STN - Santa Teresa Notícia

Page 1

Santa Teresa - ES

outubro 2018

Ano I

EdiCAOçã04

Santa Teresa

Noticia

BOLSONARO

Centenário de Celina Rodrigues é lembrado no Congresso de Trovadores

02

PRESIDENTE

Santa Teresa sedia XV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores 09

12

O evento acontece de 15 a 18 de Novembro com uma agenda repleta de ações culturais que devem mexer com a cidade.

O festival acontece na Casa da Cultura entre os dias 9 a 18 de Novembro, 4 companhias em cena: Rizzo Companhia de Teatro de Santa Teresa, Grupo Teatral Emir em Cena do Rio Grande do Sul, Coxayuyo Espetáculos Cômicos do Chile e La otra Vuelta Artes Escénicas da Argentina. A entrada é franca.

PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA

Secretaria lança concurso nas escolas É destinado aos alunos do 4º e 5º ano e 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. As inscrições vão até o dia 14 de novembro.

10

04

FESTIVAL DE TEATRO

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL FESTIVAL DAS FLORES Na IV edição Cultura “Tour pela Europa” Myrian Loureiro

11

O evento acontece de 30 de Novembro a 02 de Dezembro na quadra de esportes ao lado da Rodoviária com mais de uma dezena de expositores. Este ano com a participação o Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) e do ilustrador botânico daqui da cidade, Joélcio Freitas, mostrando um trabalho chamado “As Flores de Ruschi”

05

Literatura “Os perdidos” Frei José Corteletti

11

Opinião “A fúria do Tymbui”

Dr. Zurlo 06

História “A colonização, a necessidade e a obrigatoriedade de desmatar - Pa e II”

Simone 06 Zamprogno

Atualidade “A humanidade traída”

Wolf Von 07 Glasenapp

Convention realiza 1ª Semana da Economia do Turismo de Santa Teresa

09


Opinião

Outubro 2018

Santa Teresa Noticia

02

Bolsonaro presidente

EDITORIAL

A

migos leitores, chegamos ao fim de mais um processo eleitoral, considerado um divisor de águas na política brasileira. Pela primeira vez alguém (não se explica como) desafiou todo um sistema e caminhou à margem dele, se utilizando das redes sociais e logrou êxito frente à todos os aliados da velha estrutura. Pela primeira vez na nossa neo história os ministros serão escolhidos por sua capacidade técnica e não por loteamento prévio dos cargos públicos (método antigo onde o cargo vira moeda de troca). Pela primeira vez um candidato à presidência rejeita o recurso público. Até agora os sinais são de que esses exemplos devem contagiar os homens de bem e multiplicar. Talvez estejamos iniciando um ciclo virtuoso, depois de tanta maracutaia e evasão de divisas de nossos recursos. Veremos um Brasil mais justo e próspero. Boa sorte Exmo Sr. presidente da

Obrigado Santa Teresa pelos 74% dos votos validos!

república Jair Bolsonaro. Muita Luz para conduzir os destinos dessa continental nação Brasilis Tupiniquim. No mês de novembro, temos Festival de Teatro, Congresso de Brasileiro de Poetas Trovadores, Semana do Empreendedorismo e Festival das flores, um mês cheio de eventos culturais que devem movimentar nossa economia na época pré natalina.

Gostaria de compartilhar com os leitores do STN dois pequenos pensamentos: um em forma de poema e outro como dissertação. Agradeço a oportunidade e boa leitura!

Algo mudou

O

Perdidos

Neste número te convido a ler o artigo do Frei José, (Nosso Bepe) e se deliciar com a linda narrativa dos perdidos na mata no tempo dos pioneiros. Inclusive nessa prosa o Bepe conta a história de origem da comunidade de São Paulo do Rio Perdido. Confira.

Corte de terra

Um corte de terra quase vertical foi feito no início

Leonardo Morelo

6º período do curso de Veterinária no Esfa

lá leitor, criança jovem idoso, seja quem você for. Sonhou um dia ser jogador de futebol astronauta ou doutor. Veio a este mundo inocente, sorridente, sonhador E se encantou com as belezas do pai criador. Porém algo em você mudou!, Aquele sentimento puro se esgotou. Deixou de ser o garoto que dividia entre os amigos as poucas balas do bolso, esbanjando o mais lindo e singelo sorriso. Algo aconteceu com o garoto, ficou preso no próprio calabouço das decepções e expectativas dos outros. Deixou seus sonhos de lado para conquistar o mercado. Se tornou mais um amargo engravatado.

EXPEDIENTE Editora Santa Teresa CNPJ: 30.598.414/0001-25 Endereço: Rua Barão Orlando Bonfim, 595, Vila Nova, Santa Teresa- ES Telefone: (27) 99646-2512 Impressão: Gráfica Metro Tiragem: 6.000 exemplares Distribuição: Santa Teresa e Vitória.

do Vale do Canaã próximo as instalações da fábrica de manilhas dos Ferrari, chama atenção daqueles que trafegam pela ES080, via que desce o vale. O corte é gritante na paisagem e não há nenhuma placa indicando licitação para a obra.

Em Vitória no domingo à noite, uma multidão com bandeiras do Brasil se concentrou na Praça do Papa para comemorar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL).

E

m seu primeiro discurso depois de eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL) disse que irá enxugar o Estado, eliminar o déficit público, reduzir a burocracia e retomar a economia. Afirmou que seu governo será defensor da Constituição, democracia e Liberdade. “Emprego, renda e equilíbrio fiscal é o nosso compromisso para gerar oportunidades e trabalho para todos. Governaremos com os olhos nas futuras eleiEm Santa Teresa a concentração foi no posto dois Pinheiros de onde saiu a carreata da Vitória, percorrendo os principais bairros da cidade.

Espelho

A

porta é a serventia da casa, não quer estudar abre a porta e vaza!, Agiu com desrespeito será repreendido. Insistiu no erro? Expulso! Ficando somente os interessados não devemos deixar a situação impune, afinal não é por causa de uma cenoura podre que se perde todo o estoque? acredito que a educação vem de berço, mas não é descendo o pau que se obtém o respeito, (provérbios 22,6): “Ensina a criança o caminho que deve andar e mesmo quando for velho, não se desviará dele”, pergunte ao melhor psicólogo ou a você mesmo qual o melhor método? O amor ou o ódio? O ódio resolve com intolerância, no fim não nutre respeito, somente torna o aprendiz refém do medo. Já o amor é simples e singelo, educa e trabalha a alma, acredita e incentiva à Fé. O maior exemplo de amor é Jesus de Nazaré, não é batendo que se educa, mas demonstrando conduta!, Abra seus olhos, encare o espelho! seus filhos são reflexos de você mesmo.

Seixas seixasbare@gmail.com (27) 99753 9778 Comercial Maria da Penha Schaeffer stn1875@gmail.com (27) 99646 2512 Logís ca Leomar Caetano bolaautosom@hotmail.com; Fotos: Charles Madalon A e Editora Santa Teresa dilasol.seixas@gmail.com (27) 99728 8394 Revisão Waldyr Loureiro wloureiroadvocacia@gmail.com Repó eres Thiago Auer, Larissa Bandeira e Charles Madalon Charge e ilustração Higor Bandeira (Pelé) (27) 99846 3942 Edição Evandro

ções e não nas próximas eleições. O futuro passa por um governo que cria condições para que todos cresçam. O Governo Federal dará um passo atrás, reduzirá sua estrutura e burocracia e cortará privilégios, para que as pessoas possam dar um passo à frente”

Os a igos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores devidamente nominados no próprio texto pois podem não representar opinião do jornal. Se você deseja escrever um a igo, envie sua proposta para nosso e-mail acompanhado de seu RG ou CNPJ para avaliação e devida publicação.


Outubro 2018

Santa Teresa Noticia

Evandro Seixas - Jornalista, ambientalista técnico em gestão de Resíduos Sólidos e elaboração de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos..

Prosa e Imagem em Exposição no Inma

S

ob a alcunha de Política Estadual de Incentivo à Cadeia Produtiva de Base Florestal do Espírito Santo, o Projeto de Lei nº 186/2018, do Executivo, foi aprovado na última semana pela Assembleia Legislativa, com apenas três votos contrários: dos deputados Euclério Sampaio (PSD) e Bruno Lamas e Sergio Majeski, ambos do PSB. “O (Programa) Reflorestar deveria beneficiar apenas floresta nativa, mas este projeto visa, em grande parte, beneficiar a expansão de florestas exóticas, como eucalipto e pinus, sem nenhum cuidado que os favorecidos tenham que obedecer. Eles deveriam pelo menos ter exigências para as áreas de nascentes, de produção de água”, justificou Majeski, ao votar contrariamente à matéria. De fato, o texto do PL afirma que o objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável na expansão de áreas com florestas produtivas e que “a proposta visa complementar e potencializar as ações do Programa Reflorestar, organizando e integrando em todo o Estado, os diferentes programas de silvicultura”.

“Eu vejo como um projeto perigoso introduzir nessas áreas especiais de APP [Área de Preservação Permanente] o eucalipto, mesmo consorciado com outras culturas. Por quê? Porque ele é predominante, ele se sobrepõe, ele é mais agressivo. Então certamente as outras culturas plantadas ao mesmo tempo terão mais dificuldade de sair”, pondera Valmir Noventa, da coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Mesmo reconhecendo a importância da produção madeireira dentro das propriedades familiares, demanda aliás reivindicada pelo Movimento há muito tempo, Valmir questiona o foco no eucalipto. “Acho que o Estado, pelas condições climáticas e econômicas que enfrentamos e vários outros fatores, tinha que suprimir definitivamente nas áreas de APP qualquer espécie exótica, especialmente o eucalipto. Por conhecer a sua história, seu malefício ambiental no Espírito Santo e no Brasil como um todo”, argumenta. Saiba mais em: https://seculodiario.com.br/ public/jornal/materia/expansao-de-eucaliptos-sobre-apps-e-aprovada-na-assembleia

03

Estudantes do ES visitam Feira “Ciência e Sociedade” durante a 15ª SNTC no INMA Durante o mês de Outubro as atividades promovidas pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) para os visitantes do MBML foi em comemoração à 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A SNCT 2018 trouxe o tema “Ciência para a redução das desigualdades” O Inma preparou uma feira, “Ciência e Sociedade”, com palestras, exposições e teatro comunitário.

Expansão de eucaliptos sobre APPs é aprovada na Assembleia Fernanda Couzemenco

Meio Ambiente

E

m dezembro estarão em exposição os melhores trabalhos da série de oficinas de fotografia e texto do projeto foto literário “A ciência em verso, prosa e imagem” que teve início em Outubro no Parque do Museu de Biologia Mello Leitão, sede do Inma. A cada semana foi realizada uma oficina de fotografia e escrita para alunos do ensino médio de escolas da Região Serrana. O objetivo foi mostrar a diversidade biológica que habita o Parque do Museu e dinamizar o conteúdo aprendido com as oficinas. Participaram alunos da Escola Frederico Pretti, do distrito de São João de Petrópolis, de Santa Teresa, e da Escola Hermann Berger, de São Sebastião de Belém, de Santa Maria de Jetibá. De acordo com a organizadora, do setor de Divulgação Científica do Inma, Liana Capucho, o projeto visa ampliar o conhecimento dos alunos de forma lúdica e dinâmica e ao mesmo tempo mostrar os trabalhos que temos realizado no Inma/Museu. “Desse aprendizado será selecionado o material produzido e em dezembro vamos expor as redações e fotos dos estudantes”. Explica.

Leonardo Meira

Foto: Leonardo Meira

Assessoria de comunicação do Inma

leomeira90@gmail.com

C

uriosos, questionadores, os alunos do 6° ano da EMEF Adwalter Ribeiro Soares, de Colatina, no dia 17 estiveram entusiasmados durante a visita à Feira “Ciência e Sociedade” no Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma). Apesar da chuva, a garotada visitou o Parque do Museu Mello Leitão e o Pavilhão de Ornitologia, conhecendo a coleção de animais taxidermizados, com destaque para a quantidade de aves e a coleção de beija-flores. Outros bichinhos puderam ser observados no estande de espécies ameaçadas, montado no auditório do Museu. A didática sobre os morcegos e outros animais que os fornecidos pelos professores Dr. Elidiomar Ribeiro da Silva (Unirio), Dra. Luci Boa Nova (Unirio)

Várias escolas do ES visitaram o Inma durante a SNCT 2018. e Dr. Arlindo Serpa Filho húmus (que forma o adubo (Inma) prenderam a aten- orgânico) é produzido pelas minhocas na terra, com ção da criançada. “É um momento de apren- a apresentação da peça dizado e diversão ao mes- “Minhoquinhas em Ação” mo tempo. As crianças protagonizada pelos usuáestão adorando essa expe- rios da Associação Pestaloriência já que poucos deles zzi de Santa Teresa. tiveram a oportunidade de Na terça (16) o INMA receconhecer as dependências beu a visita das escolas São do Museu. Eles estão super João Batista, de Cariacica, concentrados”, relatou a e Luiz Potratz, de Santa diretora da EMEF, Lisandra Maria de Jetibá. No dia 18 Senra Avancini Bendineli, mais 4 escolas de Cariacica, enquanto observava o in- Serra e Vitória conheceram teresse de seus alunos pela a Feira “Ciência e Sociedade”. O evento encerrou no roda de conversa. Eles também viram como o dia 21.

VENDAVAL

Os fortes ventos que atingiram nossa região, deixaram um rastro de destruição. Na foto maior, um galho de árvore caiu sobre parte da ES 261. Houve obstruções em muitas rodovias do estado. Na foto menor, os fortes ventos derrubaram um galpão recém construído, próximo à comunidade da Penha.


Santa Teresa Noticia

Outubro 2018

SMAD lança concurso de desenho e poesia nas escolas

Meio Ambiente

04

Sergio Lucena homenageado na 15ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do município (SMAD), lança um concurso de desenho e poesia para os alunos do 4º e 5º ano e 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município. As inscrições vão até o dia 14 de novembro. Foto: Seixas Baré

Seixas Baré

seixasbare@gmail.com

V

isando obter a logomarca do projeto “Produtor de Água - Produzindo água, cultivando a Vida”, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do município (SMAD), lançou um concurso de desenho e poesia, em parceria com a Secretaria de Educação, para os alunos do 4º e 5º ano e 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município. De acordo com o titular da SMAD, Jorge Natalli, o objetivo do concurso é motivar os alunos a se expressarem na elaboração do desenho e do poema, suas vivências e conhecimentos adquiridos sobre o tema. “Vamos premiar o aluno, o professor desse aluno e a escola, gerando interesse pela pesquisa sobre um tema tão relevante como a produção de água”. Explica.

Premiação

O prêmios para o primeiros lugares do desenho e da poesia são 2 table-

Foto: Leonardo Meira

O secretário de Agricultura Jorge Natalli diz que a idéia do concurso é envolver a comunidade nas ações, que é também uma forma de educação ambiental. tes, para os alunos, 2 smartphones para os professores responsáveis e 2 Televisores de 40 polegadas para as escolas correspondentes.

Inscrições

As inscrições que começaram no dia 16 de outubro vão até o dia 14 de novembro. A entrega dos trabalhos deve ser feita na recepção da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento na rua José Eugênio Vervloet no bairro Canaã das 8h às 15:30. Natalli explica ainda que uma comissão está sendo criada com representantes

dos órgãos parceiros e da sociedade civil para a avaliação dos trabalhos. A solenidade de entrega da premiação acontecerá no dia 04 de dezembro das 8h às 10h no auditório do Ifes - Campus Santa Teresa. Essa é a segunda etapa do Projeto Produtores de Água da sub-bacia do rio Santa Maria do Doce, que consiste na mobilização e comunicação do projeto que foi premiado pela Agência Nacional de Águas com o 3º lugar entre mais de 200 projetos e um repasse de quase um milhão de reais para sua implementação.

Produzindo água, cultivando Vidas

O premiado projeto Produtor de Água está sendo desenvolvido pela prefeitura de Santa Teresa através da secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SMAD) tendo como parceiros a Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Câmara de Vereadores de Santa Teresa, Incaper, Cesan, Ifes, Inma, CBH Santa Maria do Doce, Sociedade Civil Organizada, Agência Nacional de Águas (ANA), AGERH, Seama, Sebrae e Senar.

Assessoria de comunicação Inma

O

diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Sérgio Lucena, foi homenageado na solenidade de abertura da 15a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha-ES. Recebeu na ocasião o prêmio “Destaque de Ciência e Tecnologia em 2018”. Os homenageados foram definidos pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, o CONCITEC. Essa foi 15ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia no Brasil e no Espírito Santo. O tema deste ano é: Ciência Para Redução das Desigualdades. O evento, que tem como

objetivo popularizar a Ciência e a Tecnologia no país e despertar o interesse de estudantes e profissionais na área, é composto por eventos técnico-científicos de curta duração em diversas cidades do Estado. Para o diretor do Inma/ Museu, Sérgio Lucena, a Semana da Ciência é uma forma de interatividade e de conhecimento sobre como a ciência está inserida em nosso dia a dia. “Durante a 15a Semana de Ciência e Tecnologia vamos apresentar ao visitante os trabalhos que estão sendo realizados no Instituto e interagir com a sociedade local: moradores, estudantes, professores, turistas etc. O objetivo é aproximar a ciência e tecnologia da população”, enfatizou Lucena.


O evento acontece de 30 de Novembro a 02 de Dezembro na quadra de esportes ao lado da Rodoviária. Este ano com a participação do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) e do ilustrador botânico daqui da cidade, Joélcio Freitas, mostrando um trabalho chamado “As Flores de Ruschi”

Abertura do Festival no ano passado. A 4ª edição acontece do dia 30 de Novembro ao dia 02 de Dezembro na quadra ao lado da Rodoviária.

iagoauergtr@gmail.com

A

4ª edição do Festival das Flores de Santa Teresa acontece do dia 30 de novembro à 02 de dezembro na quadra ao lado da rodoviária. O evento é organizado pela Florest, em parceria com o Sebrae, Secretaria de Turismo e Agricultura do município. Todos os membros da Florest são de Santa Teresa exceto um que é de Itarana. Ao todo 12 stands de exposição e venda de flores estão confirmados. As plantas ornamentais, o artesanato e as atrações culturais como seresta , grupos de dança, música

ao vivo e exposição de arte compõem o leque de atrações. A abertura acontece na sexta às 17h e termina no domingo às 17h. De acordo com Josieni Ribeiro bióloga da secretaria de turismo do município, os stands são compostos pelos membros da Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Santa Teresa (Florest ) com uma variedade de flores como gérberas, orquídeas, rosas, entre outras. A novidade esse ano é a Aproast (Galeria de Artesanato) que participa pela primeira vez e oferece produtos caseiros, artesanato, doces, tortas, sucos, o tradicional cafezinho, entre outros produtos. “Têm ain-

da a participação o Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) e do ilustrador botânico daqui da cidade, Joélcio Freitas, mostrando um trabalho chamado “As Flores de Ruschi” com fotos e boletins mostrando a interação entre as flores e os polinizadores. Todos os dias tem sorteio, as pessoas que compram nos stands recebem um cupom para concorrer a um arranjo de arte floral do desiner Jab Pasolini, confeccionados ali mesmo”. Explica. Josieni informa ainda que no domingo tem o concurso e eleição da princesa do Festival.

Vítima de um assalto, um idoso foi morto com um tiro na barriga na comunidade de Alto Caldeirão em Santa Teresa. De acordo com fontes da região, o idoso de 76 anos, (só falava em língua pomerana), não guardava dinheiro em banco , fazia os pagamentos à vista, andava com maços de dinheiro no bolso. Em um final de semana, a comunidade saiu para um casamento em Santa Maria de Jetibá, ficando apenas o idoso e sua nora que morava próximo. Quatro indivíduos chegaram na casa do ancião, este já se encontrava com a porta fechada. Os bandidos foram à casa da nora, renderam-na e a levaram à casa do idoso para que este abrisse a porta. Ela dizia: - “Abre a porta, eles só querem o dinheiro, dinheiro a gente dá um jeito!” Mas ele disse que não abria. Os bandidos arrombaram e entraram na casa tendo a nora como escudo. O ancião estava com uma espingarda na mão à espera dos assaltantes mas não teve coragem de atirar, com medo de alvejar a mulher, e recebeu um tiro no abdômen. Os meliantes vasculharam a casa enquanto o ancião sangrava ferido ao lado da nora sob ameaças dos bandidos. Após a fuga foi acionado a ambulância, o idoso foi socorrido, mas não resistiu, vindo a falecer. A comunidade de Alto Caldeirão se reuniu para discutir a segurança do local.

IBGE perdeu 40% dos funcionários Fonte: O Globo

O

IBGE está encolhendo. Já perdeu quase 40% de seus funcionários nos últimos oito anos. Até o fim de 2018, serão 4.900 servidores para dar conta de todas as estatísticas oficiais do país, instrumentos indispensáveis para balizar as políticas públicas, da fixação da taxa de juros até o tamanho da rede escolar e de saúde.

Roberto Olinto, presidente do Instituto, diz que já passou da fase de chorar por pessoal. “Não temos mais gordura para queimar. Passamos do osso, estamos trabalhando na medula “ diz Olinto. O IBGE é responsável por calcular o Produto Interno Bruto (PIB), que mede como anda a economia brasileira, a taxa de desemprego, a inflação, a composição e o perfil das

famílias, as características dos lares. Por ter salários inferiores a outros órgãos estatais, como Petrobras

05

Homicídio em Alto Caldeirão

Festival das Flores em sua 4ª edição

Thiago Auer

Geral

Outubro 2018

Santa Teresa Noticia

e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sofre com a sangria de pessoal.

P OE T A C A BE L OS

Funcionando de terça à sábado

(27)

O enfraquecimento da ideologia partidária

A

s eleições no Brasil, amolda-se ao desejo da em 2018, revelaram maioria do eleitorado brao enfraquecimento sileiro que decidiu por suda ideologia partidária. A perar o medo do novo para intensa avalanche de par- dar asas à esperança. tidos políticos como banco É certo que pouco se sabe de negociações espúrias sobre a etapa seguinte descomeçou a ser neutralizada te longo campeonato, até pelo eleitor e, agora, segui- por que nada, ou quase rá pela gradativa cláusula nada, se discutiu sobre o de barreira, mas que, por conteúdo dos programas si só, não será suficiente de governo dos candidapara reestabelecer tos, principalmente “A a democracia reeconomia, educaúnica presentativa no ção, saúde, ética certeza é que país. É preciso o povo rejeitou o e segurança, buscar resposprincipais teperfil do centroavante mas garanta nas ruas. patrimonialista, A notória tidores do dos políticos donos montanha nosso lema: dos provimentos de russa de esordem e proc â n d a l o s cargos comissionados gresso, os político-parquais foram decisórios,loteados tidários, com superados por apadrinhados, a participação pelo constanespecialistas em da iniciativa desvio de recursos te bombardeaprivada, revelamento de fakepúblicos.” dos pela operação news, produzidas Lava Jato, contribuiu pela esquerda e pela para que o eleitor, enjodireita. ado desta perigosa brin- A única certeza é que o cadeira de faz de conta, povo rejeitou o perfil do entrasse em campo de for- centroavante patrimoniama contundente para deci- lista, dos políticos donos dir o jogo, como fez Dadá dos provimentos de cargos maravilha, único jogador comissionados decisórios, brasileiro a ser convocado loteados por apadrinhapor um presidente da Re- dos, especialistas em despública para a seleção de vio de recursos públicos. 1970, ao ser nomeado pela Portanto, não podemos crítica como caneleiro: “O deixar que a nossa demoDadá se preocupou tanto cracia “suba no telhado”. É em fazer gols que não teve preciso, nesta próxima etatempo para aprender a jo- pa, cobrar dos eleitos maior gar futebol.” Calou a críti- fiscalização e responsabilica! dade na reestruturação do Nesse momento, se a pas- modelo presidencialista de sagem para a etapa se- coalizão, de modo a arrefeguinte depende da vitória cera prática do clientelismo e, por conseguinte, de gol, e do nepotismo e, por connão importa se o brasileiro sequência, da corrupção, a não aprendeu ainda a jo- qual acarreta prejuízos irgar futebol. O que importa reparáveis ao erário e à soé que ele resolveu fazer o ciedade brasileira. Afinal, gol. E fez! somos nós a extensão das Um gol à moda do mesmo ruas e a resposta ideal para Dadá maravilha, cuja céle- o reestabelecimento da debre frase “não me venham mocracia representativa no com a problemática que país dependerá da conduta eu tenho a solucionática”, diária de cada um.

99911-6963

Av. José Ruschi - Santa Teresa - ES - Em frente ao Museu


Outubro 2018

Santa Teresa Noticia

T

A fúria do Timbuy

ranstornado com a tragédia que se abateu sobre a cidade e com uma forte depressão por motivos particulares, quase não consegui conciliar o sono. Deitei em minha cama e fiquei pensando em tudo o que havia acontecido nestes últimos dias. Passaram-se horas. Acho que adormeci. Foi, então, que ouvi uma voz, já minha conhecida, apesar de tê-la ouvido há 15 anos atrás. Dizia a voz: “Roque, Roque, preciso falar com você, preciso desabafar com alguém que diz que me ama, mas pouco pode fazer por mim, a não ser ouvir minhas lamúrias.” Era o Timbuy que me chamava! Fui até ele e fiquei espe-

rando para ver o que ele queria dizer. Então a voz triste me falou: “Ah! Roque! Que tristeza! Você viu o que aconteceu? Minhas águas, avolumadas pela força da natureza e barradas pelos que transformaram a parte principal do meu leito e um túnel estreito e fétido, talvez por vergonha de que os visitantes vissem tubos e mais tubos de esgoto despejando toneladas de detritos em minhas águas, acabando com o pouco oxigênio que ainda me restava e exalando o cheiro característico de matéria orgânica em decomposição.” “Isto quando alguns agricultores que residem em minhas cabeceiras não lançam em minhas águas aparelhos com

restos de agrotóxico, matando centenas de peixes que tentam sobreviver, apesar da poluição das águas em que vivem. E os fiscais do meio ambiente? O que fizeram para evitar isto? Nada fizeram, a não ser andar por aí dizendo: “Não temos provas para acusar ninguém, nada podemos fazer” e outras babaquices. Até algumas pessoas que dizem amar Santa Teresa, vendo a Cidade parcialmente destruída, se vangloriam, já criticando o Prefeito eleito, dizendo: “Não queriam mudar? Pois aí está. Mude, se for capaz”, desrespeitando, assim os que morreram e os que perderam tudo nesta tragédia. Essas pessoas perderam a grande oportunidade de se calar. Até as placas que as crianças dos colégios puseram em vários pontos da Cidade implorando que me respeitassem, foram arrancadas e jogadas dentro de mim (lindo gesto!).” “Mas. Voltando ao assunto da enchente, fui destruindo tudo à minha passagem: Casas, pontes, ruas, deixando cente-

nas de pessoas desabrigadas. Assisti, consternado, vidas humanas serem ceifadas por desabamento de ribanceiras. O meu encontro com o meu afluente, o também poluído Rio São Pedro, foi desastroso. As águas aumentaram de modo assustador, porque, infelizmente, me tornei uma barragem para ele, que, sem alternativa, inundou tudo à sua volta. O Museu Mello Leitão, conhecido mundialmente, onde você brincava quando criança e às vezes ajudava o saudoso Augusto Ruschi a apanhar borboletas e pássaros para suas pesquisas, foi transformado em um mar de água lamacenta, invadindo tudo e destruindo obras que, levaram anos, mais anos para serem concluídas pelo nosso saudoso cientista, “Guti”, para os íntimos. Muitas vezes incompreendido pelo próprio povo da Cidade, mas que agora, após sua morte, estão vendo que ele estava certo em proteger a natureza, enfrentando, com altivez, o próprio Governo do Estado da época,

Geral para que fosse preservada a reserva de Santa Lúcia, onde ele foi sepultado. Quanto às suas obras, pessoas capacitadas estão tentando recuperar. Em nosso encontro anterior, você chorou e tenho certeza que seu pranto foi sincero. Mas de nada adiantou, pois vocês continuaram a me poluir. Engraçado! Sem querer plagiar ninguém, lembrei agora de uma frase muito antiga que dizia: “Quem destrói a natureza, por ela será punido”. E agora? – continuou o Rio a falar: O que será que vai acontecer comigo? Será que os novos governantes permitirão que continuem a me cobrir com cimento armado? Ou será que usarão medidas severas para reparar um pouco do mal que me fizeram anteriormente? Aqui não vai crítica a ninguém em particular, mas a todos aqueles que contribuem para minha destruição”. Foi então que acordei, sobressaltado e molhado de suor. Claro, pensei. Ainda bem! Tudo não passou de um terrível pesadelo. Não consegui

06 mais dormir. O dia amanheceu e ao descer a ladeira que separa minha casa da rua principal, deparei novamente com aquilo tudo em que não queria acreditar: Casas destruídas, ruas esburacadas. Resumindo, a cidade continuava um caos! Já se passaram dois dias depois da tragédia que se abateu sobre minha querida Santa Teresa. Voltei para casa triste e desolado, mas, ao passar pela ponte ainda descoberta do Timbuy, fiquei olhando para ele. Cheio de escombros, mas agora em seu nível normal, que corria sereno, parecendo conformado de ser ainda apenas o esgoto da cidade. E, mais uma vez, minhas lágrimas se misturaram com aquelas águas sujas e pestilentas. Foi nisto que transformamos o nosso querido Rio Timbuy, que foi a alegria da minha infância! Espero um dia, ainda, poder escrever: “O Rio Timbuy agradece!” Escrito por Metridates Roque Pretti em 20/12/2000.

Escola Pinto Coelho vence Concurso Municipal de Poesia

Simone Zamprogno Scalzer

Mestre Gestão Integrada do Território- UNIVALE/MG Graduada Geografia-FUNCAB/ES

A colonização, a necessidade e a obrigatoriedade de desmatar

E

m seu romance, Virginia Tamanini descreve as dificuldades de um homem só derrubar a mata, fazer a queimada e cultivar sua terra. Esta era mesmo uma tarefa penosa. O relatório de Província de Mafra (1878, p.44) fala das dificuldades que os imigrantes encontram em derrubar a floresta e que os mesmos quase desanimavam frente ao difícil e indispensável trabalho de derrubada da floresta. Mesmo diante das dificuldades aos poucos os terrenos iam sendo desmatados. No relatório de Província de Mascarenhas (1876), a substituição da mata pela povoação no Timbuhy, já é descrita: “O lugar em que se acha o Núcleo Timbuy, há poucos meses mata virgem, acha-se transformado em uma povoação florescente” Parte da Povoação do Núcleo timbuy pode ser ob-

PARTE II

servada nesta foto que se estima ser da década de 1870. Na imagem podemos observar a clareia aberta na Mata Atlântica, e muitos troncos espalhados pelo terreno. A derrubada da floresta e a ocupação do território

Fonte: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Fotógrafo: Albert Richard Dietze in_ GASPARINI, 2008, p. 177.

foram acontecendo de forma gradativa, de acordo com a chegada de novos grupos de imigrantes e a distribuição de mais lotes de terra. O entrevistado Alcebiades Feller, cuja mãe se estabeleceu em Santa Teresa por volta do ano de 1898, contou que existiam

muitos locais onde só haviam picadas e outros que já estavam abertos e ocupados por famílias. Assim percebemos que a dificuldade da derrubada da mata e da limpeza do solo se estendeu às primeiras décadas da formação territorial de Santa Teresa. Um informante afirma que, no início do século passado poucos eram os que tinham coragem de se aventurar para os lados do Rio Doce, principalmente pelo medo das doenças que eram transmitidas por mosquitos. Contudo a mesma floresta que amedrontava, segundo o entrevistado Melício Montibeller, também era fonte de alimento para seus familiares e para muitos imigrantes, as carnes de caça estavam presentes em muitas mesas nos primeiros tempos vividos no novo território.

Fonte: Faceb k.com/ PintoCoelho

A

EEEFM José Pinto Coelho, localizada no bairro Vila Nova, em Santa Teresa, foi a grande vencedora do Concurso Municipal de Poesias com o tema Imigração Italiana e o Concurso Municipal de Trovas com o tema Bei-

ja-flor e Colibri. A comissão julgadora da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores reunida em Vitória no último final de semana classificou em 1º lugar no gênero Poesia o trabalho do aluno Pedro Augusto Buss Garcias. Em 2º lugar foi vencedora a aluna Simone Lóss Pugnal e, em 3º lugar o trabalho do aluno Joathan Zanoni.

Também foram classificados em 4º lugar a aluna Paloma Gonçalves e em 5º a aluna Lívia Dossi Loretti. Segundo o presidente da Academia Capixaba de letras e Artes de Poetas Trovadores, haverá ainda uma premiação para trabalhos recebidos de escolas do interior do estado que será divulgado até o dia 05 de Novembro.


Santa Teresa Noticia

Wolf Von Glasenapp Terapeuta e homeopata

A Humanidade Traída Parte I Na última edição do STN publicamos um artigo sobre as vacinas: “O negócio da ignorância e do medo” Nesta edição quero falar a respeito de Royal Rife, um dos grandes gênios da ciência que praticamente ninguém conhece por ter inventado o microscópio de luz com uma amplificação de 20.000 vezes o tamanho natural do objeto e mais outras técnicas para a cura do câncer. Essas invenções, de quase 100 anos atrás, nós tornam conscientes, que, aquela afirmação de que o câncer é o crescimento descontrolado de células, é falsa. E que de fato, se trata do crescimento de colônias de parasitas. Naquela época ainda foi possível silenciar uma invenção daquela importância, mas graças às técnicas de hoje, já não é mais. Na realidade existem muitas terapias contra o câncer, sendo que a de quimioterapia não é uma terapia de cura, e sim uma de exterminação. Se alguém sobrevive ao tratamento, não é por ter sido curado por ele, e sim por ter sobrevivido ao tratamento. Segue o artigo de Bill Cheb, Email: bcheb@sprint.ca Website:http://www.geocities.com/ResearchTriangle/2958/ Uma breve história de Royal Raymond Rife Imagine, por um momento, que você gastou mais de duas décadas em uma pesquisa árdua e laboriosa ..., que você descobriu um aparato eletrônico incrivelmente simples para curar literalmente todas as doenças do planeta causadas por viroses e bactérias. De fato, é uma descoberta que poria um fim à dor e ao sofrimento de incontáveis milhões de pessoas e mudaria a vida na terra para sempre. Infelizmente, o que se constata com os maiores gênios da medicina em todos os registros da história, e que tiveram um destino literalmente oposto à lógica esperada. Na verdade, a história da medicina está repleta de estórias de gênios traídos pelo pensamento retrógra-

do e o ciúme, mas mais pateticamente, pela ganância e pelo dinheiro. A medicina ortodoxa altamente financeira se indigna e busca neutralizar e/ou destruir aqueles que desafiam seus padrões e crenças vigentes. Freqüentemente, o visionário que a desafia paga um preço alto por sua “heresia”. O quê se segue, agora, é a estória de uma exatamente sensacional terapia e o quê aconteceu com ela. Num dos mais negros episódios registrados na história, está notável terapia eletrônica foi sabotada e sepultada por um grupo de homens desumanos. Ele tem ressurgido nos subterrâneos do mundo da medicina alternativa somente após a metade da década de 80. Esta é a estória de Royal Raymond Rife e suas fabulosas descobertas e instrumentos eletrônicos. Se a FDA e outros procedimentos reguladores e de licenciamento forem observados, é privilégio seu experimentar esta terapia inofensiva. Então vamos agora nos voltar para a história do mais impressionante pioneiro da medicina do século passado. Royal Raymond Rife foi um brilhante cientista que nasceu em 1888 e morreu em 1971. Após estudar no Johns Hopkins, Rife desenvolveu uma tecnologia que é ainda comumente usada hoje nos campos da ótica, eletrônica, radio-química, bioquímica, balística e aviação. É justo afirmar que Rife praticamente desenvolveu sozinho a medicina bio-elétrica. Ele recebeu os 14 maiores prêmios e honras e recebeu um doutorado honorário pela Universidade de Heidelberg por seu trabalho. Durante os 66 anos que Rife levou desenhando e construindo instrumentos médicos, ele trabalhou para Zeiss Optics, o governo americano e vários benfeitores. O mais notável foi o milionário Henry Timkin, da Timkin Rolamentos. Porque Rife foi autodidata em tantos campos diferentes, ele intuitivamente procurou por suas respostas em áreas além da rígida estrutura científica de seu

Outubro 2018 tempo. Ele se tornou proficiente em tantas disciplinas diferentes que, literalmente, teve à sua disposição intelectual, as habilidades e conhecimentos de uma equipe inteira de cientistas e técnicos de muitos campos científicos diferentes. Assim, sempre que uma nova tecnologia era necessária para desempenhar uma tarefa, Rife simplesmente inventava e então a construia sozinho. As invenções de Rife incluem um microscópio heteródino ultravioleta, um micro dissecador e um micro manipulador. Quando você compreende inteiramente as conquistas de Rife, você bem pode decidir que ele teve a mente científica mais talentosa e versátil da história da humanidade. Em 1920, Rife tinha terminado de construir o primeiro microscópio de vírus do mundo. Em 1933, ele aperfeiçoou aquela tecnologia e construiu o incrivelmente complexo Microscópio Universal, que tinha perto de 6.000 partes diferentes e era capaz de ampliar objetos 60.000 vezes o seu tamanho normal. Com este incrível microscópio, Rife se tornou o primeiro ser humano a ver de fato um vírus vivo e até bem recentemente, o Microscópio Universal era o único capaz de ver viroses vivas. Os modernos microscópios eletrônicos matam instantaneamente tudo o que estiver sob ele, vendo apenas os restos mumificados e os detritos. O quê o microscópio de Rife pode ver é a atividade viva de viroses viventes enquanto eles se mudam de forma para se acomodar as mudanças no ambiente, duplicam rapidamente em resposta aos carcinógenos e transformam células normais em células tumorosas. Mas como Rife foi capaz de conseguir isto em uma época em que a eletrônica e a medicina estavam apenas ainda se desenvolvendo? Aqui estão alguns detalhes técnicos para apaziguar os céticos. Rife identificou meticulosamente a assinatura (tom) espectroscópica individual de cada micróbio usando um espectroscópio com uma fenda estreita anexado. Ele então girou lentamente prismas de blocos de quartzo para focar a luz de comprimento de onda único sobre os microorganismos que estava examinando. Este comprimen-

to de onda foi selecionado porque ressonava com a freqüência da assinatura (tom) do espectroscópio do micróbio baseado no fato agora estabelecido de que cada molécula oscila em sua distinta freqüência. Os átomos que se juntam para formar uma molécula são mantidos juntos nessa configuração molecular com uma cadeia de energias covalentes que emite e absorve sua própria freqüência eletromagnética específica. Nenhuma entre duas espécies de moléculas têm as mesmas oscilações eletromagnéticas ou assinatura energética. A ressonância amplifica a luz da mesma maneira que duas ondas do oceano intensificam uma a outra quando se juntam. O resultado de usar um comprimento de onda ressonante é que os microorganismos que são invisíveis na luz branca repentinamente se tornam visíveis em um brilhante flash de luz quando são expostas à freqüência de cor que ressona com a sua própria e distinta assinatura espectroscopia. Rife então pode ver estes organismos, invisíveis de outra forma e assisti-los invadindo ativamente culturas de tecidos. A descoberta de Rife possibilitou a ele ver organismos que ninguém mais poderia ver com microscópios comuns. Mais de 75% dos organismos que Rife podia ver com seu Microscópio Universal são visíveis somente com a luz ultravioleta. Mas a luz ultravioleta está fora do âmbito da visão humana, é invisível para nós. O gênio de Rife permitiu a ele superar esta limitação pelo heteródino, que basicamente, é uma técnica de combinar dois sinais para obter um terceiro sinal. Ele iluminou o microscópio geralmente um vírus ou bactéria com dois comprimentos de ondas da mesma freqüência da luz ultravioleta que ressonava com a assinatura do espectro do micróbio. Estes dois comprimentos de ondas produziram interferência onde eles se juntaram. Esta interferência era, em efeito, uma terceira onda, mais longa que adentrou a porção visível do espectro eletromagnético. Foi assim que Rife tornou visíveis os micróbios invisíveis sem matá-los, um feito notável que os microscópios eletrônicos atuais não podem repetir.

Geral Neste tempo, Rife estava tão à frente dos seus colegas dos anos 1930 que eles não poderiam compreender o quê ele estava fazendo, sem ir ao laboratório de Rife em San Diego para ver através o seu microscópio de vírus, eles mesmos. E muitos fizeram exatamente isso. Na realidade, Royal Raymond Rife tinha identificado o vírus do câncer humano primeiro ... nos anos 20! Então, Rife fez mais de 20.000 tentativas sem sucesso para transformar células normais em células tumorais. Ele finalmente conseguiu quando irradiou o vírus do câncer, o passou pelo filtro ultrafino de porcelana que retia células e injetou em animais de laboratório. Não satisfeito em provar que este vírus causaria um tumor, Rife então criou 400 tumores em sucessão a partir da mesma cultura. Ele documentou tudo com filme, fotografias e registros meticulosos. Ele deu ao vírus do câncer o nome “Cryptocides Primordiales”. Poderosas forças o atacaram e conjudadas com a influência da indústria farmacêutica para retirar seus artigos dos jornais médicos, não é surpreendente que poucos tenham ouvido falar de Rife hoje em dia. Neste , a discussão inflamou entre aqueles que tinham visto as viroses se modificando em diferentes formas sob o microscópio de Rife e aqueles que não tinham visto. Aqueles que condenaram sem investigação, como o influente Dr. Thomas Rivers, que afirmou que estas formas não existiam. Porque o seu microscópio ordinário não as revelava, Rivers argumentou que “não havia base lógica alguma para acreditar nesta teoria”. O mesmo argumento é usado hoje na avaliação de muitos outros “alternativos”; se não há precedentes, então isso não pode ser válido. Nada pode convencer uma mente fechada. A maioria nunca tinha de fato olhado através do microscópio de San Diego ...porque as viagens aéreas nos anos 30 eram desconfortáveis, primitivas e principalmente arriscadas. Por isto, o debate sobre o ciclo de vida das viroses foi resolvido a favor daqueles que nunca o viram (mesmo os microscópios eletrônicos modernos mostram imagens mortas, con-

07 INFORME PUBLICITÁRIO geladas, não o ciclo de vida das viroses em processo). Mesmo assim, muitos cientistas e doutores têm confirmado a descoberta de Rife do vírus e sua natureza polimórfica, usando as técnicas do campo-escuro com o microscópio de Naessens e experimentos de laboratório. Rife também trabalhou com cientistas e doutores renomados do seu tempo, que também confirmaram ou endossaram várias áreas do seu trabalho. Rife ignorou o debate preferindo se concentrar no refinamento do seu método de destruição destas viroses matadoras. Ele usou o mesmo princípio para matá-las, a que as tornou visíveis: a ressonância. Aumentando a intensidade de uma freqüência que ressonava naturalmente com estes micróbios, Rife aumentou suas oscilações naturais até que eles distorcerem e desintegrarem do seu estresse natural. Rife chamou esta freqüência de “taxa oscilatória mortal (TOM), e não causou danos nenhum aos tecidos vizinhos. Os instrumentos de Rife atuais usam certas freqüências selecionadas e seus harmônicos para executar o trabalho. Rife levou muitos anos, trabalhando 48 de cada vez, até descobrir as freqüências que destruíam especificamente herpes, pólio, meningite espinhal, tétano, influenza e um número imenso de outros organismos causadores de doenças perigosas. Em 1934, a Universidade da Califórnia do Sul formou um comitê especial de pesquisa médica para trazer pacientes de câncer terminal do Hospital de Pasadema County para o laboratório e clinica de Rife em San Diego para tratamento. A equipe incluía doutores e patologistas reconhecidos para examinar os pacientes – se ainda vivos – em 90 dias. Após os 90 dias de tratamento, o comitê concluiu que 86,5% dos pacientes tinham sido completamente curados. O tratamento foi então ajustado e os restantes 13,5% dos pacientes também reagiram nas 4 semanas seguintes. O índice de recuperação total usando a tecnologia de Rife foi de 100%.


Santa Teresa Noticia

Curso capacita para o Turismo de Observação de Aves em Santa Teresa/ES

Turismo

Outubro 2018

08

Diomedes Antônio Mognato Bancário e empresário no segmento de vinhos importados

Vinho, nem branco nem tinto, vamos de rosé ! A capacitação é gratuita e visa promover o turismo de observação de aves em nossa região.

D

urante os dias 22 a 26 de novembro acontece o Curso Atendimento, Estrutura e Serviços para o Turismo de Observação de Aves na Casa da Cultura. A oferta é de 40 vagas. O objetivo da ação é qualificar e capacitar micro e pequenos empresários que atuam nas diversas atividades econômicas da cadeia produtiva no segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Espírito Santo, além do aumento de competitividade e acesso ao mercado do destino turístico Espírito Santo. A capacitação deve promover o turismo de observação de aves como oportunidade de negócios aos empreendedores fornecendo informações que auxiliem no planejamento para implantação da atividade. O curso contém, além de aulas teóricas e práticas, orientação coletiva nos empreendimentos

dos participantes. A participação será limitada a um representante por empresa/empreendimento. Uso obrigatório de calças compridas e calçado fechado nas aulas práticas; Não esqueça: água, repelente, protetor solar, lanche, boné, caderneta de anotação; O certificado só será entregue mediante participação de 90% na parte teórica e 100% práticas. O curso é uma realização da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Sebrae-ES com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa. Inscrições no link htt p s : / / s e t u r. e s . g o v. b r / Not%C3%ADcia/setur-e-sebrae-abertas-inscricoes-para-curso-de-observacao-de-aves até o dia 05 de novembro. A relação dos selecionados será divulgada via e-mail e pelo site da Setur, no dia 09.

C

ompartilhar com vocês um pouco mais deste que está se tornando um dos meus preferidos... reforçando a lembrança que estamos passando pelo mês que chama atenção para o combate ao câncer de mama ”Outubro Rosa”. Atualmente pouco consumido, e portanto com tendência de crescimento no consumo. Combina perfeitamente com dias de calor que se aproxima, pois além de ter um frescor natural, é o único que aceita gelo, podendo acrescentar uma rodela de limão siciliano...Aí fica próximo à perfeição. Os rosés não são produzidos com uvas rosadas, mas com técnicas específicas no processo de produção, com uvas tintas, com uvas tintas e brancas, citando as três principais: Maceração curta, processo de descanso do mosto com as cascas de uva mais curto que da produção de vinho tinto, algumas horas já e suficiente; através da fermentação de uvas tintas, ou tintas e brancas juntas; Corte, os vinhos brancos e tintos já vinificados entram em cena. Eles são cuidadosamente misturados para dar origem às colorações de perfeitos rosés. “Os Sangria. Nessa alterrosés nativa, durante a elanos remetem boração dos tintos, as sensações u m a parte do mosto é re t i ra d o semelhantes do tanque de aos brancos, fermentação, ou harmonizando muito “sang r a d o ”, bem pratos leves, sendo transfericomo frutos frutos do do para outro, resultando a s s i m mar, peixes, queijos, em um belo vinho saladas e carnes rosé. brancas”. As cores que variam do rosa salmão até o rosa cereja, resultantes das técnicas que o enólogo irá escolher de acordo com o objetivo final. Lembrando que para elaboração de vinhos é proibido a utilização de corantes ou aromatizantes. As uvas mais comumente utilizadas na preparação dos rosés são as clássicas: Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec, Chardonnay e Grenache. Portanto os rosés são vinhos no meio do caminho entre os tintos e brancos. Carregam a leveza, frescor e toque frutado dos brancos ao mesmo tempo que apresentam características dos tintos, como estrutura e uma delicada adstringência. Harmonizar não é tarefa complicada, Contudo, os rosés nos remetem às sensações semelhantes aos brancos, harmonizando muito bem pratos leves, como frutos frutos do mar, peixes, queijos, saladas e carnes brancas. A temperatura ideal de serviço varia de acordo com o corpo do vinho. Os mais leves vão bem à mesa entre 6°C e 8°C, já os estruturados se apresentam melhor em temperaturas que variam de 10°C a 12°C. Se você nunca experimentou um exemplar de vinho rosé, saiba que pode estar perdendo ótimas oportunidades de encontrar sua bebida preferida. Leves, frescos e de harmonização versátil, os rosés se transformaram na pedida certa em qualquer ocasião.


Outubro 2018

Santa Teresa Noticia

Santa Teresa sedia XV Congresso Brasileiro de poetas e trovadores

09

Turismo

1ª Semana da Economia do Turismo de Santa Teresa

Seixas Baré

seixasbare@gmail.com

S

anta Teresa é sede do XV Congresso Brasileiro de Poetas e Trovadores que acontece de 15 a 18 de novembro. O evento realizado pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (Aclapt), Prefeitura Municipal de Santa Teresa e Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (Aleast), comemora em 2018, o Ano Celina Rodrigues e o Ano do Trovador Eno Teodoro Wanke (o Papa da trova). Durante os 3 dias de evento haverá: Concurso de trovas, concurso de poesias, concurso da rainha e princesa dos poetas trovadores, varal de poesias, exposições, shows musicais, apresentações culturais, homenagens, recitais de cordel, documentários, palestras, premiações, visitas às escolas e passeio turístico, sarau poético, seresta, troveata, danças, mesas redondas, outorgas, debates e missa em trovas. A abertura do evento acontece às 18h do dia 15 com uma apresentação Artística, composição da mesa diretora, execução dos Hinos: Nacional, do Estado e de Santa Teresa e a homenagem ao “Ano Celina Rodrigues”. O evento contará ainda com concursos relâmpagos de trovas, lançamento de aproximadamente 20 livros de autores capixabas e brasileiros, apresentações de dança sênior para a terceira idade e show do cantor e compositor Carlos Bona que estará lançando o CD “Poemas Musicados” feito

Foto: Sicoob

Seixas Baré

seixasbare@gmail.com

D

em parceria com poetas da Academia de Letras de Vila Velha e convidados. O evento é totalmente gratuito e aberto a participação popular, sendo que o interessado só preenche uma ficha de Inscrição na hora, caso tenha interesse em receber um certificado de participação com carga horária de 32 horas. Segundo o Presidente da Academia de Poetas Trovadores, Clério José Borges, “Trovador é uma palavra derivada do latim, acusativo singular de trobaire (poeta), do verbo trobar (inventar, achar), e seu conceito plenamente estabelecido pois é um poema de quatro versos setessilábicos (sete sílabas poéticas) com rima e sentido completo.” Clério explica: “Todo trovador é poeta, mas nem todo poeta é trovador, pois nem todos os Poetas sabem metrificar, ou seja, fazer o verso medido.” Conclui. A presidente da Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (Aleast), Cleusa Far-

din, diz que é um evento inédito que vai mexer com os artistas do município. “Destaque para o dia de sábado (17) onde, a exemplo do que acontece na Festa do Imigrante, o Comércio vai receber e interagir com os artistas, com apresentações diversas e trovas com a participação da Banda do Circolo Trentino”. Explica. De acordo com o prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, Esse congresso de trovadores vai trazer para a cidade muita gente importante e deve incentivar a produção artística cultural do município com a participação das crianças, professores e as secretarias de educação, agricultura e turismo trabalhando juntas a fim de realizar da melhor maneira possível para abrir as mentes de nossos jovens.

urante os dias 19 a 21 de novembro acontece a 1ª Semana da Economia do Turismo de Santa Teresa no auditório do Senac local. O evento é uma realização do Santa Teresa Convention & Visitors Bureau em parceria com o Senac, Sebrae, CDL, Sicoob e Villa Theodora. O evento abordará os temas motivação, iniciativa e inovação. O objetivo é atingir os empresários e profissionais que atuam no setor de turismo de serviços e comércio, que estão direta e indiretamente ligados à atividade turística. Totalmente gratuito, voltado para o empresariado do trade turístico da cidade com uma programação noturna para viabilizar a participação da comunidade em geral. A abertura é no dia 19 com a presença do secretário de turismo do estado, Paulo Renato Fonseca Junior e o lançamento do site promocional do Convention “Descubra Santa Teresa”. Haverá “Mesa Redonda” sobre o destino turístico de Santa Teresa com a participação de empresários locais e mediado pela Apresentadora de TV Liliajane Mallmann. No segundo dia têm a palestra “Navegar na turbulência e chegar ao destino” com o presidente do Sicoob serrano, Arno Kerckhoff e outra com Rafael Vaz de Moura da OMNIBEES - Intelligent Hotel

O presidente do Sicoob serrano, Arno Kerckhoff. Distribuiton com a palestra “Marketplace no turismo: integração e comercialização da oferta de produtos e serviços em ambiente virtual”. O evento encerra no dia 21 com a Palestra de Caio Kuhner e Henrique Novaes, do Hotel Urbano com a palestra “Distribuição hoteleira nas plataformas di-

“O objetivo do evento é mostrar que o setor privado têm condição de promover eventos técnicos na cidade voltados para o empresariado e para a mão de obra qualificada que trabalha no trade turístico, comércio e serviços.” Murilo Vago

Presid. do Convention & Visitors Bureau

gitais para fins comerciais e marketing”. O presidente do Convention & visitors Bureau, Murilo Vago diz que o objetivo do evento é mostrar que o setor privado têm condição de promover eventos técnicos na cidade voltados para o empresariado e para a mão de obra qualificada que trabalha no trade turístico, comércio e serviços: “O intuito é mostrar a importância econômica da atividade turística para Santa Teresa, que a iniciativa privada precisa se organizar para manter o destino Santa Teresa em destaque. O turismo acontece na iniciativa privada. O empresário precisa entender que para se manter no mercado é preciso repensar o seu negócio periodicamente, além de buscar trabalhar em parceria com outros empreendimentos. Com base nisso, focamos a primeira edição do evento em temas como motivação, iniciativa e inovação.” Explica.

Sarau Cultural no Santa Catarina

Larissa Bandeira

larissanbandeira@gmail.com

A

escola Santa Catarina realizou no dia 30 em seu auditório, o II Sarau Cultural. Esse ano o tema foi “Pele negra. Sonho negro. África e Brasil: literatura, memória, música e história.” Teve apresentações de dança, recital de poemas, musicas afro. Os alunos

apresentaram performances de músicas africanas e tradições como Maculelê. “Trazer para dentro da sociedade o senso de respeito e cuidado com o outro é uma das metas do projeto”, é o que explica a diretora Rosiele Khelly Corteletti. “A escola tem um cuidado grande em trabalhar com os alunos, várias leituras com diferentes cenários, e com a chegada da profes-

sora Elisa para comungar conosco esse projeto, veio acrescentar à própria filosofia da escola.” Conta. A professora Elisa Alves fala do objetivo do projeto. “Trabalho com língua portuguesa, que trabalha mais habilidade, que conteúdo. Ela é muito vasta! Então para mim é a chance de desenvolver expressividade, gerar sensibilização para causas socialmente

importantes e incentivar o conhecimento do texto e história ao mesmo tempo. As pessoas que frequentam essa escola têm uma classe social um tanto privilegiada e às vezes não percebem a exclusão que algumas ações geram. Então, o Sarau Cultural tem a intenção de plantar nos estudantes o pensamento de atitudes mais inclusivas”. Explica.

FOTOS


Santa Teresa Noticia

Outubro 2018

Cultura

10

Vem aí o III Intest O festival acontece na Casa da Cultura entre os dias 9 a 18 de Novembro. 4 companhias estarão se apresentando: Rizzo Companhia de Teatro de Santa Teresa e Grupo Teatral Emir em Cena do Rio Grande do Sul, Coxayuyo Espetáculos Cômicos do Chile e La otra Vuelta Artes Escénicas da Argentina. A entrada é franca. Thiago Auer

iagoauergtr@gmail.com

O

III Intercâmbio Internacional de Teatro de Santa Teresa que acontece de 9 a 18 de novembro na casa da cultura reúne esse ano, quatro companhias de teatro sendo duas do Brasil, Rizzo Companhia de Teatro de Santa Teresa e Grupo Teatral Emir em Cena do Rio Grande do Sul, Coxayuyo Espetáculos Cômicos do Chile e La otra Vuelta Artes Escénicas da Argentina. Os grupos apresentam os gêneros drama, comédia e comédia apocalíptica. Os espetáculos são de classificação livre, exceto o argentino, que é proibido para

menores de 14 anos. A entrada é franca para todos os espetáculos que variam de 30 a 60 minutos. O ator e diretor Flavio Spiess, organizador do evento, diz que está muito feliz com os resultados deste festival. “Em todas as edições do Intest, os grupos de fato entenderam a proposta do evento, que é de intercâmbio, amizade e humildade. Os grupos entenderam de que não estamos falando de uma espécie de “competição” (bem comum em festivais). Espero que esse clima de intercâmbio continue e cresça, e que cada vez mais a proposta do Intest fique clara. É pra isso que luto.” Afirma. Flávio também conta que o

intercâmbio está crescendo e que já tem grupos no Cadastro de Reserva para 2019. “É um número bem considerável. Tanto que, se todos viessem, não haveria necessidade de contactarmos novos grupos para o 4° Intest 2019. Claro que é comum a desistência de algum grupo por questões financeiras e/ou por falta de apoio. Neste caso, sempre conversamos com novos grupos, estudamos os seus trabalhos e conversamos também sobre o interesse em trocas de experiências.” Explica. A Rizzo Companhia de Teatro começou oficialmente no dia 05 de Março de 2012 com a chegada de Spiess em Santa Teresa. Começou

com uma oficina de teatro pela Secretaria Municipal de Turismo e Cul-

tura na qual se destaca o grande interesse do secretário Marcelo Anacleto, que na época fez questão de implementar as aulas. Flávio afirma que Anacleto deu o “pontapé inicial” para que tudo acontecesse. “Hoje além das oficinas oferecidas gratuitamente pela Secretaria, temos o Intest que é o único festival internacional do estado do

ES, e claro, temos mais projetos vindo por aí.” Avisa. O prefeito Gilson Amaro disse que o Intest têm o apoio da prefeitura. “Santa Teresa é uma cidade turística, e a cultura desses jovens é muito importante, têm nosso apoio. Eventos como esse têm que ser va-

lorizados, para que voltem outras vezes e o intercâmbio venha sempre a melhorar. Nossa cidade recebe hoje muitos visitantes, têm se destacado na culinária e têm bons hotéis e esperamos que esse seja o terceiro de muitos que ainda devem acontecer”. Afirmou.


MAMMa MIA! Frei José Corteletti (Bepe) Essa coluna divulga curiosidades e acontecimentos pitorescos ou folclóricos que ajudam a entender e florear o cotidiano da história teresense... e que não se encontram relatados nos livros.

Os Perdidos

C

açador obstinado, sempre acompanhado de adestrada matilha, como faziam os contumazes imigrantes caçadores, saiu bem cedo, mato a dentro, Antônio Secchin, lá pelas bandas de Alto São Pedro virando para o Alto Tabocas, nos tempos muito longínquos do hoje. Na cintura um facão, a tiracolo a chumbeira de dois canos acompanhada do embornal que levava a munição indispensável, e outro, com um bom pedaço de lugânega (linguiça), formai (queijo) curado, enrolados com duas fatias de polenta dura, um litro de café e nada mais. Se desgarrara dos demais companheiros. Se de dia ia perdendo o rumo mais e mais, de noite, a imaginação se povoava de pensamentos lúgubres, ainda que fosse o grito angustiado da coruja ou o cair simples de folhas dos ramos das frondosas árvores que dançavam ao sopro da brisa fria. Podia até ser algum animal assustado, em fuga. Tudo isso era multiplicado pelo tamanho do medo, no meio da selva misteriosa. Passa vale e vira morro, a primeira tarde ia se despedindo e, desesperado, Tonin apruma a arma e descarrega os dois canos, alertando o mundo inteiro que ele se perdera...!? As buscas se fizeram por cinco, seis dias, a cidade pequenina e solidária consolava os familiares desesperados. Todas as noites se reuniam para rezar o rosario della Madonna (o terço de Nossa Senhora). Davam-no por morto, picado por cobra, caído em precipício ou, quiçá, comido por uma onça pintada. Depois de quinze dias sumido, o Tonin apareceu, cheio de perguntas dos amigos para responder: Como foram esses dias? ... O que comia? .... Como dormia? .... Muito medo?!... E ia por aí afora... - “palmici ho mangiato” (comi palmito) e carne de pequenas caças. “Aqua bona” não faltou . À noite, “dopo la paura” (depois do medo), acendia um fogo e dormia com medo da onça”. Por fim, mais animado, disse: “Gostei da aventura”...! Mamma mia!!! Agora, lá no meu São Paulo! Muitos perdidos das florestas voltaram, mas algum, não. Foi o caso do ignoto lá do Rio Perdido, nos últimos anos do ‘800. Os primeiros imigrantes que por lá chegaram e tomaram posse de suas terras, encontraram esse homem desconhecido, algum viajante talvez, morto, ainda com os apetrechos ao seu lado, bem perto do rio, já no terreno do Beppe Corteletti, hoje do neto Zé Luiz. Nas rezas do domingo, o perdido morto era lembrado e o homenagearam, dando ao rio o nome de Rio Perdido. Mais tarde, ainda no Oitocentos, ergueram a primeira capelinha de taipa, dedicada a São Paulo. Assim aquela comunidade é chamada de São Paulo do Rio Perdido, até nossos dias.

11

Cultura

Outubro 2018

Santa Teresa Noticia

Doação de livros

Myrian Loureiro Artista Plástica

A

Biblioteca Municipal Orlando Nascimento recebeu como doação os Livros “Colônias Imperiais na Terra do Café” de Renzo Grosselli e “Anjos e Diabos do Espírito Santo - Fatos e Personagens da História Capixaba”. A Biblioteca Municipal funciona na antiga sede da Delegacia de Polícia do Município, localizada no Centro de Santa Teresa e homenageia escritor teresense. Horário de Funcionamento: 08h às 13h.

Tour pela Europa Foto: Myrian Loureiro

13 Pessoas viajaram em um tour pela Europa visitando os principais pontos turísticos do continente, passando por Portugal, França, Espanha, Suíça, Itália e Vaticano e Mônaco. Neucedes, Glaucia, Lili, Jussara Via Trento, Ademar, Rogério José, Maria Basset, Léia Rudio, Sávio, Nely Broseghini, Penha e Dr Jonas. O encanto e a transcendência a partir das artes, culinária, arquitetura e costumes do berço de nossa cultura, nos sensibiliza para o ponto comum entre todos os homens, somos uma raça, somos todos irmãos. Parabéns a todos pela amizade e aprendizado.

Esperantista capixaba escreve romance sobre imigração italiana O escritor esperantista Carlos de Faria participará da Semana Cultural de Iúna. Onde haverá destaque para o esperanto, com palestras, oficinas e encontro de esperantistas capixabas. CENTENÁRIO

Salve Cartola!

Há 110 anos nascia o mestre que influênciou gerações.

Angenor de Oliveira, o Cartola, nasceu há 110 anos, em 11 de outubro de 1908. Com esta linda foto feita por Maureen Bisilliat, do Acervo IMS, a Rádio Batuta reverencia o nome maior da Estação Primeira de Mangueira. Na série sobre os grandes compositores, do Música é História, um programa foi dedicado a ele: https://bit. ly/2QHrJEi

Larissa Bandeira

larissanbandeira@gmail.com

O

poeta, escritor e esperantista Carlos de Faria deve lançar em breve sua mais recente obra em que trabalha há 2 anos. Não quis revelar detalhes, mas adiantou que o romance se passa aqui em Santa Teresa no tempo da imigração. Carlos de Faria, formado em medicina no Rio de Janeiro, nasceu em 18 de fevereiro de 1941 em Marechal Floriano, quando ainda pertencia a Domingos Martins. Uma das paixões de Carlos é a língua criada pelo polonês e judeu Ludwik Lejzer Zamenhof com o intuito de ser uma segunda língua para cada povo. O esperanto o atraiu de tal forma que se transformou em um divulgador do idioma. Já participou de Congresso de Esperantistas no Brasil, na Áustria, Cuba, Argentina e Islândia. Nos dias 05

à 10 de novembro, Carlos participará da Semana Cultural de Iúna. Onde haverá destaque para o esperanto, com palestras, oficinas e encontro de esperantistas capixabas.

“Há como um daltonismo Entre autor e leitor Pois no mesmo lirismo Cada um vê uma cor”


Outubro 2018

Santa Teresa Noticia

Cultura

12

Projeto Comemora o Centenário de Celina Rodrigues A renomada pintora capixaba Celina Rodrigues, será homenageada durante o XV Congresso Brasileiro de Poetas e Trovadores que acontece no dia 15 de Novembro na Câmara de Vereadores de Santa Teresa por ocasião de seu Centenário (1918-2018). O STN bateu um papo com o produtor cultural Rogério Dalmonech responsável pela pesquisa e divulgação do Centenário. Seixas Baré

seixasbare@gmail.com

Santa Teresa Notícia - Cem anos de Celina Rodrigues - “A pintora do vale do Canaã” - Ícone das Artes Plásticas Capixaba, é um projeto seu? Rogério Dalmonech - Sim. Desde 1991 venho reunin-

1

resultou em lhe render o título de “A pintora do Vale”. Ao longo de sua trajetória artística, recebeu diversas honras, homenagens, títulos e medalhas. Celina também registrou em muitos trabalhos e com a mesma sutileza, as belas paisagens do Rio de Janeiro.

do informações para esse projeto de resgate da memória da vida e obra dessa grande pintora teresense, que eternizou o Vale do Canaã com seu traço único e estilo inconfundível. E esse é um momento oportuno. A convite dos organizadores do Congresso de Trovadores vamos fazer uma merecida homenagem àquela que levou as belezas de nossas paisagem além de nossas fronteiras. STN - O que te motivou trabalhar esse resgate? RD - Me entristece ver que atualmente pouco se fala

1- Obra “Paisagem da Tijuca - RJ” - Óleo sobre tela.

2 2- Sem Título - Obra Inacabada. (Pedras, o Frade e a Freira) 3- Natureza Morta.

3

O produtor cultural Rogério Dalmonech com a obra de Celina, “Vale do Caravaggio” em Limoeiro, Itarana. ou se produz sobre a obra e a vida dessa representante ímpar do nosso cenário artístico cultural. Fato injusto que motivou o start desse projeto que visa celebrar o Centenário de Celina Rodrigues e reparar a lacuna de esquecimento de tão importante ícone das artes plásticas capixaba. A proposta é resgatar o legado artístico cultural e humano de Celina Rodrigues e compartilhar com às novas e futuras gerações. STN - Qual a importância de Celina Rodrigues no cenário artístico capixaba?

RD - O ponto mais relevante de Celina é a simplicidade de uma mulher teresense (de Barracão) com uma alma curiosa e encantada, retratar e mostrar ao mundo nossas belezas, trazendo para o povo capixaba orgulho e reconhecimento. Ela retratou com seu traço único, as paisagens bucólicas do Espírito Santo, em especial as de Santa Teresa, sua cidade natal, onde de forma quase obsessiva, pintou o Vale do Canaã, região montanhosa muito conhecida desse município, por diversos ângulos, tonalidades e dimensões, o que

a obra e memória de Celina Rodrigues de artistas e personalidades envolvidas no projeto.

STN - Quais as expectativas quanto ao projeto? RD - Uma das expectativas reside na procura do público em conhecer, compreender, respeitar, valoriRD - A homenagem come- zar, descobrir e promover ça às 9:30h do dia 15, com transformação através do a declamação do Cordel, “A vasto legado deixado por pintora do vale do Canaã” Celina Rodrigues. Contupela escritora Kátia Mado pretendemos criar e ria Bobbio Lima, em “Pouco destinar a todos um frente ao Memoproduto sócio culse fala rial do Imigrante sobre a vida tural educativo de italiano em frene obra dessa excelente qualite à PMST. Em grande artista, dade, garantinseguida aconte- mas, as futuras do acesso totalce a abertura da mente gratuito gerações exposição e sem quaisquer merecem “100 anos de conhecê-la.” restrições a todo Celina Rodrigues – o seu conteúdo. É Ícone das artes plásde suma importância, ticas capixaba”. Uma breve mencionar que esse promostra retrospectiva no jeto conta com o apoio e hall da Câmara Municipal a sensibilidade do Exmo. de Santa Teresa. Vou falar Sr. Prefeito Gilson Antônio um pouco sobre esse tra- de Sales Amaro, que por balho de resgate e haverá iniciativa própria acenou ainda os documentários: positivamente com a pers“Celina Rodrigues – A pin- pectiva de empregar seus tora do Vale”, direção Clo- esforços em abrigar toda ves Mendes de 1991 e “Ce- mostra sobre Celina Rodrilina hoje e sempre”, além gues em um Memorial em de pequenos relatos sobre sua homenagem.


Horta comunitária urbana será implantada em terreno no Centro de Santa Teresa No sábado, dia 3 de novembro, às 8h, servidores, moradores e associações da cidade farão mutirão para preparar os canteiros no terreno entre a Câmara Municipal e a Policlínica no Centro de Santa Teresa.

13

Política

Outubro 2018

Santa Teresa Noticia

com Homar Ginnal

DA NOTÍCIA

BASTIDORES paulorogerioerse@gmail.com

Essa coluna é de responsabilidade dos editores desse periódico.

#MMNão Ilustríssimo Magno Malta, tá todo mundo malhando sua postura meu brother, você não perde um gatilho de mídia, ja foi fotografado ao lado de Lula, Dilma, Temer e agora de Bolsonaro. Já têm até petição para você não se tornar ministro. A Hastag #MMNão.

Foto: Leonardo Meira

Fora os Ruins “A vitória de Bolsonaro é um marco para a democracia do Espírito Santo, do Brasil. Democracia não é só para eleger os melhores, mas para tirar os ruins com certeza” Torino Marques (PSL) deputado estadual eleito.

Leonardo Meira

Assessor de comunicação da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Teresa

I

ncentivar a troca de mudas, o cultivo de plantas medicinais, o uso e a utilização das plantas em benefício da saúde, fortalecer a agricultura familiar, a produção de fitoterápicos a serem usados pela rede pública de saúde e tornar Santa Teresa uma referência em plantas medicinais. Esses são alguns dos benefícios da implementação de

hortas comunitárias urbanas que terá como projeto piloto o terreno ocioso entre a Câmara Municipal e a Policlínica no Centro de Santa Teresa. “A implantação de hortas comunitárias em espaços públicos traz novas possibilidades no tratamento de problemas de saúde de baixa complexidade, com a utilização de plantas medicinais em forma de chá”, disse o responsável pelo projeto “Banco de Plantas”, Robson Côgo. Alguns tipos de chá já vêm

sendo utilizados em escolas particulares do município em substituição aos medicamentos convencionais. “As hortas medicinais podem oferecer suporte para essas unidades escolares e também para hospitais, ampliando a fonte de recursos e trazendo uma nova cultura de medicação natural”, avaliou Ilka de Souza Leite Cotta, que faz parte da Associação de Agricultores Familiares de Santa Lucia, idealizadores do projeto.

Fora da Tribuna Ricardo Ferraço, Magno Malta, Lelo Coimbra, Marcus vicente, Luzia Toledo, Padre Honório ficaram fora dessa legislatura. Tem gente até hoje sem entender o que aconteceu. Santa Teresa jogou fora seus poucos votos, e não conseguiu eleger nenhum representante, salvo o deputado estadual eleito, Danilo Bahiense que aqui teve 503 votos e é um simpatizante da cidade.

Pensando em 2020 Os grupos políticos em Santa Teresa já estão se movimentando com vistas ao pleito em 2020. O novo cenário político do Espírito Santo, abriu possibilidades até para quem estava empacado. Novos nomes surgindo no horizonte. Velhos sonhos se esvaindo, alguns velhos modelos ainda têm esperança na conquista da massa. Mas há muitos outros afinados com um novo “modus operandi” um modelo mais original, mais platônico, mais técnico, foi assim que os desenvolvidos ascenderam, pela ciência e pela ordem. Não pela maracutaia. Maracutaia dura apenas uma época. Depois é traída por seus próprios atos.

SEGURANÇA Furtos de veículos

Dupla de celerados

Drogas

Em 2018, de acordo com o subcomandante da 8ª cia independente da PMES, Capitão Sonimarcos Zucolotto, 23 veículos foram furtados no município até o momento e 14 automotores foram recuperados pela PM neste mesmo período.

Em meados do mês de outubro dois adolescentes renderam uma moça que saía de uma academia próximo à Esfa, e levaram uma moto honda Biz. Os assaltantes foram presos em fundão e o veículo recuperado.

Zucolotto afirmou que houve uma diminuição de apreensão de drogas, por conta da mudança de estratégia dos que repassam, disse que a polícia já sabe quem fornece e distribui, e garantiu que o serviço de inteligência está atento.

A

A Resolve existe para facilitar sua vida

Resolve Multas, centro especializado em legislação de trânsito, agora está com nova loja na rua dos Imigrantes, 49, no centro de Santa Maria de Jetibá, perto do Detran e das auto escolas. “Se o problema é multa de

trânsito, CNH suspensa ou seguro DPVAT, não há mais com o que se preocupar, deixe com a Resolve, faremos tudo por você e pra você. Satisfação e o problema do cliente resolvido é nossa meta.

- Recursos de multas - Suspenção CNH - Seguro Dpvat -Curso de Reciclagem e outros. Tel.: (27) 99782-0419 (27) 99691-9718

Foto: Seixas Baré


Santa Teresa Noticia

ES terá novo recorde para a desova da cabeçuda

Regional

Outubro 2018

14

Sancionada lei que dispensa reconhecimento de firma

U

m novo recorde de desovas da tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) é esperado para esta temporada reprodutiva 20182019, segundo o Projeto Tamar. A espécie tem no litoral capixaba o seu segundo maior sítio reprodutivo do país e já registra, nesse início de temporada, um número de ninhos acima da média, devendo ultrapassar o último recorde, alcançado em 2015-2016. Este ano, já foram encontradas desovas em praias menos procuradas pelas fêmeas, como Praia da Costa, em Vila Velha, e Ilha do Boi, em Vitória. “Mesmo sabendo que a tartaruga marinha

costuma ter uma fidelidade em relação à praia onde desova, e há predomínio no caso do Espírito Santo dessas desovas se darem no norte do Estado, especialmente na região da foz do Rio Doce, pode eventualmente ocorrer das fêmeas fazerem seus ninhos em outras praias”, explica Ana Marcondes, coordenadora regional do Projeto Tamar.

Portaria institucionaliza Portal do Licenciamento Plataforma reúne informações do Ibama e de órgãos estaduais sobre licenciamento ambiental em todo o país.

F

im da obrigação de reconhecimento de firma, dispensa de autenticação de cópias e não-exigência de determinados documentos pessoais para o cidadão que lidar com órgãos do governo. É o que prevê a Lei 13.726, de 2018, sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (9). O texto também prevê a criação do selo de desburocratização na administração pública e premiação para órgãos que simplificam o funcionamento e melhoram o atendimento a usuários. A nova lei tem origem

no substitutivo da Câmara (SCD 8/2018) ao PLS 214/2014, do senador Armando Monteiro (PTB-PE), aprovado no Senado no início de setembro. Pela nova lei, órgãos públicos de todas as esferas não poderão mais exigir do cidadão o reconhecimento de firma, autenticação de cópia de documento, além de apresentação de certidão de nascimento, título de eleitor (exceto para votar ou registrar candidatura) e autorização com firma reconhecida para viagem de menor se os pais estiverem presentes no embarque.

Obras restauradas de Orlando Bomfim

(Netto) serão exibidas no Metrópolis. O Cineasta foi um dos primeiros a retratar a cultura popular do Espírito Santo por meio do cinema.

B

rasília - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou portaria que institucionaliza o Portal Nacional do Licenciamento Ambiental (PNLA), que recepciona as informações sobre o licenciamento ambiental provenientes dos órgãos executores do licenciamento ambiental. A medida contribui para a transparência. Com a dis-

ponibilização dos dados, o PNLA facilita o acesso público às informações sobre o licenciamento ambiental, seus conceitos, procedimentos e dados de processos administrativos de licenciamento ambiental em todas as esferas de governo. Contribui, assim, para a democratização do acesso à informação. Gláucia Chaves/MMA

O cinema capixaba de Orlando Bomfim Netto na 13ª CineOP | Cenas de Cinema.

A

lgumas jóias da história da cinematografia capixaba foram relançadas no dia 26 no Cine Metrópolis após passarem por um processo de restauração e digitalização. Trata-se do projeto Acervo Capixaba Orlando Bomfim Netto que digitaliza e torna mais acessíveis sete produções do cineasta pioneiro no retrato cultura popular do Espírito Santo. A história e cultura dos imigrantes italianos em Santa Teresa, a celebração do Ticumbi em Conceição da Barra, a dramática história

da Vila de Itaúnas encoberta pelas areias, a celebração indígena de Reis Magos em Nova Almeida, o extraordinário cientista Augusto Ruschi, o mestre de Jongo Pedro Aurora. Essas são as histórias que poderão ser conferidas na sessão especial de lançamento das obras restauradas por meio de projeto idealizado e coordenado por Marcos Valério Guimarães, com apoio e execução da Pique Bandeira Filmes e recursos do governo estadual por meio do Funcultura.


Outubro 2018

Santa Teresa Noticia

Sociais

15

Rua do Lazer

Waldyr Loureiro

A exuberante Janaina Sarti.

O grande advogado teresense Dr António Valter Teixeira

Roberta Herzog, Geovanter Volkerter e Daiana Aparecida Volkerter, só alegria.

Encontro da Família Schmidt em Valsugana Nova

Os grandes advogados capixabas Dr Luís Fernando Rossetto Barbosa e a Dra Estalejanes Carvalho, Dj Leo e a Dra Caroline Semessato

Patrick Cappi, Fabio Coser, Jacket, Nego Bueno e Patrick Cappi, só gente bacana

Brilhando na noite teresense Leidiana Sotele

Parabéns a bella Stefani Niver.

Parabéns ao amigo escultor Nilson Camizão que completou mais um ano de vida no último dia 29. Felicidades!


Outubro 2018

Santa Teresa Noticia

CBK 2018

GUI

Teresense leva ouro no kata O Thiago Auer

iagoauergtr@gmail.com

primeiro lugar no kata estudantil na grande final do Campeonato Brasileiro de Karate 2018 foi conquistado pelo teresense Pedro Dalpra, faixa marrom, 16 anos. O evento aconteceu do dia 16 a 21 de outubro em Belo Horizonte - MG e reuniu atletas de todo o Brasil classificados para a fase final do CBK 2018.. Pedro conta que adquiriu experiência assistindo os atletas competindo. “Foi uma ótima experiência, não só pelo resultado, poder observar grandes atletas que estavam lá me ensinou muito, sempre tem o que aprender.” Afirma. Também trouxeram medalhas: Istanley Tonini Alves, 19 anos, que conseguiu o 5° lugar no kata e kumite e Luiz Flegler, faixa vermelha, 17 anos que ficou em 3° no kumite estudantil. O Sensei Evandro Barcellos professor da Equipe CBK esteve presente no evento como árbitro. O Sensei recomenda “Agora é ter foco para o próximo evento que acontece em Viana nos dias 24 e 25 de novembro deste ano.”

Foto: CBK

16

Esportes

Amor ao futebol

arles Madalon Soares

N

o mês passado, Guilherme Degasperi Neto, o Gui, como é carinhosamente chamado pelos amigos, conquistou o tricampeonato Master 50 de Futebol Society na associação Recanto da Mata. A editoria de esporte do STN procurou o Gui para uma conversa. Santa Teresa Notícia - Desde quando você se envolve com o futebol? Guilherme Degasperi Neto - Desde o início de 2012, através de uma brincadeira com os amigos Elton Carvalho e Marcelo Molino aqui em casa, daí surgiu o nome do primeiro time “Amigos do Gui”. STN - O que esse trabalho

representa pra você? Gui - Um hobby onde coleciono amizades, vínculos e apoio moral dos jogadores e apoio financeiro dos patrocinadores. Faço isso por amor ao esporte. STN - Qual sua melhor atuação? Gui - Foi o marcante e excelente trabalho que realizamos na Copa Norte 2017, eu e o Felipe Degasperi. Infelizmente não fomos convidados para a Copa Norte

2018, mas meu sonho é ser campeão da Copa Norte 2019. STN - Quais as equipes que já atuou como técnico ou auxiliar e os títulos? Gui - Imigrante F. Clube, Delta Gui E. Clube, Amigos do Gui, Barracão, Aparecidinha e Amigos do Gole. Fui campeão municipal de salão da segunda divisão em 2017, Campeão Master 40 e Tricampeão Master 50.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.