Jornal Sporting n.º 4055

Page 1


SPORTINGUISMO SEM FRONTEIRAS

DE MAPUTO A NOVA IORQUE, DE MADRID

A LONDRES, HÁ SEMPRE UM LEÃO PRONTO A ERGUER O SÍMBOLO DO CLUBE E A FAZER DELE UM MOTIVO DE ENCONTRO, DE CONVÍVIO E DE MISSÃO.

Há algo no Sporting Clube de Portugal que desafia distâncias, fusos horários e fronteiras: a forma como os seus Sócios e adeptos o mantêm vivo onde quer que estejam.

O Sporting CP é mais do que um clube desportivo, é uma forma de estar. E essa identidade colectiva, persiste e encontra a sua verdadeira forma de expressão nos Núcleos espalhados pelo país e pelo Mundo.

Em cada Núcleo vive um pedaço da nossa História e da nossa cultura desportiva. Em cada Núcleo veste-se com orgulho a listada verde e branca, canta-se o hino com emoção e celebra-se cada vitória em família.

De Maputo a Nova Iorque, de Madrid a Londres, há sempre um Leão pronto a erguer o símbolo do Clube e a fazer dele um

motivo de encontro, de convívio e de missão. Porque apoiar o Sporting CP é comemorar as vitórias das modalidades, acompanhar o futebol, promover os valores do Clube e criar impacto social. É levar o nome do Clube mais longe, mesmo quando o Estádio José Alvalade está a milhares de quilómetros.

Neste tempo em que o Sporting CP vive com modernidade e ambição, é fundamental reconhecer o papel insubstituível dos Núcleos. São eles que transformam a paixão individual num movimento global. São eles que tornam possível que um Sportinguista, seja de onde for e onde for, nunca esteja sozinho. São eles que provam que o Sportinguismo não conhece barreiras, não tem fronteiras e nunca deixará de ser universal.

O ponto alto desta celebração Leonina voltou a ser o Jogo dos Núcleos, momento em que o Estádio José Alvalade recebeu

milhares de Sportinguistas vindos de todas as latitudes para reafirmar a força do Clube.

Mais do que um encontro desportivo, este é sempre um dia de união, onde cada Núcleo é chamado a representar a sua região, a sua história e a sua dedicação ao Clube. É a prova viva de que o Sporting CP se constrói diariamente através das pessoas que o sentem.

Enquanto houver um Núcleo, haverá sempre Sportinguistas unidos.

E enquanto houver Sporting CP, haverá sempre um universo pintado de verde e branco.

PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTORA: MAFALDA BARBOSA • MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: FILIPA SANTOS LOPES FALOPES@SPORTING.PT; MARIA GOMES DE ANDRADE MGANDRADE@SPORTING. PT; NUNO MIGUEL SIMAS • NQSIMAS@SPORTING.PT; XAVIER COSTA XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES • JBTORRES@SPORTING. PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806 LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 155 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA, S.A., QUINTA DO GRAJAL – VENDA SECA 2739‑511 AGUALVA CACÉM IMPRESSÃO: FUNCHALENSE: RUA DA CAPELA DA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, Nº 50 - MORELENA 2715-029 PÊRO PINHEIRO ESTATUTO EDITORIAL: HTTPS://WWW.SPORTING.PT/PT/JORNAL/ESTATUTO‑EDITORIAL ASSINATURAS: E‑MAIL: ASSINATURAJORNAL@SPORTING.PT LINHA SPORTING 707 20 44 44 INTERNACIONAL +351 30 997 1906 (segunda a sexta‑feira das 10h00 às 20h00)

HÁ 47 ANOS, MORREU FERNANDO PEYROTEO

O 28 DE NOVEMBRO DE 1978 MARCOU O ADEUS A UMA DAS MAIORES FIGURAS DO SPORTING CP E DO FUTEBOL PORTUGUÊS, O SEU MAIS IMPLACÁVEL GOLEADOR. COM RECURSO AO ARQUIVO DO JORNAL SPORTING, RECORDA-SE AQUI COMO FOI DADA A NOTÍCIA DA MORTE DE FERNANDO PEYROTEO E COMO FOI EVOCADA A SUA LENDA.

Texto: Xavier Costa

Fotografia: Museu Sporting – Centro de Documentação

Há 47 anos, morreu Fernando Peyroteo, o goleador dos goleadores em Portugal, um dos ‘Cinco Violinos’ e uma das mais incontornáveis lendas da História do Sporting Clube de Portugal e do seu futebol. Tinha 60 anos, cumpridos em Março.

“A triste notícia chega à nossa banca de trabalho mesmo sobre a hora de fecho desta edição”, pode ler-se numa breve coluna numa das páginas interiores da edição do Jornal Sporting publicada no dia seguinte. “Fernando Peyroteo deixou-nos para sempre” é o título da caixa possível então, para lá da chamada à primeira página [ver recorte] que deu a repentina e dolorosa notícia aos Sportinguistas e ao país desportivo.

“Os momentos febris que nos separam da entrada do jornal na rotativa impedem-nos de deixar bem expressa, hoje, nestas colunas – como ele tanto merecia e como desejaríamos – toda a mágoa que nos vai na alma e uma retrospectiva condigna ao

serviço do nosso clube e do futebol português”, justifica o Jornal Sporting, à altura liderado por João Xara Brasil. Ainda assim, a honrosa e minuciosa despedida não ficaria esquecida e levou-se a cabo na edição seguinte, datada de 6 de Dezembro. Indiferente a tudo, a morte não entende também das corridas contra o tempo dos jornais, nem nos tempos exclusivamente do papel de antanho, nem nos actuais. Nem mesmo quando se trata do “maior ídolo popular dos anos 40 e legenda de oiro do Sporting”, como ficou grafado nesta coluna apressada mas digna. A morte por síncope foi o fim de um doloroso calvário iniciado com uma lesão no tendão de Aquiles, sofrida num jogo de beneficência entre selecções de veteranos de Portugal e Espanha, a 10 de Maio de 1956, em Barcelona, quando Peyroteo já estava retirado. Seguiram-se várias amputações da perna direita, porém sem debelar o problema de circulação sanguínea. Ficou, para trás e para a História, uma vida lendária sempre de verde e branco e com contornos de mito. Com o seu desaparecimento, “encerra-se um dos capítulos mais

luminosos da história do Sporting. Ele é, aliás, um pedaço da nossa própria história!”, enaltece-se ainda nas mesmas linhas. E os seus feitos e números, cada vez mais embasbacantes à luz dos tempos, são a prova perene.

Com 19 anos, chegado para 1937/1938, de Angola, onde nasceu, Peyroteo desatou a marcar golos como quem respira e contribuiu decisivamente para erigir as bases da mais dourada era do futebol Leonino. Para conquistar seis Campeonatos e quatro Taças de Portugal, entre outros títulos, o avançado deixou um rasto de destruição ainda sem igual. Precisou ‘apenas’ de fazer mais de 300 jogos para superar a barreira dos 500 golos – mais de 300 só no Campeonato – e, por isso, continua a vigorar como melhor marcador da História do Sporting CP e, também, do Campeonato Nacional, no qual foi seis vezes o melhor marcador. Já na edição publicada uma semana após a sua morte, o Jornal Sporting evoca Peyroteo com uma completa retrospectiva – a três páginas – da sua vida e obra no futebol nacional. “Personificava o Sporting / Ele tinha a raça, a força e a nobreza de um autêntico Leão”, titulou-se, a duas linhas, em letras garrafais. Ainda com “o coração a sangrar”, o periódico verde e branco recorda o avançado que “durante uma dúzia de anos empolgou multidões pela generosidade com que se batia, pelo pundoror e coragem com que buscava o triunfo, pelos golos portentosos – e tantos foram! – que marcava”. Peyroteo, lê-se, “era a alegria dos Leões; com ele, dizia-se: o Sporting entrava já a vencer por 1 ou 2 a zero…’”. Foi o ‘Violino’ mais afinado na arte do golo, ofício que o notabilizou e cujo segredo revelou ao Jornal Sporting, aqui também recordado pelas suas próprias palavras. “Eu penso no golo logo que a bola, em poder dos meus companheiros, ultrapassa a linha do meio-campo. E, de imediato, a minha única preocupação, é procurar uma zona, da qual – caso a bola me seja endossada –eu possa, acto contínuo, alvejar a baliza. Acredite que a minha desmarcação, só por si, até atrai o passe…” Simples, fácil e eficaz, pelo menos para Peyroteo, alguém com “dinamite” nos pés. Já na parte final da terceira página que lhe é dedicada, conta-se a “impressionante manifestação de pesar” que foi o funeral do lendário artilheiro. Entre as “milhares e milhares de pessoas”, havia “gente do desporto”, desde “jogadores de outros clubes, Dirigentes, Árbitros” e “praticamente todos os jogadores do SL Benfica”, realça-se, além do “muito povo”. “Povo que idolatrou Peyroteo enquanto Atleta e que mostrou não o esquecer. Nem o esquecerá para todo o sempre. Ele é legenda da História do Sporting e da História do Desporto português”.

A notícia de ‘última hora’ que abalou o Universo Sportinguista há 47 anos

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

FOME DE GOLOS NÃO ACABA

ENTRADA DE GRANDE NÍVEL DITOU, DESDE BEM CEDO, A TOADA DO JOGO, COM O SPORTING CP A GOLEAR POR 4-0 UM

DA AMADORA QUE NUNCA CONSEGUIU INCOMODAR OS BICAMPEÕES NACIONAIS.

Texto: Luís Santos Castelo

Fotografia: Isabel Silva, José Lorvão

Na recepção ao CF Estrela da Amadora para a 12.ª jornada da Liga Portugal, no último domingo, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deu mais um espectáculo e goleou por 4-0, chegando à quarta vitória consecutiva.

Superiores desde bem cedo, os Bicampeões Nacionais já venciam por três golos de diferença à meia-hora de jogo graças aos tentos de Eduardo Quaresma, Luis Suárez e Iván Fresneda. Na segunda parte, o avançado colombiano bisou e fechou o resultado em 4-0 – um marcador que contribui para o muito positivo registo de 10-0 em golos nos três desafios mais recentes (AC Marinhense, Club Brugge KV e CF Estrela da Amadora).

Com bilhetes esgotados no Estádio José Alvalade e a presença em massa dos Núcleos do Sporting CP espalhados pelo país e pelo planeta [ver página 6], Rui Borges operou duas mudanças no 50.º encontro que realizou no comando da equipa: Eduardo Quaresma e Hidemasa Morita entraram para os lugares de Ousmane Diomande e João Simões. No banco, destaque para o regresso de Pedro Gonçalves à ficha de jogo. De sentido único, a partida teve o primeiro sinal de perigo aos 5’, quando Iván Fresneda colocou a bola no coração da área para corte da defesa para canto.

30.11.2025

Liga Portugal – 12.ª jornada

Estádio José Alvalade

SPORTING CP CF ESTRELA DA AMADORA

4 0

Eduardo

3-0 ao intervalo

Quaresma (7’), Luis Suárez (11’, 54’), Iván Fresneda (25’)

Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda (Georgios Vagiannidis, 60’), Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Matheus Reis, 45’), Morten Hjulmand [C] (Giorgi Kochorashvili, 78’), Hidemasa Morita, Geny Catamo (Pedro Gonçalves, 60’), Francisco Trincão (Alisson Santos, 78’), Geovany Quenda e Luis Suárez. Treinador: Rui Borges. Disciplina: cartão amarelo para Maxi Araújo (27’).

O CF Estrela da Amadora não estava a conseguir travar o ímpeto Leonino, sentindo-se impotente perante uma avalanche ofensiva de grande di-

mensão. Só não sofreu o terceiro da autoria de Francisco Trincão porque o Leão, na cara do guarda-redes ex-Sporting CP Renan Ribeiro, atirou ao lado. Seria mais um golaço. Os estrelistas, ainda assim, viriam mesmo a ver mais uma bola entrar na sua baliza ao minuto 25’ e em mais um livre estudado, agora com Geovany Quenda a dar para Geny Catamo e este a cruzar para Iván Fresneda conseguir o cabeceamento certeiro. Mais um golo de cabeça e mais um defesa a facturar pela primeira vez de Leão ao peito esta temporada.

(Menos de) meia-hora de jogo e já 3-0. O mais próximo de uma reacção que os visitantes conseguiram aconteceu quando Kikas, de muito longe, rematou para defesa fácil de Rui Silva. Até ao intervalo, o Sporting CP abrandou ligeiramente e as oportunidades de golo também diminuíram. Em destaque, o momento em que Luis Suárez foi derrubado na área contrária e em que todo o estádio pediu pontapé de penálti, mas o árbitro Anzhony Rodrigues mandou seguir. Matheus Reis substituiu Maxi Araújo para o segundo tempo e, desta vez, o primeiro ataque foi do CF Estrela da Amadora, com Marcus a atirar para nova intervenção fácil de Rui Silva. Contudo, nada mudou no panorama geral: Sporting CP confortável e dominador.

O 1-0 chegou logo a seguir: livre a partir da esquerda com cruzamento perfeito de Francisco Trincão para Eduardo Quaresma – a lembrar Sebastián Coates – aparecer para cabecear com potência. Lance estudado e muito bem executado pelas duas partes para o defesa facturar pela primeira vez esta temporada e abrir o marcador.

O ritmo não só não baixou como até aumentou e Geovany Quenda tentou a sua sorte aos 9’, de fora da área, mas sem sucesso. O 2-0 apareceu mesmo, mas aos 11’ e numa combinação perfeita entre Francisco Trincão e Luis Suárez. Jogada visualmente brilhante com o português a assistir – mais uma vez – e o colombiano a finalizar com sucesso.

Luis Suárez apareceu com perigo, mas faltou a pontaria e, de seguida, o mesmo aconteceu a Geny Catamo. Do outro lado, nota para a tentativa de Jovane Cabral, outro ex-Leão, e para mais uma intervenção simples de Rui Silva.

No mesmo minuto, no entanto, o Sporting CP voltou a marcar e fechou (de vez) o jogo: mais uma grande jogada e um passe fenomenal de Hidemasa Morita para Luis Suárez bisar e chegar aos nove golos na Liga Portugal – e 12 em todas as competições. Toda a equipa se juntou para celebrar com o médio japonês num momento de grande união. A 30 minutos dos 90’, Geny Catamo e Iván Fresneda deram lugar a Pedro Gonçalves – confirmando-se o regresso aos relvados – e Georgios

O festejo do 4-0, com a equipa a celebrar com Hidemasa Morita, autor da magnífica assistência para Luis Suárez
Eduardo Quaresma inaugurou o marcador com uma bela cabeçada

Vagiannidis. Pouco depois, Matheus Reis, de cabeça, não ficou longe do poste.

Mesmo com o ritmo bem mais baixo, o CF Estrela da Amadora nunca foi ameaça e o banco de suplentes voltou a entrar em jogo, agora com Morten Hjulmand e Francisco Trincão a darem lugar a Giorgi Kochorashvili e Alisson Santos, respectivamente. A haver mais golos, contudo, seriam sempre do Sporting CP, como se viu aos 81’, quando Luis Suárez só não

chegou ao hat-trick porque Renan Ribeiro defendeu. Mais tarde, foi Pedro Gonçalves a testar os reflexos do guardião e Alisson Santos, no lance seguinte, atirou muito por cima. O 4-0 prevaleceu e o Sporting CP conquistou mais três pontos, chegando aos 31 na Liga Portugal e continuando na segunda posição. Segue-se agora o dérbi em casa do SL Benfica, marcado para as 20h15 de amanhã, sexta-feira, 5 de Dezembro [ler mais na página 10].

RUI BORGES:

“FELIZ

PELA RESPOSTA DO COLECTIVO”

Após o encontro, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa no Auditório Artur Agostinho e respondeu às perguntas dos jornalistas.

Análise ao jogo

“Um jogo que me deixa muito satisfeito. Equipa ligada do início ao fim, com muita dinâmica e qualidade no processo defensivo e ofensivo. Fizeram isso ao longo de todo o jogo, sempre a querer jogar. A bola não teve muito tempo parada e isso é muito importante para nós. Fizemos quatro golos com muito mérito e podíamos ter feito mais. Não deixámos criar, estivemos muito bem a anular o adversário. Feliz pela resposta do colectivo. É uma boa exibição, consistente e com qualidade. É difícil dizer se é a melhor porque temos feito um início de época fantástico. Estamos a crescer cada vez mais, até mais no processo defensivo. As dinâmicas entre eles estão cada vez melhores e vê-se a cada jogo que passa”.

Jogo com o SL Benfica “É igual aos outros, certo, mas tem uma dificuldade maior. Vamos defrontar o nosso rival, em sua casa, com um ambiente difícil e contra uma grande equipa. Independentemente de qualquer resultado, não vai definir o campeonato, mas queremos muito ganhar. Há muito ponto para disputar”.

Mensagem para os adeptos “Agradeço o apoio que têm dado desde a época passada. É importante sentir este carinho. A energia, hoje, foi um pouco diferente, sentiu-se mais. Em alguns momentos até me arrepiei. Ajuda a ultrapassar o nosso limite, a ir à procura de mais. Só peço essa energia e que continuem a dar esse apoio. E que acreditem, porque foi isso que nos levou a ser Bicampeões e a conseguir a Dobradinha. Quando as coisas não correrem tão bem, precisamos ainda mais desse apoio. Vamos fazer o nosso melhor e vamos fazer o nosso melhor no próximo jogo. Iremos fazer tudo para conseguir os três pontos”.

Como olha para o momento da equipa “Olho de forma positiva e feliz. Conseguimos fazer uma boa exibição e com a malta ligada. O mais difícil não é ligá-los contra grandes equipas, mas sim contra equipas que, teoricamente, não são tão fortes. O Eduardo Quaresma e o Hidemasa Morita fizeram um belíssimo jogo, mais dores de cabeça para o míster. Há um sentimento de família muito forte e isso vê-se em alguns momentos. Quando entram jogadores que, se calhar, não estavam à espera, a resposta que dão deixa-me mais feliz. Fico feliz por chegar aos 50 jogos e ganhar em casa. Foi uma boa vitória e uma grande exibição. Ver a equipa jogar com paixão deixa-me muito feliz. Sinto a equipa confiante, motivada. Querem grandes jogos e vão dar resposta com toda a certeza. Têm uma ambição muito grande e estou super tranquilo com o que possa acontecer no dérbi ou durante o mês de Dezembro”.

Fotis Ioannidis no dérbi?

“Não sei dizer. Acredito que é muito difícil estar no dérbi, sendo honesto”.

Boa fase

“Há uma fase boa de confiança, mas em excesso também não é bom. Acima de tudo, a equipa está ligada. (...) A nossa mensagem entra e os jogadores acreditam. Não podia ser melhor do que isso”.

Opções para o onze e carinho demonstrado pelo grupo a Hidemasa Morita

“São mais dores de cabeça porque estão todos num bom momento. Estão dinâmicos e felizes a jogar. Se calhar ninguém esperava que o Eduardo Quaresma jogasse e fez um golo e um belíssimo jogo. Disse antes que a confiança e a capacidade física do Hidemasa Morita estavam a crescer, é um jogador acima da média para mim e para o colectivo. Esse carinho que foi demonstrado demonstra a união do grupo. Já fizeram com outros jogadores noutros momentos e hoje foi com o Hidemasa Morita. O grupo percebe bem a importância que tem, não só pela qualidade, mas também enquanto líder e referência. O carinho não me surpreendeu. Fico feliz por vê-lo crescer”.

Momento de possível lesão de Gonçalo Inácio

“Não tem nada, foi só susto e nada mais do que isso”.

Ousmane Diomande no banco

“São opções. Assim como o João Simões, que tem feito belíssimos jogos”.

Mais dois tentos para a conta pessoal de Luis Suárez, que chegou aos 12 na época
Também de cabeça, Iván Fresneda marcou o primeiro golo pelo Sporting CP em 2025/2026

CLUBE NÚCLEOS

NÚCLEOS REUNIRAM‑SE COM FREDERICO VARANDAS

ENCONTRO DECORREU ANTES DO JOGO COM O CF ESTRELA DA AMADORA. VASCO MATOS, DO CONSELHO DIRECTIVO, LEMBROU QUE “SPORTINGUISMO É, TAMBÉM, CONVIVER”.

Texto: Luís Santos Castelo

Fotografia: João Pedro Morais, José Lorvão

Em virtude da recepção da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal ao CF Estrela Amadora ter sido a edição 2025/2026 do ‘Jogo dos Núcleos’, os presidentes e representantes das ‘embaixadas’ Leoninas encontraram-se com Frederico Varandas.

Cerca de 1h30 antes do apito inicial, cerca de 90 Núcleos do Sporting CP foram recebidos pelo presidente do Conselho Directivo em Alvalade. Aos presentes, Frederico Varandas agradeceu o Esforço, a Dedicação e a Devoção na busca pela Glória verde e branca, enaltecendo o papel destes na manutenção e expansão do Sportinguismo um pouco por todo o planeta.

Para além de Frederico Varandas, marcaram presença vários membros dos órgãos sociais, entre eles João Teives, presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, e foram entregues lembranças aos representantes dos Núcleos.

No final, Vasco Matos, membro do Conselho Directivo com o pelouro nos Núcleos do Sporting CP, não escondeu a satisfação.

“Estamos muito contentes. Batemos recordes: nunca tivemos tantos

Núcleos a participar e a trazer tanta gente e tantos autocarros. São as nossas embaixadas de Norte a Sul do país, nas ilhas e também no estrangeiro, de onde vieram Núcleos que quiseram estar presentes hoje. O mérito é do Sporting CP, como um todo, pelo trabalho que estamos todos a fazer, tanto os Associados como as equipas. Ao estarmos a fazer crescer o Sporting CP, é natural que todo o núcleo associativo também suba. Hoje foi um dia alegre para estas pessoas. Para algumas

até foi a primeira vez que vieram a Alvalade e muitos jovens ganham, cada vez mais, ligação a este clube. Estamos maiores, estamos a crescer”, disse aos meios de comunicação Leoninos.

Lembrando que “Sportinguismo é, também, conviver”, o dirigente reforçou o peso dos Núcleos no universo verde e branco.

“Só assim conseguiremos ser um grande clube em todo o lado. Só assim conseguiremos ter estes voluntários que ajudam o nosso clube.

É muito bom irmos a um espaço do Sporting CP que nos recebe bem e que tem gente que apoia o nosso clube. Estes voluntários só existem, também, pelo reconhecimento que lhes damos”, contou. José Câmara, presidente do Núcleo do Sporting CP da Madeira, também falou: “Estamos longe, mas sempre muito perto. Hoje, na festa dos Núcleos, o nosso Núcleo não podia deixar de estar presente. É um dia importante para os Sportinguistas, como todos, mas este tem um sabor

especial. O presidente recebeu-nos e, de alguma forma, recompensa o trabalho que temos com os Núcleos. É uma forma de unir os Sportinguistas”.

Para o Leão madeirense, o momento vivido no domingo “é o reconhecimento do trabalho dos Núcleos, que cada vez mais têm o seu papel”.

“Este Conselho Directivo e o Vasco Matos têm incentivado isso e é uma maneira de dizer que, mesmo estando longe, estamos sempre cá”, acrescentou.

Para Carlos Melim, presidente do Núcleo do Sporting CP de Londres, “viver o Sporting CP à distância é muito difícil”, mas a recepção por parte dos órgãos sociais foi “como um prémio”.

“O nosso presidente e a restante Direcção estão a fazer um bom trabalho e espero que continuem por muitos anos. (...) Convívio com outros Núcleos? Vale muito a pena, é muito saboroso estar com estes colegas. Não podemos ter estes convívios sempre, por isso é muito bom”, adicionou.

Depois, mesmo antes do início do jogo, os Núcleos subiram ao relvado e foram homenageados pelos Sportinguistas presentes no Estádio José Alvalade, num momento sempre inesquecível e recheado de Sportinguismo.

Cerca de 90 Núcleos estiveram presentes no encontro
A subida dos Núcleos do Sporting CP ao relvado do Estádio José Alvalade foi um dos momentos altos da noite
Vários membros dos órgãos sociais acompanharam Frederico Varandas

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

JOGO IMPORTANTE, EXIBIÇÃO DE CLUBE GRANDE

SPORTING CP NÃO DEU HIPÓTESES AO CLUB BRUGGE KV E VENCEU POR UNS CLAROS 3-0 NA UEFA CHAMPIONS LEAGUE, AMEALHANDO

PONTOS DE GRANDE VALOR PARA FICAR MUITO PERTO DE GARANTIR O OBJECTIVO DO APURAMENTO.

Texto: Luís Santos Castelo

Fotografia: Isabel Silva, José Lorvão

Era muita a importância deste jogo para as contas da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal na UEFA Champions League e a resposta foi clara: vitória por 3-0, na quarta-feira da semana passada, contra os belgas do Club Brugge KV na quinta jornada da fase de liga. Com golos de Geovany Quenda e Luis Suárez, na primeira parte, e de Francisco Trincão, na segunda, os Leões foram superiores e realizaram uma bela exibição que permitiu chegar aos dez pontos na competição, ocupando a oitava posição com três rondas por disputar.

À procura de pontos valiosos, até porque se seguem os dois encontros teoricamente mais complicados desta fase (deslocação ao reduto dos alemães do FC Bayern München e recepção aos franceses do Paris Saint-Germain) Rui Borges operou uma revolução nos titulares em comparação com o desafio com o AC Marinhense; dos 11, apenas Francisco Trincão continuou. A ele, juntaram-se Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Geny Catamo, Geovany Quenda e Luis Suárez.

Numa noite já fria que anuncia a apro-

26.11.2025

UEFA Champions League

Fase de liga – 5.ª jornada

Estádio José Alvalade

SPORTING CP CLUB BRUGGE KV

3 0

2-0 ao intervalo

Geovany Quenda (24’), Luis Suárez (31’), Francisco Trincão (70’)

Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Matheus Reis, 85’), Morten Hjulmand [C], João Simões (Hidemasa Morita, 63’), Geny Catamo (Alisson Santos, 75’), Francisco Trincão, Geovany Quenda (Salvador Blopa, 75’) e Luis Suárez (Rodrigo Ribeiro, 85’). Treinador: Rui Borges. Disciplina: cartão amarelo para Morten Hjulmand (9’).

ximação rápida do Inverno, começou melhor o Sporting CP, que criou o primeiro ataque perigoso aos 3’, quando Maxi Araújo, com um grande gesto técnico, tirou um adversário da frente e deu para Geovany Quenda, que rematou ao lado. O Estádio José Alvalade gostou e aplaudiu enquanto a equipa continuava a trocar bem a bola, com qualidade e confiança, no meio-campo ofensivo. Aos 8’, Maxi Araújo tentou servir Luis Suárez com um passe venenoso, mas teve força a mais.

O jogo podia ter passado a ser um pesadelo logo a seguir, quando Morten Hjulmand viu o cartão vermelho directo por falta sobre Aleksandar Stanković. Ainda assim, e depois de recorrer ao VAR, o árbitro Tobias Stieler mudou a decisão para cartão amarelo. Já com os Sportinguistas mais calmos, o Club Brugge KV ameaçou aos 14’, minuto em que Christos Tzolis apareceu para finalizar, mas o remate foi bloqueado por Ousmane Diomande para canto. Pouco depois, o mesmo Christos Tzolis tentou o golo, mas o tiro saiu fraco e muito ao lado.

Na resposta, Geny Catamo apareceu perto da zona da meia-lua para atirar forte e ligeiramente para fora, seguindo-se a melhor ocasião até então: Luis Suárez bailou sobre um adversário e obrigou Nordin Jackers a realizar uma boa defesa. Cheirava a golo, o que se confirmou aos 24’ e numa bela jogada que começou em Rui Silva até aparecer no ataque através de Geny Catamo, que fez o que quis do defesa antes de rematar para nova intervenção de Nordin Jackers. Na recarga, e à meia-volta, Geovany Quenda não desperdiçou e facturou pela segunda vez nesta UEFA Champions League. A vencer, o Sporting CP continuou melhor e Geovany Quenda procurou o bis aos 27’, mas, agora, não teve pontaria. À passagem da meia-hora, no entanto, apareceu mesmo o segundo: com tremenda noção de tempo e espaço, Geny Catamo descobriu Luis Suárez com um grande passe e o colombiano, na cara do guardião contrário, finalizou com classe para o 2-0.

O festejo de Luis Suárez para o 2-0, ainda na primeira parte
Geovany Quenda voltou a marcar na UEFA Champions League e inaugurou o marcador

Muito confortável no desafio contra um adversário que sentiu bastante os tentos sofridos, o emblema de Alvalade não deixou de dominar até ao intervalo. Aos 35’, Maxi Araújo rematou cruzado, ao lado, e pouco depois Francisco Trincão ficou muito perto de um golaço na conclusão de mais uma boa jogada colectiva. Em cima do do final da primeira parte, destaque para o cabeceamento de Luis Suárez para fora.

O Club Brugge KV tinha de melhorar para o segundo tempo e era expectável uma natural reacção, comprovada na investida de Romeo Vermant contra a malha lateral logo no minuto inicial. No entanto, o jogo podia ter ficado definitivamente resolvido aos 48’, quando Geovany Quenda isolou Luis Suárez e este, importunado por Hugo Siquet quando já tinha fintado o guarda-redes, acabou por acertar no poste. Na recarga, o ponta-de-lança voltou a tentar, mas agora foi Nordin Jackers a defender.

Os belgas voltaram a carregar e tanto Brandon Mechele (cabeceamento ao lado) como Nicolo Tresoldi (cara-a-cara com Rui Silva e finalização que não ficou nada longe de terminar no fundo das redes) ameaçaram, com

Hidemasa Morita a substituir João Simões pelo meio.

No entanto, e quando os forasteiros estavam melhor no desafio, o Sporting CP voltou a marcar a acabou com o jogo. Maxi Araújo deu para Geovany Quenda, que, a partir da esquerda, tentou devolver ao uruguaio, mas Francisco Trincão – que foi eleito o melhor em campo – chegou mais cedo e rematou cruzado para o fundo das redes. Oitavo golo na época para o internacional português, terceiro na UEFA Champions League, e jogo resolvido em Alvalade.

Mais uma vez, sofrer deixou marcas profundas no Club Brugge KV, que não mais conseguiu ficar perto de reduzir. O Sporting CP, pelo contrário, ficou sempre mais perto do 4-0 e Geny Catamo (autor de uma partida de bom nível) contribuiu para mais uma intervenção de Nordin Jackers.

Aos 73’, Geny Catamo e Geovany Quenda deram lugar a Alisson Santos e Salvador Blopa, que se estreou na principal competição de clubes da Europa.

Iván Fresneda tentou a sua sorte aos 78’, sem sucesso, e uma das poucas investidas adversárias até ao final foi o remate de longe de Raphael

Onyedika para defesa de Rui Silva. A cinco minutos dos 90’, Rodrigo Ribeiro e Matheus Reis substituíram

Luis Suárez e Maxi Araújo.

Mesmo em cima do apito final, Salvador Blopa – servido por Rodrigo Ribeiro – ficou muito perto de marcar,

mas Nordin Jackers, que se lesionou nesse lance, não deixou e o justo 3-0 prevaleceu.

Ao chegar aos dez pontos, o Sporting CP – actual oitavo classificado da fase de liga – deu um passo de gigante rumo ao apuramento para, pelo

menos, o apuramento para o play-off de acesso aos oitavos-de-final. O próximo jogo para a UEFA Champions League está marcado para terça-feira, 9 de Dezembro, com a visita ao estádio dos germânicos do FC Bayern München.

RUI BORGES: “ENALTEÇO A MATURIDADE DA EQUIPA”

No final, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa no Auditório Artur Agostinho para responder às perguntas dos jornalistas.

Três vitórias em casa na UEFA Champions League “Fico feliz pelo grupo, que merece por tudo o que tem sido capaz de demonstrar, pela ambição e qualidade demonstradas ao longo da época”.

Adversário e análise ao jogo “Analisámos os jogos [do Club Brugge KV] e percebemos a qualidade que tem. Têm muita mobilidade, os médios andam em espaços que não são deles. Não entrámos nessa onda, a equipa foi madura. Não conseguimos ser tão pressionantes como gostávamos, mas precisámos de estar mais coesos. Esperámos, em alguns momentos, o erro sem dar profundidade.

A primeira parte foi equilibrada e, em alguns momentos, controlámos o jogo com bola. Tivemos boas dinâmicas, sabíamos que eles procuravam as referências. Procurámos o espaço nas costas e criámos perigo nesse sentido. Não entrámos tão bem na segunda parte e a entrada do Hidemasa Morita foi importante para equilibrar. Chegámos ao 3-0 com mérito e permitimos uma situação de perigo no segundo tempo. Enalteço a maturidade da equipa”.

Pontos necessários

“Mais do que esperar para ver se os dez pontos chegam [para o apuramento], temos de dar o melhor nos jogos que faltam. Oito primeiros? Sonhar não custa, mas temos de o demonstrar dentro de campo. (...) Acreditamos muito em nós e só assim não temos limites na procura de sermos cada vez melhores. Vamos disputar os jogos difíceis e depois logo se vê a consequência”.

Equipa ligada

“Há uma continuação. Fomos Bicampeões, ganhámos a Taça de Portugal e isso demonstra como estávamos ligados na época passada. (...) Todo o grupo está a fazer um início de época muito bom e hoje fomos uma equipa adulta. Só uma grande equipa conseguiria os três pontos”.

VAR

“Mudou o jogo com a verdade. Ainda bem que existe, que assim continue. Queremos todos errar o menos possível”.

João Simões e Hidemasa Morita

“[João Simões] fez mais um grande jogo e saiu exausto. Deu o seu contributo à equipa. Dá-nos transporte, intensidade. Entrou depois o Morita, que está a crescer e foi muito importante. Trouxe estabilidade, calma, tranquilidade”.

Qualidade da exibição

“Foi uma grande e madura exibição. Dentro da equipa jovem que temos, fomos adultos e percebemos o contexto e a competição. Tínhamos muita qualidade do outro lado e os jogos são muito difíceis. A equipa sabia que tinha de respeitar quem estava do outro lado. Os adeptos, mais uma vez, passaram carinho e energia para a equipa e foram muito importantes. Foi uma boa exibição e fico feliz por perceber que a equipa melhora dia-a-dia. Senti a equipa com confiança e cada vez mais ligada ao que temos de fazer”.

Intervenção final

“As melhoras ao guarda-redes do Club Brugge KV. Que não seja nada de grave e que regresse com saúde. Dedicamos esta vitória ao Matheus Reis e à família pelo nascimento da sua filha. Desejo, também, a maior das sortes para a Selecção Nacional sub-17 amanhã. Estamos todos a torcer por mais uma vitória. Acredito que vão dignificar, como têm feito até agora, o nosso país”.

Na estreia na UEFA Champions League, Salvador Blopa ficou muito perto do golo
Francisco Trincão, eleito o melhor em campo, fechou as contas

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

EM BUSCA DE LUZ VERDE NO DÉRBI PARA MANTER ACESA A PERSEGUIÇÃO À LIDERANÇA

DEZEMBRO VAI SER DURO PARA OS LEÕES E COMEÇA LOGO COM UM DÉRBI NA LUZ. O SPORTING CP, ACTUALMENTE EM ALTAS, E O SL BENFICA, QUE PRECISA DE RECUPERAR O TERRENO PERDIDO, CORREM ATRÁS DO FC PORTO NA TABELA E, AGORA, FRENTE-A-FRENTE, NINGUÉM QUER FICAR MAIS PARA TRÁS.

Texto: Xavier Costa

Fotografia: José Lorvão

Águias e Leões. O encarnado e o verde e branco. Avizinha-se o capítulo 328 – 183 na Liga – de uma rivalidade centenária e sem paralelo. Amanhã, sexta-feira (20h15) é dia de ‘dérbi eterno’: a equipa principal de futebol do Sporting CP desloca-se à Luz para enfrentar o SL Benfica no jogo de cartaz da 13.ª jornada da Liga.

Nas contas da classificação actual, ambas as equipas encontram-se em perseguição ao líder FC Porto (34 pontos), embora com proximidades diferentes: a três pontos do primeiro lugar estão os Leões de Rui Borges (31), que, por sua vez, têm três pontos de vantagem sobre os encarnados (28). Apesar de a caminhada ser longa até Maio, um passo em falso neste primeiro dérbi não é uma opção para o Sporting CP, sob potencial pena de ser apanhado na tabela pelas águias, em caso de derrota, e poder ainda ver os dragões – joga no domingo em casa do CD Tondela –fugir na frente. Já o SL Benfica, mais pressionado pelas contas, quererá evitar a todo o custo que o ‘fosso’ pontual se agrave face aos dois rivais. A este embate, os dois emblemas lisboetas chegam moralizados pelas últimas séries de resultados. A formação da Luz, que já mudou de treinador no arranque da temporada (entrou José Mourinho e saiu Bruno Lage), encadeia três vitórias consecutivas – e não perde há quatro – em todas as competições depois de ‘arrancar a ferros’ três pontos na Madeira (1-2). O empate chegou já aos 89’ por Prestianni e a reviravolta confirmou-se graças a Pavidis (90+5’), que tem sido a grande arma ofensiva do SL Benfica (16 golos na época).

Os comandados de José Mourinho

ainda não perderam na Liga, mas já acumulam quatro empates, sendo que a maioria (três) foram concedidos precisamente no Estádio da Luz. Se do lado encarnado é certo que o médio Richard Ríos está de regresso após suspensão (ciclo de amarelos) e que os lesionados Bruma, Alexander Bah, Henrique Araújo e Dodi Lukebakio não serão opção, Rui Borges, por seu turno, não contará com Nuno Santos, Zeno Debast e Daniel Bragança e continua com o avançado Fotis Ioannidis em dúvida.

E os Bicampeões Nacionais, mais regulares em 2025/2026 apesar de já terem uma derrota (1-2 FC Porto), chegam ao dérbi em altas, não só pelos bons resultados, mas sobretudo pelas últimas exibições muito convincentes – resultando em passos seguros em todas as frentes, inclusive na UEFA Champions League. Para totalizar uma série de 11 jogos de invencibilidade (9V 2E) e somar a quarta vitória seguida – as últimas três sem sofrer golos – o Sporting CP deu uma cabal demonstração de força e qualidade frente ao CF Estrela da Amadora (4-0), na jornada anterior, reforçando o epíteto de melhor ataque da prova.

Ora, o dérbi será também um duelo de goleadores: Pavlidis, com dez tentos, lidera a corrida, seguido de perto por Luis Suárez (nove) e Pedro Gonçalves (oito), que voltou aos relvados na última partida e de Leão ao peito já marcou por quatro vezes ao SL Benfica – três na Luz.

Este será o segundo jogo entre águias e Leões da temporada, porque houve dérbi a abrir 2025/2026, com a disputa da Supertaça, vencida pelo SL Benfica (0-1). Já no que toca às contas dos dérbis disputados na Luz e apenas para a Liga, nos 91 já disputados, o SL Benfica venceu 49, houve 26 empates e o Sporting CP, por sua vez, ganhou 16.

A última vitória verde e branca no reduto das águias foi em 2021, curiosamente um dérbi reservado para a 13.ª jornada, tal como o próximo. Então, Pablo Sarabia, Paulinho e Matheus Nunes assinaram os golos Leoninos do triunfo por 1-3. Aliás, marcar três golos tem sido requisito, de acordo com a história recente, em todas as quatro vitórias do Sporting CP no actual Estádio da Luz: em 2004 (1-3), 2006 (1-3), 2015 (0-3) e 2021 (1-3).

Amanhã, a bola volta a rolar na Luz em mais um ‘dérbi eterno’ que vai parar Lisboa, Portugal e vários outros pontos espalhados pelo mundo.

ÚLTIMO ‘ONZE’

DO SL BENFICA

Vitória em casa do CD Nacional (1-2)

Pavlidis

Na última deslocação à Luz, na época passada, os Leões saíram com um ponto muito proveitoso (1-1) para chegar ao título na jornada seguinte e derradeira
Trubin
Dedic António S. Otamendi (C) Dahl
Barrenechea
Barreiro
Rodrigo R. Sudakov Aursnes

FUTEBOL EQUIPA B

ARTE E ENGENHO PARA MAIS TRÊS PONTOS

TRIUNFO DA EQUIPA B DO SPORTING CP FRENTE AO SC FARENSE POR 3-1.

Texto: Nuno Miguel Simas

Fotografia: Sérgio Martins

A equipa B do Sporting CP venceu, no passado domingo, o SC Farense por 3-1, na 12.ª jornada da Liga 2, em mais uma exibição personalizada e de qualidade do conjunto Leonino orientado por João Gião, que continua a rubricar uma excelente temporada.

Um triunfo com muita arte nos três golos e muito engenho na forma como os jovens Leões controlaram

30.11.2025

Liga 2 – 12.ª jornada

Estádio Aurélio Pereira

SPORTING CP SC FARENSE

3 1

2-0 ao intervalo

Paulo Cardoso (18’), Rafael Nel (45+3’), Flávio Gonçalves (76’)

Cláudio Falcão (90+5’)

Sporting CP: Diego Calai [GR], David Moreira, Rómulo Jr., Rodrigo Dias, Flávio Gonçalves (Rafael Besugo, 83’), Rayan Lucas (Kauã Oliveira, 60), Salvador Blopa (José Silva), Paulo Cardoso, Manuel Mendonça [C] [Mauro Couto, 73’), Rafael Nel [Gabriel Silva, 73’), Samuel Justo. Treinador: João Gião.

a maior parte do jogo perante um adversário mais experiente, mas com menores argumentos técnicos e tácticos que a equipa B Leonina.

A equipa B impôs a primeira derrota ao SC Farense na condição de visitante, enquanto os jovens Leoninos voltaram às vitórias depois de dois empates, ambos fora de casa – diante do FC Penafiel e do GD Chaves.

Aos 2’, um remate de Salvador Blopa de pé esquerdo, por cima indicava

bem as intenções atacantes da equipa B do Sporting CP.

Num jogo animado e também com disposição ofensiva do SC Farense, a equipa algarvia teve um lance perigoso aos 7’, com Rómulo Jr., a tirar sobre a linha um remate após pontapé de canto na esquerda.

Aos 12’, num canto estudado, Rayan Lucas quase chegou a tempo de, ao segundo poste, inaugurar o marcador, em jogo com bons motivos de

JOÃO GIÃO: “EFICÁCIA NA PRIMEIRA

PARTE MUDOU O JOGO”

Após o triunfo, o técnico Leonino, João Gião, fez a análise do jogo aos meios de comunicação do Clube. “O resumo do jogo é a nossa eficácia na primeira parte, que não tivemos em muitos outros jogos. Vínhamos de dois empates fora, em que não tivemos, nem de longe nem de perto, a eficácia que tivemos hoje na primeira parte e isso acabou por mudar o jogo. Acho que o 2-0 ao intervalo era exagerado para o que tínhamos feito. O SC Farense muito personalizado, uma equipa que não perdia há sete jogos, que não tinha perdido fora de casa, com um bom treinador e com bons jogadores. Quando conseguimos desbloquear a pressão do SC Farense e chegámos à baliza fizemos dois golos e isso depois mudou o rumo do jogo”, salientou o técnico. João Gião enalteceu ainda a maturidade da equipa nos segundos 45 minutos: “Muito maduros, muito humildes também, a respeitar muito o adversário. Disse isso aos jogadores ao intervalo, que o SC Farense merecia muito respeito, foi o que fizemos na segunda parte”, finalizou.

interesse logo nos minutos iniciais. Com 18’, a equipa B do Sporting CP inaugurou o marcador por Paulo Cardoso, depois de assistência de Rafael Nel, que conduziu muito bem o ataque até entregar a bola ao extremo Leonino. Paulo Cardoso atirou colocado de pé-direito, descaído para a esquerda do ataque e com grande frieza inaugurou o marcador.

No minuto a seguir, Salvador Blopa controlou muito bem a bola e depois de ‘serpentear’, atirou de pé esquerdo, ligeiramente ao lado da baliza da formação algarvia.

Aos 32’, Manuel Mendonça marcou, depois de lance de insistência de Rafael Nel, muito bem lançado na direita por Salvador Blopa. O lance foi ao vídeo-árbitro e depois de analisado nas imagens, o golo foi invalidado, por fora-de-jogo de Rafael Nel.

Aos 41’, o SC Farense teve uma grande oportunidade, com Sangaré a ter espaço para rematar de pé esquerdo, ao lado da baliza de Calai.

Nas compensações da primeira parte, Rafael Nel marcou um grande golo, em remate colocado e fez o 2-0 para a formação B Leonina, em primeiros 45’ de superioridade dos Leões, condimentada também por muito bons índices de eficácia do conjunto de João Gião.

No início da segunda parte, Candeias rematou logo aos 2’, forte, com boa defesa de Diego Calai, num sinal de inconformismo da equipa do SC Farense.

A equipa B do Sporting CP teve um segundo golo invalidado no jogo, novamente a Manuel Mendonça, num lance em que Samuel Justo partiu de posição irregular, antes de combinar com o capitão Leonino.

Aos 60’, Candeias à boca da baliza não correspondeu a um cruzamento bem medido na esquerda e falhou o 2-1.

Aos 72’, mais uma grande oportunidade para a equipa B do Sporting CP, com Flávio Gonçalves a atirar à trave após cruzamento atrasado na direita.

Até que aos 76’, Flávio Gonçalves conseguiu sair de uma espécie de ‘labirinto’, em que estava perante três jogadores do SC Farense e arranjou espaço para um remate cheio de arte para o 3-0, num momento soberbo

do médio ofensivo.

Até final, houve mais um golo invalidado à equipa B do Sporting CP, desta vez a Gabriel Silva, por fora-de-jogo a José Silva no início do lance e mesmo na última jogada do jogo, Cláudio Falcão, num bom desvio ao primeiro poste, marcou o golo da equipa algarvia.

O jogo terminou com a vitória da equipa B do Sporting CP frente ao SC Farense por 3-1, em mais uma demonstração de muito boa qualidade futebolística da equipa verde e branca orientada por João Gião e eficácia atacante de assinalar.

SPORTING CP ASSINALA DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Sporting Clube de Portugal assinalou antecipadamente, no passado domingo, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebrou na quarta-feira (3 de Dezembro), num reforço do compromisso do Clube com a inclusão. Nesse sentido, jovens e adultos participaram na entrada em campo com a equipa B Leonina, valorizando a diversidade e a parceria com a CERCIMA, Instituição local de inclusão social.

Cada participante levou consigo a camisola oficial da campanha Equality do Sporting Clube de Portugal, que simboliza igualdade, respeito e inclusão.

O Clube reconhece as diferenças de cada pessoa, afirmando que a verdadeira igualdade está num tratamento equitativo e respeitador para todos.

Flávio Gonçalves fez mais uma excelente exibição

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-23

TRÊS PONTOS ARRANCADOS NO FIM E ‘À BOMBA’

O GOLO DA VITÓRIA – A SEGUNDA CONSECUTIVA – SÓ CHEGOU NOS DESCONTOS POR LUCAS TAIBO, QUE CULMINOU A REVIRAVOLTA

DOS JOVENS LEÕES, DEPOIS DE A EQUIPA DA LINHA TER FEITO UMA ‘CAMBALHOTA’ NO MARCADOR AINDA NA PRIMEIRA PARTE.

Texto: Xavier Costa

Fotografia: Isabel Silva

H ouve emoção até ao fim, mas acabaram por ser os jovens Leões a sair a sorrir. No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-23 do Sporting CP derrotou o GD Estoril Praia por 3-2, na segunda-feira, em embate da 14.ª jornada da série B da Liga Revelação.

Com este desfecho, o Sporting CP chegou aos 20 pontos no quarto lugar – o último de acesso à fase final – quando faltam três jornadas para o fim da primeira fase. A formação dos canarinhos, assente no nono e último lugar (sete pontos), não vencia há dez jogos – agora, 11 – e assim que soou o apito os jovens Leões entraram praticamente a ganhar: ao minuto três, Manuel Kissanga soltou para a entrada do lateral Daniel Costa na área e este, sem hesitar, alvejou a baliza para fazer o 1-0.

Pouco depois, com o Sporting CP a criar perigo sobretudo em ataques rápidos, Gabriel Silva teve tudo para fazer o segundo, mas não conseguiu dominar a bola nas melhores condições quando já estava isolado – transição conduzida na perfeição por Grombahi. Já o GD Estoril Praia, que apesar dos esforços ainda não tinha ameaçado verdadeiramente, acabou por aproveitar um erro Leonino na saída de bola para repor de forma fácil a igualdade, aos 23 minutos, por Peixinho.

O golo ‘espicaçou’ os visitantes, que de imediato cresceram com bola e antes do intervalo, graças a uma boa combinação na área, completaram mesmo a reviravolta. O capitão Bernardo Lourenço assinou o 1-2, aos 37 minutos, com um remate fortíssimo ‘à queima-roupa’.

O Sporting CP ainda tentou responder na parte final da primeira parte, porém nem um remate de longe de Daniel Costa, nem um cabeceamento perigoso de Gabriel Silva levaram a direcção certa e a desvantagem no marcador manteve-se, mas por pouco tempo.

Logo a abrir a segunda parte, que até abriu com um remate de Frank

Aziz para defesa de Gouveia, os jovens Leões chegaram ao 2-2. Mais uma vez com Daniel Costa em evidência, desta vez a assistir, o lateral trabalhou o lance de forma perfeita na direita e cruzou com precisão para a cabeçada certeira de Gabriel Silva ao segundo poste, corria o minuto 52. De seguida, o avançado

Víctor Guzmán saiu do banco para reforçar o ataque verde e branco –saiu o médio Kissanga.

De imediato, o Sporting CP fez-se com as ‘rédeas’ do encontro como até então não conseguira e ameaçou o golo da vitória de forma sucessiva. Primeiro, num contra-ataque fantástico, desenhado ao primeiro toque e a toda a velocidade, valeu a rápida ‘mancha’ de Fletcher Lowe perante a finalização de Grombahi e, a seguir, o central Guilherme Silva até marcou, mas foi prontamente assinalado fora-de-jogo. Pelo meio, ainda, Rayhan Momade acabou por obstaculizar acidentalmente um remate que levava ‘selo’ de golo.

Enquanto houve energia, os jovens Leões não pararam de ‘carregar’ sobre o GD Estoril Praia, que só voltou a chegar-se à frente aos 83 minutos, mas também com perigo assinalável: Miguel Gouveia estava no sítio certo para impedir o êxito no desvio de Gabriel Tavares bem junto ao primeiro poste.

O jogo acabaria totalmente partido e foi, então, já em período de compensação, que os jovens Leões puderam finalmente sorrir. Inesperadamente, Lucas Taibo somou-se ao ataque, apoderou-se de uma bola à entrada da área e encheu o pé para um pontapé fulminante que deu o 3-2 tão perseguido e muito festejado.

Os três pontos, no entanto, só ficaram garantidos depois de um valente susto na área verde e branca, onde um cabeceamento de Sana Ufala ficou muito perto de deixar tudo empatado.

Na próxima jornada, os sub-23 do Sporting CP deslocam-se a casa do SC Farense, emblema imediatamente atrás dos Leões na classificação – a dois pontos de distância. O jogo tem pontapé de saída às 11h00 de sexta-feira.

01.12.2025

Liga Revelação – Série B 14.ª jornada – Estádio Aurélio Pereira

SPORTING CP GD ESTORIL PRAIA

3 2

1-2 ao intervalo

Daniel Costa (3’), Gabriel Silva (52’), Lucas Taibo (90+2’)

Peixinho (23’), Bernardo Lourenço (37’)

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa, Guilherme Silva [C], Lucas Taibo, Rayhan Momade, Ivanildo Mendes, Bento Estrela, Manuel Kissanga (Víctor Guzmán, 60’), Chris Grombahi (Miguel Alves, 90+4’), Micael Sanhá, Gabriel Silva (Konstantin Nikitenko, 77’).

Treinador: Filipe Neto. Disciplina: cartão amarelo para Chris Grombahi (36’), Bento Estrela (88’) e Miguel Gouveia (90+3’).

“FOI UMA VITÓRIA MUITO MERECIDA”

“Acho que há um momento que vira a primeira parte: quando sofremos o 1-1, e sofremos bastante com isso. No entanto, tínhamos entrado muito bem a variar o nosso jogo ofensivo e a criar muitas dificuldades ao adversário. Depois, tivemos mais problemas a pressionar e afundámo-nos um pouco”, considerou o treinador do Sporting CP, realçando que a segunda parte foi “completamente diferente”.

“Tivemos mais chegada e muitas situações de finalização. Acho que foi uma vitória muito merecida, não podia haver outra história senão esta”, sublinhou no final da partida, reforçando a sua satisfação pela resposta dada pelos jogadores.

“Nós ajudamos, mas este grupo já demonstrou que em momentos de dificuldade consegue superar-se. Desta vez, não foi diferente. É uma equipa com uma união muito grande”, frisou Filipe Neto antes de olhar para o que falta nesta primeira fase da Liga Revelação. “Queremos continuar as vitórias para poder estar na fase de apuramento de campeão”, sentenciou.

Golo do central galego premiou melhorias da equipa verde e branca na segunda parte
FILIPE NETO:

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-19

MÃO CHEIA DE GOLOS EM MAFRA

COM UMA EXIBIÇÃO AUTORITÁRIA, OS JUNIORES LEONINOS CONQUISTARAM UMA ROBUSTA E CONVINCENTE VITÓRIA FORA DE PORTAS, ANTES DE NA PRÓXIMA JORNADA RECEBEREM O FC ALVERCA NA ACADEMIA CRISTIANO RONALDO. A CINCO PONTOS DO PRIMEIRO LUGAR, MAS COM DOIS JOGOS EM ATRASO, OS JOVENS VERDES E BRANCOS ESTÃO INVICTOS HÁ OITO PARTIDAS E ATRAVESSAM A MELHOR FASE DA TEMPORADA.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: Isabel Silva

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu na tarde da passada segunda-feira o CD Mafra por 0-5, em jogo a contar para 12.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional. No Campo do Texugo, os Leões assumiram desde cedo o controlo da partida, com posse de bola e presença constante no meio-campo adversário. A vantagem chegou ainda nos minutos iniciais, aos 5’: Diogo Martins aproveitou um atraso arriscado para o guardião da casa, forçou o erro e foi derrubado já dentro da área. Chamado à conversão, o capitão Miguel Almeida manteve a serenidade e fez o 0-1 de penálti. Com o relógio a avançar, a equipa orientada por José João Gomes manteve o ritmo e a iniciativa. O segundo golo surgiu aos 35’, novamen-

te após uma recuperação de bola no meio-campo adversário. Estefânio Rúben arrancou em condução, rompeu pela faixa central e, já dentro da área, descobriu Sérgio Siza à direita. O médio recebeu e, com uma trivela de excelente execução, colocou a bola no fundo das redes para o 0-2 com que os Leões chegaram ao intervalo.

Na segunda parte, o Sporting CP manteve a mesma personalidade competitiva, sem nunca permitir ao CD Mafra ganhar ascendente no jogo. A equipa verde e branca geriu bem a vantagem e foi empurrando o adversário para trás - até que, já nos minutos finais, se mostrou uma autêntica máquina de eficácia. Aos 80’, Simão Soares aproveitou mais um erro na saída de bola dos anfitriões, avançou para a área, deixou dois adversários pelo caminho e, com sangue-frio, rematou rasteiro para o 0-3. Cinco minutos depois, chegou o 0-4 e o bis de Miguel Almeida: após uma jogada de insistência pela direita, André Machado cruzou para o capitão finalizar de cabeça.

Mas ainda houve tempo para a mão cheia de golos. Aos 88’, agora pelo corredor esquerdo, Frederico Gomes entrou pela área como um míssil e tentou o cruzamento-remate; a bola sobrevoou a pequena área e sobrou, ao segundo poste, para Diogo Martins, que não perdoou e fixou o 0-5 final.

SUB‑17: VITÓRIA EM CASA DO GD ESTORIL PRAIA

A equipa sub-17 do Sporting Clube de Portugal venceu, no passado domingo, em casa do GD Estoril Praia por 2-3, em partida da quarta jornada em atraso da primeira fase, série Sul do Campeonato.

Os jovens Leões orientados por Pedro Pontes estiveram e perder por 1-0, ao sofrerem um golo aos 10’, na transformação de uma grande penalidade, mas a formação Leonina deu a volta ainda nos primeiros 45’, com três golos.

José Garrafa igualou aos 19’ e José Lino bisou no espaço de dois minutos, entre os 41’ e os 43’. Ao intervalo, a equipa sub-17 do Sporting CP vencia por 1-3.

No segundo tempo, a equipa da Linha reduziu aos 55’ e daí até ao final do jogo, o resultado não sofreu mais alterações.

Os sub-17 do Sporting CP terminaram o jogo com 56 por cento de posse de bola e 17 remates, dez deles à baliza, contra cinco do GD Estoril Praia, quatro à baliza da formação Leonina.

30.11.2025

Campeonato Nacional Sub‑17

1.ª fase – Série Sul – 4.ª jornada (em atraso) | Centro Treinos e Formação Desportiva, Estoril

GD ESTORIL PRAIA SPORTING CP

2 3

1-3 ao intervalo

João Gomes (10’ P), Rodrigo Correia (55’)

José Garrafa (19’), José Lino (41’, 43’)

Sporting CP: Guilherme Fortunato [GR], Salvador Fortuna, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira (Martim Almeida, 80’), José Garrafa, Leonardo Varela (Francisco Simões, 45’), Sandro Ferreira (Rafael Fial, 70’), José Lino (David Almeida, 57’), Duarte Tomás (Afonso Marques, 57’). Treinador: Pedro Pontes. Disciplina: cartão amarelo para Leonardo Varela (11’) e Rafael Fial (83’).

01.12.2025

Campeonato Nacional Sub 19 Série Sul – 12.ª jornada Campo do Texugo, Mafra CD MAFRA SPORTING CP 0 5

0-2 ao intervalo Miguel Almeida (6’ P, 85’), Sergio Siza (35’), Simão Soares (80’), Diogo Martins (88’)

Sporting CP: Luka Petric [GR], André Machado, Atanásio Cunha, Rafael Mota (Diego Coxi, 46’), Daniel Lopes, Paulo Simão (Leonardo Tavares, 87’), Sérgio Siza (Simão Soares, 69’), Sandro Gamboa (Argyris Christodoulou, 78’), Miguel Almeida [C], Diogo Martins, Estefânio Rúben (Frederico Gomes, 69’). Treinador: José João Gomes. Disciplina: cartão amarelo para Paulo Simão (62’) e Daniel Lopes (88’).

SUB‑15: JOVENS LEÕES DE REGRESSO ÀS VITÓRIAS

A equipa sub-15 do Sporting Clube de Portugal venceu, no passado sábado, na casa do GD Estoril Praia, por 0-6, em jogo relativo à quinta jornada, em atraso, da série Sul do campeonato do escalão.

O triunfo dos jovens Leões orientados por António Cruz − que assim regressaram às vitórias após o empate no jogo anterior em casa do Vitória FC a três golos – começou a ganhar forma na primeira parte, com dois golos do Sporting CP.

O primeiro foi marcado por Bernardo Busatori, com assistência de Igor Ribeiro, aos 4’ e à meia-hora, Diego Monteiro fez o 0-2 para a equipa Sportinguista.

No segundo tempo e no espaço de cinco minutos, o Sporting CP fez mais quatro golos, quando já faltam menos de 10’ para o final dos 80.

Dinis Oliveira aos 72’, com assistência de Aladje Mussa fez o 0-3, Laurindo Mendonça, a passe de Aladje Mussa fez o 0-4 aos 74’, e Aladje Mussa bisou, entre os minutos 76’ e 77’, com assistências de Igor Ribeiro e Jacobo Aparício para o 0-6 final, num jogo em que os jovens Leões terminaram com 57 por cento de posse de bola contra 43 do adversário e com 33 remates, 14 à baliza, contra três do adversário.

29.11.2025

Campeonato Nacional Sub 15 1.ª Fase – Série Sul – 5.ª jornada (em atraso) | Centro de Treinos e Formação Desportiva, Estoril GD ESTORIL SPORTING CP

6

0-2 ao intervalo

Bernardo Busatori (4’), Diego Monteiro (30’), Dinis Oliveira (72’), Laurindo Mendonça (76’), Aladje Mussa (76’, 77’)

Sporting CP: Tiago Grimo [GR] (Joaquim Cabeçana, 41’), João Rodrigues (Dinis Oliveira, 67’), Bernardo Lavos (Salmán Umarji, 53’), Nicolas Aparício, Martim Sousa, Luís Gonçalves [C] (Laurindo Mendonça, 53’), Igor Ribeiro, Bernardo Busatori, Diego Monteiro (Jacobo Aparício, 53’), David Makinde, Aladje Mussa. Treinador: António Cruz.

Miguel Almeida bisou frente ao CD Mafra

FUTEBOL FORMAÇÃO

ACADEMIA CRISTIANO RONALDO RECEBEU REDE

UAARE E APRESENTOU MODELO CENTRADO NO JOGADOR

PROFESSORES E RESPONSÁVEIS EDUCATIVOS DA REDE UAARE ESTIVERAM NA ACADEMIA CRISTIANO RONALDO PARA CONHECER DE PERTO A METODOLOGIA DO CLUBE, RESPONSÁVEL POR COMBINAR EXCELÊNCIA DESPORTIVA COM RESULTADOS ACADÉMICOS DE REFERÊNCIA NO PANORAMA NACIONAL.

A Academia Cristiano Ronaldo recebeu um grupo de professores e psicólogos de várias escolas da Rede UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar – para uma visita imersiva ao Modelo Centrado no Jogador do Sporting Clube de Portugal, através do qual a conciliação entre escola e desporto, a chamada carreira dual, é assumida como eixo central.

Aida Ramos, coordenadora pedagógica do futebol de formação do Sporting CP, explicou que a iniciativa abriu as portas do Clube às instituições educativas que acompanham diariamente os atletas-estudantes. “O objectivo desta visita foi proporcionar às sete

escolas da Rede UAARE com as quais articulamos um olhar multidisciplinar e 360 do nosso trabalho no dia-a-dia da Academia”, começou por explicar a responsável, em declarações aos meios de comunicação verde e brancos.

Por sua vez, Tomaz Morais, co-director geral da Academia Cristiano Ronaldo, reforçou que a identidade formativa do Sporting CP se constrói sempre a partir da pessoa e que a visita nasceu da curiosidade dos responsáveis escolares. “Apostamos francamente naquilo que é o desenvolvimento pessoal, portanto, a pessoa primeiro e o jogador a seguir. Temos tido muita curiosidade por parte das escolas sobre que Modelo é este, como é que temos exemplos de atletas que chegam

à equipa A e continuam a estudar na universidade; portanto, entre aspas, qual é que é o segredo”, explanou. Entre os presentes na visita estiveram também o director executivo do Comité Olímpico de Portugal, o chefe de gabinete do secretário de Estado de Educação, o director-geral da Educação e o coordenador nacional da UAARE, Vítor Pardal, que destacou os resultados impressionantes dos estudantes-atletas do Clube.

“O Sporting CP é o maior clube em número de atletas absoluto das UAARE [208, no conjunto das várias modalidades] e tem um desempenho académico na ordem dos 96%, o que é brutal”, frisou, sublinhando a importância da aposta dos responsáveis verdes e brancos na ligação entre o

JOVENS LEÕES RECOLHERAM 694 KG DE BENS PARA O BANCO ALIMENTAR

COM O NATAL À PORTA, O ESPÍRITO SOLIDÁRIO VOLTOU A MOBILIZAR A EQUIPA B E A FORMAÇÃO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. NO PASSADO FIM-DE-SEMANA, FORAM VÁRIOS OS JOVENS ATLETAS A PARTICIPAR NUMA ACÇÃO DE RECOLHA DE BENS DESTINADA A APOIAR O BANCO ALIMENTAR DA PENÍNSULA DE SETÚBAL.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: Sporting CP

O Sporting Clube de Portugal uniu-se ao Banco Alimentar da Península de Setúbal numa iniciativa que reforça o compromisso social do Clube e a sua ligação à comunidade. A presença dos jovens Leões tornou-se também um momento de sensibilização e envolvimento colectivo, aproximando atletas, funcionários e população em torno de uma causa comum. A iniciativa, realizada numa superfície

comercial em Alcochete, envolveu jogadores de vários escalões e colaboradores do Clube, num exercício prático de cidadania e responsabilidade social com grandes frutos: no total, foram recolhidos mais de 694 kg de bens alimentares, um contributo expressivo que levará apoio directo a famílias em situação de fragilidade.

Entre os presentes estiveram João Muniz e Gabriel Melo, jogadores da equipa B verde e branca, e também Paulo Gomes, co-director geral da

Academia Cristiano Ronaldo, que acompanharam de perto os jovens atletas, reforçando o sentido de pertença e responsabilidade transversal a toda a estrutura formativa. Em declarações à Sporting TV , Gabriel Melo sublinhou que este tipo de iniciativas é inseparável do sentido de missão que carrega enquanto atleta do Sporting CP. “É sempre bom poder ajudar o próximo. Nós, como jogadores, sentimo-nos bem a fazer o bem, e como Clube também temos o dever de ajudar o próximo e de fazer

sucesso desportivo e o rendimento escolar.

“Nem todos vão ser ‘Cristianos Ronaldos’ e em 5000 atletas federados no futebol a nível global, só um é que assina contrato profissional. Este processo que o Sporting CP está a fazer de forma responsável e paciente leva os melhores à equipa A, mas também forma cidadãos inteiros que estão preparados para a pós-carreira”, apontou, dando os exemplos de João Simões e Dário Essugo, que prosseguiram os seus estudos no ensino superior.

Aida Ramos acrescentou que o Sporting CP trabalha continuamente com essa perspectiva no horizonte.

“Aquilo que diariamente trabalhamos [passa por] perceberem que o inves-

timento neles próprios é sempre uma mais-valia e será recompensado mais à frente”. Mesmo que, como Tomaz Morais sublinhou, a exigência seja extrema.

“Com dedicação, esforço, sacrifício, ao conseguir conjugar um teste com um treino, com uma competição, com uma viagem, estudar nos aviões, estudar nos autocarros (…) estão a dar passos mais fortes, mais sólidos, mais conscientes, mais consistentes” rumo ao futuro.

A visita, que incluiu momentos de apresentação, discussão educativa e circulação pelos espaços de treino, ofereceu assim aos visitantes uma perspectiva concreta do quotidiano de um jovem atleta de alto rendimento.

o melhor para a comunidade, para que as pessoas se sintam bem nesta época natalícia “, começou por explicar o avançado, consciente do seu papel dentro e fora das quatro linhas. O brasileiro de 19 anos fez ainda questão de destacar a importância de dar o exemplo aos mais novos.

“Como jogador da equipa B, os jogadores mais jovens olham para nós como uma referência, então, temos sempre de dar o nosso melhor dentro e fora de campo. Onde estivermos, temos de ser um exemplo e ajudar o próximo”, reconheceu, resumindo na perfeição o espírito da iniciativa.

Texto: Filipa Santos Lopes
João Muniz, Paulo Gomes e Gabriel Melo com jovens da formação verde e branca

MODALIDADES ESPORTS

ESPORTS DO SPORTING CP PREPARADOS PARA ATACAR OS TÍTULOS EM 2025/2026

A NOVA TEMPORADA ARRANCOU E A EQUIPA DE ESPORTS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL JÁ CARREGOU NO PLAY. COM JOSÉ “ICEMEN” CARLOS A LIDERAR E TOMÁS BRETÃO E DIOGO PEYROTEO PRONTOS A DISPUTAR OS RANKINGS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, O OBJECTIVO É DIRECTO E SEM MARGEM PARA BUGS: ENTRAR EM CADA TORNEIO PARA GANHAR, DESBLOQUEAR TÍTULOS E COLOCAR O NOME LEONINO NO TOPO DAS TABELAS GLOBAIS. ALGO QUE, EM PORTUGAL, SERIA INÉDITO.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: João Pedro Morais

O início desta nova temporada de esports do Sporting CP é como arrancar um novo jogo: há trabalho diário e estudo focado em melhorar cada detalhe. Com os olhos postos nos relvados virtuais, os jogadores treinam com rigor nos aspectos técnicos e mentais, para entrar em competição sempre prontos para vencer e representar o Clube ao mais alto nível.

A preparação, explica o treinador, é cada vez mais exigente e profissional, com o mesmo rigor competitivo que marca a identidade do Clube. “A preparação é feita durante a semana, olhando para o desenvolvimento do jogo, os patches [actualizações de conteúdos e funcionalidades], e tentando complementar isso com a forma como cada jogador se sente confortável. Procuramos sempre um equilíbrio ofensivo e defensivo”, contou “Icemen” aos meios de comunicação do Clube, na apresentação para a nova temporada. O técnico, que já está no universo competitivo dos esports há cerca de uma década, sublinha que o desenvolvimento mental dos atletas é hoje um factor crucial. “Jogar, eles sabem. Mas o nível psicológico é das coisas mais importantes. Se não tiverem o mindset certo, não vão conseguir chegar às fases finais, às decisões”, explicou ainda.

DOIS

CIRCUITOS NACIONAIS E VÁRIAS PROVAS INTERNACIONAIS

No panorama competitivo, “Icemen” explica que, a nível nacional, “existem dois circuitos. O da eLiga, que é o campeonato nacional e engloba a Taça da Liga, e depois o cir-

cuito da Federação Portuguesa de Futebol, com competições como a FPF Christmas Challenge, o Masters e a grande final de um para um”. Já a nível internacional, há qualificadores, fases mensais pontuáveis, UEFA Champions League e o Campeonato do Mundo, “a prova mais importante e onde o Sporting CP quer marcar presença”.

O treinador é claro quanto ao maior objectivo da temporada. “Estamos num Clube que tem essa identidade: ganhar. Sabemos que é difícil, mas queremos conquistar bastantes títulos”, apontou.

TOMÁS BRETÃO:

JOGADOR E CRIADOR DE CONTEÚDO

O açoriano Tomás Bretão, que cres-

ceu na Ilha Terceira entre os campos de futebol e a consola, reforça a dupla dimensão que hoje assume no Sporting CP: atleta competitivo e criador de conteúdo digital. “Acho que a minha vocação é mais na área de criação de conteúdo, mas felizmente também me enquadro no papel de jogador e, acima de tudo, é gratificante conseguir conciliar o melhor dos dois mundos”, explicou. Cada vez mais presente na comunicação digital da secção, Tomás explica o valor dessa tarefa. “Acaba por aproximar as pessoas que desconhecem a modalidade e tem um papel fundamental para que ela não desapareça. É na criação de conteúdo que as pessoas engajam, acaba por estimular o interesse e faz com que gostem ainda mais do desporto”, explicou. Esse diálogo digital é constante e

vivo. “Os Sportinguistas interagem comigo, fazem perguntas, tentam entender aspectos do jogo, querem saber o que muda, que itens valem a pena, e eu tento sempre explicar aquilo que entendo do jogo. Também erro, e sou o primeiro a admitir, mas faço sempre esse papel de amigo e de alguém que quer elevar o nível das aprendizagens”, explicou, acrescentando ainda que, do ponto de vista editorial, o conteúdo que cria nasce da própria dinâmica do jogo.

“O conteúdo é baseado no que sai a cada dia. Às 18 horas temos sempre novidades e, depois, fazemos a discussão do que vale ou não vale a pena divulgar, analisamos os jogadores lançados e o debate nas transmissões é sempre bastante ineractivo”, conta.  Essa abertura, diz, é o que torna

o processo não apenas informativo, mas uma troca. Quanto ao ADN competitivo e às metas para 2025/2026, Tomás Bretão reafirma o alinhamento com a identidade ambiciosa do Clube. “No Sporting CP, o objectivo é sempre vencer. Somos sempre favoritos na nossa cabeça e trabalhamos diariamente com essa mentalidade”, rematou.

DIOGO PEYROTEO: AMBIÇÃO, DEDICAÇÃO E HERANÇA

Com vários títulos conquistados em Portugal, Diogo Peyroteo também chega a mais uma temporada com as aspirações elevadas.

“O ano passado, conseguimos honrar o Clube ficando em terceiro lugar, mas este ano o objectivo é ganhar. Jogando no Sporting CP, o objectivo tem de ser ganhar todos os torneios”, começou por dizer, explicando ainda a exigência diária de um jogador profissional de esports. “É preciso dedicar muitas horas. Às vezes as pessoas não têm noção, mas quatro, cinco, seis horas por dia, e nas semanas de competição até mais. E depois revemos os jogos com o coach, para identificar falhas, ajustar e corrigir. O trabalho mental é igualmente essencial”, resumiu. “No FIFA, talvez até seja mais importante a parte mental do que a parte técnica. Estamos ali 20 minutos no foco máximo, mas se perdemos o foco dois ou três minutos, é o suficiente para sofrer golos que nos fazem perder o jogo. Mesmo nos momentos em que o adversário está por cima, conseguir manter a mente estável é fundamental”, partilhou ainda.

Carregando um apelido histórico, o sobrinho-bisneto de Fernando Peyroteo reconhece o peso da herança de ser familiar de uma das maiores lendas do futebol português.

José “Icemen” Carlos ladeado de Tomás Bretão e Diogo Peyroteo: a equipa de esports do Sporting CP está pronta para dar play a 2025/2026

“Além de jogar no Sporting CP, que já é uma grande responsabilidade, ser Peyroteo acrescenta ainda outra. As pessoas reparam mais, é normal. Mas gosto de levar isto como uma motivação extra, não como pressão, para dar sempre o meu melhor por este Clube”.

E o melhor… é ganhar tudo. “É muito difícil, acho que nunca houve ninguém em Portugal a ganhar todas as competições, mas isso também é algo a tentar fazer e traz mais motivação ainda. O objectivo é entrar em todas as competições para ganhar”, atirou.

E se pudesse explicar este mundo ao próprio Fernando Peyroteo, o mítico goleador Leonino, o que diria? Diogo sorri antes de responder: “Acho que ia ser um pouco difícil explicar-lhe (risos). No início, também foi difícil explicar à minha mãe que isto não era só jogar PlayStation, mas as pessoas vendo as competições e acompanhando percebem que é um desporto a sério, que precisa de dedicação e que não é só uma brincadeira”, explicou.

Aos jovens que sonhem em chegar aos mesmos patamares competi-

tivos, Diogo Peyroteo deixou um conselho simples e honesto. “Nunca forçar. Primeiro, tens de gostar do jogo. Divertir-te. O resto vem naturalmente. Temos muitos jogadores que estudam e competem ao mesmo tempo e isso é perfeitamente

possível. É, aliás, o que recomendo”, atirou.

Com um treinador experiente, dois atletas motivados e um plano competitivo intenso, a secção de esports do Sporting CP entra em 2025/2026 com ambição declarada: vencer, ele-

var o nome do Clube no panorama digital competitivo e trazer os adeptos para mais perto desta modalidade. “Honestamente, acho que o adepto tem de ir aos torneios presenciais para sentir mesmo o que é o esports. Assistir aos jogos através do computador de casa é giro, mas acho que devem mesmo ir a um torneio presencial para sentir a energia, que ali é completamente diferente”, atirou Peyroteo, a fechar, num convite para que os Sportinguistas conheçam melhor o universo dos relvados virtuais.

Tomás Bretão é jogador, mas também criador de conteúdos da secção de esports verde e branca
Diogo Peyroteo carrega um apelido histórico e uma ambição condizente: quer vencer “todas as competições” da temporada

MODALIDADES ATLETISMO

LORÈNE BAZOLO VAI CONTINUAR A CORRER DE LEÃO AO PEITO

ONZE TEMPORADAS DEPOIS, E AINDA COM MUITO POR CONQUISTAR, LORÈNE

BAZOLO RENOVOU CONTRATO COM O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. AOS 42 ANOS, A VELOCISTA QUER ALCANÇAR UM FEITO INÉDITO NO PANORAMA

NACIONAL: SER A PRIMEIRA MULHER A CORRER OS 100 METROS ABAIXO DOS 11 SEGUNDOS.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: João Pedro Morais

O Sporting Clube de Portugal e Lorène Bazolo continuam juntos no caminho da excelência. A velocista de 42 anos, dona do título oficioso de mulher mais rápida do país e peça essencial da hegemonia Leonina no atletismo, renovou a ligação ao clube que representa há já 11 anos. No momento da assinatura do contrato, Lorène Bazolo começou por revelar o que sustenta uma carreira tão duradoura e vitoriosa.

“O trabalho, a paciência, a resiliência e muito foco naquilo que eu faço. Gosto muito da modalidade, tam-

OPINIÃO

bém”, contou a atleta aos meios Leoninos, assumindo a responsabilidade de representar o Sporting CP.

A portuguesa, que em Junho deste ano igualou o recorde nacional dos 100 metros – 11’10’’, uma marca que já lhe pertencia –, continua a apontar ao objectivo que há anos desafia a história do atletismo luso.

“O meu objectivo é sempre honrar o nome do Clube, continuar a elevar o nome do Sporting CP a um nível alto no panorama nacional e internacional. E, por que não, tentar alcançar aquele que é meu objectivo desde o início da carreira: quebrar a barreira dos 11 segundos. Vou continuar a trabalhar para isso acontecer, para

CAMPEÕES E CAMPEONATOS

TITO ARANTES FONTES

CAMPEONATO NACIO

NAL I – Recebemos o CF Estrela da Amadora no passado domingo e fizemos um óptimo jogo. A primeira parte é, na verdade, excelente. E os primeiros trinta minutos são mesmo soberbos. Do melhor que já se viu esta temporada no José Alvalade. No final do jogo tínhamos mais quarto golos (dois de Luis Suárez, um de Eduardo Quaresma e outro de Fresneda) e nenhum sofrido. Foi uma vitória claríssima! Três pontos bem ganhos e totalmente merecidos!

CAMPEONATO NACIONAL II – Doutros campos do país fomos tendo notícias de difíceis jogos e magríssimas vitórias dos nossos mais directos adversários. Parece até que esses resultados surgiram do acaso… pois, os adversários em causa – quer o Nacional na Madeira, quer o Estoril no Porto – venderam cara a derrota e mereciam, segundo rezam as crónicas mais fidedignas, melhor sorte.

ser a primeira mulher em Portugal a correr sub-11 segundos e com isso também honrar o nome do Clube”, definiu.

Veterana sem o parecer em pista, Lorène Bazolo assume esse estatuto com orgulho, referindo que o seu exemplo inspira colegas de todas as idades. “Posso dizer que sou uma inspiração para todas as gerações, porque é verdade que – entre aspas – sou veterana, mas as marcas não o mostram. Sou, até agora, a velocista mais rápida do Sporting CP e do país, e sinto que sou uma referência”, afirmou.

A atleta não esquece o caminho que percorreu com apoio institucional e

humano do Clube e, por isso, deixa um recado aos jovens que hoje começam a correr de Leão ao peito. “Nunca desistam do vosso sonho, nada é impossível. O meu exemplo é este: cheguei ao Sporting CP com um nível não muito alto, mas o Clube deu-me sempre um voto de confiança e meteu à minha volta esta equipa multidisciplinar que nos apoia e ajuda a melhorar as performances.

E, hoje, sou a mulher mais rápida do país, mesmo quando não pensava

CAMPEONATO NACIONAL III – Certo é que, no balanço pós-jornada, continuamos a depender só de nós próprios, tendo o Sporting CP o melhor ataque da prova (cada vez mais de modo mais acentuado) e possuindo significativamente a melhor diferença entre golos marcados e sofridos. Na próxima jornada vamos defrontar o SL Benfica, no seu estádio, na noite da próxima sexta-feira. Vamos em busca dos três pontos, claro está! Nós estamos com vocês, equipa! Força, Leões!

CHAMPIONS – Na semana passada teve lugar a quinta jornada da actual fase de “grande grupo” desta milionária prova. Jogámos contra o Club Brugge KV, no nosso José Alvalade. E que bela vitória alcançámos! Bela e claríssima, por 3-0, graças aos golos de Geovani Quenda, Luis Suárez e Francisco Trincão. Estamos, agora, com dez pontos, um belo pecúlio nesta fase da prova, o qual – aliás – permite ao Sporting CP estar em zona de apuramento directo para a fase seguinte (os oitavos-de-final). Excelente percurso até agora (para além dos milhões já encaixados)! E a consciência de que temos ainda três dificílimos jogos pela frente… o Bayern já na próxima semana, em Munique; e – depois, em finais de janeiro – o PSG, campeão europeu em título no José Alvalade, seguido do Athletic Bilbao no País Basco. Serão três finais! Nós estamos com vocês, equipa! Força, Leões!

MODALIDADES – As nossas modalidades continuam a dar-nos

[que o pudesse alcançar]. Peço aos mais jovens para continuar a sonhar e trabalhar, tudo é possível. Podem chegar aos seus objectivos e, porque não, fazer melhor do que eu”, concluiu, com um sorriso.

Com esta renovação, o Sporting CP segura não apenas uma das principais referências do atletismo nacional, mas reforça também a cultura de resiliência e ambição que fazem parte do ADN verde e branco.

consecutivas alegrias. Tanto nas provas nacionais, como nas internacionais. O basquetebol claramente a “subir”. O futsal a exibir a qualidade de sempre (e a demonstrar que o desaire com o Eléctrico FC foi um mero “acidente de percurso”). O andebol no estratosférico plano a que já nos habituou. O hóquei a “homenagear” o seu eterno Júlio Rendeiro. E o judo a demonstrar a pujança do trabalho de excelência que fazemos nessa modalidade com vários títulos de campeão nacional obtidos no último fim-de-semana no Pavilhão de Odivelas! Força, equipas!

SEBASTIÁN COATES – O nosso capitão Coates, Bicampeão Nacional no Sporting CP e vencedor de várias taças nacionais, sagrou-se campeão do Uruguai, com o seu Nacional de Montevideu, o clube no qual nasceu para o futebol. Parabéns, Seba! Estamos juntos, como sempre!

PAULINHO – É outro dos nossos Bicampeões Nacionais que merece destaque e referência. Sensacional carreira que vai fazendo no Toluca, no México. Campeão e batendo recordes atrás de recordes, marcando os seus golos cerebrais, que festeja com o dedo indicador apontado à sua testa… como sempre! Parabéns, Paulinho! Estamos juntos, Leão!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

Lòrene Bazolo é “uma inspiração para todas as gerações”

MODALIDADES ANDEBOL

FILIPE MONTEIRO REFORÇA LIGAÇÃO AO SPORTING CP

CHEGOU AO CLUBE NO INÍCIO DA TEMPORADA, MAS RAPIDAMENTE CONFIRMOU OS PREDICADOS: APÓS QUATRO MESES DE LEÃO AO PEITO, FILIPE MONTEIRO RENOVOU CONTRATO COM O SPORTING CP. O CENTRAL DE 21 ANOS JÁ SE ESTREOU PELA SELEÇÃO A E DESTACA A CONFIANÇA DE RICARDO COSTA COMO DECISIVA NO SEU DESENVOLVIMENTO.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: João Pedro Morais

Apenas quatro meses após ter chegado ao Sporting Clube de Portugal, Filipe Monteiro renovou a sua ligação ao Clube. Uma aposta que aconteceu muito cedo na temporada, mas que é reconhecida pelo central de 21 anos como “um voto de confiança” da estrutura verde e branca.

“É um orgulho renovar com o Sporting CP. Sentia que tinha capacidades para ajudar a equipa e merecer um voto de confiança, mas não estava à espera que fosse tão cedo. As coisas têm corrido bem, tenho conseguido ajudar a equipa e penso que foi por isso que quiseram renovar comigo. Para mim, é um orgulho e claro que aceitei, porque estou bem aqui, gosto do Clube, gosto das pessoas, sinto que estou a fazer um bom trabalho e a receber o reconhecimento. Por isso, estou muito contente com esta renovação”, começou por dizer aos meios Leoninos, no momento da assinatura do contrato.

A integração no grupo de Ricardo Costa, marcada por uma intrínseca cultura de vitória, inquestionável competitividade diária e elevados níveis de exigência, tem sido determinante para o seu crescimento, reconhece.

“A qualidade dos treinos, dos colegas, dos jogos, é claramente superior. O facto de jogarmos sempre quartas e sábados, ou quintas e domingos, faz com que haja uma maior evolução. Quando o nível da intensidade é maior, nós naturalmente também evoluímos mais. Sinto isso claramente, sinto que a cada dia que passa estou mais entrosado com a equipa. Quando a equipa me ajuda e eu ajudo a equipa, tudo corre melhor e é isso que temos feito para continuar a lutar pelos nossos objectivos”, apontou.

A primeira chamada à Seleção A de Portugal chegou já de Leão ao peito, algo que Filipe Monteiro confessa ter sido também uma surpresa.

“Quando se joga ao mais alto nível, há sempre uma maior probabilidade de ser chamado à Selecção, mas tam-

bém não estava à espera de ser chamado tão cedo. Claro que era o meu objectivo: jogar pelo Sporting CP, jogar na EHF Champions League no campeonato, jogar o máximo possível e depois ser chamado à Selecção.

Se continuar a manter o nível, tanto no Clube como na Selecção, vou ser chamado mais vezes e vou ter mais oportunidades”, explicou, garantindo que apesar da renovação estar garantida, nada vai mudar na sua postura diária.

“Com a renovação, existe sempre uma segurança maior, por assim dizer, mas não é por renovar que vou mudar a minha maneira de estar. A minha maneira de estar é sempre

a mesma: dar o máximo todos os treinos e em todos os jogos, ajudar sempre a equipa ao máximo para atingir os nossos objectivos, que são os mesmos desde o início da época. Queremos tentar conquistar tudo a nível nacional e depois, na EHF Champions League, dar o nosso melhor, tentar que seja igual ou melhor do que o ano passado. Não há jogos fáceis, mas nós também somos bons e já provamos que conseguimos ganhar a qualquer equipa”, definiu Filipe Monteiro.

Por fim, o central deixou uma mensagem aos adeptos, cujo apoio incondicional sente desde a sua chegada ao João Rocha.

“Quero agradecer a todos os Sportinguistas. Fui muito bem recebido, recebo várias mensagens, nos jogos estão sempre a apoiar-nos e, no final do jogo, apoiam-nos nas derrotas e nas vitórias. Nota-se que gostam de nós e nós também gostamos deles. Se continuarem a ir ao Pavilhão, nós estamos mais perto de atingir os objectivos e toda a gente fica contente com isso, adeptos e equipa”, rematou.

Também Carlos Carneiro, coordenador da modalidade, explicou o significado desta renovação e a avaliação feita ao atleta ao longo dos últimos meses.

“Basicamente, foi o confirmar das ex-

pectativas que tínhamos em relação ao Filipe. Confirmámo-las a todos os níveis, tanto a nível do andebol em si – treino, jogo, preparação – como no aspecto social. Estamos muito contentes com ele. Acreditamos que podemos fazer dele um jogador de topo e o futuro central da Seleção Nacional. Enquadra-se perfeitamente naquilo que são os valores que defendemos enquanto equipa e enquanto Sporting CP. É o tipo de jogador que apreciamos em todos os aspectos e, portanto, estamos muito contentes com esta renovação. Significa que, acima de tudo, ele tem feito um bom trabalho e que merece a nossa confiança”, frisou o dirigente.

Filipe Monteiro tem merecido a confiança de Ricardo Costa

MODALIDADES ANDEBOL

SEMANA DE RECORDES

DEPOIS DE REGRESSAREM AOS TRIUNFOS NA EHF CHAMPIONS LEAGUE COM UM NOVO RECORDE LEONINO DE GOLOS MARCADOS NA PROVA (44), OS INSACIÁVEIS LEÕES DE RICARDO COSTA FIXARAM UM MÁXIMO HISTÓRICO TAMBÉM NO CAMPEONATO (57).

Texto: Nuno Miguel Simas, Xavier Costa

Fotografia: João Pedro Morais

VITÓRIAS RETOMADAS (EM GRANDE) NA CHAMPIONS

Para ficarem cada vez mais perto de um lugar nos ‘oitavos’, a equipa de andebol do Sporting CP recebeu e venceu, na passada quinta-feira, o Kolstad Handball, da Noruega por 44-31, na nona jornada do grupo A da EHF Champions League. Cedo o Sporting CP começou a desenhar a sua superioridade, devido à maior velocidade e qualidade na execução, aliado a uma defesa profunda, num sistema 6x0, que limitava a primeira linha norueguesa. Aos 9-5, com dois golos consecutivos do ponta Carlos Álvarez, o adversário pediu um primeiro desconto de tempo. E, pelo tempo fora, o Sporting CP foi impondo o domínio, com muita imprevisibilidade na circulação de bola e o brilho goleador de Kiko Costa, Martim Costa e Orri Þorkelsson. 2215 era o resultado ao intervalo, uma vantagem já com algum conforto da equipa Leonina.

27.11.2025

EHF Champions League

Grupo A – 9.ª jornada Grupo A Pavilhão João Rocha

SPORTING CP KOLSTAD HANDBALL

44 31

22-15 ao intervalo

Sporting CP: Edney Silva, Emil Berlin (1), Carlos Álvarez (5), Francisco Costa (5), Jan Gurri (3), Pedro Martínez (2), Salvador Salvador [C] (3), Orri Þorkelsson (9), Mamadou Gassama (2), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (3), Filipe Monteiro, Christian Moga, Martim Costa (7), Mohamed Ali [GR], Victor Romero (4). Treinador: Ricardo Costa. Disciplina: cartão amarelo para Salvador Salvador, exclusão de dois minutos para Christian Moga.

No segundo tempo, os Leões nem entraram da melhor forma, com um pouco mais de cinco minutos cometeram alguns erros de concretização. A equipa norueguesa ainda teve uma ténue aproximação, com a ligação entre primeira e segunda linhas a funcionar bem e o pivô Martin Hernes Ovde a marcar dois golos consecutivos.

Mas os demolidores irmãos Costa juntamente com a frieza glacial de Þhorkelsson na finalização, voltaram a distanciar muito o Sporting CP no marcador. A 30-23, com Carlos Álvarez também em evidência, o Sporting CP deu novo ‘safanão’ no marcador e até final foi gerindo e aumentando a diferença, com dez minutos finais e que voltou a vincar bem as diferenças.

A vertigem do ataque, os roubos de bola, a velocidade na execução, o querer sempre mais, elevaram o marcador para números finais de 4431, um registo de número de golos marcados que passa a ser o recorde do Sporting CP na EHF Champions League.

RESULTADO

HISTÓRICO TAMBÉM NO CAMPEONATO

Três dias depois, o Sporting CP ‘demoliu’ a AA Avanca com um impressionante 57-28, na partida em atraso da nona jornada da primeira fase do Campeonato Nacional. Assim, o Sporting CP continua na liderança isolada (36 pontos) da classificação, embora tenha menos um jogo do que o FC Porto, segundo classificado (35). Para chegar ao pleno de 12 vitórias em outros tantos jogos, os imparáveis Leões de Ricardo Costa rubricaram uma primeira parte verdadeiramente avassaladora (29-11) e acabaram por brindar os Sportinguistas presentes – apesar do futebol em simultâneo no Estádio José Alvalade – com um registo ofensivo recorde. No arranque, a AA Avanca até soube

corresponder com eficácia ao ritmo alto da partida (4-5), mas quando a defesa verde e branca entrou verdadeiramente em acção tudo se facilitou, também, no ataque: em transições a toda a velocidade, Diogo Branquinho, Mamadou Gassama e Victor Romero não só deram a volta ao marcador como fizeram o Sporting CP ‘disparar’ no marcador para 13-6 à passagem dos 13 minutos.

Seguindo a mesma receita, os Leões continuaram a sufocar o ataque da AA Avanca – vinha de uma derrota, no dia anterior, em Guimarães (2826) – e a tirar muito proveito com uma vantagem cada vez mais alargada, a qual chegou aos dez golos de diferença apenas três minutos depois (17-7), apesar das várias defesas somadas entre os postes

por José Pinho.

Um espectáculo ofensivo que continuou e cada vez com mais força até ao intervalo (29-11) e mais além. Mesmo no segundo tempo, os Bicampeões Nacionais não baixaram o ritmo, arrancando até aos 36-12 logo no reatamento – por Orri Þorkelsson – e não tardaram, também, a superar o seu melhor registo ofensivo da época, anteriormente fixado nos 45 golos (ao FC Gaia). Foi Gassama o autor do 46-20. Embora a história da partida estivesse escrita, os Leões continuaram com ‘fome’ de mais até final, engolindo por completo uma AA Avanca já sem argumentos, nem energia. Jan Gurri assinou o 50.º golo e Pedro Martínez ainda chegou a estabelecer a diferença nos 30 golos (57-27) antes do 57-

30.11.2025

Campeonato Nacional – 1.ª fase 9.ª jornada | Pavilhão João Rocha SPORTING CP AA AVANCA 57 28

29-11 ao intervalo

Sporting CP: Edy Silva (1), Emil Berlin (2), Kiko Costa (3), Natán Suárez (2), Jan Gurri (5), Pedro Martínez (2), Salvador Salvador [C] (3), Orri Þorkelsson (12), Mamadou Gassama (9), Andre Kristensen, Diogo Branquinho (6), Filipe Monteiro, Christian Moga (1), Martim Costa (7), Mohamed Aly, Victor Romero (4). Treinador: Ricardo Costa. Disciplina: exclusão de dois minutos para Victor Romero.

28 final e histórico. Mais um recorde para uma equipa sem igual.
Ponta Orri Þorkelsson foi o melhor marcador verde e branco nas duas partidas

MODALIDADES FUTSAL

SUPERIORIDADE TRANSFORMADA EM TRÊS PONTOS

CONTRA

A FORTE EQUIPA DO CR LEÕES DE PORTO SALVO, SPORTING CP FOI MELHOR E VENCEU POR 6-3 DE FORMA JUSTA.

Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: José Lorvão

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, no sábado, o CR Leões de Porto Salvo por 6-3 na 11.ª jornada da fase regular da Liga.

O início foi a todo o gás e o emblema de Alvalade, que começou a partida com Henrique Rafagnin, Tomás Paçó, Wesley, Alex Merlim e Diogo Santos, inaugurou o marcador logo no primeiro minuto: Alex Merlim atirou forte da direita, Allan Guilherme tocou ao segundo poste e a bola sobrou para Diogo Santos finalizar.

O camisola 7 estava endiabrado e bisou logo aos 3’, agora com assistência de Alex Merlim a partir da linha lateral para uma finalização frontal que só parou no fundo das redes. Num ápice, 2-0 para o Sporting CP. O terceiro de Diogo Santos e do Sporting CP podia ter chegado logo a seguir, mas Rodrigo Prazeres, guardião dos visitantes, fez a primeira de várias defesas importantes. Do outro lado, Henrique Rafagnin também

esteve bem no frente-a-frente com Bruno Sá. Ainda assim, o CR Leões de Porto Salvo conseguiu mesmo reduzir aos 4’ por intermédio de Landelino Neto.

Intenso, o encontro continuou assim e o Sporting CP voltou a marcar aos 6’. Agora foi Pauleta a aproveitar um erro da defesa contrária para, perante a baliza deserta, não desperdiçar e apontar o 3-1.

Rodrigo Prazeres ia-se afirmando, cada vez mais, como o melhor elemento do CR Leões de Porto Salvo e demonstrou-o perante Pauleta, Alex Merlim ou Allan Guilherme, enquanto Henrique Rafagnin também foi chamado ao trabalho aos 10’, defendendo com qualidade a investida de Rúben Teixeira.

Aos 13’, o 4-1: Felipe Valério descaiu para a esquerda e, de forma surpreendente, atirou uma bomba com a canhota e conseguiu marcar um verdadeiro golaço.

O resultado parecia caminhar para uma goleada fácil do Sporting CP, mas o CR Leões de Porto Salvo conseguiu fechar a baliza a sete chaves

até ao intervalo. Nem mesmo num livre a castigar a sexta falta contrária Tomás Paçó conseguiu facturar. Já na baliza oposta, quando os visitados atingiram as seis faltas, o CR Leões de Porto Salvo não falhou e conseguiu o 4-2 no último minuto numa cobrança de Isaías Furtado. O resultado prevaleceu até ao final da primeira parte.

Motivado pelo tento e cima do intervalo, o CR Leões de Porto Salvo procurou mais no segundo tempo.

Mesmo depois da oportunidade de Bruno Maior, a formação do concelho de Oeiras reduziu para 4-3 aos 24’ com golo de Rúben Carrilho. Para piorar, Tomás Paçó viu o cartão amarelo nesse lance e foi expulso.

No melhor momento do CR Leões de Porto Salvo na partida, contudo, o Sporting CP não tremeu e conseguiu travar o ímpeto adversário. Aos poucos, voltou a subir linhas e a dar trabalho a Rodrigo Prazeres, que negou os golos a Alex Merlim (26’) e Rocha (30’).

Logo a seguir, uma bela jogada colectiva terminou com Wesley a dar para

Bruno Pinto fechar o 5-3 ao segundo poste e voltar a dar mais tranquilidade aos muitos Sportinguistas presentes no Pavilhão João Rocha.

Felipe Valério quase bisou num fantástico remate à barra aos 35’ e o CR Leões de Porto Salvo não mais foi ameaça, principalmente a partir dos 36’, minuto em que ficou condicionado pelas cinco faltas.

Com naturalidade, o jogo prosseguiu até ao fim e quem voltou a marcar foi o Sporting CP, tendo Bruno Maior fechado as contas com assistência de Alex Merlim a menos de três minutos dos 40’. Buzina final e 6-3 no resultado.

Os Leões de Nuno Dias vão, agora, receber os gregos do AEK para a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Futsal Champions League. Fora de casa, o Sporting CP venceu por uns claros 0-11 e o segundo jogo está marcado para as 20h30 de hoje, quinta-feira, 5 de Novembro, no Pavilhão João Rocha.

NUNO DIAS:

29.11.2025

Liga – 1.ª fase – 11.ª jornada Pavilhão João Rocha SPORTING CP CR LEÕES DE PORTO SALVO 6 3 4-2 ao intervalo

Diogo Santos (1’, 3’), Pauleta (6’), Felipe Valério (13’), Bruno Pinto (30’), Bruno Maior (38’)

Landelino Neto (4’), Isaías Furtado (20’), Rúben Carrilho (24’)

Sporting CP: Tiago Rodrigues, Tomás Paçó, Diogo Santos, Wesley, Pauleta, Allan Guilherme, Felipe Valério, Bernardo Paçó [GR], Pedro Silva [GR], Bruno Pinto, Alex Merlim [C], Bruno Maior, Rocha e Henrique Rafagnin [GR]. Treinador: Nuno Dias. Disciplina: cartão amarelo para Henrique Rafagnin (4’), Rocha (6’), Tomás Paçó (13’, 24’) e Diogo Santos (17’), cartão vermelho para Tomás Paçó (24’).

“RESULTADO ACABA POR SER JUSTO”

No final, Nuno Dias esteve na zona de entrevistas rápidas e analisou o encontro.

“Há que olhar para como foram os golos e como permitimos que o CR Leões de Porto Salvo entrasse no jogo. Estava 4-1, criámos oportunidades, tivemos livre de dez metros e estávamos a fazer um jogo competente. O CR Leões de Porto Salvo conseguiu algumas finalizações exteriores para boas intervenções, mas estávamos a criar oportunidades. Podíamos ter chegado ao intervalo com outro resultado, mas sofremos o 4-2 a menos de um minuto do fim [da primeira parte]. Uma equipa como o Sporting CP não pode atingir as seis faltas desta maneira. Temos de ser um bocadinho mais inteligentes na forma como gerimos o jogo nas faltas”, começou por dizer o treinador verde e branco à Sporting TV, continuando.

“Na segunda parte, voltou a acontecer algo parecido e sofremos um golo numa transição com expulsão do Tomás [Paçó], mas a seguir reagimos bem e estivemos concentrados. Conseguimos ampliar [a vantagem] e o resultado acaba por ser justo”, garantiu.

Nuno Dias falou ainda do momento da equipa: “Temos estado a um ritmo alto, com bons resultados e números interessantes. Ganhámos vários jogos com vantagens enormes e há que continuar nessa dinâmica. Temos de fazer o nosso papel, cabe-nos fazer o nosso trabalho”. Diogo Santos, autor de dois golos, também esteve na zona de entrevistas rápidas: “Jogar contra o CR Leões de Porto Salvo é sempre difícil. Estivemos um pouco adormecidos no início da segunda parte, quando fizeram o 4-3, mas soubemos ter a cabeça no jogo e os pés assentes na terra. Fizemos o nosso trabalho e conseguimos os três pontos”.

Bruno Maior apontou o último golo da tarde

MODALIDADES HÓQUEI EM PATINS

GOLEADA INICIA DEFESA DO TÍTULO NA TAÇA DE PORTUGAL

COM MUITA SERIEDADE E VÁRIOS JOVENS NAS OPÇÕES, OS LEÕES ESTREARAM-SE NESTA EDIÇÃO DE FORMA MUITO AFIRMATIVA PERANTE UM EMBLEMA DA III DIVISÃO.

Texto: Xavier Costa

A equipa de hóquei em patins do Sporting CP visitou e goleou o Centro Recreativo e Cultural “Os Águias” por 2-11, no passado sábado, na eliminatória dos 32-avos-de-final da Taça de Portugal. Em casa do terceiro classificado da série Sul A da III Divisão – então, ainda sem derrotas na temporada – os Leões de Edo Bosch cedo trataram de começar a impor-se e ao terceiro minuto saltaram para a liderança no marcador que nunca deixaram. Pouco depois do golo inaugural de Roc Pujadas, Danilo Rampulla aumentou a vantagem

verde e branca e até se seguiu um golo do CRC “Os Águias”, mas logo no minuto posterior Facundo Navarro respondeu de bola parada para o 1-3 que manteve tudo no seu curso natural.

O avançado argentino, a oito minutos do intervalo, ainda ‘bisou’ e Alessandro Verona foi o responsável por fixar o 1-5 no fim da primeira parte. Por esta altura, os jovens Martim Lopes, João Pina e Santiago Honório, todos de 18 anos, já tinham somado minutos em pista, seguindo-se o guardião Lourenço Soares – Xano Edo, ‘Nolito’, Henrique Magalhães e Rafa Bessa não fizeram parte da ficha de jogo.

No segundo tempo, os Leões não só não tiraram o pé do acelerador como mantiveram a sua eficácia elevada e rapidamente multiplicaram a vantagem até atingir um esclarecedor 1-9. Verona só precisou de três minutos para voltar a marcar, Pujadas também chegou ao ‘bis’ e, a seguir, Rampulla foi mais longe e com dois golos de ‘rajada’ completou o seu hat-trick na partida.

Já à entrada para os últimos dez minutos, o jovem Santiago Honório juntou o nome à lista dos marcadores e assinou o décimo golo verde e branco em Leiria. Mesmo a fechar a eliminatória e aproveitando um cartão azul a Pujadas, o CRC “Os Águias”

BASQUETEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

ainda marcou por Igor Marques, mas foi a equipa verde e branca a fechar as contas da partida – e com uma estreia. O jovem Martim Lopes marcou o 2-11 final nos derradeiros instantes e fez, assim, o seu primeiro golo pela equipa principal.

Confirmou-se a quarta vitória consecutiva do Sporting CP, que continua a patinar com sucesso em várias frentes – esta foi a sexta competição em que entraram em acção em 2025/2026.

Após a estreia na Taça de Portugal, os Leões de Edo Bosch voltam a jogar fora, desta feita perante o Riba d’Ave HC para o Campeonato Nacional (sábado, 19h00).

LEOAS CONFIRMAM BOM MOMENTO COM PRIMEIRA VITÓRIA FORA

O DUELO EM AVEIRO FOI ‘AMARRADO’, MAS AS COMANDADAS DE JOÃO PEDRO VIEIRA MANTIVERAM-SE NO CONTROLO E ACABARAM COM QUALQUER INCERTEZA NUM ÚLTIMO PERÍODO DE SENTIDO ÚNICO.

Texto: Xavier Costa

A equipa feminina de basquetebol do Sporting CP deslocou-se a Aveiro para vencer o Clube dos Galitos por 51-67, no sábado, em encontro da oitava jornada da fase regular da Liga. Foi o quarto triunfo consecutivo das Leoas e o primeiro alcançado fora de casa neste regresso ao escalão principal. Atingidos os 12 pontos, o Sporting CP (com menos um jogo) está no terceiro lugar em igualdade com o SL Benfica – e a três pontos do Imortal BC e a quatro do líder invicto CRC Quinta dos Lombos – imediatamente antes do dérbi (em atraso) na Luz.

Em Aveiro foi a equipa da casa a entrar melhor num encontro que teve um primeiro parcial muito equilibrado e alguma ineficácia de parte a parte. À boleia de Luana Serranho (7-8) e Maria Kostourkova (9-10), as Leoas esboçaram a primeira reacção, mas foi com um triplo de Márcia Carvalho que conseguiram sair a vencer dos primeiros dez minutos (12-13).

Um novo lançamento certeiro de Márcia Carvalho até deu a melhor continuidade logo no arranque do segundo período, mas o Clube dos Galitos respondeu de imediato com um parcial de 7-0 que manteve o equilíbrio de forças (19-17).

Ainda assim, o Sporting CP não ‘aba-

nou’, melhorou defensivamente e tirou proveito da superioridade na zona interior para causar estragos e voltar a reagir. A capitã Emília Ferreira – seis pontos, seis ressaltos e duas assistências na primeira parte – foi a responsável por voltar a levantar a equipa verde e branca, seguindo-se uma penetração de Luana Serranho e um cesto de Maria Kostourkova para fixar o 21-26 ao intervalo.

Já no reatamento, dois triplos de Daniela Domingues para o Clube dos Galitos mostraram não só que o equilíbrio estava para ficar (29-28), como também que no terceiro período o acerto ofensivo ia aumentar de parte a parte. Assim, a vantagem

inicialmente foi trocando de mãos sucessivamente, mas quando o ritmo do jogo aumentou foram as Leoas a interpretá-lo melhor. Dayna Rouse foi chave e, depois, Emma Huff juntou-se para manter – e reforçar – a liderança do lado verde e branco. 42-48 foi o resultado à entrada para os derradeiros dez minutos, só que uma entrada muito afirmativa do Sporting CP e, especialmente, de Emma Huff – acabou com 15 pontos – fizeram a diferença ‘disparar’ para 42-55 logo no arranque do quarto período. E não mais a equipa da casa conseguiu responder, até porque voltou a aparecer Márcia Carvalho em grande

29.11.2025

Taça de Portugal – 32-avos-de-final Pavilhão Desportivo Municipal de Colmeias, Leiria CRC “OS ÁGUIAS” SPORTING CP 2 11

1-5 ao intervalo

André Santos (11’), Igor Marques (49’) Roc Pujadas (3’, 34’), Danilo Rampulla (7’, 36’, 36’), Facundo Navarro (12’, 17’), Alessandro Verona (22’, 28’), Santiago Honório (40’), Martim Lopes (50’)

Sporting CP: Lourenço Soares [GR], Martim Lopes, João Pina, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Santiago Honório, Zé Diogo [GR] [C]. Treinador: Edo Bosch. Disciplina: cartão azul para Martim Lopes e Roc Pujadas.

29.11.2025

Liga – Fase Regular – 8.ª jornada Pavilhão do Clube dos Galitos, Aveiro CLUBE DOS GALITOS SPORTING CP

67

12-13, 9-13, 21-22 e 9-19

Sporting CP: Márcia Carvalho (15), Simone Costa (4), Mariana Barros, Maria Kostourkova (6), Emma Huff (15), Madalena Costa, Cláudia Almeida, Luana Serranho (10), Ana Urbano, Emília Ferreira [C] (10), Dayna Rouse (7), Maria Oliveira. Treinador: João Pedro Vieira.

para as Leoas – acabou também com 15 pontos. Com dois triplos e uma penetração, a experiente base assinou oito pontos consecutivos (45-63) e acabou de encaminhar a primeira vitória do Sporting CP como visitante na Liga.

Nota: O desfecho da partida em casa do SL Benfica, disputada na noite de ontem, só foi conhecido após a hora de fecho desta edição.

MODALIDADES VOLEIBOL

6‑0 EM TRÊS DIAS

TRIUNFOS PELA MARGEM MÁXIMA NA SEXTA (ALA DE NUN’ÁLVARES DE GONDOMAR) E NA SEGUNDA-FEIRA (CA MADALENA) GARANTIRAM

CONTINUIDADE NA ROTA DAS VITÓRIAS.

Texto: Luís Santos Castelo, Nuno

Miguel Simas

Fotografia: José Lorvão

A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal conseguiu, entre sábado e segunda-feira, duas vitórias expressivas para a Liga, primeiro sobre o Ala de Nun’Álvares de Gondomar, em casa, e depois na deslocação ao reduto do CA Madalena.

TRIUNFO TRANQUILO EM CASA

No sábado, vitória por 3-0 na recepção ao Ala de Nun’Álvares de Gondomar para a sétima jornada da fase regular da Liga.

O duelo foi de sentido único e nunca esteve em causa outro resultado que não o sexto triunfo consecutivo, com João Coelho a dar minutos a praticamente todo o plantel.

Jan Galabov, Sergey Grankin, Kelton Tavares, Jonas Aguenier, Jan Pokeršnik, Mads Kyed Jensen e os líberos Gonçalo Sousa e Nicólas Perren foram os escolhidos para começar a partida no Pavilhão João Rocha e o 1-0 pertenceu mesmo aos Leões.

Com Mads Kyed Jensen forte no serviço, como habitual, o Sporting CP começou a distanciar-se no marcador (6-3), aumentando depois a diferença para 10-4 e exercendo total domínio. O 15-10 chegou num grande bloco conseguido pela muralha composta por Mads Kyed Jensen, Jonas Aguenier e Jan Galabov. Jonas Aguenier, com um belo ás, fez o 19-12 e, sem surpresas, o emblema de Alvalade fechou as contas em 25-18 com mais um ás, agora por Jan Galabov. 1-0 em sets.

25-18, 25-14 e 25-22

CP: Tiago Pereira

Jan Galabov

Marx Aru

Sergey Grankin

Kelton Tavares

O jogo seguiu com tranquilidade até ao 25-22 final, de Tiago Barth, para o 3-0.

NÚMEROS SEMELHANTES A NORTE

Para encerrar a jornada dupla, os Leões juntaram o triunfo em casa do CA Madalena, em Vila Nova de Gaia, igualmente por 0-3 na segunda-feira. A vitória assentou muito bem aos Campeões Nacionais, geralmente seguros na recepção, eficazes na boa distribuição de Armando Velásquez e fortes nos remates e também nos blocos, onde Jonas Aguenier chegou a estar implacável.

No primeiro parcial, o Sporting CP começou a distanciar-se de forma definitiva já na parte final, com um serviço que criou cada vez mais dificuldades aos visitados. 18-25 foi o resultado.

No segundo, quando os comandados de João Coelho abriram um fosso nos 10-14, o set começou a pender para o lado Leonino e esse ascendente fixou-se nos definitivos 16-25. No terceiro parcial, houve maior equilíbrio inicial, que de resto se foi prolongando pelo set fora, mas com o Sporting CP na frente até fechar nos 22-25.

O primeiro ponto do segundo set pertenceu ao Ala de Nun’Álvares de Gondomar, mas a verdade é que as diferenças entre as equipas foram ainda mais evidentes. Um belo bloco de Kelton Tavares colocou o Sporting CP na frente (2-1) e pouco demorou até que o fosso passasse a ser grande.

Um excelente ás de Sergey Grankin fez o 11-6, que passou para 14-8

e depois para 15-11, este último com Jan Galabov a fechar com qualidade um grande esforço colectivo. Seguiu-se o espectáculo de Mads Kyed Jensen no serviço; o dinamarquês conseguiu três ases em quatro serviços, transformando o resultado para 19-11.

Ninguém parava o Sporting CP na hora de servir e Jan Galabov fez o 23-12 com um ás, seguindo-se outro bom ‘saque’, agora por Jonas Aguenier, para fechar o 2-0 em 25-14.

Por fim, o Ala de Nun’Álvares de Gondomar entrou com tudo no terceiro set para procurar conseguir vencer um set. Chegou ao 0-3 e ao

1-5, mas o Sporting CP começou, depois, a recuperar aos poucos. Encostou no 8-9, mas os visitantes voltaram a distanciar-se (1-14). Foi preciso acelerar ainda mais, com destaque para um grande e importante bloco de Edson Valencia (12-14), e o empate chegou aos 15 pontos em mais um tremendo bloco, agora de Jan Galabov.

A primeira vantagem Leonina no set aconteceu aos 16-15 e rapidamente se estabeleceu uma diferença importante. Jan Galabov fechou muito bem o 19-16. Pouco depois, grande momento no Pavilhão João Rocha quando o líbero Nicolás Perren fez o 21-19.

Mais um triunfo importante da equipa de voleibol do Sporting CP, que volta a jogar esta sexta-feira, na casa do Clube Kairós, em São Miguel, nos Açores.

01.12.2025

– 1.ª

0 3

18-25, 16-25 e 22-25

Mads Kyed Jensen esteve em evidência contra o Ala de Nun’Álvares de Gondomar
Sporting
[C],
(14),
(3),
(2),
(5), Edson Valencia (6), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth (3), Jonas Aguenier (4), Jan Pokeršnik (6), Armando Velásquez, Nicolas Perrén [L] (1), Mads Kyed Jensen (12) e Lourenço Martins. Treinador: João Coelho.
Liga
fase
8.ª jornada Pavilhão Municipal Atlântico da Madalena, Vila Nova de Gaia
Sporting CP: Tiago Pereira [C] (3), Jan Galabov, Marx Aru (2), Sergey Grankin, Kelton Tavares (4), Edson Valencia (19), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth (1), Jonas Aguenier (9), Jan Pokeršnik (11), Armando Velásquez (2), Nicolas Perrén [L], Mads Kyed Jensen e Lourenço Martins (6). Treinador: João Coelho.

MODALIDADES VOLEIBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

JOGO DE SENTIDO ÚNICO MANTÉM LEOAS EM ROTA ASCENDENTE NA LIGA

VÃO JÁ QUATRO RONDAS SEGUIDAS A VENCER (TODAS POR 3-0) PARA AS LEOAS DE RUI PEDRO SILVA, QUE DERAM MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA, AGORA PERANTE UM ESMORIZ GC ‘AFUNDADO’ NO ÚLTIMO LUGAR.

Texto: Xavier Costa

Fotografia: João Pedro Morais

De volta ao Pavilhão João Rocha, a equipa feminina de voleibol do Sporting CP recebeu e bateu o Esmoriz GC de forma clara por 3-0, no passado domingo, na partida da oitava jornada da primeira fase da Liga. Um desfecho que permitiu às Leoas ascender ao segundo lugar com 21 pontos, os mesmos que o Leixões SC e menos três que o FC Porto.

Com Maria Carlos Marques, Jéssica Miranda, Tainá Alessandra, Leslie Tagle, Hanna Kanazawa e Ana Clara Nunes de início, o poderoso arranque verde e branco (7-0) não podia ter sido mais inequívoco e premonitório em relação à diferença de argumentos entre os dois emblemas – o Esmoriz GC, recém-promovido, ainda não somou qualquer ponto. Com muita concentração e ‘mão de ferro’, as Leoas continuaram a dilatar a sua vantagem, primeiro até aos 15-6 – com Tainá Alessandra

em evidência no serviço – e, depois, um ponto de astúcia da distribuidora Kanna Hanazawa assinou o esclarecedor 20-7. Daqui à conquista do primeiro set foi apenas um pequeno passo: Jéssica Miranda, Leslie Tagle e um ataque adversário falhado fecharam as desequilibradas contas em 25-8.

Com o jogo dos Núcleos em perspectiva no Estádio José Alvalade, as bancadas do Pavilhão João Rocha também foram sendo preenchidas de forma crescente para começar a tarde a apoiar as comandadas de Rui Pedro Silva.

Já no parcial seguinte, o Esmoriz GC – muito solidário defensivamente –até conseguiu adiar que as Leoas disparassem cedo no marcador, mas apenas inicialmente (7-7). Aos 12-8, o Sporting CP retomou a liderança de forma consistente e foi mantendo à distância o conjunto nortenho, que, ainda assim, desta vez, foi respondendo pontualmente (17-14). Uma réplica esforçada mas insuficiente para conter o ímpeto verde e branco, sempre mais forte, com Ana Clara Nunes, em particular, a dominar o centro da rede. 25-18 no final do parcial e 2-0 para as Leoas, que não desperdiçaram, a seguir, a oportunidade de fechar o jogo pela

diferença máxima.

Jéssica Miranda e Tainá Alessandra, a ‘voar’ para a rede, foram as responsáveis por começar a catapultar a equipa verde e branca (10-4) rumo à vitória. Nesta recta final, a toada de domínio total regressou, como ficou expresso na precoce diferença de dez pontos alcançada (17-7), antes do 25-14 ter sentenciado sem sobressaltos o set e a partida. Segurança total antes da exigente missão europeia.

Nota: O desfecho da segunda mão dos 16-avos-de-final da CEV Challenge Cup, realizada ontem à noite diante do Vandoeuvre Nancy

30.11.2025

Liga – 1.ª fase – 8.ª jornada Pavilhão João Rocha SPORTING CP ESMORIZ GC

3 0

25-8, 25-18 e 25-14

Sporting CP: Maria Carlos Marques [L], Jéssica Miranda (13), Amanda Cavalcanti, Leslie Tagle (10), Anahí Tosi, Özge Kinasts, Tainá Alessandra (6), Jady Gerotto (9), Ingrid Félix, Daniela Loureiro [L] [C], Kanna Hanazawa (3), Ana Clara Nunes (10). Treinador: Rui Pedro Silva.

VB, foi conhecido apenas após a hora de fecho desta edição do Jornal Sporting

RUI PEDRO

Finalizado o encontro diante do Esmoriz GC, o treinador do Sporting CP mostrou o seu agrado pela demonstração de força exibida ao mesmo tempo que fez gestão de esforços para a missão europeia a meio da semana.

“Vínhamos de um jogo em França e conseguimos gerir o grupo de trabalho para esta semana dura. Temos opções muito boas, independentemente de quem joga e acho que foi nítida a nossa supremacia perante o Esmoriz GC. Era importante demonstrar isso mesmo com a gestão da equipa”, sublinhou em declarações ao Jornal Sporting no final do jogo.

Lesie Tagle e Ana Clara Nunes foram as principais ‘armas’ ofensivas
Caminho na Liga continua a fazer-se de vitória em vitória, sempre robustas

PRÉMIOS STROMP

A 15 DE DEZEMBRO

JUDO: SETE OUROS EM ODIVELAS

É já pelas 20h00 do próximo dia 15 de Dezembro, segunda-feira, que se vai realizar a cerimónia de entrega dos Prémios Stromp 2025. O evento vai ter lugar no Sheraton Lisboa Hotel e as inscrições devem ser feitas através de Daniela Reis (914 355 142 ou danielatreis@gmail.com) ou Marina Reis (962 876 358 ou mgreis1967@gmail.com). Os Prémios Stromp, conhecidos galardões do universo Sporting CP, são atribuídos anualmente desde 1963 a figuras que se destaquem ao serviço do clube verde e branco. Os prémios por escolha são da responsabilidade dos membros do Grupo Stromp, enquanto os por inerência devem-se às medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo ou Campeonatos da Europa.

OPINIÃO

Os atletas do judo do Sporting Clube de Portugal estiveram em grande forma no Campeonato Nacional de seniores que decorreu no último fim-de-semana no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

No primeiro dia, Margarida Brás (-63kg), Gonçalo Lampreia (-73kg), Kainan Pires (-81kg), Pedro Lima (-90kg) e Diogo Brites (+100kg) conquistaram o ouro, com Carlota Pina (bronze em -63kg), João Fernando (prata em -81kg) e Tiago Coutinho (bronze em -100kg) a também conseguirem medalhas.

O dia dois trouxe mais dois ouros: Maria Siderot em -52kg e João Fernando no Campeonato Nacional Absoluto. Tomás Fonseca (prata em -66kg), Diogo Brites e Henrique Ferreira (prata e bronze em Absoluto, respectivamente) subiram igualmente ao pódio.

No total, o Sporting CP registou sete Campeões Nacionais.

QUALIDADE RIMA COM TRABALHO

Começo este texto com uma opinião que, estou certo, muitos de vós irão corroborar: “Neste momento, e o futebol é tantas vezes o momento, gosto muito de ver o Sporting Clube Portugal jogar futebol”.

Direi mesmo, sem querer fazer com isto qualquer termo comparativo com ninguém, que ver jogar a nossa equipa me fascina. Roça mesmo a perfeição. Uma equipa com classe, onde se vê trabalho de laboratório, e que trabalho... feito com imensa qualidade e com a chancela da “tasca” de Rui Borges. Na passada semana foi mesmo um Leão gigante em versão dupla aquele que em Alvalade, para fascínio de quem via ao vivo, ou assistia através da televisão, primeiro com o Club Brugge KV para a Champions League e, depois, com o CF Estrela Amadora, para o Campeonato, que vestiu o seu melhor fato de gala. Os dois jogos tiveram um denominador em comum. Um Sporting CP que entrou em ambos, pese a diferença de qualidade dos adversários, mas com o mesmo respeito, com uma vontade indómita de resolver os jogos cedo, aliando a isso uma qualidade superlativa e também muito suor. Dois condimentos preciosos para este excelente momento, onde a qualidade da nossa equipa fascina quem a vê jogar. E digo isto sem sobranceria alguma. Apenas com a

convicção de uma realidade que é factual. Sei que tanto falta jogar, que ainda não ganhámos nada, e que muita água ainda irá correr por debaixo das pontes. Mas uma certeza tenho, de forma inequívoca. Existe um Leão que sabe o caminho para tentar repetir o êxito e que todos sabemos que está focado nesse êxito. O sonho comanda a vida, inspirando-me na ‘Pedra Filosofal’ de Manuel Freire.

E por falar em foco. O foco agora, ultrapassados que estão o Club Brugge KV e o CF Estrela da Amadora está todo ele virado para o próximo jogo... e que jogo. Já amanhã é a vez do dérbi dos dérbis. Não faço futurologia, mas é com uma crença inabalável nos nossos rapazes que encaro este jogo. Sei que é imprevisível e que a história nos diz que é sempre aquele jogo de prognóstico impossível, mas a esperança que vai correr bem ao Leão, essa está em mim bem presente. Sou, por forma de estar, longe de ser o maior dos optimistas, mas nos antípodas do pior dos pessimistas.  Este é mesmo aquele jogo que desde sempre mexe comigo. Fico estranho horas antes, para não dizer dias, e pouco me apetece falar com alguém. No fundo, sendo mais sucinto, é o jogo que me causa um nervosismo suplementar... que me é difícil de descrever por palavras. Mas para o fim, entroncado no jogo de amanhã, e porque não gosto nada de ser comido de cebolada, uma palavra para os que, desviando o foco do que lhes corre mal, fazem comunicados por tudo e por nada, até por causa de cantos mal assinalados – pasme-se ao ponto a que isto chegou –escrevendo para os seus correligionários assim a modos que com papas e bolos se enganam os tolos e como se fosse para

GINÁSTICA: LEÕES EM GRANDE NA TAÇA DE PORTUGAL DE TRAMPOLINS

A equipa do Sporting Clube de Portugal conquistou quatro medalhas na Taça de Portugal de ginástica de trampolins, que aconteceu no último sábado em Castelo Branco. Os Leões venceram as provas de duplo mini trampolim masculino (Afonso Rezende, Miguel Matias, Artur Martins, João Carvalho e Tiago Teixeira) e de trampolim masculino (Afonso Rezende, Francisco Pereira, Miguel Matias, Artur Martins e Pedro Ferreira).

No feminino, o Sporting CP ficou com a prata em duplo mini trampolim (Benedita Dantas, Matilde Louro, Mariana Pinto, Sofia Amaro e Margarida Carreiro) e com o bronze em trampolim (Benedita Dantas, Matilde Louro, Mariana Pinto, Carolina Grave e Luísa Roquette).

invisuais sem ser escrito em braille. Só que o karma é lixado. E, como no velho ditado, pela boca morre o peixe. Não é que ganharam um jogo da Champions League através de um canto que deu em golo e que não deveria ter sido assinalado por precedido de um fora-de-jogo. E aí, nem uma palavra.  A tentativa deles, que para o efeito já começaram a falaciosa retórica, é tentar descredibilizar o VAR. Sabemos todos o porquê. Longe vão os tempos em que valia tudo. Aí é que era tudo muito bom..., mas a memória dos homens não tem de ser curta. Isso querem eles.

P.S 1 – É igualmente uma delícia ver jogar os nossos meninos da equipa B. Quanto crescimento colectivo e individual. Quanto talento. Tanto futuro.

P.S 2 – Na senda da qualidade e do futuro, era impossível passar ao lado da nossa equipa de andebol. Que bom é vê-los jogar a um nível altíssimo na EHF Champions League. Olhos nos olhos com os melhores da Europa, literalmente.

P.S 3 – Morreu a Luísa Rodrigues. Para mim a Luisinha, que nasceu literalmente dentro do Estádio José Alvalade. Conheci a Luísa desde sempre. Vivia com os seus pais – o Miguel e a Olinda – numa casa contígua ao Pavilhão de Alvalade, desde que nasceu. Como eu gostava dela. Como ela respirava Sporting. Uma vida dentro do Clube, de que era, agora, funcionária. Fizeste-me chorar minha querida amiga, partiste tão cedo. Serás eternamente a minha Stromp. Um beijo na testa como respeito. Descansa em paz. Gostava tanto de ti.

JUVENAL CARVALHO

RESULTADOS

ANDEBOL

MASCULINO

Seniores – Liga dos Camp.

Sporting CP 44-31 Kolstad IL

Seniores – Camp. Nac.

Sporting CP 57-28 AA Avanca

Equipa B – Camp. Nac.

Sporting CP B 25-25 FC Porto B

Sub 18 – Camp. Nac.

CD S. Bernardo 30-30 Sporting CP

Sub 16 – Camp. Nac.

Sporting CP 47-15 CDE Camões

Sporting CP 27-28 CSJ Brito

Sub 14 – Camp. Reg.

Sporting CP B 53-18 CF Estrela A

Sporting CP C 44-4 CA Penafirme

FEMININO

Sub‑18 – Camp. Nac.

CD Mafra 16-33 Sporting CP

Sporting CP 22-23 Passos Manuel

Sub 14 – Camp. Reg.

SIM P. Salvo 42-35 Sporting CP

ATLETISMO

MASCULINO

Absolutos – Meia Mar. Lagos

21 km

3.º Tiago Ramos 1h15’35’’

BASQUETEBOL MASCULINO

Sub 23 – Camp. Nac.

Estoril BC 76-56 Sporting CP

Sub 21 – Camp. Dist.

Sporting CP 83-47 RC Vale Cavala

Sub 18 – Camp. Dist.

Sporting CP 66-68 CA Queluz

Paço Arcos C 57-86 Sporting CP

Sub 16 – Camp. Dist.

Sporting CP 120-52 Os Belenenses

CA Queluz 54-77 Sporting CP

Sporting CP B 75-45 CN Natação

Carnide Clube 31-96 Sporting CP B

Sub 14 – Camp. Dist.

Paço Arcos C 61-89 Sporting CP

CN Natação 64-63 Sporting CP B

Sub 12 – Camp. Dist.

CA Queluz 42-64 Sporting CP Sporting CP B 44-42 PNB Loures

FEMININO

Seniores – Liga

Clube Galitos 51-67 Sporting CP

Sub‑22 – Camp. Nac. CRC Qta Lombos 75-65 Sporting CP

Sub 18 – Camp. Dist.

Sporting CP 35-38 CRC Qta Lombos

Sporting CP 40-46 SL Benfica

Sub 16 – Camp. Dist.

Sporting CP 65-35 CRC Qta Lombos

Carnide Clube 48-51 Sporting CP

Estoril BC 39-81 Sporting CP

Odivelas BC 41-86 Sporting CP B

Sub 14 – Camp. Dist. Carnide Clube 26-66 Sporting CP Qta Lombos B 65-21 Sporting CP B

Sub 12 – Camp. Dist.

Sporting CP 73-14 CRC Qta Lombos

ESGRIMA

MASCULINO

M20 – Torn. Nac. Rank. RFEE

Espada

154.º Rafael Sousa (1 V / 5 D)

M15 – Torn. Nac. Rank. RFEE

Sabre

68.º Tomás Fernandes (6 D)

69.º Miguel Frazão (7 D)

FEMININO

M15 – Torn. Nac. Rank. RFEE

Sabre

24.º Leonor Cunha (4 V / 4 D)

FUTEBOL

MASCULINO

Seniores Liga Camp.

Sporting CP 3-0 Club Brugge KV

Seniores Liga

Sporting CP 4-0 CF Estrela A

Equipa B – Liga 2

Sporting CP B 3-1 SC Farense

Sub 23 – Liga Rev.

Sporting CP 3-2 Estoril Praia

Sub‑19 – Camp. Nac.

CD Mafra 0-5 Sporting CP

Sub‑17 – Camp. Nac.

Estoril Praia 2-3 Sporting CP

Sub 15 – Camp. Dist. S16

Sacavenense 5-10 Sporting CP 3FFF 0-13 Sporting CP

Sub 15 – Camp. Nac.

Estoril Praia 0-6 Sporting CP

Sub 14 – Camp. Nac. S15

Sporting CP 0-2 AC Marinhense

Sub 14 – Camp. Dist. S15

Sporting CP C 6-0 CF “Os Unidos”

Sub 13 – Camp. Dist. S14

CF “Os Unidos” 1-3 Sporting CP

Sporting CP 5-1 Ponte Frielas

Sub 12 – Camp. Dist. S13

SL Benfica 5-0 Sporting CP

Sporting CP 3-0 SL Benfica

CIF 0-5 Sporting CP

Sub 11 – Camp. Dist. S12

SF Palmense 2-11 Sporting CP

Sporting CP 6-2 UD P Frielas

Sub 10 – Camp. Dist. S11

Casa Pia AC 3-5 Sporting CP

Sacavenense 2-5 Sporting CP

Sub 9 – Camp. Dist. S10

Sporting CP 15-4 FC Alverca

SL Olivais 4-6 Sporting CP

FEMININO

Sub 15 – Camp. Dist.

SU Sintrense 0-12 Sporting CP

Sub 13 – Camp. Dist.

Sporting CP 13-0 CD V Pinheiro

CD Mafra 0-6 Sporting CP

Sub 13 – Camp. Dist. S13 M

Sacavense 7-1 Sporting CP

Bobadelense 1-5 Sporting CP

Sub 12 – Camp. Dist. S12 M

Sporting CP 0-9 SMD Caneças

Sub 11 – Camp. Dist. S11 M

Sporting CP 5-2 Domingos Sávio

Seniores – Liga Sporting CP 6-3 Leões P. Salvo

Sub 19 – Camp. Nac.

Sporting CP 6-1 AMSAC

Sub 17 – Camp. Nac.

Sporting CP 11-1 CF Oeiras

Sporting CP 3-1 SL Benfica

Sub 15 – Camp. Nac.

CS São João 0-3 Sporting CP

Sub‑15 – Camp. Dist.

Liberdade AC 1-19 Sporting CP C

UD Alfornelos 1-14 Sporting CP B

Sub 13 – Camp. Dist.

AM Portela 0-4 Sporting CP

Sporting CP B 6-3 Alenquer RC

CPCD 4-3 Sporting CP B

Sub 11 – Camp. Dist.

Sporting CP B 12-2 CA Desportos

AMSAC 1-3 Sporting CP

FEMININO

Equipa B – Camp. Dist.

Os Belenenses 2-2 Sporting CP B

Sub 19 – Camp. Nac.

Sporting CP 9-1 VC Santarém

Sub 17 – Camp. Dist.

Sporting CP 24-0 “Os Vinhais”

Sub 15 – Camp. Nac.

Sporting CP 11-0 GDS Cascais

Sub 15 – Camp. Dist.

Sporting CP 0-2 Vilafranquense

GINÁSTICA

MASCULINO

Seniores ‑ Taça Portugal Gin.

Tramp.

Trampolim individual

1.º Pedro Ferreira

8.º Artur Martins

11.º Miguel Matias

18.º Francisco Pereira

29.º Afonso Rezende

Trampolim individual equipas

1.º Sporting CP (Afonso Rezende, Francisco Pereira, Miguel Matias, Artur Martins e Pedro Ferreira)

VENCEDOR

Duplo mini trampolim

3.º Artur Martins

7.º Tiago Teixeira

10.º Miguel Matias

12.º João Carvalho

27.º Afonso Rezende

Duplo mini trampolim equipas

1.º Sporting CP (Afonso Rezende, Miguel Matias, Artur Martins, João Carvalho e Tiago Teixeira) –

VENCEDOR

FEMININO

Seniores Taça Portugal Gin. Tramp.

Trampolim individual

3.º Matilde Louro

4.º Mariana Pinto

10.º Carolina Grave

39.º Benedita Dantas

51.º Luísa Roquete

Trampolim individual equipas

3.º Sporting CP (Benedita Dantas, Matilde Louro, Mariana Pinto, Carolina Grave e Luísa Roquete)

Duplo mini trampolim

2.º Matilde Louro

6.º Mariana Pinto

10.º Sofia Amaro

26.º Benedita Dantas

46.º Margarida Carreiro

58.º Matilde Costa

Duplo mini trampolim equipas

2.º Sporting CP (Benedita Dantas, Matilde Louro, Mariana Pinto, Sofia

Amaro e Margarida Carreiro)

Seniores Troféu Tânia

Domingues Rítmica

All around

5.º Carolina Freitas

Juvenis Troféu Tânia

Domingues Rítmica

All around

5.º Karina Tsurkan

6.º Naya Yaghi

8.º Érica Pinto

12.º Oleksandra Tsybulska

Juniores Troféu Tânia

Domingues Rítmica

All around

2.º Zarina Terpugova

4.º Maria Coxo

5.º Kseniya Shageeva

8.º Júlia Madeira

9.º Maria Kuznetsova

11.º Aleksandra Kuznetsova

Iniciados Troféu Tânia

Domingues Rítmica

All around

7.º Margarida Koneva

26.º Clara Caldas

GOALBALL

MASCULINO

Equipas Supertaça

Sporting CP 12-8 CA Cultural FC Porto 7-5 Sporting CP - 2.º

LUGAR

HÓQUEI EM PATINS

MASCULINO

Seniores Taça Portugal CRC “Os Águias” 2-11 Sporting CP

Sub 19 – Camp. Reg.

Sporting CP 12-2 AE Física D. HC Turquel 4-6 Sporting CP

Sub 17 – Camp. Reg.

SC Tomar 3-4 Sporting CP B Entroncamento 6-4 Sporting CP

Sub 15 – Camp. Reg.

Sporting CP B 13-3 AE Física B

A. Stuart HCM 1-12 Sporting CP

SL Benfica B 0-3 Sporting CP B

Sporting CP 0-3 SL Benfica

Sub 13 – Camp. Reg.

Sporting CP 8-0 AE Física D APAC Tojal 1-2 Sporting CP B

Sporting CP B 3-2 AD Oeiras B

Benjamins – Enc. Reg.

Sporting CP 2-8 CRIAR-T GD

Escolares – Enc. Reg.

Sporting CP 7-1 Stuart HCM B

Sporting CP 12-2 SA Benfica

JUDO

MASCULINO

Seniores – Camp. AS Nac. Sen. Absolutos

1.º João Fernando (5 V) CAMP. NAC.

2.º Diogo Brites (4 V / 1 D)

3.º Henrique Ferreira (4 V / 1 D) Nika Kvantidze não class. (2 V / 2 D)

Diogo Luís não class. (2 V / 2 D)

Kevin Suárez não class. (1 V / 1 D)

Tiago Barreiros não class. (1 D)

Manuel Monge não class. (1 D)

Pedro Cavaco não class. (1 D)

Wilson Teixeira não class. (2 D)

+100 kg

1.º Diogo Brites (4 V) CAMP. NAC.

100 kg

3.º Tiago Coutinho (2 V / 2 D)

90 kg

1.º Pedro Lima (4 V) CAMP. NAC.

5.º Diogo Luís (3 V / 2 D)

Manuel Monge não class. (1 V / 2 D)

Pedro Cavaco não class. (1 V / 1 D)

81 kg 1.º Kainan Pires (4 V) CAMP. NAC.

2.º João Fernando (3 V / 1 D)

Rafael Rico não classificado (1 V / 2 D)

73 kg

1.º Gonçalo Lampreia (4 V) CAMP. NAC.

5.º Diogo Caetano (3 V / 2 D)

66 kg

2.º Tomás Fonseca (3 V / 1 D)

7.º Carlos Costa (3 V / 2 D)

Vasco Dinis não class. (1 V / 2 D)

Francisco Almodôvar não class. (1 D)

60 kg

Bernardo Roque não class. (1 D)

FEMININO

Absolutos

Beatriz Jesus não class. (3 D) ‑78 kg

Beatriz Jesus não class.a (2 D) ‑63 kg

1.º Margarida Brás (4 V) ‑ CAMP. NAC.

3.º Carlota Pina (1 V / 2 D) ‑52 kg

1.º Maria Siderot (5 V) ‑ CAMP. NAC.

KARATE

MASCULINO

Seniores – Camp. Mundo WKF

Kumite 75 kg

9.º Tomás Oliveira (2 V / 2 D)

Seniores – Open Inter. Maia

Kumite 75 kg

3.º Rafael Duarte

Sub 18 Open Inter. Maia

Kumite 76 kg

2.º Tomás Oliveira Kumite 61 kg

3.º Tomás Franco

Sub 16 Open Inter. Maia

Kumite 70 kg

5.º Santiago Almeida Kumite 63 kg

3.º Afonso Oliveira Kumite 60 kg

5.º Artem Lyakhovych

Sub 14 Open Inter. Maia Kumite 60 kg

3.º Salvador Louro Kumite 40 kg

5.º João Pereira

Sub 10 Open Inter. Maia Kumite 30 kg

3.º Salvador Pinto

FEMININO

Seniores – Camp. Mundo WKF Kumite 50 kg

Catarina Rodrigues não class. (1 V / 2 D)

Sub 16 – Open Inter. Maia Kumite +61 kg

3.º Alice Caturrinho

KEMPO

MASCULINO 93 kg Taça Portugal “Carlos Tavares”

António Albuquerque

António Albuquerque

kg ‑ Taça Portugal “Carlos

kempo

Ricardo Chaud

Ricardo Chaud

Ricardo Chaud

Portugal “Carlos

Ricardo Chaud

kg Taça Portugal “Carlos Tavares”

Francisco Albuquerque

Pistola 10 m

3.º Domingos Moreira 556-12x

4.º Eduardo Jesus 556-11x

5.º João Peixoto 548-10x

6.º Domingos Rodrigues 546-11x

9.º João Gouveia 544-3x

12.º António Carvalho 513-8x

13.º Joaquim Clemente 512-5x

14.º Wilson Correia 502-2x

17.º Rui Barata 490-3x

Seniores – Torn. 9.º Aniv. ACRFM

Pistola 10 m

3.º Manuel Costa 552-4x

Adaptado Torn. SCP

1.º Vyacheslav Sushchyk 534-9x

Carabina 10 m

1.º Marcelo Cazassa 622.4 (45x)

5.º Nuno Miranda 584.0 (19x)

9.º Diogo António 539.1 (5x)

FEMININO

Seniores – Torn. SCP Pistola 10 m

1.º Magda Ruano 530-7x

2.º Carla Gil 530-4x

3.º Marta Afonso 528-6x

4.º Catarina Vieira 525-5x

6.º Maria Carriço 519-4x

7.º Telma Valente 502-4x

AGENDA

QUINTA, 4 DE DEZEMBRO

17H45 Seniores M Veszprém HC vs. SPORTING CP

10.ª jorn. Gr. A Liga Campeões One Veszprém Arena (Veszprém, Hungria)

SÁBADO, 6 DE DEZEMBRO

21H30 Equipa B M

SPORTING CP B vs. CD Feirense

12.ª jorn. Camp. Nac. Div. Honra Pavilhão João Rocha

DOMINGO, 7 DE DEZEMBRO

15H00 Seniores M

SPORTING CP vs. ABC

14.ª jorn. 1.ª fase Camp. Nac. Pavilhão João Rocha

SEGUNDA, 8 DE DEZEMBRO

15H00 Equipa B M

ACD Funchal vs. SPORTING CP B

13.ª jorn. Camp. Nac. Div. Honra Pav. Funchal

QUARTA, 10 DE DEZEMBRO

20H00 Seniores M

FC Porto vs. SPORTING CP

15.ª jorn. 1.ª fase Camp. Nac. Dragão Arena (Porto)

BASQUETEBOL

QUINTA, 4 DE DEZEMBRO

21h45 Sub-21 M

CA Queluz vs. SPORTING CP

3.ª jorn. F1G1 Camp. Manuel Campos Pav. Henrique Miranda (Queluz)

SÁBADO, 6 DE DEZEMBRO

11H00 Sub-13 M Os Belenenses vs. SPORTING CP

4.ª jorn. F1G1 Circ. Hermínio Barreto

Pav. ES Marquês Pombal (Lisboa)

18H30 Seniores F

SPORTING CP vs. BC Barcelos

9.ª jorn. F. Reg. Liga Pavilhão João Rocha

21H00 Seniores M

CP Esgueira vs. SPORTING CP

7.ª jorn. Liga Pav. CP Esgueira

06/12 – SÁBADO

BASQUETEBOL FEMININO

Competição: Liga – 9.ª jornada

Carabina 10 m

1.º Sofia Santos 615.3 (42x)

2.º Marta Silva 600.6 (25x)

3.º Joana Silva 520.1 (5x)

Juniores – Torn. SCP

Carabina 10 m

2.º Alexandra Baleiras 576.7 (14x)

VOLEIBOL

MASCULINO

Seniores – Liga Sporting CP 3-0 Ala Nun’Álvares CA Madalena 0-3 Sporting CP

Sub 21 – Camp. Nac. Sporting CP 1-3 SC Espinho

Juniores – Camp. Reg. Sporting CP 3-0 AV Praia

Juvenis – Camp. Reg. CV Oeiras 3-0 Sporting CP

Cadetes – Camp. Reg. Sporting CP 3-0 AV Praia

Iniciados – Camp. Reg. Sporting CP 3-1 CN Ginástica

Infantis – Camp. Reg. CN Ginástica 0-3 Sporting CP

FEMININO

Seniores – CEV Cup Vandœuvre NVB 3-1 Sporting CP

Seniores – Liga Sporting CP 3-0 Esmoriz GC

Sub 21 – Camp. Nac. SC Braga 3-0 Sporting CP Catêlo Maia 0-3 Sporting CP

Juniores – Camp. Nac. Os Belenenses 1-3 Sporting CP

Juvenis – Camp. Nac. CV Oeiras 3-1 Sporting CP

Iniciados – Camp. Nac. SL Benfica 3-2 Sporting CP

Iniciados – Camp. Reg. Sporting CP B 1-3 MTBA

Infantis – Camp. Reg. Sporting CP 3-1 VC Setúbal Sintra Volei B 0-3 Sporting CP B

DOMINGO, 7 DE DEZEMBRO

9H15 Sub-14 M

SPORTING CP B vs. UDC Forte

5.ª jorn. F2G3 Camp. Dist. Pav. ES Lumiar (Lisboa)

11H15 Sub-14 M SPORTING CP vs. Linces Mafra

5.ª jorn. F2G1 Camp. Dist. Pav. ES Lumiar (Lisboa)

15H00 Sub-23 M

SPORTING CP vs. Eléctrico FC

9.ª jorn. 1.ª fase/Centro Sul Camp. Nac. 1.ª div. Multidesportivo Sporting 15H00 Sub-14 F

SPORTING CP vs. SL Benfica

5.ª jorn. F2G1 Camp. Dist. Pav. Mun. Graça (Lisboa)

17H00 Sub-22 F SPORTING CP vs-. GDRAR

9.ª jorn. 1.ª fase/Sul Camp. Nac. 1.ª div. Multidesportivo Sporting

SEGUNDA, 8 DE DEZEMBRO

16H00 Seniores F

SC Coimbrões vs. SPORTING CP

10.ª jorn. F. Reg. Liga Pav- Mun. VN Gaia

17H00 Sub-14 F SPORTING CP B vs. CDO Moscavide

5.ª jorn. F2G2-B Camp. Dist. Pav. Desp. Bartolomeu Dias (Sacavém)

TERÇA, 9 DE DEZEMBRO

21H00 Sub-21 M

Rio Maior vs. SPORTING CP

8.ª jorn. F1G1 Camp. Manuel Campos Pav. Polid. Rio Maior

FUTEBOL

SEXTA, 5 DE DEZEMBRO

11H00 Sub-23 M SC Farense vs. SPORTING CP

15.ª jorn. 1.ª fase/SB Liga Revelação Estádio Algarve

20H15 Seniores M SL Benfica vs. SPORTING CP

13.ª jorn. Liga Portugal Estádio SL Benfica (Lisboa)

SÁBADO, 6 DE DEZEMBRO

11H00 Equipa B M

Jogo: Sporting CP vs. BC Barcelos

Horário e local: 18h30 – Pavilhão João Rocha

Transmissão: directo e exclusivo

FC Felgueiras vs. SPORTING CP B

13.ª jorn. Liga Portugal 2

Estádio Mun. Dr. Machado Matos (Felgueiras)

11H00 Sub-14 M

Alcochetense vs. SPORTING CP B

11.ª jorn. SC Camp. Nac. 2.ª div. S15

Estádio António Almeida Correia (Alcochete)

15H00 Sub-19 F

Racing Power vs. SPORTING CP

9.ª jorn. 1.ª fase Liga Sub-19 Comp. Mun. Atletismo Setúbal

15H00 Sub-17 F

Casa Pia vs. SPORTING CP

9.ª jorn. 1.ª fase/SK Camp. Nac.

2.ª div. S19

Campo n.º 3 Estádio Pina Manique (Lisboa)

15H30 Sub-19 M

SPORTING CP vs. FC Alverca

13.ª jorn. 1.ª fase/Sul Camp. Nac.

1.ª div.

Estádio Aurélio Pereira

16H00 Equipa B F

SPORTING CP B vs. CA Ouriense

7.ª jorn. S. Sul Camp. Nac. 2.ª div. Campo n.º 6 Academia Sporting

DOMINGO, 7 DE DEZEMBRO

11H00 Sub-17 M

SPORTING CP vs. FC Alverca

5.ª jorn. 1.ª fase/Sul Camp. Nac. 1.ª div.

Estádio Aurélio Pereira

11H00 Sub-15 M

SPORTING CP vs. CA Cadaval

8.ª jorn. 1.ª fase/S2 Camp. Dist. S16

Campo n.º 6 Academia Sporting

15H00 Seniores F

Rio Ave FC vs. SPORTING CP

7.ª jorn. Liga

Estádio Rio Ave FC (Vila do Conde)

16H00 Sub-16 M

FC Porto B vs. SPORTING CP B

11.ª jorn. SC Camp. Nac. 2.ª div. S17

CTFD Jorge Costa (Olival, VN Gaia)

SEGUNDA, 8 DE DEZEMBRO

11H00 Sub-14 M

SU Sintrense vs. SPORTING CP

4.ª jorn. Camp. Dist. 1.ª div. S15

Pq. Carreirinha (Sintra)

18H30 Sub-15 M

07/12 – DOMINGO

FUTEBOL

Competição: CN Sub-17 – 5.ª jornada

Jogo: Sporting CP vs. FC Alverca

Horário e local: 11h00 – Estádio Aurélio

Pereira

Transmissão: directo e exclusivo

SPORTING CP vs. UDR Sta. Maria

12.ª jorn. 1.ª fase/S2 Camp. Dist. S16

Campo n.º 6 Academia Sporting

TERÇA, 9 DE DEZEMBRO

12H30 Sub-19 M

FC B. München vs. SPORTING CP

6.ª jorn. Youth League FC Bayern Campus (Munique, Alemanha)

17H45 Seniores M FC B. München vs. SPORTING CP 6.ª jorn. Liga Campeões Fußball Arena München (Munique, Alemanha)

QUARTA, 10 DE DEZEMBRO

20H00 Sub-14 M

SL Benfica vs. SPORTING CP

10.ª jorn. Camp. Dist. 1.ª div. S15 Campo n.º 7 Benfica Campus (Seixal)

FUTSAL

QUINTA, 4 DE DEZEMBRO

20H30 Seniores M

SPORTING CP vs. AEK

2.ª mão Oitavos-de-final Liga Campeões

Pavilhão João Rocha

SÁBADO, 6 DE DEZEMBRO

15H00 Seniores F

SPORTING CP vs. Os Avisenses

2.ª elim. Taça Portugal

Pavilhão João Rocha

16H00 Sub-19 M

SC Braga vs. SPORTING CP

8.ª jorn. 1.ª fase Camp. Nac. 1.ª div. Braga Arena

DOMINGO, 7 DE DEZEMBRO

15H00 Sub-17 M

D. João I vs. SPORTING CP

10.ª jorn. Sul Camp. Nac. Pav. EB José Afonso

15H00 Sub-15 F

Leões P. Salvo vs. SPORTING CP

8.ª jorn. 1.ª fase/SE Camp. Nac.

Pav. Leões P. Salvo

16H00 Sub-19 F

SCU Torreense vs. SPORTING CP

3.ª jorn. 1.ª fase/SE Camp. Nac.

Pav. Paulenses

16H00 Sub-15 M

ANDEBOL

SPORTING CP vs. Barreirense

10.ª jorn. 1.ª fase/Sul Camp. Nac.

Pav. Mun. José Gouveia (S. João Talha)

SEGUNDA, 8 DE DEZEMBRO

15H00 Seniores M

SPORTING CP vs. SCU Torreense

12.ª jorn. Liga

Pavilhão João Rocha

HÓQUEI EM PATINS

SÁBADO, 6 DE DEZEMBRO

18H00 Equipa B M

CD Paço Arcos vs. SPORTING CP

9.ª jorn. S. Sul Camp. Nac. 2.ª div. Pav. Gimn. Paço Arcos

19H00 Seniores M Riba d’Ave HC vs. SPORTING CP

8.ª jorn. Camp. Nac. Pq. Desp. Tílias (Riba d’Ave)

POLO AQUÁTICO

SÁBADO, 6 DE DEZEMBRO

19H00 Seniores M Paredes PA vs. SPORTING CP Camp. Portugal A1 Piscinas de Recarei

DOMINGO, 7 DE DEZEMBRO

12H00 Seniores F CF Portuense vs. SPORTING CP 4.ª jorn. 1.ª fase Camp. Portugal A1

Piscina Fluvial Portuense (Porto)

RUGBY

SÁBADO, 6 DE DEZEMBRO

15H00 Seniores M SPORTING CP vs. Moita

5.ª jorn. Camp. Nac. 2.ª div. Campo n.º 2 Estádio Univ. Lisboa

TÉNIS DE MESA

SEXTA, 5 DE DEZEMBRO

16H00 Seniores M SPORTING CP vs. AD Galomar

7.ª jorn. Camp. Nac. 1.ª div. Sala Treino Ténis Mesa Estádio José Alvalade

Competição: Campeonato Andebol 1

14.ª jornada

Jogo: Sporting CP vs. ABC de Braga

Horário e local: 15h00 – Pavilhão João Rocha

Transmissão: directo e exclusivo

SÁBADO, 6 DE DEZEMBRO

15H00 Seniores F SPORTING CP vs. GDCS Juncal 11.ª jorn. Camp. Nac. 1.ª div. Sala Treino Ténis Mesa Estádio José Alvalade

DOMINGO, 7 DE DEZEMBRO

11H00 Seniores M Guilhabreu vs. SPORTING CP

8.ª jorn. Camp. Nac. 1.ª div. Casa da Juventude de Guilhabreu (Vila do Conde) 11H00 Seniores F SPORTING CP vs. U. Sebastianense

10.ª jorn. Camp. Nac. 1.ª div. Sala Treino Ténis Mesa Estádio José Alvalade

SEGUNDA, 8 DE DEZEMBRO 15H00 Seniores F CTM Mirandela vs. SPORTING CP 2.ª jorn. Camp. Nac. 1.ª div. Sala Treino Ténis Mesa Estádio José Alvalade

VOLEIBOL

SEXTA, 5 DE DEZEMBRO 21H00 Seniores M Clube K vs. SPORTING CP

9.ª jorn. F. Reg. Liga Pav. Comp. Desp. Laranjeiras (Ponta Delgada, Açores)

DOMINGO, 7 DE DEZEMBRO 19H00 Seniores F SPORTING CP vs. SL Benfica

9.ª jorn. F. Reg. Liga Pavilhão João Rocha

SEGUNDA, 8 DE DEZEMBRO 17H00 Seniores F SPORTING CP vs. Leixões SC

10.ª jorn. F. Reg. Liga Pavilhão João Rocha

QUARTA, 10 DE DEZEMBRO 18H00 Seniores M SVG Lüneburg VS. SPORTING CP

1.ª jorn. Gr. D Liga Campeões LKH Arena (Luneburgo, Alemanha)

*Informação sujeita a alterações após o fecho de edição. Consulte a agenda actualizada em sporting.pt

VOLEIBOL FEMININO

Competição: Liga – 9.ª jornada

Jogo: Sporting CP vs. SL Benfica

Horário e local: 19h00

Pavilhão João Rocha

Transmissão: directo e exclusivo

ANDEBOL

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.