__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Revista Oficial do JPA Travel Market

Edição 13 - Ano X - Outubro 2018

Festival JPA passa ser JPA Travel Market Itália: diferentes mundos em um só lugar! Descubra a sua!


De acordo com o tema debatido durante a XI ESFE, “Por que feiras em tempos de crise?”, as feiras são de grande importância para movimentar a economia, esse tipo de evento reúne em um só lugar inúmeras oportunidades de troca de contatos. É um segmento que movimenta diversos setores do turismo, como hotelaria, aviação, operadoras e agências de viagem e muitos outros. Segundo Ligia Amorin, diretora-geral da Nürnberg Messe Brasil, “As feiras são importantes, pois movimentam a economia, principalmente neste período de estagnação econômica”, a executiva ainda ressalta que “As feiras ainda geram emprego e trabalho”. Consolidado como o maior evento para o profissional do turismo de todo Norte e Nordeste, o Festival JPA, apesar da instabilidade financeira do país, teve crescimento de 25% em sua última edição. As empresas e instituições das outras regiões do país estão de olho nos agentes nordestinos, e o Festival é a oportunidade perfeita para essas empresas alcançarem o maior número desses agentes e operadores. O evento ainda oferece capacitação e os negócios acontecem em todos os setores do trade, movimentando a economia e proporcionando uma ampla rede de negócios. João Pessoa ganha mais uma obra prima, o Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções da capital, saiba mais sobre essa maravilha. Viaje conosco por Gramado, o destino que o Brasil escolheu, um pedacinho europeu neste país tropical. Descubra os encantos do Rio Grande do Norte, terra de sol, mar e natureza que fascina turistas do mundo inteiro. Seguimos viagem por Lisboa, capital encantadora, cidade histórica e contemporânea, tradicional e cosmopolita. Em

2 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018


Editorial O bom momento vivido pelo Nordeste, com aumento da malha aérea e voos internacionais, tem sido de fundamental importância para o turismo da região, além de incrementar a participação do internacional no JPA Travel Market. São novos voos para a Europa, Estados Unidos e América do Sul, partindo de Fortaleza, Recife e Salvador. De olho nessa internacionalização, o Festival do Turismo de JPA passou a se chamar JPA Travel Market. Na 7ª edição do Festival JPA, que aconteceu em outubro de 2017, circularam pelo pavilhão do Centro de Convenções de João Pessoa 3348 profissionais do turismo e contou com 216 estandes. Entre as empresas expositoras, 45 eram internacionais. Paralelo ao evento, foi realizado novamente o Fórum de gestão de viagens corporativas em parceria com a ABRACORP.

Índice 04

Festival JPA passa a ser JPA Travel Market

14

Histórico de JP revela surpresas fora do roteiro sol e mar da capital paraibana

20

Do total de profissionais que participaram do evento, 1.222 eram agentes de viagens de 25 estados brasileiros, vindos principalmente da região Norte e Nordeste. 72% do público do Festival JPA é do Nordeste. Conheça nesta edição grandes destinos como Argentina, Israel, Itália, Portugal, República Tcheca e Suiça. Leia todas as dicas e escolha seu destino preferido. Seja cidadão do mundo porque viajar é tudo de bom. Até a próxima!

Viagem Classe A é uma publicação anual do Festival do Turismo de João Pessoa e distribuída gratuitamente via mala direta dirigida ao trade turístico do Nordeste. A revista não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados.

Festival do Turismo de João Pessoa Av. João Maurício, 1675, 1º andar, Manaíra, CEP: 58038-000 | Fone: +55 83 3245.6856 www.festivaljpa.com.br

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos”. Filipenses 4,4

Argentina, um lugar de grandes sensações

30

Itália: diferentes mundos em um só lugar

Expediente Diretores: Breno e Bruno Mesquita e Claudio Junior Publishers: Cláudio J S Júnior/DRT 3016 PB e Paula Floriano Redator: Líssia de Medeiros Foto de Capa: Itália - Canal Grande, Venezia - Veneto GettyImages - ENIT Diagramação: Ares Brand Design Projeto Gráfico: Editora Sophistiqué Colaboradores: Luiz Carlos Lima - Prefeitura de João Pessoa e European Travel Commission no Brasil (ETC) Para anunciar: sac@festivaljpa.com.br +55 83 3245.6856 2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 3


Diretores do JPA Travel Market e Alberto Alves ( Ministro do Turismo)

Festival JPA passa a ser JPA Travel Market

D

e olho na internacionalização da marca e na expansão do evento para os próximos anos, os diretores do Festival do Turismo de João Pessoa anunciam a mudança do nome e reposicionamento da marca, o evento passa a se chamar JPA Travel Market. Os diretores afirmam que querem fortalecer conexões com mercados potenciais dentro e fora do país, aproveitando o bom momento que o Nordeste vive, recebendo inúmeros voos internacionais. Nas ações realizadas, perceberam que o nome “Festival JPA” já não transmitia a amplitude de oportunidades que ele, de fato, oferece aos seus participantes. Além de apresentar o novo logo, com design

4 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018

mais limpo e que faz conexão com a cidade de João Pessoa e com a história do evento nestes últimos anos, a nova assinatura também dialoga com o mercado internacional e traduz essa nova etapa.

Entenda o JPA Travel Market Buscar o profissionalismo e excelência em cada etapa sempre foi o objetivo do evento. A pesquisa desenvolvida junto aos expositores, às vezes se estende por até 60 dias, afinal, são mais de 216 diferentes estandes e escutar todos os clientes é muito importante. A seguir estão 6 motivos para os profissionais do turismo estarem participando das próximas edições (visitando ou como expositor):


1

Pelo menos 200 estandes Em 2018 o evento recebeu 13 cias aéreas (Royal Air Maroc, Qatar, Condor, AirEuropa, Gol, Delta, Air France, KLM, Alitalia, Aerolineas Argentinas, Avianca, Cabo Verde Airlines, Ethiopian), 08 cias marítimas e fluviais, 24 destinos (entre eles Argentina, Fort Lauderdale, Israel, Itália, Suiça, Portugal, República Tcheca, Thailandia e Visit Florida), 50 hotéis, 8 locadoras, 19 operadoras, 30 receptivos, entre outros.

2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 5


2

80% são Agentes de Viagens do Norte e Nordeste do Brasil

Trazer os agentes de viagem não só das capitais, mas também das cidades do interior do Nordeste é um desafio que tem sido conquistado a cada ano. O JPA TM disponibiliza hospedagem e ônibus partindo de várias cidades. Em 2018 o evento disponibilizou 21 veículos e 1.600 room nights para receber os convidados, principalmente agentes e operadores. Caravanas rodoviárias vindas de Caruaru (PE), Mossoró (RN), Campina Grande (PB) e outras cidades, são bem concorridas. Este ano, poucos dias antes do evento, pelo menos 80,08% dos agentes inscritos são do Norte e Nordeste. O JPA TM monitora as atividades dos agentes e operadores convidados e esses dados servirão de base para os convites que seguirão no ano seguinte. Ter a cada ano a visita apenas dos profissionais interessados em participar efetivamente de cada etapa do evento é o foco. Agora em 2018 os pré agendamentos das capacitações estão sendo monitorados, algumas como a de Cruzeiros fluviais (Velle), Itália, Israel, Portugal, Ushuaia e Disney são rapidamente preenchidas. Talvez em outras regiões do Brasil essas capacitações não fossem tão assediadas. Um dos prováveis motivos são os novos voos internacionais que estão em alta em cidades como Fortaleza, Recife e Salvador.

3

Hosted Buyers

Com o apoio da GOL, Governo do Estado da Paraíba, Hotel Hardman, Luck Receptivo e AHPG (Associação dos hotéis de Porto de Galinhas) o JPA TM, pela primeira vez, terá um programa de Hosted Buyers. Grande operadores da Argentina foram convidados para a rodada de negócios e em 2019 este grupo deve aumentar.

6 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018


5

Fóum Corporativo

Painel 1: Diretores do JPA e Matt Teixeira Diretor da Best Western

4

Palestra exclusiva para hoteleiros “A Segurança e a Gestão de Crises na Hotelaria e Turismo”

com Inbal Blanc e Otávio Novo.

“Conectividade aérea no Nordeste: O que pode ser feito?’’ Convidados para este painel: Ministério do turismo, Governo do Estado da Paraíba, Azul, GOL e Embraer. Painel 2:

“A tecnologia é meio ou fim? Discutindo o ambiente B2B X B2C’’ Convidados: Gervásio Tanabe (DCS Plus), Eduardo Rodrigues (PontesTur) e Marcus Abrantes (Quality João Pessoa).

2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 7


6

Total 123 diferentes capacitações em 13 salas. Destas, 49 internacionais (40% do total). Entre eles: Air Europa, Aerolines Argentinas, Café Mineiro Steakhouse (Orlando), Cabo Verde Airlines, Camila´s Restaurant (Orlando), Condor, Consulado Americano, Disney Destinations, Israel, Itália, Neuquen, Palm Beaches, Portugal, República Tcheca, Silversea Cruises, Six Senses Hotels Resorts, Suiça, St Pete Clearwater, Trip Group, Turks & Caicos, Ushuaia & El Calafate e Visit Florida. Com o aumento dos voos internacionais no Nordeste, no último ano, é natural que

8 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018

a procura por tais destinos tenham aumentado. Como consequência, os agentes têm buscado mais parceiros, capacitações e informações sobre esses destinos. Pela primeira vez o JPA TM terá uma Sala de capacitação exclusiva sobre turismo de Luxo. Ficará no estande da Teresa Perez, e abordará temas como ‘’Tendências de destinos e viagens de alto padrão’’ e ‘’ Roteiros e destinos Épicos’’.


2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 9


Alguns expositores do 8ยบ Festival JPA

10 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018


2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 11


Foto: Daniel Victor

Bleisure durante o JPA Travel Market Por: Claudio Junior

S

e você é profissional do turismo deve saber que o termo Bleisure é a união de uma viagem de negócios com viagem a lazer (business + leisure). Desde que comecei a viajar divulgando o JPA Travel Market (em 2009) fiz grandes negócios, mas também conheci lugares incríveis, graças a este formato de viagem. Viajar a trabalho sem conhecer um pouco a cidade do seu destino é um erro. Em 2016 fui trabalhar na feira Tianguis, em Guadalajara, no México. Todo meu percurso se resumiu em aeroporto, hotel e centro de convenções! Hoje me arrependo, pois perdi uma grande oportunidade de conhecer a única pirâmide circular do mundo e a cidade de Tequila, ambas pertinho de onde eu estava. Visitar o mercado público local foi meu ponto alto naquela viagem (ainda hoje tenho saudades dos sabores e artesanatos de lá).

Fortaleza de Santa Catarina

Poucos anos atrás tive que ir de João Pessoa até Salvador de carro para um evento, fui parando em vários hotéis apresentando nosso portfólio. Esta mesma viagem poderia ter sido feita com uma hora de avião...mas nossa malha aérea não ajuda. Pelo menos foi uma oportunidade única para visitar lugares legais como a Praça de São Francisco, em São Cristovão (SE), patrimônio da humanidade pela UNESCO. A cada nova viagem trabalhando, preciso conhecer algo novo, nem que seja um bate e volta. Após a FITUR em Madrid, fui até Toledo e voltei no mesmo dia, viagem curta, porém inesquecível. Paço Municipal de João Pessoa

12 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018


Visitando João Pessoa, não deixe de:

1

Experimentar a carne de sol na nata no Bar do Cuscuz ou Restaurante Mangai;

2

Conhecer a Igreja de São Francisco – Um dos mais belos conjuntos barrocos do Brasil;

3

Visitar Campina Grande – Apenas 120km de João Pessoa, a pista é ótima!

4

Visitar TODAS as praias do Conde (média de 15km de JPA);

5

Assistir as tartaruguinhas nascendo na Praia de Intermares (ONG Guajiru, Cabedelo);

6 7

Conhecer o centro histórico de João Pessoa Apreciar a vista próximo a Igreja da Guia em Lucena (Use a balsa);

8

Comer uma tapioca na praça em frente ao Hotel Tambaú;

9

Visitar a Fortaleza de Santa Catarina (Cabedelo);

10

Tomar um cafezinho na Alice tortas do MAG Shopping olhando o mar.

Sobre o autor: Claudio Junior Cristão, historiador, jornalista e diretor do JPA Travel Market Em 2018 a Panrotas incluiu seu nome na lista dos 100 mais poderosos do turismo Fitur primeiro, depois visitar Toledo

2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 13


Passeio pelo Centro Histรณrico de JP revela surpresas fora do roteiro sol e mar da capital paraibana Por: Luiz Carlos Lima

Rio Sanhauรก

14 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018


Hotel Globo

Foto: PMJP, Castanhola Filmes

Desde a entrega da revitalização, em 2016, o Parque da Lagoa voltou a ser um dos maiores cartões-postais de João Pessoa. É considerado o maior projeto de intervenção cultural já realizado na Capital, unindo revitalização e dando sentido à ocupação da área central da cidade.

Foto: Dayse Euzébio

U

ma viagem à cidade de João Pessoa pode incluir muito mais do que o tradicional roteiro sol e mar. A terceira cidade mais antiga do Brasil revela um Centro Histórico que, após revitalização, tem atraído turistas nacionais e internacionais, e virou parada obrigatória na capital paraibana. Obras em diversos locais do Centro Histórico transformaram a região onde a cidade nasceu, a exemplo do Parque da Lagoa, Pavilhão do Chá, Hotel Globo, Casa da Pólvora, praças como a da Independência e a Villa Sanhauá.

2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 15


Foto: Kleide Teixeira

vos brinquedos – balanços, casinhas, gangorras, entre outros – além de programação de lazer gratuita todo final de semana, dentro do projeto AnimaCentro, a exemplo de teatro, dança, música e cultura popular. No Parque da Lagoa, diversas atrações artísticas se apresentam pelo projeto AnimaCentro, que reúne centenas de famílias todos os finais de semana e garante a ampliação e manutenção de uma agenda de atividades culturais para dar mais vida aos espaços históricos resgatados e revitalizados na região onde João Pessoa nasceu. Também vale a pena conhecer o Hotel Globo. Construído em 1929, o hotel foi o primeiro hotel de luxo da cidade, e hoje funciona como um centro de informações turísticas e possui algumas exposições em seu hall de entrada. Da parte externa do hotel, é possível assistir a um belo pôr do sol com vista para o Rio Sanhauá.

Villa Sanhauá

Foto: Juliana Santos

O local possui 14 quiosques divididos em sete baterias, todas com banheiros públicos e um posto policial para a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, garantindo segurança 24 horas por dia. Com a revitalização, o local recebeu no-

Parque da Lagoa 16 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018

Bem próximo dali, estão as famosas casinhas coloridas que compõem o Villa Sanhauá, um dos símbolos da cidade de João Pessoa. O projeto, inteiramente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), uniu, na revitalização de prédios históricos, as modalidades de moradia, comércio e serviço. São 17 unidades habitacionais e seis comerciais, além de um prédio institucional, onde funciona a Casa do Empreendedor, com estimativa de atender 200 pessoas diariamente.

Cidade criativa O Centro Histórico da Capital ganhou destaque na gestão. Eleita pela Unesco como Cidade Criativa, João Pessoa conta com uma programação


Foto: Dayse Euzébio

Igreja de São Francisco

O projeto do Centro Cultural e do Parque Casa da Pólvora inclui a restauração do prédio, que foi tombado em 1938 pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional, além da construção de um parque ecológico em seu entorno. No prédio da Casa da Pólvora também há espaço para exposições, além de uma visão privilegiada do Rio Sanhauá. A Praça da Independência, inaugurada em 1922, durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, passou por um processo de revitalização, com intervenções paisagísticas, urbanísticas e patrimoniais. Os monumentos do obelisco central e o busto de Otacílio de Albuquerque, erguidos em pedra granito, também passaram por reforma. O coreto ganhou pintura, novas escadas e um elevador para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Pavilhão do Chá

Foto: Cornélio Felipe

O Pavilhão do Chá, na Praça Venâncio Neiva, foi entregue completamente requalificada pelo prefeito Luciano Cartaxo em 2017 e o Pavilhão do Chá passou a ser um Centro Cultural. O local agora é um espaço para diversas atividades culturais envolvendo as artes, como música, dança e literatura, além de exposições, oficinas e palestras.

Foto: Alessandro Potter

permanente de ocupação cultural do Centro Histórico. Este é o maior projeto de intervenção cultural já realizado, unindo revitalização e dando sentido à ocupação da área central da Capital.

Praça da Independência 2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 17


Foto: PMJP, Castanhola Filmes

Catedral Nossa Senhora das Neves

Programas Caminhos da História Dentro do projeto de recuperação da região onde surgiu a terceira cidade mais antiga do País, o Programa irá realizar uma grande intervenção que aponta para o futuro da Capital, com calçadas padronizadas, nova iluminação e fiação embutida no subsolo, além da recuperação das Praças Dom Ulrico e da Socic e da Fonte dos Milagres, contribuindo para que o espaço se torne um polo turístico, econômico e cultural. O Programa é mais uma ação da PMJP que a atual gestão conduz com o objetivo de resgatar a história da Capital, abrindo passagem para um novo tempo. A Praça Dom Ulrico, ao lado da Basílica de Nossa Senhora das Neves e a Praça da Socic, além da Fonte dos Milagres e 12 ruas ganharão uma nova cara, sob acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual (Iphan e Iphaep), por se tratarem de áreas de preservação permanente, o que requer um trabalho de resgate mais rigoroso e detalhado. O projeto inclui a padronização das calçadas, troca dos postes, luminárias e lâmpadas de iluminação pública e substituição de toda rede elétrica aérea por subterrânea. As ruas contempladas são Ladeira da Borborema, Beco dos Milagres, Trecho da Rua da Areia entre a Ladeira da Borborema até a Maciel Pinheiro, Rua Augusto Simões, Ladeira São Francisco, Travessa São Francisco, Rua Padre Antônio Pereira, Rua Henrique Siqueira, Rua João Suassuna, Avenida Visconde de Inhaúna e Rua Frei Vital.

18 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018

Antes de ser secretário de Turismo de João Pessoa, fui vereador durante seis legislaturas na capital. E, como parlamentar, sempre defendi a recuperação e a preservação do nosso Centro Histórico. É preciso que o povo compreenda os conceitos e a relevância para preservação destes lugares que guardam toda uma história. É a memória de um passado comum, do espaço que traz a lume a história de todos. O nosso Centro Histórico evoca lembranças e é capaz de produzir sentimentos que parecem fazer reviver momentos e fatos ali vividos que fundamentam e explicam a realidade presente”.

Fernando Milanez, Secretário de Turismo de João Pessoa.


2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 19


Argentina, um lugar de grandes sensações Paisagens lendárias, natureza, excelente gastronomia e muito mais é proporcionado ao turista desde sua aterrissagem até a partida final.

D

o ponto mais ao norte até o extremo sul, a República Argentina possui mais de 5.000 quilômetros de extensão. Este quadro imponente dá aos turistas a oportunidade de vivenciar todos os tipos de emoções e experiências que, dificilmente, possam esquecer.

Buenos Aires “A cidade grande.” Principal centro econômico e social do país. A capital argentina aparece com infinitas possibilidades para todos aqueles que vivem ou vêm para cá. Com o Obelisco como centro nervoso, cada canto tem suas próprias características. 20 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018

Entre seus lugares mais emblemáticos estão a Plaza de Mayo e seus arredores, San Telmo, o pitoresco bairro de La Boca, Palermo - com seus bosques, bares e atividades comerciais - e o moderno e luxuoso Puerto Madero. Ao procurar um lugar para comer, sem dúvida, as churrascarias portenhas estão em primeiro lugar. O clássico bife de chorizo ou a tira assada pode ser encontrado em qualquer canto da capital argentina. Como o Tango, é a marca registrada da cidade, essa dança típica e passional apaixona aos turistas e orgulha aos argentinos.


Los Reyunos, San Rafael

Córdoba

Norte

É o centro do país e um dos pontos turísticos mais importantes. Suas serras e rios característicos dão uma impressão singular a uma província, demasiadamente, especial.

Colorido, com a marca indelével dos povos originários, a região norte é passagem obrigatória pela Argentina. La Rioja, Santiago do Estero, Catamarca, Tucumán, Salta e Jujuy são as seis províncias que compõem esta parte única, com marcos históricos, como a Quebrada de Humahuaca - reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Seu principal centro turístico é Villa Carlos Paz. Traslasierra e os vales de Punilla e Calamuchita, entre outras regiões cordobesas, também são altamente recomendados para viver de perto a natureza de seus rios e um clima de absoluta paz.

Em La Quebrada e nos arredores, surgem cidades lendárias, como Purmamarca - ao lado do Cerro das Sete Cores - e Tilcara - com o famoso Pucará. 2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 21


Esta região emblemática é riquíssima em termos de paisagens e estradas. As encostas de Miranda em La Rioja, o Portezuelo em Catamarca, o Obispo em Salta e Lipán em Jujuy, ou o caminho dos Vales Calchaquíes em Tucumán atestam a magnificência do lugar. O mesmo acontece com as Salinas Grandes, um deserto de sal que emociona apenas pelo testemunho de sua grandiloquência. Se você quiser viajar nas alturas, nada melhor que o Trem para as Nuvens, em Salta. Ao passar pelo Viaduto La Polvorilla, os passageiros vão entender a magia de estar a mais de 4.000 metros de altura.

Cuyo Camito, La Boca.

Onde nascem o sol e o vinho. Mendoza, San Juan e San Luis oferecem ao turista uma vida de tranquilidade, clima saudável e luxo. Aqui você pode degustar o melhor Malbec do mundo - nascido nas terras de Mendoza - ao lado do morro do Aconcágua ao fundo e uma sofisticada oferta hoteleira e gastronômica. O Vale do Uco, entre outras áreas distintas, é sinônimo de vinhos e bem viver. Cuyo é uma área ideal para a prática de Turismo de Aventura, como rafting pelo rio Jáchal, tirolesa em San Rafael ou rapel nas Serras dos Comechingones. O morango da sobremesa pode ser apreciado no inverno. Las Leñas e Penitentes, em Mendoza, são dois dos centros de esqui mais importantes do país. E você não pode esquecer o Monte Aconcágua. Com uma altura que chega a 7.000 metros, é o pico mais alto de todo o continente americano.

Obelisco, 9 de Julio

Litoral De Entre Rios, Santa Fé, Chaco, Formosa, Corrientes e Misiones, a oferta é magnífica. Com as Cataratas do Iguaçu - declarada em 2011 como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo como uma bandeira turística, esta região também é rica por outras grandes áreas úmidas, como Esteros del Iberá em Corrientes - aqui está sendo feito um Parque de Ecoturismo -, ou Bañado La Estrella, em Formosa.

Córdoba

22 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018


IguazĂş, Misiones

Campo de Piedra Pomez, Catamarca

2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 23


Ski na Patagônia

Patagônia Mágica e misteriosa. Desde La Pampa, passando por Neuquén, Río Negro, Chubut e Santa Cruz, até Tierra del Fuego. Sobre a Cordilheira dos Andes estão localizados centros de esqui ideais para experimentar um inverno fabuloso. O Cerro Catedral em Río Negro, La Hoya em Chubut, Chapelco, Cerro Bayo e Caviahue em Neuquén, e Cerro Castor na Terra do Fogo formam o circuito de espaços para esquiar e sentir a neve argentina. Se falamos sobre a Patagônia, um destino obrigatório é o Parque Nacional Los Glaciares. Aqui, surge a famosa Geleira Perito Moreno a 80 km da cidade de El Calafate. A natureza espetacular das paisagens, as navegações que permitem tirar fotos de perto e as atividades de Trekking no gelo, proporcionam um quadro fascinante. O que é imperdível na Patagônia é Ushuaia, a cidade do “Fim do Mundo” e capital da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul. A mais de 3 mil quilômetros de Buenos Aires e escoltada pelo Canal de Beagle, é a porta realizar cruzeiros pela Antártida. Ballena, Península Valdés na Patagônia

24 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018


2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 25


A República Tcheca

H

á 100 anos nascia a República da Tchecoslováquia. Mas a história deste país vai muito além, até o século IX, com os reinos da Boêmia e da Morávia. Em todo esse tempo, o país acumulou diversos tesouros, entre castelos e palácios, belezas naturais, cidades termais e pitorescos vilarejos. Por lá também passaram inúmeras celebridades das artes, das ciências e até mesmo das lendas. Descobrir a República Tcheca e suas encantadoras cidades é descobrir um tesouro escondido

26 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018

do Velho Mundo que, ainda assim, oferece serviços de altíssimo nível e preços acessíveis. Você pode conhecer mais deste fascinante país, em uma viagem educacional exclusiva, oferecida pelo Escritório de Turismo da República Tcheca, o organismo oficial de promoção do país, em cooperação com a Air France KLM e apoio da AJ Eventos e Incentivos.

Praga A capital da República Tcheca é tida por muitos como uma das mais belas cidades do mundo.


Pontes de Praga

Foto: Libor Svacek

complementado. Hoje Praga dispõe de exemplares de praticamente todas as escolas – desde o românico, passando por gótico, barroco, renascentista e chegando até art nouveux, modernismo e funcionalismo. Tudo isso reunido faz de Praga um destino com ampla oferta de cultura, que se reflete nas opções de acomodação (de hotéis em edifícios históricos a hotéis modernos), nas opções de restaurantes (tabernas e cervejarias típicas, mas também restaurantes internacionais e de fusion food), nos locais para eventos (de salões renascentistas até palácios da era comunista) e nas experiências locais (concertos barrocos, crawlings temáticos, workshops gastronômicos etc).

Karlovy Vary Fundada pelo Rei Carlos IV, Karlovy Vary (‘Balneário de Carlos’ na língua tcheca) é uma cidade de águas termais. Possui 12 fontes públicas de águas com efeitos medicinais e terapêuticos. Localizada a 120 Km de Praga, a cidade ganhou fama na época do Império Áustro-Húngaro, quando se tornou destino de férias de diversos personagens ilustres como a Imperatriz Sissi, o Czar Pedro, o Grande, o rei Eduardo VII da Inglaterra, Pedro II do Brasil e artistas ilustres como Goethe, Schilling e até mesmo Beethoven, que compôs lá sua oitava sinfonia.

Isso se deve, basicamente, ao seu centro histórico preservado que é único no mundo por três fatores: É uma área ampla - cerca de 9 km², mais do que qualquer outro centro urbano histórico É uma área autêntica – todos os edifícios nesta área são originais pois, apesar de todas as guerras, o centro histórico de Praga nunca foi destruído. É uma área diversa – ao longo de 10 séculos, os estilos arquitetônicos foram se sucedendo e se

Desde aquela época, Karlovy Vary manteve seu ar aristocrático e hoje possui uma enorme quantidade de edifícios históricos nas ruas que ladeiam o rio Teplá. O mais icônico deles é, sem dúvida, o Grand Hotel Pupp, um hotel do século XIX que mantém o encanto e possui uma lindíssima sala de eventos. O hotel, assim como várias ruas da cidade, foram cenário do filme ‘007 Cassino Royale’. Lá também foi filmado “As Férias de Minha Vida”, comédia romântica com Queen Latifah e Gerard Depardieu. E anualmente a cidade recebe um prestigioso Festival de Cinema, considerado o mais importante da Europa Central.

Cesky Krumlov Localizada a 170 Km de Praga, esta cidade foi, na Idade Média, um típico feudo. Os senhores do castelo controlavam as 300 casas que se aninhavam em torno de um meandro do rio Moldava. Rozemberg, Eggenbeg, Scharwzenberg – as famílias se sucederam até sucumbirem no início do Renascimento, quando a cidade ficou esquecida no tempo, até ser redescoberta nos anos 90.

2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 27


Foto: Pavel Hroch

Casa Municipal - Praga

Foto: Libor Svacek

Após inúmeras restaurações, o castelo – o segundo maior do país – e as 300 casas históricas passaram a formar o que parece ser uma cidade cenográfica – porém, é tudo real. Percorrer as ruelas de pedras, descobrindo a cada esquina um novo encanto – essa é a experiência única de Cesky Krumlov. Lá, cada restaurante, cada loja, cada salão é uma viagem ao passado. É possível, inclusive, reviver aqueles tempos, com jantares medievais, em roupas típicas e música da época, ao vivo.

Panorâmica de Cesky Krumlov

28 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018

Pilsen O nome desta cidade está em duas de cada três garrafas ou latinhas de cerveja de todo o mundo. Isso porque a cidade empresta seu nome ao tipo de cerveja mais consumido no mundo – a pale lager criada e bebida pela primeira vez nesta cidade. A cervejaria histórica onde a cerveja pilsen foi criada ainda existe – e na verdade produz a cerveja mais vendida na República Tcheca, a Pilsner Urquell. Na fábrica é possível fazer um tour que mostra a produção nos dias de hoje, mas também o processo histórico, com as antigas caldeiras e a impressionante cave onde se vê a cerveja em maturação e – é claro – se prova uma amostra tirada do barril, na hora. Nota importante – o assunto cerveja é recorrente e seríssimo na República Tcheca. Lá, uma caneca de cerveja (de 500ml) custa menos que uma garrafa de água mineral. E diversos experts apontam a lager tcheca como referência mundial. Não por acaso o país é o maior consumidor per capita do mundo, com 159 litros por habitante a cada ano.


Air Europa e seu entretenimento. Graças as novas telas individuais em nossos voos de longa distância, já é possível desfrutar como nunca da melhor oferta de cinema, séries, documentários, música ou jogos. Cada detalhe conta.

Voos diretos para Madri saindo de Salvador, São Paulo e Recife com conexões para demais destinos na Europa e Tel Aviv. 2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 29 Para mais informações: (71) 3347-8899 | (11) 3876-5607 | (81) 3314-7038 ou consulte seu agente de viagem.


Foto: Gettyimages

Colosseo, Roma

Itália: diferentes mundos em um só lugar! Descubra a sua! Por: Fernanda M. Longobardo

A

Com os seus 7500 Km de costa, a Itália é o país ideal para os amantes do mar. A extrema variedade de suas costas a faz perfeita para qualquer tipo de férias e viagem à descoberta da natureza, do divertimento e do relax. A costa italiana, rica de golfos e enseadas, portos turísticos e longas e arenosas praias é a ideal para todos os tipos de exigências. 30 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018

Vernazza

Foto: Shutterstock

Itália é sinonimo de arte e história. As belezas artisticas estão por todos os lugares e cada esquina do País reserva infinitas e maravilhosas surpresas. A Itália possui o maior numero de bens artisticos e culturais declarados Patrimônios da Humanidade pela Unesco do mundo: 53.


Foto: Gettyimages

Canal Grande, Venezia

Em seu variado território, a Itália apresenta localidades montanhosas muito sugestivas, seja no verão como no inverno. De norte a sul, a montanha italiana oferece ao turista paisagens feitas por lagos alpinos, bosques de fábulas, burgos encantadores e ricos de tradições, história e excelente gastronomia. Durante os doze meses do ano, a Itália oferece eventos únicos, espetaculares, fascinantes e de projeção internacional. Infinitas são as ocasiões de entretenimento para se viver intensas emoções.

2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 31


Foto: Gettyimages Foto: Gettyimages

Corno alle Scale - Snowboard

São infinitos os itinerários e tours a serem percorridos para se explorar a Itália, um país unico no mundo: de trem, de carro, de onibus, de barco, de moto, com qualquer tipo de meio de transporte, fora das rotas mais turisticas e visitando as cidadezinhas menos conhecidas se pode encontrar o verdadeiro coração do “modo de vida à italiana”, deixando-se levar somente pela própria curiosidade. A Itália sempre foi sinônimo de comer bem: uma explosão inconfundível de gostos, sabores e perfumes. È a cozinha mais renomada do mundo e se propõe mais do qualquer outra a uma variedade de pratos e receitas diferentes em cada cidade ou região. Imperdíveis os itinerários gastronômicos que se apresentam através de sabores antigos, produtos genuínos, alimentos simples que se remetem a uma cozinha clássica ou a pratos inovadores inspirados na tradição. Em sua próxima viagem, visite a Itália. Um país sonhado por todos! #embarquenessaitalia

Foto: Shutterstock

Tempio della Concordia, Valle dei Templi - Agrigento, Sicilia

Positano

32 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018


2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 33


Portugal, país autêntico, genuíno e diversificado

P

ortugal vive um momento especial no turismo. O País mais ocidental da Europa vem batendo recordes de visitantes, ano após ano, e sua excelência turística é reconhecida internacionalmente não só pela sua diversidade mas também pela sua autenticidade e genuinidade. Prova disso, é a escolha como Melhor Destino do Mundo pelo World Travel Awards, principal premiação do setor considerada o Óscar do Turismo. Conhecido por ser um destino que sabe receber bem os seus visitantes,

34 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018

Portugal tem entre suas principais atrações belas praias, variedade de paisagem, ampla oferta em gastronomia e vinhos, cultura, festivais de verão, entretenimento, surf, bike, lifestyle, enoturismo, além de segmentos como LGBT e Mice. O clima ameno, com mais de 250 dias de sol por ano e 850 km de costa, sem incluir os arquipélagos da Madeira e dos Açores, fazem de Portugal um destino perfeito para todas as estações. O sempre acolhedor povo português também é conhecido por sua receptividade com os turistas.


startups da Europa, sendo a sua capital a sede do Web Summit. Portugal se distingue ainda por deter 22 classificações do Património Mundial, que retrata a história, a cultura e o seu povo.

Um país, sete regiões Portugal é um daqueles países em que 365 dias de viagem seria pouco tempo, dada a ampla oferta de roteiros. São sete grandes regiões e cada uma com suas peculiaridades. A capital Lisboa é a mais visitada, onde é possível aproveitar desde seus pontos turísticos, a agitada vida noturna, além de tudo o que a região oferece em termos de gastronomia e roteiros culturais. A arte moderna também ganha cada vez mais destaque. Lisboa está a poucos minutos de Sintra, Estoril e Cascais, conhecidas por belas praias. Mais ao norte está o Porto, reconhecido como o melhor destino da Europa pelo European Consumers Choice em votação popular. A região do Vale do Douro se destaca pelas vinícolas e enoturismo, que também é um dos pontos fortes do Alentejo, outra região de Portugal. Mais ao sul está o Algarve, que concentra algumas das melhores praias do país, sendo também um reconhecido destino para a prática de golfe. Quando o assunto é surfe, é impossível não mencionar Nazaré (palco das ondas gigantes) e Peniche (sede do Mundial de Surfe da WSL), no Centro de Portugal e a Ericeira, na Região de Lisboa, cuja Reserva Mundial de Surf foi a primeira da Europa. Ainda na região central está Fátima, um dos principais destinos religiosos da Europa. Lagoa das Sete Cidades

Contribui, ainda, para este sucesso, o fato de Portugal ser, o quarto país mais pacífico do mundo, de acordo com o Global Peace Index, além das reconhecidas excelências em serviços e infraestrutura, com aeroportos, portos marítimos, autoestradas modernas e uma ampla rede hoteleira. Portugal também possui ótimos indicadores em termos de saúde, educação e telecomunicações. A tecnologia é outro ponto forte, fazendo do país um dos principais hubs de

Por fim, as ilhas e sua ampla diversidade natural. O arquipélago de Açores foi reconhecido como um dos 10 destinos mais sustentáveis do mundo e dispõe de lugares inscritos na lista, de Património Mundial, enquanto que a Ilha da Madeira é considerada o melhor destino insular da Europa pela WTA e possui a floresta Laurissilva que constitui na atualidade na Europa o remanescente de um coberto florestal primitivo que resistiu a cinco séculos de humanização. Sendo no continente ou nas ilhas, Portugal é, certamente, um roteiro que não se pode deixar de visitar no mundo.

2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 35


Suíça lança Temporada de inverno 2018/2019 Experiências criadas especialmente para o inverno suíço ganham destaque.

C

om uma temporada cheia de novidades, a Suíça reúne esqui, belíssimas paisagens de inverno, vida noturna e opções culturais.

Alguns destinos se destacam nessa temporada, entre eles Interlaken e a famosa Região de Jungfrau, sede do topo da Europa.

Paisagens cobertas de neve que garantem tranquilidade para qualquer turista, a Suíça também é palco de experiências esportivas com fantásticas regiões de esqui e pistas com neves frescas em abundância criando a atmosfera perfeita aos amantes dos esportes de inverno.

Em Interlaken a atração ICE MAGIC, transforma o centro da cidade em um país das maravilhas no inverno com uma verdadeira área de patinação no gelo, pistas sinuosas e uma praça acolhedora.

Mas, a Suíça não é apenas top destino para os amantes de esqui em 2019, o destino também está na moda pela agitada vida noturna e polo dos eventos gastronômicos e de arte contemporânea durante o inverno. O upgrade é garantido tanto para quem gosta de esquiar quanto para aqueles que buscam locais charmosos e badalados ou apenas querem apreciar as montanhas cobertas de neve. Para quem quiser experimentar o esqui pela primeira vez, a Suíça oferece o “First Ski Experience”, um pacote completo que inclui equipamento, passe de esqui e muita diversão. 36 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018

Já Titlis é o paraíso do esqui e snowboard na Suíça Central com várias atividades disponíveis na montanha e no vale. Seja esquiando, deslizando, utilizando moto de neve ou visitando o Iglu, é possível descobrir a verdadeira magia do inverno com o Snow Experience Park, na estação de Trübsee. Então, quando as pistas são preparadas novamente no final do dia de esqui, chega a hora do Night Ride em Engelberg - excelente diversão nas encostas, com tochas e luar.


Além das pistas para os esquiadores e snowboarders, Verbier também pode ser explorado de formas saborosas, com um delicioso fondue servido em um dos restaurantes mais altos da Suíça, a uma altitude de 3.330 metros, enquanto desfruta da vista dos mais de 110 picos dos Alpes, como Mont-Blanc e Matterhorn. O Mont-Fort é o ponto mais alto dos 4 Vallés, a maior area de esqui na Suíça, com 410 quilômetros de pistas – portanto, é importante incluir um dia de esqui na programação.

E claro, St. Moritz, com um jeito moderno e sofisticado de vida alpino e famosa pela gastronômia de primeira classe realizando sonhos dos apreciadores gourmets. A região também é ponto de parada de dois dos famosos trens panorâmicos da Suíça: O Glacier Express e o Bernina Express. Durante o inverno, todas as sextas-feiras no Corvatsch, esquiadores e snowboarders se encontram para uma noite especial, quando a pista mais longa e iluminada da Suíça torna-se o foco de uma grande festa. 2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 37


Israel: um destino de mil possibilidades

O

Ministério do Turismo de Israel no Brasil apresenta as diversas características do país para o turismo, algumas ainda pouco conhecidas pela maioria dos brasileiros. Um destino com diferentes atrativos, entre eles a tecnológica e moderna Tel Aviv e suas noites agitadas, além da cidade velha de Jaffa, os “museus” a céu aberto em Jerusalém e toda a região da Galileia, as belas praias do balneário de Eilat, experiências únicas no deserto de Negev, tratamentos de beleza no Mar Morto, paisagens fascinantes das fortalezas de Massada e no porto de Acre, bem como os deslumbrantes jardins Bahai em Haifa, e sua rica gastronomia espalhada por todo país.

38 | Viagem Classe A | Ed. 13 | 2018

Sobre o Ministério do Turismo de Israel no Brasil Presente com escritórios internacionais em 13 países e no Brasil desde 2006 o Ministério do Turismo de Israel atua na construção de relacionamento com diversos públicos, com a missão de promover o conhecimento sobre o país e fomentar a curiosidade pelo destino. Sua atuação tem o objetivo de divulgar Israel no mercado local por meio de ações com entidades, comunidades, órgãos públicos, imprensa e indústria do turismo, com foco em segurança, religião, cultura, gastronomia, aventura, lifestyle, bem-estar e tecnologia, pilares que se somam à completa infraestrutura do país para o turismo. Para mais informações, acesse www.goisrael.com.br/


Bem-vindos à Best Western dos dias de hoje Com 4.200 hotéis em mais de 100 países e territórios pelo mundo*, todos com Wi-Fi gratuito e café da manhã disponível, certamente uma de nossas 11 marcas estarão presentes ao longo da sua jornada.

Código GDS: BW | bestwestern.com.br | 0800 761 0882 2018 | Ed. 13 | Viagem Classe A | 39

*Os números são aproximados e podem variar. Cada hotel da marca Best Western® é de propriedade e operação independentes. Best Western e marcas Best Western são marcas de serviço ou marcas registradas da Best Western International, Inc. © 2018 Best Western International, Inc. Todos os direitos reservados.


O MAIOR EVENTO

B2B DE TURISMO DO

NORTE

NORDESTE

E

do BRASIL

18 & 19 Outubro

2019

JOÃO PESSOA - PB www.jpatm.com.br

Profile for Ares Brand Design

Revista Viagem Classe A - 13ª edição  

Revista Viagem Classe A - 13ª edição  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded