas etárias.

CRO: 5082 / Odontóloga Ortodontia | Estética | Clínico-Geral

(83) 3576.9549 / 99980.7691

(83) 3576.1312

Sala 902

Dr. Ricardo Vieira Santos

CRM 9032 | RQE 4328 / Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Dra. Tatiana Almeida

Sala 907 e 908 Dr. Glauco Trajano

CRM: 5562 / Cirurgião Plástico

CRM 6785 | RQE 4136 / Otorrinolaringologista

Dr. Marcelo de Aquino

Dra. Kyara Ramalho

CRM: 7201 / Cirurgião Plástico

CRM 8026 | RQE 5160 / Endocrinologista Atendimento diferenciado e tecnologia atual para a realização de exames. Consultas com hora marcada.

Dra. Renata F. Trajano

CREFITO: 60816-F / Fisioterapeuta Dermato-Funcional

Dra. Aline Loewenbach

(83) 3506.9600 / 98666.6309 otocp902@gmail.com @Otocp @Otocp

CREFITO: 194030-F / Fisioterapeuta Dermato-Funcional

Dr. Ítalo Arruda Sala 903 e 904

Larissa Oliveira de Assis Vasconcelos

CRO: 3276 / Protesista

Ronise de Almeida Medeiros

CRO: 3172 / Ortodontista

Alexsandra Flávia Nóbrega de Andrade Longo

CRO: 3137 / Periodontista e Harmonização Orofacial

Ana Paula Batista Carvalho

CRO: 2342 / Endodontista

CRM: 7699 / Nutrologia e Modulação Hormonal

Clínica de Cirurgia Plástica e Fisioterapia. A Laforme tem como finalidade levar a todos um modelo de qualidade no serviços de fisioterapia dermato-funcional e cirurgia plástica corporal e facial.

(83) 3508.7007 / 98805.7491 laformejp@gmail.com www.laforme.com.br laformejp @laformejp

Luis Veras

Sala 909

CRO: 3876 / Estética do Sorriso, Reabilitação Oral e Implantes Dentários

Carolina Veras

CRO: 3440 / Estética do Sorriso e Ortodontia

Atendimento de segunda a sexta com hora marcada.

Dispomos de uma estrutura composta com os equipamentos mais modernos em odontologia dedicados a área de estética odontológica.

(83) 3255.0895 (83) 3225.2433

32 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

contato@luisveras.com.br www.luisveras.com.br drluisveras @drluisveras


OTITES:

O QUE FAZER SOBRE ELAS?

Umidade, gripes e até traumatismos causados por cotonetes podem desencadear o problema Por: Dra. Tatiana Almeida

Imagem ilustrativa - Shutteristock

antibióticos, os quais são quase sempre necessários para alívio sintomático e prevenção das complicações. A melhoria dos sintomas geralmente ocorre dentro de 72 horas, em caso de persistência dos sintomas, o paciente deverá ser reavaliado pelo otorrinolaringologista. Dicas para prevenção das Otites

• • •

Otite é o nome dado para a inflamação de ouvido, que é dividido basicamente em três partes: orelha externa, média e interna. Aquelas que ocorrem na pele do conduto auditivo (orelha externa) são chamadas de otite externa; já as que acometem a cavidade da orelha média recebe o nome de otite média. As otites externas geralmente são causadas por umidade excessiva e traumatismos por cotonete ou outros objetos inseridos no ouvido. O sintoma mais comum é dor local, podendo vir associado à febre baixa e secreção nos ouvidos. As otites médias normalmente se manifestam após quadro gripal (gripes, resfriados, amigdalites ou rinites) devido à

comunicação entre a estrutura da orelha média e a nasofaringe (porção posterior do nariz). Secreções nasais alcançam a orelha média, causando inflamação. Os sintomas mais comuns das otites médias são: dor intensa, febre alta, diminuição da audição e do apetite, devido à secreção acumulada na orelha média. Este acúmulo de secreção pode ser tão intenso que leve à ruptura da membrana timpânica (otite média aguda supurada). Em casos mais severos, a otite média pode ter como consequência a perda da audição, se não for tratada adequadamente.

• •

• •

Evitar o uso de cotonetes ou a manipulação excessiva dos ouvidos; Usar protetores de ouvido quando for nadar; Em caso de resfriados, gripes ou rinites, lavar as narinas com soro fisiológico várias vezes ao dia; Enxugar bem a orelha após o banho; Controlar doenças alérgicas e inflamatórias que acometem as fossas nasais; Vacinação em dia; Aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida.

O diagnóstico das otites baseia-se na análise dos sinais e sintomas clínicos e no exame do ouvido, chamada otoscopia. Qual o tratamento para as otites?

Os sintomas mais comuns das otites médias são: dor intensa, febre alta, diminuição da audição e do apetite...

A otite externa geralmente é tratada com analgésicos e anti-inflamatórios tópicos, como pomadas específicas ou gotas otológicas aplicadas no ouvido externo. O tratamento das otites médias envolve o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e

Dra. Tatiana Almeida CRM-PB 6785 / RQE: 4136 Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 33


10º ANDAR Sala 1001 Dra. Socorro Chianca

Dr. Marcelo do Amaral Corrêa

Sala 1006

CRM 7393 | RQE 5006 / Otorrinolaringologista

CRM: 1083 / Ginecologia e Obstetrícia

Sheila Isabel Menslin

Dr. Edson de Medeiros Ferreira

CREFONO: 6050 / Fonoaudióloga Audiologista

CRM: 4791 / Cirurgião Plástico

Cirurg. endoscópica nasal avançada e de base do crânio, cirurgia estética da face, preenchimentos faciais e toxina botulínica. Diagnost. e tratamento dos distúrbios da audição e do equilíbrio. Exames: Videoendoscopia nasal e laríngea, audiometria e vectonistagmografia computadorizada.

(83) 3244.1842

(83) 3566.2720 / 99634.3191

Sala 1004 e 1005 Dra. Carolina Sydow Cerny CRM: 5245 / Eletroneuromiografista

Sala 1007 João Batista de Luna Freire CRO :735 / Clínica Odontológica

Maria do Carmo Lima de Luna Freire CRO :888 / Odontopediatria

Priscila Lima de Luna Freire CRO :4366 / Odontopediatria

(83) 3244- 6101

Sala 1008 Dra. Maria das Mercês Maia Muribeca CRP: 13/2856 / Psicanalista - Doutora em Psicologia

Exames de eletroneuromiografia. Horário: Segunda a sábado com hora marcada.

Doutora em Psicologia – UAM – Madrid-Espanha; Psicanalista (CBP); Atendimento Clínico (adultos); Supervisão em Psicanálise; Coordenadora do Curso de Especialização em PSICANÁLISE e Professora locada na Faculdade de Psicologia do UNIPÊ.

(83) 3241.6753 (83) 99663.0819 / 98843.1369

(83) 98811.1636

Como fica seu cabelo no verão? Seu cabelo também precisa de proteção, evite exposição no período de pico do sol e proteja sua cabeça usando chapéu ou boné. Na exposição solar muito intensa, os fios de cabelo ficam muito frágeis, separando as células que formam a cutícula do fio, fazendo com que desidratem, fiquem quebradiços, opacos e, às vezes, amarelados. Os cabelos tingidos e descoloridos são os mais atingidos pelo desgaste causado pelo sol e cloro. Depois do banho de mar/piscina lave os cabelos com água em abundância, usando, além do xampu, um creme condicionador específico para cada tipo de cabelo. Se o cabelo for naturalmente ressecado o ideal é complementar com um creme hidratante pós-lavagem. 34 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

m.muribeca@gmail.com

Sala 1009 Dra. Jordana Pascoal Machado Rocha CRM: 5986 | RQE: 161 / Ginecologista

Ginecologia, Obstetrícia e Histeroscopia (RQE: 181)

(83) 3023.2986 / 98768.4018 jordana.machado@gmail.com

MARCA

Sala 1010 Dra. Renata Motta

CRM 5577 / Dermatologia Clínica e Estética

Eveline César Teixeira de Carvalho CRFa: 8231 / Fonoaudióloga

Terapia Fonoaudiólogica em Voz e Motricidade Oral. Teste da Orelhinha e da Linguinha. Atendimento com hora marcada.

(83) 3512.9300 / 98657.7966


A LABIRINTOPATIA QUE

NÃO SE BENEFICIA DE MEDICAÇÕES. Imagem ilustrativa - Shutteristock

Quando o tratamento medicamentoso para labirintite não surte efeito, pode ser Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB). Por: Dr. Marcelo do Amaral Corrêa A manutenção do equilíbrio corporal depende da interação e integridade de alguns órgãos do nosso corpo: 1- O labirinto (ou ouvido interno). 2- O cérebro (ou sistema nervoso central). 3- A visão, que complementa as informações neurológicas e do ouvido interno. Várias são as causas das labirintopatias, popularmente conhecidas como “labirintites”: 1- Deficiências circulatórias causadas, por exemplo, por diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado, oferta reduzida de oxigênio por anemia e insuficiência cardíaca são alguns fatores; 2- Algumas infecções virais e mais raramente bacterianas; 3- Distúrbios neuro psiquiátricos como ansiedade, depressão e síndrome do pânico; 4- Alterações do metabolismo (controle orgânico) do colesterol, triglicérides, glicemia e hormônios da tireóide; 5- Problemas musculares/esqueléticos da coluna, especialmente na região cervical. Por que a Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB) é tão diferente? Em todas as outras situações, há alguma melhora, e geralmente importante, com tratamento medicamentoso. No caso da VPPB, ocorre o desprendimento de cristais (pequenas partículas naturais do ouvido) da base do labirinto onde se encontram os canais do equilíbrio, fazendo com que estes fiquem soltos dentro de um ou mais canais. Sempre que há algum movimento de maior amplitude da cabeça ou de todo o corpo, há deslocamento dos cristais pelo canal. Somente enquanto os cristais se deslocam, por inércia, há sensação de vertigem, normalmente intensa.

Quais são os sintomas da VPPB? O mais comum é que ocorra vertigem intensa de curta duração (sensação de tontura rotatória) principalmente ao deitar, virar-se na cama ou ao realizar movimentos de maior amplitude da cabeça, como olhar bem para cima ou para baixo. Podem ser acompanhados de náuseas ou até vômitos e palidez da pele. Mas a intensidade pode variar, podendo haver somente tontura (instabilidade) e não vertigem. Por quais motivos a VPPB ocorre? Pode estar associada a algumas situações como: traumatismos cranianos, algumas cirurgias do ouvido, imobilidade (em pacientes acamados por tempo prolongado), viroses e degeneração (deterioração do ouvido interno em pessoas muito idosas). Alguns trabalhos mais recentes têm sugerido relação com o uso de anti-inflamatórios e insuficiência/deficiência de vitamina D. Como se faz o diagnóstico de VPPB?

A duração média do tratamento para a maioria dos casos costuma ser de 2 a 4 sessões (com intervalos de 3 a 5 dias entre elas), podendo ser maior em casos mais intensos ou quando há mais de 1 canal ou lado afetados. De qualquer forma, a VPPB pode estar associada a outras causas de labirintopatia. Apesar do fácil diagnóstico e alta prevalência (é uma das causas mais frequentes), pode não ser considerada de imediato, principalmente por não-especialistas. Caso o tratamento medicamentoso para labirintopatia não esteja surtindo o efeito desejado, é sempre bom lembrar desta possibilidade.

Seu diagnóstico é feito por manobras específicas de posição do corpo e da cabeça, que, na maioria das vezes, quando o diagnóstico é positivo, promovem um movimento ocular espontâneo transitório (durante os momentos de sintomas) conhecido tecnicamente como nistagmo, com uma direção característica do canal afetado. Qual o tratamento para VPPB? Como a caraterística desta doença é de uma alteração física/ estrutural do labirinto, os medicamentos não promovem melhora para o quadro. Seu tratamento consiste na reposição dos cristais para o seu local de origem, fazendo com que os mesmos ali se fixem novamente e o problema se solucione. O termo técnico do tratamento é conhecido por reposição de canal semicircular.

Dr. Marcelo do Amaral Corrêa CRM-PB 7.393 - Professor colaborador da Faculdade de Medicina de Jundiaí de 2001 a 2010. - Médico Preceptor dos residentes da Clínica Otorhinus de 2001 a 2010. - Professor da disciplina de otorrinolaringologia da FAMENE desde 2016. - Membro da equipe de otorrino do Hospital Nossa Senhora das Neves desde 2016. 2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 35


11º ANDAR Sala 1101, 1102, 1103, 1104, 1105, 1106, 1107, 1108 e 1110 Dr. Aislan Saraiva Tavares CRM: 6986 / Oftalmologista

Dra. Ana Carolina Carneiro CRM: 6297 / Oftalmologista

Dr. Antônio Moreira Montenegro CRM: 7956 / Oftalmologista

Dra. Camila Queiroz Leite de Lima Felipe CRM: 7906 / Oftalmologista

Dra. Camila V. Lopes Pinto CRM: 8414 / Oftalmologista

Dr. Daniel Alves Montenegro CRM: 5232 / Oftalmologista

Dra. Daniela Araújo Toscano CRM: 5659 / Oftalmologista

Dra. Ismênia Machado Mateus CRM: 6988 / Oftalmologista

Dr. Mario Augusto Pereira Dias Chaves CRM: 7003 / Oftalmologista

Dr. Manoel Bráulio Gusmão Isidro CRM: 6017 / Oftalmologista

Dra. Michelle Rodrigues Gonçalvez CRM: 6375 / Oftalmologista

Dra. Priscilla Teixeira Antas Bezerra CRM: 9378 / Oftalmologista

Dr. Rodrigo Almeida CRM: 6163 / Oftalmologista

Dr. Rodrigo Rodrigues Cavalcante Leite CRM: 7261 / Oftalmologista

Dra. Silvia Cândido Pereira Almeida CRM: 5311 / Oftalmologista

Dra. Suzyanne Waleska de Oliveira CRM: 5688 / Oftalmologista

Dra. Tereza Helena de Araújo Gambarra CRM: 3848 / Oftalmologista

EXCELÊNCIA NO TRATAMENTO OFTALMOLÓGICO O Provisão - Hospital Oftalmológico da Paraíba, oferece uma infraestrutura completa com consultas, exames e cirurgias em todas as subespecialidades da Oftalmologia, contando com uma equipe médica formada por especialistas do mais alto nível de conhecimento técnico e científico.

EXAMES • Microscopia Especular; • Paquimetria; • Topografia de Córnea; • Biometria; • Campimetria; • Curva Tonométrica Diária; • Teste Provocativo para Glaucoma; • Gonioscopia; • Mapeamento de Retina; • Ultrassonografia Ocular; • Retinografia Colorida, Monocromática e Autofluorescente; • Tomografia de Coerência Óptica; • Potencial de Acuidade Macular; • Angiografia Fluoresceínica e Indocianina Verde; • Teste e Adaptação de lentes de contato.

ESPECIALIDADES • Catarata • Ceratocone • Glaucoma • Estrabismo • Córnea • Cirurgia Refrativa • Retina Clínica e Cirúrgica • Oftalmopediatria • Plástica Ocular • Neuro Oftalmologia PROCEDIMENTOS A LASER • Capsulotomia Yag Laser • Iridotomia • Fototrabeculoplastia • Fotocoagulação Retiniana

Sala 1109 Dr. Cláudio Sérgio M. Paiva CRM: 2972 / Ultrassonografista

Exames Realizados: USG obstétrica e em Medicina fetal, USG morfológica, translucência nucal, USG tridimensional 3D e 4D, USG de abdômen, mamas, transvaginal, doppler colorido, monitorização de ovulação, punção de tireoide, cardiotocografia computadorizada, perfil biofísico fetal.

(83) 3576.0484 / 99121.9359 clinicalapieta

@clinicalapieta

36 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

Segunda a Sexta: 08 h às 20 h / Sábado: 8 h às 12h

(83) 3022.8100 / 99931.0073 contato@provisaopb.com.br www.provisaopb.com.br provisaopb @provisaopb


12º ANDAR Sala 1204

Sala 1201 Dr. Constantino Giovanni

Raíssa Soares

Dra. Carolina Pinheiro Braga

Thais Cavalcanti

CREFITO: 172708- F / Fisioterapeuta | Reabilitação Vestibular

CRM: 3823 / Pediatria Clínica - Pneumologia Infantil

CRP: 13/6684 / Psicóloga Clínica | Esp. em Dependência Química

CRM: 7435 / Psiquiatria - Infância e Adolescência

Janaina D´Emery

CRP: 13/3954 / Psicóloga Clínica | Criança, adolescente e adulto.

(83) 3508.4139 / 99971.1632

(83) 98827.2724 / 99106.7930 99862.7955

constancartaxo@gmail.com carolinabraga.psiquiatria@gmail.com

clinstabile

@clinstabile

Sala 1205

Sala 1202 SALA DISPONÍVEL PARA VENDA

Dra. Elen Oliveira

CRM 6571 | RQE 546 / Dermatologista

Tamanho: 51,16 m² Posição nascente Valor: R$ 390.000,00

Dra. Ismmaelli Veras

CRM 6572 | RQE 4585 / Dermatologista Dermatologia Clínica e Cirúrgica (adulta e infantil) e Dermatologia Estética.

CONTATO:

(83) 991627424 / 3035.1515 / 99162.7432

Dra. Horácia Melo

CRM: 7817 / Doppler Vascular

Dr. Jermano Melo

CRM: 6725 / Cir. Endo / Vascular

Dr. Marcos Barbosa

CRM: 6926 / Cir. Endo / Vascular

Sala 1203 Dr. Napoleão Suassuna

CRM: 7015 / Cir. Endo / Vascular

Dr. Rodrigo Domingues

(83) 3024.0376 / 99862.5850 dermaclinic1205@yahoo.com.br

Sala 1210 Dr. Epitácio Pinto Vidal

CRM: 1493 / Pediatria

CRM: 9052 / Cirurgia Vascular

Dra. Marília Domingues

CRM: 9051 / Proctologia

Cirurgia Vascular, Endovascular e Radiologia Intervencionista

(83) 3506.2000 / 99802.0570 contato@clinicaendovasc.com.br www.clinicaendovasc.com.br

(83) 3245.7794 / 99981.1890

Salas 1206, 1207, 1208,1209 Dr. Eduardo Martins CRM7588 / Cardiologista

Dra. Francilúcia Zacarias CRM 4155 / Cardiologista

Dr. Francival Leite

CRM 9920 / Cardiologista

Dr. Marcelo Tavares CRM 9932 / Cardiologista

Dr. Ricardo Queiroga CRM 4149 / Cardiologista

Dr. Ricardo Zacarias

CRM 5282 / Cardiologista

Dr. Yvon Luna

CRM 4717 / Cardiologista Consultas agendadas e realização de exames

(83) 3022.4292 | 3022.4293

Check up cardiológico completo com muito mais conforto e praticidade. Confira nossos exames: - Eletrocardiograma - Teste Ergométrico Computadorizado - Ecocardiograma com Doppler colorido - Holter 24 horas - M.A.P.A. (Monit. Amb. da Pressão Arterial) - Doppler Colorido das Artérias Carótidas e Vertebrais - Risco Cirúrgico

C ardio D iagnóstico

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 37


13º ANDAR Sala 1301 a 1310 CLÍNICA DE OTORRINO Dr. Leonardo Fontes Silva CRM 4811 / Otorrinolaringologista

Dra. Aracely Fernandes Duarte CRM 5381 / Otorrinolaringologista

Dr. Thiago Chianca Ferreira CRM 5964 / Otorrinolaringologista

Dra. Camilla Cruz

CRM 6446 / Otorrinolaringologista

Dra. Júlia Guedes Bisneta CRM 7422 / Otorrinolaringologista

Dra. Jamille Lima Wanderley Ribeiro CRM 9150 / Otorrinolaringologista

Dr. Erich Melo

CRM 5655 / Otorrinolaringologista

Dra. Diana L. Lacerda Martins CRM 7252 / Otorrinolaringologista

Dra. Lia Tácia Costa Cavalcante CRM 6865 / Otorrinolaringologista

Dr. Orlando Schuler de Lucena CRM 8039 / Otorrinolaringologista

Dr. José Franklin Gomes Dantas CRM 6141 / Otorrinolaringologista

Dr. Heitor Botelho Luna Filho CRM 2836 / Otorrinolaringologista

Dra. Mariana Felinto

CRM 7350 / Otorrinolaringologista

Dra. Isabelle Braz de Oliveira CRM 10299 / Otorrinolaringologista

Dra. Mariana Roque

CRM 8669 / Otorrinolaringologista

Dra. Luciana Fontes Silva CRM 4397 / Otorrinolaringologista

Dr. Pablo A. Auad Moreira CRM 8683 / Otorrinolaringologista

Dra. Bárbara Ribeiro de Belmont Fonseca CRM 8406 / Otorrinolaringologista

Dr. André Golçalves Diniz CRM 8083 / Otorrinolaringologista

Dr. Arthur de Sousa P. Trindade CRM 8803 / Otorrinolaringologista

Dr. Leopoldo Marques D’ Assunção Filho CRM 8624 / Otorrinolaringologista

Dra. Lorena Sousa Oliveira CRM 7551 / Cabeça e Pescoço

CLÍNICA DE OTORRINO - 13º ANDAR URGÊNCIA DE DOMINGO A DOMINGO ATÉ AS 22H Das 08 às 22h (Aberto todos dias incluindo feriados)

(83) 3022.4250 / www.clinicadeotorrino.com.br clinicadeotorrinojp

38 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

@clinicadeotorrinojp

A Clínica de Otorrino possui núcleos especalizados. Agende sua consulta e faça um tratamento completo. Núcleo do Sono Especializado no diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono: Polissonografia Assistida; Titulação/Adaptação de CPAP; Cirurgia do ronco e vias aéreas superiores. Núcleo do Labirinto Especializado no diagnóstico e tratamento das doenças do labirinto: Videonistagmografia; Reabilitação do Equilíbrio. Núcleo da Alergia Especializado no diagnóstico e tratamento das alergias respiratórias: Testes alérgico; Testes laboratoriais; Rinomanometria; Imunoterapia (vacinas). Núcleo da Voz Especializado no diagnóstico e tratamento das patologias da voz e da deglutição: Video-laringoscopia com estroboscopia; Análise computadorizada da voz; Avaliação endoscópica da deglutição; Reabilitação da voz e da deglutição; Microcirurgia da laringe a laser. Núcleo da Audição Especializado no diagnóstico e tratamento da perda auditiva e zumbido: Audiometria e Impedanciometria; Teste da orelhinha; BERA; Microcirurgia do ouvido; Implante Coclear; Terapia de reabilitação para zumbido.


RINITE ALÉRGICA O QUE FAZER?

A doença é comum e atrapalha a vida dos pacientes. Tratamento pode incluir imunoterapia e controle do ambiente. Por: Dra. Júlia Guedes Cardoso

Imagem ilustrativa - Shutteristock

dos sintomas pode ser sazonal ou perene, persistente ou intermitente, agravando-se nos períodos de outono/inverno.

Imagem ilustrativa - Shutteristock

Diagnóstico

O nariz é parte integrante das vias aéreas superiores e o primeiro contato do corpo com o ar inspirado. Ele executa muitas funções importantes, incluindo a de filtrar e umidificar o ar inspirado, e é o responsável pelo sentido do olfato. Encontra-se interligado a várias estruturas das vias aéreas, incluindo os ouvidos, os seios paranasais e os olhos, além das vias aéreas inferiores. A rinite alérgica é a mais comum das doenças alérgicas e é considerada um problema de saúde pública mundial. Embora não seja uma doença grave, é capaz de alterar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, seu desempenho e produtividade no trabalho e seu aprendizado escolar. Comumente a rinite alérgica está associada a outras condições como asma, sinusites, otite média, polipose nasal, infecções de vias aéreas inferiores e outras alergias,

... é capaz de alterar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, seu desempenho e produtividade no trabalho e seu aprendizado escolar.

aumentando sobremaneira o impacto socioeconômico da doença. Sintomas Assim como as outras alergias, a rinite alérgica apresenta forte caráter genético, com incidência maior entre indivíduos cujos pais são alérgicos. Sem preferência por gênero ou raça, pode iniciar-se em qualquer idade, sendo mais frequente na criança e no adolescente. É uma doença caracterizada por: prurido nasal, espirros em salva, obstrução nasal, coriza hialina e diminuição do olfato. Esses sintomas são resultantes da ação de mediadores químicos, cuja liberação pode estar associada a mecanismos imunológicos ou não. É caracterizada por uma reação de hipersensibilidade tipo I, mediada por IgE (Imunoglobulina E, um anticorpo encontrado no sangue). A rinite alérgica costuma ser desencadeada ou agravada pela exposição a aeroalérgenos, mudanças bruscas de temperatura, inalação de ar frio e seco. Os principais aeroalérgenos são os ácaros da poeira, baratas, fungos e de outras fontes alergênicas (epitélio, saliva e urina de animais domésticos); os odores fortes e a fumaça de tabaco são os principais poluentes intradomiciliares. A ocorrência

O diagnostico da rinite alérgica é basicamente clínico, e inclui a história clínica pessoal e familiar de alergia, as condições do ambiente em que o paciente vive/trabalha/estuda, o exame otorrinolaringológico e exames complementares (dentre eles o teste alérgico cutâneo de hipersensibilidade e as dosagens de IgE séricas específicas). Tratamento O tratamento da rinite alérgica é baseado no controle do ambiente, farmacoterapia, imunoterapia específica e orientações. A redução/eliminação dos alergenos é considerada fundamental, e a maioria dos pacientes necessitam de tratamento farmacológico para controle dos sintomas. Procure o otorrinolaringologista, o diagnóstico precoce é fundamental para que se possa estabelecer um programa de tratamento.

Dra. Júlia Guedes Cardoso CRM-PB 7422 Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. 2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 39


14º ANDAR Juliana Brasileiro

Sala 1401

CRP : 13/6792 / Psicóloga Clínica - Esp. em Avaliação Psicológica

Christianne Paiva

CRP : 13/6813 / Psicóloga Clínica

Sala 1406 Cláudia Oliveira

CRN: 3758 / Nutrição Funcional Conheça a nutrição funcional e tudo que envolve essa linha da nutrição tão falada atualmente. Siga-nos nas redes sociais e acompanhe nossas dicas.

Raissa Uchôa Baracuhy

CRP : 13/6080 / Psicóloga Clínica

(83) 3506.8966 / 98844.8078

(83) 99975.3056 / 98734.3525 / 98887.9137

claudiaoliveiranutri@gmail.com claudiaoliveiranutrifuncional @claudiaonutri

jupsicologa@outlook.com

Sala 1407 e 1408

Sala 1402 Dr. José Romero da Fonseca Ouriques

Dr. Hélio Lisboa

CRM: 5389 / Psiquiatria e Psicanálise

CRM: 3666 / Cardiologista

Atendimento de segunda a sexta com hora marcada.

(83) 3222.0042 / 99342.9903 jromero.ouriques@gmail.com

Dr. Augusto Cézar Lacerda Brasileiro

Sala 1403

CRM 5987 / Cirurgia Vascular (RQE 5280) e EcoDoppler

Dra. Mariana Lacerda Siqueira Brasileiro

Consultas | Risco Cirúrgico | Check-up cardiológico Holter Digital 24h | Teste ergométrico computadorizado Eletrocardiograma computadorizado Ecodopplercardiografia bidimensional colorido Doppler colorido das artérias carótidas e vertebrais M.A.P.A. (Monitoração ambulatorial da pressão arterial)

Dr. Victor Perrusi

(83) 3244.9996 / 98740.7777

(83) 3578.3608 / 99907.5405

www.cordius.com.br cordiuspb

Dr. Antônio Vasconcelos

CRM 7114 / Cirurg. Vascular (RQE 4868) e Rad. Intervencionista (RQE 4869)

Dr. Carlos Maranhão

CRM 6794 / Cirurg. Vascular (RQE 3791) e Rad. Intervencionista (RQE 3297)

CRM 5887 / Pediatria (RQE 3412) e Neonatologia (RQE 3414) CRM 5803 / Cirurgia de Cabeça e Pescoço (RQE 4276)

ecovascdiagnostico@hotmail.com

Sala 1409

Sala 1404 Dr. Luís Alberto Fernandes Ferreira

Dra. Kiara M. A. F. Lisbôa

CRM 6344 / Oftalmologia Clínica e Cirúrgica (RQE 4377)

CRM: 3786 / Ginecologia e Colposcopia

Residência Médica no Hospital de Base do Distrito Federal/ Brasília. Especialista em Doenças da Retina e Vítreo, Cirurgias de Pterígio e Catarata. Consultas e exames com hora agendada.

Dra. Jussara L. V. Negreiros

CRM: 4494 / Ginecologia e Colposcopia Colposcopia | Prevenção do câncer de colo de útero

(83) 3031.2020 / 99646.2000 contato@clinicadeoftalmo.com.br ClinicadeOftalmo clinicadeoftalmo

(83) 3241.7165 / 99319.3432 / 99993.9586

Sala 1405

Sala 1410

Ingrid Ximenes Q. Dantas

Thais Araruna Lucena

João Marcelo Arcoverde

Tereza Cristina Andrade

CRO: 4717 / Prótese Dentária, Estética e Clínica Geral

Implantodontia Avançada

Caroline Helena Saldanha

Ortodontia

(83) 98607.0067 ingridgxqodonto@hotmail.com oralclinicajp

40 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

CREFITO: 201471-F / Fisioterapia Dermato Funcional CRP: 13-1284 / Psicóloga Clínica

Tratamentos faciais para ter uma pele mais limpa e jovem e tratamentos corporais que eliminam a gordura localizada, celulite, estrias, flacidez.

(83) 3508.8600 / 99818.6451 @esteticavivacite

vivaciteestetica


15º ANDAR Sala 1501 Dra. Cláudia Teixeira

Sala 1506 Marcos Dantas Moreira de Paiva

CRM: 4145 / Dermatologista (RQE 2450)

CRO: 4142 / Protesista e Implantodontista

Dermatologia Clínica, Cirúrgica, Estética, Laser e Coolsculpting.

Prótese CAD/CAM, Implante, Enxertos, Facetas, Lentes de Contato, Coroas livre de metal, Botox, Preenchimento com Ácido Hialurônico, Bichectomia, Lipo de Papada, Harmonização Orofacial.

(83) 3247.2482 / 3247.4132 (83) 98728.8802

(83) 4141.1012/ 99920.9352

claudiacarneiroteixeira@hotmail.com @dermoclinclaudiateixeira

Aline Calado

marcosdmp@hotmail.com

Sala 1502

Sala 1510 Neurovasc - Cooperativa Médica

CRO: 5065 / Reabilitação Oral e Estética

Victor Luiz

CRO: 5727 / Odontologia Estética

Atendimento nas áreas de Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Torácica.

Ana Luíza Pérez

CRO: 5067 / Cirurgiã-Dentista

(83) 3506.2005 (83) 99942.5321 / 98734.2503 98839.4162

Dra. Juliana Nunes

neurovasc@neurovasc.com.br recepcao@neurovasc.com.br www.neurovasc.com.br

Sala 1503

CRM: 6751 / RQE-3818 Dermatologia Clínica , Cirúrgica e Estética. Laser e Tricologia. Doutoranda pelo IAMSPE-SP; Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Preceptora da residência médica de dermatologia da UFPB.

(83) 3507.0400 / 3507.0401 (83) 99371.7390

O que fazer nesse calor? O calor intenso aumenta os riscos de desidratação, problemas de circulação, queda de pressão e problemas de pele, por isso, junto ao verão devem vir precauções e cuidados.

dermatologiajuliananunes@hotmail.com juliana nunes maciel cilento @jununesderma

Sala 1504 Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega CRP: 13/5496 / Psicóloga Clínica - crianças, adolescentes e adultos

(83) 98808.5300

Hermes Moreno

CRP: 13/ 5487/ Psicólogo Clínico - adultos, idosos e casais

(83) 99981.9794

Prefira roupas leves e de cores claras; Mantenha-se hidratado! Beba 2 litros de água por dia. Sucos naturais também são bem vindos; Evite exposição ao Sol entre as 10h e 16h e não esqueça o protetor solar; Fique atento ao prazo de validade dos alimentos, o calor aumenta a proliferação de bactérias; Não podemos esquecer da tradicional dica sobre ter uma alimentação balanceada, evitando frituras, alimentos gordurosos e diminuindo o consumo de sal, além da prática de exercícios físicos, essencial em qualquer época do ano. Previna-se e fique bem o ano inteiro.

Sala 1505 Erika Portela

CREFITO: 147428-F / Fisioterapeuta Dermato Funcional

Tratamentos de reabilitação funcional da pele, músculos e distúrbios endócrinos metabólicos. Procedimentos estéticos faciais e corporais, drenagem manual linfática, pré e pós operatórios de cirurgias plásticas e atendimentos para gestantes.

(83) 98810.1088 / 99951.9610 www.erikaportela.com erikaportelafisio erikapfisio

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 41


16º ANDAR Sala 1601 Dra. Viviane Rosado

Sala 1606 Dr. Bruno Moura Lacerda

Lazara Virgínia Barbosa

Dr. Maximiliano Pucci

Mariana Araújo

CRM: 7612 / Psiquiatra / Médico do sono CRP: 6756 / Psicóloga

CRM: 5152 / Endocrinologia

CRM: 6630 / Psiquiatra Tratamento de Diabetes, Obesidade, Doenças da Tireóide e Distúrbios hormonais em geral.

CRN-RN: 8180 / Nutricionista

Especializada em distúrbios do sono e transtornos mentais, com ênfase nos tratamentos da depressão, esquizofrenia e dependência química.

(83) 3034.9133 www.institutosonoemente.com.br institutosonoemente @institutosonoemente

(83) 3185.8000

Sala 1602

Sala 1607

SALA DISPONÍVEL PARA ALUGUEL

Ana Clara Catão Quirino

Tamanho: 51,16 m² Valor: R$ 3.000,00 + Condomínio.

Edgardo Júlio P. S. Neto

CRO: 4240 / Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares CRO: 4677 / Prótese e Reabilitação Oral

Rafael J. A. Nunes

CRO: 4671 / Implantodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial CONTATO:

(83) 3185.8100 / 98678.8622

(83) 99315.4125

consultorioecomedical@gmail.com

Sala 1603 SALA DISPONÍVEL PARA ALUGUEL

Sala 1608

Dra. Carla Marsicano

CRM: 4043 / Dermatologista

Tamanho: 51,16 m² Valor: R$ 3.000,00 + Condomínio.

Dra. Barbara Ribeiro

CREFITO: 1202603-F / Fisioterapia Dermatofuncional Clínica - Cirurgia - Estética

(83) 3244.7425 / 99177.4107 carla.marsicano14@gmail.com Clinica Dermatologica Carla Marsicano @carlamarsicanodermato

CONTATO:

(83) 99315.4125

Sala 1604 Dr. Francisco Odílio

Daniele Moura

Sala 1609

CREFITO: 191790-F / Fisioterapeuta

CRM 5702 / Cirurgião Plástico (RQE 3944)

Vaniely Cavalcante

CREFITO: 191791-F / Fisioterapeuta Cirurgia Plástica Estética e Reparadora.

A melhor estrutura da cidade para praticar pilates clássico com profissionais certificados. Venha descobrir o poder do seu corpo!

(83) 4009.4567 (83) 99909.0008 / 98700.0603

(83) 3034.9301 / 98828.3301 www.alcancepilates.com alcancepilates @alcancepilates

contato@franciscoodilio.com.br drfranciscoodilio @drfranciscoodilio

Heleno Morais

CRM: 3663 / Especialista em Prótese

Fernanda Renaux

CRM: 3660 / Especialista em Periodontia

Sala 1605

Sala 1610 Dra. Renata Paes Barreto

Dra. Narriane Holanda

Dr. Getulio Câmara

Dr. Bruno Souza

Dra. Natália P. Fischer

Dr. Gustavo de Almeida

CRM: 6758 / Dermatologia

CRM: 6711/ Cir. Vascular e EcoDoppler

Atendemos clínica geral, prótese, estomatologia, periodontia, estética, implantes e urgências.

CRM: 15853 -PE / Rep. Humana

(83) 3225.5958 / 98844.4005

Dra. Adriana Griz

moraisheleno@hotmail.com Odontologia Renaux & Morais @renauxmorais

42 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

CRM: 17733 -PE / Reprod. Humana

(83) 3185.8000

CRM: 6403 / Endocrinologia CRM: 6312 / Endocrinologia

CRM: 6335 / Cirurgia Geral e Videolaparoscopia


17º ANDAR Sala 1701, 1702, 1703, 1704, 1705, 1706, 1710 Dra. Ana Karla Almeida de Medeiros Delgado CRM: 4152 / Gastropediatra

Dra. Andréa Gondim de Mendonça CRM: 6838 / Gastropediatra

A Prontogastro é pioneira no atendimento das patologias do aparelho digestivo no estado da Paraíba, primando pela excelência do conhecimento científico e atendimento ético nos seus mais de 40 anos de atividade.

Dra. Ângela Sena Nogueira CRM: 5106 / Ultrassonografista

Dra. Amanda Rosa Leal de Oliveira

CRM: 5716 / Gastroenterologista e Hepatologista

Dr. Fábio da Silva Delgado

CRM: 4077 / Gastroenterologista e Endoscopista

Dra. Ivanna Beserra Santos

CRM: 6828 / Gastroenterologista e Endoscopista

Dr. José Eymard Moraes de Medeiros CRM: 508 / Gastroenterologista

Dr. José Eymard Moraes de Medeiros Filho CRM: 4375 / Hepatologista, Gastroenterologista e Nutrólogo

Dra. Juliana Barbosa Lima

CRM: 7037 / Gastroenterologista e Endoscopista

Dr. Juliana Silveira Dantas Ramos

CRM: 5954 / Gastroenterologista e Endoscopista

Maira Borges Madruga CRN: 5319 / Nutricionista

Dra. Marcela Nobrega de Lucena Leite CRM: 6437 / Endocrinologista

Dra. Marília Marques Pereira Lira CRM: 8504 / Gastroenterologista

Dra Marcia Karina M. X. Machado Porto CRM: 5998 / Gastroenterologista

Dra Nadja Nilma Marques Alves CRM: 7745 / Pediatria

Dr. Rafael Gonzaga Nahoum

CRM: 9056 / Gastroenterologista e Endoscopista

Sala 1707

Dr. Nilo Cesar B. S. Lima

CRM: 5950 / Cardiologista e Intensivista

PROCEDIMENTOS REALIZADOS: • Consultas na área de Gastroenterologia adulta e pediátrica, Hepatologia, Nutrologia e Nutrição • Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia • Colangiografia Endoscópica Retrograda (CPER) • Ecoendoscopia diagnóstica e terapêutica • Mucosectomia • Ligadura elástica de varizes esofágicas • Esclerose de Varizes esofágicas • Gastrostomia endoscópica • Colocação de balão intragástrico • Biopsia Hepática e de nódulos hepáticos • Ultrassonografia Abdominal e Geral • Elastometria Hepática (avaliação não invasiva da fibrose hepática) e de demais órgãos • pHmetria esofágica • Manometria esofágica • Manometria Anorretal • Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado (intolerância a Lactose e outros) • Bioimpedanciometria (avaliação da composição corporal) A ENDDO une a tecnologia de ponta a um corpo clínico formado por médicos especialistas em Endoscopia Digestiva, realizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos intervencionistas, sendo a única no estado a realizar Ecoendoscopia (Ultrassonografia endoscópica) diagnóstica e com biópsia, exame essencial para definição das lesões benignas e malignas do tubo digestivo, pâncreas e demais órgãos torácicos e abdominais.

(83) 3224.6446 / 3185.7465 / 99998.6847 / 99139.6407

Dr. Karina Jerônimo R. S. Lima

prontogastro@yahoo.com.br enddo@enddo.com.br / administracao@enddo.com.br www.enddo.com.br

CRO: 3719 / Ortodontista

Dr. Orlandino Rodrigues Leite CRO: 237 / Cirurgião Bucomaxilofacial

(83) 3225.3576 / 98787.3574

/ 98870.1522

Sala 1708 Dra. Karen Lima da Silva

CRM: 5777 / Ginecologista e Obstetra

Dr. Eguimar Nivaldo Fernandes Filho CRM: 5767 / Ginecologista e Obstetra

Sala 1709

Assis Dias Neto

CREFITO: 130280-F / Fisioterapeuta

Thiciane Lins

CREFITO: 125175- F / Fisioterapeuta

Tratamento da dor | Osteopatia | Mulligan Concept | Pilates Dry Needling | Neuroreabilitação | Reabilitação ortopédica

(83) 98622.6745 (83) 99444.1354 / 98617.0732

sanare@hotmail.com.br

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 43


18º ANDAR Sala 1801

Sala 1806

Dra. Cristiane Cruz

Alexsandra Falcão

Dra. Silvana Rocha

Mariana Farias

Oftalmopediatria | Estrabismo | Visão subnormal Plástica Ocular | Lentes de Contato

Consultório Odontológico completo disponível para aluguel em turnos ou integral.

CRM 5525 / Oftalmologia Clínica e Cirúrgica

CRO 5590 / Prótese Dentária e Clínica Geral

CRM 5516 / Oftalmologia Clínica e Cirúrgica

CRO 5589 / Periodontia e Clínica Geral

(83) 3576.1200 | 98677.0001

Dra. Júlia Magalhães da Costa Lima

(83) 98677.1853

Sala 1807, 1808 e 1809

Sala 1802 Dra. Zuleika Andrade

CRO: 3920 / Prótese Dentária

Dra. Sheyla Christinne Lira da Nobrega

CRM: 4605 (RQE:2212) / Dermatologista

Dra. Jaqueline Marinho

- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica. - Dermatologia Clínica, Cirúrgica, Estética e Laser. - Estética Facial e Corporal.

CRO: 3925 / Periodontia e Implantodontia CRO: 5396 / Ortodontia

Prótese | Implante | Periodontia | Tratamento de DTM Estética | Clareamento

(83) 3185.8093 odontoespecializada1802@gmail.com www.odontoespecializadapb.com.br

Sala 1803 Dr. Sérgio Lima de Brito

CRM: 1803 / Homeopatia

Atendimento a adultos e adolescentes a partir dos 12 anos com hora marcada. Não atendemos por convênios.

(83) 3224.0743

Sala 1804 Franciana Serrano

CRP: 13/2256 / Psicóloga Clínica (Infantil, adolescente e adulto).

Shirley Pereira dos Santos

CRP: 13/1018 / Psicóloga (Infantil e adolescente). Especialista em Psicopedagogia

(83) 3185.9090 / 99671.6924

(83) 3244.6662

shirleypereira197540@gmail.com franciana_serrano@hotmail.com

dermatopb@uol.com.br

Sala 1810

Sala 1805 Dra. Carolina Fernandes

CRM 7436 / Hematologia e Hemoterapia (RQE 4783)

Dr. Daniel Felgueiras Rolo

CRM 10266 / Clínica Médica (RQE 5067) e Geriatria (RQE 5068)

Wanda Waleria Leite Lourenço

CRP: 13/6008 / Psicóloga Clínica | Terapia Cognitivo Comportamental Atendimento adolescentes, adultos e casal

(83) 99302.4093

Grace Barbosa

CRP: 13/6040 / Psicóloga Clínica Atendimento adolescentes, adultos e casal

(83) 98181.2550 (83) 3034.2550 44 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018

(83) 98846.9019

C:0 M:0 Y:0 K:90

C:32 M:35 Y:45 K:10


19º ANDAR Sala 1901 e 1902 Dr. David Silveira

Sala 1908 e 1909 SALAS DISPONÍVEIS PARA VENDA

CRM 7038 / Cirurgião Plástico

Dra. Candida Lucena

São 2 salas que totalizam 126 m², com móveis planejados. Pronta para uso.

CRM 7047 / Dermatologista

Roselma Aranha Estética

Clínica desenvolvida pensando no cuidado da estética e bem estar dos pacientes. Especializados em cirurgia plástica, dermatologia, estética facial e corporal.

(83) 3508.8577 (83) 99610-3456 / 99859.3897

CONTATO:

(83) 98121.1911 / 3034.1100

Sala 1903 Marlene Britto

CRP: 13/2877 / Psicologia e Psicopedagogia

Roberta Salles Gomes CRP:13/1787 / Psicanalista

Remédios Almeida

CRP: 13/4376 / Psicanalista

Judeiana da Nóbrega CRN: 20291 / Nutricionista

Aline Elizabeth

Sala 1910 SALA DISPONÍVEL PARA ALUGUEL Tamanho: 49,85 m²

CRN: 20277 / Nutricionista

Stéfany Kelly Martins CRN: 20292 / Nutricionista

CONTATO:

(83) 3042.8877 / 99907.3121 (83) 99904.8181

(83) 98680.0313

Salas 1904, 1905, 1906 e 1907 Enoque Júnior

Jader Duarte

Giulia Antoniolli

Laís Caldas

Millena Alencar

Evandro Souza

CREFITO: 62613-F / Fisioterapeuta

CREFITO: 194741-F / Fisioterapeuta

CREFITO: 212412-F / Fisioterapeuta CREFITO: 222871-F / Fisioterapeuta CREFITO: 216502-F / Fisioterapeuta CREFITO: 181449-F / Fisioterapeuta Para quem sente dores Buscamos as origens dos desequilíbrios do corpo e não os sintomas. Tratamos pessoas com desequilíbrios Músculo-esqueléticos, viscerais e dores crônicas. Apresenta limitações físicas? Acreditamos que uma vida ativa e o movimento com qualidade são a base para ganhar força, equilíbrio e agilidade com o avanço da idade. FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA Recupere-se de lesões ou melhore a sua performance física. Somos uma equipe multidisciplinar que tem como foco tratar pessoas e não doenças. Acreditamos que uma avaliação profunda é essencial para um tratamento preciso. Avaliamos o funcionamento do corpo com base em testes validados pela literatura científica.

Avaliação | Reabilitação | Treinamento

(83) 3566.7009 / 99130.0808 movetocurebrasil @movetocurebrasil www.movetocure.com.br

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 45


ÍNDICE DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE MEDICINA

Alergologia e Imunologia

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Catherine Sonaly F. Martins (2º andar - Sl. 203 e 204)

Ademar Benévolo (6º andar - Sl. 603)

Náiade Rego de Sá (7º andar - Sl. 704)

Ricardo Vieira Santos (9º andar - Sl. 902) Lorena Sousa Oliveira (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Angiologia

Victor Perrusi (14º andar - Sl. 1403)

Luiz Gustavo de Oliveira Barros (6º andar - Sl. 606)

Cirurgia Geral

Marcela Gomes F. Barros (6º andar - Sl. 606)

Adriano Dias Trajano (19º andar - Sl. 1901 e 1902)

Marcus Welber (7º andar - Sl. 705 a 709)

Luis Flavio Medeiros Paiva (8º andar - Sl. 801, 802 e 810)

Paloma Nunes (6º andar - Sl. 607)

Gustavo Ameida (16º andar - Sl. 1610)

Cardiologia

Cirurgia Plástica

- Infantil: Kalessa Vaz (5º andar - Sl. 501 e 502) Marisa Casado (5º andar - Sl. 501 e 502) - Adulto: Eduardo Martins (12º andar - Sl. 1206 a 1209) Francilúcia Zacarias (12º andar - Sl. 1206 a 1209) Francival Leite (12º andar - Sl. 1206 a 1209) Hélio Lisboa (14º andar - Sl. 1407 e 1408) Marcelo Tavares (12º andar - Sl. 1206 a 1209)

David Silveira (19º andar - 1901 e 1902) Edson de Medeiros Ferreira (10º andar - Sl. 1001) Francisco Odílio (16º andar - Sl. 1604) Glauco Trajano (9º andar - Sl. 907 e 908) Ivany Ernesto de Andrade Júnior (P1 - Sl. 001) Marcelo de Aquino (9º andar - Sl. 907 e 908) Mireille Camboim (7º andar - Sl. 704) Sérgio Falcão (P1 - Sl. 011)

Nilo Cesar B. S. Lima (17º andar - Sl. 1707)

Cirurgia Torácica

Ricardo Queiroga (12º andar - Sl. 1206 a 1209)

Francisco Antonio Barbosa - (15º andar – Sl. 1510)

Ricardo Zacarias (12º andar - Sl. 1206 a 1209)

Petrucio Abrantes Sarment - (15º andar – Sl. 1510)

Yvon Luna (12º andar - Sl. 1206 a 1209)

Daniel Pires Pessoa - (15º andar – Sl. 1510)

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Rodolfo Lucio Alves Tito - (15º andar – Sl. 1510)

Paulo Roberto Dantas da Nóbrega (6º andar - Sl. 603)

José Moreira dos Santos Neto - (15º andar – Sl. 1510)

46 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018


Cirurgia Vascular e/ou Endovascular Augusto Cézar L. Brasileiro (14º andar - Sl. 1403) Antônio Vasconcelos (14º andar - Sl. 1403) Carlos Maranhão (14º andar - Sl. 1403) Getulio Câmara (16º andar - Sl. 1610) Horácia Melo (12º andar - Sl. 1203) Jermano Melo (12º andar - Sl. 1203) Luiz Gustavo de Oliveira Barros (6º andar - Sl. 606) Manoel Ricardo Sena Nogueira (15º andar - Sl. 1510) Marcela Gomes F. Barros (6º andar - Sl. 606) Marcos Barbosa (12º andar - Sl. 1203) Marcus Welber (7º andar - Sl. 705 a 709) Napoleão Suassuna (12º andar - Sl. 1203) Rodrigo Domingues (12º andar - Sl. 1203)

Andrea Gondim (17º andar - Prontogastro) Carmen Lúcia de Assis Madruga (6ª andar - Sl. 607) Fabio da Silva Delgado (17º andar - Prontogastro) Ivanna Beserra Santos (17º andar - Prontogastro) José Eymard Moraes (17º andar - Prontogastro) José Eymard M. de M. Filho (17º andar - Prontogastro) Juliana Barbosa Lima (17º andar - Prontogastro) Juliana Silveira - 17º andar - Prontogastro) Marcia Karina Morais (17º andar - Prontogastro) Marília Marques P. Lira (17º andar - Prontogastro) Rafael Gonzaga Nahoum (17º andar - Prontogastro)

Geriatria Daniel Felgueiras Rolo (18º andar - Sl. 1805)

Paloma Nunes (6º andar - Sl. 607)

Ginecologia e Obstetrícia

Clínico Geral

Eguimar Nivaldo Fernandes Filho (17º andar - Sl. 1708)

João Rodolfo Cavalcanti (4º andar - Sl. 407 e 408)

Dermatologia

Karen Lima da Silva (17º andar - Sl. 1708) Kiara M. A. F. Lisbôa (14º andar - Sl. 1409) Márcia Fonseca (8º andar - Sl. 803)

Anderson Máximo (3º andar - Sl. 305)

Jordana Pascoal Machado Rocha (10º andar - Sl. 1009)

Cândida Lucena (19º andar - 1901 e 1902)

Jussara L. V. Negreiros (14º andar - Sl. 1409)

Carla Marsicano (16º andar - Sl. 1608)

Socorro Chianca (10º andar - Sl. 1001)

Cláudia Teixeira (15º andar - Sl. 1501)

Suzete Patrício de Andrade (P1 - Sl. 001)

Daniele L. Mangueira Paiva (8º andar - Sl. 801, 802 e 810)

Tereza Cristina de A. Paiva (8º andar - Sl. 801, 802 e 810)

Edriane Araújo (7º andar - Sl. 703)

Valéria Teixeira Barbosa (8º andar - Sl. 801, 802 e 810)

Elen Oliveira (12º andar - Sl. 1205)

Hematologia

Francilidia Lima (6º andar - Sl. 604) Ismmaelli Veras (12º andar - Sl. 1205) Juliana Nunes (15º andar - Sl. 1503) Marcela Vidal (4º andar - Sl. 407 e 408) Marília Aranha (4º andar - Sl. 407 e 408) Renata Motta (10º andar - Sl. 1010) Renata Paes Barreto (16º andar - Sl. 1610)

Carolina Fernandes (18º andar - Sl. 1805) Flávia Fernandes Pimenta (6º andar - Sl. 607)

Hepatologia Amanda Rosa L. de Oliveira (17º andar - Prontogastro) Carmen Lúcia de Assis Madruga (6ª andar - Sl. 607) José Eymard Filho (17º andar - Prontogastro)

Zuleika Andrade (18º andar - Sl. 1807 a 1809)

Endocrinologia - Infantil: Bruno Souza (16º andar - Sl. 1610) Eugênia M. Fernandes (5º andar - Sl. 501 e 502) - Adulto: Alyne Diniz Loureiro (8º andar - Sl. 801, 802 e 810) Ednardo Parente (2º andar - Sl. 202) Kyara Ramalho (9º andar - Sl. 902) Marcela Nóbrega de L. Leite (17º andar - Prontogastro) Narriane Holanda (16º andar - Sl. 1610) Viviane Rosado (16º andar - Sl. 1601)

Homeopatia Sérgio Lima de Brito (18º andar - Sl. 1803)

Mastologia Josivânia Santiago (4º andar - Sl. 407 e 408)

Nefrologia - INFANTIL: Roxana de Almeida R. Fontes Silva (7º andar - Sl. 703) - ADULTO: Victor Emmanuel Andrade (3º andar Sl. 303)

Gastroenterologia

Neurologia

Amanda Rosa L. de Oliveira (17º andar - Prontogastro)

Alécio Cristino Evangelista (15ª andar - Sl. 1510)

Ana Karla Almeida (17º andar - Prontogastro)

Alexandre Barros Gonçalves (3º andar - Sl. 302) 2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 47


Carolina Sydow Cerny (10º andar - Sl. 1004 e 1005)

Orlando Schuler de Lucena (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Jim Umberto Cantisani Filho (15ª andar - Sl. 1510)

Pablo A. Auad Moreira (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Nêuton Magalhães (3º andar - Sala 303)

Tatiana Almeida (9º andar - Sl. 902)

Thiago Gomes Martins (15ª andar - Sl. 1510)

Thiago Chianca Ferreira (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Nutrologia

Ortopedia e Traumatologia

José Eymard Filho (17º andar - Prontogastro) Ítalo Arruda (9º andar - Sl. 907 e 908)

Jocemir Paulino (3º andar - Sl. 307 a 309) Luiz Portela (3º andar - Sl. 307 a 309) Thales Maia (3º andar - Sl. 307 a 309)

Oftalmologia Aislan Saraiva Tavares (11º andar - Provisão) Ana Carolina Carneiro (11º andar - Provisão) Antônio Moreira Montenegro (11º andar - Provisão)

Umberto Jansen (3º andar - Sl. 307 a 309)

Patologia Ana Flávia Nóbrega de Paiva (5º andar - Sl. 508)

Braulio Gusmão (3º andar - Sl. 304)

Betina Diniz Lins Quérette (5º andar - Sl. 508)

Camila Queiroz L. de Lima Felipe (11º andar - Provisão)

Pediatria

Camila V. Lopes Pinto (11º andar - Provisão) Cristiane Cruz (18º andar - Sl. 1801)

Aracele Toscano Rocha (5º andar - Sl. 501 a 502)

Daniel Alves Montenegro (11º andar - Provisão)

Constantino Giovanni (12º andar - Sl. 1201)

Daniela Araújo Toscano (11º andar - Provisão)

Epitácio Pinto Vidal (12º andar - Sl. 1210)

Ismênia Machado Mateus (11º andar - Provisão)

Leonardo Cabral Cavalcante (5º andar - Sl. 501 a 502)

Luís Alberto F. Ferreira (14º andar - Sl. 1404)

Maria do Socorro Ferreira Martins (2º andar - Sl. 203 e 204)

Mario Augusto P. Dias Chaves (11º andar - Provisão)

Marina Moura S. C. Lima (7 º andar - Sl. 704)

Michelle Rodrigues Gonçalvez (11º andar - Provisão)

Mariana Lacerda Siqueira Brasileiro (14º andar - Sl. 1403)

Priscilla Teixeira A. Bezerra (11º andar - Provisão)

Nadja Nilma Marques Alves (17º andar - Prontogastro)

Rodrigo Almeida (11º andar - Provisão)

Rosangela Amorim Martins (2º andar - Sl. 209)

Rodrigo Rodrigues C. Leite (11º andar - Provisão)

Roxana de Almeida R. Fontes Silva (7º andar - Sl. 703)

Silvana Rocha (18º andar - Sl. 1801)

Suely Ummen Almeida de Lucena (2º andar - Sl. 209)

Silvia Cândido Pereira Almeida (11º andar - Provisão)

Pneumologia

Suzyanne Waleska de Oliveira (11º andar - Provisão) Tereza Helena de A. Gambarra (11º andar - Provisão)

Otorrinolaringologia Arthur de Sousa P. Trindade (13º andar - Sl. 1301 a 1310) André Golçalves Diniz (13º andar - Sl. 1301 a 1310) Aracely Fernandes Duarte (13º andar - Sl. 1301 a 1310) Bárbara Ribeiro (13º andar - Sl. 1301 a 1310) Camilla Cruz (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

- Infantil: Constantino Giovanni (12º andar - Sl. 1201) - Adulto: Juliana de Moura Leal (7º andar - Sl. 704)

Proctologia Denise Andrade (7º andar - Sl. 705 a 709) Marília Domingues (12º andar - Sl. 1203)

Diana L. Lacerda Martins (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Psiquiatria

Erich Melo (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

- Infantil:

Heitor Botelho Luna Filho (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Carolina Pinheiro Braga (12º andar - Sl. 1201)

Isabelle Braz de Oliveira (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

- Adulto:

Jamille Lima W. Ribeiro (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Bruno Moura Lacerda (16º andar - Sl. 1606)

José Franklin Gomes (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Jorge Luiz Nóbrega (9º andar - Sl. 901 e 910)

Júlia Guedes Bisneta (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

José Romero da F. Ouriques (14º andar - Sl. 1402)

Leonardo Fontes Silva (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Lazara Virginia Barbosa (16º andar - Sl. 1606)

Leopoldo Marques (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Klecyus Cabral (4º andar - Sl. 403 a 404)

Lia Tácia Costa Cavalcante (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Maxwell Barreiro (4º andar - Sl. 403 a 404)

Luciana Fontes Silva (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Maximiliano Pucci (16º andar - Sl. 1606)

Marcelo do Amaral Corrêa (10º andar - Sl. 1006)

Niedja Morais (4ª andar - Sl. 403 a 404)

Mariana Felinto (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Raíssa de Alexandria (4ª andar - Sl. 403 a 404)

Mariana Roque (13º andar - Sl. 1301 a 1310)

Rogério Nitsch (4ª andar - Sl. 403 a 404)

48 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018


Radiologia Intervencionista Antônio Vasconcelos (14º andar - Sl. 1403) Carlos Maranhão (14º andar - Sl. 1403) Luiz Gustavo de Oliveira Barros (6º andar - Sl. 606)

Endodontia Ana Paula Batista Carvalho (9º andar - Sl. 903 e 904) Lauriluzia Azevedo (P1 - Sl. 009) Luciola de Morais (P1 - Sl. 009)

Tiago Nepomuceno de Miranda (6º andar - Sl. 606)

Implantodontia

Reumatologia

Assis Filho (2º andar - Sl. 206)

Carlos Fernando T. de Melo (7º andar - Sl. 701, 702 e 710) Danielle C. S. Egypto de Brito (7º andar - Sl. 701, 702 e 710) Sandra Rejane (6º andar - Sl. 601)

Reprodução Humana

Diogo José Barreto de Menezes (8º andar - Sl. 806 a 809) Elissandro Maciel (5º andar - Sl. 506) José Cazuza Jr. (P1 - Sl. 009) Mariângela Araújo (2º andar - Sl. 207) Marcos Dantas Moreira de Paiva (15º andar - Sl. 1506)

Adriana Griz (16º andar - Sl. 1610)

Rafael J. A. Nunes (16º andar - Sl. 1607)

Natália P. Fischer (16º andar - Sl. 1610)

Sheyla Christinne Lira da Nóbrega (18º andar - Sl. 1802)

Ultrassonografia

Odontopediatria

Ângela Sena Nogueira (17º andar - Prontogastro)

Maria do Carmo L. de Luna Freire (10º andar - Sl. 1007)

Cláudio Sérgio M. Paiva (11º andar - Sl. 1109)

Priscila Lima de Luna Freire (10º andar - Sl. 1007)

Urologia

Trícia Murielly (P1 - Sl. 009)

Arthur Troccoli (8º andar - Sl. 805)

Ortodontia

Rafael Rebouças (8º andar - Sl. 805)

Ana Clara Catão Quirino (16º andar - Sl. 1607)

Rodrigo Campos (8º andar - Sl. 805)

Fabiana Campos (2º andar - Sl. 207)

Thiago Nobre (8º andar - Sl. 805)

Jaqueline Marinho (18º andar - Sl. 1802)

ODONTOLOGIA

Karina Jerônimo R. S. Lima (17º andar - Sl. 1707) Ronise de Almeida Medeiros (9º andar - Sl. 903 e 904)

Cirurgião Dentista

Sandra de Assis (P1 - Sl. 006)

Aline Calado (15º andar - Sl. 1502)

Periodontia

Aline Amorim (2º andar - Sl. 207) Ana Luiza Pérez (15º andar - Sl. 1502) Anícita C. Cruz (P1 - Sl. 009) Carolina Veras (9º andar - Sl. 909) Caroline Helena Saldanha (14º andar - 1405) Diogo de Almeida (4º andar - Sl. 409) Estácio Rodrigues (5º andar - Sl. 506) Guilhardo P. de Oliveira (5º andar - Sl. 504) Izabella Delfino (5º andar - Sl. 506) Jéssyca Braz (5º andar - Sl. 509) João Batista de Luna Freire (10º andar - Sl. 1007) Jônia Maria Vieira de Sá (9º andar - Sl. 906) Júlia Vieira de Sá (9º andar - Sl. 906) João Marcelo Arcoverde (14º andar - Sl. 1405) Luis Veras (9º andar - Sl. 909) Patrícia Paiva (5º andar - Sl. 506) Victor Luiz (15º andar - Sl. 1502)

Alexsandra Flávia Nóbrega (9º andar - Sl. 903 e 904) Ana Cláudia Souto (P1 - Sl. 009) Diogo José Barreto de Menezes (8º andar - Sl. 806 a 809 Érika Lira (P1 - Sl. 009) Fernanda Renaux (16º andar - Sl. 1605) Mariana Farias (18º andar - 1806) Mariângela Araújo (2º andar - Sl. 207) Sheyla Christinne Lira da Nóbrega (18º andar - Sl. 1802) Wema Dantas (P1 - Sl. 006)

Prótese Dentária Alexsandra Falcão (18º andar - Sl. 1806) Edgardo Julio P. S. Neto (16º andar - Sl. 1607) Heleno Morais (16º andar - Sl. 1605) Henriques Cesar (P1 - Sl. 009) Ingrid Ximenes Q. Dantas (14º andar - Sl. 1405) Júlia Magalhães da Costa Lima (18º andar - Sl. 1802) Larissa Oliveira de A. Vasconcelos (9º andar - 903 e 904)

Cirurgia Buco Maxilo Facial

Matheus Jardelino (4 andar Sl. 409)

Evaldo Honfi (P1 - Sl. 009)

Nelsa Regina Nunes (P1 - Sl. 009)

Rafael J. A. Nunes (16º andar - Sl. 1607)

Ricardo Caiaffo (8º andar - Sl. 807, 808 e 809)

Orlandino Rodrigues Leite (17º andar - Sl. 1707)

Tibério F. Luna (5º andar - Sl. 504)

Marcos Dantas Moreira de Paiva (15º andar - Sl. 1506)

2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 49


FISIOTERAPIA

PSICOLOGIA

Aglaupe Chagas Gomes (5º andar - Sl. 505)

Ana Clotilde Coutinho (4º andar - Sl. 405)

Aline Loewenbach (9º andar - Sl. 907 e 908)

Ana Sandra Fernandes A. Nóbrega (15º andar - Sl. 1502)

Ana Edite Gonçalves (9º andar - Sl. 906)

Angeli Lucena de Farias (5º andar - Sl. 503)

Ana Karina Egypto (7º andar - Sl. 707, 702 e 710)

Aracelly Marques (6º andar - Sl. 610)

Assis Dias Neto (17º andar - Sl. 1709)

Christianne Paiva (14º andar - Sl. 1401)

Barbara Ribeiro (16º andar - Sl. 1608)

Deysiane Simões (4º andar - Sl. 405)

Caroline Escorel (2º andar - Sl. 208)

Elayne Lima (5º andar - Sl. 503)

Daniele Moura (16º andar - Sl. 1609)

Franciana Serrano (18º andar - Sl. 1804)

Dayanny Freire dos Santos Silva (5º andar - Sl. 507)

Gabriella Damasceno (6º andar - Sl. 609)

Enoque Júnior (19º andar - Sl. 1904 a 1907)

Gabrielly Guimarães Barbosa Lima (3º andar - Sl. 301)

Erika Portela (15º andar - Sl. 1505)

Grace Barbosa (18º andar - Sl. 1810)

Evandro Souza (19º andar - Sl. 1904 a 1907)

Hermes Moreno (15º andar - Sl. 1504)

Giulia Antoniolli (19º andar - Sl. 1904 a 1907)

Ismael Costa (3º andar - Sl. 301)

Isadora Branco (5º andar - Sl. 510)

Janaina D’Emery (12º andar - Sl. 1204)

Jânia de Faria (5º andar - Sl. 510)

Josenilda Nascimento (4º andar - Sl. 403 a 404)

Jader Duarte (19º andar - Sl. 1904 a 1907)

Jocelly Simões (4º andar - Sl. 405)

Jéssica Tuany Dias (7º andar - Sl. 701, 702 e 710)

Juliana Brasileiro (14º andar - Sl. 1401)

Juliana Pinho (4º andar - Sl. 405)

Kamila Nárgila (6º andar - Sl. 609)

Laís Caldas (19º andar - Sl. 1904 a 1907)

Lívia Rodrigues de Sousa Toscano (2º andar - Sl. 205)

Milenna Alencar (19º andar - Sl. 1904 a 1907)

Luana Diniz (5º andar - Sl. 503)

Natália Nubélia do Nascimento Silva (5º andar - Sl. 507)

Márcia Almeida (5º andar - Sl. 503)

Raíssa Soares (12º andar - Sl. 1204)

Márcia Carvalho (3º andar - Sl. 306)

Renata F. Trajano (9 º andar - Sl. 907 e 908)

Marlene Britto (19º andar - Sl. 1903)

Tatiana Ataíde Melo de Pinho (9º andar - Sl. 906)

Maria das Mercês Maia Muribeca (10º andar - Sl. 1008)

Thaís Alves Andrade (5º andar - Sl. 507)

Mariah Ramiro (8º andar - Sl. 804)

Thais Araruna Lucena (14º andar - Sl. 1410)

Morgana do Nascimento Andrade (9º andar - Sl. 901 e 910)

Thiciane Lins (17º andar - Sl. 1709)

Nathália Lacerda de Assis (3º andar - Sl. 301)

Vaniely Cavalcante (16º andar - Sl. 1609)

Patrícia Carla C. Barbosa (2º andar - Sl. 205)

FONOAUDIOLOGIA

Raissa Uchôa Baracuhy (14º andar - Sl. 1401)

Ana Elizabeth Albuquerque (9º andar - Sl. 901 e 910) Eveline César Teixeira de Carvalho (10 andar - Sl. 1010) Jacielle Almeida (6º andar - Sl. 609) Manuela Rezende (9º andar - Sl. 901 e 910)

Raniere Golzio (4º andar - Sl. 403 a 404) Ramon Cavalcanti (4º andar - Sl. 403 a 404) Remédios Almeida (19º andar - Sl. 1903) Roberta Salles Gomes (19º andar - Sl. 1903) Shirley Pereira dos Santos (18º andar - Sl. 1804)

Sheila Isabel Menslin (10º andar - Sl. 1006)

Socorro Formiga (4º andar - Sl. 405)

NUTRIÇÃO

Talita Brandão (6º andar - Sl. 609)

Aline Elizabeth da S. Rodrigues (19º andar - Sl. 1903) Antonieta Menezes (6º andar - Sl. 603) Arabela Ramalho (5º andar - Sl. 501 e 502) Cláudia Oliveira (14º andar - Sl. 1406) Edkarla Almeida (2º andar - Sl. 210) Judeiana da Nobrega (19º andar - Sl. 1903) Larissa Brito (3º andar - Sl. 301) Maira Borges Madruga (17º andar - Prontogastro)

Tassia Mendes (5º andar - Sl. 503) Tereza Cristina Andrade (14º andar - Sl. 1410) Thaís Cavalcanti (12º andar - Sl. 1204) Valeska Maia (5º andar - Sl. 503) Vanessa Tomaz (4º andar - Sl. 403 a 404) Vanina Cartaxo (6º andar - Sl. 610) Vilma Menezes (8º andar - Sl. 804) Wanda Waleria Leite Lourenço (18º andar - Sl. 1810)

Mariana Araújo (16º andar - Sl. 1606)

Wandersonia Medeiros (9º andar - Sl. 901 e 910)

Miriam Sabina (8º andar - Sl. 803)

PSICOPEDAGOGIA

Polyanna Martins (P1 - Sl. 011)

Juliana Arcela (6º andar - Sl. 609)

Sara Rocha (2º andar - Sl. 202)

Marlene Britto (19º andar - Sl. 1903)

Stéfany Kelly Martins (19º andar - Sl. 1903)

Milene Costa (9º andar - Sl. 901)

50 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018


2018 | Ed. 02 | Eco Medical Center | 51


52 | Eco Medical Center | Ed. 2 | 2018


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.