STN - Santa Teresa Notícia

Page 1

Santa Teresa - ES

Novembro 2018

Ano I

EdiCAOçã05

Santa Teresa

Noticia

Viva Pestalozzi!!

ENTREVISTA

Ouro para Santa Teresa no tênis de mesa Confira as informações do Primeiro Festival de Tênis na p.

16

05 Um bate papo com o Dr. Apolonio Cometti, ex-presidente da OAB, um dos palestrantes da Audiência Pública sobre o Parque.

10 Maria da Penha, Valdiana, Emanuelle e Edinéia concedendo entrevista ao STN durante o 27º aniversário da Associação Pestalozzi de Santa teresa.

OAB REALIZA

AUDIÊNCIA PÚBLICA

EM SANTA TERESA Diante de denúncias de um possível dano ambiental em razão da construção de um hotel em área destinada a um Parque Temático, a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB - ES vai levantar informações oficiais sobre a situação e promover um diálogo com as partes interessadas. A Audiência acontece dia 06 de Dezembro às 18h na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Teresa. 04

Secretaria lança concurso nas escolas 03

Como parte do premiado projeto Produtor de Água,a Smad lançou ns escolas um concurso com o objetivo de engajar a comunidade e promover a consciência ambiental.

Cultura “A viagem” Myrian Loureiro

11

Saly Pio (14); Kaio Antunes (9) e Alice Stange (7); Pedro Henrique Balista (21), agora se preparam para representar o Brasil na etapa internacional, que vai acontecer na França em 2019.

“Nas tardes de verão” Frei José Corteletti

Flávio Spiess 12

Tudo pronto para o Mister 2019

Literatura

11

com

ENTREVISTA

Opinião “Santa Teresa, a primeira comunidade italiana”

Dr. Zurlo 08

Uma conversa com o fundador da Rizzo, o ator e diretor made in Timbó - SC.

09

História “O Natal dos imigrantes italianos e seus descendentes”

Simone 10 Zamprogno

Atualidade “A humanidade traída - Pa e II”

Wolf Von 07 Glasenapp

Prefeitura promete calçamento em Córrego Sujo. Ordem de serviço em 30 dias

06


EDITORIAL

Essa não é a primeira vez...

Residência Oficial de Verão do Governo do Estado

Estamos chegando ao final de mais um ano. 2018 será um ano comentado na história, pela primeira vez a previsão dos marketeiros falhou, falhou todo o esquema de comunicação que vinha imbecializando a população por tantos anos. A TV não atingiu seu objetivo massificador.

O ano era 1967. O Governador do Estado,quase toda semana estava em Santa Teresa e aos domingos assistia a missa na matriz. Falo do Teresense Honorário Christiano Dias Lopes Filho, responsável pela decisão de promover Santa Teresa à condição privilegiada de Capital Serrana do Espírito Santo, quando para cá se deslocasse o Governador do Estado.

Viva Pestalozzi!

Nossa homenagem aos 27 anos dessa entidade filantrópica que cuida das pessoas com necessidades especiais de nosso município. Parabenizamos a todos na pessoa da diretora Marisa Lucindo.

Estudantes premiados

No dia 04 no Ifes acontecerá a entrega das premiações do concurso de desenho e poesia promovido pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do município em parceria com vários órgãos. Espetáculo. Uma idéia simplesmente genial. O projeto é genial tanto que ficou entre os 3 melhores do Brasil. Na hora da implantação, se utiliza de recursos e ferramentas atuais para promover junto ao meio escolar e comuni-

dade o conhecimento ambiental sob vários aspectos. Engajou a comunidade e a comunidade responde com seu sim pela restauração de nossas nascentes e rios. Parabéns a essa iniciativa da Smad! Temos obrigação de dar os parabéns a toda essa pequena, mas unida equipe que trabalha sob o comando do secretário Jorge Natalli e Nilton Broseghini.

Poetas e Trovadores

O mês de novembro respirou movimentos culturais na cidade, alegria nas ruas, no rosto das pessoas, música, trova, pintura e muito intercâmbio cultural. Parabéns a todos os que tra-

Para que serve um parque?

U

m terreno comprado por teresenses e doado para o Estado em 1967 para construir a residência de inverno do Governador, é alvo de controvérsias e escândalos desde quando a prefeitura recebeu uma verba do Ministério do Turismo para construção do Parque Temático Augusto Ruschi em 2007, quando o estado cedeu a

02

Opinião

Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

área em regime de comodato para o município para a construção do Parque em homenagem a Augusto Ruschi. Idealizado como aparelho turístico da cidade, o Parque Temático Ecoturístico Augusto Ruschi nunca foi usufruído pela população teresense. A Ação movida pelo André Ruschi, que pede a nulidade da doação do Parque e

EXPEDIENTE Editora Santa Teresa CNPJ: 30.598.414/0001-25 Endereço: Rua Barão Orlando Bonfim, 595, Vila Nova, Santa Teresa- ES Telefone: (27) 99646-2512 Impressão: Gráfica Metro Tiragem: 6.000 exemplares Distribuição: Santa Teresa e Vitória.

balharam na organização do Congresso Brasileiro de Trovadores. Muito bom trabalho.

Intest

Água mole em pedra dura... Foi isso mesmo, parabéns à determinação e garra, aliada ao profissionalismo de Flávio Spiess. Gratificante ver o teatro cheio, as pessoas aplaudirem emocionadas, atores estrangeiros que se encantam com a cidade, a cidade se encanta com o espetáculo. Parabéns secretaria e todos os que tornaram possível esse intercâmbio.

Luz, temos agora o Natal de encantos.

Audiência Pública

Começamos dezembro com uma Audiência Pública com a finalidade de levantar informações oficiais sobre a situação do Parque que foi doado ao Sesc. P.04

Qual sua opinião?

Natal de Encantos

Se você se omitir, alguém vai estar decidindo por você. Posicione-se cidadão e participe da mudança, da moralização da política e consequente retomada da economia. Mas é preciso que se peça o mínimo. Transparência.

a devolução deste à sociedade, cita as benfeitorias realizadas com verba federal e municipal e diz que o empreendimento teve seu destino alterado sem qualquer razão justificável, doada a uma instituição particular, colocando por terra todo um investimento em área de preservação, retirando do povo um Parque que constituía o orgulho da cidade, privando a sociedade de uma importante ferramenta para o crescimento turístico da região, para dar lugar a uma instituição privada que beneficiará apenas uma classe social.

Não há o que discutir, Imagine um parque integrado ao centro da cidade por uma faixa dupla ciclovia e caminhada, com pistas dentro do parque, com áreas para pequenos eventos, anfiteatro e área para a família teresense levar os filhos para ficar em contato com a natureza nos finais de semana, finalidade de todo parque. Santa Teresa possui agora a chance de recuperar seu patrimônio ecoturístico, único parque no estado com o nome de nosso patrono, é preciso lembrar e resgatar o nome de Ruschi.

Depois do extinto Natal

O Estado não tinha dinheiro, então líderes como o presidente da Assembléia Legislativa, o Deputado e teresense Henrique Pretti e o Secretário de Estado da Educação, o teresense Prof. Werther Vervloet, com ajuda da população, adquiriram o terreno conhecido como “Caminho das Pedras”. Doaram ao estado conforme escritura pública de doação, lavrada nas notas do 1º ofício desta Comarca, em 15/09/1967. Waldyr Loureiro, então prefeito municipal, entendeu a importância da obra para Santa Teresa. Participou efetivamente na construção, terraplanagem completa, serviços de infra-estrutura, jardinagem, calçamentos, pontes de acesso, iluminação a mercúrio e etc. No ano de 1989, o Governador Max Mauro, pôs à venda essa residência. O então Waldyr Loureiro, novamente prefeito, juntamente com a vereadora Maria Cleusa Fardin se movimentaram e promoveram um “abaixo assinado” pelas lideranças e instituições do município, incluindo uma carta do ex-governador Christiano Dias Lopes que relatou a veracidade da edificação da residência e foi encaminhado ao Governador do estado, o qual entendeu e reconheceu o clamor dos representantes do município.

É necessário acordar e tomar posse daquilo que é a vocação da cidade. Esse espaço pode ser um elemento de formação da consciência ecológica de Santa Teresa.

Seixas seixasbare@gmail.com (27) 99753 9778 Comercial Claudia Brum claudiabrum@gmail.com (27) 9905 9967 Logís ca Leomar Caetano bolaautosom@hotmail.com; Fotos: Charles Madalon A e Editora Santa Teresa dilasol.seixas@gmail.com (27) 99728 8394 Revisão Waldyr Loureiro wloureiroadvocacia@gmail.com Repó eres Thiago Auer, Larissa Bandeira e Charles Madalon Edição Evandro

João Nogueira

Empresário/consultor de leis de trânsito

Os a igos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores devidamente nominados no próprio texto pois podem não representar opinião do jornal. Se você deseja escrever um a igo, envie sua proposta para nosso e-mail acompanhado de seu RG ou CNPJ para avaliação e devida publicação.


Meio Ambiente

Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

03

Secretaria realiza premiação de Inma integrou o 1º Seminário concurso de desenho e poesia de Educação Ambiental O Instituto Nacional da Mata Atlântica participou como um dos atores do Seminário de Educação Ambiental que aconteceu em Vitória. O evento foi aberto ao público. Assessoria de comunicação Inma

N A

solenidade de entrega da premiação do concurso realizado pela Smad, acontecerá no dia 04 de dezembro das 8h ás 10h no auditório do Ifes , Campus Santa Teresa. O objetivo é obter a logomarca do projeto “Produtor de água”. A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento deve premiar no dia 04, os vencedores do “Concurso de

Desenho e Poesia” promovido para os alunos do 4º e 5º ano e 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município. Os primeiros lugares do desenho e da poesia receberão cada um, 1 tablete (para os alunos), e 1 smartphones para cada professor responsável e 1 Televisores de 40 polegadas para cada escola correspondente.

De acordo com o titular da SMAD, Jorge Natalli, o objetivo é que os alunos possam expressar na elaboração do desenho e do poema, suas vivências e conhecimentos adquiridos sobre o tema. “Vamos premiar o aluno, o professor desse aluno e a escola, gerando interesse pela pesquisa sobre um tema tão relevante como a produção de água”. Explica.

SMAD lança concurso de desenho e poesia nas escolas A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do município (SMAD), lançou um concurso no início do mês com o tema do projeto premiado pela Agència Nacional de Águas (ANA) à nível nacional, “Produtores de Água”. O secretário de agricultura e desenvolvimento, Jorge Natalli diz que a importância do concurso está na educação ambiental embutida na ação e na pesquisa dos alunos em busca do conhecimento de sua própria realidade.Natalli explica ainda que foi criada uma

comissão com representantes dos órgãos parceiros e da sociedade civil para a avaliação dos trabalhos. “Essa é a segunda etapa do Projeto Produtores de Água da sub-bacia do rio Santa Maria do Doce, que consiste na mobilização e comunicação do projeto que foi premiado pela Agência Nacional de Águas com o 3º lugar entre mais de 200 projetos e um repasse de quase um milhão de reais para sua implementação”. Explica.

Produzindo água,

cultivando Vidas

O premiado projeto Produtor de Água está sendo desenvolvido pela prefeitura de Santa Teresa através da secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SMAD) tendo como parceiros a Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Câmara de Vereadores de Santa Teresa, Incaper, Cesan, Ifes, Inma, CBH Santa Maria do Doce, Sociedade Civil Organizada, Agência Nacional de Águas(ANA), AGERH, Seama, Sebrae e Senar.

o início do mês (10) o Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) participou do 2° Seminário de Educação Ambiental, em Vitória, atendendo à Mesa Redonda “Educação Ambiental e Conservação da Mata Atlântica”, com a palestrante Liana Capucho, responsável pelo setor de divulgação científica do Inma.

Com a proposta de refletir sobre práticas de consumo sustentável que promovam a conservação e manutenção dos ambientes naturais da capital, o Seminário primou pelo tema: “Diversidade de Ambientes em Múltiplas Paisagens”. O evento aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Bento Ferreira.

Palestrante Liana Capucho responsável pelo setor de divulgação científica do Inma.

Lista de espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção no ES está sendo revisada São mais de 200 mil dados analisados em todo o Estado que é o segundo do Brasil a atualizar a lista. Assessoria de comunicação Inma

I

magine saber que espécies de macacos estão ameaçados de extinção após o surto de febre amarela? Ou ter uma mínima noção de quais espécies de peixes e outros seres vivos sobreviveram à tragédia de lama do Rio Doce? E ainda identificar o tipo de vegetação, de solo e que tipo de fauna e flora existe na localidade onde será construído uma indústria, por exemplo? Um trabalho minucioso feito por cientistas e pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) em Santa Teresa-ES e de outras ins-

tituições brasileiras pode chegar perto destas respostas. O Projeto “Revisão da Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção no Espírito Santo” é uma das principais ferramentas para avaliação da biodiversidade no Estado e está coletando dados de plantas e animais baseados em acervos biológicos

existentes em uma determinada região e no conhecimento dos impactos a que as espécies estejam submetidas. A última lista foi coletada em 2005 e tem pouca informação disponível digitalmente, como explica o coordenador do Projeto e dr. em biologia vegetal, Cláudio Nicoletti Fraga.


04

Geral

Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

OAB Convoca Audiência Pública

A Audiência acontece dia 06 às 18h na Câmara de Vereadores. Foram convidados para falar: a prefeitura do município, o Sesc, um representante do setor hoteleiro, um professor de economia e consultor econômico que vai apresentar um estudo de impacto de obras desse porte nos serviços públicos e infraestrutura da cidade e advogados que possuem opiniões na matéria ambiental. Seixas Baré

seixasbare@gmail.com

A

pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), a Câmara cedeu espaço para a realização de uma audiência Pública no dia 06 de dezembro, com o objetivo de levantar informações oficiais sobre a situação do Parque Temático Augusto Ruschi e a construção de um Hotel Sesc na área do parque. A audiência foi motivada por denúncias de que haveria possível viola-

ção ao dano ambiental em razão da construção de um hotel em área destinada a um Parque.Todos os segmentos interessados serão ouvidos. O comerciante Júnior macci diz que espera justiça na questão do parque temático. “Mais de um milhão de investimento sem retorno, o parque têm que ser devolvido, mesmo sucateado, só mesmo a OAB para olhar por nós, agora teremos espaço para falar também”. Reclama. De acordo com o presiden-

Uma área de 100.000 m² foi comprada por alguns teresenses e doada ao Estado para a Construção da Residência oficial do Governador.

te da comissão de Meio Ambiente da OAB/ES, Dr. Pedro Andrade, a idéia é que a Audiência Pública, possa levantar informações formais da prefeitura, do Sesc, dos comerciantes, da hotelaria, e das pessoas que vão ser impactadas, para que a OAB possa preparar um parecer técnico sobre o assunto. “A idéia é promover um diálogo para que a gente possa levantar informações sobre os impactos, não só ambientais, mas econômicos e sociais da implan-

Convênio com o Ministério do Turismo, houve um aporte de R$ 786.659,67 e mais 269,376,55 do município num total de 1.056.036,55 investidos.

Apresentação do projeto e convênio com o Ministério do Turismo

1967

1989

2005

2006

O Governador põe a Residência de veráo à venda, mas volta atrás, depois de uma manifestação popular.

2007

2010

2010

projeto de construção de um hotel do SESC que está causando um debate importante na cidade, é hora de conhecermos quais os

Dr. Pedro Luiz Andrade Domingos mações sobre os impactos, não só ambientais, mas econômicos e sociais da implantação de um hotel desse porte na região da cidade. STN - Qual o motivo? PA - Chegou até nós várias denúncias de que haveria possível violação ao dano ambiental em razão da construção de um hotel em área destinada a um Parque Temático, levantando

2011

informações, verificou se que de fato, que apesar de não ser uma unidade de conservação, uma área regulamentada, ela é uma área verde, com mata nativa, e que foi destinado pela prefeitura para a construção de um parque temático que não saiu. A construção de uma obra deste tamanho gera um um impacto para a cidade, e como nós não temos informações

impactos na cidade e se é possível encontrar uma via majoritária de aprovação ou reprovação do investimento”. Opinou.

Decisão judicial entende que o hotel pode ser construído na área do Parque Temático A. Ruschi.

Parque é inaugurado, mas não há estrutura administrativa e nem física.

Juiz da vara única do município obriga a reabertura do Parque Temático.

2012

Foi outorgada em 15 de março a Escritura Pública de Doação para o Sesc.

2013

2014

2017

2018

A associação hoteleira de Santa Teresa (Ashste),protocolou um abaixo assinado com 1.384 assinaturas pedindo a devolução/manutenção do Parque Temático Augusto Ruschi.

Ação Popular movida pelo filho de ruschi pede a nulidade da doação alegando improbidade administrativa.

Conclusão das obras

com o presidente da comissão de Meio Ambiente da OAB/ES,

Santa Teresa Notícia - Qual a finalidade desta Audiência? Pedro Andrade - Promover um Diálogo para que a gente possa levantar infor-

Parque Ecoturístico Augusto Ruschi, imagem do abandono.

No dia 27 de dezembro, o terreno e o parque foram doados ao Sesc pelo governador Paulo Hartung através da Lei 9.606.

O Estado, cedeu ao município em regime de comodato por 20 anos, para que no local fosse construído o Parque Temático Augusto Ruschi. O projeto previa um museu e vários aparelhos de educação ambiental que deveriam compor o trade turístico da cidade

Entrevista

tação de um hotel desse porte na região da cidade”. Explica. Para o vereador Gregório Venturim “Mais uma caixa preta que deve ser aberta em Santa Teresa para entendermos e cobrarmos dos responsáveis o prejuízo ao cofre público, pois um local que teve mais de um milhão de reais investido e que até agora a sociedade não usufruiu desse bem! Por fim, recentemente temos a questão da doação do Parque Temático ao Sistema S que está com um

oficiais de ninguém sobre o assunto, a idéia é que a Audiência Pública, possa levantar informações formais da prefeitura, do Sesc, dos comerciantes, da hotelaria, e das pessoas que vão ser impactadas, para que gente possa preparar nosso parecer, nosso relatório técnico sobre o assunto. STN - A OAB têm conhecimento que a área foi adquirida por teresenses e doada ao Estado para a construção da residência do governador? Pedro Andrade - Tivemos acesso a essa informação,

mas não nos foi disponibilizado os documentos oficiais dessa possível doação, A ideia da audiência Pública é justamente também a gente levantar informações oficiais. Há matérias jornalísticas que tratam desse assunto e parece que isso é um assunto que todos sabem na cidade, mas não há informação oficial sobre isso, a gente não sabe. Por isso a Audiência, para nivelar informações, chegou denúncia, há matérias na imprensa, há pessoas na cidade falando, então a idéia é levantar informações formais, para que possamos

analisar o caso de forma mais panorâmica. STN - Quem vai se pronunciar sobre o assunto? PA - Estamos convidando a prefeitura do município, o Sesc, uma representante do setor hoteleiro, um representante do setor comerciário, Um professor de economia e consultor econômico que vai nos apresentar um estudo de impacto de obras desse porte nos serviços públicos e infraestrutura da cidade e advogados que possuem opiniões na matéria ambiental.


Entrevista

05

Geral

Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

Uma palavra sobre o assunto

com Dr. Apolonio Cometti, ex presidente da OAB, escritor e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Espirito Santo. Foi convidado para atuar no processo como consultor e vai ser um dos palestrantes da Audiência.

Dr. Apolonio Cometti - OAB/ES Santa Teresa Notícia - O que o Senhor acha da instalação do Hotel Sesc na área do Parque? Dr, Apolonio Cometti -Eu acho que é um equívoco político, a história dessa área começa, quando o Governador do Estado Christiano Dias Lopes Filho em 1967, promoveu Santa Teresa à condição de Capital Serrana do Espírito Santo, nos períodos em que viesse para o clima ameno das montanhas, construindo a residência oficial de verão do governo do Estado. Na época o presidente da Assembléia Legislativa, o

Deputado teresense Henrique Pretti e Prof. Werther Vervloet juntamente com outros, adquiriram um terreno e doaram ao estado para a construção da residência de verão. posteriormente foi desenvolvido ali o Parque Temático Ecoturístico Augusto Ruschi. De uns anos pra cá, começou-se descobrir que o governador do estado doou aquela área para o Sesc para construção de um hotel. Há uma Ação Popular movida pelo filho de Ruschi, quando percebeu que estavam querendo destruir o parque temático, ele

STN - Foi julgada uma parte do mérito da Ação recentemente? AC - Houve uma sentença em que a justiça entendeu que seria possível compatibilizar o investimento e o parque no mesmo local, mas parece que isso não parece ser viável. O espaço ali é muito pequeno, e têm uma floresta já recuperada, O Sesc possui investimentos grandes e não faz nenhum sentido construir ali, será um investimento deficitário, há poucos comerciários, a menos que ele absorva o público dos hotéis, mas aí ele acaba com a rede hoteleira. STN - Quais os impactos da construção desse hotel para a região? AC - Hoje santa Teresa se sustenta com essa relação bucólica que têm com a

Violência contra a mulher... E ai ?

A

gosto Lilás, em comemoração aos 12 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2016) passou, mas a violência contra a mulher assemelha-se a uma avalanche descontrolada. Retomamos o início de 2018 para relembrar o assassinato de Marielle Fraco, que assombrou o Brasil e continua, como milhares de outros casos semelhantes, sem solução. No Espírito Santo a Polícia Civil registrou 7,6 mil casos de violência contra a mulher nos seis primeiros meses deste ano em que se completa 45 anos de mistério sobre a morte da pequena Aracelli. Até aqui tudo parece a certa distância da nossa querida Santa Teresa, até porque muitos destes casos de violência passam silenciosos na sociedade local, mas na última semana as redes sociais revelaram dois casos gravíssimos de violência contra a mulher na sede de nosso município, o que nos leva a repensar a forma com que a sociedade teresense tem contribuído para o enfrenta-

mento deste tipo de violência. O silencio social no Brasil, diante de tamanha barbárie, acaba por alimentar, em parte, o ato violento, como revela a pesquisa “Tolerância social à violência contra as mulheres” que, em resumo, indica que 82% dos entrevistados consideram que “em briga de marido e mulher não se mete a colher” (Ipea, 2014). Complementando o silêncio social, o ciúme, a falsa sensação de que nada acontecerá contra si e o notório uso de álcool e/ou drogas ilícitas pelo agressor, formam um conjunto de atos que estão relacionados diretamente com os casos de agressão e feminicídio. Os cerca de 900 mil processos que tramitam no judiciário sobre o tema, conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que contemplam os 28 feminicídios e 50 homicídios dolosos contra a mulher até outubro em nosso Estado (Secretaria de Estado da Justiça - Sejus) acrescidos dos 99 procedimentos ajuizados até novembro,

sociedade, é uma relação, as pessoas são atraídas pelas pousadas, bucólicas, escondidas nos recantos da floresta, cada uma com sua riqueza característica, por ir comer nos restaurantes, cada um com sua particularidade, seu cardápio, isso tudo provavelmente irá desaparecer, só vai ficar os bandejões do Sesc. O que pode ocorrer? acontecer de desestimular esse público que gosta de Santa Teresa, de se hospedar nas pousadas. E aí as pousadas vão desaparecer, os hotéis também, e com o tempo o próprio Sesc não vai atender à expectativa da sociedade. Porque o número de comerciários de Santa Teresa não é suficiente para manter um Sesc, que é o público alvo dele. O Sesc é isento. Então o município também vai sofrer uma perda fiscal. Se as pousadas não tiverem público, os restaurantes não tiverem público, a tendência é fechar as portas. Outro dia, comi um bacalhau de um restaurante português na rua do La-

Construir o Sesc é como condenar à morte o cartão de visitas de Santa Teresa. Com o tempo, tudo vai desaparecer. Só vai ficar os bandejões.

área ambiental protegida, seus parques. Ao chegar em Santa Teresa, do lado esquerdo têm a escola e a bonita floresta, agora condenada pelo projeto. Destruir aquilo ali pra fazer um grande hotel é um erro político. É como condenar à morte o cartão de visitas de Santa Teresa. Esse Parque temático seria o guardião da entrada de Santa Teresa, um

convite, uma recepção. Então é preciso ter muito cuidado antes de você destruir uma coisa que Deus colocou aí pra população. O divino colocou ali. O Sesc pode achar um outro lugar que não implique em estar próximo do rio que passa dentro do parque. Eu não sei nem como eles vão conseguir uma licença ambiental. Não é justo sentenciar à morte um parque que nasceu de uma idéia fantástica de preservar Santa Teresa o quanto possível. Ninguém está impedindo que Santa Teresa cresça, mas ela têm crescer harmoniosamente com a natureza sem destruir aquilo que há de mais caro que é a chegada da cidade. A cidade nasce ali, começa ali. O Sesc, eu acho que ele têm uma finalidade social interessante,mas precisa se encaixar no contexto, um Sesc em Vitória ou próximo de Vitória é muito bom porque você tem um público alvo grande.

A importância da audiência pública e da participação popular

S que correspondem a mais de 2 casos de violência contra a mulher, por semana, na Comarca da “Doce terra dos colibris”, revelam a avalanche descontrolada de violência contra a mulher no país. Neste contexto, é preciso que a sociedade deixe a passividade de lado e passe a denunciar os casos de violência contra a mulher (disque 180) e que elas, vítimas do agressor e do próprio silêncio, possam ter coragem de denunciar, deixar de ser o objeto de uma rotina de terror diário para vencer o jogo e como a estrela Marta nos ensinou recentemente: brilhar e ocupar um merecido, reconhecido e vitorioso lugar na família e na sociedade.

zer, eu saio daqui pra comer bacalhau em Lisboa… Aqui comi um igual! Isso é uma coisa que têm que ser sustentada à qualquer custo. Quando você chega em cidades como Londres, Nova York, todas têm sua

não teve dúvidas, um Hotel desse porte iria acabar com a forma e os objetivos do parque. Eu acho que a sociedade agora deve olhar pra isso e dar um pouco de apoio.

em margem de dúvidas, a participação da sociedade nas questões que lhe diz respeito é tão importante como qualquer outro direito estampado na Constituição Federal. De um lado, o poder público, com o dever de apresentar à sociedade, devendo expor de forma clara e objetiva todas as soluções propostas. De outro, a sociedade que têm o direito de propor, aprovar ou reprovar qualquer projeto que ponha em risco o futuro da coletividade ou que ameace a paz social. Assim, como ocorre com as Comissões do Congresso Nacional, no seu artigo 58, § 2º, em razão de sua matéria, o poder público deve realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil. E no poder legislativo municipal, por simetria (princípio por se-

melhança), compete à Câmara Municipal, através dos vereadores, estar sempre atenta para garantir esse direito, em harmonia com os maiores objetivos da representatividade. Por esse viés, já ocorreram audiências, em que a decisão popular foi decisiva para que o Executivo mudasse de opinião. Exemplo da barragem de São Lourenço que não tinha projeto consistente. Portanto é a sociedade que deve determinar sua vontade, afinal, a visão do político “A” ou “B” é menos importante do que todos juntos. Caso contrário, não estaríamos falando de democracia. No entanto, isso somente não basta. É preciso acompanhar o Legislativo e o Executivo, para garimpar a verdadeira face da democracia: quem está mais preocupado com a população, quem

Gregório Venturim presta o compromisso e a realização dos institutos políticos, administrativos, que deve (por obrigação) realizar o papel de vereador e prefeito. Afinal, é na audiência pública em que se amplia a consciência, bem como, os conceitos que a própria comunidade necessita para fazer valer o que mais esperamos enquanto cidadãos de nossa representação: o voto. Com isso, quem sabe, no dia que o cidadão tiver a plena participação nessas decisões, aí sim, vamos obter melhor prosperidade em nosso município e poder sanar vários e velhos problemas bem conhecido de todos.


Papai Noel chega na Jardinagem Serrana A 4ª edição do Papai Noel da Serrana acontece dia 15 de dezembro, a exemplo dos anos anteriores, papai Noel passeia pela cidade jogando balas e doces, emocionando as crianças. Seixas Baré

seixasbare@gmail.com

A

Jardinagem Serrana já se prepara para trazer o Papai Noel à Santa Teresa, O evento que já está em sua 4ª edição, acontece no dia 15 de dezembro. A chegada do Papai noel na Jardinagem Serrana está prevista para o meio dia e o passeio pelos bairros têm início às 14h. Juliana Dalprá Macci, diz que poder proporcionar esse momento para as crianças da cidade é um privilégio e uma experiência ímpar. “O Natal é uma festa especial, que têm uma magia que contagia as pessoas, adulto voltam a ser criança e não há recompensa maior que ver o brilho no olhar das crianças e também dos idosos que se emocionam ao ver Papai Noel, é um momento inesquecível”. Explica.

No ano passado Papai Noel, que veio de Nova Friburgo-RJ, circulou pelas ruas de Santa Teresa, sempre aplaudido e jogando balas e doces para as crianças. Junior Macci e Juliana Dalprá Macci a todos os munícipes a prestigiar o espírito

Natalino. “Essa data que nos inspira generosidade e confraternização, Assim também nosso desejo de compartilhar com todos os teresenses nossa gratidão a todos que fazem parte de nossa jornada”. Deseja o Casal.

As chuvas que caíram sobre a região no mês de novembro, deixaram estradas intransitáveis em Santa Teresa. Na comunidade em Santa Lúcia moradores ficaram ilhados. Moradores reclamam de negligência do poder público que há meses interrompeu o término da ponte.

M

Moradores da rua Pedro Laures tiveram que trafegar a pé, em um mar de lama durante as recentes chuvas, situação que se repete todos os anos, o assunto foi pauta várias vezes, na Câmara de vereadores, a prefeitura informou que a ordem de serviço sai em 30 dias.

larissanbandeira@gmail.com

Chuva deixa comunidade ilhada

uitos moradores da comunidade de Santa Lúcia em Santa Teresa não puderam chegar em casa quando chegavam do trabalho por causa das águas que cobriam a estrada na cabeceira da ponte que está sendo construída há mais de 6 meses no local. De acordo com moradores do local, o alagamento se deu por conta das pequenas manilhas que foram colocadas como paliativo

Prefeitura promete Calçamento em Córrego Sujo

Larissa Bandeira

No ano passado Papai Noel, que veio de Nova FriburgoRJ, circulou pelas ruas de Santa Teresa, sempre aplaudido e jogando balas e doces para as crianças.

durante a construção da ponte que se arrasta desde o início do ano. A cabeleireira Ivone Nascimento que mora no local diz que várias pessoas, inclusive com crianças pequenas ficaram ilhadas e tiveram que procurar um lugar para dormir e agasalhar os pequenos. “Quanto tempo ainda temos que esperar por essa ponte?” Indaga. O advogado Thiago Brasil diz que houve negligên-

cia na continuidade das obras. “Muitos políticos importantes vieram aqui anunciar as obras, houve tempo para construir a ponte, agora que o filho é feio não aparece pai” O prefeito criticou os denunciantes e disse que santa Teresa é uma cidade sem problemas e rebateu as críticas. A obra está sendo concluída pela PMST.

06

Geral

Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

A

Rua Pedro Laures no bairro Córrego Sujo, ficou intransitável mais uma vez, durante as chuvas de novembro deste ano, situação que se arrasta há décadas. Em 2013 foi feito o calçamento da rua João Migliorelli, principal do Bairro. Esse ano teve muita lama, por causa dos deslizamentos dos barrancos sobre a estrada, dificultando a passagem de veículos e pedestres, sobretudo crianças que fazem o trajeto a pé para a escola. A situação se agrava à noite com a iluminação pre-

cária. A população desde então têm feito reivindicações,. No ano passado o vereador Nivaldo Lepaus (PDT) propôs à prefeitura a finalização da pavimentação que estava parado. Em agosto deste ano, durante o Orçamento Participativo 2019. A prefeitura prometeu o calçamento até 2019. “Esperamos que cumpram, estamos cansados de promessas, quando chove ficamos ilhados, ninguém olha por nós, estamos até hoje a ver navios.” disse uma moradora que mora na localidade há 19 anos e não quis se identificar. O vereador Giovane Prando (Patri) na sessão ordinária do dia 20 fez críticas

ao descaso sofrido pelos moradores do local, disse que uma aluna da Pestalozzi está perdendo aulas por conta que o carro não pode entrar para pegá-la. De acordo com a Secretária de Planejamento da PMST, Samira Sperandio, no dia 22 de novembro de 2018 será feita a licitação, para definir qual empresa oferecerá o melhor preço para a compra dos materiais para a execução do calçamento. Informou ainda que Jardim da Montanha e distrito de Várzea Alegre também fazem parte desse plano de obras. Segundo ela, o prazo máximo para a ordem de serviço é de 30 dias.

PORTAL CLUBE DE GUARAPARI O Senhor Presidente do PORTAL CLUBE DE GUARAPARI, Dr. DANILO BAHIENSE MOREIRA, conforme Estatuto do citado Clube, no seu artigo 30, considerando a necessidade de regularização das normas estatutárias e das Atas das AGO e AGE, convoca a todos os diretores, conselheiros e sócios em dia, a comparecerem a AGE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 21/12/2018, no endereço Avenida Dante Michelini, nº 1497 - Jardim da Penha - Vitória/ ES, para discutirem e votarem sobre a ordem do dia: 1 - Revalidarem as ATAS ainda não registradas no CARTÓRIO DAS PESSOAS JURÍDICAS DE GUARAPARI, a saber: * AGO REALIZADAS em 24.02.1982, 25.02.1985, 17.02.1988, 20.02.1991, 25.02.1994 e 14.02.1997; * AGE REALIZADAS em 15.03.1985 e 01.08.1986, todas registradas no Livro de Atas, às fls. 2, parte A 11, devidamente registrado sob nº 7208 Livro B 19, às fls. 108/109, no dia 30.04.1981; 2 - Validar os atos praticados pela Diretoria no período sem a regularização no cartório competente das Assembléias; 3 - Aprovação dos relatórios pendentes; 4 - Eleição da Diretoria; e 5 - Assuntos diversos. Guarapari, DANILO BAHIENSE MOREIRA Presidente


Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

Wolf Von Glasenapp Terapeuta e homeopata

A Humanidade Traída

Parte II

Em 20 de novembro, 44 das mais respeitadas autoridades médicas do país honraram Rife com um banquete anunciando “o fim de todas as doenças” sob os cuidados do Dr. Milbank Johnson em Pasadema Mas em 1939, quase todos estes distintos doutores e cientistas negaram ter encontrado com Rife. O quê aconteceu para fazer com que tantos homens brilhantes tivessem esse completo lapso de memória? Parece que a notícia do milagre de Rife com pacientes terminais tinha chegado a outros ouvidos. Você se lembra da nossa questão hipotética no início deste relato: O quê aconteceria se você descobrisse a cura para tudo? Você vai saber agora ... Em primeiro lugar, uma tentativa foi feita para “comprar” Rife. Morris Fishbein, que tinha adquirido todo o estoque da Associação Médica Americana em 1934, enviou um advogado/procurador a Rife com um oferta “irrecusável”. Rife recusou. Nunca soubemos os termos exatos desta oferta. Depois Fishbein fez uma oferta para Harry Hoxsey, que tinha um remédio herbal contra câncer, que também tinha sido regeitada. Quando Hoxsey recusou a proposta de Fishbein, este valeu-se das suas conexões políticas poderosas para

prender Hoxsey 125 vezes em 16 meses. As acusações (baseadas em prática sem licença) foram sempre removidas no tribunal, mas o tormento levou Hoxsey à loucura. Mas Fishbein deve ter concluído que a sua estratégia não funcionaria com Rife. Primeiro, Rife não poderia ser preso por prática sem licença como Hoxsey. Uma acusação falsa significaria que as testemunhas de defesa de Rife seriam apresentadas por proeminentes autoridades médicas trabalhando com Rife. E a defesa teria a oportunidade de apresentar evidência como o estudo médico de 1934 feito com o comitê americano. A última coisa no mundo que a indústria farmacêutica queria era uma audiência pública sobre a terapia sem dor que curou 100% dos pacientes terminais de câncer e não custa nada além de um pouco de eletricidade. Isto poderia dar às pessoas a idéia de que elas não precisavam de drogas. E finalmente, Rife tinha gasto décadas acumulando meticulosa evidência de seu trabalho, incluindo filmes e fotografias de imagens congeladas. Nenhuma outra tática era necessária. O primeiro incidente foi o gradual roubo de componentes, fotografias, filmes e registros escritos do laboratório de Rife. O ladrão nunca foi pego.

Então, enquanto Rife se esforçava para reproduzir seus dados perdidos (naquele tempo as fotocópias e computadores não estavam disponíveis), alguém vandalizou seus preciosos microscópios de vírus. Peças do seu microscópio de 5682 partes foram roubadas. Antes, um incêndio provocado tinha destruído o laboratório de Burnett de vários milhões de dólares, justamente quando cientistas estavam preparando-se para anunciar a confirmação do trabalho de Rife. Mas o pior aconteceu mais tarde, quando a polícia confiscou ilegalmente o restante dos 50 anos de pesquisas de Rife. A Beam Ray Corporation era a única empresa que fabricava os instrumentos de freqüência de Rife (Rife não era sócio). Hoyland, proprietário da firma foi envolvido em uma frívola causa judicial que perdeu. Isso teve o efeito desejado: a empresa foi à falência por causa das despesas com a justiça. E durante a Grande Depressão, isto significou a completa paralisação da produção comercial dos instrumentos de freqüência de Rife. Arthur Kendall, o diretor da Escola de Medicina de Northwestern, que trabalhou com Rife no vírus do câncer, aceitou quase US$ 250.000,00 para, de repente, se retirar para o México. Essa era uma quantidade imensa de dinheiro naquela época da Depressão. E outros proeminentes figuras que colaboraram com Rife foram silenciados com uma

enorme quantia. Para terminar, os jornais médicos, patrocinados quase que inteiramente pelos anúncios das empresas de drogas e controlados pela AMA, recusaram publicar qualquer artigo de qualquer um envolvido com a terapia de Rife. Portanto, uma geração inteira de estudantes de medicina se formaram e começaram a trabalhar sem nunca terem ouvido falar dos importantes avanços da medicina de Rife. A magnitude de um crime tão insano eclipsa todas os assassinatos em massa da história. O câncer nos atingiu, um a um, silenciosamente ... mas em 1960 as mortes causadas por este ínfimo vírus excedeu às carnificinas de todas as guerras em que a América lutou. Em 1989, foi estimado que 40% de nós experimentará câncer em algum momento de nossas vidas. Durante a vida de Rife, ele tinha testemunhado o progresso da civilização, as viagens de cavalo ao avião a jato. Nesse mesmo tempo, ele viu a epidemia do câncer aumentar de 1 em 24 americanos em 1905 para 1 em 3 em 1971, quando Rife morreu. Ele também testemunhou o fenomenal crescimento da Sociedade Americana do Câncer, a Fundação Salk e muitas outras coletarem centenas de milhões de dólares para doenças que foram curadas muito tempo antes em seus próprios laboratórios em San Diego. Em um período, 176.500 drogas para o câncer foram submetidas para aprovação. Qualquer

07

Geral uma que apresentasse resultados “favoráveis” em apenas 1/6 e 1% dos casos estudados poderiam ser licenciadas. Algumas dessas drogas tiveram uma taxa de mortalidade de 14 a 17%. Quando a morte advinha pela droga, não pelo câncer, o caso era registrado como uma remissão “completa ou parcial” porque o paciente, de fato, não havia morrido de câncer. Na realidade, era uma corrida para ver qual mataria o paciente primeiro: a droga ou a doença. Em 1971, Royal Rife morreu de uma combinação de Valium e álcool com a idade de 83 anos. Talvez sua continuada exposição às suas próprias freqüências o tenham ajudado a sobreviver ao abuso do álcool por tantos anos. Felizmente, sua morte não foi o fim da sua terapia de eletrônica. Alguns doutores humanitaristas e engenheiros reconstruíram seus instrumentos de freqüências e mantiveram o seu gênio vivo. A tecnologia de Rife se tornou de conhecimento público outra vez em 1986 com a publicação de “A CURA DO C NCER QUE FUNCIONOU: 50 ANOS DE SUPRESSÃO de Barry Lynes (Cancer Cure That Worked: 50 Years of Suppression). Você pode consegui-lo na “Amazon Books”. Veja o Website deles para ter uma descrição e informação sobre o livro. h t t p : / / w w w. a m a zo n . com/exec/obidos/ISBN%3D0919951309/gordonkaranhes-KeA/002-2935002-

INFORME PUBLICITÁRIO Há uma grande variação de custo, projeto e qualidade dos modernos instrumentos de pesquisas de freqüências de Rife disponíveis. O custo parece variar muito. A exposição à freqüência apropriada e a umidificação do corpo com uma grande quantidade de água pura e limpa é crucial para alcançar os resultados que Rife conseguiu. Estes procedimentos são totalmente explicados nos manuais das melhores unidades disponíveis no mercado. Um dia, o nome de Royal Raymond Rife poderá ascender ao seu lugar merecido, como um gigante da moderna ciência médica. Até lá, sua fabulosa tecnologia se mantém disponível somente para as pessoas que têm interesse em buscá-la. Enquanto perfeitamente legal para veterinários, para salvar as vidas dos animais, a brilhante terapia de freqüências de Rife permanece um tabu para os prevalecentes médicos ortodoxos, por causa da contínua ameaça que ela representa para o monopólio médico/farmacêutico internacional, que controla as vidas, e mortes, da vasta maioria das pessoas neste planeta. Também, poderia ser dito aqui que, há muitos profissionais da saúde maravilhosos hoje em dia. Apesar de eles serem freqüentemente limitados pelas ferramentas que eles podem utilizar, procure sua assistência se você desejar. Eles podem ser de grande ajuda em muitas situações.

Desvendado o mistério das águas milagrosas de Lourdes Acredito que na Europa todos conhecem as famosas águas de cura de Lourdes na França onde milhões de pessoas de todo o mundo vão diariamente para se curar de alguma enfermidade.

Será que é apenas uma questão de fé?

Em 2007 aparece pela primeira vez um artigo na: “Nature Medicine Advance Online Publication, 7 May 2007” sobre os efeitos curativos de hidrogênio molecular na água. E logo são publicados artigos revelando os efeitos curativos que o hidrogênio tem na saúde do ser humano e animal. E não demorou muito, um pesquisador, com um aparelho de teste para encontrar hidrogênio na famosa nascente de Lourdes, de Tiacote no Mèxico e finalmente na nascente de Nordenau na Alemanha. E

todas essas, ao contrário de milhões de outras nascentes, tem hidrogênio na água. Quem indicou o efeito de cura da nascente de Lourdes não foi nada menos do que uma Aparição de Nossa Senhora em 1858 à uma moça pobre de 14 anos, Bernadete Soubirous, e lhe pede para que uma capela seja erguida no local de encontro, que era a nascente de Lourdes. E não demorou muito, milhões de pessoas vão à nascente para se curar de todo tipo de enfermidade. A ciência realmente comprova, que o hidrogênio, a menor partícula de todos os elementos, consegue chegar a qualquer lugar, inclusive nas células e neutralizar todos os oxidantes nocivos que se encontram nelas. Com isso fica comprovado, que o hidrogênio é o melhor antioxidante que existe e com seu efeito

de cura faz milagres além da conta. O próximo passo foi de inventar um gerador de hidrogênio que pudesse colocar o hidrogênio na água e curar centenas de doenças. Dito feito. Hoje temos um gerador de hidrogênio no mercado que nos fornece uma água igual a da nascente de Lourdes. Praticamente todos os nossos sistemas orgânicos que são afetados por oxidantes, causadores das doenças, podem ser curados com essa água hidrogenada.

Todos os tipos de doenças causadas por radicais livres:

Sistema circulatório: Infarto do miocárdio, arteriosclerose Sistema respiratório: Pneumonia, angina, etc. Sistema nervoso cerebral: AVC, epilepsia, hemorragia cerebral, Parkinson, etc.

Sistema digestivo: Gastrites úlcera gástrica, câncer gástrico, pancreatites, enterite Sistema sanguíneo: Leucemia, septicemia, hiperlipidêmica, etc. Sistema endócrino: Diabetes, obstáculos no metabolismo adrenal, etc. Sistema tegumentar: Dermatoses, dermatites solares, sensitividade à luz, etc. Sistema oftálmico:Glaucoma, retina degenerativa, etc. Sistema de tumores: Câncer pelo fumo, causado por químicas por radiação... Sistema de tecido conjuntivo: Reumatismo, doenças autoimunes, doenças de colágeno.

Água ativada com hidrogênio molecular só elimina radicais livres tóxicos O hidrogênio se liga com radicais livres para prevenir a des-

truição de células. A ligação dos radicais livres com hidrogênio se torna água, que é levado para fora do corpo. Com isso o hidrogênio molecular se torna o mais perfeito antioxidante, eliminando somente radicais livres tóxicos. Pois se a criação de antioxidantes é menor do que a formação de radicais livres, ficaremos doentes. Graças à ciência, a água hidrogenada feita em casa traz o mesmo benefício da água milagrosa de Lourdes. Con-

trola o açúcar no sangue, evitando o diabetes, previne a obesidade, controla a ansiedade, mantendo a saúde e a pressão do sangue. Previne problemas intestinais, diarréia crônica, indigestão, prisão de ventre. Previne osteoporose, controlando a densidade óssea. garantindo a saúde das articulações.

Wolf Von Glasenapp (27) 99769 - 9874 Raquel Macedo (27) 99913 - 9150


Santa Teresa Noticia

O

Santa Teresa, a primeira comunidade italiana

s primeiros imigrantes italianos chegaram a Vitória em 21 de fevereiro de 1874, no barco a vela La Sophia, com destino à fazenda de Pietro Tabacchi, situada na baixada Espíritossantense. Em 31 de maio de 1875 aportou o navio a vapor Rivadavia, trazendo as 60 famílias destinadas ao Núcleo Timbuy que hoje é Santa Teresa. Naquela época, em função de questões políticas com a Áustria, o Norte da Itália e os habitantes do Trentino viviam com dificuldades, inclusive a deficiência de terras para cultivo e sobrevivência. Mas, surgiu a notícia de que no Brasil havia enormes áreas de terras destinadas ao cultivo, o que entusiasmou os nossos imigrantes a partirem para o Brasil, com destino ao Espírito Santo. Desembarcando em Vitória, os componentes do Rivadavia encontraram

muitos da primeira leva, que ali haviam retornado, em virtude do fracasso da empresa de Tabbacchi. Após alguns dias, em canoas a vela, subiram pelo Rio Santa Maria até o então Porto de Cachoeiro, e, munidos de exíguas ferramentas, escassa bagagem e crianças ao colo, através de trilhas abertas na floresta subiram a montanha, percorrendo os 29 km até a localidade hoje Santa Teresa. O Governo do Estado já havia providenciado abrigos, simplórios porem, e logo, a delimitação dos lotes de terra a eles destinados. No dia 26 de junho de 1875, realizou-se, por sorteio, a distribuição das áreas com destino às famílias. Imagine-se que eram áreas constituídas de floresta e que para atingi-las também era necessário atravessá-la. Mas, imbuídos do trabalho necessário em busca da so-

Novembro 2018 brevivência, ali construíram barracos cobertos de palhas de coqueiro e iniciaram a derrubada, para o plantio de culturas de sobrevivência e café, cuja produção renderia meios para aquisição de outros produtos, inclusive o tão necessário querosene para as lamparinas. Ao Sábado à tarde, partiam, a pé, para Cachoeiro em busca de qualquer produto para sua manutenção (e o querosene?) retornando ao Domingo, porque segunda-feira já era dia de trabalho na roça. No dia 02 de junho de 2008, foi sancionada a Lei Nº 11.687, instituindo o “Dia Nacional do Imigrante Italiano” a ser anualmente comemorado em 21 de fevereiro em todo o território nacional. Isto, em face da chegada da nave La Sofia, conforme acima referido. E em 11 de janeiro de 2018 foi sancionada a Lei Nº 13.617, instituindo no calendário oficial brasileiro o dia 26 de junho, a data do reconhecimento do Município de Santa Teresa, como o Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil. Isto, em face da fundação, conforme já registramos acima. Então, nosso profundo e sentido reconhecimento aos imigrantes, nossos fundadores e que nós, teresen-

ses, não apenas orgulhosos, mas, acima de tudo, nos empenhemos em dar continuidade ao exemplo de luta e harmoniosa convivência que eles nos deixaram, não olvidando os indígenas, que ocupavam estas terras com tanto amor e respeito, sem nada destruir. Mas, não é só o aspecto da luta pela sobrevivência. Outros fatos, merecem registro: É o caso, por exemplo, da busca de ordem coletiva, visando uma convivência harmoniosa e o respeito à natureza dadivosa. No dia 22 de fevereiro de 1891 foi solenemente instituída e instalada a Vila de Santa Teresa, nosso atual Município. Já escolhidos e após deferido o juramento legal, foi empossado o Conselho Municipal, assim constituído: Jeronymo Vervloet, Presidente; Fortunatto Broilo, Dr. Emilio Haessler, Alexandre Felippe e Julião Floriano do Espírito Santo. Do brilhantismo dessa equipe de governo, vale ressaltar que a primeira Lei aprovada e posta em vigor, foi o Decreto Nº 01 de 21 de dezembro de 1892, que promulgava o Código de Posturas do Governo Municipal. Dessa Lei vale destacar um dos artigos, o de número 27, em seu pa-

Cultura rágrafo 4º: “É expressamente proibido: Fazer obra de qualquer gênero sobre o rio e, sem licença do Governo Municipal, dentro da Vila e povoações. Ao infrator, multa de dez a trinta mil reis, além de demolir a obra”. Vejamos o grau de preocupação dedicado ao então Rio Timbuy que corta a nossa Cidade! Mas, outro fato a relembrar: Qual foi a Segunda Lei? Ela vem confirmar o nível de responsabilidade e compromisso dos nossos imigrantes: O Decreto Nº 02 de 04 de janeiro de 1893, que “Orça a receita e fixa a despesa para o exercício de 1893”. Então, póstumos e devidos parabéns e agradecimentos da parte de nós teresenses, àquela brilhante equipe que de maneira tão eficiente, honesta e brilhante se desincumbiu de sua honrosa missão. E, primeiro, a Lei objetivando a organização, tão necessária. A questão financeira, em segundo lugar! Muito importante, também, ressaltar a dadivosa presença dos nossos Frades Capuchinhos. Chegaram a Santa Teresa, provindos da Cicília-Itália e constataram que os colonos estavam abandonados, por parte das autoridades competentes, no âmbito da educação es-

08 colar. De imediato construíram uma modesta casa Canônica, e, em 21 de outubro de 1901 criaram a primeira escola em Santa Teresa, que ali funcionava, dada a inexistência, ainda, de outro local mais apropriado. E,foi sob o comando deles, sempre, que o ensino escolar progrediu. E hoje, contamos inclusive, com a ESFA - Escola São Francisco de Assis que continua com a presença de nossos estimados Frades. E que nós teresenses procuremos ostentar essa bandeira, evitando a ocupação desordenada da Cidade e seus distritos, respeitemos os rios e o meio ambiente. Pois, temos o exemplo do teresense Augusto Ruschi, “Patrono da Ecologia do Brasil”! E não podemos olvidar um grande teresense, o Dr. Luiz Carlos Biasutti, Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que lá das alterosas não esquece sua querida Santa Teresa. Autor de várias obras referentes à sua terra, com dedicação e empenho conseguiu, inclusive organizar uma publicação referente à emancipação de nosso Município, contendo o elenco das primeiras 34 leis aqui publicadas na fase inicial da fundação de Santa Teresa.


Intest, consagração da

Diomedes Antônio Mognato Bancário e empresário no segmento de vinhos importados

Depois do sucesso do Intest a Rizzo Companhia de Teatro volta ao palco nos dias 14, 15 e 16 de dezembro na casa da cultura, com as peças “Loucura de Barriga Vazia”, “Lúcia” e “Natal de Bruxa Tem Asa de Morcego”. O STN conseguiu uma entrevista com Flávio Spiess professor, ator e diretor da companhia Thiago Auer

sibilitou a minha vinda de Santa Catarina para cá.

Santa Teresa Notícia - Depois do sucesso do Intest, vem as apresentações do fim de ano, qual a expectativa? Flávio Spiess - Tenho a certeza de que será um verdadeiro show dos meus alunos. Digo isso porque conheço o potencial de cada um deles e porque eles já apresentaram os espetáculos no 3º Intest, um evento que sempre conta com companhias de teatro profissionais, e mesmo assim, não se “intimidaram”, mandaram maravilhosamente bem! O público pode esperar um belíssimo trabalho, eles não são “apenas alunos de um curso de teatro”, mas verdadeiros atores. Se eles seguirão este caminho, é outra história, mas o potencial e a qualidade técnica é inegável! STN - Quantos anos de companhia? FS - A Rizzo Companhia de Teatro começou oficialmente no dia 05 de Março de 2012 (vai fazer 07 anos), graças a um projeto da Prefeitura Municipal de Santa Teresa, através de Marcelo Anacleto, Secretário de Turismo e Cultura, que pos-

STN - Quantos alunos inscritos este ano? FS - Em 2018, aproximadamente 35 alunos inscritos.

iagoauergtr@gmail.com

Flávio Spiess professor, ator e diretor da companhia

Vinhos Portugueses:

conheça suas uvas e regiões

STN - Quantos alunos já passaram por essa oficina? FS - Tenho este registro oficial . Desde 2012, passaram por este projeto 161 alunos. STN - O que tem a dizer sobre o Intest? FS - Novamente o INTEST – Intercâmbio Internacional de Teatro de Santa Teresa superou minhas expectativas. Tivemos espetáculos maravilhosos vindos do Chile, da Argentina e do Brasil (Timbó – SC e Santa Teresa – ES) além de oficinas interessantíssimas. Mas o que me alegra é o fato dos grupos estarem entendendo a verdadeira proposta do evento, que é justamente a troca de experiências, sempre como muita humildade e com um grande espírito de amizade entre os povos. E venho percebendo que os grupos têm abraçado essa proposta “inovadora”, já temos no nosso Cadastro de Reservas um número considerá-

09

Turismo

Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

H vel de grupos empenhados a mostrarem os seus trabalhos aqui na terra dos colibris. STN - Qual sua formação e quanto tempo de teatro? FS - Comecei no início do ano de 2000 na cidade de Timbó – SC, através de um projeto muito parecido com o que existe hoje em Santa Teresa – ES. De lá pra cá, nunca mais parei, até hoje foram muitos os espetáculos em que atuei e dirigi, foram muitos os festivais que participei, muitos os cursos que ministrei e que participei, entre outros trabalhos. O importante disso tudo é que eu acredito na constante formação do profissional. No meu caso, todo ano participo de cursos de aperfeiçoamento. Hoje tenho o meu Registro Profissional no Sated/ RJ – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão, como Artista, nas funções de ator e diretor. Basicamente, a Sated é o órgão que regulariza e representa os artistas e técnicos de cada região do país. STN - Considerações finais. FS - Estamos fazendo um trabalho de formação de público, e isso é um proces-

so lento, é um trabalho de formiguinha. No entanto, estamos muito felizes com os resultados obtidos até o momento. Foram muitas oficinas realizadas no município de Santa Teresa, muitos espetáculos, e de “bônus”, temos o Intest, que hoje é o único Festival Internacional de Teatro do Estado do Espírito Santo e que tem o foco voltado no intercâmbio. Foram inúmeros os trabalhos realizados até aqui. Mas tudo isso só foi e está sendo possível graças ao enorme apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Com este apoio, é possível trabalharmos duro em vários outros projetos relacionados às Artes Cênicas. Para quem ainda não conhece os nossos trabalhos e quiser nos acompanhar nas redes sociais, é só seguir: Facebook: https://www. facebook.com/rizzocompanhiadeteatro Instagram: https:// www.instagram.com/rizzocompanhiadeteatro Site: http://rizzociadeteatro.wixsite.com/rizzociadeteatro

Novembro passou, mas... os cuidados com a saúde é para o ano todo!! (27)

99984-2020

facebook.com/Mil-Vinhos

@milvinhos

oje conto para vocês um pouco de Portugal, onde recente tive a oportunidade de fazer meu próprio bland e conhecer um pouco mais deste país e seus vinhos, produto de extrema elegância, que vem arrebatando cada vez mais consumidores no mundo todo! Portugal é conhecido muito pelo vinho doce fortificado, o vinho do Porto, e também pelos vinhos Madeira e Verde. Mas produz outros tantos; tintos, brancos e rosés, que estão dentre os vinhos mais fáceis de beber e se agradar, sempre muitos equilibrados, macios e ao mesmo tempo marcantes. Recentemente o país ganhou denominações de origem, paralelas às da França: DOC ou DOP, IGP e Vinhos de Mesa. Outra classificação é a Indicação Geográfica (IG) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou, simplesmente, “Vinho Regional”. Por último, no critério de classificação dos vinhos, estão os de mesa, que não estão sujeitos às normas de controle de qualidade, origem ou castas. Dentre as 14 regiões podemos destacar as Região do Douro,( a terra do Vinho do Porto), da Madeira, Do Dão, Bairrada, Região do Vinho verde e Minho, Lisboa, Alentejo e península de Setúbal. Cada região se define por seu solo e climas próprios às vezes o sol e calor outros o frio intenso, umidade, outras de áreas costeiras com forte influência dos ventos marítimos, diferenças marcante como exemplo o Douro com suas montanhas e o Alentejo com suas áreas mais planas de

altas temperaturas. Em variedades de uvas encontradas na região, são mais de 250 espécies nativas, as mais famosas : Touriga Nacional, Touriga Franca, Castelão, Baga, Fernão Pires, Alvarinho, Encruzado, Arinto, Alfrocheiro, Tinta Roriz, Trincadeira , para os apreciadores, vale a pena uma pesquisa para conhecer um pouco mais de cada casta, suas origens e características. Lembrando que Portugal possui cultivos de outras variedades como exemplo cabernet Sauvignon, Syrah , petit verdot ... Com todas estas diversidades o certo mesmo que cada região e uva leva para dentro da garrafa sua impressão digital que é única e cada família, cada enólogo os faz ainda mais diferenciados nos provocando a provar cada um e sentir as particularidades. Quem visita o País sempre bate aquele desejo de voltar , admirar a beleza natural, saborear a culinária e degustar seus vinhos como descritos acima, e ainda mais quando você pode desfrutar de uma experiência única de fazer um Blend. Visitei a Vinícola Quinta dos Vales e com vinhos das castas, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon e Touriga Franca , Lacrei um blend para tomar daqui 4 anos com 70% Touriga Franca, ( Forte que exigirá este tempo de guarda) 22% Cabernet sauvignon ( Proporcionando um toque de frutado) e 8% Petit Verdot (Para marcar com seus taninos e adicionar aroma de especiarias ) , Uma experiência que aconselho e desejo que todos vocês possa um dia usufruir.


10

Cultura

Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

Pestalozzi comemora 27 anos e homenageia parceiros Seixas Baré

seixasbare@gmail.com

A

Sociedade Pestalozzi de Santa Teresa realizou a 2ª edição das homenagens aos seus parceiros colaboradores, o ato aconteceu no dia 22 na Câmara de Vereadores de Santa Teresa durante a festa de 27 anos da entidade na terra dos colibris. O evento lotou a cada de leis, sociedade, autoridades see alunos da instituição estiveram presentes. ao final um coquetel foi

Pestalozzi do Brasil

oferecido aos presentes. atentos a comemoração foram homenageados o José olavo Médice, Sônia Iamond, Pousada Santa Lúcia e o vereador Gregório Venturim No ano passado foram homenageados o prefeito Gilson Amaro, Carmen Prando (Pretinha), Associação Brasileira de alegria e Saúde. De acordo com a diretora da entidade Marisa Lucindo,, a Pestalozzi Santa Teresa garante atendimento a 122 pessoas portadoras de necessidades especiais, Marisa explica que

Idalina, Ivone, Rosel, Pâmela, Marisa Lucindo, César Simonassi, Maria do Rosário (Nenê) e Letícia, presentes para bater parabéns para a Associação Pestalozzi que completou 27 anos. a entidade é mantida por turim, um dos homenage- Na tarde do dia 30 um doações da comunidade, ados, Diz que a entidade grande bolo foi cortado sob sócios protetores, convê- merece todo respeito da os aplausos dos alunos da nios e verbas de projetos, sociedade e ajuda de to- entidade. a maioria dos recursos vem dos. da prefeitura municipal. “Fico muito honrado em “As doações são de todo ser agraciado com o Selo tipo, dinheiro, alimento, “Nós cuidamos dessa rosa” produtos de limpeza ou nessa data tão especial na trabalho voluntário. qual a entidade faz 27 anos Nosso maior desafio hoje é de trabalho no Município, a legalização do terreno lo- zelando pelo cuidado das calizado na penha, que nos pessoas especiais. Como foi doado por Nilton Panci- cidadão acredito ser um ni, Moacir Perini e Jonacir dever de todos fazermos o Broseghini (paçoca), para bem ao próximo e a Pestaa construção e a prática da lozzi tem uma equipe séria Equoterapia. que merece todo nosso O vereador Gregório Ven- respeito e apoio.” Contou.

O Natal dos imigrantes italianos e seus descendentes

N

as minhas lembranças dos almoços de Natal, estão meus avós, Alvina Ronconi e Alcebiades Feller, sentados à mesa despejando um pouco de vinho em um prato de agnoline (capeleti). Mas de onde surgiu esta tradição? Os imigrantes trouxeram em suas malas muito mais que alguns poucos utensílios, peças de roupa e de enxoval. Suas tradições os acompanharam e muitas delas sobrevivem até os nossos dias. Dentre as tradições dos imigrantes está a religião católica e os festejos do Natal, onde comemora-se o nascimen-

to de Jesus. Além de ir à igreja para comemorar tão importante data, dentre os preparativos do Natal estava reunir a família para preparar o agnoline e providenciar um bom vinho. Virgínia Tamanini descreve uma dessas cenas típicas do Natal em seu romance Karina: _Começou o Natal em nossos corações - pensei. À noite, ninguém quis sair à rua. Aguardavam para ajudar a fazer os ‘capeleti’. (...) eu desossava a galinha, Juntei em seguida a carne de galinha com a linguiça e o toucinho e passei na máquina. Condimentei com bastante queijo, uma

pitada de noz-moscada, outra de pimenta do reino, amassa bem e o recheio ficou pronto. Apanhei trigo, ovos, uma xicrinha de água morna e em pouco a massa estava pronta. Com o pau de espichar – longo e roliço- comecei a abrir a massa (...) cortei-a em quadrinhos (...) Chamei, então, a meninada, que veio correndo. (...) Uns separavam os quadrinhos de massa desfolhando-os; outros faziam bolinhas com recheio e as colocavam nos quadrinhos da massa. Eu ia armando os ‘capeleti’ um a um (...) Vez por outra, as crianças

A Sociedade Pestalozzi do Brasil (SPB/Brasil) é uma entidade sem fins lucrativos, de âmbito nacional, tem o propósito de promover o estudo, assistência, tratamento, educação e ajustamento social das crianças e adolescentes e adultos, portadores de necessidades especiais que por seu desenvolvimento mental e aptidões de caráter especiais, necessitem de assistência terapêutica e pedagógica. Garantindo a dignidade e os direitos do ser humano, promovendo valores sociais, éticos e morais, tais como justiça, equidade, igualdade e liberdade das Pessoas com Deficiência.

Simone Zamprogno Scalzer

Mestre Gestão Integrada do Território- UNIVALE/MG Graduada Geografia-FUNCAB/ES

cochichavam entre si, disfarçando. As bolinhas de recheio erravam o caminho (TAMANINI, 1980, p. 2023). Hoje o município de Santa Teresa está repleto de pequenas fábricas de capeleti e este prato é consumido durante todo o ano. Contudo, no almoço ou ceia de Natal dos descentes este é ainda um dos destaque dentre todos os outros pratos. Precisamos destacar ainda, a presença do vinho e da uva no Natal. Santa Teresa está atualmente em destaque no cenário estadual quanto à produção de vi-

Funcionando de terça à sábado

(27)

nho e uva, mas esta tradição foi “trazida na mala dos imigrantes”. Como podemos observar no depoimento do senhor Melício Montibeller: Quando a minha avó veio da Itália para o Brasil, ela falava em negócio de uva. Ela falou assim: _Vamos levar umas mudas de uva pra plantar no Brasil. Porque dia de Natal se não tiver uva a gente não tem sorte e faltando a uva na mesa não é Natal. Daí eles trouxeram nove mudinhas de uva em batatas da Itália. (...)Eles vieram abriram um lugar e plantaram as mudas de uva, mas só salvaram seis pés. (MONTI-

BELLER, 2014). Vamos chegar ao Natal 141, desde que as primeiras famílias italianas da Expedição Tabacchi se instalaram em Santa Teresa. E mesmo a após tanto tempo muitas tradições se reproduzem nas famílias dos descendentes. As mesas hoje provavelmente vão estar mais fartas do que daqueles Natais dos 1800. O vinho e o capeleti continuam nas mesas. E esperamos o aniversariante do dia, Jesus Cristo, continue a ser lembrado e possa estar presente em todas as famílias

99911-6963

Av. José Ruschi - Santa Teresa - ES - Em frente ao Museu


Cultura

Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

MAMMa MIA!

Myrian Loureiro Artista Plástica

Frei José Corteletti (Bepe) Essa coluna divulga curiosidades e acontecimentos pitorescos ou folclóricos que ajudam a entender e florear o cotidiano da história teresense... e que não se encontram relatados nos livros.

Nas tardes de verão

A

h! isso tem muito tempo! Eu era criança e os rapazes e os homens se reuniam nas tardinhas quentes de verão para conversar do andamento das plantações. Nessa época os milharais das encostas dos vales do Perdido esperavam a segunda e última capina. Poderia até vir uma terceira. A maior vergonha dos colonos seria chegar o Natal sem ter terminado a limpa. Dizia-se: “Eh! o galo vai cantar na roça del Tonho” ou de quem quer que fosse. Falavam também, nessas bocas-da-noite, de outras notícias que corriam a colônia. Numa dessas tardes já escurecendo - bem me lembro - esgotados os comentários, o Bepe Cupin saiu-se com essa: Que é o que é que cai em pé e corre deitado? Essa é antiga, diziam, é do tempo do nonno: a chuva - em coro era respondido. - Só sei dizer que a noite foi motivada com “o que é que é”, com adivinhações transmitidas de geração em geração. Algumas atualizadas de uns dez anos atrás. Também as crianças tinham o costume de brincar de adivinhar e conheciam as mesmas perguntas e respostas dos homens. O vecchio Scarpon tinha ido à cozinha tomar o resto do último café coado e voltou com essa: que é o que é que entra na casa e fica com a cabeça de fora? Num instante: o botão. Esta agora é difícil - declarou il Bastián: Uma casa bem-feita, com quatro esteios e uma telha só, o que é que é? - Vi um no caminho, perto da porteira na boca-da-mata, que correu e entrou no buraco: Tatu. E, ora um ora outro, continuaram: O que é o que é que anda com os pés na cabeça? ... ! Que é o que é que, joga pra cima é prata, cai no chão é ouro? ...! ... que está no meio do rio e não se molha?...! E por aí afora... As mulheres da cozinha foram

minguando a conversa e assuntando as brincadeiras dos homens na sala. Aí a bela Teodolinda levou o café fresquinho, as canequinhas e o bule de esmalte, servindo a todos; no terreiro as crianças brincavam de esconder. Eram a maioria. A noite avançava mal aclarada por uma lâmpada elétrica quase morta. Só sei que começaram as adivinhações mais apimentadas: O que é que a mulher tem no meio da perna? - O joelho ...! De vez, as mulheres pararam o papo... e os homens continuaram com umas mais quentes que outras. Alguém chegou a se afastar. Quase calado até então, o Isidoro, há pouco chegado do exército no Rio, veio com uma pra pôr todo mundo pra dormir: Minha gente - começou ele - essa não é indecente: Minha gente, vamos fazer aquilo que Deus consente, ajuntar pelo com pelo e deixar o pelado dentro - e não é indecente.... o que é? A casa veio abaixo! Das mulheres umas ficaram sem jeito, as moças, vermelhas. A Carmelina, minha irmã mais velha, saiu gritando lá da cozinha: Seus cavalões, vocês não têm vergonha na cara, não? Nós somos mulheres e estamos ouvindo tudo. O Isidoro com aquela cara de-inocente-pra-besta, logo foi respondendo: É dormir, suas bobas; (ajuntar os cílios e deixar o bago do olho dentro... kkkkk…, é fechar os olhos... kkk...!). Mamma mia!!! Eu logo vi que essa não era da tradição paulina do Perdido; certamente o Isidoro ou alguma patente do exército lera o romance “Macunaíma” (1928), de Mário de Andrade, e contava esse papo do herói Macunaíma e a Cei, para os companheiros de farda. Chegou até a nosso querido São Paulo do Rio Perdido. Mamma mia! ...

11

O

A viagem...

que foi essa andança? Curiosa, programada, pessoas se predispondo e aceitando um percorrer longínquo, para atravessar nosso extenso “Oceano Atlântico”, para lugares diferenciados, determinados distantes, falados, propagados em seu mister de conhecimentos, beleza, cultura, “O Velho Continente Europeu”. Assim, formou-se um grupo ao convite oferecido, conhecidos, nem todos, apenas sabíamos ser teresenses convictos, da nossa charmosa terra dos colibris” Santa Teresa”, e a felicidade de possuirmos um companheiro capixaba. E, de tal modo, formouse o que poderíamos dizer, sem sombra de dúvidas uma união, um grupo distinto em suas vidas, suas particularidades, para compor uma jornada... entusiasmo, expectativa, pelo desconhecido almejado, mescla de que? Busca interior, pessoal, ver e sentir? Olhar o belo ,eis a questão...pessoalmente, confesso, que necessitava de inovações, procurar além do meu querer, a continuidade …que não nos pertence, mas forçosamente temos que aprimorar... então aconteceu, dessa adesão, surgiu como o despontar duma belíssima flor, como o surgir dum amanhecer esplendoroso, o tesouro da AMIZADE…valeu…durante 13 estivemos juntos. Percorremos o Primeiro Mundo, com suas rodovias modernas, ouvindo relatos milenares, comprovados nos vestígios visíveis, guardados, cuidadosamente dentro duma memória que se fazia presente ao nosso olhar... E, aí foi possível constatar donde viemos, para formarmos essa nação primorosa que se chama Brasil. Myrian Loureiro 14/11/2018

Quinze clássicos românticos

R

afael Raby comemora 10 anos de produção de poesias e aproveita para marcar a época lançando seu primeiro livro, intitulado “15 Clássicos Romanticos” , Rafael diz que em seu novo projeto vai levar o palhaço Chiquino para o Youtube. “É um personagem que trabalho com ele há muito tempo, as pessoas já conhecem e é o que mais se parece comigo” conta;


A Resolve Multas não para de inovar, em parceria com a conceituada psicanalista Regina Mariani, traz para Santa Maria de Jetibá o melhor da psicanálise. A Dra. Regina estará atendendo nas quintas e sextas na Rua dos Imigrantes, 49, Santa Maria de Jetibá.

Cultura

Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

12

Tudo pronto para o Miss e Mister ES 2019 Dia 06 de dezembro acontece na Área de Eventos do Shopping Vila Velha, a 19ª edição do concurso de Miss e Mister ES 2019 que vai eleger representantes nas categorias Mini, Mirim, Juvenil e Teen, com faixa etária entre 4 e 24 anos. O evento é organizado pela TH Promoções, de Ivete e Thays do Espírito Santo.

E

sse ano o Espírito Santo bateu um recorde ao conquistar sete premiações na 18ª edição do Beleza Fashion Brasil, o maior concurso de beleza da América Latina. Os capixabas ocuparam os 7 primeiros lugares em suas respectivas categorias com os candidatos Alice Stange (7) Mini Miss Brasil e Simpatia; Saly Pio (14) Miss Pré-Teen Brasil; Kaio Antunes (9) Mini Mister Brasil Universe e Pedro Henrique Balista (21) Mister Brasil América’s, agora se preparam para representar o Brasil na etapa internacional, que vai acontecer na França e nos Estados Unidos, em 2019. O concurso Miss e Mister Mini, Mirim, Juvenil e Teen ES, além de exaltar a beleza capixaba, é voltado para a inserção e apresentação dos candidatos no universo publicitário e no mundo da moda, bem como no âmbito da interpretação, como em comerciais, entre outros. Além disso, os primeiros lugares de cada categoria representam o Espírito Santo em concursos na-

C

Saly Pio (14) Miss Pré-Teen Brasil; Kaio Antunes (9) Mini Mister Brasil Universe e Alice Stange (7) Mini Miss Brasil e Simpatia; Pedro Henrique Balista (21) Mister Brasil América’s, agora se preparam para representar o Brasil na etapa internacional, que vai acontecer na França e nos Estados Unidos, em 2019. cionais. Para participar, os candidatos devem apresentar o material fotográfico para a organização do evento, via WhatsApp (27) 99789.7210 ou ir até o estande da TH Promoções, localizado no Shopping Norte Sul, de terça a sábado, de 13 às 18 horas. Depois de serem aprovadas nessa primeira seleção, o grupo participará aulas de etiqueta e comportamento, além de cuidados estéticos.

- Recursos de multas - Suspenção CNH - Seguro Dpvat

-Curso de Reciclagem e outros.

(27) 99782-0419 99691-9718

Categoria Mini:4 a 8anos Categoria Mirim: 9a 12 anos Categoria Juvenil: 13 a 17 anos Categoria Teen: 18 a 24 anos

Como fazer a inscrição? Enviar 4 fotos, sendo duas de rosto e as ou-

Léo Cobal na Rádio Transamérica Santa Teresa

om 20 anos de experiência em rádio, o radialista e jornalista Léo Cobal está nas ondas da Rádio Transamérica FM Santa Teresa (105,3) com a melhor equipe do rádio das montanhas capixabas: Lany Scottá e Wandrson Morett. O programa Santa Total vai ao ar de

A Resolve existe para facilitar sua vida

Categorias

15h às 19 horas, de segunda a sexta, com muita música, entretenimento, informações e entrevistas. Com alcance em 10 municípios do Espírito Santo a emissora pertence a Rede Sim – que engloba as rádios Sim e Transamérica e a rede de TV Record News.

tras de corpo, exceto em trajes de banho, para o e-mail thpromocoes@ yahoo.com.br ou para o WhatsApp (27) 997897210 para a seleção semanal. Não é cobrado taxa de seleção. Outra opção é a candidatar levar o material fotográfico no estande da TH Promoções, no Shopping Norte Sul, de terça a sábado, de 13 às 18 horas.


13

Política

Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

Bahiense em Santa

Da Vitória em Santa Teresa para Agradecer O deputado federal eleito Da Vitória, visita a cidada para agradecer o apoio recebido nas urnas da cidade dos colibris. “Santa Teresa têm um deputado federal, podem contar comigo.” Afirmou.

O

recém eleito deputado federal Da Vitória visitou Santa Teresa no dia 16 fez um vídeo de agradecimento na Praça Augusto Ruschi e percorreu em carro aberto as principais ruas da cidade em companhia dos ex vereadores Leomar Caetano Bola e Kiko, Pacheco e do ex prefeito de São Roque do Canaã, Marcos Guerra. O deputado Da Vitória enfatizou que o motivo da visita era agradecer à cidade, o apoio que teve nessa eleição e reafirmar o compromisso da comunidade teresense. “O motivo de minha visita aqui é gratidão, Santa Tere-

Da Vitória percorreu em carro aberto as principais ruas da cidade em companhia dos ex vereadores Leomar Caetano Bola e Kiko, Pacheco e do ex prefeito de São Roque do Canaã, Marcos Guerra. sa têm deputado federal e ele têm nome, Da Vitória. Santa Teresa pode contar com seu federal” Enfatizou. O ex vereador Leomar Caetano, popular Bola, enviou ao STN uma nota de agradecimento aos eleitores do

deputado. “A sociedade capixaba escolheu bem, o deputado Da Vitória sempre foi firme em seus posicionamentos em favor do interesse do povo do Espírito Santo. “ Afirmou.

PSL Santa Teresa anuncia précandidatura a prefeito para 2020 O partido procurou o vereador Gregório Venturim com a proposta de alinhamento de forças visando o pleito de 2020, O vereador aceitou e o partido anunciou o nome do edil para representar a chapa que deve concorrer à gestão do executivo na próxima década.

M

otivado pela onda Bolsonaro, o PSL se movimenta estrategicamente visando as eleições para prefeito e vereadores em 2020. O grupo do PSL já vinha sondando o vereador Gregório Venturim, (até então PSDB), para a formação de uma chapa para concorrer ao próximo pleito. No dia 15, a assessoria da executiva municipal divulgou uma nota para a imprensa, onde o presidente, Pedro Vinicius Schreiffer fala da proposta de uma candidatura do partido para 2020, lançando o vereador como candidato a prefeito e vice, o professor Renato Cosme. “Acreditamos que nossa bandeira carrega os princípios da legalidade, moralidade, os bons costumes, a família, e acima de tudo, o grande desejo de reconstruir Santa Teresa. Esperamos com a confiança dos munícipes e toda família teresense, para que possamos trilhar juntos um novo caminho, uma nova vida com o desenvolvimento que todos merecem”. Explicou.

O

delegado de polícia, eleito deputado estadual com 36.064 votos, Danilo Bahiense esteve em Santa Teresa no último dia 22, a finalidade da visita foi reencontrar os amigos e agradecer aos munícipes a confiança expressa nas urnas teresenses. O advogado Waldyr Lou-

reiro diz que é uma força e uma honra para Santa Teresa ter um deputado estadual com um nome honrado como amigo da cidade. Com agenda intensa, o deputado visitou muitos amigos, falou sobre a conjuntura política no ES, deu entrevista à rádio local e ofereceu um café da tarde na padaria Laélia.

com Homar Ginnal

O deputado ressaltou a importância da mudança de direção nos destinos do país, e disse que é a hora do cidadão se responsabilizar como ator da história, “Convoco a todos juntos acreditar que é possível construir uma sociedade com mais respeito e solidariedade. Afirma.

DA NOTÍCIA

BASTIDORES paulorogerioerse@gmail.com

Essa coluna é de responsabilidade dos editores desse periódico.

Da boca pra fora Após as eleições, o Governador Renato casagrande em conversa com o estadual eleito Danilo Bahiense, pediu apoio deste, para ajudar a governar o estado no quesito segurança pública, (caminho lógico, levando em conta o currículo do delegado). Porém ao nomear o secretário de segurança, (que não deu certo no Rio), a ninguém consultou. Estranho amor..!

Prefeito da saúde

O convite feito, convite aceito. Depois de uma conversa com os sociais liberais, o vereador comunicou através de sua assessoria: Que via no grupo local, afinidades quanto aos futuros projetos para a cidade. “Fiquei feliz com o convite de ser pré candidato a prefeito representando um grupo que reconhece nosso trabalho como vereador, e que acredita que eu possa ser o porta voz dessa onda de mudança na política brasileira, aqui no município de Santa Teresa”. Ratificou.

Renato Cosmi diz que aceitou a vaga de vice prefeito para poder contribuir para um projeto diferente e com pessoas que compartilham os mesmos ideais e estar do lado da população. “Outro motivo é fazer uma nova política, sem a intenção de se perpetuar no poder. O desafio está lançado. Hoje somos sementes, mas em 2020, seremos todos nós, jovens, adultos e idosos, pois merecemos líderes comprometidos e mais respeitosos com o município. Afirmou.

Uma teresense usuária do SUS, me contou que na gestão do anterior prefeito, em 2014, depois de meses à espera de oftalmologista, foi à policlínica reclamar da demora, e ouviu como justificativa, o fato de ter 251 pessoas na fila de espera. Em 2018 na administração do prefeito da saúde a dona de casa precisou novamente do oftamo, depois de muitos meses de espera, vai ao serviço de saúde reclamar e ouve a justificativa da demora: 918 na fila de espera.

Em cima do muro Todos os vereadores conhecem a história do parque, e toda a cidade conhece, presidentes de associações, formadores de opinião...Mas na hora de se posicionarem para a imprensa, não o fazem. O medo de se expor entre os interesses de seus amigos do governo e a opinião pública, o levam a ficar em cima do muro. Esperam alguém matar a onça para depois subirem em cima, estratégia de Malta.

Ministro Teresense O novo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, escolhido por Bolsonaro, deputado Osmar Terra (PMDB), tem raízes na terra dos colibris. É filho de dona Nelly Vervloet Gasparini Terra, de Santa Teresa. O ministro, durante a infância e juventude, costumava passar as férias escolares na casa de seus avós maternos, Sr. João Gasparini e dona Amélia Vervloet Gasparini.


Santa Teresa Noticia

Novembro 2018

14

Regional

Mais um ouro para o Ifes Guilherme Nascimento de Oliveira, 18 anos, aluno do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), já havia conquistado o primeiro lugar da Olimpíada e Brasileira de Matemática (Obmep) em 2016 e 2017. Foto: André Rodrigues/G1

De André Rodrigues - G1 Edição STN

P

elo terceiro ano consecutivo, o estudante Guilherme Nascimento de Oliveira,18, foi primeiro colocado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), divulgado na tarde desta quarta-feira (21). Aluno do Ifes Campus de Jucutuquara em Vitória Guilherme sonha em seguir a área de exatas. A história com as olimpíadas de matemática não é de hoje, em 2015 ficou com a medalha de prata, e de lá pra cá foi só ouro. “Disputei a olimpíada pela primeira vez em 2015 e fiquei com a medalha de prata. Depois, em 2016 e 2017, ganhei dois ouros. Mas ganhar pela terceira vez consecutiva foi muito emocionante. Estou feliz. Apesar de já ter conquistado o título outras vezes, sempre fica a expectativa e o frio na barriga”, disse. Guilherme está cursando o último ano do ensino médio integrado do Ifes. Como tem uma afinidade maior com a área de exatas, sonha em entrar em uma

universidade para fazer ciências da computação.

Caminhada até o ouro

A olimpíada foi realizada em duas etapas em todo o país, a primeira em julho e a outra em setembro. Guilherme conta que se preparou bem para encarar as provas. “Sempre me dedico aos estudos e me preparo para a competição. Estudar é algo que gosto de fazer. Conto com o incentivo dos meus pais, amigos e professores para estar sempre melhorando.”

Outro talento capixaba

Na categoria nível 1 da Obmep, o estudante Daniel Brunoro Krohling também ficou em primeiro lugar. Ele é aluno da escola estadual Victorio Bravim, localizada em Marechal Floriano, na região Serrana do Estado.

A Olimpíada

Puderam participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas estudantes de escolas públicas e privadas de todo país, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Santa Vinho na primeira edição

A

contece no dia 08 de Dezembro a primeira edição do Santa Vinho Hotel Solar dos Colibris das 20:30h às 00:30h, organizado pela Mil vinhos em parceria com o Fabrício Restaurante e Hotel Solar dos Colibris. O evento será animado ao som de Blue e Jazz pela banda Soul e Bossa. Serão servidos vinhos argentinos, chilenos, espanhóis, italianos e portugueses, com acompanhamento de uma mesa de frios, queijos, frutas, e ainda pratos como risoto e agnoline. De acordo com Diomedes Mognato da Mil vinhos, a ideia é reunir amigos, atrair quem gosta de vinho. “É mais uma atração para

Santa Teresa, vamos reunir apreciadores, degustadores para bater um papo e ouvir uma boa música”. Explica. De passaporte avulso, casal R$ 330,00 e individual R$ 180,00. Há ainda outras opções: abaixo as tarifas de hospedagem.

Reservas: Mil Vinhos

99984-9020 Santa Teresa

3259-2200 99958-2111 Vitória

3325-9401 99834-8393


Novembro 2018

Santa Teresa Noticia

Sociais

15

Rua do Lazer

Waldyr Loureiro

A família Fontana representada aqui por Net Fontana, trás em seu DNA a beleza, simpatia e Inteligencia, nos trazendo a memória da bela Ivone Fontana miss Espírito Santo, atualmente atuando como juíza do Poder Judiciário do Espírito Santo, além de Anchieta Fontana, campeão mundial quando jogou pela seleção brasileira, gente teresense que brilha em nossa pátria

O brilhante dentista Renato Villas Boas e esposa relações publicas Daniele Nali, gente que faz a diferença.

O famoso artista e tatuador com mais de 102 prêmios nacionais e internacionais Wilker Zamprogno e sua simpaticíssima esposa Rafaela Rosetti Zamprogno. O grande engenheiro Thiago Schimidt e sua bela namorada Amanda Merisio.

Flavio Junior Schaefer e Fabiola Mirelli, so alegria na noite teresense.

Zé Carlos Zamprogno e a amiga Renata Machado, gente famosa.

Locutor e técnico de som Vinicius Souza comemorando 23 anos nesse mês de novembro. Hermano Palhares e seu pai Eustáquio Palhares em belo registro na primeira edição do Caminho do Santuário que vai de Anchieta à Presidente Kenedy.


Santa Teresa Noticia

Novembro 2018

16

Esportes

Ouro para Santa Teresa no I Festival de Tênis de Mesa Aproximadamente 260 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio participaram, I Festival de Tênis de Mesa das Escolas da Rede Estadual. A ação foi realizada no Centro Esportivo Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória, e teve como objetivo incentivar os alunos a praticar o esporte nas instituições de ensino. A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). O torneio foi dividido nas categorias Infantil e Juvenil (masculino e feminino). Para o estudante Samir Caldeiron, da Escola Viva Assisolina Assis Andrade, de Vila Velha, que conquistou o 1º lugar na modalidade Infantil Masculino, valeu a pena participar do Festival. “Fiquei muito feliz por ter vencido. Essa foi uma experiência que nunca vou esquecer. Se no próximo ano a Sedu realizar outro festival deste, vou participar de novo”, afirmou.

Emanoele Ro a/Sedu

N

o dia 08, Santa Teresa, conquistou o 1º lugar na modalidade Juvenil Masculino do 1º Festival de Tênis de Mesa das Escolas da Rede Estadual, com o aluno Paulo Henrique Santuzzi, da Escola Estadual José Pinto Coelho. Paulo Henrique que não se continha de felicidade. “Sei que o importante é participar, mas fiquei muito animado por ter ganhado, principalmente o primeiro lugar. Pensei que viria aqui só para jogar, mas consegui mais que isso, ganhei uma medalha. Espero que no próximo festival eu consiga conquistar outra medalha”, finalizou. O 2º lugar na categoria Infantil Feminino foi para a estudante Kelly Chaves, da

Escola Estadual Felício Milotti, de São Roque do Canaã, Kelly disse que não esperava medalha. “Ganhei em segundo lugar e estou muito orgulhosa. Vim de

longe para participar do festival e levarei para casa uma medalha. Amei participar”, afirmou. Para o estudante Samir Caldeiron, da Escola Viva As-

sisolina Assis Andrade, de Vila Velha, que conquistou o 1º lugar na modalidade Infantil Masculino, valeu a pena participar do Festival. “Fiquei muito feliz por

ter vencido. Essa foi uma experiência que nunca vou esquecer. Se no próximo ano a Sedu realizar outro festival deste, vou participar de novo”, afirmou.

Saiba mais h t t p s : / / s e d u . e s . g o v. b r / N o t % C 3 % A D c i a /e st u d a n tes-da-rede-estadual-participam-do-i-festival-de-tenis-de-mesa-das-escolas-da-rede-estadual-do-espirito-santo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.