__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

NEWSLETTER

DEZEMBRO 2020 1ª EDIÇÃO

ENVOLVER

02-12-2019 . 31-12-2022

ENVOLVER Capacitação técnica, sensibilização, (in)formação e orientação/disseminação de boas práticas no domínio da prevenção/intervenção Bem-vindos à 1ª Newsletter do projeto ENVOLVER. O ENVOLVER, que tem como intuito a Promoção e Defesa da Igualdade de Género e Combate à Violência Doméstica e de Género, iniciou a 02 de dezembro de 2019, após a aprovação da candidatura da SOPRO, no âmbito da Tipologia de Operação 3.16 – Apoio Financeiro e Técnico a Organizações da Sociedade Civil sem Fins Lucrativos, cofinanciado pelo POISE, com tutela da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e em parceria com o Município de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.

Prevemos que o projeto ENVOLVER possa alcançar o maior número possível de intervenções junto de profissionais que intervém ao nível do atendimento de 1ª linha com vítimas de violência doméstica; que abranja a comunidade escolar do concelho no que se refere à intervenção e sensibilização sobre o fenómeno da violência doméstica/namoro promovendo assim uma maior igualdade entre homens e mulheres.

Através desta e das próximas newsletters, iremos partilhar informação sobre os resultados alcançados no projeto.


1 ANO DEPOIS..

CONSELHO CONSULTOR INTERMUNICIPAL AMARES, TERRAS DE BOURO E VILA VERDE

Para uma eficiente implementação do ENVOLVER, foi

constituído

um

Conselho

Consultor

Intermunicipal que é composto por entidades chave dos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde. Este tem como objetivo refletir e reconhecer as

diferentes

perspetivas,

oportunidades

e

dificuldades nas formas de atuação, promovendo sinergias entre as diversas entidades participantes no

sentido

de

melhorar

a

implementação

dos

procedimentos de atuação.

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

CONSELHO CONSULTOR INTERMUNICIPAL AMARES, TERRAS DE BOURO E VILA VERDE

OBJETIVOS Melhorar as competências técnicas de uma equipa multidisciplinar local; Conhecer perspetivas, oportunidades e dificuldades nas formas de atuação; Promover sinergias entre entidades para melhorar os procedimentos de atuação; Reforçar a capacidade de resposta existente; Promover a transferibilidade de conhecimentos; Fomentar a constituição de parcerias de trabalho colaborativo; Validação do Plano de Intervenção Intermunicipal para a Violência Doméstica.

EXECUÇÃO Reuniões Gerais: Reuniões onde integram todos os parceiros dos três concelho de intervenção.

Reuniões Individuais: Reuniões onde integram os parceiros de cada concelho de intervenção.

METAS ALÇANCADAS

NÚMERO DE REUNIÕES GERAIS: 2 Número Participantes por reunião geral: 61 participantes

NÚMERO DE REUNIÕES INDIVIDUAIS POR CONCELHO: 1 Número Participantes por reunião Indiviual Amares: 17 participantes Número Participantes por reunião Indiviual Terras de Bouro: 16 participantes Número Participantes por reunião Indiviual Vila Verde: 14 participantes

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DE PROXIMIDADE AMARES, TERRAS DE BOURO E VILA VERDE As ações de sensibilização de proximidade no projeto ENVOLVER são um elemento chave e de extrema importância no nosso trabalho junto da comunidade. Acreditamos que a melhor forma de intervir é apostar na prevenção, de forma a estimular o potencial de mudança que existe em todos e cada um de nós. Com

estas

diferentes

ações,

implementamos

e

desenvolvemos dinâmicas de forma a atingir os objetivos delineados: informar, sensibilizar, intervir e

potenciar

a

comportamentos

mudança nos

positiva

domínios

da

de

crenças

Violência

e de

Género e importância da Igualdade entre mulheres e homens.

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS

METAS ALÇANCADAS

Número de Escolas Intrevencionadas: 5 Escolas Número de Ações Realizadas: 19 ações de sensibilização Número de Alunos/as participantes: 463 alunos/as

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

CAMPANHA ENVOLVE-TE NA MUDANÇA No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o projeto ENVOLVER lançou a campanha ENVOLVE-TE NA MUDANÇA, através da distribuição de marcadores de livros. Esta tinha a finalidade de sensibilizar o público geral para as desigualdades que persistem entre mulheres e homens nos vários setores e domínios da sociedade. Embora exista uma diminuição das desigualdades entre homens e mulheres nas últimas décadas, ainda subsistem disparidades significativas no que respeita às diferentes esferas da vida pessoal e profissional entre homens e mulheres. A Igualdade entre mulheres e homens é uma questão de direitos humanos e uma condição de justiça social.

METAS ALÇANCADAS Número de Marcadores de Livro distribuídos: 500 marcadores nos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

CAMPANHA ESCOLAR INTERMUNICIPAL A Campanha Escolar Intermunicipal foi criada e pensada como um conjunto de ações destinadas à comunidade escolar e educativa na área da Igualdade/Violência de Género. Este conjunto de ações têm como objetivo informar, sensibilizar, intervir e potenciar a mudança positiva de crenças e comportamentos entre crianças e jovens. Esta campanha é constituída pelas seguintes ações:

- Dinamização de um dia temático, no recinto do agrupamento escolar e/ou escola, com exposição de material informativo alusivo às áreas temáticas;

- Dinamização de 10 ações de sensibilização ao longo do ano letivo de 2020/2021, aos alunos e alunas do 2º/3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário no domínio da Igualdade de Género e Violência no Namoro, cujos conteúdos são adequados à realidade e à faixa etária das turmas/grupos escolares.

- Realização do Concurso “Envolve-te na Igualdade”, que tem como objetivo destacar trabalhos elaborados por alunos e alunas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. As temáticas podem ser abordadas através de diversas formas de expressão, tais como: artes plásticas, fotografia, vídeo, teatro e/ou reportagem, entre outras, estimulando assim a criatividade e envolvimento de cada um/uma que esteja interessado/a, promovendo uma participação ativa e um olhar crítico de mudança no combate à desigualdade baseada no género e à violência no namoro, dentro das comunidades escolares.

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

METAS ALÇANCADAS Número de Escolas Inscritas: 8 escolas

Sessões agendadas para o ano letivo 2020/2021 48 sessões

Devido à pandemia de COVID-19 as ações realizadas no Dia Temático assim como a apresentação dos trabalhos inscritos no concurso ENVOLVE-TE NA IGUALDADE estão previstas para o final do ano lectivo 2020/2021.

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

CAMPANHA NÓS NÃO COMPACTUAMOS COM A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. E TU? No âmbito das comemorações do DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES - o projeto ENVOLVER, lançou a campanha “NÓS NÃO COMPACTUAMOS COM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. E TU?” que teve como objetivo sensibilizar a comunidade em geral e, em especial, vítimas de violência doméstica para a tomada de consciência da sua situação, para a denúncia da mesma e para a existência de recursos de apoio.

A campanha consistiu na construção e divulgação de um vídeo no facebook com mensagens pré-definidas alusivas à luta contra a violência doméstica onde contamos com a colaboração de entidades locais e parceiras através da participação voluntária de um ou mais técnicos/as que se identificaram com a iniciativa e que "deram a cara" servindo assim como “modelo” para vítimas e/ou potenciais vítimas de violência doméstica em pequenos excertos do vídeo. Com a execução e divulgação deste vídeo/campanha desafiamos cada elemento da comunidade a fazer a diferença na luta contra este flagelo na nossa sociedade. Entendemos assim a necessidade de sensibilizar e consciencializar para a mudança, envolvendo assim todos e cada um de nós.

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

METAS ALÇANCADAS

5810 Pessoas alcançadas 103 visualizações

179 Gostos, comentários e partilhas

35 visualizações

159 cliques na publicação

Para tod@s aqueles que acreditam que vale sempre a pena lutar contra a violência de género, sejam elas vítimas, sobreviventes, resistentes ou lutadoras/os da violência doméstica, não se deixem manipular, subjugar ou desacreditar do vosso real valor.

Um sincero agradecimento a todas e todos que participaram na construção da Campanha do Projeto ENVOLVER e que tornaram possível o vídeo NÓS NÃO COMPACTUAMOS COM A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. E TU?.

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

OUTRAS ATIVIDADES Ação de Sensibilização na Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas - Barcelos

Ação de Sensibilização na Escola Secundária Alcaides Faria - Barcelos

Ação de Sensibilização no Agrupamento de Escolas de Vale d'Este - Barcelos

Ação de Sensibilização - Projeto Galo@rtis - Barcelos

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

Ação de Sensibilização no Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho - Barcelos

Ação de Sensibilização no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches - Braga

Participação nas Comemoração do dia Internacional da Mulher em Barcelos

Participação na Revista TER - Escola Profissional Amar Terra Verde

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA AMARES, TERRAS DE BOURO E VILA VERDE FACEBOOK

POISE-03-4436-FSE-000932


1 ANO DEPOIS..

NOTÍCIAS/COMUNICAÇÃO SOCIAL

POISE-03-4436-FSE-000932


PRÓXIMAS INICIATIVAS - 2021 AMARES, TERRAS DE BOURO E VILA VERDE

CONSELHO CONSULTOR INTERMUNICIPAL Realização de 2 reuniões gerais com todos os parceiros; Realização de 1 reunião individual por cada concelho de intervenção.

WORKSHOPS ESPECIALIZADOS Realização de 2 workshops especializados domínio da igualdade de género e violência doméstica por cada concelho de intervenção.

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DE PROXIMIDADE Continuação da Campanha Escolar Intermunicipal; Ações de Sensibilização; Comemoração do Dia da Internet; Dia dos Namorados; Dia da Mulher; Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica; Dia Internacional da Igualdade Feminina; Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres; Campanhas de Rua; Entre outras campanhas.

CRIAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO INTERMUNICIPAL PARA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Criação do Plano de Intervenção em parceria com as entidades chave do projeto.

POISE-03-4436-FSE-000932


CAPACITAÇÃO TÉCNICA, SENSIBILIZAÇÃO, (IN)FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO/DISSEMINAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NO DOMÍNIO DA PREVENÇÃO/INTERVENÇÃO

ENVOLVE-TE NA MUDANÇA!

SOPRO - Solidariedade e Promoção Travessa Stº António, nº 236 Barcelinhos - 4755 - 054 Barcelos www.sopro.org.pt | geral@sopro.org.pt | +351 253 837 259 | +351 965 659 916 POISE-03-4436-FSE-000932

Profile for SOPRO - Solidariedade e Promoção

Newsletter ENVOLVER 2020 (POISE-03-4436-FSE-000932)  

O projeto ENVOLVER, que tem como intuito a Promoção e Defesa da Igualdade de Género e Combate à Violência Doméstica e de Género, iniciou a 0...

Newsletter ENVOLVER 2020 (POISE-03-4436-FSE-000932)  

O projeto ENVOLVER, que tem como intuito a Promoção e Defesa da Igualdade de Género e Combate à Violência Doméstica e de Género, iniciou a 0...

Profile for soproongd
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded